Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/17-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

Informações  sobre o estado de saúde de José Raul Teixeira

 

As many of you already know, our dear friend Dr. Raul Teixeira is currently hospitalized. While flying from Rio de Janeiro to New York, Dr. Teixeira suffered an acute cerebrovascular accident (CVA) due to lack of blood flow in the brain (ischemia).

 

As of 10:45 PM (New York Time), Raul's condition is stable. He has regained conscience but is only able to communicate by nodding his head as the right part of his body is completely paralyzed. Raul has requested to be taken back to Brazil as soon as possible so he can be with his family. We will fulfill his wishes once the medical staff in charge of him allows us to do so. We have been told this would not be possible for at least the next 72 hours.

 

In the mean time, although we understand everyone's loving intentions, we would kindly appreciate everyone's cooperation in this incredibly serious situation by neither trying to visit Raul at the hospital nor by calling our friends who are keeping him company. He has requested that no visitors other than the ones currently assigned to his care are allowed to see him. 

 

No other emails will be sent regarding this matter. We will promptly post new information in our Facebook page.

 

Much peace.

 

Mauricio Cisneiros

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

www.spiritist.us 

 

 

Como muitos de vocês já sabem, nosso querido amigo Dr. Raul Teixeira está hospitalizado. Enquanto voava do Rio de Janeiro para Nova York, Dr. Teixeira sofreu um acidente vascular cerebral agudo (AVC) devido à falta de fluxo sanguíneo no cérebro (isquemia).
 
Após as 22:45 (Horário de Nova York), Raul mantinha condição é estável. Ele recuperou a consciência, mas só é capaz de se comunicar  acenando com a cabeça e  tem a parte direita de seu corpo completamente paralisada. Raul pediu para ser levado de volta ao Brasil o mais rapidamente  possível para que ele possa estar junto de sua família. Iremos realizar seus desejos quando a  equipe médica responsável por ele nos permitir fazê-lo. Foi-nos dito que não seria possível,  ao menos nas próximas 72 horas.
 
Nesse meio tempo, apesar de compreender as intenções amorosas de todos, nós gentilmente pedimos a colaboração de todos neste momento difícil rogando que não tentem  visitar Raul no hospital, nem fazerem ligação aos nossos amigos que estão fazendo companhia a ele. Ele pediu para informar que nenhum outro visitante, além dos que atualmente estão designados para dele cuidar, estão autorizados a visitá-lo.
 
Tendo outras informações sobre o assunto prontamente divulgaremos na nossa página do Facebook.
 
Muita paz.
 
Mauricio Cisneiros
CONSELHO ESPÍRITA DOS ESTADOS UNIDOS 
www.spiritist.us

 

 

------------------------------------------

 

NOVA POSTAGEM

ATUALIZAÇÃO SOBRE CONDIÇÃO DE RAUL TEIXEIRA:

Raul Teixeira ainda está na mesma condição como relatado em nosso post ontem à noite. Ele é incapaz de  mover o corpo, falar e até mesmo  executar, por vezes, o pensamento lógico simples, como reconhecer números e letras. Agora sabemos que ele esteve sem qualquer assistência por cerca de 5 a 6 horas após o acidente vascular cerebral durante o vôo noturno do Brasil. Sua condição só foi percebido após a chegada em Nova York.

Mais uma vez, gostaria de pedir a colaboração de todos para não persistir em tentar visitá-lo no hospital. Visita não é permitida. Não haverá exceções!


Muita paz.

Mauricio Cisneiros
ESTADOS UNIDOS CONSELHO ESPÍRITA

 

 

(Traduções por Ismael Gobbo)

 

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco

 

O pioneirismo em difundir o Espiritismo

 através de Seminários e Workshops

 

 

Washington  L. Nogueira Fernandes

Destacamos a atuação pioneira de Divaldo em certas atividades, na divulgação do Espiritismo. Neste sentido, ele realizou pela primeira vez no movimento espírita uma abordagem doutrinária em forma de Seminário e Workshop. A forma de divulgar o Espiritismo através de palestras era a única praticada, iniciada pelo próprio Allan Kardec (1804-1869), seguida por muitos outros trabalhadores espíritas, e Divaldo mesmo assim o faz até hoje, em todo o lugar. Mas passados 120 anos da Codificação Espírita (1857-1978), em certas e especiais ocasiões Divaldo começou a adotar um método mais moderno de abordagem doutrinária, que são as reuniões de um, dois ou até três dias, estudando um mesmo assunto, com vários desdobramentos, possibilitando aprofundar e desenvolver determinado tema. Pedagogicamente este método não é nenhuma novidade pois é muito praticado no meio acadêmico e em universidades. A novidade é que ele não era adotado no Espiritismo e Divaldo o implantou. Em Franca/SP, no mês de março de 1978, seguido por um outro em Uberaba/MG, em abril do mesmo ano, Divaldo iniciou esse método na exposição de temas doutrinários e o sucesso foi inegável, pois em pouco tempo essa metodologia passou a ser utilizada por muitos oradores espíritas, no Brasil e no mundo.

Desde essa época Divaldo tem desenvolvido temas diversos como: Seminário Ciência do Espírito, Workshop de Meditação, Workshop sobre Mediunidade, Seminário Provas da Existência de Deus, Seminário Loucura e Obsessão, ou adotando como tema dos eventos os próprios livros por ele lançados, como livros-ensaios que são verdadeiros tratados de psicologia espírita, do seu Guia Espiritual Joanna de Ângelis.

Centenas ou milhares de pessoas participam destes eventos promovidos por Divaldo, em todo o país e no exterior.

Apesar das palestras ainda serem a principal forma de abordagem doutrinária de Divaldo na exposição espírita, uma porcentagem delas (uns 10%) estão voltadas a esses Seminários, Mini-Seminários e Workshops.

 SEMINÁRIOS PARA MÉDICOS, PSICÓLOGOS E ADVOGADOS

 Merece destaque importante o fato de que Divaldo tem sido convidado para fazer palestras e Seminários para Médicos, Psicólogos e advogados, para abordar temas da respectiva área à luz do Espiritismo. Isto aconteceu várias vezes, em várias cidades de diferentes Estados do Brasil, e até livros têm sido publicados com o resultado destes eventos, onde se introduz o aspecto espiritual nas grandes questões discutidas, com valiosos resultados acadêmicos. Na área jurídica, em São Paulo, Divaldo recebeu convites do Dr. Álvaro Villaça Azevedo, quando era Diretor da Faculdade de Direito da USP, para ele falar para os estudantes desta tradicional Faculdade; também o Dr. Bismael B. de Moraes, quando era Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, convidou Divaldo para falar para os Policiais de São Paulo, mas infelizmente estas palestras não puderam ser realizadas por impossibilidades de conciliar o agendamento de datas. Divaldo fez conferências no Congresso da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas) e da AMESP-SP (Associação de Médicos Espíritas). Mas o que é importante registrar é que Divaldo tem ajudado a fazer o Espiritismo gradativamente penetrar nas Academias, despertando a atenção dos cientistas, cumprindo o que foi profetizado por Allan Kardec (1804-1969), de que o Espiritismo ocuparia um dia seu espaço entre as Ciências...

Difusão do Espiritismo através de Seminários e Workshops”  -  Jornal Mundo Espírita - Ano 74, n.º 1469 - Dezembro/2006

 

 

Conferência por Divaldo Pereira Franco no dia 24 de setembro de 1956, no Teatro São Pedro.

Foi a primeira ida de Divaldo a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul

 

Ficheiro:Theatro-São-Pedro.jpg

 

Teatro São Pedro, Porto Alegre, RS, inaugurado no dia 27 de junho de 1858.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Theatro-S%C3%A3o-Pedro.jpg

 

 

Mini-seminário Transição Planetária  com Divaldo Pereira Franco na cidade de Passo Fundo,  RS, no dia 6/10/2011.

Evento realizado no Centro de Lazer e Cultura da UPF. Foto Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos. Um pedido aos espíritas da cidade do Rio de Janeiro - 17/11 Mostra FITV 2011 - Divulgação do seu Piloto

 

Prezados amigos,

Pedimos a colaboração do movimento espírita carioca, para uma ação de " voto popular" , com a participação presencial no evento. Uma oportunidade para "O Filme dos Espíritos"  ganhar espaço na mídia e quem sabe  transformar-se em uma bela série para TV - abordando temas de "O Livro dos Espíritos".

Repasse aos seus amigos, a presença na votação é muito importante para os futuros projetos de divulgação do Espiritismo.

Evento gratuito ( chegar ao local com 30 minutos de antecedência) .
Data:17/11
Horário:20:30 hs

 

Endereço:
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo

Telefone: +55 21 3131-3060

 

Endereço:
Praia do Flamengo, 20
Flamengo

Telefone: +55 21 2105-7000


Informações no Site: http://www.ietv.org.br/festival2011/index.php?pag=home

 

Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108

www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html

@OFdosEspiritos

www.facebook.com/OFilmeDosEspiritos?ref=tswww.redemundomaior.com.br

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

Ficheiro:Rio-Aterro-Flamengo-Gloria.jpg

 

Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio-Aterro-Flamengo-Gloria.jpg

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras com Richard Simonetti

Feira de Santana, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Mara Freitas)

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Manoel Philomeno de Miranda em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Criciúma, SC e Torres, RS

 

A Equipe Mansão do Caminho, composta por João Neves , Nilo Calazans e José Ferraz,

responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, esteve no dia 12 e 13 de novembro de 2011,

respectivamente, em Criciúma/SC e em Torres/RS, realizando dois magníficos seminários sobre a qualidade na prática mediúnica.

Anexo resumo das atividades.

Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação do 19º. Mês Espírita de

Itanhaém, SP

 

(Informação recebida em email de Use - InterItanhaém Allan use.itanhaem@hotmail.com)

 

 

 

 

 

 

 

1ª Mostra de Vídeo e Cinema Espírita do ES

Vitória, ES

 

Difundir e  divulgar a Doutrina Espírita pela arte é o principal objetivo da 1ª Mostra de Vídeo e Cinema Espírita do Espírito Santo – 1ª MOVEES, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, a partir das 20h30 no Cine Metrópolis (Ufes).

Esta é mais uma iniciativa da Vice-presidência de Unificação que, por intermédio do Departamento de Comunicação Social Espírita (Decom) da Feees, em parceria com a Anga Produções Audiovisuais e o apoio do NAVE – Núcleo Audiovisual Espírita, de Goiânia, pretende desenvolver ações que contribuam para a unificação e divulgação da Doutrina Espírita pelo incentivo à produção audiovisual com temática espírita.

Veja o vídeo de divulgação da 1ª MOVEES.

http://www.feees.org.br/eventos/166-1o-mostra-de-video-e-cinema-espirita-do-es

(Informação em emails de Nelio Luzze;  csespirita@grupos.com.br; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com e site da FEEES)

 

 

 

 

 

 

 

X Jornada Espírita

Valença, BA

 

(Informações em email de Mara Freitas)

 

Ficheiro:Cameravalenca.jpg

 

Valença, BA. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cameravalenca.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Teatro: “Aconteceu na Casa Espírita”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

 

Videoclipe “O Livro dos Médiuns”

Blumenau, SC

 

É com muita alegria que encaminho esse e-mail do nosso querido companheiro Marcelo para mostrar a todos o nosso primeiro trabalho na área de Curtas Filmagens em Blumenau-SC.
Assistam porque tenho certeza que vocês irão gostar.
E se gostarem e puderem divulguem, pois o nosso querido confrade Cézar Tucci merece esse presente, mas acredito que ainda não o recebeu. Divulgue!

Um abraço.

Meireles


http://www.youtube.com/watch?v=lt6Bl9BW-Eg

Queridos amigos...

Assista o videoclipe “O LIVRO DOS MÉDIUNS”. Ele foi produzido pelo Grupo de Estudos Sol do Centro Espírita Fé, Cristo e Caridade, de Blumenau-SC, para ser exibido na Noite Fraterna, evento cultural promovido pela casa. Apesar de nenhum dos integrantes do grupo ser um artista profissional, todos se empenharam ao máximo e deram o melhor de si para realizar este belíssimo trabalho. O videoclipe foi inspirado na música de nosso colega compositor espírita César Tucci, que conta um pouco da história de como Allan Kardec iniciou suas pesquisas a respeito dos fenômenos espíritas no século XIX. Se você gostar, divulgue!

Abraços,

Marcelo Niess

Clique no link abaixo para assistir no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=lt6Bl9BW-Eg

 

O LIVRO DOS MÉDIUNS

Música de César Tucci

Produção: Grupo de Estudos Sol

Coordenação: Carmem Lúcia Waltrick Martins

Direção: Marcelo Niess

Centro Espírita Fé Cristo e Caridade

Blumenau-SC

 

Ficha Técnica:

Artêmio José Meireles – Espírito do marido

Artur Uliano – Anfitrião da casa

Carmem Lúcia Waltrick Martins – palestrante

Clarice Lobe Moritz – irmã

Cristiane Rogério – assistência

Dirce Lobe –  irmã

“Dodô” de Oliveira Silveira – figurante

Eduardo Hoeltgebaum – Visitante

Elen Saltore– Visitante

Francisco Kuhnen Júnior – Allan Kardec

Frederico José Egert – recebe carta psicografada

Giovana Kuhnen – Anfitriã da casa

Gustavo de Araújo – Espírito comunicante

José Carlos Waltrick Martins – mentor espiritual

José Edmilson Ribeiro – Médium psicógrafo

Karina Kuhnen – Espírito Comunicante

Leda Ercolani de Moraes – recebe carta psicografada

Maria de Nazaré Rodrigues – Assistente do médium

Marisa Otsuka – mesa de estudos

Samantha Silveira – mesa de estudos

Sandra Mara Flor – Esposa do espírito desencarnado

 

Equipe Técnica:

Roteiro e Direção: Marcelo Niess

Filmagem, edição e efeitos especiais: Marcelo Niess

Iluminação: Eduardo Hoeltgebaum

Making Of: Cláudia Hoeltgebaum

Cenografia: Wilson Koffke

Contra-regra: Soraia Cunha Koffke - Cenografia – Heloisa Koffke

 

Regards,

Elsa Rossi

www.elsarossi.com    books FREE for children

www.roundtablepublishing-uk.com   New Books available.

NOVEMBER CONGRESS: www.medspiritcongress.org

 

(Informação repassada em emails de euripedes@sernet.com.br e Elsa Rossi)

 

 

 

 

 

 

 

A lição da infância

 

 

Eram duas crianças a brincar na praia, na manhã plena de sol. Tinham em torno de três anos e os olhos atentos das mães as vigiavam.

As meninas iam e vinham da beira do mar carregando água em seus baldinhos, construindo formas na areia.

Em certo momento, uma bola entrou na brincadeira. Ambas a queriam e cada qual segurou com mais força, tentando tirá-la da outra.

Finalmente, Stéphanie bateu forte no rosto de Nadine e tomou a bola para si.

De imediato, as mães se aproximaram. Uma, repreendendo a filha pelo mau comportamento e insistindo que ela pedisse desculpas.

A outra consolando com carícias a agredida, que fazia carinha de choro.

Mas não passou muito tempo e lá estavam as duas novamente na areia. Nadine, a menina que sofrera a agressão, foi a primeira a recomeçar a brincadeira. Com sua naturalidade infantil, se aproximou da outra, abaixou a cabecinha, olhou-a no rosto e perguntou:

Você ainda está muito brava comigo?

Antes que a resposta saísse dos lábios de Stéphanie, lançou outra pergunta:

Quer brincar comigo?

E brincaram até a noite estender seu manto de estrelas e luar sobre a Terra.

*   *   *

Bom seria se fôssemos como essas crianças, capazes de perdoar, esquecer e prosseguir juntos.

Quantas vezes criamos problemas graves, de larga duração, somente pelo fato de não cedermos um milímetro do próprio orgulho.

Quantos casais têm conturbado o seu relacionamento porque um não deseja perdoar o outro pela palavra agressiva, pelo gesto infeliz de grosseria.

Muita vez, o cônjuge agressor tenta se redimir. Por sentir dificuldades de se achegar e pedir desculpas, envia flores com um bilhete, um cartão.

Mas, em vez de receber o que esperava, tem devolvidos o ramalhete e o recado.

Persistindo a má vontade de um, a indelicadeza do outro, desfaz-se um compromisso afetivo, gerando sérias consequências.

Amizades de longos anos esmorecem por coisa nenhuma. E bastaria tão pouco.

Bastaria que voltássemos à capacidade da nossa infância, quando esquecíamos à tarde a desfeita que nos fora dirigida pela manhã.

*   *   *

Você sabia que perdoar consiste em dar oportunidade a quem ofendeu de se redimir?

Que o exercício do perdão exige uma boa dose de humildade e de altruísmo?

Todos precisamos que nos perdoem pelas faltas de todos os dias, pelo nervosismo das respostas, pelas críticas irônicas, pelo descaso e a indiferença.

Por essa razão foi que Jesus recomendou o perdão incondicional das ofensas pois também precisamos do perdão do nosso próximo.

 

Redação do Momento Espírita, a partir de fato.

Em 16.11.2011.

 

 

Praia de Guaratuba, PR. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

Atividade na Casa Espírita

 

 

 

Wellington Balbo

 

O título deste artigo é o mesmo de uma palestra proferida pelo conferencista baiano Divaldo Pereira Franco. Atividade na Casa Espírita tem por objetivo servir de parâmetro à dirigentes e colaboradores do Centro Espírita, a fim de que os objetivos da Casa Espírita alcancem o sucesso almejado por dirigentes do mundo visível e invisível.

A benfeitora espiritual Joana de Ângelis, pela mediunidade de Divaldo, propõe uma tríade ao dirigente espírita.

1º Espiritizar

2º Qualificar

3º Humanizar

Espiritizar: parece paradoxal tocar no assunto de espiritizar o Centro Espírita, mas há casas que rotulam-se como Centro Espírita, contudo fogem a Kardec, trabalhando distante das diretrizes ensinadas pelo codificador.

O Centro Espírita tem como foco principal ensinar Espiritismo, todos os assuntos, inclusive os da atualidade, podem e devem ser abordados no Centro Espírita. Entretanto, importante reforçar que, estes assuntos, sejam eles quais forem, devem ser abordados fazendo o link com a Doutrina Espírita.

O Centro Espírita não deve se envolver com terapias alternativas, com todo o respeito que estas merecem. Terapias alternativas devem ser praticadas por quem estudou e pesquisou para praticá-las, em ambientes independentes do Centro Espírita.

Como exemplo citamos o caso de dirigente de um centro que denominava-se espírita que começou a promover em “seu centro”, sessões de cromoterapia. Resultado: os freqüentadores nada entendiam o significado do Espiritismo, confundido-o com a cromoterapia. Enxergavam no Centro Espírita tão somente uma casa de recuperação. Imediatistas, queriam a breve cura para seus males, pouco preocupando-se em estudar as obras de Kardec, que, saliente-se, atingem a causa das mazelas humanas ao ensinar que os males resultam de nossa invigilância para com as leis que regem a vida.

Nada contra a cromoterapia ou qualquer outra terapia alternativa, contudo, que não seja realizada no Centro Espírita para que não se perca o foco do que ensina o Espiritismo. Por isso, como assevera Joana de Ângelis, é de suma importância espiritizar o Centro Espírita.

Qualificar: vivemos a época da qualidade total, o Centro Espírita não pode ficar distante dessa realidade. O colaborador do Centro Espírita, inserido dentro do contexto da instituição deve estar bem preparado para receber os freqüentadores, aperfeiçoando-se constantemente para bem servir. Aliás, a qualificação do trabalhador espírita demonstra solidariedade e respeito ao ser humano. Quanto mais preparado estiver o trabalhador espírita, mais útil será ao semelhante.

Se vou dedicar-me ao atendimento fraterno, irei fazer cursos, trocar experiência com companheiros mais calejados que atuam nessa área, enfim, aperfeiçoar-me para oferecer qualidade às pessoas que procuram o Centro Espírita. Por isso, como ensina Joana de Ângelis, é de vital importância a qualificação do trabalhador espírita.

Humanizar: o Centro Espírita precisa ser uma casa que exala instrução e amor, esclarecimento e conforto. Daí a necessidade de sua humanização, do carinho ao receber os freqüentadores, da tolerância para com as dificuldades alheias, da intensa luta que deve-se imprimir contra o automatismo que muitas vezes caracteriza as relações humanas. Não somos robôs, somos seres humanos, espíritos imortais, com sentimentos, anseios, dificuldades, carências, conquistas...

O olho no olho, o abraço fraterno, a conversa amena fazem parte dessa humanização. Lembro-me de famoso escritor espírita que ao ver a fila grande de pessoas que pediam seu autógrafo passou a acelerar o procedimento das assinaturas. Uma senhora, fã da literatura daquele escritor, ao ver a rapidez com que ele assinava, pediu-lhe: “Senhor, por favor, se não for pedir muito, gostaria que olhasse um pouco em meus olhos”.

O escritor então caiu em si. Compreendeu que estava sendo autômato nas relações com o ser humano. Humildemente decidiu rever seus conceitos, e a partir de então tornou-se mais humano no trato com as pessoas que o procuravam dentro e fora do Centro Espírita.

Por isso, como aconselha Joana de Ângelis, é de grande importância que o servidor espírita humanize sua relação com o semelhante, dentro e fora do Centro Espírita.

Vale a pena pensar e refletir no que propõe a notável orientadora espiritual de Divaldo Franco, porquanto são ensinamentos de grande valia para o dirigente espírita que quer melhorar ainda mais o ambiente e os trabalhos que são oferecidos pela instituição que está temporariamente sob sua coordenação.

Pensemos nisso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP