Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiaespiritas.com/2011/NOVEMBRO/10-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

Depoimento de Ana Maria Spranger

 

Texto contido no livro

O Paulo de Tarso dos Nossos Dias

 

 

 

 

 

explicando este despretensioso livro:

ESPIRITISMO PARA TODO O SEMPRE!

 (ESTUDANDO COM O INIMIGO)

 

Diz-nos Joanna de Ângelis, no livro organizado pelos confrades Miguel e Therezinha Sardano, com o sugestivo título S.O.S. FAMÍLIA: ”A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável... Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração”.

 

            Outro dia, uma senhora bem jovem ainda, questionou-me o porquê dos jovens não se sentirem estimulados, incentivados, a militarem na Doutrina Espírita. A opinião era dela. Seus três filhos não frequentam as hostes dedicadas ao Espiritismo. Disse-lhe que na minha acanhada opinião, nós, os pais espíritas levávamos nossas crianças e jovens à natação, aos cursos de informática, aos cursos de línguas estrangeiras mesmo que eles não estivessem muito propensos a esses estudos complementares...Mas, para as aulas de evangelho, ou para as mocidades espíritas eles só iriam se por acaso assim o desejassem. Logo, se problema algum havia, seria com os pais, não com os jovens. Esses moços estariam lendo a Codificação? Estudavam-na? Passei a lembrar que jovem ainda embalara-me na doce canção que a Doutrina Espírita representa para mim, através de um jovem marido e de um também jovem orador espírita que soubera com suas palavras arrebatadoras e com exemplos, carrear a mim e a tantos outros para a Codificação. Logo, o problema seria falta de exemplos? Talvez...Contei-lhe:       

             Ao me casar, em 1963, quando arrumava nossos pertences na nova morada, encontrei alguns livros espíritas, que pertenciam ao meu marido, espírita convicto. Coloquei-os, então numa pequena prateleira, num quartinho-despensa nos fundos da nossa residência para que não atrapalhassem os belos exemplares encadernados de nossa estante de jacarandá. O tempo foi passando...

          Outono de 1965. Anunciava-se, à tarde uma greve de ônibus. Estávamos num dos núcleos da Universidade do Brasil, atual U.F.R.J., no centro da cidade, na Esplanada do Castelo. Como voltar para casa? Então, minha amiga, Jurema Miranda, filha do Gal. Gothardo Miranda, incansável trabalhador da seara espírita, convidou-me a ficar em casa de sua avó, por algumas horas, até tudo se normalizar. Aceitei com prazer a oferta gentil. Fomos andando a pé do centro da cidade até a rua Mariz e Barros, na Tijuca. Era longe, mas, éramos jovens. Fomos conversando. Jurema falava de Espiritismo, da Cruzada dos Militares Espíritas, de uma Casa Espírita em Botafogo - o Cristófilos; de um tal de André Luiz, de Kardec, falando, falando... Eu? Desesperada, revoltada! Como uma moça daquelas, rica, bela, casada, possuidora de tantos dotes intelectuais ficava encantada com aquelas bobagens de Espiritismo? O tempo foi passando...

            Alguns dias mais tarde, desse acontecimento, Isac convidou-me a assistir a um certo jovem baiano, espírita, que deslumbrava a todos com sua vibrante oratória, e que não ficara somente nas palavras, mas que fundara uma instituição para promoção de crianças e adolescentes. Chamava-se DIVALDO FRANCO. Aceitei. Como recusar o convite do esposo quando recém-casados? Na minha ignorância e arrogância, pressupunha que Espiritismo seria algo somente para pessoas de classes sociais menos aquinhoadas, fiquei espantada por naquele encontro perceber tantas pessoas educadas, distintas, felizes.

            Porém, enquanto esperava o orador tivera um insight. Pois não era que todas as minhas amigas eram espíritas? Bastava que eu me interessasse pela amizade de alguma colega, desde os tempos do ginásio, ao entabularmos as primeiras palavras, ela se dizia espírita. Algumas noivavam com rapazes do Colégio Militar, também espíritas. Eu estudava com o inimigo! O Colégio Militar, o Instituto de Educação e a Universidade estavam infestados de espíritas!  Eram eles jovens tão diferentes! Não fumavam, não tomavam bebidas alcoólicas, mantinham uma conversação saudável.

Ah! Então, era isso que me encantava neles! Tínhamos todos cerca de vinte e poucos anos.

             O baiano começou a falar. E como falava! Comecei a avaliar meus valores. Percebi que essa doutrina viera para todos os filhos de Deus que estivessem dispostos ao Bem. Ao ouvir aquele arrebatado moço descrever sobre Kardec; sobre a reencarnação; lembrar do Cristo, e do Evangelho, fiquei boquiaberta! Ele, alguns anos somente mais velho do que eu já fizera tantas coisas, e eu? Não houvera contribuído com nada de bom e de belo em prol dos meus irmãos em humanidade, somente criticara os espíritas, que estavam obrando em nome de Jesus. O tempo foi passando... Passava devagar. Éramos jovens.

1965. Nasceu Claudia. Seu nome foi colocado em homenagem à esposa de Pilatos, médium, que através de um sonho profético, advertira o marido para não crucificar Jesus.

            1966. Estava em gestação novamente. Seria a vez da Isabela renascer. Seu nome foi colocado em homenagem ao pai e à rainha de Portugal, D.Isabel, médium de efeitos físicos, de origem espanhola, logo, Isabela, também conhecida como Rainha das Rosas.

             A gravidez dava-me muitas dores na coluna vertebral, e lá no quartinho-despensa havia uma cama de lona que quando aberta, propiciava-me alívio às dores. Naquela tarde, com dores deitei-me na tal cama de lona, e ao olhar para cima meus olhos bateram na prateleira onde jaziam os livros espíritas do Isac: a Codificação Kardequiana e o livro “Nosso Lar” de autoria de André Luiz, escrito pelas abençoadas mãos de Francisco Cândido Xavier.

Como eu estava sem nada de novidades para ler, e como sou traça de biblioteca, resolvi ler aquelas bobagens. O Espiritismo, desde esse dia, veio como cisne de luz a me retirar dos olhos as densas trevas da ignorância. Eu que não tinha explicações plausíveis para certos fenômenos que comigo ocorriam, passei a entendê-los... O tempo foi passando.

            1967. Nilda de Brito Villela, espírita, sobrinha do Dr. Imbassay, espírita de escol, ligou-me propondo um emprego. Não podia aceitá-lo, disse-lhe que ainda me encontrava de licença para aleitamento, mas perguntei-lhe de chofre qual Centro Espírita que ela frequentava. Do outro lado do fio, Nilda, espantada, abre os olhos desmesuradamente, pede uma cadeira, senta-se e dá-me o endereço da Associação Espírita Nosso Lar. No Domingo ao chegarmos, Tio Wilson e Tia Wilma cantavam com as crianças, de sua autoria, a bela canção “A caminho da Luz”. Encantei-me com a pureza e simplicidade daquele momento. Ficamos na Doutrina, os quatro, para  todo o sempre!

            1998. Então, agora avó, militando no Grupo Espírita André Luiz há trinta anos, saindo das felizes recordações, continuei falando à jovem mãe daqueles três rapazes entediados com a Doutrina Espírita. Entediados! Que tal lerem as boas obras que o Espiritismo nos oferece, frequentarem núcleos idôneos, ou talvez...

Quem sabe?...

Talvez a angústia cedesse lugar à esperança..

 

 

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger)

 

 

Divaldo Pereira Franco proferindo palestra na cidade do Rio de Janeiro

no mês de setembro de 1956

 

 

 

 

 

Palestra e Tira Dúvidas com Richard Simonetti

Birigui e Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos. Final de Semana com duas salas

Araçatuba, SP

 

 

De: magali.bischoff@tvmundomaior.com.br [mailto:magali.bischoff@tvmundomaior.com.br] Em nome de Magali Bischoff
Enviada em: terça-feira, 8 de novembro de 2011 17:21

Queridos amigos,

A Paris acabou de confirmar as 2 salas de Araçatuba para esse fim de semana .

Abraços


Magali

 

 

 

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco e O Filme dos Espíritos

Catanduva, SP

 

(Informações em email de Magali Bischoff e Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Campanha de Natal das crianças. Apelo final

Londres, Reino Unido

 

O.C.C. - Final Appeal from B.U.S.S.

Dear Fellow Spiritists & Friends

Time has gone fast and we are already inside the last two weeks of the Operation Christmas Child, which we are fully supporting.

We are holding two workshops in Wandsworth on Saturday 12 and Sunday 20 November.

Should you want to help us, please contact Antonio on 07958 932177 to participate. We need all the help that we can get and also your donations, e.g. toys, school materials, teddy bears or dolls, etc. Please do not forget that each box must go with a minimum £2.50 donation to cover the admin and logistics costs.

Please visit the official campaign website www.operationchristmaschild.org.uk to learn more about what you can donate or otherwise through the poster enclosed.

May God bless us all.

 

Watch a short video on You Tube about our workshops in 2010:

http://www.youtube.com/watch?v=fmGX4AqPNV8

 

Kind regards

Antonio Leal

O.C.C. Project coordinator for B.U.S.S.

(Registered Charity No. 1136512)

www.buss.org.uk

antoniojleal@aol.com

07958 932177

www.operationchristmaschild.org.uk

 

O.C.C. 2011 - Workshop Poster.jpg



Regards,

Elsa Rossi

www.elsarossi.com    books FREE for children

www.roundtablepublishing-uk.com   New Books available.

NOVEMBER CONGRESS: www.medspiritcongress.org

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

CONHEÇA O BELO TRABALHADO REALIZADO NA INGLATERRA

ACESSE:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/12/focalizando-o-trabalhador-espirita_19.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este link é do jornal EL País, da Espanha. No dia 9 de novembro, foi publicado este artigo, em catalão sobre o espiritismo, a queima de livros em Barcelona e as sessões espíritas que eram realizadas no início do século passado. Também, desmistificam alguns pontos que as pessoas menos conhecedoras da Doutrina possam ter.

Se achar legal, divulgue no blog http://www.elpais.com/articulo/paginas/150/anys/parlant/amb/els/esperits/elppor/20111103elpbqcpag_12/Tes

 

Giovana

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso sobre Passe na SSI com Douglas Silva e Luanda Conlon

Dublin, Irlanda

 

Healing(Passe) Course

 

Dear Beloved Friends, hope this e-mail is reaching you in peace!


It is with great pleasure that the SSI (Spiritist Society of Ireland) held this Saturday,

the 12th the "Healing (Passe) Seminar" .


Where: SSI (21 Fairview, Dublin 3)
Time: 10am - 4pm (1h break & canteen for lunch will be provided)
Instructors: Douglas Silva & Luanda Conlon

We will be delighted to meet up with you there & share this peaceful and fulfilling moment with you!!

 

Please send an email if you wanna attend this wonderful teaching!

Much love,
--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

 

 

 

 

 

 

24o. Encontro da Familia

Guarulhos, SP

 

(Informação em email de Regina Bachega e Rosangela Pires)

 

 

 

 

 

 

 

Programa Roteiro da Rádio Boa Nova

com Adriano Marques

 

Ismael, bom dia.
 
Querido amigo, aproveito para avisá-lo que o programa gravado com você  irá ao ar dia 14/11/11 segunda feira.
No mais forte abraço.
Adriano Marques,
11-9537-7701

Produtor e Locutor do Programa Roteiro, de segunda a sexta feira das 18 as 20 no www.radioboanova.com.br.

Ismael Gobbo e Adriano Marques

 

 

(Informações e foto recebidos de Adriano Marques)

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo de Conferências Espíritas em

Lagoa Santa, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto,  Giovana Campos, Leopoldo Zanardi, Suzi Barboni e Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras com Richard Simonetti

Feira de Santana, BA

 

 

(Informações em email de Suzi Barboni)

 

 

 

 

 

 

5º. Encontro do Espiritismo com o Direito

Itabuna, BA

 

(Informação recebida em email de Mara Freitas)

 

 

 

 

 

 

 

X Encontrar-se. Reencarnação e os Problemas Existenciais

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Mara Freitas)

 

 

 

 

 

 

 

II Feira do Livro Espírita

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Carlos Valério no NEEAK

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em emails de Bruno Rodrigues brunoorador@gmail.com e de guamalher guamalher@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

Palestras com Donizete Pinheiro e Alexandre Perez

Marilia, SP

 

 


rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Estamos repassando cartaz divulgando as palestras que o Centro Espírita Luz, Fé e Caridade

fará realizar, em comemoração aos 83 anos de sua fundação.

 

Abraços,

 

Donizete

 

 

 

Cartaz Luz Fe e Caridade-net.jpg

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

 

 

Palestras com o orador Luiz Augusto Macedo

Mirandópolis, Birigui, Guararapes, SP

 

 

(Informações em email de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Orson Peter Carrara no C.E. Nhá Chica

Itapira, SP

 

No dia 05 de novembro de 2011, sábado, na Casa Espírita Nhá Chica, o conhecido orador da cidade de Matão-SP, orador, escritor e articulista perguntou: "A morte doi?".  Durante a palestra do referido tema, Orson fez uma retrospectiva desde os primórdios da humanidade, passando por Moisés, Cristo, missionários do bem e no grande conteúdo da Doutrina Espírita para,  ao final dizer: "Sim, dói. na consciência". Ressaltou dizendo que hoje o homem esclarecido pelos ensinamentos do Cristo,  mormente á luz da Doutrina Espírita,  em  "O Livro dos Espíritos",  livro terceiro, onde,  seguindo os preceitos das leis morais,  têm a chance total de progredir pelas suas próprias obras. Explicou cada uma das  leis constantes do capítulo dizendo que a aplicação delas  no dia a dia nos ensejará a transformação a que todos nós devemos alcançar. Após a palestra Orson Peter, apresentou seus livros, tendo à disposição alguns deles que foram adquiridos e autografados paralelamente ao  bate papo amigo.

(Textos e fotos recebidos em email de Otavio Cunha)

 

Orson Peter Carrara e Otávio Cunha

Orson em sua fala

Público

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Carlos Bacceli

Cubatão, SP

 

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Marcelo Carvalho no Núcleo Pietro Ubaldi

Feira de Santana, BA

 

 

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

 

 

Evento Diálogo com o Universo terá participação de

 Marilusa Moreira Vasconcellos. Curitiba, PR

 

Marilusa Moreira Vasconcellos

Foto Ismael Gobbo

 

Prezados Amigos,

 

Vem aí mais um evento Diálogo com o Universo

 

Será em Curitiba de 12 a 15 de Novembro

 

Participações Especiais de Giorgio Bongiovanni e Pier Giorgio Caria da Itália.

 

Confira no endereço abaixo a programação completa.

 

Agradeço a Colaboração de todos na divulgação

 

Abraços

 

Rafael Cury

 

 http://www.dialogocomouniverso.grupoalegria.com.br/

 

 

(Informação recebida em email de Marilusa Moreira Vasconcellos)

 

 

 

 

 

 

Leia o Jornal de Estudos Psicológicos

 

Querido(a)s Irmão(ã)s,

 

 

Compartilhamos com todos, em anexo, a 19° Edição do Jornal de Estudos Psicológicos, nas traduções abaixo. Os mesmos também podem ser acessados na nossa website www.spiritistps.org - (Jornal) ou na parte em inglês (Journal).

 

·         Português

·         Inglês

·         Alemão

·         Espanhol

·         Italiano

·         Francês 

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para o evento com Ercilia Zilli, do Brasil, conforme pôster convite abaixo.

 

Votos de Muita Paz.

 

The Spiritist Psychological Society

Registered Company 07280490

Registered Charity 1137238

www.spiritistps.org

Evanise M Zwirtes

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Ercilia Zilli “The Spiritist Psychological Society”

Londres, Reino Unido

 

 

Mais informações sobre Ercilia Zilli acesse:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/03/focalizando-o-trabalhador-espirita_05.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o jornal O Farol

Getulina, SP

 

Acessar aqui a edição de Novembro e as demais:

http://dabunjr.wordpress.com/o-farol/

 

 

 

 

 

 

 

 

Espiritismo em Marcha

O Espiritismo cresce numa  proporção que excede todas as previsões

 

Rogério Coelho

 

Em uma de suas viagens a Lyon, Allan Kardec pro­feriu um discurso dirigido aos espíritas lioneses, no qual externou o seu contentamento ao testemunhar o flo­rescimento e influência positiva do Espiritismo em sua cidade natal.

Se Kardec visitasse a Instituição Espírita que frequentamos, ficaria assim também tão feliz?   E com os espíritas contemporâneos só teria ale­grias?   Eis as questões que se impõem e nas quais devemos meditar!

Essa joia histórico-literária está in­cluída na "Revue Spirite" de outubro de 1861 da qual pinçamos os seguintes extratos:

"Senhoras e senhores, todos vós, meus caros e bons irmãos em Espiritismo.

Se há circunstâncias em que se possa lamentar a insuficiência de nossa pobre linguagem humana, é quando se trata de exprimir certos sentimentos, e tal é, neste momento, a minha posição...  O que eu sinto, ao mesmo tempo, é uma surpresa bem agradável quando vejo o terreno imenso que a Doutrina Espírita ganhou entre vós, há um ano, e admiro a Pro­vidência; uma alegria indizível pela visão do bem que ela aqui produz, de consolações que ela derrama sobre tantas dores, ostensivas ou ocultas, e disso deduzo o futuro que a espera; é uma felicidade inexprimível reen­contrar-me no meio desta família, tornada tão numerosa em tão pouco tempo e que aumenta todos os dias; é, enfim, e acima de tudo, uma pro­funda e sincera gratidão pelos teste­munhos de simpatia que recebo de todos vós.

(...) Ficai bem convencidos de que o que mais me honra nesta circuns­tância, o de que, com razão, posso estar orgulhoso, é a cordialidade e a sinceridade da acolhida, o que se en­contra muito raramente nas recepções pomposas, porque aqui não há más­caras sobre os rostos.

 (...) Esta reunião, disso não du­videis, tem um caráter pessoal e pro­videncial; uma vontade superior a provocou; mãos invisíveis a isso vos impeliram, com o vosso desconheci­mento e talvez um dia ela marcará nos fastos do Espiritismo.   Possam nossos irmãos futuros se lembrar deste dia memorável em que os espíritas lio­neses, dando o exemplo de união e de concórdia, deram os primeiros passos da aliança que deve existir entre os espíritas de todos os países do mundo; porque o Espiritismo, res­tituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na Criação, constatando a su­perioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os ho­mens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais só o or­gulho fundou castas e os estúpidos preconceitos da cor.

O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que só tem por base os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compre­endidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essas anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média estarrecem os homens de hoje.  Mas isto é obra do tempo!...  Deixemos a Deus o cui­dado de fazer chegar cada coisa à sua hora; esperemos tudo de Sua sabe­doria e agradeçamo-lO somente por nos ter permitido assistir à aurora que se eleva para a Humanidade, e de nos ter escolhido como os pio­neiros da grande obra que se prepara.  Que Ele se digne derramar Sua bênção sobre esta assembleia, a pri­meira onde os adeptos do Espiritismo estão reunidos em tão grande número, num sentimento de verdadeira con­fraternização.  Digo verdadeira confraternização, porque tenho a íntima convicção de que todos aqui presentes, não trazem nenhuma outra; mas não duvideis que numerosas coortes de Espíritos estão aqui entre nós, que nos escutam neste momento, espiam todas as nossas ações, e sondam os pensamentos de cada um, investigando sua força ou sua fraqueza moral.  Os sentimentos que os animam são bem diferentes; se uns estão felizes com esta união, outros crede-o bem, estão horrivel­mente enciumados com ela; cabe-vos a todos vós, bons e sinceros espíritas, provar-lhes que perdem seu tempo, e que se enganam crendo encontrar aqui corações acessíveis às suas pérfidas sugestões.  Invocai, pois, com fervor a assistência de vossos anjos guardiães, a fim de que afastem de vós todo pensamento que não seria para o bem; ora, como o mal não pode ter a sua fonte no bem, o simples bom senso nos diz que todo pensamento mau não pode vir de um bom Espírito, e um pensamento é necessariamente mau quando é contrário à lei de amor e de caridade; quando ele tem por móvel a inveja e o ciúme, o orgulho ferido, ou mesmo uma pueril susceti­bilidade de amor-próprio melindrado, irmão gêmeo do orgulho, que levaria a olhar seus irmãos com desdém.   Amor e caridade para todos, disse o Espiritismo; amarás o teu próximo como a ti mesmo, disse o Cristo: isto não é sinônimo?

Eu vos felicitei, meus amigos, pelo progresso que o Espiritismo fez entre vós, e estou feliz por constatá-lo.  Felicitai-vos, de vosso lado, daquilo que esse progresso é por toda parte; sim, este último ano viu, em todos os países, o Espiritismo crescer numa  proporção que excedeu todas as esperanças; ele está no ar, nas aspirações de todos, e por toda a parte onde encontra eco, bocas que repetem:  Eis o que eu esperava, o que uma voz  secreta me fazia pressentir.  Mas o  progresso se manifesta ainda sob uma nova fase: É a coragem de sua opinião,  que não existia ainda há pouco tempo.

  Não era senão em segredo, às escon­didas que dele se falava; hoje se confessa espírita tão claramente quanto se confessa católico, protestante ou judeu; afronta-se a zombaria, e essa ousadia se impõe aos escarnecedores, que são como esses cãezinhos que correm atrás daqueles que fogem, e fogem se são perseguidos; ela dá co­ragem aos tímidos, e revela, em muitas localidades, numerosos espíritas que se ignoravam mutuamente.  Pode deter-se esse movimento?  Eu o digo claramente:  Não! Lançou-se mão de tudo para isso: Sar­casmos, zombarias, ciência, anátema, e ele tudo suplantou sem retardar a sua marcha num segundo; cego, pois, quem não veja aí o dedo de Deus. Pode-se entravá-lo; detê-lo jamais, porque se não correr à direita, ele correrá pela esquerda.

Vendo os benefícios morais que proporciona, as consolações que dá, os crimes mesmo que já impediu, pergunta-se quem pode ter interesse em combatê-lo. Ele tem contra si pri­meiro os incrédulos que o injuriam: estes não são de temer, uma vez que seus dardos afiados se quebram contra a sua couraça; os ignorantes que o combatem sem conhecê-lo: Estes são os mais numerosos; mas a verdade, combatida pela ignorância, jamais teve a temer, porque os ignorantes se refutam eles mesmos sem o querer. A terceira categoria de adversários é a mais perigosa, porque é tenaz e pér­fida; ela se compõe de todos aqueles cujos interesses materiais podem ser feridos; combatem na sombra, e as setas envenenadas da calúnia não lhes faltam.  Eis os verdadeiros inimigos do Espiritismo! Vencerão? Não; por­que não é dado ao homem se opor à marcha da Natureza, e o Espiritismo está na ordem das coisas naturais; será preciso pois, que cedo ou tarde tomem o seu partido, e que aceitem o que será aceito por todo o mundo. Não, não o vencerão; serão eles que serão vencidos!”                                                                

 

 

 

Allan Kardec e sua assinatura

 

Lyon, França, no ano de 1860

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/Lyon_river_view_c1860.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP