Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/02-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

A Morte em Familia

 

 

 

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

 

 

 

1 –O pai permanece em estado vegetativo há vários anos. A família sofre com essa situação, principalmente a mãe. Então, quem estaria pagando por isso: o enfermo ou a família?

                      Todos estão envolvidos em resgate. O pai numa prisão, o corpo. Os familiares, carcereiros no bom sentido, encarregados de dar-lhe assistência. Importante que o façam de boa vontade, com dedicação, sem questionamentos. Assim estarão liberando-se dos comprometimentos do passado e construindo o futuro de bênçãos.

 

2 –   Pouco tempo após a morte do marido, a viúva arranjou um namorado. Familiares do falecido revoltaram-se, considerando esse comportamento uma falta de respeito. Como agir diante de uma situação dessa natureza?

                      Aurélian Scholl (1833-1902), famoso escritor francês, dizia: os matrimônios têm sua lua-de-mel; a viuvez também. A duração de uma lua-de-mel depende da extensão da paixão. A viuvez, como estado de espírito, só é duradoura quando o relacionamento com o cônjuge transcendeu da paixão para o amor, sustentado por legítima afinidade. Se isso não ocorre, é inútil impor prazo para alguém tirar o luto.

 

3 –   O que podem fazer os filhos diante do pai que, com setenta anos, após enviuvar, parece ter assumido uma segunda adolescência, interessado apenas em festas e bailes, bebidas e namoricos?

                      Quando o Espírito não aproveita as oportunidades de edificação da jornada humana, marcando passo no caminho da evolução, a adolescência e a velhice se confundem, em exercício de inconsequência. O adolescente deve ser disciplinado pelos pais. Quanto ao ancião, é esperar que a Vida o faça, senão aqui, no Além, botando juízo em sua cabeça.

 

4 –   Quando um homem desencarna e a viúva casa-se novamente, o morto fica infeliz? Ele vê o que acontece?

                      Depende. Se for alguém compreensivo e amigo, preocupado com o bem-estar da família, certamente há de desejar que a esposa refaça sua vida afetiva com um companheiro que a ajude a enfrentar os desafios da existência. Se for do tipo egoísta e possessivo, vai aborrecer-se e até tentar interferir, causando-lhe embaraços.

 

5 –   Enquanto encarnado ele dizia que voltaria, após a morte, para atormentar a esposa. É possível?

                      Pouco provável que aconteça. Se essa era sua intenção legítima, certamente está fazendo um estágio depurador no umbral, o purgatório para onde são remetidos aqueles que cultivam más intenções.

 

6 –   Sou casada em segundas núpcias. Como ficaremos os três no mundo espiritual?

                      Prevalecerá a união com o cônjuge em relação ao qual teve maior afinidade, desde que ambos não se enrosquem em regiões umbralinas e se habilitem a viver em comunidades saudáveis no Plano Espiritual, tipo Nosso Lar, a cidade no Além descrita por André Luiz no livro homônimo, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

 

7 –   Sempre estarei com meus pais, irmãos, sobrinhos, cunhados, tios? Reencarnaremos juntos?

                      Acima da família humana, transitória, há a família espiritual. A primeira atende às convenções humanas e ao sangue; a segunda atende à afinidade. Membros da família humana que guardem afinidade entre si tenderão a perpetuar seu relacionamento, ajudando-se mutuamente nos caminhos da evolução, em sucessivas reencarnações, ainda que ocorra mudança de posição quanto ao sangue. O pai de hoje poderá ser o irmão ou filho de amanhã… As alternativas são numerosas, sempre atendendo às necessidades de cada grupo.

 

8 –   Mudei de cidade após a morte de meu marido. Será que ele conseguirá encontrar-me?

                      Depende de como foi o relacionamento de ambos no lar. Se tumultuado por desentendimentos e brigas, talvez ele prefira manter distância. Se houve amor e legítimo entendimento, não se preocupe. Ele a encontrará, guiado pela infalível bússola do coração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia de Finados

 

Ismael Gobbo

 

 

Neste 2 de novembro, como soe acontecer todos os anos, vivemos um feriado cuja motivação é  a de se reverenciar os mortos.

A tradição é muito antiga e é o dia onde, em  maior número, as pessoas se dispõem à  visitação das necrópoles.

Nesta ocasião, o Poder Público e também empresas privadas que administram cemitérios,  até mesmo por pressão da comunidade,  buscam  dar mais atenção à conservação de túmulos, promover limpeza, pintura e outras providências reclamadas e que nunca  passam desapercebidas.

Embora não façamos visitas tão freqüentes à necrópole da cidade, vez por outra adentramos ao cemitério para dar uma olhada nos túmulos de parentes, amigos, vultos do movimento espírita e cidadãos que conhecemos.

Sem querer fazer apologia à visitação de cemitérios, temos a lamentar certos descasos que testemunhamos na contemplação de alguns desses locais.

Muitas sepulturas deteriorados, diversas sem vestígio de limpeza e um sem número de outras que não trazem qualquer referência ao ser humano cujo corpo decomposto ali se encontra depositado.

É triste esse abandono  que vale por atestado de falta de cidadania e de respeito àqueles que nos antecederam na viagem de retorno à pátria dos imortais. 

Não devemos perder de vista a indisfarçável agressão ao meio ambiente que é, ou devia ser,  uma preocupação a ser considerada por todos nós.

 

O Espírita e o respeito aos mortos

 

Na nossa maneira de ver os cuidados que acima relatamos devem ser comuns a espíritas, católicos, budistas, evangélicos, judeus,  e a cidadãos de qualquer outra crença ou seita religiosa.

Zelar por aquele espaço é obrigação do particular e do Poder Público.

Como espíritas sabemos perfeitamente que o espírito que animou o corpo, já reduzido a pó e cujos restos se encontram na intimidade de um tumulo, ali não permanece jungido a espera de visitação. Mas isto não significa que a alma desencarnada seja insensível às almas amigas que buscam reverenciá-las ainda que à beira de uma tumba da qual não estão fazendo efetivamente a sua morada.

Certamente, vão se aproximar dos visitantes, recolher as preces sinceras que partem dos corações sensíveis, vão abraçá-las, encorajá-las, chorar juntas, oscularem-se, consolarem-se.

É bem verdade que os estados espirituais não são os mesmos, as reações não são iguais e as vibrações podem não ser das melhores. Mas a lembrança, com certeza,  nunca vai ser pior que o abandono.

Em O Livro dos Espíritos na questão 320 quando Allan Kardec pergunta se os Espíritos se sensibilizam quando lembrados por aqueles que lhe foram caros na Terra respondem: “Muito mais do que podeis supor. Se são felizes, esse fato lhes aumenta a felicidade. Se são desgraçados, serve-lhes de lenitivo”.

Nas perguntas seguintes sobre o tema aduzem os espíritos:

“Os espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que na Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer.” (Q. 321).

“Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Porém, cada Espírito vai lá somente pelos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes.” (Q. 321-a)

“Aí comparecem sob a forma que tinham quando encarnados”. (Q. 321-b)

Na questão 322 Allan Kardec questiona como se comportam aqueles esquecidos, cujos túmulos ninguém vai visitar, e se experimentam algum pesar por verem que nenhum amigo se lembra dele, ao que os espíritos respondem:

“Que lhes importa a Terra? Só pelo coração nos achamos a ela presos. Desde que ai ninguém mais lhe vota afeição, nada mais prende a esse planeta o Espírito, que tem para si o Universo inteiro.”

Prosseguindo até a questão 329 de O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec ouve os espíritos sobre a Comemoração dos Mortos e Funerais, chegamos à conclusão de que devemos respeitar aqueles que ainda tem esse costume, as vezes muito freqüentes, aproveitando o ensejo,  quando possível, para falar-lhes respeitosamente sobre a imortalidade da alma, sobre a proximidade dos desencarnados com os que aqui permanecem e sobre a possibilidade concreta de ajudarem-se  mutuamente.

Ressaltar sobre o valor da prece que deve ser exercitada em beneficio dos desencarnados, não exclusivamente em cemitérios, mas no nosso dia a dia através do pensamento de gratidão adornado por gestos altruístas que lhes possam agradar.

O que queremos dizer nestas singelas palavras é que não devemos desmerecer aqueles que ainda precisam dessa manifestação exterior como forma de validar ou de materializar esse sentimento de apreço e gratidão àqueles que já partiram e que em seus corações deixaram a marca indelével da saudade.

Embora no meio espírita seja prática quotidiana orar por encarnados e desencarnados,  respeitemos esse costume que enseja a aproximação entre aqueles que se amam nas duas humanidades que se entrelaçam.

 

A divulgação espírita nos cemitérios

 

Algumas entidades e órgãos espíritas aproveitam o Dia de Finados para fazer distribuição de mensagens espíritas nas portas dos cemitérios.

Um dos pioneiros nesse forma de divulgação foi Cairbar Schutel que fazia questão de se deixar fotografar junto das sepulturas para atestar sua convicção na imortalidade da alma.

 

 

Cairbar Schutel com companheiros espíritas distribuindo mensagens no cemitério de Matão, SP

Foto: O Clarim

 

Túmulo de Allan Kardec no Pére Lachaise – o mais visitado

 

O Cemitério Pére Lachaise, na cidade de Paris, França, é considerado um dos principais do mundo. Ali os visitantes podem adquirir um guia turístico do cemitério e sair descobrindo as sepulturas dos famosos ali inumados. Os espíritas que visitam aquela necrópole tem como uma das metas conhecer o tumulo do codificador do Espiritismo Allan Kardec. Também no Pére Lachaise estão as sepulturas dos vultos espíritas  Gabriel Delanne e Pierre-Gaëtan Leymarie.

 

Turista orando no sempre florido túmulo de Allan Kardec.

Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Túmulo de Jesus

 

Embora incerto o local da sepultura de Jesus dois locais reivindicam essa possibilidade. Um deles se encontra no interior da  Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Dentro de uma pequena capela se encontra um singelo sarcófago de mármore branco que simbolicamente representa o túmulo do Mestre. 

 

O outro local se situa num belo jardim chamado “Jardim da Tumba”, fora das muralhas de Jerusalém, pouco acima da Porta de Damasco. Ali, um túmulo escavado na rocha, possivelmente do século I, é  associado àquele de propriedade de José de Arimatéia, cedido para que Jesus fosse sepultado.

 

Visitantes adentram a pequena capela no interior da

Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém,  para ver o simbólico túmulo de Jesus

Foto Ismael Gobbo  

 

Jardim da Tumba. O túmulo ao fundo é divulgado como sendo o de Jesus. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Este local junto ao Jardim da Tumba é divulgado como sendo o Gólgota, ou Monte da Caveira. Jerusalém, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

File:AscensionofChrist2.jpg

 

Óleo sobre tela representando a Ascensão de Cristo.  Garofalo (1520)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:AscensionofChrist2.jpg

 

 

 

 

 

 

Divaldo o Arauto do Espiritismo

 

Viajando pelo mundo afora, como embaixador itinerante e divulgador da doutrina Espírita, Divaldo tornou-se o Paulo de Tarso do espiritismo. Suas palestras, seminários e principalmente sua obra psicografada, através dos Espíritos Joana de Angelis, Bezerra de Menezes e outros, representa um imensurável cabedal de conhecimento e orientação para os intermediários do plano Espiritual (médiuns, dialogadores, entrevistadores), como também, para os especialistas das mais diversas áreas, principalmente para pesquisadores, psicólogos, sociólogos, médicos, terapeutas e, educadores.

Além disso, nosso irmão é um modelo de humildade para todos nós, exemplificando o espiritismo através de suas obras de caridade, fruto de seu trabalho, hoje, exclusivo para o espiritismo. Assim, seu manancial intelectual e a Mansão do Caminho, é uma referência de como “dar de graça o que de graça recebemos” e, de praticar a caridade, objetivo fundamental do espiritismo e, ferramenta evolutiva para nosso progresso intelectual e moral.  

Campinas, 24 de Outubro de 2011.

Henri Barreto

 

 

Foto do jovem  conferencista Divaldo Pereira Franco em data  não identificada

Colaboração de Leopoldo Zanardi e Rafael A. Franqueira (Bauru, SP)

 

 

 

 

 

 

 

Programação da Spiritist Society of Baltimore

Baltimore, EUA

 


SSB logo

 

Join us and deepen your understanding of Spiritism!

 

 

Haroldo at SSB

 

12-Step Program on Christ Conscious Feelings

 

 12-steps

TRUE THERAPY FOR THE SOUL!

BASED ON THE SPIRIT MESSAGES IN

THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM.

 

 

Study the unprecedented book

Evolution in Two Worlds and get inspired!

 

 

SPIRITIST SOCIETY OF BALTIMORE

22 W Padonia Rd.- Padonia Plaza

Suites B-317/321

Timonium , MD 21093

 

 

 

 

(Informação recebida em emails de  Spiritist Society of Baltimore ssb@ssbaltimore.org e de Fernanda Marinho, Alemanha)

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Suely Caldas Schubert

Chuy, Uruguai

 

TEXTO: PAULO SALERNO

 

A notável expositora e escritora Suely Caldas Schubert, dando continuidade ao seu trabalho doutrinário, e atendendo convite dos espíritas da Fronteira com o amável Uruguai, proferiu palestra na cidade de Chuy/Uruguai. O local do evento foi a Casa de la Cultura Juan Carlos Barrios, literalmente lotada, com inúmeras pessoas assistindo, de pé, o tema Influência dos Espíritos em nossa vida.

Como ocorrem as influências; a Lei de Atração; a sintonia mental; o pensamento; o controle das influências espirituais; foram temas judiciosamente abordados e explana dos por Suely, que com sua verve inspirada a todos cativou. O tempo transcorria, a atenção se mantinha expectante, o público inebriado sorvia cada palavra proferida, cada gesto praticado. Ao finalizar seu belo trabalho, Suely foi aplaudidíssima, de pé. Recebeu através de inúmeros cumprimentos, abraços, apertos de mão o reconhecimento, o agradecimento e a gratidão dos espíritas uruguaios e brasileiros residentes na faixa de fronteira.

Abraço-Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos em email de Paulo Moehlecke)

Suely durante sua fala e público

Suely, sentada, sendo apresentada

Suely e público

Suely Caldas Schubert

 

 

 

 

 

Palestra na Instituição Beneficente Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

 

A INSTITUIÇÃO BENEFICENTE

" FRATERNIDADE ESPÍRITA GINA " 

convida

 

Palestra em 05 de Novembro de 2011

Sábado 19h30

 

TEMA

 

"BEM AVENTURADOS OS QUE TEM PURO O CORAÇÃO"   A APARÊNCIA E A ESSÊNCIA CRISTÃ.

 

 

 

ELIANA DOS SANTOS

 

 

Eliana dos Santos é pedagoga e presidente fundadora da AMIC- Associação Amigos da Criança.

 

A instituição foi fundada em 1990 e desde então desenvolve um amplo trabalho de combate à fome e a inclusão social no 2º maior assentamento da América Latina (Parque Oziel/Monte Cristo - Campinas/SP).

 

Projeto que nasceu a partir do encontro e da amizade de Eliana dos Santos com Chico Xavier. Guiada pelas palavras e exemplos de amor do médium, Eliana consolidou sua dedicação aos trabalhos sociais na cidade de Campinas.

 

Um fato do cotidiano serviu de incentivo para o surgimento desse trabalho voltado a população carente. A professora Eliana dos Santos lecionando em uma escola da rede pública da periferia de Campinas assistiu uma de suas alunas perder os sentidos durante a aula por desnutrição e fome.Para conhecer as muitas ações sociais realizadas pela AMIC acesse o site: www.amic.org.br

 

Além dos inúmeros projetos sociais da AMIC, dirige  os trabalhos espirituais da Casa de Oração Fé e Amor , Eliana dos Santos tem se dedicado ao longo desses anos a divulgação da doutrina espírita realizando palestras em diversos centros espíritas e também por meio da publicação de obras espíritas inspiradas pelos bons espíritos através da psicofonia e da psicografia.

 

 

 

endereço

 

RUA MAURO, 76 - SAÚDE

a sua presença é muito importante para nós.

 

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro regina.ribeiro@ergon.med.br)

 

 

 

 

 

Palestra com Dr. Carlos Roberto de Souza vai abordar a

Glândula Pineal. Dublin, Irlanda

 

Dear Friends,

We have an amazing upcoming event: a special talk about Pineal Gland - The seat of our soul!

 

We have just few seats available!!!!

Dr. Carlos is a
renowned Brazilian doctor specialized in anesthesiology with a Masters in Labour Medicine and Acupuncture. He is founder and president of the Brazilian Spiritist - Medical association of Campina Grande Brazil.
He will deliver an unmissable speech about the Pineal Gland in Portuguese
simultaneously translated into English.



When? - 02nd of November (Wednesday) at 7.15pm
Where? - The Lantern Center, 17 Synge Street, Dublin 8, Off Camden St - City Center (map attached)

Book you place now as we can comfortably hold just 70 people

bookwhen.com/yu632

See you all there!

Regards,

Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

 

 

 

 

 

Semana Espírita de

Muzambinho, MG

 

 

(Informação recebida em email de cido ciderica@sulminet.com.br)

Muzambinho. Foto do site da Prefeitura Municipal

 

 

 

 

 

Seminários e Palestras Espíritas com José Reis Chaves

Jales, São Francisco, Auriflama

(Informações recebidas em email de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

 

 

36ª. Feira do Livro Espírita de

Santo André, SP

 

 

(Informações em email de Regina Bachega e Ademir Mendes)

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Esperamos você para nosso  ALMOÇO DA MAMMA, massas deliciosas preparadas especialmente para nossos convidados!!! Dia 20/11/2011 - Domingo - das 12 às 15hs. Convites e informações na Secretaria.

 

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

01/11/11

20h

 

CILENE

 

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPIRITO

04/11/11

20h

 

ROGÉRIO

 

PEDI E OBTEREIS

05/11/11

sáb

09h

 

EDILSON

 

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS E PACIFICOS

05/11/11

sáb

15h

 

WILLIAM

 

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

08/11/11

20h

 

PEDRO NUNES

 

AMAR O PRÓXIMO COM A SI MESMO


AVISOS

 Participem de nossa MOCIDADE todos os sábados às 17hs. 

 

Nossa Assistência Social conta com a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis e enxoval de recem nascidos.

 

Neste Natal Faça uma Criança Feliz!!! As cartinhas já estão a disposição na Secretaria.


--

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

 

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informação recebida em email de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com)

 

 

22ª. Noite Italiana em prol do Hospital Neurológico Ritinha Prates

Araçatuba, SP

 

 

Faltam 05 DIAS para o GRANDE MOMENTO.

 

Dia 05 DE NOVEMBRO DE 2011

 

22ª NOITE ITALIANA

em prol do Hospital Neurológico Ritinha Prates

 

Buffet ZENILDA MAGALHÃES

 

Banda BABILÔNIA, direto de São Carlos – SP

 

QUARTA AVENIDA em Araçatuba

 

A partir das 21 HORAS

 

ALEGRIA e DIVERSÃO, reunidos em um único lugar

 

CONVITE INDIVIDUAL: R$ 60,00

Parcelado em 3 vezes no cartão – VISA e  MASTER CARD
ACOMODAÇÕES: mesas de 6 e 8 lugares


GARANTA JÁ O SEU CONVITE E PARTICIPE DESTE GRANDE EVENTO.

 

 

 

 

Atenciosamente;
 
Leonardo Pereira
Assessor de Comunicação
Coordenador Nota Fiscal Paulista
Hospital Neurológico Ritinha Prates
Site: www.ritinhaprates.org.br
Msn: leomontesquie@yahoo.com.br
E-mail: imprensa@ritinhaprates.org.br
Skype: hrp.comunicacao.leonardo
 
Tel.: (18) 3117-3627
Ramal: 3657 / 3659 /3660

 

Cel.: (18) 9133-5972
        (18) 8136-6334
        (18) 9749-9152

(Informações recebidas em email de Eventos eventos@ritinhaprates.org.br)

 

 

Leia a 19ª. Edição do Jornal de Estudos Psicológicos

Acesse:

http://www.spiritistps.org/br/jornal-de-estudos-psicologicos/

 

Querido(a)s Irmão(ã)s,

Compartilhamos com todos, em anexo, a 19° Edição do Jornal de Estudos Psicológicos, nas traduções abaixo. Os mesmos também podem ser acessados na nossa website www.spiritisps.org – (Jornal) ou na parte em inglês (Journal).

· Português

· Inglês

· Alemão

· Espanhol

· Italiano

· Francês

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para o evento com Ercilia Zilli, do Brasil, conforme pôster convite anexo(O Espírito em Terapia).

Votos de Muita Paz.

The Spiritist Psychological Society

Registered Company 07280490

Registered Charity 1137238

www.spiritistps.org

Evanise M Zwirtes

Please consider the environment before printing this email

This communication contains information from The Spiritist Psychological Society that may be confidential. Except for personal use by the intended recipient, or as expressly authorized by the sender, any person who receives this information is prohibited from disclosing, copying, distributing, and/or using it. If you have received this communication in error, please immediately delete it, and promptly notify the sender. Nothing in this communication is intended to operate as an electronic signature under applicable law.

 

 

 

Relembrando Doutrinas da Teologia Dogmática sobre Jesus

         Todos nós estamos em evolução sempiterna em direção ao nosso Deus Pai e Mãe, do qual procedemos e para o qual, um dia, todos nós retornaremos, pois Deus não faz acepção de pessoas e não dá, pois,  nó cego em sua criação!

      Qualquer crença que seja a sua, você pode estar mais próximo de Deus do que eu. E eu não viso fazer literatura com esta coluna. Preocupo-me apenas com a sua correção, clareza e com o seu espaço em O TEMPO, que tem que ser milimetricamente respeitado. Para que complicar mais ainda para o povo os difíceis assuntos filosófico-teológico-bíblicos?

     Quando o Concílio Ecumênico de Nicéia (325) decretou que Jesus é também Deus, o que é contra o seu próprio ensino, pois Ele sempre se declarou apenas Filho de Deus, a Teologia Cristã começou a entrar em crise, da qual não sairá, enquanto não a reformar. Como não se podia negar que Jesus é um ser humano, o arcebispo e teólogo sírio Nestório, patriarca de Constantinopla, concluiu que Jesus tinha duas pessoas, uma divina e outra humana. Mas o Concílio Ecumênico de Éfeso (431) decretou o dogma de que Jesus só tem uma Pessoa, a Divina, criando também o dogma da “Santa Maria Mãe de Deus” (“Theotokos”), acrescentado à Ave Maria bíblica do Anjo Gabriel. E esse concílio condenou também Pelágio, e instituiu o Dogma do Pecado Original.

      Já o teólogo grego Eutiques defendeu a doutrina de que, se Jesus tem só a Pessoa Divina, Ele só tem também uma natureza, a Divina (Monofisismo). Mas o Concílio Ecumênico de Calcedônia (451) decidiu que Jesus tem duas naturezas: uma Divina e outra Humana.

     Os Dogmas do Espírito Santo e da Santíssima Trindade já haviam sido declarados no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Mas foi santo Agostinho que os incrementou para o Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), quando também foi condenada a preexistência do espírito com relação à concepção, o que é contrário à Bíblia (Jeremias 1:5; e Sabedoria 8:19-20), e  com o que, automaticamente, foi condenada a reencarnação. Mas por ter sido esse concílio muito tumultuado e não apoiado pelo Papa Virgílio, há teólogos que consideram inválida a condenação da reencarnação. (Mais detalhes em meu livro: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, 8a Edição, Ed. EBM, SP).

     Cerca de oito séculos depois, essas doutrinas polêmicas ainda incomodavam os teólogos, como ainda vão incomodá-los até que elas sejam retificadas. E assim foi decretado o Dogma do “Filioque” (“e do Filho”) pelo Concílio Ecumênico de Lion (1274), França, que dá mais importância à divinização de Jesus, ensinando que o Espírito Santo procede não só do Pai, mas também do Filho. Já a Igreja Católica Ortodoxa Oriental, que não aceita o “Filioque”, ensina que Jesus e o Espírito Santo procedem do Pai. Essa Igreja Oriental é separada da Igreja Romana desde 1054 por questões doutrinárias e políticas.

     Muitos que me honram com sua leitura, nunca ouviram padres e pastores falarem nesses assuntos. E isso tem uma explicação: Eles mesmos não creem neles, deixando-os cair no esvaziamento.

     É que já se foi a época do “Creio porque é absurdo”, de Tertuliano, Doutor da Igreja, mas condenado também por sua heresia montanista!

     PS:

     1) Parabéns ao meu ex-professor, o escritor e padre Redentorista João Batista Boaventura Leite, por seus 60 anos de sacerdote.

     2) Em 6-11-2011, às 16h:15, estarei novamente no Programa Transição, em cadeia nacional da Rede TV, apresentação de Antônio Coelho Filho.

 

             Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  contato@editorachicoxavier.com.br    e o telefone: 0800-283-7147.

      Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Murilo Badaró (Presidente da Academia Mineira de Letras), Robson Damasceno Reis, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão e outros.

(Informação recebida em email de Márcia lebourg lebourgmarcia1@gmail.com)

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP