Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/11-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Frustrações

 

 

 

Richard Simonetti – Bauru, SP

richardsimonetti@uol.com.br

 

 

1 –       Anseio por um casamento estável, que me faça feliz, mas nunca dá certo.  Já colhi três fracassos. Como fazer?

Você está cometendo um engano. Pretende que o casamento dê certo para ser feliz, sem perceber que é preciso que seja feliz para que o casamento dê certo. A felicidade, por sua vez, não está subordinada à satisfação de nossos desejos diante da vida, mas ao desejo de compreender o que a vida espera de nós.

 

2 –       O que deve fazer uma pessoa que ama e não é correspondida?

Deve cuidar da Vida. Alimentar ilusões em torno de alguém que não corresponde às nossas expectativas é marcar passo na jornada humana, sofrendo inutilmente. A ideia de que não se pode ser feliz sem um amor correspondido exprime um equívoco cometido por aqueles que não compreendem que o amor à vida é a grande fonte de felicidade.

 

3 –       Há dois anos sofri uma desilusão e não consegui mais me encontrar. Por que isso acontece?

É porque você está convivendo com um cadáver. Em princípio a desilusão é algo positivo. Significa que estávamos iludidos. É a morte da ilusão. Infelizmente, as pessoas costumam guardar esse cadáver no armário do dia-a-dia. É horrível! Cheira mal! Melhor cuidar da vida, sem alimentar fantasias, sepultando-o no cemitério do esquecimento.

 

4 –       Tive um namorado que amei muito. Ele desencarnou antes do casamento. Hoje sou casada com outro, mas sinto certa nostalgia. É possível a convivência com dois amores?

Devemos ser monógamos no amor romântico e polígamos no amor fraterno. O primeiro é um compartimento fechado, estreito, onde não é aconselhável conviverem mais de duas pessoas. O amor fraterno é um universo – cabem filhos, pais, irmãos, amigos, colegas, ex-namorados… E há alternância no processo reencarnatório. O filho de hoje pode ser o namorado querido de ontem, ensaiando estágios mais elevados de afetividade, nos domínios do Amor.

 

5 –       Duas pessoas, que se amam e renunciam ao amor nesta encarnação para não causar sofrimentos a alguém, poderão ser felizes e realizar seu amor numa próxima?

O amor verdadeiro, envolvendo a comunhão de duas almas ligadas por legítima afinidade, tem cunho de perenidade. No desdobramento das experiências reencarnatórias podem ficar transitoriamente separadas, por força de seus compromissos, mas sempre retornarão ao convívio, estreitando laços de afetividade.

 

6 –       Não ter sorte no amor é carma? Sempre que conheço alguém e acho que vai dar certo, acontece alguma coisa para atrapalhar. Todos dizem que sou muito bonita e também sou boa, pratico a caridade… Por que não encontro meu príncipe encantado?

Costuma-se dizer que casamento e mortalha no céu se talham. Você acabará por encontrar aquele que lhe foi talhado. E para que o relacionamento engrene, nunca diga que não tem sorte. Como explicava Camões, no mundo não tem boa sorte, senão quem teve por boa a sorte que tem. A graça da Vida, favorecendo relacionamentos felizes, está no próprio encanto de viver.

 

7 –       Conheci um rapaz recentemente. Está me fazendo sofrer muito, pois é genioso, revoltado e grosso. Será o meu carma?

Carma configura situações que não podemos mudar. Como você pode perfeitamente recomendar-lhe que vá plantar batatas, não está às voltas com um resgate imposto pela lei de causa e efeito. Despache o carma.

 

8 –       Sou uma mulher jovem e bonita. Sinto a frustração de amar um homem casado. Devo abrir-me com ele, demonstrando que ele é o homem de minha vida?

Para quê? Para confundi-lo e comprometer-se? É preciso cuidado. Quando nos entregamos a devaneios é fácil nos envolvermos com fantasias amorosas que podem causar sérios embaraços a nós mesmos e a outras pessoas. A melhor demonstração que você pode oferecer, não a ele, mas a si mesma, desse amor, é deixá-lo ser feliz no caminho que escolheu, sem tentá-lo com declarações que possam induzi-lo a desvios. Amar alguém de forma legítima é querer seu bem, mesmo quando não façamos parte de sua existência.

 

 

 

Praia em Tarros, Sardegna, Itália, Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Agenda do Conferencista Divaldo Pereira Franco

11 a 30 de Novembro de 2011

 

11

Palestra na Casa de Oração Bezerra de Menezes - Salvador

12 e 13

Conselho Federativo Nacional -Brasília

14

Você e a paz em Madre de Deus - Bahia

16

Catanduva

17

Rio Preto

18

Araraquara - SP

19

Barretos - SP

27

Espanha

29

Madri - Espanha

30

Barcelona - Espanha

 

(Fonte: http://www.divaldofranco.com/agenda_mes.php?ano=2011&mes=11)

 

Divaldo Pereira Franco participando da reunião do CFN- Conselho Federativo Nacional da FEB. 11/2010

 

 

 

 

 

26ª. CONJEB Confraternização das juventudes espíritas do

 Estado da Bahia. Feira de Santana, BA

 

 

(Informações em emails de Mara Freitas;  Adilson BigBoy)

 

 

 

 

 

Palestra com Wagner Paixão na USE/SP

São Paulo, SP

 

 

Caros amigos,

 

A USE Regional São Paulo convida para palestra "Assim caminha a Mediunidade", em 12 de novembro de 2011, às 10 horas, na sede da USE (R. Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo - SP), com entrada franca.

 

O objetivo da exposição é demonstrar o desenvolvimento da Mediunidade ao longo dos tempos e promover uma reflexão sobre o futuro nesse setor.

 

Wagner Paixão é natural de Belo Horizonte. Espírita há 31 anos, teve sua mediunidade aflorada em 1984, sendo vinculado ao Movimento Espírita de Minas Gerais, é membro da União Espírita Mineira (federativa do Estado) e conta 20 livros editados. É expositor de Doutrina, visitando o Brasil e a Europa para realização de seminários e estudos doutrinários.

 

Contamos com a presença dos amigos e com o apoio na divulgação (vide cartaz anexo).

 

Abraços Fraternos

USE Regional SP

 

(Informações recebidas em email de usetatuape@grupos.com.br; em nome de; Beto juniorno@yahoo.com)

 

São Paulo.  Vale do Anhangabaú e Av. Tiradentes. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Programa Ação 2000 – A Visão Espírita da Notícia

ADE-SP Rede Boa Nova de Rádio

 

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 10 DE NOVEMBRO DE 2011

Release

Doze mil bibliotecas que mudam vidas– John Wood, que trabalhou na Microsoft, criou instituição Room to Read (Espaço para a Leitura), com o qual está suprindo com livros milhares de crianças em todo o mundo. Matéria do jornal The New York Times, publicada no jornal O Estado de São Paulo em 9/11/2011, Caderno Internacional, de autoria de Nicholas D. Kristof e com tradução de Celso Paciornik.

 

O tema acima será analisado e discutido por membros da equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA, Mercedes Marin, Tarcízio Bazílio, Ivan Franzolim e Leonardo Kurcis.

Direção: Éder Fávaro

 

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado dia 12 de Novembro  de 2011 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

 

www.adesaopaulo.org.br

imprensa@adesaopaulo.org.br

 

 

 

 

 

 

 

Arte poética Castro Alves. Premiação do 21º. Concurso de Poesia com temática espírita. São Paulo, SP

 

(Informação em email de Altamirando Carneiro)

 

Saiba mais sobre o evento acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html

 

 

 

 

 

 

 

XI Seminário Mediunidade e Saúde com Dr. Sérgio Thiesen

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações em email de Sonia Dias smfeducare@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

Seminário no C.E. Irmão Francisco de Assis

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos

Novas salas 11/11

 

Foto Divulgação

 

Queridos amigos,

Nesta sexta feira 11/11, O Filme dos Espíritos estréia  nas cidades de: AMPARO, ARARAQUARA, AVARÉ, CATANDUVA, ITANHAEM, ITATIBA, MOGI MIRIM, PAULINIA, PERUIBE, PIEDADE, SALTO, SOROCABA ( de volta). A lista completa das cidades está em anexo.
 
Pedimos a colaboração dos amigos para divulgarem a estréia do filme junto aos coordenadores dos Centros Espíritas,da imprensa espírita e imprensa local, comunicando também nas cidades mais próximas, aproveitando a chegada do feriado.

Se desejarem, nós também podemos fazer o contato com eles,  é só nos indicar com quem falar.

Nossa singela homenagem ao Livro dos Espíritos e ao Codificador.Através da sétima arte, estamos colaborando com a divulgação da doutrina e com uma ação social: A construção dos novos ambulatórios das Casas André Luiz.

Nos ajudem a ajudá-los!

www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html
http://www.facebook.com/OFilmeDosEspiritos
@OFdosEspiritos

Fraternalmente,

 

Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108

www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html

(Informações em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

 

Cine ABRAPE “Uma Mente Brilhante”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

 

Programação do Seara Espírita, Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

            Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 12/11/11 ás 18h30min

Palestrante: Anete Guimarães   (Data-Show)   

Tema: “Forças Interiores da Mudança” (Nesta palestra, a prof. de Medicina, Psicóloga e Oradora Espírita, Drª Anete Guimarães, do Rio de Janeiro-RJ, conta como ainda na época de estudante de medicina aceitou o desafio dos alunos ateus que eram maioria no curso - de provar cientificamente em sala de aula que 50 toneladas com Jesus ficavam mais leve.  (PALESTRA IMPERDIVEL)

 

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo

Sextas........ 19h30min Estudos: Vida no Mundo Espiritual – Nos Domínios da Mediunidade

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

Caso não queira receber nossas mensagens, informe-nos mesma via.

 

 

 

Receba o jornal O Seareiro Espírita

seara.espirita@uol.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Sarau no Centro Espírita Servos de Jesus

São Paulo, SP

 

Pergunta;

 

O que você estará fazendo neste sábado das 19;00 as 21;00 horas?

 

Senão tiver nada mais interessante, que venha ao nosso sarau, que com certeza terás momentos bastante feliz, isto lhe garanto.

 

É neste sábado no Centro Espírita Servos de Jesus das 19;00 as 21;00, teremos músicas, danças apresentação das crianças da evangelização infantil, e outras atrações que lhe divertirá bastante.

 

Estamos lhe Aguardando

 

Repasse para os seus amigos.

 

Veja o Anexo

 

Abraços

 

Juvêncio

 

(Informação recebida em email de arvensis@terra.com.br; Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

 

13º. FECEF Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca usefranca@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

Eleita nova diretoria do C.E. Claudionor de Carvalho

Itabuna, BA

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho Itabuna Bahia ceccsocial@hotmail.com)

 

 

 

 

 

 

Campanha de Arrecadação de Natal para Hansenianos mineiros

São Paulo, SP

 

Amigos, segue abaixo campanha de arrecadação de Natal para os irmãos Hansenianos,  que meu pai Alvaro de Paula e os amigos Waldemar Brochini e Rubens Mantovai,(desencarnados)  do Núcleo Espírita Almas Irmãs, ajudavam a Caravana da Fraternidade desde 1977.

Com o desencarne de meu pai em novembro de 2000, em 2001 demos continuidade ao trabalho de apoio à Caravana, onde arrecadamos no Bairro do Sumaré/SP qualquer um dos alimentos  abaixo listados e encaminhamos  para serem embalados na

SOCIEDADE ESPÍRITA CARAVANA DA FRATERNIDADE JÉSUS CONÇALVES

e assim seguirem viagem para o  Sudoeste de Minas

Contamos com vocês

Fraternalmente,

Alvaro Antonio de Paula e Maria Pessôa de Paula

* se necessário poderemos ir buscar diretamente nos locais de doação mediante agendamento pelo e-mail aadepaula@uol.com.br


SOCIEDADE ESPÍRITA CARAVANA DA FRATERNIDADE JÉSUS CONÇALVES

AV. General Ataliba Leonel,467 – Santana – São Paulo

Reconhecida de Utilidade Pública Estadual – Lei 4969 de 23/12/85 – CCM 8.528.003-8 – CNPJ 51.964.278/001-10

 

CAMPANHA DE NATAL DOS HANSENIANOS CARENTES DO SUDOESTE DE MINAS

 

1 Lata de Óleo

1 Kg de Arroz

1 Kg de Feijão

1 Kg de Açúcar

1 Kg de Macarrão

1 Caixa de 200grs. Chá Mate

1 Kg de Farinha de Mandioca

1 Pacote de Fubá

1 Pacote de Sal

1 Lata de Massa de Tomate

1 Pacote de Bolacha ou doce

1 Brinquedo

Organizador: Sr. Antonio – Presidente da Sociedade Espírita Caravana da Fraternidade Jésus Gonçalves

Fones: 4343-7835 / 4178-5806

Apoio: Núcleo Espírita Almas Irmãs, Rede do Bem do Bairro do Sumaré ,  Alvaro Antonio de Paula e Maria Pessoa de Paula

Fones:(11) 3864-3874 –(11) 9165-3623

ESTAREMOS ARRECADANDO ATÉ O DIA 30 NOVEMBRO DE 2011

 

(Informação recebida em emails de Alvaro aadepaula@uol.com.brRegina Bachega; Rosana romiranda@trevisan.adv.br; Jorge Rezala)

 

Jesus curando  o leproso por Doze Melchior Jean-Marie, 1864

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:ChristCleansing.jpg

 

 

 

 

 

 

Seminário com Rogério Feijó Pereura

Pelotas, RS

 

(Informação recebida em email de eduardoborn@gmail.com; em nome de; Soc Est Espiritas Vida sociedadevida@gmail.com)

 

 

 

 

 

Leia o boletim da FeDF

Acesse aqui:

http://www.boletimfedf.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

Depoimento

 

Divaldo Pereira Franco fala sobre sua iniciação no Espiritismo

 

Texto extraído do exórdio do livro

“Primícias do  Reino” ditado  pelo

Espírito Amélia Rodrigues, 3ª. Ed.

Explicação

 

   Atendendo a sugestões dos Benfeitores Espirituais, encorajo-me a esta Explicação.

   Com a desencarnação repentina de um irmão, em 24 de junho de 1944, em Feira de Santana (Estado da Bahia), nossa cidade natal, e uma série de acontecimentos dolorosos, fui levado por mãos generosas a travar conhecimento com devotada médium espírita, D. Ana Ribeiro Borges (Nanã), que por sua vez me conduziu ás primeiras sessões mediúnicas, onde a psicofonia espontânea desabrochou em mim.

   Católico praticante, durante muitos meses relutei entre a antiga convicção religiosa e as elucidações claras que o Espiritismo me oferecia sobre os problemas da vida, as origens do ser, as provações, o destino através da reencarnação.

   Transferindo residência, logo depois, para Salvador, iniciei-me, por volta de 1947, por orientação dos devotados Amigos Espirituais, no estudo de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, bem como nas demais Obras da Codificação. Refiro-me a estudo e não à  leitura pura e simples, porquanto desde as primeiras horas esses abnegados Instrutores do Mundo Espiritual referiram-se à Obra Kardequiana como profunda, excelente, profundidade e excelência essas que eu mesmo constataria lentamente, através dos anos, dedicando-lhe estudo sistemático e carinhoso, durante toda a vida.

   Em março de 1948, estando em viagem de férias, na residência de confrades amigos, na cidade de Aracajú, fui convidado a proferir alguns comentários na sessão hebdomadária da União Espírita Sergipana, convite esse feito pelo seu então Presidente.

   Era a primeira vez que me apresentava em público e, dominado por compreensível constrangimento, demorei-me impossibilitado de proferir uma única palavra, embora o número de pessoas presentes não excedesse a 15. Naqueles minutos de tormento íntimo, que pareciam não ter fim, vislumbrei a presença de um Espírito Amigo e escutei-lhe a voz abençoada em tom incisivo: “Fala! Falaremos por ti e contigo”. Imediatamente destravaram-se-me a língua, a voz e, emocionada e celeremente, “falei” por quase 40 minutos.

   Assim me iniciei nas singelas tarefas de exposição evangélica e doutrinária, a que, mercê de Deus, me encontro vinculado até o momento.

   Todas as vezes que era convidado a tercer comentários sobre o Evangelho, sempre tive a impressão de ver os cenários dos acontecimentos, as personagens, como numa tela de cinemascópio, e embora o vocabulário muito limitado, sob a forte inspiração que me dominava nesses momentos, era-me e é-me possível descrevê-los e reproduzir os diálogos expressivos, em narrativas emocionantes e vivas. Vezes outras, para minha própria surpresa, sentia-me como que momentaneamente fora do corpo físico, e enquanto falava automaticamente, com ainda hoje acontece, sentia-me um espectador, não produzindo qualquer esforço mental de inteligência ou memória, durante todo o tempo da “palestra”, surpreendendo-me com as citações e o conhecimento de fatos que, no estado normal, me são inteiramente ignorados.

   Em 1949, estando em Muritiba, cidade próxima desta Capital,  na residência dos confrades Sr. e Sra. Rafael Veiga, em uma sessão presidida pelo co-idealista Abel Mendonça, pela primeira vez senti imperiosa vontade de escrever,  vontade essa acompanhada de estranha sensação no braço, bem como de uma ansiedade de difícil descrição.  Providenciados papel e lápis escrevi, então, dominado pelo mesmo estado de espírito, com celeridade, tendo começo nesse ocasião despretensiosa e involuntariamente a faculdade psicográfica de que me encontro investido.

   Anos mais tarde, á medida que o exercício normal da faculdade medianímica, nas sessões semanais do Centro Espírita “Caminho da Redenção”, me ensejava melhor desenvoltura, os Amigos Espirituais, ao término de cada reunião mediúnica, ditavam uma página de comentários sobre o ocorrido durante os trabalhos, concitando-nos a todos, invariavelmente, ao estudo e à prática do Espiritismo, sem qualquer jaça, consoante os ensinos substanciais de Allan Kardec.

   No mesmo ano de 1949, como já proferisse, no Centro Espírita “Caminho da Redenção”, pequenas conversas evangélicas e doutrinárias do Espiritismo, sob a inspiração desses mesmos abnegados Amigos Espirituais aos quais devo as melhores instruções da minha vida, o melhor carinho e a mais constante assistência, sugeriram esses Benfeitores assíduos o trabalho de comunhão com a infância menos favorecida, surgindo os planos para a “Mansão do Caminho”, que foi inaugurada a 15 de agosto de 1952, agasalhando, na atualidade, em um núcleo onde se erguem 10 lares-família, 82 crianças sem pais, e que é nossa abençoada oficina de amor fraternal.

   Muitas e reiteradas vezes, amigos e confrades, nestes anos de pregação espírita e evangélica, têm-me solicitado trasladar para letra de forma as palestras proferidas, ou escrever os temas abordados. Na impossibilidade de fazê-lo, reconhecendo as dificuldades da “arte de escrever”, jamais acalentei qualquer aspiração nesse particular. Qual acontece nas palestras, a produção escrita por meu intermédio é sempre ditada pelos Benfeitores Desencarnados.

   Há menos de um ano atrás, a devotada Amiga Espiritual, Amélia Rodrigues, que na Terra foi abnegada e instruída mestra, informou-me que, oportunamente, reunira material para um pequeno livro, estudando diversos dos temas, antes abordados em palestras -  algumas dessas palestras por ela mesma inspiradas, ao lado de M. Vianna de Carvalho e outros lidadores da Esfera Espiritual – e, bondosamente, ditou por psicografia todas estas páginas na presença dos freqüentadores das sessões mediúnicas do citado Centro Espírita “Caminho da Redenção”, agora reunidas em volume.

   Profundamente reconhecido ao Mestre Jesus por todas as dádivas com que nos há enriquecido o espírito e o coração, agradecemos, comovidos, aos Benfeitores Espirituais generosos e sábios que nos têm inspirado e socorrido, ao tempo em que pedimos escusas aos leitores que nos honrarem com a sua atenção e paciência, formulando votos de paz para todos nós.

 

Divaldo Pereira Franco

Salvador, 26 de fevereiro de 1967

  

O jovem Divaldo Pereira Franco em sua formatura como

Professor primário, no ano de 1943

 

Visite o blog

Divaldo Pereira Franco -  Embaixador da Paz

Acesse: http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

Giselle – Amor e Imortalidade

 

Maria Helena Marcon

 Curitiba, PR

 

 

Foi no ano de 1835, que Henri Heine, o poeta e jornalista alemão, emigrado para a França em 1831, escreveu De l’Allemagne, onde parece querer completar o livro de Mme de Stäel sobre a Alemanha, tentando mostrar aos franceses o pensamento estético e filosófico do seu país. 2

 

A obra foi escrita pelo também ágil prosador alemão, em seu leito de dor, de onde igualmente H. Heine compôs algumas das suas mais originais poesias. Heine discorre a respeito das Willis, fantasmas de jovens noivas mortas antes de contrair núpcias, que à noite saem de seus túmulos e dançam até que chegue a aurora.

 

O poeta, escritor e jornalista Théophile Gautier leu essas páginas e logo escreveu a Heine, dizendo de seu entusiasmo ao se deparar com a descrição das Willis cor-da-neve dançando a valsa implacável a cada noite, das deliciosas aparições e que imaginara que aquilo bem poderia ser traduzido em um ballet.

 

Confessa que chegou a tomar de uma folha em branco e escrever bem no alto: As Willis – Ballet, abandonando logo a pretensão, rindo de si próprio.

 

No entanto, na mesma noite em que tudo sucedera, ao comparecer à Ópera ainda tinha ideia e a impressão muito forte acerca da poesia, sobre a força da lenda e acordes da balada. Encontrou-se então com Jules H. V. de Saint-Georges e lhe contou a história das Willis.

 

Passados três dias, Gautier foi surpreendido: o ballet Giselle estava pronto. Ao fim de uma semana, Adolphe Adam havia composto a música, os cenários estavam concluídos e os ensaios haviam sido iniciados.

 

O segundo ato, declara Gautier a Heine, é uma tradução tão exata quanto possível, da página que ousei extrair de teu livro. 1

 

Giselle estreou no teatro Ópera de Paris, no dia 28 de junho de 1841, com estrondoso sucesso, com a interpretação da infeliz Giselle por Carlotta Grisi, que, dizia-se, era a amada de Heine.

 

O ballet, em dois atos, é um Hino à Imortalidade. Giselle é uma bela jovem que desperta o coração do príncipe Albrecht que, apaixonado, se disfarça para conquistá-la, o que consegue logo.

 

Giselle ama a dança, contudo tem problemas cardíacos e a mãe teme por sua vida, advertindo-a: Você acabará morrendo e irá se transformar em uma Willi, e irá ao baile mágico onde levará os viajantes na ronda fatal. Você será uma vampira da dança.3

Não tarda muito e a jovem descobre que o seu amado é, na verdade, um príncipe e está noivo. O choque lhe tira a razão. Uma sombra de delírio a invade. É a loucura. Por um momento, ela revive seu amor por Albrecht, mas a dor a domina. Toma de uma espada e a crava em seu corpo. Assim acaba o primeiro ato.

 

O segundo ato se inicia ao soar da meianoite. Num lugar sinistro, de árvores de troncos retorcidos, os Espíritos das jovens que foram enganadas e morreram antes do dia do casamento realizam a sua dança.

 

É o baile das Willis, sob o comando de Mirtha, a rainha. Ela evoca as demais e as conclama à dança. As cenas bem traduzem um processo de obsessão de Espírito para com Espírito, que, por sua vez, se estende aos ditos vivos.

 

Magoadas com sua própria sorte, as Willis obrigam jovens rapazes, que lhes caem nas malhas, a dançar até à morte.

 

Albrecht vai à sepultura de Giselle, saudoso. Quando ela aparece, ele a tenta agarrar, mas ela desaparece, entre suas mãos. Presa das Willis, ele é trazido para o círculo mágico e instado a dançar. No entanto, quando a rainha Myrtha o vai tocar, Giselle se lança na frente, protegendo-o.

 

E assim, até que chegue a aurora, ela o vai substituindo na dança, preservando-lhe a vida.

 

Quem assista Giselle, com certeza se encantará com a alegria do início do primeiro ato, com a comemoração jovial do fim da colheita das uvas e a delicadeza do namoro de Albrecht e Giselle.

 

No segundo ato, todo o cenário se modifica, retratando paisagens de um mundo invisível, onde a infelicidade reina porque não há perdão no coração das jovens desencarnadas.

 

Quantas lições em um ballet: o amor que vence a morte e protege o amado, mesmo infeliz em sua condição de suicida, pois Giselle ressurge do túmulo, triste. A sua dança não traduz mais a jovialidade e a desenvoltura do primeiro ato.

 

A paisagem sombria recorda as descrições trazidas pela literatura espírita de zonas de sofrimento, onde a infelicidade faz morada. E Myrtha interpreta a rainha desse mundo sombrio que, infeliz, domina as demais personagens. É ao comando de seu galhinho de alecrim que as Willis vão surgindo de todos os cantos e se põem a dançar. Todas cabisbaixas. A dança não lhes traz alegria. Embora a suavidade dos passos, a delicadeza dos gestos, sente-se a dor que vai nos corações de quem não tem paz.

Um belo espetáculo. Uma lição de Imortalidade. E de amor porque Giselle defende seu amado, demonstrando que ela não se deixa envolver pelo pretenso poder da rainha Myrtha. O seu é o amor real, que vence a mágoa e perdoa as maldades.

 

Que importa que seu amado, ao romper do dia, retorne para a noiva principesca? O importante é que ele viva e seja feliz. Ela  deseja que seja assim e consegue.

 

Bibliografia:

01.GAUTIER, Théophile. Prefácio do tradutor. In:___. O ignorado amor. Matão: O CLARIM, 1972.

 

02.FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ. Henri Heine. In:___. Expoentes da codificação espírita. Curitiba: FEP, 2002.

 

03.http://www.idance.com.br/bibliografia/giselle.htm

 

Maria Helena Marcon

Revisado em 05.07.2010.

Publicado anteriormente no Jornal Mundo Espírita e na Revista Presença Espírita.

 

Fichier:Carlotta Grisi.jpg

Carlotta Grisi como Giselle (1842). Litografia, autor desconhecido.

 

Saiba mais sobre Maria Helena Marcon

Acesse : http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/10/focalizando-o-trabalhador-espirita-no_15.html

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP