Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 08 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/08-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

NOTA

PROBLEMAS COM ENVIO DE EMAILS

Tivemos e ainda estamos tendo problemas com o sistema de envio de emails. Pedimos desculpas mas são situações completamente alheias à nossa vontade. Fazemos tudo a tempo e hora mas nos esbarramos com a dificuldade no momento de efetivamente enviar. Temos esperanças de normalizar o quanto antes. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Boa Nova

 

Do livro: Luz do Mundo

Divaldo Pereira Franco (médium)

Amélia Rodrigues (Espírito)

 

A historia da Boa Nova é a epopéia do homem atormentado, buscando as fontes inexauríveis da Divina Misericórdia e recebendo a linfa refrescante da paz, que vem sorvendo lentamente através dos dois últimos milênios.

Por enquanto, condicionado às circunstâncias da própria necessidade, não tem sabido valer-se do gral asseado da abnegação e a toma em vasilhames impregnados de sujidades que impedem a absorção total e lenificadora do refrigério de que se faz instrumento.

Seguindo Jesus, o Amigo Excelente, não tem sabido o homem abandonar a estreiteza das limitações ideológicas em torno das quais circunvaga, para buscar horizontes ilimitados da solidariedade onde se pode realizar e adquirir plenitude.

Asfixiado pela volúpia dos gozos imediatos, e suserano das paixões, reluta no momento de abdicar as velhas acomodações derrotistas, plasmando o esforço nobre da sublimação dos ideais.

Confundido pelas ideologias estranhas de classes e nações, padronizando direitos e deveres conforme os preconceitos que vitaliza estoicamente, aferra-se ao mundo, conquanto o conhecimento comprove a invalidade da estrutura das chamadas realidades objetivas.

Por isso, amargura-se, demorando, lamentavelmente, vinculado aos hábitos anestesiantes nos quais se amolenta e envilece, surpreendendo-se com a morte e desesperando-se, odiando o sofrimento e fomentando-o, fugindo ao medo e espalhando-, experimentando a própria alucinação, justificando-o.

No entanto, a Boa Nova, em sua epopéia, representa a história do homem atormentado que bate às portas dos céus, ansiosamente, e recebe a resposta da esperança e do amor, atendendo-o generosamente.

Por toda parte, a figura do Singular Galileu era um raio de luz na noite dos apelos humanos, clareando por dentro as necessidades gerais.

Combatido a Seu tempo, não é aceito hoje, ainda pela falsa cultura que entroniza o crime e desdenha a honra, arrazoando contra o amor, por meio de despeito azedo, por identificar na vitória que os desconsiderados pelo mundo conseguem em si mesmos, como sendo Sua derrota ante o malogro das suas aspirações.

... E a epopéia do Cristo canta com toda a pujança.

Ai está no dia-a-dia a representação das vidas que a Sua vida levantou. Repontam em abundância as existências que Ele soergueu, e no incessante renascer das mesmas aflições, como reflorescimento das velhas árvores da angústia, parecem aguardar o Jardineiro doutrora...

Aqui estão embrulhadas na dor as aflitas mães viúvas em evocação à de Naim, rogando ajuda com as almas em frangalhos, desesperançadas; vestidas de ilusão, derrapando na ociosidade alucinada, virgens loucas desfilam em contínuo cortejo de insensatez, esquecidas da responsabilidade, embriagando-se para logo tombarem sonolentas nos resvaladouros do erro, perdendo os noivos, quando chegam; Os onzenários que preferem a algaravia cambial e o sonido expressivo dos valores que perseguem, em detrimento da jóia de alto preço, que merece adquirida com o resultado arrecadado pela venda de todas as pequenas jóias, porque estão desatentos perdem a mais preciosa: a paz interior; interrogantes, os príncipes da ciência e da filosofia, indagando e indagando sempre, sem reflexionar, fixados aos compêndios tradicionais e aos conceitos dúbios a que se aferram, são surpreendidos pela desencarnação para constatarem, arrependidos, tardiamente...

Rareiam os novos centuriões cuja fé rutila nos olhos e clareia por dentro, prosternando-se ante Ele para esperar a cura do servo e consegui-la, ou da mulher siro-fenícia cujo ardor deu-lhe intrepidez para tocar-Lhe as vestes e arrancar-Lhe “a virtude” da saúde; ou da obsidiada de Magdala que rompeu em definitivo a noite interior para que a Sua luz a incendiasse por dentro, haurindo n´Ele o combustível que a manteria em claridade contínua até a vitória final.

Ele, no entanto, continua esperando.

Sua voz utiliza para ensinar a singeleza de um grão de mostarda, de redes a secarem ao sol, de peixes e varas verdes, de uma figueira brava, de talentos, de pérolas, de fermento, conhecidas de todos essas expressões, arrancadas da experiência diária de cada um, como lição sempre nova, abrindo clareiras de sabedoria na floresta dos conceitos complexos e inexpressivos que não conduzem a mente atormentada a lugar nenhum.

A Boa Nova ressuma esperança, pois é a história do homem angustiado, batendo, e Jesus respondendo, em forma de socorro lenificador incessante, como a dádiva de Deus para a libertação do ser.

 

 

No alto a cidade de Nazaré vista do Monte Tabor. Cenário da Galiléia percorrido por  Jesus. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Presidente da FEB no Congresso Nacional de Espiritismo

Maia, Portugal

A Federação Espírita Portuguesa promoveu o VIII Congresso Nacional de Espiritismo, nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Maia. Tendo como tema central “A Nova Era. São chegados os tempos”, proferiram palestras: Divaldo Pereira Franco e José Raul Teixeira e dezenas de expositores portugueses. O presidente da FEB e secretário geral do CEI Nestor João Masotti compareceu ao evento e atuou na reunião concomitante da Coordenadoria da Europa do Conselho Espírita Internacional. Preliminarmente, entre os dias 22 e 27 de outubro foi desenvolvido o II Curso de Capacitação para Trabalhadores para a Região Sul, no Algarve, com atuação de Marta Antunes de Moura e Rute Salgado, da Área de Mediunidade da FEB. Informações: fep.informa@feportuguesa.pt

Mesa dos trabalhos

Congresso Nacional de Espiritismo, Maia, Portugal. O presidentes da FEB e da FEP

 

 

 

 

 

 

Registro. 4o. Congresso Alemão de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bonn-Röttgen, Alemanha

 

 

Em 22 e 23 de outubro de 2011 realizou-se Bonn-Röttgen, Alemanha, na Andreas Hermes Akademie, o 4o. Congresso Alemão de Medicina da Alma, promovido pela AME-Internacional (Associação dos Médicos Espíritas Internacional) e organizado pelo Grupo Espírita Alemão ALKASTAR e.V.( Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec),  .

 

O evento recebeu um público de cerca de 140 pessoas e, para a sua realização, contou com a ajuda de inúmeros  Grupo Espíritas da Alemanha e da Suíça.

 

O tema central do congresso foi “A importância do tratamento espiritual em Cooperação com a medicina tradicional para o paciente que sofre de distúrbios psíquicos.”

 

Dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Brasil e da AME-Internacional esteve

presente com mais 4 colegas brasileiros, Profa. Dra. Irvênia Di Santis Prada, Dr. Jaider Rodrigues de Paulo, Dr. Gilson Roberto e Dr. Giancarlo Lucchetti. A AME-Suíça esteve representada pela sua presidente Dra. Nelly Berchtold.

 

Os seguintes tópicos foram abordados:

Ø Dra. Marlene Nobre =  o tratamento espiritual através dos Passes.

Ø Professora Irvênia Di Santis Prada = a Integração Cérebro-Espírito-Citoplasma.

Ø Dr. Jaider de Paulo, psiquiatra =  a rotina no Hospital Espírita André Luiz;   a síndrome do Pânico e suas possíveis causas em vidas passadas.

Ø Dr. Gilson Roberto, psicólogo = o trabalho do Hospital Espírita de Porto Alegre e a aplicação de tratamentos espirituais para pacientes psiquiátricos; a Obsessão e sua influência na saúde mental.

Ø  Dr. Giancarlo Lucchetti = dados de pesquisas sobre os Hospitais Espíritas brasileiros e a importância da integração entre a psiquiatria convencional e as terapias espirituais.

Ø Prof. Dr. Walter van Laack, médico ortopedista = apresentou seu trabalho sobre a Vida Eterna comprovada pelas Leis Universais.

Ø Médico inglês Dr. Harry Oldfield  = apresentou sua pesquisa com seu PIP-System (Polycontrast Interferenz Photographie), buscando fazer visível outras dimensões de nossa Realidade.

Ø Psiquiatra alemão Dr. Wolf Müller = a história da Psiquiatria na Alemanha. Palestra essa que muito impressionou os ouvintes por seu conteúdo corajoso e dramático.

Ø Dagobert Göbel, engenheiro =  o tratamento espiritual como trabalho cooperativo para casos de Obsessão sob o aspecto da psicobiofísica.

 

Os momentos musicais alegraram e emocionaram a plateia, tendo sido oferecidos pelos pianistas Andrea Botelho e Flávio Benedito, e pelos barítonos Maurício Virgens e Warren Richardson. A prece de abertura foi a Ave Maria cantada por Maurício Virgens e a de encerramento Amazing Grace cantada por Warren Richards.

 

Vale ressaltar que a equipe da organização do Congresso, composta por membros de diversos Grupos Espíritas, trabalhou num clima de muita cordialidade e alegria.

 

Nos dois dias de atividades, uma banca de livros estava a disposição dos participantes, sendo que muitos livros de Kardec foram vendidos, especialmente "O Evangelho segundo o Espiritismo" , "O Livro dos Médiuns" e "O Céu e o Inferno", todos em alemão. Os livros de Dra. Marlene Nobre também foram muito vendidos, principalmente os lançamentos : "Não  será em

2012" e Á Luz do Eterno Recomeço", em português, assim como os livros do Prof. Walter van Laack , em alemão e em inglês.

 

O ambiente primou pela harmonia e fraternidade, e notou-se que os temas dos

palestrantes complementaram-se perfeitamente, o que facilitou bastante a compreensão do assunto por parte do público, tendo-se atingido o objetivo de

conscientizar os terapeutas e médicos alemães sobre a possibilidade de integrar-se cooperativamente o tratamento espiritual para pacientes psiquiátricos.

 

Dra. Marlene Nobre encerrou o evento com palavras que muito emocionaram, a plateia.

 

O evento foi gravado e os DVDs encontram-se à disposição pela firma AVRecord - www.avrecord.de

 

 

Claudia Werdine

Colaboração: Fernanda Marinho

 

Dra. Marlene Nobre

Dagobert Gobel

Dr. Gilson Roberto

 

Dr. Harry Oldfield

Dra. Irvenia Prada

Dr. Jaider de Paulo

Dr. Wolf Muller

Mesa com conferencistas do Congresso

NO PROXIMO EMAIL ENVIAREMOS OUTRAS FOTOS

 

 

 

 

 

 

5º. Encontro do Espiritismo com o Direito

Itabuna, BA

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

 

Registro.O Filme dos Espíritos

Araçatuba, SP

 

Assistimos na tarde deste domingo, no Cine Araujo, em Araçatuba, “O Filme dos Espíritos”.  Filas longas e sala repleta para assistir ao filme que homenageia a obra básica da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Colhi as impressões dos que assistiram e todos foram unânimes em atestar a excelência da película. Temos que considerar a competência dos diretores André Marouço e Michel Dubret  que conseguiram agregar vários curtas metragens num único filme. Na platéia a historiadora e amiga Ângela Inês Liberatti Aliandro Barros,   mãe de uma das atrizes  do filme,  a jovem talentosa Paula Liberatti.

 

Texto e fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª. Mostra de Cinema e Vídeo Espírita

Goiânia, GO

 

 

(Informação em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

 

Palestras com José Passini

Itapira e Conchal, SP

José Passini

Imagem: Internet (A Era do Espírito)

PALESTRAS ESPÍRITA:

JOSÉ PASSINI, da cidade de Juiz de Fora-MG

08/novembro/2011 - terça-feira - às 19 hs

Tema: “DESTINO DA ALMA APÓS A MORTE”  

Local:          CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Rua Teresa Lera Paoletti, 348,  Jardim Bela Vista -  Itapira-SP

 Informações: Otávio Cunha(19) 3862-5682, 9276-0247

09/novembro/2011 - quarta-feira - às 20 hs

Tema: “A REENCARNAÇÃO NA VISÃO ESPÍRITA”  

Local:          CENTRO ESPÍRITA “ALLAN KARDEC”

R Maria C Corte, 233,  Jardim Peris -  Conchal-SP

 Informações: Paulo Witter (19) 3866-2759, 9839-0873

 

(Informações em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Fórum Caminhos- O Espírito da Ciência

Ribeirão Preto, SP

 

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare gustavoleopoldodare@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert

Canoas, RS

 

TEXTO PAULO SALERNO

Espiritismo, um novo entendimento a cerca de Deus foi o tema desenvolvido por Suely Caldas Schubert em Capão da Canoa /RS. O evento foi realizado no Centro de Cultura Érico Veríssimo. A conferência de Suely foi a primeira atividade pública, espírita, realizada em Capão da Canoa , fora de uma instituição espírita e destinada ao público em geral. Protagonista deste pioneirismo, Suely falou, em síntese, a cerca de Deus, acrescentando que o finito não pode explicar, compreender o infinito. Discorreu sobre Deus na visão espírita, os atributos da Divindade, a Lei Natural, a providência divina, a Lei de Amor. Em suma, Suely apresentou uma outra compreensão, ou percepção sobre Deus, sentindo-O tanto quanto possível.

Abraço-Jorge Moehlecke

(Informações e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra espírita musicada com Wanyr Caccia

Birigui, SP

 

''PALESTRA MUSICA COM WANYR CACCIA''

 EM BIRIGUI

 CENTRO ESPÍRITA RAYMUNDO MARIANO DIAS

DIA 11 NOVEMBRO 2011 - ÀS 20:00

RUA BANDEIRANTES 183

 

(Informação em email de Vera Lucia  Filgueira)

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Wanyr Caccia

Novembro 2011

 

(Informação recebida em email de Wanyr Caccia)

 

 

 

 

 

 

Palestra com Spério Faccioni no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

Dia 8 de novembro - terça-feira as 19h30 palestra com Spério Faccioni e

 

Harmonização musical com Chaves da Luz

               

 Centro Espírita Chico Xavier - Guarulhos

 

Rua Geraldo Marques, 62 - Altos - Guarulhos - fone 8858 0314

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

 

 

 

 

 

 

Teatro: Aconteceu na Casa Espírita

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Sarau Espírita A Arte a Caminho da Luz

Marilia, SP

 

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

 

 

7º. Encontro da Família Espírita de

Promissão, SP

 

Olá meus amigos!

Temos a alegria de convida-los a participarem de uma linda festa, a 7ª edição do Encontro da Família espírita em Promissão.

Será nos dias 19 de Novembro, sábado às 20:00

Palestra com: Jamiro dos Santos Filho de Araguari - MG

Musical com: Sergio Santos e Marlene de Uberaba - MG

Dia 20 de Novembro, domingo das 8:00 às 12:00 mini seminário também com o Jamiro cujo tema será a família e seus desafios, e as apresentações musicais com o Sergio e esposa Marlene.

Encerraremos com almoço. (necessário confirmar presença p/ o almoço)

Nossos corações estão em festa, e esta festa será ainda melhor com a sua presença vibrante em alegrias e amor.

 Nesta nova fase do VII EFEP o evento acontecerá nas dependências do Núcleo Espírita Chico Xavier, Rua D. Pedro II, 325, jardim Mariluz - Promissão.

 

No próximo ano o VIII EFEP será sediado e organizado por uma das Casas que compõe o Movimento Espírita Promissense, são elas:

 

União Espírita de Promissão

Av. Rio Grande, 224 - Centro

Atual presidente - Luiz Zonette

 

CEFEC - Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade

Av. Julio Prestes - 1338 - 

Atual presidente - Maurício Macedo

 

Lar da Esperança

Av. Zemenhof, 333 - Jardim América -

Atual presidente - Dênis Cunha

 

Núcleo Espírita Chico Xavier

Rua. D. Pedro II, 325 - Jardim Mariluz

Atual presidente - Suely Consoli 

 

Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes

Rua São Carlos, 163 - Jardim São João

Atual Presidente - Joana Luiza da Silva 

 

Nos reencontraremos lá,

Grande abraço e muita paz.

Nice

 

(Informação em email de Iraci Gava)

 

 

 

 

 

 

 

39ª. Semana Espírita de

Alagoinhas, BA

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

 

 

Palestra Amor Exigente no Centro Espírita Joana D’Arc

Serra Negra,  SP

 

PALESTRA –  AMOR EXIGENTE

TEMA: PREVENIR PARA QUE COISAS RUINS NÃO ACONTEÇAM

COM PADRE HAROLDO RAHM  e  MARA SILVIA CARVALHO DE MENEZES

(respectivamente fundador e coordenadora do Movimento Amor Exigente no Brasil)

dia 17 de novembro de 2011 (quinta-feira)  às 20h00

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA JOANA D’ARC

RUA ALLAN KARDEC, 53 -  SERRA NEGRA - SP

 

O Amor Exigente é uma organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, mantida por voluntários.

Fundado nos Estados Unidos, o movimento foi trazido para o Brasil pelo padre Harold Rahm em 1984 - e que hoje está presente em todo Brasil, Argentina e Uruguai trabalhando a prevenção e apoio às famílias.

O Amor Exigente é um grupo ecumênico de ajuda mútua e  humanitária, uma proposta de educação e que vem em socorro das famílias e dos jovens que se envolvem com drogas. O movimento chega até a comunidade por meio de reuniões semanais, apresentando-se como uma solução amorosa para pais que lutam pela recuperação de filhos dependentes de tóxicos ou qualquer outro comportamento inaceitável. As palestras são proferidas por profissionais com reconhecida experiência na área de dependência química.

Mais informações: www.amorexigente.org.br

PARTICIPE E AJUDE-NOS A DIVULGAR

 

(Informações recebidas em email de Luiz Roberto Invernizzi roberto.invernizzi@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

 

Palestras no C.E. Casa Branca do Caminho

São Paulo, SP

 

(Informação em email de Orson Peter Carrara)

 

 

 

 

 

 

Almoço de Natal do Ceeak

Winterthur, Suiça

 

 

 

 

 

CEEAK - Centro de estudos espíritas Allan Kardec

Industriestrasse 8

8404 - Winterthur

Schweiz

(Informação em email de Claudia Werdine)

 

 

 

 

 

 

Bazar Beneficente da União Espírita Paz e Caridade ( Abrigo Ismael)

Araçatuba, SP

 

Bazar Beneficente- Abrigo Ismael

 

Casa de Abrigo para Idosas

 

Obrigada pelo Gesto de Amor.

Telefone para contato- 3623-3408

Rua: Marcílio Dias, 129

Dias: 10 e 11 de novembro- das 13 ás 17h.

Dia : 12 de novembro - das 9 ás 11h

Teremos as mais lindas peças bordadas, enfeites para a sua casa no Natal.

Venha conferir e se surprenderá com tantas novidades.

Contamos com você que sabe apreciar o belo.

 

(Informações em email de Maria Luzia Almeida Rosa)

 

 

 

 

 

 

Leia Newsletter da Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires

 

 

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/esperadeumamigo.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espiritismo e Ecologia

 

Veja entrevista com André Trigueiro na Revista Reformador

Edição de outubro de 2011-11-07

http://www.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=268

 

 

(Colaboração Sonia Marli, soniamarli@conectcor.com.br,  Jau, SP)

 

 

 

 

 

 

 

Página Espírita de Reflexão Social

 

Aylton Coimbra Paiva (Lins, SP)

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP