Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/DEZEMBRO/12-12-2011.htm

 

 

 

 

 

 

Natal é Vida

 

 

Eis o Natal que nos bafeja agora,

Trazendo bênçãos de Jesus ao mundo

A distribuir o seu amor fecundo,

Natal que em nós nova esperança aflora.

 

Quando é Natal o nosso ser se ancora

No amor fraterno, em sentido profundo;

Buscamos paz de segundo a segundo,

Para o nosso planeta que estertora.

 

Quando é Natal há sempre um canto novo

Que traz Jesus a socorrer o povo,

Povo que nunca Ele deixou a sós.

 

Natal é vida que abundante exprime

Lição do céu que transforma e redime,

Se Jesus renascer dentro de nós.

 

Sebastião Lasneau

 

(Mensagem psicografada por Raul Teixeira, em 12/11/2011, durante a reunião do Conselho Federativo

Nacional da FEB, em Brasília-DF) Distribuição da Federação Espírita Brasileira

 

 

Jesus pregando á beira do mar .  Por James Tissot (1836-1902)

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Brooklyn_Museum_-_Jesus_Sits_by_the_Seashore_and_Preaches_%28J%C3%A9sus_s%27assied_au_bord_de_la_mer_et_pr%C3%AAche%29_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

 

 

 

 

O entra e sai do passe magnético

 

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

 

 

1 –     Que dizer da orientação de Centros Espíritas onde os pacientes são conduzidos, em levas sucessivas, à câmara de passes no transcurso das palestras públicas?

                        Estão privilegiando esse serviço em detrimento da orientação doutrinária. Esta deve estar à frente de todas as iniciativas em favor de pessoas aflitas e sofredoras que os procuram.

 

2 –     Não são ambos esses serviços importantes?

                        Sem dúvida. Ocorre que o passe é medicação de superfície. Cuida de efeitos. A orientação doutrinária é a medicação mais profunda – cuida das causas. Esclarece o paciente sobre a origem de seus males, orientando-o quanto ao que deve fazer para superá-los.

 

3 –     Consideremos, porém, que os princípios espíritas são abordados nas palestras durante a reunião, em centros espíritas que adotam esse sistema.

                        Sim, mas de forma precária, porquanto o entra e sai dificulta a concentração, tanto dos expositores quanto dos espectadores. Isso sem falar daqueles conduzidos à câmara de passes, os quais, literalmente, perdem o fio da meada, a sequência da palestra, cujo conteúdo fica prejudicado.

 

4 –     Esse sistema não obedece a uma orientação doutrinária?

                        Eu diria obedecer muito mais a uma desorientação de quem concebeu esse lamentável sistema, infelizmente logo imitado por dirigentes espíritas que não se dão ao trabalho de avaliar a inconveniência de colocar em prática iniciativas que não encontram respaldo nas obras de Allan Kardec.

 

5 –     Qual seria o sistema ideal para aplicação de passes?

                        Sempre ao final da reunião. Além de preparar melhor os pacientes, as palestras esclarecem quanto à indispensável mudança de hábitos, de comportamento, na indeclinável reforma íntima, a base fundamental para que superemos males do corpo e da alma, em favor de uma existência produtiva e feliz.

 

6 –     Se o público é grande e poucos são os passistas, não demandará mais tempo para a aplicação dos passes ao final, atrasando o serviço?

                        Se isso está acontecendo, algo vai errado na casa espírita. O contingente de colaboradores para esse serviço deve crescer na mesma proporção do aumento de frequentadores. Para tanto, serão ministrados cursos de Espiritismo e estimulados os aprendizes ao trabalho do Bem.  Qualquer espírita esclarecido sabe que nos serviços do passe magnético encontramos um abençoado campo para ajudar o próximo.

 

7 –     Não obstante as restrições apontadas, vemos essa prática em centros espíritas respeitáveis, cujos dirigentes estudam com dedicação a Doutrina Espírita. Certamente sabem o que estão fazendo.

                        Mesmo as melhores lideranças cometem equívocos. Se suas iniciativas não são questionadas, podem transformar-se em prática rotineira, perpetuando-se, mesmo quando seus idealizadores são substituídos, ao longo do tempo. Algo semelhante ao que ocorre com os princípios dogmáticos, com uma diferença: o dogma não admite questionamento; na rotina não há interesse em questionar.

         

8 –     Por que isso acontece?

                        A rotina induz as pessoas a desligarem o desconfiômetro em relação a práticas equivocadas. Imaginam que o critério de antiguidade lhes empresta credibilidade. Se isso é feito há trinta anos, deve ser bom, para que mudar? Pensasse assim Jesus e ainda hoje estaríamos cumprindo as orientações mosaicas do culto exterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

Registro. Aconteceu em Oslo o  primeiro

Encontro dos Grupos Espíritas da Noruega

 

O primeiro encontro dos grupos espíritas da Noruega foi um sucesso. Cristina Latini, presidente do GEEAK Noruega, abriu o encontro com muita emoção e transbordando felicidade. Ela compartilhou que o evento já tornou-se um marco que ficará registrado em nossos corações e mentes por muitos anos e, como o próprio programa estabelece, será o primeiro de vários outros encontros visando o estreitamento dos contatos, o apoio e a união entre os Grupos Espíritas Noruegueses em prol do avanço da Doutrina Espírita nesse país.



Houve também uma apresentação dos diversos grupos e participantes presentes, dirigida pela psicóloga Carmen Fernandino Berg  com um quebra-gelo muito divertido, fazendo ecoar risos e gargalhadas gostosas, adicionando ainda mais positividade à atmosfera de fraternidade no local. Dos grupos participantes tivemos: o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec de Oslo – que dirigiu o evento, Elsa Rossi representando o Conselho Espírita Internacional, o Grupo de estudos de Bergen, o grupo Chico Xavier de Trondheim, o Grupo de Estudos Espíritas de Stavanger e, como Cristina bem colocou, a Sementinha plantada em Larvik, na pessoa do amigo Paulo Tantoulos. Num total de 24 participantes no local da Felleshuset Stallen.



A palestrante convidada foi Elsa Rossi –  secretária do Conselho Espírita Internacional, paranaense atualmente morando em Londres, Reino Unido. Ela compartilhou a importância do Centro Espírita no contexto do Movimento Espírita Mundial. Como somos interligados numa teia global, toda atividade realizada na pequenina Noruega repercute em todo mundo e vice-versa, dai a importância de estarmos ligados sob essa rede de apoio, dos pequenos grupos espíritas, aos conselhos regionais e nacionais.  O Movimento Espírita cresce continuamente e não podemos achar que sozinhos transformaremos o mundo, mas como disse Bezerra de Menezes solidários seremos união. 

Elsa Rossi também compartilhou sobre a importância da divulgação da Doutrina Espírita em língua norueguesa, primeiramente em respeito a psicosfera do país que nos tem acolhido, e talvez até também resgatando uma história comum em nossas vidas passadas. Quebrando paradigmas de que o Espiritismo e só para brasileiros ou que o Brasil exporta Espiritismo.  Dai a importância em veicular material em língua nacional, para que os nossos irmãos noruegueses também possam se beneficiar da consoladora doutrina nos Espíritos.

Após a palestra, Cristina Latini nos trouxe um panorama do Movimento Espírita na Noruega; ontem e hoje. Para quem achava que o movimento Espírita havia iniciado recentemente, nos anos 90, ficamos sabendo de que o movimento Espírita na Noruega data de 1886 na pessoa de Bernt Torstenson, contemporâneo do codificador  Allan kardec e de Leon Denis. 


Bernt além de divulgador da Doutrina Espírita na Noruega era magistrado, trabalhou no Departamento de Auditoria do governo e falava  várias línguas. Foi o grande pioneiro e maior divulgador do Espiritismo na Noruega e Escandinávia. Deixou um inestimável trabalho de tradução  das obras de Kardec , entre outras ligadas ao Espiritismo (na Biblioteca Nacional). Foi também editor da revista ‘Morgendemringen’ publicada pela primeira vez em  1886 e editada mensalmente em formato A4 durante 38 anos. A revista continuou por alguns poucos anos após a desencarnação de Bernt Torstenson, mas infelizmente teve de ser interrompida. Pudemos sentir uma atmosfera de grande emoção e respeito quando Cristina compartilhou o sonho do grande dia em que a revista 'Morgendemringer' venha a ser reaberta e retomada sua publicação mensal na Noruega.

 

Finalizando o encontro, a pedagoga Maria Aparecida Padilha Ribeiro, também do GEEAK Oslo, nos brindou com uma dinâmica de grupo “ Café Diálogo”, no qual os grupos espíritas pudessem se entrosar trazendo seus desafios atuais e buscando soluções em conjunto.  O resultado não foi outro além do encorajamento mútuo e o desejo de solidariedade e crescimento da doutrina Espírita na Noruega.  Comentamos sobre tomar as rédeas, arregaçar as mangas e trabalhar na Seara Espírita norueguesa. Na certeza que com o aumento da nossa responsabilidade também aumenta o amparo e direção da Espiritualidade Maior que já tem estado jubilante com o desenvolvimento do Movimento Espírita na escandinavia.

  
O encontro terminou com um lanche fraterno à brasileira, com direito a canjica quentinha deliciosa e caldinho de feijão muito gostoso. 

 

Elsa Rossi

Elsa Rossi em sua fala

Cristina Latini e público

Estudo em grupo

Grupos

Grupo com Cristina

Grupo com Elsa

Elsa Rossi, Claudio Latini e Cristina Latini

Grupo dos participantes do 1º. Encontro de Grupos Espíritas da Noruega realizado em Oslo

 

(Informações em email de CEI Europa Boletins ceieuropa@googlemail.com)

 

 

 

 

 

II Encontro Espírita de

Tabapuã, SP

 

PROGRAMAÇÃO:

 

7H50  ÁS 8H15 – CREDENCIAMENTO

 

8H15 – PRECE INICIAL – PROF. MARLENE PRADO PERES – TABAPUÃ – SP

 

8H20 – APRESENTAÇÃO MUSICAL – FABIANO SANCHES – TABAPUÃ - SP

 

8H40 – 1ª PALESTRA – TEMA: CONHECER-SE E AMAR-SE

EXPOSITOR ANDRÉ LUIZ SOBREIRO – SEVERÍNIA – SP

 

9H40 ÁS 9H50 – ABERTO PARA PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

9H50 ÀS 10H30 – CAFÉ E CONFRATERNIZAÇÃO DOS PARTICIPA\NTES

 

10H30 – 2ª PALESTRA: TEMA: CONHECER E AMAR O PRÓXIMO

EXPOSITOR JOSÉ ANTONIO DA CRUZ – CATANDUVA- SP

 

11H30 ÀS 11H40 – ABERTO PARA PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

11H40  – APRESENTAÇÃO MUSICAL

 

11H50 – PRECE FINAL : PROF. JOSÉ ANTONIO DA SILVA – TABAPUÃ – SP

 

12H00 – ENCERRAMENTO

 

 

 

É MUITO IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO!!!

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA BARÃO DO RIO BRANCO OU ENTRE EM CONTATO PELOS  TELEFONES : 35621917; 35621642 OU 35621861.

 

(Informações recebidas em email de José Antonio joseantony2006@terra.com.br)

 

 

 

 

 

 

II Encontro de Preservação da Memória Espírita

Niterói, RJ

(Informação em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

Ficheiro:Niteroi01.jpg

Estação de barcas em Niterói, RJ

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Niteroi01.jpg

 

 

 

 

 

 

Inicio do COEM no G.E. Luz e Amor

Franca, SP

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca usefranca@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

3ª. Semana Espírita comemorará 11 anos do “Oficina de Luz”

Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

Carapicuíba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

 

www.kardecradio.com

 

KR banner

 

Newberg

 

Listen to our last talk show !
Last Krippner

Mark your calendar !
Zohar

 

 

 

Forward email

This email was sent to igobi@uol.com.br by kardec@kardecradio.com |  

Update Profile/Email Address | Instant removal with SafeUnsubscribe| Privacy Policy.

| 4280 Henninger Court | Suite I | Chantilly | Virginia | 20151

 

 

 

 

 

 

 

Leia a revista semanal eletrônica “O Consolador”

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

(Com colaboração em emails de Nuno Emanuel e de  Thiago Bernardes)

 

 

 

 

 

Lançamento “Exploring Frontiers of the Mind-Brain Relationship

 

 

Uma das editoras científicas mais importantes do mundo, a Springer, acaba de publicar:

Exploring Frontiers of the Mind-Brain Relationship

Moreira-Almeida, Alexander; Santana Santos, Franklin (Eds.)

New York, Springer. 2012, XXIX, 243 p.

 

O livro teve sua origem no Simpósio promovido realizado em setembro de 2010, numa parceria USP e UFJF:

http://www.saudeeducacao.com.br/content/cerebro-mente-e-alma-presencial

 

A obra questiona abordagens fisicalistas da mente (de que a mente, a consciência, nosso eu, seja apenas o resultado da atividade cerebral) e defende uma abordagem psicobiológica mais equilibrada. Apresenta evidências de que a mente, embora intimamente ligada ao cérebro, pode ser algo além dele. Esta obra integra filosofia da mente e ciência da mente na investigação empírica de experiências humanas frequentemente chamadas de transcendentes, tais como experiências místicas, de quase morte, mediúnicas e alegadas memórias de vidas passadas. Abrange um amplo leque de áreas do conhecimento acadêmico, da filosofia e história até neuroimagem e física. Escrito por um conjunto de 15 cientistas (em grande parte, mundialmente reconhecidos) de 6 países, incluindo  Andrew Newberg, Peter Fenwick, Stuart Hameroff, Mario Beauregard, Deepak Chopra e Chris Clarke, o livro segue rigorosamente várias linhas de investigação das controvérsias mente-cérebro, desafiando os leitores a formarem suas próprias conclusões – ou reconsiderarem as já existentes. É uma leitura essencial para pesquisadores e clínicos de um amplo leque de disciplinas, incluindo psicologia cognitiva, social e da personalidade, neurociências, neuropsiquiatria, cuidados paliativos, filosofia e física quântica.  

 

O prefácio foi escrito pelo neuropsiquiatra Robert Cloninger. Autor de mais de 300 artigos científicos, uma das maiores autoridades no mundo no estudo da personalidade. Ele está entre os autores mais citados do mundo na área da psicologia e psiquiatria (http://highlycited.com/#).

“This book … brings together some precious observations about the fundamental mystery of the nature of consciousness … It raises many questions that serve to invite each of us to be more aware of the uncertainty of our preconceptions about consciousness … This book on the frontiers of mind-body relationships is a scholarly embodiment of creative and open-minded science.”

C. Robert Cloninger, MD

Wallace Renard Professor of Psychiatry, Genetics, and Psychology. Washington University School of Medicine, USA.

 

Outros comentários sobre o livro:

“This is really a thorough and up-to-date study of so-called anomalous spiritual phenomena.

(…) I recommend this book to all psychiatrists, as well as professionals in theology and psychology of religion.”

Peter J. Verhagen, MD

Chair of the World Psychiatric Association Section on Religion, Spirituality and Psychiatry.

 

“Although dogmatic materialism is the monarch of contemporary Western philosophy and science, contributors to this splendid book remind me of the brash lad in the classic fable who shouted, ‘But the emperor has no clothes!’ Some readers will agree with this observation while others will find it an outrageous heresy. But as they wend their way through each articulately stated and meticulously argued chapter, they will never succumb to boredom. It is the type of book that will haunt its readers long after the last chapter is read.”

Stanley Krippner, Ph.D.

Professor of Psychology, Saybrook University, USA.

 

“(…) provide a cogent and scientifically based discussion that evidences that mind-brain relationships are far from definitely ‘explained’ or obvious as a number of materialist authors have opined recently.”

Etzel Cardeña, Ph.D.

Thorsen Professor, Lund University, Sweden.

 

O sumário do livro, com uma opção de visualização do conteúdo está disponível em:

http://www.springerlink.com/content/978-1-4614-0646-4/contents/

 

Segue em anexo um folder do livro com um preço promocional.


Um workshop de dia inteiro será promovido por vários autores do livro no 2012 Toward a Science of Consciousness.
April 9-14, 2012. Tucson, Arizona, USA.
http://www.consciousness.arizona.edu/2012WorkshopMoreira.htm

(Informação em email de Alexandre Caroli Rocha)

 

 

 

 

 

 

Conhecendo-se

 

Nestes tempos de grande competitividade, o homem busca avidamente preparar-se em todos os campos onde o seu intelecto é chamado.

 

A conquista de títulos é cada vez mais uma necessidade. Aperfeiçoar-se é urgência de tantos quantos desejam diferenciar-se dos seus demais para deter a maior fatia da clientela humana desejosa de especialistas e conhecedores, dos que esmiúçam a problemática apresentando soluções concretas e certeiras. Porém, todo este esforço de intelectualizar-se é motivado, na maioria das vezes, por interesses puramente materiais e imediatos. Amontoar recursos passou ser a palavra de ordem almejando prevenir um futuro farto, cheio de regalias que possa dar segurança e tranquilidade material. Rogou o mestre querido ao homem meditasse: “a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui”.

 

O que não se pode esquecer é que se o título não for produto comprado ao peso de vergonhosa e corrupta ação, ele é valioso para a formação intelectiva do homem e sua conquista não pode oferecer mais do que satisfação, gozo exterior, conforto passageiro, para logo surgir nova necessidade podendo transformar–se em vício insaciável, extremando-se nos estapafúrdios e esdrúxulos caprichos que, de tão exóticos expõem os seus detentores a lamentáveis ridículos.

 

Indaga-se o homem por vezes sem resposta: o que me falta? Para logo responder-se: tenho tudo! Acostumado a olhar para fora, para o que os seus olhos e sentidos podem abranger, se fia apenas nas suas representações, esquecendo-se que o que é real não se pode ver; está dentro de cada um. Surpreendido em solidão ou em ato inesperado e infeliz, apavora-se sem entender de onde provém a força que o impele ao descontrole das emoções. A falta de espiritualidade o prende ao mundo das formas. Disse Jesus: “ninguém pode servir a dois senhores”.

 

Quando interior e exterior estão harmonizados, pode-se dizer que a vida tem sentido e que o homem está atendendo a sua finalidade maior, que é a de progredir para ser feliz. A vida corrida e a inversão de valores sociais não o estimulam a investigar-se, impedindo o saudável hábito de se ver por dentro; o objetivo é o autoconhecimento. Quando se sabe o que se passa no íntimo é possível tomar-se providências no sentido de reforçar o que é bom e corrigir o que é ruim.

 

Um breve momento por dia em horário neutro pode propiciar esta investigação, que é apenas contemplativa e não acusatória, é só para que se possa identificar o que necessário ser mudado e ou melhorado, para que a pessoa não seja surpreendida em sofrimentos desnecessários ou deixando de realizar o que lhe poderia trazer muita alegria. Colocar-se confortavelmente sentado e em silêncio em ambiente tranquilo; perguntar-se, objetivando ouvir na acústica da alma: “o que necessito mudar ou melhorar para caminhar em paz? Aguardar alguns minutos e encerrar o procedimento se nada surgir, para recomeçar no outro dia; insistindo certamente a resposta aparecerá. Passa-se assim para a segunda e ultima etapa que é a de rogar auxílio para a solução: “o que devo fazer para atender a esta necessidade?” Depois de algumas tentativas a resposta será clara; quando a pessoa se dispuser a aceitar o conselho que será veiculado ele virá dos próprios arquivos espirituais ou pela permissão divina através de um dos seus mensageiros; aí, é esforçar-se para colocar em prática.

 

Quem medita, reconhece-se e muda para melhor.

 

A PAZ E A HARMONIA É POSSÍVEL MESMO EM MEIO AO TUMULTO DA VIDA MODERNA, SE CONHECERMOS NOSSOS LIMITES E POTENCIALIDADES.

Autor da mensagem: Adelvair David - publicada no Jornal "Folha Noroeste" em 24-11-11

 

Adelvair David

(Recebido em email de Adelvair David)

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/DEZEMBRO/10-12-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP