Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 01 de dezembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/DEZEMBRO/01-12-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

Dezembro Chegou! O Natal de Jesus se aproxima!

 

Ao Mestre Excelso dedicamos tudo aquilo que de melhor temos  porque Ele tem sido a nossa constante inspiração. Parabéns Jesus.

Gravura de Jesus atribuído ao espírito Rembrandt e

 executada pelo médium Luiz Antonio Gasparetto no ano de 1984.

Imagem gentilmente cedida por Leopoldo Zanardi, Bauru, SP

 

 

 

 

 

 

Natal

 

Maria Helena Marcon

 

É na noite de 24 para 25 de dezembro que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Esse dia ficou conhecido como Natal.

 

Em seus primórdios, a festa do Natal nem sempre foi celebrada nesse dia. Na falta de qualquer documento que registrasse o dia do nascimento de Jesus, os cristãos procuraram, a princípio, hipóteses até mesmo contraditórias. Por mais de trezentos anos, o Seu nascimento foi celebrado em diferentes épocas do ano – enquanto os cristãos do Oriente comemoravam o Natal no dia 6 de janeiro, os do Ocidente o faziam em novembro e dezembro.

 

Somente a partir do século IV é que o Papa Júlio I julgou oportuno estabelecer uma data para a comemoração do nascimento de Jesus. A noite de 24 para 25 de dezembro foi escolhida em função de ser a data que marcava o aniversário do deus Mitra, divindade persa da luz, bem assim as saturnálias em Roma, festa dedicada a Saturno e caracterizada, entre outras formas, pela troca de presentes.

 

A árvore de Natal teve como origem a Alemanha. Alguns atribuem sua idealização a São Bonifácio, missionário que, no século VIII, desejou substituir o culto pagão, realizado nas florestas alemãs ao deus Odim, pelo símbolo do Cristo.

 

Outros dizem que foi Martinho Lutero, no século XVI, o seu idealizador. Conta-se que, na noite de Natal, Lutero caminhava por uma floresta de pinheiros quando percebeu as estrelas brilhando ainda mais belas através dos galhos cobertos de neve. Fascinado, cortou um galho, levou-o para casa e usou velas acesas para que seus filhos compartilhassem do espetáculo que continuava lá fora.

 

Foi trazido para a América, por alemães, na época colonial.

 

A figura do Papai Noel tem origem no culto a São Nicolau, padroeiro da Holanda. Nesse, como em outros países europeus, a Festa de São Nicolau inicia a época de presentes.

 

São Nicolau foi bispo de Mirna, na Ásia Menor, e, segundo consta, fazia inúmeras doações aos pobres. Conhecido, a princípio, por seu nome holandês, Sinter Klaas, com o passar dos anos acabou sendo chamado de Santa Claus, nome equivalente ao de Papai Noel, em língua portuguesa.

 

A figura hoje conhecida como Papai Noel, gordo, barba branca, de roupas vermelhas e brancas e botas pretas foi criado para uma fábrica de refrigerantes, pelo artista sueco Haddon Sundblom, em 1931.

 

Dar presentes, pelo Natal, pode ser considerada uma tradição que tem origem no paganismo, desde que fazia parte das Saturnálias e das festividades nórdicas. O costume entre os cristãos tem origem através do Papa Bonifácio, no século VII.

 

Alguns historiadores, contudo, acreditam que o costume surgiu do hábito de antigos marinheiros e viajantes fazerem ofertas aos monges para esses celebrarem missas, a fim de que a viagem lhes corresse bem.

 

Outra inspiração para os presentes pode ter sido a própria ação dos magos que visitaram Jesus, meses depois do nascimento, e lhe ofertaram ouro, incenso e mirra.

 

O presépio deve sua origem a Francisco de Assis que, na noite de Natal, em 1224, na Itália, teve a ideia de representar o nascimento de Cristo com a encenação, num estábulo verdadeiro, da manjedoura, do boi e do jumento. No século XIII, a representação idealizada pelo fundador das ordens franciscanas já era conhecida em toda a Europa.

 

Os cartões de boas festas têm origens longínquas, na Roma e Egito antigos. Também encontrados em tabuinhas de madeira da Idade Média.

 

Na Áustria, no final do século XIX, apareceram os primeiros cartões impressos e ilustrados.

 

Durante a guerra de 1870, entre a Alemanha e a França, a falta de papel e de envelopes aguçou a criatividade de um oficial prussiano ou talvez de um livreiro de uma pequena localidade austríaca que usou as capas de alguns cadernos de colégio para que os soldados pudessem escrever aos seus parentes. Nasciam assim os primeiros cartões postais. Não permitiam, a princípio, que se redigisse nenhum texto no verso, exceto o nome e endereço do destinatário. Na frente apareciam os votos de felicidade e a ilustração, por vezes bastante borrada.

 

Depois, os artistas derramaram sua imaginação e talentos nos desenhos e foram surgindo os mais belos cartões, não somente para o Natal, quanto para outros momentos. Com o tempo, passaram a ser produzidos de forma industrial, em grandes  quantidades.

 

Os cartões ingleses impressos apareceram, pela primeira vez, na Grã-Bretanha, no ano de 1843. Foi Sir Henry Cole, fundador do Victoria and Albert Museum que mandou preparar, às vésperas do Natal, mil cartões, para desejar Um bom Natal e Feliz Ano Novo.

 

Também contribuiu para o surgimento dos cartões de Natal Sir Dobson, da Real Academia de Belas Artes de Londres. A ideia foi sendo imitada, copiada e se generalizou, atingindo outros países.

 

Em 1951, nasceram os cartões da Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Uma menina tchecoslovaca de sete anos entregou a uma organização beneficente um quadro que pintara, como forma de gratidão pela ajuda que a entidade havia dado à sua aldeia, devastada pela guerra.

 

A pintura da pequena Jitka Samkova, que mostrava cinco meninas sorridentes dançando ao redor de um poste enfeitado de flores, se tornou o primeiro cartão de felicitações da Unicef e iniciou uma formidável indústria solidária.

 

As velas acendidas no Natal para enfeitar as árvores e outros arranjos têm origem comum: o culto pagão ao fogo. Só o tempo fez desaparecer as orgias saturnas e ajudou a apagar as recordações sobre a origem do fogo, que era o velho culto ao Sol.

 

A respeito da Canção de Natal existe, entre outras, a seguinte versão:

 

Era a véspera de Natal do ano de 1818. Em Hallein, nos Alpes austríacos, o Padre Joseph Mohr lia a bíblia. Detinha-se nos versículos que narravam o nascimento de Jesus. Em especial aquele que se referia às palavras do visitante celeste aos pastores de Belém: Eis que vos trago uma boa nova, que será de grande alegria para todo o povo: hoje nasceu o Messias, o esperado...

 

Nesse instante, bateram à porta. Uma camponesa pedia que fosse abençoar o filho de uns pobres carvoeiros que acabara de nascer. O padre colocou as botas de neve, vestiu seu abrigo, atravessou o bosque, subiu a montanha e encontrou em pobre cabana de dois cômodos, cheia de fumaça do fogão, uma mulher com seu filho nos braços. A criança dormia.

 

O Padre Mohr deu sua bênção ao pequeno e à mãe. Uma estranha emoção começou a tomar conta dele. A cabana não era o estábulo de Belém, mas lhe fazia lembrar o nascimento de Jesus.

 

Ao descer a montanha, de retorno à paróquia, as palavras do Evangelho pareciam ecoar em sua alma. Aproximando-se da aldeia, pôde observar os archotes que brilhavam na noite, disputando seu brilho com o das estrelas. Era o povo que seguia para a igreja, a fim de celebrar, ali, em oração, o aniversário do Divino Menino. A milenária promessa de paz e boa - vontade vibrava no silêncio do bosque e no brilho das estrelas.

 

Padre Mohr não conseguiu dormir naquela noite. Febricitante, ergueu-se do leito, tomou da pena e escreveu um poema, externando o que lhe extravasava da alma.

 

Pela manhã procurou o maestro Franz Gruber, seu amigo e mostrou-lhe os versos.

 

O maestro leu o poema e disse, entusiasmado: Padre, esta é a canção de Natal de que necessitamos!

 

Compôs a música para duas vozes e guitarra, porque o órgão da Igreja, o único na localidade, estava estragado. No dia de Natal de 1818, as crianças se reuniram , debaixo da janela da casa paroquial, para ouvir o padre Mohr e o maestro Gruber cantarem.

 

Era diferente de tudo quanto haviam escutado. Noite de paz, noite de amor...

 

Dias depois, chegou ao povoado o consertador de órgão. Consertado o instrumento da igreja, o maestro Gruber tocou a nova melodia, acompanhado pela voz do padre. O técnico em consertos  de órgão era também um excelente musicista e  bem depressa aprendeu letra e música da nova canção.

 

Consertando órgãos por todos os povoados do Tirol, como gostasse de cantar, foi divulgando a nova canção de Natal. Não sabia quem a tinha composto pois nem o padre Mohr, nem o maestro Gruber lhe tinham dito que eram os autores.

 

Entre muitos que aprenderam a canção, quatro crianças, os irmãos Strasser passaram a cantá-la.

 

Um dia, em Leipzig, estando na feira a vender luvas, como ninguém lhes comprasse nada, decidiram cantar para espantar o desânimo.

 

Os visitantes da feira começaram a parar para escutar a canção favorita dos pequenos: Noite de paz.

 

O diretor de música do reino da Saxônia, em ouvindo-lhes as vozes claras e afinadas, se interessou por eles e os levou a assistir um concerto. Para sua surpresa, os pequenos se viram conduzidos à primeira fila do imenso teatro. Tímidos, quase envergonhados, puseram-se a ouvir, enlevados, a maravilhosa música.

 

Depois da orquestra se apresentar, o Diretor de Música se dirigiu à plateia dizendo que entre eles se encontravam quatro pequenos cantores, portadores de invejáveis vozes e convidou-os a cantar. Nervosos, eles se dirigiram ao palco. Contemplando aquelas centenas e centenas de olhos fixos neles, tomaram-se de quase pavor. Finalmente, deram-se as mãos e resolveram fechar os olhos, imaginar que estavam na feira e escolheram cantar Noite de Paz.

 

A sala vibrou com os aplausos. A fama dos pequenos cantores se espalhou por toda a Europa e a canção apaixonava os corações.

 

Mas ninguém sabia dizer quem era o autor.

Foi um maestro de nome Ambrose quem conseguiu chegar até  Franz Gruber.

 

Haviam se passado mais de trinta anos. E a história do surgimento da canção de Natal foi escrita em 30 de dezembro de 1854.

 

Não são conhecidas outras músicas de Franz Gruber. A Noite de Paz parece ter sido sua única produção.

 

Não será possível crer que as vozes do Céu, que se fizeram ouvir na abençoada noite do nascimento de Jesus, tivessem inspirado os versos e a primorosa melodia para que nós, os homens, pudéssemos cantar com os mensageiros celestes, dizendo da nossa alegria com a comemoração, a cada ano, do aniversário do nosso Mestre e Senhor?

 

Bibliografia:

 

01.FRANCO, Divaldo Pereira. Bênçãos do natal. Pelo espírito Joanna de Ângelis. Salvador: LEAL, 1998.

 

02.RODRIGUES, Wallace Leal. Remotos cânticos de Belém. 2. ed. Matão: O CLARIM, 1986.

 

03.TEIXEIRA, J. Raul. No rumo da sublime estrela – pelo natal de Jesus. Niterói: FRÁTER, 2005.      

 

04.VINICIUS. Oração do natal. In:___. Nas pegadas do mestre. 6. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1982.

 

05.______. Considerações sobre o natal. In:___. Na seara do mestre. 4. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1979.

 

06.______. Cristo nasceu? Onde? Quando? In:___. Em torno do mestre. 4. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1979.

 

07.______. Jesus e o seu natal. Op. cit.

 

08.XAVIER, Francisco Cândido. Antologia mediúnica do natal. 2. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1982.

 

09.PENDERGRAST, Mark. Por Deus, pela Pátria e pela Coca-Cola – a história não-autorizada do maior dos refrigerantes e da companhia que o produz. [São Paulo]:  EDIOURO, [199... ].

 

 

Ficheiro:Juletræet.jpg

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Juletr%C3%A6et.jpg

 

Ouça Noite Feliz com Simone:

http://www.youtube.com/watch?v=gSc0lRZ6c3I

 

 

Leia mais sobre a escritora e oradora Maria Helena Marcon

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/10/focalizando-o-trabalhador-espirita-no_15.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota sobre o estado de saúde de José Raul Teixeira

 

 

29-11-2011 - 11:30 minutos

Nosso querido irmão teve um fim de semana bastante movimentado com exercícios e terapias ministradas por seu médico. Caminhou bastante, carregou uma sacola com 11 libras (aproximadamente 5 Kg) pelos corredores do hospital e fez exercícios específicos para o cérebro e para o braço, além da fonoaudiologia que é o mais pesado para ele.

Segundo os relatos,  Raul apresenta expressivas melhoras, como por exemplo, a rapidez com que escreve palavras mais complexas. A escrita não é livre. Ele copia as palavras escritas para ele. Mas já se constitui em um grande avanço, porque antes ele levava muito tempo para escrever um nome.  Agora escreve em poucos minutos várias palavras. O próximo passo será fazer com que ele junte as palavras e formule frases espontaneamente. 

Outra novidade: consegue escrever o próprio nome sem ver em lugar nenhum, apenas ouvindo.  Também falou espontaneamente a palavra "ótimo!" para o médico quando este explicou que ele receberia em breve um aparelho no braço direito que provoca impulsos elétricos com o propósito de estimular a reconectar essa região com o cérebro.  Junto com todos esses procedimentos, continua a terapia ocupacional na tentativa de provocar o movimento da mão.

Uma nota interessante é que uma paciente de derrame pediu para ser levada de cadeira de rodas até à porta do quarto do Raul.  Ela disse que ele a inspira com o andar firme. Os companheiros presentes afirmaram que iriam orar por ela.  Emocionada, agradeceu dizendo que faria o mesmo pelo Raul.

As informações que nos chegam são muito auspiciosas e nos revelam um Raul dotado de grande paciência, resignação e submissão à Vontade Divina, revelando o que o conhecimento espírita associado a fé em Deus pode proporcionar.


Muita paz.

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

Fonte: http://www.sef.org.br/ 

 

 

 

 

 

 

 

“O Natal terapêutico de Jesus”. Ciclo de Debates AME- Paraíba

João Pessoa, PB

 

 

 

AME PARA TODOS - CICLO DE DEBATES -
DEZEMBRO

CAROS AMIGOS!

CONVIDAMOS A TODOS PARA MAIS UMA REUNIÃO PALESTRA-DEBATE

CUJO TEMA SERÁ:

"O NATAL TERAPÊUTICO DE JESUS!"

PALESTRANTE: DR. SEVERINO CELESTINO

 LOCAL – AUDITÓRIO DO HOSPITAL UNIMED-João Pessoa

DIA 14-12-11  –  20 HORAS.

PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE 

ENTRADA GRATUITA

PARTICIPE E DIVULGE!


Dr.Severino Celestino da Silva
Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Especialização em Periodontia
Mestrado em Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo (USP)
Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP)
Professor de Ensino Superior no curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Professor do Curso de Ciências das Religiões (UFPB) a nível de especialização e mestrado
Autor dos Livros "Analisando as Traduções Bíblicas", "Sermão do Monte" e "Bereshit (O Gênesis) - Deus e a Criação"
Além de dominar o Aramaico e Hebraico Dr.Celestino é fundador dirigente do Núcleo de Estudos Espírita Bom Samaritano,localizado na rua Clarice Justa número 159 no bairro da Torre em João Pessoa Paraíba.

 

(Informações em email de Giovana Campos, Santos, SP)

Ficheiro:Jp-praia.JPG

Praia de Tambaú, João Pessoa, PB

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jp-praia.JPG

 

 

 

 

 

 

Estevão Camolesi e Vansan no “Natal com Jesus”

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informação em email de Vansan)

 

 

 

 

 

 

Eventos Espíritas programados em

Guaxupé, MG

 

(Informações em email de André Luis Bettoni albettoni@hotmail.com)

 

 

 

 

 

Palestra com Rogério Temporini

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

Encontro da AME-Campinas “Emoção, Coração, Espiritualidade”

Campinas, SP

 

 

Hospital Irmãos Penteado. Campinas, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Filme dos Espíritos - prêmio Internacional de Televisão


É com imensa alegria que a Equipe da Mundo maior Filmes, compartilha a foto do prêmio Internacional de Televisão , onde "O Filme dos Espíritos" ganhou o Festival como melhor ficção, abrindo espaço para quem sabe, uma futura mini- série para TV.

 

O Filme dos Espíritos, de André Marouço e Michel Dubret, venceu na categoria Melhor Série de Ficção. O programa conta com dois personagens principais: um psiquiatra e um médium, misto de agente funerário e investigador de espíritos. Eles acompanham histórias paralelas de outros personagens como um garçom e um maquiador funerário.  (Fonte: http://blogietv.blogspot.com/2011/11/premiacao-da-mostra-competitiva-de.html#!/2011/11/premiacao-da-mostra-competitiva-de.html

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

Registro. Inauguração da quadra poliesportiva na Horta Comunitária “Joanna de Angelis”. Novo Hamburgo, RS

 

Inauguração. No centro da foto o Prefeito Tarcísio Zimmermann

(Texto de Laura Pruch)

 

Amigas e Amigos da Horta!!

A ideia de um ginásio na Horta vem sendo construída a muitos anos, um belo dia iluminado, ela  foi adotada pelo Deputado Federal Tarcísio Zimmermmam, que através de duas emendas parlamentares junto ao Ministério do Esporte iniciou o processo de construção do projeto junto a Caixa Federal.

Foram longos anos de conversação, planejamento e burocracias. Até que o Deputado Federal elegeu-se Prefeito  e cai nas mãos dele a decisão de correr contra ao tempo para não perder os recursos para concretizar o que temos hoje.

A Inauguração da Quadra Poliesportiva representa um marco histórico neste ano em que a Horta completou 21 anos - Ano da Maturidade.

Nosso Muito Obrigada e continuem conosco nesta caminhada de exercício de amor e cidadania!

LUZ E PAZ!

LAURA PRUCH

Horta Comunitária Joanna de Ângelis

www.hortacomunitaria.org.br

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/nº, Rondônia - Novo Hamburgo/RS CEP 93.415-520

CNPJ: 07.397.625/0001-88

51 - 35871916 - 35870028

"Pequenas ajudas produzem os milagres das grandes realizações" . Joanna de Ângelis

 

Quadra poliesportiva da Horta Comunitária é inaugurada  

A Horta Comunitária Joanna de Ângelis ganhou mais uma infraestrutura para ampliar o trabalho de inclusão social que promove há mais de 20 anos em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), inaugurou na tarde de terça-feira, 29 de novembro, a quadra poliesportiva da instituição, situada no bairro Rondônia. O investimento foi de R$ 477,9 mil, sendo R$ 435 mil do governo federal e o restante como contrapartida do Município. 

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou que a quadra faz parte de um dos conjuntos de investimentos mais importantes promovidos recentemente no Município. “Temos uma carência muito grande de espaços para a prática de esportes e lazer em Novo Hamburgo. Esta obra ajudará a suprir essa necessidade, juntamente com outros espaços que estamos construindo e que inauguraremos em breve”, afirmou. 

A quadra tem 848,65 metros quadrados e ainda conta com sanitários. O secretário Luiz Fernando Farias enfatizou que a quadra da Horta Comunitária é a quinta inaugurada pela atual Administração. “Outras dez ainda virão neste governo e a comunidade terá muito mais espaços de lazer”, declarou. Farias também destacou o trabalho das equipes de engenheiros e demais técnicos da Prefeitura na construção e elaboração de projetos ligados ao setor. 

A presidente da Horta Comunitária, Laura Pruch, lembrou que os recursos para que a obra fosse realizada foram frutos de emenda parlamentar do então deputado federal Tarcísio Zimmermann. Agora, Laura deseja ampliar ainda mais a estrutura da instituição com a construção de um palco para apresentações culturais. Para tanto, a presidente convocou a comunidade a participar do Orçamento Participativo (OP). “Eu sou delegada do OP vejo as melhorias nos bairros através do engajamento popular. Se tivermos essa participação, poderemos expandir ainda mais nossas ações com a garotada”, disse. 

O evento também teve a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, o diretor de Obras, Paulo Schmidt, a representante do Centro Espírita À Caminho da Luz, Lucia Flores Moelecke, entre demais secretários e autoridades.

Imprensa Prefeitura Novo Hamburgo
imprensa@novohamburgo.rs.gov.br
http://an.novohamburgo.rs.gov.br

 

(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara

Matão, SP

Participe da Reunião de Palestra Pública, às 20:00 horas.

C.E. Bezerra de Menezes

Av. Rafael Juarez Sola, 89 - Vila Cardim 

 

Com o(a) orador(a): Orson Peter Carrara - MATÃO/SP.

 

Com recursos multimídia, apresentará o tema “O AMOR”, estreando nova palestra.

Uma visão do amor em algumas de suas expressões, para você refletir e se emocionar.

Compareça, sua presença é muito importante! Traga um amigo!

Ajude a divulgar! Muito obrigado!

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br; em nome de; alg.gouvea alg.gouvea@gmail.com)

 

Saiba mais sobre o escritor e orador Orson Peter Carrara.

Acesse:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/01/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

 

 

 

 

 

 

 

Seminário com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho na A.E. Fraternal. Nova Frigurgo, RJ

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

Ficheiro:Nova Friburgo Center.jpg

 

Centro de Nova Friburgo, RH. Imagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nova_Friburgo_Center.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Palestra no G.E. Rio de Luz com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

O  Grupo  Espírita  Rio  de  Luz, tem a satisfação de convidá-lo (a) para  a palestra “JESUS : O Homem  Integral”, expositor : Dr. José Henrique Rubim de Carvalho, médico clínico geral, presidente da AME-Friburgo (Associação Médico-Espírita), orador do ICEB e do Centro Espírita Caminheiros do Bem, terapeuta de vida passada, terapeuta floral de Bach,  a realizar-se no  Grupo  Espírita  Rio  de  Luz,  situado na  rua  Juca  Barroso, s/n°  –  São Pedro da Serra –  NF, no dia 05 de dezembro, dás 19h30 às 20h30

Contamos com a sua presença!

Repasse este convite e traga mais adeptos para este movimento, que nos brinda com tantas informações e esclarecimentos, visando a integração  corpo - mente - espírito. Como já dissemos anteriormente, nosso maior objetivo é a construção de bases sólidas para que o Médico da Alma e o Médico do Corpo, nosso amado Jesus, encontre neste despertar da consciência, os profissionais da verdadeira saúde, a levar muita Paz e Grande Amor aos semelhantes

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

 

Encontrão de Mocidade

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca usefranca@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

Psicografia de Cartas Consoladores

Petrolina, PE

 

(Informação recebida em email de Mara Freitas)

 

Ficheiro:CidadeDEpetrolina.jpg

 

Vista noturna do centro de Petrolina, PE. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CidadeDEpetrolina.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Almoço Beneficente com Dra. Marlene Nobre

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Cida da Amebrasil amebrasil@amebrasil.org.br)

 

 

 

 

 

 

Os últimos 10 Notícias do Movimento Espírita encaminhados por email

 

Se ficou sem ler algum deles é só clicar no link respectivo.

Para recebê-lo diariamente por email escreva para igobi@uol.com.br

 

19-11-2011 – http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/19-11-2011.htm

21-11-2011 – http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/21-11-2011.htm

22-11-2011 – http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/22-11-2011.htm

23-11-2011 – http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/23-11-2011.htm

24-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/24-11-2011.htm

25-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/25-11-2011.htm

26-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/26-11-2011.htm

28-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/28-11-2011.htm

29-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/29-11-2011.htm

30-11-2011 http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/NOVEMBRO/30-11-2011.htm

 

Os emails são todos postados no Blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

Datas importantes ao Movimento Espírita

Dezembro

 

(Recebido em email de Rosangela Pires)

 

 

 

 

 

 

Rádio Kardec em Inglês

Baltimore, EUA

 

Acessar: www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC de Bauru, SP

 

Prezados Amigos e Confrades:

Muita paz!

Em 2 de dezembro o CEAC completará 92 anos de existência e nessa oportunidade é a nossa Instituição que dará o presente de aniversário! Sim, a partir de agora cada um de nós poderá ouvir uma boa música, acompanhar as palestras de nossas reuniões públicas, realizar cursos de Doutrina Espírita à distância, enfim teremos múltiplas possibilidades de estarmos conetados, onde estivermos, acessando  www.radioceac.com.br  (Veja a reportagem completa na página 3).

Lembramos a todos que a presente edição é ESPECIAL DE NATAL, reverenciando o aniversariante do mês, que nos legou compromissos de amor ao próximo, não só para o Natal, mas sobretudo para vivenciarmos em plenitude todos os momentos da nosssa existência!


FELIZ NATAL!  UM NOVO ANO DE PROGRESSO ESPIRITUAL!


Um abraço fraterno,
Leopoldo Zanardi, coordenação;
Ângela Moraes, editoria.

FAVOR REPASSAR   FAVOR REPASSAR   FAVOR REPASSAR   FAVOR REPASSAR   FAVOR REPASSAR  FAVOR REPASSAR

 

Acesse aqui: http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

 

 

 

Focalizando o trabalhador espírita

 

São entrevistas que temos realizado e enviado aos sábados. Por ela temos a oportunidade de conhecer o trabalhador, a que casa está vinculado e os trabalhos que nela realiza, a trajetória pelo movimento espírita, etc.

Abaixo os links das entrevistas já realizadas, todas elas postadas no blog http://ismaelgobbo.blogspot.com/.

Os leitores podem nos escrever sugerindo nomes de trabalhadores espíritas que possam ser entrevistados. Escrever para igobi@uol.com.br  

 

  Adilton Pugliese

  Adelvair David

  Adeilson Salles

  Adolfo de Mendonça Junior

  Alcione Peixoto

  Altamirando Dantas de Assis Carneiro

  Almir Del Prette

  Américo Luis Sucena de Almeida

  Ana Person

  Anabela Reinata

  André Cabral

  André Luiz Ruiz

  Antônio Leal

  Aparecido Augusto de Carvalho

  Ariovaldo César Junior

  Ary Brasil Marques

  Astrid Sayeg

  Astolfo Olegário de Oliveira Filho

  Aylton Coimbra Paiva

  Berenice Neide Brandão de Andrade

  Carlos Eduardo Noronha Luz

  Célia Xavier Camargo

  César Perri

  Cláudia Santos

  Cláudia Werdine

  Deusa Samu

  Dermeval Carinhana Junior

  Donizete Aparecido Pinheiro

  Eliana Ferrer Haddad

  Elsa Rossi

  Enrique Eliseo Baldovino

  Ercília Zilli

  Eugenia Maria Pinheiro Ramires

  Fernanda Marinho Gobel

  Flávio Braun Fiorda

  Florinda de Oliveira Daniezi

  Geraldo Lemos Neto

  Giovana Campos

  Glória Collaroy

  Heigorina Cunha

  Humberto Werdine Júnior

  Isabel Gonzáles
  Ismael Batista da Silva

  Jacira Jacinto da Silva

  Jacob Melo

  Jader Sampaio

  Jamiro dos Santos Filho

  Jane Maiolo

  José Aparecido dos Santos

  Jhon Harley Madureira Marques

  José Antônio da Cruz

  José Antônio Luiz Balieiro

  Júlia Nezu Oliveira

  Kau Mascarenhas

  Leda Flaborea

  Leopoldo Zanardi

  Lourival Silveira

  Lucas Milagre

  Lúcia Martinha Balthazar Bocuhy Bonilha

  Luiz Carlos de Souza

  Luis Salazar

  Magali Bischoff

  Mara Sucena

  Márcio Hungria

  Marco Milani

  Marcos de Mario

  Manuela Vasconcelos

  Marlene Rossi Severino Nobre

  Maria Helena Marcon

  Maria Nilcéia

  Maria Luzia de Almeida Rosa

  Marilia de Castro

  Márcia Regina Guissi

  Marcelo Henrique Pereira

  Manuel Claudiano Filho

  Maurício Cisneiros Filho

  Michel Buffet

  Nancy Puhlmann Di Girolamo

  Neide Schneider

  Neiva Paggioli de Carvalho

  Nilza Teresa Rotter Pelá

  Nuno Emanuel

  Ombretta Gori Sacco

  Orson Peter Carrara

  Orlando dos Santos Carvalho

  Pedro de Almeida Lobo

  Pedro Bonilha

  Regina Helena de Melo Baldovino

  Regina Piccoli

  Regina Zanella

  Richard Simonetti

  Rosângela Pires

  Roosevelt Andolphato Tiago

  Rubens Toledo

  Salvador Martin

  Sander Salles Leite

  Sandra mussi

  Sérgio Irikura

  Sérgio Luis de Carvalho

  Simoni Privato Goidanich

  Sonia Marli Albino Vernier

  Stevan Laroca Bertozzo

  Suzuko Hashizume

  Tiago Essado

  Valci Silva

  Vanadis Koch

  Vanessa Anseloni

  Vansan

  Vera Palmgren

  Yeda Hungria

  Yolanda Duran

  Wanyr Caccia

  Wellington Balbo

  Wilson Garcia

  Zelina Poinsignon

 

 

 

 

 

 

 

O estudante de medicina que sonhava em salvar vidas...

 

 

Wellington Balbo- Bauru, SP

 

Lúcia, 16 anos, bela adolescente de olhos azuis que contrastavam com  sua tez morena, morava em pequena cidade encravada no interior de nosso Brasil. Além de boa aluna era filha exemplar. Sempre procurara seguir as lições ministradas pelos seus pais, pessoas simples e com altos valores morais. Hormônios em ebulição, curiosidade inerente da criatura humana e atração pelo sexo oposto foram as misturas que fizeram a paixão eclodir por Arthur, moço bonito, mais velho 5 anos, estudante de medicina de cidade próxima a sua.

Conheceram-se e não tardou para o namoro engrenar. Arthur, o supra sumo da gentileza, estudava a semana toda, mas sábado e domingo passava o dia com sua amada Lúcia. O rapaz, querido por toda a família da namorada, prometera a ela mundos e fundos, uma vida de amor, regada a compreensão e carinho. Teriam dois filhos, seriam felizes,  ela formar-se-ia em psicologia, ele, futuro cardiologista, sonhava em ver seu nome estampado nos mais importantes jornais do país. Sim, tornar-se-ia grande médico e dignificaria a condição humana, salvando vidas e restituindo esperanças, seria fiel escudeiro da ciência na luta para perpetuação da espécie.

Após 1 ano de namoro, quando Lúcia estava prestes a concluir o ensino médio e ele o segundo ano da faculdade de medicina, a amada telefonou-lhe e deu a notícia:

- Parabéns, papai!

Ele, sem nada entender, perguntou:

- O que houve, Lúcia, está me chamando de papai, qual a razão disso?

Ela, a queima roupa, prosseguiu:

- Papai sim, estou grávida, vamos ter nosso filho, não foi planejado é verdade, mas é nosso filho.

O rapaz empalideceu. Seu mundo desabou, jamais imaginaria receber uma notícia dessas, ainda mais agora que estava no começo do sonhado curso de medicina. Apenas disse à Lúcia:

- Tenha calma, final de semana conversaremos.

No entanto, Lúcia não estava nervosa, ao contrário, a alegria por esperar um filho do amado a contagiava, aguardaria com ansiedade o momento de encontrar Arthur e dar-lhe um abraço.

Arthur chegou no sábado, como se nada houvesse ocorrido, cumprimentou a namorada e foi logo dizendo:

- Não podemos ter esse filho. Somos novos, estamos começando a vida, um filho agora colocará fim aos nossos planos, teremos vida complicada, sofrida, sem perspectivas. Como sou estudante de medicina consegui com um amigo remédio para que seja interrompida a gestação.

- Mas, Arthur – disse ela – não quero abortar, desejo ter o filho, levar adiante.

- Lúcia, aqui ninguém falou em aborto, vamos apenas interromper a gestação que está no começo, fique tranqüila, não haverá problemas, confie em mim. Seremos felizes, meu amor, acredite, estamos fazendo a coisa certa, apenas adiaremos nosso filho por alguns anos, mas o teremos, com certeza.

Lúcia, mais tranqüila com a resposta do namorado acreditou em suas palavras e tomou o remédio para interrupção da gravidez. Aquele foi o último final de semana que Lúcia viu Arthur, o estudante de medicina, que sonhava em salvar vidas, desapareceu da vida de Lúcia, deixando a triste lembrança de ter exterminado uma vida no ventre da jovem que cedera aos encantos da paixão.

Por muitos anos aquele aborto deixou Lúcia uma pessoa desanimada, sem planos, projetos e sonhos. Considerava-se indigna da felicidade por ter arrancado de suas entranhas um filho. Sentia-se suja e cruel. Definhou a olhos vistos e desencarnou ainda jovem, com 28 anos, carregando consigo uma culpa que poderia perfeitamente ser sanada com trabalho em prol do semelhante.

 

A história de Lúcia retrata a de muitas pessoas que se equivocam nos caminhos da vida. Espíritos ainda em busca de equilíbrio, através das experiências vamos aprendendo. Se formos desistir, parar e desanimar porque pegamos o bonde dos desatinos estaremos incorrendo em mais grave erro, porquanto Deus não fecha as portas aos seus filhos.

Sempre há uma forma de retificar os enganos que cometemos. Lúcia, em vez de se entregar ao desanimo, poderia ter arregaçado as mangas e abraçado o trabalho em favor do semelhante como forma de amenizar suas atitudes de outrora. Há pessoas que sofrem porque desconhecem as flores existentes nas trilhas do bem. Estas flores desabrocham por meio de nossas iniciativas. O desânimo, a amargura, as culpas que carregamos não irão apagar os erros que cometemos, entretanto, a disposição em servir será sempre uma forma de restituir o equilíbrio e retemperar nossas energias para prosseguirmos na caminhada com coragem.

Extraindo de nossas experiências lições produtivas, avançaremos o sinal que separa a imaturidade de nossas atitudes intempestivas das atitudes maduras, próprias das almas que já se encontraram nos caminhos da existência e sabem perfeitamente se levantar de uma queda.

 

 

Leia mais sobre o escritor e orador Wellington Balbo

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/03/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

 

 

Marcha Brasil sem Aborto, Brasília, DF, 2011. Imagem: FEB

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP