Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2011/DEZEMBRO/16-12-2011.htm  

 

 

 

 

 

 

 

Ilustre Personagem

 

Seu aniversário é comemorado por quase todo o mundo. Em torno dEle, da Sua figura, as pessoas se reúnem e até discutem.

Discutem a respeito da Sua existência, do que fez, do que disse. Ele não escreveu nada, além de algumas palavras na areia, quando Lhe trouxeram uma mulher para ser julgada.

Contudo, a respeito dEle se escreveram milhares de obras. Sua fama correu o mundo. Sem dispor de títulos honoríficos ou diplomas universitários, o que disse constitui sabedoria e os que pautam a sua vida nas palavras dEle, encontram felicidade.

Escolheu colaboradores a dedo, entre pessoas simples, mas de boa formação e a eles chamou amigos, cultivando a amizade.

A Sua vida pública foi curta, quase três anos, mas muito polêmica. Ele falou a respeito de tudo, dizendo o que era certo, alertando para os erros, convidando as pessoas a pensarem a respeito do que viam, ouviam, não se permitindo simplesmente serem conduzidas como cegos sem direção.

A Sua tônica era o bom senso. Dócil, sabia utilizar a energia quando se fazia necessário. Amorável, distribuía amor aos que O buscavam.

Sempre esteve com o povo, ao lado do povo e Seu verbo era especial para cada um.

A pescadores, sabia falar de peixes e redes. Aos pastores, discursava sobre ovelhas, redil e a qualidade de bom pastor. Com as mulheres do povo, falava a respeito do fermento que leveda a massa, da preocupação que deveriam ter com seus filhos, com seu futuro.

A todos convidava a agir no bem, como receita de felicidade. Ensinava desprendimento, lecionando que a casa do Pai é de todos os filhos. E a casa do Pai é imensa. É o Universo.

Abraçou crianças e as tomou em Seu regaço. Deteve-Se a falar a um moço bom que se sentia insatisfeito e buscava algo mais para sua vida. Convidou-o a segui-lO.

Esclareceu o Doutor da lei que O procurou na calada da noite, para dissipar suas dúvidas e descerrou a ele e ao futuro, a revelação da vida que nunca morre, que se repete em tantas oportunidades até que o Espírito alcance a perfeição.

Comparou-Se ao pastor que conhece as Suas ovelhas e as protege. Comparou-Se ao amigo que dá a sua pela vida dos seus amigos. Aceitou para Si somente o título de Mestre.

Não permitiu que O chamassem bom, pois esta denominação é exclusiva do Pai, o Senhor do Universo.

Sempre respeitou as leis dos homens, mesmo que pudessem parecer tolas ou injustas. Pagou imposto no templo, exigência dos sacerdotes do Seu tempo.

Exortou para que se pagasse o imposto a César, exigência do mundo das coisas transitórias.

Sensível, entendeu a dor da viúva da cidade de Naim e porque descobrisse que o filho era portador de letargia, o convidou ao retorno à vida.

Em casa de Jairo, tocou-Lhe a filha que parecia morta e a devolveu ao regaço dos pais.

A Sua trajetória foi toda de luz. Nada exigia para Si, embora fosse a luz do mundo.

Dizia não ter de Seu sequer uma pedra para repousar a cabeça. Confiante, ensinava que o Pai Celeste que atendia as pequeninas aves, que não semeavam e nem colhiam, igualmente atenderia às necessidades de todos os Seus filhos.

Esteta, soube declamar poemas sobre a beleza da paisagem, enquanto ensinava que o homem é muito mais do que a erva do campo, que hoje é e amanhã é lançada ao fogo.

Que Deus, o Pai de amor, vestia os lírios do campo e assim também providenciaria o necessário para os Seus filhos, mais valiosos que as flores que emurchessem.

Ensinou que ninguém temesse a morte, porque todos são imortais e realizou a passagem desta para a vida espiritual, em oração: Pai , em Tuas mãos entrego Meu Espírito.

Retornou, glorioso, atestando a Imortalidade e, mostrando-Se aos Seus, permitiu que ouvissem Sua doce voz, outra vez a falar de paz e a afirmar: Tende bom ânimo. Eu venci o mundo.

Seu nome é Jesus. O filho de José e Maria. O filho de Deus, nosso Irmão e Mestre.

 

Redação do Momento Espírita.

Em 14.12.2011.

 

File:Rembrandt Christ in the Storm on the Lake of Galilee.jpg

Óleo sobre tela de Rembrandt (1633). Jesus e a tormenta no Lago da Galiléia

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee.jpg

 

Este obelisco situado no calçadão de Tiberíades mostra o  formato do Lago de Tiberíades, ou Mar da

Galiléia,  ou Lago de Genesaré, ou Lago Kineret, etc,  parecido ao de uma viola ou de uma pera. 

Trata-se de um reservatório natural de água doce formado pelo  Rio Jordão que entra no

 lago a  - 208,80 m  e dele sai a - 213,00m em relação ao nível do Mar Mediterrâneo.

O Rio Jordão nasce no Monte Hermon  e deságua no Mar Morto.

As dimensões máximas do lago são de 19kms de comprimento  por 13 km de largura.

A profundidade varia de 55 a 77m.   Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Pela Bíblia e os Espíritas, Javé não é o Deus Pai Nosso e de Jesus

 

José Reis Chaves

Coluna no diário O TEMPO, de Belo Horizonte

 

       Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém.

         Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro. E assim também pensavam os teólogos do VT e NT. E ainda até hoje, assim pensam muitos judeus e cristãos. É o que davam a entender estes textos: “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo...” (Êxodo 33:11); “Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:31 e 34); e “Eu sou o Senhor” (Levítico 19:37; e 22: 2 e 3). Se se tratasse de Deus mesmo, Javé não teria essa grande preocupação de se identificar como Deus, que não tem nenhuma necessidade.

      Todos os povos têm um espírito protetor especial. É o caso de Javé com o povo hebreu, conforme nos ensina também Kardec. Javé, realmente, sempre se apresentou como sendo um defensor do povo hebreu. E pelas suas características, Ele é um espírito humano imperfeito, pois é ciumento, guerreiro, vingativo e discriminador de pessoas e povos, quando a própria Bíblia afirma que Deus não faz acepção de pessoas.  (Atos 10:34; Romanos 2:11; Deuteronômio 10:17; Gálatas 2:6; e 1 Pedro 1:17). Javé até se arrepende de ter criado o homem. (Gênesis 6:6). E quem se arrepende de ter feito alguma coisa, é porque errou. Ora, Deus é infalível, não erra.  Alguém poderia dizer que, quando esse texto fala que Deus se arrependeu, se trata de uma figura de linguagem, e que ele não pode, pois, ser interpretado literalmente. Mas para o povo judeu antigo assim Javé era visto. E não é que esse povo antropomorfizou Deus, já que Javé era mesmo um espírito humano. Mas parte do cristianismo antropomorfizou Deus, transformando-O em pessoa, e Javé no próprio Deus absoluto, como estamos vendo. O Deus absoluto e verdadeiro é o Pai (e Mãe) de Jesus e de todos nós.

      Moisés que, como vimos, disse ter falado face a face com Deus, mais tarde, corrige esse seu equívoco, falando que Deus lhe teria dito: “... Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Êxodo 33:20). Na verdade, um espírito (anjo) lhe falou em nome de Deus. João, o Evangelista, afirma também: “Ninguém jamais viu a Deus.” (1 João 4:12). E Jesus o confirma, dizendo que ninguém jamais viu a Deus. (João 1:18).

       Como se vê, a Bíblia tem coisas que se divergem entre si, pelo que temos que estudá-la com todos os recursos da ciência e da razão, para que possamos entender corretamente a sua verdadeira mensagem do mundo espiritual para nós, mensagem essa muito importante para nós, a ponto de a chamarmos de divina, pois de fato, ela contém verdades divinas essenciais para nós, isto é, de amor a Deus e ao próximo de modo incondicional. Mas saibamos separar o joio do trigo, pois ela tem ouro, mas tem também cascalho, escrita que foi por homens. “Ontem, a Bíblia dirigia a ciência, hoje é a ciência que a dirige”.

        E conforme Êxodo 15:3, Javé é mesmo um espírito humano: “O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome.”

      PS:

1)     Lançado o livro em quadrinhos “Kardec”, de Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa, Ed. Barba Negra, prefácio de Marcel Souto Maior, autor de “As Vidas de Chico Xavier”.

2)     Viagem ao Egito e Israel com o experiente cicerone espírita Prof.SeverinoCelestino.Contato:rwturismo@rwturismo.com.br. Tel. (11) 3667-3506 (Márcia ou Wanda). 

 (Texto recebido em email de José Reis Chaves, BH)

 

 

 

 

 

 

Autógrafo: "Comece pelo Comecinho" - Martha Rios Guimarães (Marthinha). São Paulo, SP

 

USE REGIONAL SÃO PAULO CONVIDA

 

17 de dezembro de 2011, às 14horas

Sede da USE São Paulo

Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana- São Paulo - SP

 

 

Martinha autografando no dia do lançamento do livro “Comece pelo Comecinho”,  em 3/12/2011

 

 

Sobre a obra:

 

Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho vem preencher uma importante lacuna no trabalho de divulgação da Doutrina Espírita para crianças e jovens e tem como base a experiência de quase duas décadas de trabalho prático pautado na base kardequiana.

 

Nele encontramos informações sobre os objetivos da atividade; os principais envolvidos no processo e o papel de cada um no desenvolvimento da tarefa; recursos didáticos; como estruturar o departamento, elaborar um plano geral de temas e criar aulas atrativas para cada faixa etária; como lidar com as diferenças e integrar o setor à estrutura da instituição. Informações extremamente importantes e úteis para todos os que atuam ou tenham interesse pelo trabalho de Educação Espírita Infantojuvenil.

 

Simples e de leitura agradável, o livro demonstra que, além do preparo adequado, o respeito e o amor ao trabalho e aos educandos são o ponto de partida para um resultado eficaz e com qualidade à altura da grandiosidade da Doutrina Espírita.

 

R$ 20,90 (valor destinado a projetos do Depto. de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira) - Informações/Aquisição: no CE Gabriel Ferreira ou pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.br - 160 páginas.

 

Sobre a autora:

Martha Rios Guimarães (foto), que no meio espírita é carinhosamente conhecida como Marthinha, é natural de São Paulo, capital, onde reside e é ativa trabalhadora do Centro Espírita Gabriel Ferreira e do movimento de unificação (USE SP), desenvolvendo em ambos competente trabalho em variados setores.

 

Formada e pós graduada em Comunicação Social atua profissionalmente nessa área, mas foi por intermédio da Educação Espírita Infantojuvenil que ela deu seus primeiros passos no trabalho doutrinário. Ainda adolescente encarou o desafio de criar um departamento que colocasse a mensagem espírita ao alcance de crianças e jovens e, ao longo de quase duas décadas no setor, desenvolveu um modelo de atividade que, além de atingir o objetivo proposto, valoriza a presença dos mais jovens dentro da instituição e proporciona os benefícios advindos desta prática.

 

Por ter total convicção de que a mensagem espírita disponibilizada ao ser ainda no início de uma nova existência poderá formar seres humanos mais conscientes, solidários, tolerantes e fraternos – características tão necessárias para melhoria do planeta - fez do trabalho espírita em prol dos mais jovens uma grande bandeira.

 

Com base em suas experiências a autora ministra cursos, oficinas, seminários e elabora materiais que já chegaram a diversos pontos do Brasil e até em outros países, sempre evidenciando a necessidade de sermos fiéis à base doutrinária deixada pelo grande Codificador (e pedagogo francês) Allan Kardec.

 

Como Comunicadora, no meio espírita, é a jornalista responsável pelo Dirigente Espírita (publicação da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), articulista e desenvolve outras atividades inerentes a esse setor. Também é expositora e colabora nas áreas de orientação doutrinária, pesquisa, eventos, entre outros.

 

Comece pelo Comecinho – Uma proposta de trabalho para Educação Espírita Infantojuvenil é seu primeiro livro espírita, nascido de sua experiência pessoal. Experiência que foi construída com a participação de inúmeros afetos conquistados ao longo de sua caminhada.

Martinha, na extrema direita, no dia do lançamento com parte do público que esteve presente. 3/12/2011

Martinha com Luiz Fernando Penteado (Pres. USE Reg. SP) e Sidney Batista (Secret. USE Reg. SP - de óculos). 3/12/2011.

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no CEAE Simioni

Ribeirão Preto, SP

 

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare gustavoleopoldodare@gmail.com)

 

 

 

 

 

Palestra sobre Esperanto com Ismael Miranda e Silva

Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

 

Eventos Espíritas programados para a cidade de

Wenceslau Braz, PR

 

Entre os dias 15 e 17 de dezembro o primeiro evento com apresentação do grupo teatral do Diretório da Infância e Juventude de Wenceslau Braz e na seqüência deste dia 15 - Quinta feira, as 20:00h, palestra ‘Pensamentos e Atitudes para Hoje e Sempre, com Leonísio Antônio da Silva do www.boasemana.com.br, de Santo Antônio da Platina-PR.

Na sexta-feira dia 16, a partir das 20h00 acontece a palestra do biopsicólogo e capacitador em Inteligência Emocional, Prof. Luiz Antônio da Silva, com o tema ‘Repensando 2011, Planejando 2012 dentro do Comportamento Cristão’. A partir das 21h00 haverá exibição da primeira parte do filme Nosso Lar, no Espaço de Eventos Conceição Menon.
 
No sábado, 17, a partir das 14h00 haverá atividades de recreação com distribuição de pipoca e algodão doce no Espaço Conceição Menon e apresentação teatral e musical do Diretório e Juventude Espírita do Centro João Batista. As 18h30 a professora Ma rinez Carvalho da Silva Dias ministrará mini-palestra com o tema Universo Infantil.
 
Ainda no sábado, às 19h00 exibição da segunda parte do Filme Nosso Lar, antecedendo a palestra ‘Reflexões Práticas em torno da Realidade no Mundo Espiritual em Nossas Vidas, com o professor universitário Alessandro Kremer, de Castro-PR.
 
O advogado Ronny Carvalho da Silva disse que toda a comunidade ficará feliz com sua participação na 1ª Jornada.

Família Boa Semana lhe deseja... BOA PALESTRA!


Abraços de Gratidão... Esperamos voce lá!

Leonísio Antônio da Silva
msn: leonisioboasemana@boasemana.com.br
VIVO: (43) 9136.3304
TIM: (43) 9961.3329.

(Informações recebidas em email de boasemana@googlegroups.com; em nome de; leonisio@boasemana.com.br)

 

Wenceslau Braz, PR. Praça com Igreja Matriz de São Sebastião. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Encontro com Dr. Donizete A. Pinheiro da Silveira no

C.E. Allan Kardec. Lucélia, SP

 

Donizete Pinheiro

 

É COM MUITA ALEGRIA QUE COMUNICAMOS

AOS COMPANHEIROS DA REGIÃO

OS EVENTOS PROGRAMADOS

PARA O MÊS DE ABRIL DE 2012

 

ENCONTROS COM O DR. DONIZETE PINHEIRO

DA CIDADE DE MARÍLIA – SP.

Dia 21/04/2012 – Sábado – 20:00 horas.

Palestra: “D I F I C U L D A D E S”

Local: Centro Espírita Allan Kardec

Rua João Abílio de Menezes nº 416, centro

Lucélia – SP.

 

Dia 22/4/2012 – domingo – das 09:00 às 13:00 horas.

11ª JORNADA DA CASA ESPÍRITA

Seminário: “UM OLHAR  SOBRE A VERDADE”

(que é um aspecto do seu Livro sobre a Honestidade e que o Dr. Donizete acha mais compatível com o evangelho e a doutrina).

Local: Centro Espírita “Amor, Fé e Caridade.

Rua Japão nº 126

Osvaldo Cruz – SP.

USE REGIONAL DA NOVA ALTA PAULISTA

COORDENADORIA DE EVENTOS

 

(Informações em email de edson-luis silva silva.edsonluis@gmail.com)

 

Saiba mais sobre o escritor e orador espírita Dr. Donizete Pinheiro acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/01/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html

 

 

 

 

 

 

Programação da Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 17/12/11 ás 18h30min

Palestrante: Serginho Grande  (de Araraquara-sp)

Tema: “NATAL COM JESUS” 

 

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo

ATENÇÃO

Nesta Sexta 16/12/1 ás 19h30min Início dos estudos do livro: VOLTEI (de Irmão Jacob, por Chico Xavier)

Sinopse do livro:

Há vida depois da morte? Se a vida continua, para onde vai o Espírito, que sobrevive à morte? Será mais fácil ao espírita enfrentar a situação além-túmulo? Estas e outras questões são tratadas nesta obra de conteúdo revelador. O autor espiritual retorna do mundo maior, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, para esclarecer sobre assuntos diversos, tais como - desligamento do corpo físico; retorno ao mundo espiritual; encontro com os amigos; dificuldade de intercâmbio mediúnico; reajustamento à nova vida. Irmão Jacob alerta os leitores quanto à necessidade do auto-aprimoramento, objetivando o feliz retorno ao mundo espiritual.

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

(Informação repassada em emails por Regina Bachega e  Otavio Cunha)

 

 

 

 

 

 

Marketing da alma

Wellington Balbo – Bauru SP

 

Estavam na aula de evangelização infantil de uma das muitas entidades cristãs de nosso país quando um celular tocou, a pessoa atendeu, a surpresa se instalou. O aparelho pertencia a uma garota de apenas 9 anos. Após a aula ela veio explicar ao coordenador que suplicara ao pai para lhe dar de presente o aparelho celular. É que ela vivia vendo as garotas de sua idade com aparelhos bonitos, com jogos, fotos e toda aquela parafernália que a tecnologia disponibiliza, e quis um também.

A família, mesmo passando por privações básicas, fez loucura para atender o desejo de consumo da garota. Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência, caro leitor.

É complicado quando as coisas se atropelam, é complicado quando a evolução tecnológica e o marketing vêm antes da educação dos seres humanos. Sem a devida informação e educação das pessoas, o marketing nocivo, sem compromisso com a ética, faz a festa, criando climas ilusórios apenas para desovar seu produto nos consumidores, ávidos pela compra. São famosas as frases que enganam um sem número de pessoas :

“ Venha para o mundo de.........”

“................ o sabor do sucesso”

“Beba com moderação”

“Pague tudo em 72 meses com suaves prestações de R$.30,00”

“........ feira, que todo mundo ama”

Vamos então à evolução tecnológica. Foi tão dinâmica e alucinante, que nem tempo dá ao consumidor  de se acostumar com seu “objeto de desejo”, que logo vem outro mais moderno, bonito, portanto, “necessário”. Contudo,  infelizmente, a educação não acompanhou esse ritmo frenético de evolução. O resultado notamos no desfecho da história acima, ou seja, uma total desorganização social, com lamentável deturpação dos valores, com pais fazendo loucuras para mostrar que também podem dar ao filho o “bom e o melhor”. Com o avanço da tecnologia, o marketing faz o papel de criar necessidades. Os mais abastados, naturalmente, conseguem adquirir os bens de consumo, então os menos abastados ficam à margem, apenas admirando através da mídia as “belezas” que o poder aquisitivo traz. Isso cria uma massa de excluídos. Após o lançamento de produtos mais novos, os antigos (mas nem tanto), obviamente têm seus preços reduzidos, e é justamente onde a população menos abastada entre nesse jogo.

Querendo diminuir à força a distância social que os separam das celebridades, não raro cometem loucuras para adquirir bens de consumo, endividam-se, deixam de atender necessidades básicas da família, apenas para saciarem desejos e provarem que também podem ter.

Por isso considero nocivo à sociedade o avanço tecnológico e o marketing não andarem de mãos dadas com a educação das pessoas.

Isso cria uma sociedade desajustada quanto aos verdadeiros valores. Sou infatigavelmente defensor da tecnologia e do marketing,  pois são eles, sem sombras de dúvidas, maravilhas que facilitam a existência, porém, sou principalmente a favor do marketing da alma, em que a intensa divulgação dos valores imorredouros do Espírito mostram a importância de cultivar virtudes que os ladrões não roubam nem os traças corroem. Sabedoria, bondade, compreensão, desprendimento, renuncia, abnegação, são valores que quando conquistados nos permitem transitar por onde quer que estejamos em perene serenidade, sem deixar de atender as necessidades básicas da família para mergulhar em um mar de dívidas e oceanos de complicada resolução.

 

Ficheiro:Anticonsumismo.JPG

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anticonsumismo.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP