Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 06 de dezembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com/2011/DEZEMBRO/06-12-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

O Abraço

 

 

Estudos têm revelado que a necessidade de ser tocado é inata no homem. O contato nos deixa mais confortáveis e em paz.

O Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas, disse: O abraço é o melhor tratamento para a depressão.

Objetivamente, ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado.

Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante.

No lar, um abraço todos os dias reforçará os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos.

Helen Colton reforça este pensamento: Quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro.

O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

É interessante notar que reservamos nossos abraços para ocasiões de grande alegria, tragédias ou catástrofes.

Refugiamo-nos na segurança dos abraços alheios depois de terremotos, enchentes e acidentes.

Homens, que jamais fariam isso em outras ocasiões, se abraçam e se acariciam com entusiasmado afeto, depois de vencerem um jogo ou de realizarem um importante feito atlético.

Membros de uma família, reunidos em um enterro, encontram consolo e ternura uns nos braços dos outros, embora não tenham o hábito dessas demonstrações de afeição.

O abraço é um ato de encontro de si mesmo e do outro. Para abraçar é necessário uma atitude aberta e um sincero desejo de receber o outro.

Por isso, é fácil abraçar uma pessoa estimada e querida. Mas se torna difícil abraçar um estranho.

Sentimos dificuldade em abraçar um mendigo ou um desconhecido. E cada pessoa acaba por descobrir, em sua capacidade de abraçar, seu nível de humanização, seu grau de evolução afetiva.

É natural no ser humano o desejo de demonstrar afeição. Contudo, por alguma razão misteriosa, ligamos ternura com sentimentalidade, fraqueza e vulnerabilidade. Geralmente hesitamos tanto em abraçar quanto em deixar que nos abracem.

O abraço é uma afirmação muito humana de ser querido e de ter valor.

É bom. Não custa nada e exige pouco esforço. É saudável para quem dá e quem recebe.

*   *   *

Você tem abraçado ultimamente sua mulher, seu marido, seu pai, sua mãe, seu filho?

Você costuma abraçar os seus afetos somente em datas especiais?

Quando você encontra um amigo, costuma cumprimentá-lo simplesmente com um aperto de mão e um beijo formal?

A emoção do abraço tem uma qualidade especial. Experimente abraçar mais.

Vivemos em uma sociedade onde a grande queixa é de carência afetiva.

Que tal experimentar a terapia do abraço?

 

Redação do Momento Espírita, a partir de adaptação do texto A importância do abraço, do Prof. Jorge Luiz
Brand e Rolando Toro Araneda, Biodança, coletânea de textos.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 2, ed. Fep.
Em 05.12.2011.

 

Chico Xavier abraça o amigo Martins Peralva

Foto do acervo de Geraldo Lemos Neto, BH

 

 

 

 

 

 

“Evangelho de Jesus precisa ser exemplificado”

 

PUBLICADO NO JORNAL FOLHA ESPIRITA

SÃO PAULO, DEZEMBRO DE 2011

 

 

Fuga para o Egito. Gruta do Leite, Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

Ismael Gobbo / Cláudia Santos

 

É indiscutível a importância que Jesus tem para a humanidade. Com seus ensinamentos e exemplo, Ele se fez para todos nós o caminho da verdade e da vida. Recordou-nos nossa filiação divina e irmandade humana, e nos abriu perspectivas de, por meio da união com Ele, por seguirmos seus ensinos e exemplos, alcançarmos a união com o Pai. Por ter vindo, pregado e exemplificado a Boa Nova, seu Evangelho está bem difundido e conhecido em todo o mundo. Sua mensagem é universal e possui uma aceitação plena por todos aqueles que tomam conhecimentos dela.

“Sua presença física foi fundamental para implantar os ensinos da sua Doutrina. Encarnando entre nós, Jesus tornou evidente que, mesmo habitando este mundo, corporeamente, é possível viver o ideal, manter a virtude e a tudo e a todos amar e beneficiar. Se Ele não houvesse vivido entre nós e exemplificado o bem, continuaríamos a achar impossível estar na Terra e agir como um Filho de Deus”, analisa Therezinha Oliveira, coordenadora de Estudos e Divulgação Doutrinária do Centro Espírita Allan Kardec (Ceak), de Campinas (SP).

Mas, mesmo assim, com seus ensinamentos perpetuados, sabemos que, de uma maneira geral, o homem perdeu a referência de sua mensagem. Seus exemplos foram esquecidos e estão perdidos para muitos dos que se dizem cristãos. “A história nos tem demonstrado como estamos longe do que Jesus nos recomenda no Evangelho de Mateus, capítulo 10: 7-10: ‘Ide, proclamai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, conduzi os espíritos inferiores; de graça recebestes, de graça dai. Não leveis ouro, nem prata, nem cobre nos vossos cintos, nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado, pois o operário é digno do seu sustento’”, lembra Severino Celestino, presidente do Núcleo de Estudos Espíritas Bom Samaritano, em João Pessoa (PB), e autor de vários livros de natureza espírita, buscando integrar Espiritismo e Bíblia, e de natureza didático-religiosa.

“O Evangelho de Jesus não está definitivamente implantado entre os homens. Se estivesse, saberíamos implantar ao nosso redor um mundo de justiça, paz e bondade. O que falta? A exemplificação de todos nós, que lhe reconhecemos a excelência da orientação moral para que o reino ideal se concretize na Terra”, avalia Therezinha.

 

 

Presente em cada coração que ama

 

Marlene Nobre

 

Hoje em dia, em muitos países de largo desenvolvimento intelectual, a tendência é deixar de lado a vida e os ensinamentos de Jesus, com a justificativa de que trouxeram muitos enganos e decepções à vida comunitária. Detestam seitas e a “lavagem cerebral” que provocam. Descartam as religiões de maneira geral. Entram para a carapaça, cultivando o modo materialista de viver.

Por outro lado, é notório o aspecto consumista em que se transformou a comemoração do Natal entre a maioria dos cristãos, que se inspira no estilo de vida do modelo materialista, voltada para o cultivo do que é descartável e perecível, sem conexão com as comemorações dos primeiros tempos do Cristianismo.

Entre os que descartam as religiões e igualmente a vida e a obra do Mestre Jesus, a justificativa está centrada nos crimes e enganos cometidos em nome do Cristianismo. Realmente a humanidade tem muito do que se lamentar quanto às interpretações errôneas das lições do Mestre Jesus, que redundaram nos crimes da Inquisição, no apoio a tiranos e invasores impiedosos, no fomento às guerras religiosas, nas perseguições cruéis aos cientistas, na sexualidade malconduzida, na preferência por riquezas perecíveis em detrimento da defesa dos pobres, fracos e injustiçados. Sem dúvida, são ações lamentáveis, mas que tiveram origem nos erros das interpretações humanas, sem conexão com o real significado das lições do Cristo.

Mas por que os milhões de revoltados contra as religiões não raciocinam dessa forma? Cremos que a análise simplista que fazem, na verdade, disfarça uma atitude comodista das almas que se apegam à lei do menor esforço, desejosas de prosseguir na porta larga do materialismo.

Desde o nascimento da imprensa escrita, há cerca de seis séculos, as criaturas humanas têm à sua disposição a vida e a obra de Nosso Mestre Jesus. Principalmente nas culturas bem sedimentadas, que têm mais de 3 mil anos de história, elas teriam condições de estudar em O Novo Testamento, em toda a sua pureza, os exemplos e as lições do Cristo. Como julgá-lo e descartá-lo, sem consideração, se os seus ensinamentos não se confundem, de modo algum, com os atos de seus pretensos seguidores?

 

Testemunha

 

No livro Boa Nova, Humberto de Campos, através da psicografia de Chico Xavier, reafirma o engano em que viveu, quando encarnado, e testemunha a mudança do seu padrão mental, relembrando-nos lições inesquecíveis do Evangelho. Nele, ressalta o seu tributo ao Mestre dos Mestres: “Hoje, não mais cogito de crer, porque sei. E aquele Mestre de Nazaré polariza igualmente as minhas esperanças. Lembro-me de que, um dia, palestrando com alguns amigos protestantes, notei que classificavam Jesus como ‘rocha dos séculos’. Sorri e passei, como os pretensos espíritos fortes de nossa época, aí no mundo. Hoje, porém, já não posso sorrir, nem passar. Sinto a ‘rocha’ milenária , luminosa e sublime, que nos sustenta o coração atolado no pântano de misérias seculares.”

O sentimento do grande escritor foi lapidado pela dor e descortinou-lhe a verdadeira personalidade de Jesus. Fica-nos a certeza de que somente descobriremos a verdadeira essência dos ensinamentos do Cristo quando a humildade florescer em nossos corações. Descobriremos, então, que o Mestre dos Mestres optou por ajudar os pobres, cegos, coxos, paralíticos, perturbados do sexo, hansenianos, loucos, enfim, os descartados da sociedade, que não tinham vez, nem voz. Apontou-nos o caminho: “O que fizerdes a um desses pequeninos é a mim mesmo que o fazeis”, quando recomendou que os seus seguidores vestissem os nus, dessem alimento aos que têm fome, visitassem os encarcerados. Ele mesmo não tinha uma pedra onde reclinar a cabeça. Suas túnicas eram simples e toscas, feitas por sua mãe.

Ensinou nas praças públicas, nos montes, nas estradas, junto ao Lago de Genesaré, distribuindo pães e peixes às multidões. Curou doentes de toda sorte. Privilegiou a caridade. Ao longo de sua existência, demonstrou sabedoria muito acima da média, não se deteve, porém, nas academias de ciência, nem nos templos suntuosos, asseverando que Deus deve ser adorado em toda parte, mas, sobretudo, no interior do próprio coração humano.

Combateu a violência, exemplificou a paz. Recolocou a orelha de Malco, decepada por Pedro, pedindo ao discípulo que guardasse a espada porque “quem com ferro fere, com ferro será ferido”. E do alto do Gólgota, na cruz injusta, perdoou os ofensores.

A verdade é que Jesus não fundou religião nenhuma. São de falha humana os erros acoplados às suas lições. Para reconhecer isso, porém, é preciso ter “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”. Felizmente, uma minoria existe que, ao longo dos milênios, exemplificou suas lições, tornando este mundo melhor. Isso é possível porque Jesus está presente em cada coração que ama.

 

 

Sobre o Mestre

 

Therezinha Oliveira, coordenadora de Estudos e Divulgação Doutrinária do Centro Espírita Allan Kardec (Ceak), de Campinas (SP), e Severino Celestino, presidente do Núcleo de Estudos Espíritas Bom Samaritano, em João Pessoa (PB), responderam a algumas perguntas sobre Jesus:

 

Therezinha Oliveira e Severino Celestino

 

Folha Espírita – Sob o ponto de vista físico, Jesus foi uma pessoa normal como qualquer um de nós?

Therezinha – Allan Kardec nos diz, em A Gênese (cap. XV, itens 65-66): “Desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa, pelo que respeita à sua mãe, como nas condições ordinárias habituais da vida” e que “Jesus, pois, teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico”. Na literatura histórica de muitos povos, lê-se a notícia de virgens dando à luz homens que, gerados por deuses e em situação especial, vieram a ser grandes figuras no cenário dos povos antigos. Para Jesus, também se criou a ideia de uma geração virginal, mas Ele não precisa que o queiram engrandecer assim falsamente.

 

FE – Seria Ele, como nos dizem os espíritos, o governador do planeta Terra?

Therezinha – Sabendo-se que, na Terra e no além, sempre há o fenômeno da liderança e do comando nos agrupamentos dos seres, podemos aceitar que Jesus represente para nós, a humanidade terrena, o seu governador espiritual, conquanto devam existir, nesse outro lado da vida, entidades igualmente sublimes e mesmo superiores a Ele, na regência de mundos e seres, em nome de Deus.

 

FE – Teria Jesus conhecido ou mesmo participado da seita dos essênios?

Therezinha – Certamente terá conhecido essa seita, que ensinava o amor a Deus e ao próximo, a imortalidade da alma, e cujos membros eram celibatários, mantinham bens em comum e costumes brandos, condenando a guerra e a escravidão. Mas não fez parte dela, apesar de suporem isso, porque nada se fala de sua vida entre os 12 e os 30 anos. As ideias e comportamento de Jesus superam os dos essênios e correspondem ao conhecimento e capacidade de seu próprio espírito, altamente evoluído e em perfeita sintonia com a vontade de Deus (ver as Notícias Históricas, na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, e o Cap. XII de A Caminho da Luz – Emmanuel/Chico Xavier).

 

FE – Você considera apócrifa a carta de Públio Lentulus com a descrição física de Jesus?

Severino É uma carta* muito interessante que não pode ser desconsiderada. Seu conteúdo apresenta um caráter descritivo da figura de Jesus. Públio Lentulus teve a ímpar oportunidade de um encontro como nosso Mestre e não foi egoísta, pois nos legou de uma forma particular tudo que pôde colher do caráter físico da pessoa de Jesus. Não acho que seja uma carta apócrifa, pois seu conteúdo é muito rico e minucioso de detalhes a ponto de nos sentirmos mais fisicamente próximos de Jesus.

*Foi encontrada uma carta do senador Publius Lentulus Cornelius (personagem de Há Dois Mil Anos, por Chico Xavier/Emmanuel) nos arquivos do Duque de Cesadini, na cidade de Roma, enviada pelo senador em Jerusalém, na época de Jesus, que havia sido endereçada ao imperador romano Tibério César. Nela, há uma descrição física e moral de Jesus feita pelo senador.

 

***************

 

 

Revelações por Chico Xavier (*)

 

A Estrela de Belém – A Estrela de Belém era o séquito que acompanhava a descida do Cristo, tendo à frente Ele próprio. E o séquito parou sobre a Manjedoura.

 

Calendário – O espírito Humberto de Campos, em uma de suas mensagens através do médium, fez uma revelação importante, a de que o nosso calendário ocidental está atrasado em torno de cinco anos. Pode-se consultar em qualquer tempo o seu livro, Crônicas de Além-Túmulo, editado pela FEB, desde 1937, e ler a mensagem A Ordem do Mestre. Nela, o escritor destaca um diálogo do Apóstolo João com o Mestre Jesus, no qual o discípulo afirma que, por uma ordem arbitrária e destituída de sentido de Frei Dionísio, ficou estabelecido o nascimento do Cristo no ano 754 da Era Romana, quando na verdade foi em 749. Assim, neste mês de dezembro de 2011, já estaríamos vivendo o ano 2016 da Era Cristã.

Esse erro básico do novo calendário implantado por Dionísio foi confirmado por historiadores e estudiosos, que apontaram inúmeras falhas a partir dele, como, por exemplo, a fixação da data da morte do rei Herodes cinco anos antes do nascimento do Cristo, o que, evidentemente, não corresponde à verdade histórica. No relato de O Novo Testamento ficamos sabendo que Herodes enfureceu-se com o nascimento de Jesus e tentou matar a criança de forma cruel, tendo sido responsável pela fuga dos pais e do menino para o Egito. Como sabemos, o rei morreu alguns meses depois do nascimento do Cristo. O nosso calendário está, dessa forma, atrasado em cinco anos.

 

(*) Não incluídas na publicação da FE.

 

Quadro na Igreja da Dormição em Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

Estrada de Jerusalém a Belém. Foto Ismael Gobbo

Esta estrela de prata situada em um nicho da Basílica da Natividade simboliza o local do nascimento de Jesus.

Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Afresco do Santuário do Campo dos Pastores localizado em Bet Sahur (Casa dos vigias) a cerca de  3 km do centro de Belém. É um Bairro com cerca de 6.000 habitantes árabes, a maioria cristãos, que vivem do artesanato e do pastoreio de ovelhas. Foto: Ismael Gobbo

Campo dos Pastores em Bet Sahur  a cerca de  3 km do centro de Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Praça da Manjedoura em Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Basilica da Natividade, na praça da Manjedoura, em Belém, Palestina.

 Construída pelo Imperador Justiniano (527-565), sobre o local da basílica anterior do século IV), erigida por

Constantino, que havia sido muito danificada em 529 durante a revolta dos samaritanos. Foto Ismael Gobbo

Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

Mosaico com a representação de Jesus

no museu  de Óstia Antica (Roma) Itália

Final do século IV.  Imagem arquivo Ismael Gobbo

Deserto da Judéia na região de Massada. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Registro. Seminário Regional no México

Madero/Tampico, México

 

A Federação Espírita de Tamaulipas y las Hustecas, promoveu o V Seminário Espírita Internacional na cidade de Madero/Tampico, tendo como tema central "Mediunidade Responsável", durante os dias 3 e 4 de dezembro, e nas dependências de um salão de eventos de Madero. Compareceram mais de uma centena de participantes do Estado de Tamaulipas e representantes de cinco Estados. O evento foi coordenado pelo presidente desta Federação regional Emilio Requena Trejo, contando também com atuação dos dirigentes da mesma Serapio Gaudencio Ramirez e Maria de Jesús Balleza, de dirigentes de Centros da região, e, a presença de dois diretores da Central Espírita Mexicana. Atuaram como expositores Jorge Camargo Zurita (Cid.México), Ana Patrícia Rodríguez Sandoval (Tamaulipas), Júlio Santos (Cid.México) e o diretor do CEI e da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Este, abordou os temas "Obras de Allan Kardec e psicográficas de Chico Xavier como base para o funcionamento do Centro Espírita" e "Saúde e mediunidade". Ocorreram também refeições coletivas, reuniões de trabalho e momento de confraternização, como a apresentação de conjunto musical regional típico. Informações: fedespiritam@hotmail.com, www.febnet.org.br

 Mesa de abertura

Seminário

Expositores e dirigentes Federação Tamaulipas

Conjunto regional típico

 

 

 

 

Grupo de participantes e o expositor César Perri

Visita Escuela Espírita Paz, Justiça e Caridade, de Madero

 

 

 

 

 

Palestra “Jesus e o Cristianismo”

Curitiba, PR

 

Caros amigos,
Gostaríamos de convidá-lo para esta quarta feira, 07 de Dezembro de 2011,as 20 horas, para a Palestra "JESUS E O CRISTIANISMO", com o expositor ANDRÉ LUIZ DIAS – Membro da CECC, no AUDITÓRIO DA COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ DE CURITIBA - CECC, na Rua Major Fabriciano do Rego Barros, 1152 – Vila Hauer (Pela Mal. Floriano Peixoto, depois do viaduto da BR 116 e do Shopping Cidade entrar à direita no Habib’s, 5a. quadra).
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: (41) 3262-2136 e 3376-2677

(Informações em email de Giovana Campos)

 

Jesus por Maria Tereza Braga

 

 

 

 

 

Confraternização de Final de Ano no C.E. Seareiros do Cristo

Amélia Rodrigues, BA

 

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

 

 

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no Fraternidade Irmã Dolores

São Paulo, SP

 

(Informação em email de Sander Salles Leite sander.salles@ig.com.br)

 

 

 

 

 

Palestra com Therezinha Oliveira no AEEE Francisco de Paula Victor

Limeira, SP

 

Therezinha Oliveira

Queridos ....
Dia 08 de dezembro às 20h00 no Paula Victor, palestra com Therezinha  Oliveira.
Divulguem e participem, o endereço é Rua Armindo Tank, 80. Vila Anita . Limeira -SP
abraços
Lúcia Rodrigues

(19) 3452-9075 / (19) 3443-1269 / (19) 9210-4857
 
email:   luciaspumoni@gmail.com

 

(Informação em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva luciaspumoni@gmail.com)

 

 

 

 

 

Palestra com Ditinha Calixto no

Centro Espírita  Raimundo Mariano Dias. Birigui, SP

 

DATA: 09/12/2011   /    20:00 H

PALESTRANTE: Ditinha Calixto

 

TEMA "Ilumina-te, e vencerás a grande noite"

 

 

(Informação recebida em email de Ludmila Babeto ludbabeto@hotmail.com)

 

 

 

 

 

Palestra com Francisco Aranda Gabilan na Fraterna

São Paulo, SP

 

PALESTRA DESTA 4ª-FEIRA (07 / DEZEMBRO)

NA FRATERNA

20:00h

G A B I L A N

Francisco Aranda Gabilan

TEMA:

A NOVA ERA - FINAL DOS TEMPOS

 

FRANCISCO ARANDA GABILAN:

 

- Advogado militante de profissão;

- Presidente do Conselho da AJE - Associação Jurídico Espírita do Estado de São Paulo;

 

- Foi, durante muitos anos, ligado ao Depto. de Ensino da Federação Espírita do Estado de S.Paulo nos Cursos de Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, Expositores e Divulgadores;

- Ex-expositor do Centro Espírita Nosso Lar (Casas André Luiz), Área de Ensino e da Coligação Espírita;

- Atuou por mais de vinte anos no Depto. Federativo da FEESP, participando de palestras em simpósios, exposições públicas, "pinga-fogo" e encontros doutrinários em todo território paulista;

- Igualmente, por anos foi Expositor também na área da Assistência Espiritual;

- Atua ativamente nas áreas de ensino de dezenas de Casas Espíritas, mais intensamente no Núcleo Espírita Segue à Jesus e O Semeador;

- Dirige o Orfanato "Casa de Jesus, Amor e Caridade" na Casa Verde;

- Conselheiro do Asilo "Casa Luz do Caminho";

- Atua na área de ensino ministrando cursos de Oratória e A Gênese, nas Casas Espíritas.

AUTOR DOS TEMAS E APOSTILAS:

- Encontro de Aperfeiçoamento Doutrinário;

- Curso de Oratória Espírita (ambos para expositores e dirigentes espíritas);

ESCREVEU PARA:

- Revista Espiritismo e Ciência;

- Revista Além da Vida;

- Jornal O Semeador;

- Jornal e Portal Segue à Jesus sobre temas da atualidade à luz da Doutrina.

AUTOR DOS LIVROS:

- Entre o Pecado e a Evolução;

- Macho, Fêmea e Etc; (aborda a homossexualidade na visão espírita)

- Co-autor do Curso de Oratória para a Casa Espírita;

- É Possível Prever o Futuro? A Doutrina Espírita explica.

- Disturbios da Sexualidade.
- Direito e Espiritismo (co-autor - edição AJE-SP)

- Seu site: www.infoespirito.com.br

* * * * *

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

 

* * *

 

Informações: Luceli=3976-3990 / 9626-9178

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

XXXII Feira do Livro Espírita de

Matão, SP

 

(Informação recebida em email de valentimfer valentimfer@bol.com.br)

 

 

 

 

 

Cantata de Natal, Adeilson Salles, Paula Zamp e Gabriel

Matão, SP

Meus amigos!!

 

Peço-lhes divulgarem em seus grupos e reuniões públicas.

Vejam a especial programação em Matão a partir de quinta, dia 8 de dezembro:

 

Sempre na praça central da cidade, em ambiente aberto ao grande público

 

Quinta 8 de dezembro, 20 horas - CANTATA DE NATAL com o Coral O Consolador, de Araraquara.

que será precedida da apresentação da Banda da APAE, às 19 horas.

 

Sexta, 9 de dezembro, 20 horas - Palestra pública por ADEILSON SALLES, 

com o tema OLHAI AS CRIANÇAS, que será precedida pelas apresentações da Banda Municipal (18 horas) e Banda da Mocidade Espírita (19 horas)

 

Sábado, 10 de dezembro, 20,30 horas - Show musical com Paula Zamp e Gabriel,

que será precedida de apresentação da APAE. Você vai se impressionar com a voz e performance musical de Gabriel, um tenor de apenas 15 anos!

 

Domingo, 11 de dezembro, 11 horas, Encerramento musical com Leleco-Bauru

 

Venham se emocionar. Formem caravanas para esse momento especial

 

Obs:

1 - Evento promovido pela USE MATÃO, com apoio da Prefeitura Municipal de Matão

2 - Os eventos integram programação da 32a. Feira do Livro Espírita de Matão (de 4 a 11 de dezembro), 

que integra-se a outras instituições para a FEIRA DA SOLIDARIEDADE. Nos mesmos dias, à tarde, haverá apresentações teatrais, contação de histórias,

entre outras atividades, inclusive com intensa integração com escolas e crianças. 

 

Divulguem, participem!!

 

Orson Peter Carrara

 

(Informação recebida em email de Orson Peter Carrara orsonpeter92@gmail.com)

 

 

 

 

 

Prêmio Abril – Saúde Mental e Emocional 2011

São Paulo, Brasil

 

Textos em Português e inglês

 

Left to right:  Mauricio Domingues, Anderson Xavier de Oliveira,  Leandro Gomes, Bernd Foester, Henrique Lederman & Julio Peres [Foto: Bruno Gabrieli]

 

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, decidiram usar tecnologia avançada para analisar os efeitos da psicoterapia no transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O distúrbio é marcado por sintomas como insônia, irritabilidade, hipersensibilidade a ruídos e pode desencadear a síndrome do pânico e a depressão. Para participar do trabalho pioneiro, foram convidados 36 policiais militares da cidade de São Paulo que sofreram os ataques de uma facção criminosa em maio de 2006. “Além de passar por momentos de tensão, esses profissionais socorreram feridos e presenciaram a morte de amigos”, conta o psicólogo Julio Fernando Prieto Peres, que capitaneia o estudo. Eles foram separados em três grupos: um era formado por policiais sem sintomas do TEPT. Os outros dois contavam com militares abalados por aquele momento, sendo que só uma turma passou por sessões de psicoterapia. A partir daí, o cérebro de cada um deles foi avaliado por meio da chamada ressonância magnética funcional, um exame moderníssimo que permite enxergar o trabalho dos neurônios em diversas áreas da massa cinzenta. Após uma análise detalhada, os especialistas perceberam que a cabeça dos policiais submetidos à intervenção psicológica funcionava de maneira similar à daqueles que tinham uma maior resistência natural ao estresse. Ou seja, antes da terapia, as imagens apontavam para um aumento da atividade da amígdala, uma área no cérebro envolvida com a expressão do medo. Depois, graças à ajuda terapêutica, elas se tornaram bem parecidas com as dos policiais que, apesar das situações dramáticas, apresentavam um tipo de resistência natural. E, para completar, os participantes que foram tratados relataram melhora na qualidade do sono e atenuação do nervosismo. “Nosso trabalho mostra que a resiliência pode ser desenvolvida na psicoterapia e este aprendizado modifica o cérebro”, conclui Julio Peres. O estudo foi elogiado por profissionais de universidades mundo afora.

************************

Brazilian researchers from the Federal University of  São Paulo (UNIFESP), - the Faculty of Medical Sciences, of Santa Casa in São Paulo (FCMSCSP), - and the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), in Minas Gerais, have decided to use advanced (f MRI)technology in the analysis of the effects of psychotherapy on post-traumatic stress disorder ( PTSD), recognised by symptoms such as; - insomnia, irritability, hypersensitivity to noise and can also trigger panic attacks and depression. 


Thirty-six police officers from the city of São Paul, who were attacked by a criminal gang in 2006, were also invited to participate in this pioneering work.

 "Beyond experiencing the moments of stress, where these professionals
 had witnessed the death of their friends, they had also rescued those who were injured," said psychologist Julio Fernando Prieto Peres, who led the study. 

They were separated into three groups; - One group consisted of police officers with no PTSD symptoms.
 The other two groups, were made up of military personnel traumatised by the incident, with only one of these groups having psychotherapy sessions. 

From this point onwards, the brain of each individual was evaluated by means of what is called,
 'f MRI' or functional-Magnetic-Resonance-Imaging, an Ultra-modern form of examination, which provides a live-view of the neurons functioning in several regions of 'grey-matter'. 

After a detailed analysis, the experts found that the brain of those submitted to a psychological intervention, worked similarly to those who had a greater natural resistance to stress.
 In other words, before therapy, the images indicated an increased activity of the 'Amygdala', -  an area of the brain, involved in the expression of fear. 

Afterwards, thanks to this therapeutic help, they became very similar to the police officers, who, despite these dramatic circumstances, had a form of natural resistance.
 And in completion, those participants who were treated, reported improved sleep quality and less nervousness. 

"Our work demonstrates that resilience can be enhanced via psychotherapy and this learning process then modifies the brain," concluded Julio Peres.
 


The study was praised by professionals from universities around the world.


Hugs, 
 

Steve Mac

 

(Informação recebida em emails de Dra. Marlene Nobre e de Elsa Rossi)

 

 

 

 

 

Seminário sobre Transcomunicação com Clóvis Nunes

Niterói, RJ

 

(Informações recebidas em email de Mara Freitas)

 

 

 

 

 

Vídeos: Relatos de quase morte

 

VÍDEO 1:

http://videos.band.com.br/Exibir/Alem-da-Vida-Pessoas-relatam-experiencias-inacreditaveis/2c9f94b630e6334e013101b7a7fc167b?channel=709 

 

VÍDEO 2:

 

http://videos.band.com.br/Exibir/Relatos-de-quase-morte-mudam-atendimento-/2c9f94b5310a1e1301310c811a5804a6?channel=709

 

(Informações em email de Eduardo Carlos Palmeira Junior educarlospalmeirajr@globo.com)

 

 

 

 

 

 

Jantar Beneficente no N.E. Segue a Jesus

São Paulo, SP

 

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

N.E. SEGUE A JESUS  - 72 ANOS DE FUNDAÇÃO!

janta_1

 

 

VENHA COMEMORAR CONOSCO MAIS UM ANO

DIA 09/DEZEMBRO/2011  -  ÀS 21 HORAS

BUFFET SPLENDORE – AV.CASA VERDE,550- CASA VERDE

JANTAR DANÇANTE!

A RENDA SERÁ DESTINADA ÀS OBRAS DA

NOVA SEDE À RUA WALDEMAR MARTINS, 1138-CASA VERDE

CONVITES: R$60,00  (FACILITADOS)

 

FONE:  (11) 3857-0171

 

(Informações em emails de Esmeralda David esmeraldacitri@hotmail.com e de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

Festa de Natal da C.A. Dr. Bezerra de Nebezes

Fazenda Santa Maria – Sacramento, MG

 

Convite,

 

É com muita alegria que convidamos a todos para a nossa Festa de Natal deste ano de 2011. A festa será no dia 15/12/2011 – 5ª feira e terá início às 14:00h, na Casa Assistencial Dr.Bezerra de Menezes, Fazenda Santa Maria, município de Sacramento.  Não  falte a nossa festa. Contamos com sua presença. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone: 3351-8133.

                

As férias começarão, portanto, dia 16 de Dezembro e as crianças deverão retornar dia 12 de Janeiro de 2012.

Atenciosamente,

CABEM

 

(Informação recebida em email de Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes casadrbezerrademenezes@hotmail.com)

C.A. Dr. Bezerra de Menezes em Santa Maria. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Bazar Beneficente em prol da Creche Melo de Viana

Uberaba, MG

 

Queridos amigos,

O Centro Espírita José Horta ganhou uma boa quantidade de material da Receita Federal para venda que será revertida para a Creche Melo de Viana . O bazar será no próximo sábado ( 10 de dezembro , das 14 às 17 horas).Em anexo a relação de material. Ajude-nos a divulgar. Nossos agradecimentos,

 

Grupo Espírita Cairbar Schutel ( Uberaba)

 

(Informação em email de Editora Esp. Paulo e Estêvão eepe@eepe.com.br repassada por nilberto.betonil@gmail.com; em nome de; Caderno de Mensagens contato@cadernodemensagens.net)

 

 

 

 

 

 

Leia Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/paralitica.html

 

 

 

 

 

 

 

O convidado

 

 

Wellington Balbo – Bauru SP

Artigo originalmente publicado no jornal Momento Espírita,

do Centro Espírita Amor e Caridade – CEAC – Bauru.

 

O agito na família de Jorge era grande. Naquele ano ele avisara a todos os familiares sobre uma novidade. Seria um natal diferente daqueles comemorados ao longo de mais de duas décadas em sua residência.

As crianças, alvoroçadas com a anunciada novidade, tentavam  adivinhar o que seria:

- Novos brinquedos eletrônicos, arriscou Pedrinho.

- Acho que não – discordou Isabela – essa novidade deve ser uma brincadeira que durará até raiar o dia.

- Penso que iremos fazer uma viagem bem bacana – profetizou Jorginho.

Já os adultos componentes da família também davam seus palpites. Apreciador de uma boa guloseima, Ademar tascou:

- Não adianta Jorge fazer esse suspense. Sei que essa tão propalada novidade de natal será um deguste que ele nos trará da apetitosa cozinha japonesa.

- Nada disso – afirmou categórica Mariana – a novidade será uma visita que faremos a um orfanato da cidade.

Jorge, ao escutar os palpites lançados pelos familiares sorria e dizia:

- Aguardem!

Porém, finalmente chega a data aprazada. Todos ansiosos para saberem qual a novidade anunciada e eis que cada um recebe um pacote muito bonito que imediatamente Jorge pede para abri-lo.

O espanto é geral. Olhares de curiosidade. Ninguém entendia nada, afinal, seria a surpresa um livro que estampava em seu título o nome: O Evangelho segundo o Espiritismo?

Jorge tratou de esclarecer antes que fosse crivado de perguntas:

Nosso natal deste e dos outros anos que virão serão comemorados com a presença do aniversariante, coisa que não fazíamos antes.

Em coro todos perguntam:

- Como assim? Quem é esse aniversariante?

Tranqüilo, mas sem esconder a sua decepção, Jorge informou:

- Jesus!

- Quem?

Ele repete mais firme:

- Jesus!

E pelo teor daquele pequeno diálogo constatou Jorge que os natais realizados em sua casa tinham de tudo: presentes, guloseimas, bebidas, músicas, porém nunca haviam chamado o aniversariante para participar da festa coroando a noite com suas belas e sublimes lições. Naquela família Jesus era um mero desconhecido. Porém, antes tarde do que nunca Jorge trataria de não mais esquecer de convidar para o banquete o aniversariante da noite.

E sorrindo abriu o exemplar do livro que estava em suas mãos, iniciando a  leitura do Evangelho pela lição...

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP