Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/24-11-2011.htm

 

 

 

 

“Cequessu”

Richard Simonetti

                                  

Que se deve entender por Lei Natural?

A Lei Natural é a Lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do Homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.

Questão n° 614, Livro dos Espíritos.

 

A direção da faculdade decidira promover um debate sobre assuntos de atualidade, solicitando aos alunos que sugerissem, por escrito, os temas.

Houve várias indicações: violência, inflação, tóxico, suicídio, loucura, relacionamento familiar, vocação... Uma delas era decididamente estranha. O autor escrevera simplesmente cequessu. A palavra não estava registrada em nenhum dicionário. Seria um neologismo? Não havia pistas etimológicas relacionadas com sua possível origem. E se fosse uma expressão estrangeira? Lembrava um pouco a pronúncia francesa... Consultaram especialistas em Francês e também Inglês, Italiano, Alemão... Pesquisa inteiramente inútil. Ninguém a conhecia.

Foi então que um velho professor de Português, habituado a decifrar as idiossincrasias linguísticas dos alunos, concluiu que não estavam às voltas com estrangeirismo, modismo ou neologismo, embora enquadrado noutro ismo. Tratava-se de um analfabetismo, porquanto o aluno pretendera referir-se a um tema antigo, velho como o Homem, muito conhecido, muito debatido, e o grafara tão deturpado que o tornara irreconhecível. Conforme foi confirmado depois, junto ao autor da proeza, aquele cequessu significava sexo.

Fora esse o tema escolhido pelo estudante que, como tantos outros, se alfabetizara na adolescência, transitando de forma precária  por cursos supletivos e, num exame elementar de seleção, em escola com oferta de vagas maior que a procura, ingressou no curso superior. Um semianalfabeto na faculdade, por falta de vivência escolar, de convívio com os livros, em aprendizado metódico e disciplinado.

Assim como acontece em relação à língua pátria, há muita gente iletrada, espiritualmente, cursando a Universidade da Vida. São pessoas incapazes de distinguir, em profundidade, o certo do errado, a virtude do vício, o bem do mal, confundindo-se e se comprometendo, frequentemente, em erros elementares de julgamento.

Esses insipientes companheiros de jornada evolutiva revelam, não raro, inteligência brilhante, cultura respeitável ou apreciável sensibilidade artística. Destacam-se. Conseguem sucesso e prestígio, utilizando-se dos meios de comunicação, particularmente a televisão, onde são admirados por milhões de pessoas. No entanto, incapazes de vivenciar os grandes temas morais, transformam-se em instrumentos de perturbação e desajuste - cegos a guiar outros cegos - veiculando ideias que, aparentemente ousadas e renovadoras, semeiam a confusão, induzindo a multidão desavisada a um comportamento irregular e vicioso.

É evidente que cada indivíduo atua no meio social conforme o estágio de evolução que lhe é próprio. Se imaturo, ainda que culto e inteligente, terá dificuldade em ajustar-se a padrões de virtude e discernimento.

Importante considerar, entretanto, que estamos na escola terrestre exatamente para superar nossa ignorância espiritual, nosso atraso moral. Desfrutando os benefícios do esquecimento temporário, que nos permite superar paixões e fixações que precipitaram nossas quedas em vidas anteriores, podemos, desde que convenientemente preparados, operar nosso ajuste às Leis Divinas.

Sobretudo, é possível exercer benéfica influência em favor dos aprendizes que chegam à Terra pela porta da reencarnação. A Doutrina Espírita explica que o estágio infantil é extremamente favorável a esse processo. Nessa fase o Espírito é muito sensível às impressões que colhe no contato com os adultos. Um trabalho bem feito, uma orientação saudável, em nível de escolaridade, poderá oferecer-lhe preciosa oportunidade de renovação, o que na idade adulta será mais difícil, em face da milenar tendência humana de acomodamento às próprias mazelas.

Um exemplo simples ilustra perfeitamente o assunto: o fumante inveterado colhe mil informações a respeito dos malefícios do fumo. Há tantos problemas provocados pelo cigarro que o conhecimento deles é assustador. No entanto, nem assim ele consegue convencer-se da necessidade de deixar de fumar. Há um bloqueio em sua vontade, um desvio de entendimento provocado pelo próprio vício. Ainda que inteligente e ativo, o fumante revela-se obtuso quando se trata do cigarro. Por isso costuma-se dizer que o cigarro tem uma brasa de um lado e um tolo no outro. Faltou-lhe  uma orientação adequada sobre o assunto, no tempo devido. Faltou escolaridade. Se desde a infância houvesse recebido esclarecimentos precisos, dificilmente seria envolvido por esse vício terrível.

É bastante ilustrativo que nas mocidades espíritas, em instituições bem orientadas, raros jovens viciam-se no fumo. Não que sejam submetidos a rígidas disciplinas, a uma proibição rigorosa. Simplesmente os moços são esclarecidos, durante anos, desde as aulas de evangelização infantil, sobre o problema, preparando-se, inclusive, para enfrentar as pressões do ambiente escolar, dos clubes sociais, das reuniões com os amigos, onde o adolescente adere ao vício simplesmente para não se sentir deslocado, diferente, inseguro...

Daí a importância da iniciação religiosa em bases de escolaridade, desde a mais tenra infância, a fim de que o Espírito que inicia a romagem terrena seja preparado para a observância das Leis Divinas, aproveitando integralmente as oportunidades de edificação da jornada humana e vivenciando corretamente, na Universidade da Vida, os grandes temas morais, sem fazer confusões do tipo cequessu.

 

Casa da Caridade, Araçatuba, SP. Crianças da Evangelização. Foto Ismael Gobbo

 

Saiba mais sobre Richard Simonetti acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2009/11/focalizando-o-trabalhador-espirita_30.html

 

 

O site da Revista Eletrônica O Consolador divulga noticias sobre o estado de saúde de Raul Teixeira

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

Notícia de última hora

Como já informamos, Raul Teixeira, agora em novo hospital, recupera-se a olhos vistos.

Numa foto tirada anteontem, ele mostra com um aceno de mão o otimismo e a confiança com que tem enfrentado o tratamento, no qual é notória a melhora dos movimentos da perna direita e dos dedos, bem como das cordas vocais.

Quando colocado de pé em um aparelho destinado a exercitar o caminhar, devidamente apoiado pela fisioterapeuta, caminhou com segurança. O sucesso foi tamanho que os médicos colocaram-no para repetir o exercício sem o aparelho. Superando as expectativas, ele caminhou até o quarto, sem se cansar, numa distância aproximada de 60 metros. 

Os profissionais não se cansam de afirmar que o sucesso de sua reabilitação está vinculado não somente ao seu esforço próprio, mas também à fé e às orações que seus amigos de várias partes do mundo têm feito com esse propósito.
O histórico do tratamento desde a internação e as notícias mais recentes podem ser vistos no site 
http://www.sef.org.br, mantido pela Sociedade Espírita Fraternidade, de que Raul Teixeira é um dos integrantes.

 

 

O bastante animado Raul Teixeira no hospital

 

 

Regina Zanella em excelente participação divulga Espiritismo em  Tv

Itália

Nossa companheira de ideal espírita Regina Zanella, de Milão, Itália, teve excelente participação no programa “Mistero”  levado ao ar por TV na Itália. Recebi o vídeo (endereço abaixo do vídeo em italiano) através de minha amiga Ombreta Sacco que o tendo assistido e gostado nos repassou para divulgação. Ótima a performance de Regina no programa que,  em curto espaço de tempo,  pôde transmitir excelentes respostas às perguntas formuladas pelo  público. Pedi para Regina que  nos fornecesse alguns detalhes acerca dessa participação. Regina nos disse  que o programa se chama “Mistero” e vai ao ar dois meses ao ano e fala de tudo aquilo que seja  Mistério.  Segundo ela este foi um teste  levado ao ar e que se bem aceito pelo público ensejará novos convites para outras participações.

 

Acesse o vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=bIoJIEESznI

(Vídeo recebido de colaboração de Ombretta Gori Sacco)

 

Informações sobre Regina Zanella acesse aqui:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/08/focalizando-o-trabalhador-espirita_15.html

 

 

 

 

Registro. Comemoração do 10º. Aniversário da

 Fundação Joana de Cusa. Sydney, Austrália

 

(Informações e fotos recebidos em Gloria Collaroy)

Glória Collaroy ao lado do bolo dos 10 anos da Joana de Cusa em Sydney, Austrália

 

Meus amigos, a alegria foi imensa em comemorarmos os 10 anos de atividades de Nossa Fundação Joana de Cusa.
Creio que durante esses 10 anos de comemoração, esta foi realmente a mais linda, pois, imperou a alegria, a fraternidade, o amor a união entre todos, uma alegria que contagiou todos os participantes, não só pelo Menu que o chefe português nos ofereceu com o sabor bem português, principalmente o bacalhau, estava delicioso, alem do bolo comemorativo, com sabor bem brasileiro, feito por Bianca. Me emocionei que cheguei a ficar com medo de meu coração reclamar.
Meu agradecimento e para todos, ao publico e aos Franciscanos que unidos trabalharam para que este evento se realizasse.
Se algum de vocês tiverem interesse em ver mais fotos, elas estarão em nosso site . www.joanadecusa.org.au
Nossa Casa Espirita Franciscanos é co-irmã de nossa Fundação.
Em 2007, Divaldo nos visitando pela 4a vez, nos disse que o  nosso teste seria de 10 anos. Vocês não imaginam o meu desespero para que esses 10 anos chegasse e chegou. Sinto-me livre agora, mas sei que Nossa Mãe Joana de Cusa e Nosso Pai Francisco de Assis, não projetou esta construção para 10 anos e sim para toda a eternidade, deixo para nossos netos, bisnetos a comemoração dos 100 anos.
Meu abraço carinhoso a todos.
Gloria Collaroy

Glória e Márcio

 

 

 

Encontro com Divaldo Franco

Fortaleza, CE

 

 

Nossa Conta corrente
4303-6
Agência
1369-2
Banco do Brasil
em nome da Federação Espírita do Estado do Ceará

 

(Informações recebidas em email de csespirita@grupos.com.br; em nome de; divulgace@grupos.com.br  nazarenofeitosa@yahoo.com.br)

 

 

 

 

 

2ème rencontre des jeunes et enfants Spirites. 2° encontro de jovens e crianças espíritas. Bruxelas, Bélgica

 

 

(Em português  logo abaixo)

 

Bonjour à tous,

cet email pour vous dire que la « 2ème rencontre des jeunes et enfants Spirites » qui a eu lieu dimanche passé c’est super bien passé et que je suis très heureuse d’avoir participé et de faire partie de l’équipe de l’organisation.

 

Merci à Jean Paul Evrard et à la fédération Spirite de Liège pour   la salle, enfin, tout le local,  que vous nous avez prêté, qu’a permis que cette rencontre puisse avoir lieu à la Rue Maghin à Liège.

 

Je félicite Hadriania, Regis, Lenir, Fabio et Marcia qui ont réalisé les stands de jeux, par son imagination et pouvoir créative, c’était super.

 

Merci Raphael pour le petit déjeuner, c’était très bon.

 

Je félicite ceux qui depuis très tôt sont venues pour décorer la salle ainsi que ceux qui sont venues un peux plus tard mais qu’ont beaucoup aidé aussi, la déco était formidable.

J’ai entendu  un enfant qu’en rentrant à dit : « waouuuuuuuuuuuu ».

Ça m’a touché vraiment le cœur, et à ce moment je me suis dit, « ça veut vraiment la peine », parce que c’était un « waouuuuuuuuuu » spontané et sincère.

 

Merci à Gisèle et à tous ceux qu’ont aidé Gisèle à préparer tous les délicieux plats.

 

Merci à tous ceux qui d’une façon ou d’une autre ont aidé l’équipe qui a organisé cette rencontre.

 

Merci aux parents d’avoir amener les enfants.

Peut être que ça n’a pas été la journée la plus intéressante de ça vie, puisqu’il n’y avait pas la dernière console de jeux de Nintendo ou la nouvelle PSP 3D, ou le film où dessin animé où des gens ou personnages se tapent  et qui fait monter l’adrénaline.

Mais il y avait une équipe de personnes qui avait préparé, que pour eux, une après midi où ils ont pu écouter parler des choses plus calmes, plus tranquilles et tellement importantes pour son avenir.

Des jeux qui ne faisait pas monter l’adrénaline, mais qui le font réfléchir sur son avenir.

Peut être que ça n’a pas été la journée la plus intéressante de ça vie, mais certainement une des plus importantes.

 

Merci à Ana Ariel, pour ça disponibilité et surtout merci d’avoir changé son programme pour pouvoir être avec nous et venir partager avec nous ses connaissances, ses expériences, avec tous les parents et adultes présents.

 

Merci à Claudia Werdine, que je sais que de loin à prié et vibré pour que cette rencontre se passe bien.

Que ta santé puisse se rétablir et que Dieu puisse permettre ta venue en Belgique prochainement.

 

Merci aussi à tous les autres personnes, un peut partout dans le monde, que de loin on prié et vibré pour cette rencontre et nous ont envoyé des emails d’encouragement, ça nous fait vraiment plaisir de savoir que nous ne sommes pas tous seuls.

 

Merci à la spiritualité supérieur pour son soutien et aide continue, merci aux enfants du plan Spirituel qui nous ont entourés avec beaucoup de joie.

 

Merci aussi à la spiritualité inferieur, pour les contrariétés, qui nous pousse à faire notre renouvellement intérieur en ayant comme conséquence notre évolution.

 

Merci surtout aux enfants qui ont participé, avec lesquels on apprend beaucoup, beaucoup.

Et on se retrouvera certainement au mois de Mai à Wegimont.

Que Jésus puisse protéger chacun de vous et illuminer vos chemins.

 

Voici le lien pour voir la vidéo réalisé pour la clôture de cette rencontre.

http://www.youtube.com/watch?v=mAg2YWHIweU

 

Anabela

 

 

Ola a todos,

Estou enviando este email, para vos dizer que o 2° encontro dos jovens et crianças Espiritas que aconteceu  no domingo passado, se passou super bem e que eu estou muito feliz de fazer parte da equipe que organisou este encontro.

 

Quero agradecer ao Jean Paul Evrard e à Federação Espirita de Liege pela sala, enfim, por todo o local que nos emprestaram e que permitiu fazermos este encontro em Liège.

 

Felicito a Hadriania, Regis, Lenir, Fabio et Marcia que fabricaram os stands de jogo, pela sua imaginação et poder creativo, estava “super”.

 

Obrigada Raphael pelo café da manhã, estava muito bom.

 

Felicito todos aqueles que chegaram bem cêdo para decorar a sala, assim como os outros que chegaram um pouco mais tarde mas que a sua ajuda foi também preciosa, a decoração estava simplesmente formidavel.

Eu ouvi uma criança exclamar quando ela entrou na sala: “waouuuuuuuuuuuuu”.

Foi um “waouuuuuuuuuuuu” que me tocou o coração, e nesse momento eu me disse a mim mesma “realmente vale a pena”, pois era um “waouuuuuuuuu” espontaneo e sincero.

 

Obrigada Gisele e a todos que ajudaram a Gisele a preparar a comida.

 

Obrigada a todos que de uma maneira ou de outra ajudaram esta equipa a organisar este encontro.

 

Obrigada aos pais por terem trazido as crianças.

Talvez não tenha sido o dia mais interessante das suas vidas, pois não tinha o ultimo modelo da consola de jogo Nintendo  ou a nova PSP 3D, ou o filme ou desenho animado onde as pessoas ou os personagens brigam uns com os outros e que faz subir a adrenalina.

Mas tinha um equipe de pessoas que preparou, especialmente para eles, uma tarde onde eles puderam escutar falar de coisas calmas, mais tranquilas e tão importantes para o seu futuro.

Brincaderias que não faziam subir a adrenalina, mas que faziam reflectir sobre o futuro.

Talvez que não tenha sido o dia mais interessante de suas vidas, mas certamente um dos mais importantes.

 

Obrigada à Ana Ariel, pela sua disponibilidade e sobretudo obrigada por ter mudado o seu programa para poder estar connosco e partilhar os seus conhecimentos, suas experiências com os pais e adultos presentes.

 

Obrigada à Claudia Werdine que eu sei que de longe ficou orando e vibrando por que este encontro fosse um sucesso.

Que a tua saùde possa se restablecer e que Deus permita  a tua vinda à Belgica um dia destes.

 

Obrigada também a todos, um pouco por todo o mundo, que de longe oraram e vibraram também por este encontro, e pelos emails que nos enviaram com palavras de encorajamento, é um grande prazer para nós sabermos que não estamos sozinhos.

 

Obrigada à Espiritualidade superior pela seu suporte e ajuda continua, obrigada também ás crianças do plano espiritual que nos envolveram em muita alegria dias antes do encontro.

 

Obrigada à espiritualidade inferior, pelas contrariedades, que nous obrigam a fazer a nossa reforma intima, tendo como consequencia nossa evolução.

 

Obrigada a todas as crianças que participaram, com as quais nós aprendemos muito, muito.

E se Deus permitir, estaremos de novo juntos no mês de Maio en Wegimont.

Que Jesus possa proteger cada um e iluminar os seus caminhos.

 

Envio o video réalisado para o encerramento do encontro com as crianças.

http://www.youtube.com/watch?v=mAg2YWHIweU

 

 

Anabela

 

 

(Informações em email de Centre d'études Spirites Allan Kardec cesakbruxelles@gmail.com)

 

 

 

 

 

Visite o excelente site do Conselho Espírita Francês

E leia o ultimo boletim  Voie Spirite no. 38

 

Acesse: http://www.spiritisme.org/

 

 

(Informações em emails de Michel Buffet e Claudia Werdine)

 

 

 

 

 

 

3o. Seminário de Mediunidade de Santiago

Santiago, Chile

 

Estimados Amigos

 

Con mucha alegría les informamos del 3 Seminario de Mediumnidad de Santiago con Marta Antunes de Brasilia y Esther Fregossi de Santa Catarina el día viernes 2 y sabado 3 de Diciembre del año 2011.

Anunciamos esta noticia para que puedan programarse con tiempo para asistir a este Evento Espírita.

Para asegurar su asistencia a este evento, deberán cancelar lo más pronto posible el valor de la cooperación que es de $ 7.000, para ayudar a solventar los gastos.

 

Formas de pago:

1- Transferencia electrónica a la cuenta corriente del Banco de Chile, Nº

0013390807 a nombre de Tomás Herrera San Román, Rut: 14.119.368-6 y por favor es necesario enviar recibo de transferencia con el titulo de Seminario de Mediumnidad y su nombre, vía e-mail a tomito01@hotmail.com Fono Contacto: 9-1538278

2- Cancelando la entrada directamente en el Centro Espírita Buena Nueva (Calle Nelson Nº 1721, -detrás del Estadio Nacional- Ñuñoa, Santiago), los días martes y jueves de 20:00 a 21:30 Hrs.

 3- Cancelando la entrada el mismo día en el local del evento (no se garantiza tener entradas disponibles, ya que los cupos son limitados)

 

Por favor llegar temprano.

Que Dios nos ilumine a todos, ahora y siempre.

Los saluda cariñosamente,

 

CENTRO DE ESTUDIOS ESPIRITA BUENA NUEVA

WWW.ESPIRITISMO.CL

 

(Informações em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

 

Programa Ação 2000 A Visão Espírita da Notícia

ADE-SP. Rede Boa Nova de Rádio

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 23 DE NOVEMBRO DE 2011

Release

Grupo Escolar é do seu tempo? – Quem foi garoto (a) ou adolescente nos anos 60 e 70 vai fazer uma saudosa viagem ao passado com este tema. Quem se esqueceu da goma arábica, da caneta tinteiro e da esferográfica que vinha com dez cores, da régua de madeira, do mimeógrafo ou do Desenhocop? Nessa época, o nosso Google era a Enciclopédia Barsa. Então, vamos viajar?

 

 

O tema acima é baseado num Power Point que circula na internet, com texto final da jornalista Martha Medeiros e adaptação de Décio Dias e será analisado e discutido por membros da equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA, Carlos Scaramuzza, Tarcízio Bazílio e Dermeval Carinhana Jr.

Direção: Éder Fávaro

 

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado dia 26 de Novembro de 2011 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br

 

(Informação recebida em email de imprensa@adesaopaulo.org.br)

 

 

 

 

 

Iraci Gava experimentou a receptividade afetuosa dos companheiros do BUSS.  Londres, Inglaterra

 

Caro Sr. Ismael,

Conforme havia dito, visitei o grupo de estudo da Doutrina na sede da BUSS

em Londres/Inglaterra e encontrei a Elza Rossi e Janet Duncan que muito

festivamente me receberam.

Era dia de reunião de estudos  realizado em inglês pude perceber o interesse e

alegria de todos que ali se confraternizavam.

Envio fotos do grupo.

Abraços 

Iraci

Núcleo Espirita "Chico Xavier"

Promissão   

 

(Informações e fotos recebidas em email de Iraci Gava)

Iraci (d) com Janet Duncan

Iraci Gava e Elsa Rossi

 

Iraci Gava, segunda a partir da esquerda com companheiros do BUSS, em Londres.

 

 

 

 

 

1ª. Semana O Despertar da Consciência com Sebastião Camargo. Franca, SP

 

(Informações em email de USE/Franca e  Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

Palestras programadas para o C.C.E. Reflorescer

Arujá, SP

 

CENTRO CULTURAL ESPÍRITA REFLORESCER

Rua São Vicente, 240 – Jordanópolis – Arujá – SP

centroculturalespirita@yahoo.com.br

 

       A escala de Palestras de Novembro e Dezembro de 2011 encerra mais um ano de Assistência Espiritual, Doutrinária e Social.

       Agradecemos a todos os trabalhadores e convidados que estiveram conosco somando dedicação e amor. Graças aos talentos individuais, bem posto no Evangelho, semeamos luzes de amor, fé e esperança.

       Paz e Luz a todos!

       Rosangela Pires

 

Dia

Palestrante

Tema

 

 

 

22/11

Denise Rodrigues

O Egoísmo - A Fé e a Caridade

 

 

 

29/11

Laércio Verderamo

Tema Livre

 

 

 

06/12

Cintia Mitri

Vinde a mim os Pequeninos

 

 

 

13/12

Alessandro Marques e Valéria

Constelação Familiar

 

 

 

20/12

Rosangela Pires

O Natal e o Espiritismo

 

 

 

27/12

Equipe da Casa

Tema Livre

 

 

 

03/01/12

Equipe da Casa

Tema Livre

 

 

(Informações em emails de Rosangela Pires e Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

 

Palestra com Plínio B. Penteado Jr. na

Associação Caminho da Verdade. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Otávio Cunha)

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

 

Acesse: www.kardecradio.com

 

 

 

V Festival da Torta do C.E. Claudionor de Carvalho

Itabuna, BA

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia ceccsocial@hotmail.com)

 

 

Um canto pela paz no aniversário da cidade de

Birigui, SP

 

(Informação em email de Vera Filgueira)

 

 

 

Suicídio no Brasil

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo

 

A mídia brasileira divulga incansavelmente notícias que envolvem corrupção, desmandos, crimes, banalidades da vida alheia, doenças como febre amarela, dengue...

Há, porém, uma situação que vem sendo esquecida não só pela mídia, como pela sociedade brasileira como um todo: o suicídio no Brasil.

Notável artigo escrito pelo jornalista André Trigueiro e publicado no jornal Folha Espírita – mês de Janeiro/2008, mostra essa triste realidade. Compartilho com o leitor alguns dados pesquisados por Trigueiro:

O Brasil está entre os dez países do mundo no ranking do suicídio, cerca de 8.000 casos por ano. Acrescente-se a isso que muitas mortes não são registradas como suicídio, sem contar as tentativas infrutíferas de autoextermínio, que, segundo Trigueiro, acontecem em uma esfera dez vezes superior aos casos consumados.

O suicídio está vinculado a falta de informação. As pessoas que tentam ou consumam o autoextermínio geralmente não têm conhecimento da imortalidade da alma, tampouco das conseqüências desastrosas dessa atitude. Consideram que a vida se extingue com o findar do corpo físico, e por isso vêem no suicídio a saída para seus problemas. O cansaço da vida promovido pelo vazio existencial coloca muitas pessoas na rota direta do suicídio. Há muita gente vivendo por viver, sem objetivos, sem brilho nos olhos, sem sonhos...

Criaturas que se frustram por pouco e encaram as provas da existência como castigo divino, com  isso sentem-se desprezadas, angustiadas, acabrunhadas.  Despreparadas para enfrentar os pedagógicos caminhos da jornada humana não têm paciência de encarar desafios. Querem colocar fim no que julgam ser um sofrimento interminável. Alguns casos na região de Bauru mostram que, muitos jovens colocaram fim na vida por motivos banais, cicatrizes que o tempo, esse senhor soberano, trata de curar, como término de namoro, por exemplo. E dado entristecedor: o suicídio já é uma das três principais causas de morte envolvendo jovens que estão entre os 15 e 34 anos.

E para complicar  mídia e  sociedade não abraçam a causa dos desajustes humanos como deveriam abraçar. Depressão, angustia, receios, melhor qualidade de vida são assuntos que obrigatoriamente deveriam estar na pauta de debates por parte da mídia, governo e sociedade de uma forma geral.

Mas, infelizmente não é isso o que acontece. Abre-se espaço em horário nobre para bisbilhotar a vida alheia, futilidades que levam do nada ao lugar nenhum, mas esquece-se de que naquele mesmo horário há muita gente vivenciando sofrimentos de todos os matizes. Poderíamos utilizar melhor o tempo. Sim, caro leitor, quando uma sociedade emprega bem seu tempo há menos tristezas, menos sofrimentos, menos injustiças. Poderíamos, por exemplo, evitar que seres humanos cometam a loucura de exterminar a própria vida porque ignoram a imortalidade da alma. Por isso o Espiritismo cumpre função social das mais importantes. Aliás, o espírita tem essa função social: a de divulgar o Espiritismo para a educação da alma humana. Não quero aqui mostrar que o Espiritismo é dono exclusivo da verdade, nada disso. Quero apenas salientar que, ao ensinar que a vida continua, que o espírito prosseguirá com suas conquistas, mas também com suas dificuldades  além dessa vida material, o ensino espírita colabora de forma decisiva para que a criatura humana saiba que o suicídio não resolve problema algum, ao contrário, apenas agrava.

Quando todos souberem que as dificuldades são passageiras e que podem significar passaporte para uma vida melhor, o número de suicídios terá drástica redução. Dificilmente teremos jovens que atentam contra a própria existência porque a namorada colocou fim ao namoro. Não teremos mais pessoas tentando se autoexterminar por causa de problemas financeiros, nem criaturas à beira da loucura porque a vida não lhes dá de mão beijada o que pretendem.

O assunto referente ao suicídio deve ser debatido, a sociedade tem de se mobilizar, informações devem ser transmitidas, o espaço precisa ser concedido. São vidas humanas em jogo. Ou nos mobilizamos agora, ou o número de suicídios aumentará. Ou psiquiatras, religiosos, psicólogos, jornalistas e nós da sociedade nos mobilizamos para tratar o assunto com a gravidade que ele merece, ou nosso Brasil terá a triste alcunha de: O país do suicídio.

Pensemos nisso

 

 

Elogie do jeito certo

 

Recentemente um grupo de crianças passou por um teste muito interessante.

Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas.Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.

Em seguida, foram divididas em dois grupos: o grupo A foi elogiado quanto à inteligência. Uau, como você é inteligente! Que esperta você é! Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!E outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!Menino, que legal ter visto seu esforço!Que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem! E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças.

Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa.

As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos: o ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças inteligentes não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas.

Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente.

As esforçadas não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética.

Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas.

Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

Nossos filhos precisam ouvir frases como: Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração. – Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo... Você é ético.

Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... Você é solidária.

Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é tática paterna, é incentivo real.

Elogiar superficialmente é mais fácil para os educadores, pois tais expressões quase sempre são padrões e não exigem reflexão por parte de quem as diz.

Mas, os pais esforçados não devem estar atrás de soluções fáceis, mas sim das melhores soluções para a educação de seus rebentos.

Aprendamos,assim, a elogiar corretamente, reforçando comportamentos positivos, contribuindo na formação de homens e mulheres de bem.

 

Redação do Momento Espírita com base no artigo Elogie do jeito certo, de Marcos Meier,

do site www.marcosmeier.com.br.

Em 23.11.2011.

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP