Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/28-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Um vaso útil ao Mestre

 

 

Maria Helena Marcon

 

 

É possível que, se Deus nos houvera consultado a respeito de quem poderia auxiliar Saulo de Tarso, na jornada que lhe competia, tivéssemos optado por alguém de subida reputação na sociedade da época ou orador de destacadas qualidades.

No entanto, quem auxiliará Saulo nos primeiros passos da Boa Nova não é senão um ancião, cujo nome hebraico, na forma grega, significa Yaweh compadeceu-se ou como anotam outros, Jeová tem demonstrado favor. Carecendo de vigor físico, traz n’alma, no entanto, as forças imensuráveis de quem guarda a certeza do Ideal abraçado.

Ananias era sapateiro em Emaús e o vemos citado pela vez primeira em Atos dos Apóstolos, em seu capítulo nove, a partir do versículo dez, quando Lucas registra sua visão de Jesus, conclamando-o a visitar Saulo de Tarso, em sua cegueira e abandono.

É Emmanuel, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, contudo, que nos dá notícias anteriores, de sua interferência, embora indireta, na vida de Saulo, que viria se tornar o Apóstolo dos gentios. Quando, após o episódio da morte de Estêvão, em Jerusalém, decorridos oito meses de silêncio e ausência, o moço de Tarso retorna a Jope para ver sua amada Abigail, a encontra enferma...e cristã.

É-lhe um duro golpe ao coração. Ela fora convertida ao Homem de Nazaré por um pobre velho chamado Ananias.(...) O pobre mendigo deu-lhe como lembrança alguns pergaminhos com os ensinamentos do famoso carpinteiro de Nazaré...2

O aluno de Gamaliel, logo após a morte de Abigail, decide procurar Ananias. Deseja destroçá-lo, vingando-se por ter, no seu entendimento, lhe roubado a noiva querida, fazendo-a amar o Carpinteiro de Nazaré.

Sob tortura,  um jovem seguidor da Boa Nova informa-lhe que Ananias, tendo deixado Jope, estacionara em diversas aldeias, pregando as verdades de Jesus Cristo. Vivera em Jerusalém, algum tempo, indo de bairro em bairro, no seu mister de divulgador.

Finalmente, retirara-se para Damasco. E é para lá que ruma o rabino, com documentos que o habilitam a acionar todos os recursos, inclusive a pena de morte, contra Ananias e os que o pretendessem seguir no rumo da nova doutrina.

Após a visão de Jesus, em pleno deserto, ao sol do meio-dia, estando hospedado em Damasco, Saulo é avisado pelo hoteleiro que alguém o deseja ver.

Um velhinho de semblante calmo e afetuoso, sorriso generoso nos lábios e cãs respeitáveis se identifica ao moço, como alguém que Jesus enviara ao seu encontro.

O nome? Ananias. A resposta era uma revelação. A ovelha perseguida vinha buscar o lobo voraz. 4

Recobrando a vista, com a imposição de mãos de Ananias, Saulo ouve de seus lábios que ele, Ananias, conhecera Jesus na tarde trágica do Calvário. Tinha ido a Jerusalém para as comemorações da Páscoa e encontrara a cidade tomada por movimento inusitado.

Acompanhara o drama pungente de Jesus pelas ruas da cidade santa, condoendo-se de Sua marcha penosa com a cruz, seguindo o cortejo até o monte. Do alto da cruz, Jesus lhe lançou um olhar inesquecível. Era um chamado, um convite.

Teve notícias, três dias depois, da ressurreição do Mestre e então, procurou Simão Pedro para conhecer melhor a personalidade daquele homem. Aceitou de imediato o Evangelho, tendo retornado a Emaús, disposto dos seus bens e tornado a Jerusalém, associando-se aos Apóstolos galileus nas primeiras atividades da Casa do Caminho.

Ananias lhe fala a respeito de Estêvão e de Abigail. Confidencia ao coração sofrido de Saulo o quanto o amava Abigail, de suas preces a Jesus pela sua conversão.

Ele não dispõe da cópia integral das anotações de Levi, contudo, empresta ao novo discípulo seus pergaminhos amarelentos, que portavam notas dispersas dos ensinamentos de Jesus, que Saulo, de imediato, se dispõe a copiar.

Damasco não possuía propriamente uma igreja. Os adeptos do Caminho se reuniam em casa de uma lavadeira humilde, que alugava a sala para poder acudir ao seu filho paralítico. Ananias presidia as reuniões, como um patriarca no seio da família.

Emmanuel o descreve lendo os apontamentos evangélicos, ilustrando-os com comentários de sua experiência pessoal e eventos outros significativos. Ao final, percorrendo as filas dos bancos e impondo as mãos sobre os doentes, os anciães de mãos trêmulas, velhos pedreiros rudes, mulheres simples e necessitados de toda ordem.

É Ananias que aconselha Saulo a amadurecer as ideias, preparando-se para o seu apostolado, o que o faz procurar o velho mestre Gamaliel, em Palmira e internar-se, no deserto de Dan, na sequência.

Diz-lhe Ananias: ...O Senhor conferiu-te a tarefa de semeador; tens muito boa vontade, mas, que faz um homem recebendo encargos dessa natureza? Antes de tudo, procura ajuntar as sementes no seu mealheiro particular, para que o esforço seja profícuo.6

Depois de passar três anos no deserto, Saulo retorna a Damasco e é novamente Ananias quem o recebe. Depois de pregar na Sinagoga, no segundo sábado de sua permanência na cidade, Saulo recebe ordem de prisão e se acolhe, a conselho de Ananias, em casa da humilde lavadeira.

O ancião é preso. Desejam que  confesse onde se encontra o moço de Tarso, que ousara macular a Sinagoga falando a respeito do Mestre  da Galileia. Durante vinte e quatro horas permaneceu  incomunicável. Recebeu vinte bastonadas que lhe deixaram o rosto e as mãos gravemente feridas.

Ao interrogatório, respondeu com firmeza: Saulo deve estar com Jesus3, o que, conforme sua consciência, não equivalia a mentir aos homens, mas também não comprometia o amigo fiel.

Logo que se viu livre, esperou a noite e, cauteloso, se dirigiu ao local onde se realizavam as prédicas do Caminho. Sugere a Saulo que fuja da cidade, por cima dos muros, dentro de um cesto de vime. Não era o momento de afrontar o poder judaico.

Assim, com o concurso de outros três irmãos de confiança, deu-se a fuga de Saulo, depois das  primeiras horas da meia-noite.

Em lágrimas, o Apóstolo dos gentios beija as mãos de Ananias. Voltariam a se reencontrar os dois amigos, somente após a morte.

É Ananias que vem ao encontro de Paulo de Tarso, logo após a sua decapitação e lhe diz: ...Desde a revelação de Damasco, dedicaste os olhos ao serviço do Cristo! Contempla, agora, as belezas da vida eterna, para que possamos partir ao encontro do Mestre amado!...5

Conhecendo-lhe a alma sensível, Ananias perguntou qual o primeiro desejo de Paulo, agora, na esfera dos redimidos e ao comando mental daquele, a caravana espiritual demandou caminhos percorridos pelo Apóstolo tarsense.

Ao alvitre de Ananias, reúnem-se no cimo do Calvário e ali cantam hinos de esperança e de luz. Logo mais, o próprio Mestre Jesus, tendo ao Seu lado Abigail e Estevão, os irmãos de Corinto, vem receber o Apóstolo.

É muito interessante se verificar a dedicação de Ananias. Em Damasco, devolve a visão a Saulo. É igualmente quem vai restituir a visão ao vencedor e o guiará na sua nova vida, no Mundo Espiritual, logo após o executor Volumnio ter cumprido a ordem de Nero, retirando-o do corpo físico, às margens da Via Ápia.

Servidor do Cristo, ao receber a ordem do Mestre, reluta de início, por conhecer a reputação maldosa de Saulo para, após as explicações de Jesus, a respeito dos acontecimentos às portas de Damasco, atender o irmão, sem outros questionamentos.

Em nome de Jesus, vai ao encontro de seu perseguidor e não somente o auxilia, quanto o abraça e o chama Irmão, tornando-se-lhe amigo fiel e incondicional. Uma das colunas de sustentação da tarefa extraordinária de Paulo, o Apóstolo. Alguém a quem Paulo se referiria,  como homem segundo a Lei, que tinha o bom testemunho de todos os Judeus. (Atos dos Apóstolos, 22, 12)

Um vaso útil a serviço do Mestre Jesus.

 

Bibliografia:

01.MIRANDA, Hermínio. Os amigos. In:___. As marcas do Cristo. Rio [de Janeiro]: FEB, 1979. v. 1, cap. 4.

02.XAVIER, Francisco Cândido. Abigail cristã. In:___. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. Ed. especial. Rio de Janeiro: FEB, 2002. pt. 1, cap. IX.

03.______. Lutas e humilhações. Op. cit. pt. 2, cap. III.

04.______. No caminho de Damasco. Op. cit. pt. 1, cap. X.

05.______. Ao encontro do Mestre. Op. cit. pt. 2, cap. X.

06.______. Rumo ao deserto. Op. cit. pt. 2, cap. I.

07.Ananias. In:___.Ajuda ao entendimento da bíblia. São Paulo: Sociedade Torre de Vigia de bíblias e tratados, 1982. v. 1.

08.VAN DER OSTEN, A . Ananias. In:___. Dicionário enciclopédico da bíblia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

09. http:www.bibliquest.org/index_auteurs-I_Z.htm#augt

 

O presente artigo, oportunamente publicado pelo Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, consta do livro Personagens da Boa Nova, edição FEP.

 

Tel Aviv, Israel. Nas proximidades se situava a antiga Jope. Foto Ismael Gobbo

 

File:Palmyre Vue Generale.jpg

Ruínas da cidade de Palmyra no deserto da Síria. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Palmyre_Vue_Generale.jpg

 

File:Statue of Saint Paul, Damascus.jpg

Estátua de São Paulo em Damasco, Siria. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Statue_of_Saint_Paul,_Damascus.jpg

 

Saiba mais sobre a oradora e escritora Maria Helena Marcon

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/10/focalizando-o-trabalhador-espirita-no_15.html

 

 

 

 

 

 

 

Seminário sobre Mediunidade organizado pela Federativa Britânica- BUSS. Londres, Reino Unido

 

(Texto e fotos recebidos de Elsa Rossi, Londres)

 

 

Uma vez mais a nossa federativa espírita britânica THE BRITISH UNION OF SPIRITIST SOCIETIES tem a alegria de poder concluir mais um evento de preparação do Trabalhador Espírita na área da Mediunidade.

Aconteceu no sábado, 26 de Novembro, nas dependências da Friends Meeting House, Jewell Road em Walthamstow. Com a presença de 40 participantes dentre os 46 inscritos previamente, o Seminário contou com 4 (quatro) coordenadores de diferentes grupos de UK, que se uniram para abrilhantar os estudos:

Andre Luiz Oliveira do Fraternity Spiritist Society; Tania Stevanin do Sheffield Spiritist Group, Silvia Gibbons do Chico Xavier Spiritist Society e Janet Duncan do Allan Kardec Study Group. Janet foi a organizadora geral do planejamento e preparação doutrinária do evento.

A logística foi organizada por voluntários da BUSS, que conta com uma lista de 50 pessoas que dão o suporte em diferentes eventos durante o ano, também, frequentadores e trabalhadores de diferentes casas Espíritas.

Entre os participantes inscritos do Reino Unido tivemos: ingleses, escoceses, húngaro, russo, e amigos de Irlanda. Participantes de Middlands, República da Irlanda, Canterbury, Sheffield, Londres etc., Esses eventos mantém a tradição de socialização e trocas de idéias nos intervalos, enriquecendo o tempo que foi das 2pm as 8pm desde a chegada, arrumação das salas e entrega do local. Dois intervalos foram necessários.

 

O objetivo desde Seminário foi reciclar trabalhadores, preparar outros, para que dêem continuidade aos estudos na área da Mediunidade nos seus Grupos Espíritas, harmonizando-se entre os demais, para que esse trabalho de caridade espiritual, moral, fraternal possa ser uma área de muito apoio na Casa Espírita.

 Tratou-se de temas como:

A Importância da Reforma Intima, O que fazer e não fazer com a Mediunidade, O que é a Mediunidade, Formando um Grupo para a Tarefa da Mediunidade,  Como organizar as Reuniões, Tratando de Obsessão, avaliando as necessidades, e muito mais.

Ao final, perguntas e respostas aos aplicadores do seminário, para esclarecimentos de dúvidas que ficaram durante o treinamento.

 A BUSS organiza anualmente e totalmente em Inglês, dois grandes Seminários de Reciclagem e Preparação do Trabalhador Espírita, de acordo com as indicações do Conselho Espírita Internacional, do qual a BUSS é membro integrante.

Mais informações em breve na BUSS Newsletter, publicação trimestral que fica disponibilizada no web site www.buss.org.uk

BUSS team

 

 

Texto de Elsa Rossi traduzido por Carolina von Scharten

Público participante

Irlanda

Canterbury

André em sua fala

Janet Duncan

oradores  

Silvia em sua exposição

Tânia e público

Janet, Silvia e Tânia

 

 

 

 

 

1º.   Encontro dos Grupos Espíritas da Noruega

Oslo, Noruega

Caro Ismael,
Estamos divulgando o 1. EGEN - Encontro dos Grupos Espiritas da Noruega que acontecera em Oslo, no dia 3 de dezembro de 2011. O encontro reunira trabalhadores dos grupos espíritas das cidades de Stavanger, Bergen, Trondheim e Oslo.  Mais informações na nossa pagina web: www.geeaknorge.com (eventos)
Em anexo o programa do evento.
Abraço fraternal
Cristina Latini
GEEAK-Norge

VISITE NOSSA PÁGINA: www.geeaknorge.com       BESØK VÅR HJEMMESIDE: www.geeaknorge.com
 
"Urokkelig tro er den tro som kan møte fornuften ansikt til ansikt i alle Menneskehetens epoker." Allan Kardec
GEEAK-Norge  Reunioes as 4a.feira das 18.00 as 20.00hs      Foredrag hver lørdag kl. 14.00 til 15.00 på norsk - håndspålegging på slutten av møtet
Dronningensgt.23 - sala 512 Centro - Oslo                            Velkommen!
Bem-vindo!

Programa

 

12.45 - 13.00              Chegada - recebimento das pastas

                                    Prece de abertura

13.00 - 13.10              Bem-vindos - Objetivos e pauta do Encontro

13.10 - 13.25              Apresentação dos Grupos e participantes

13.25 - 13.40              Dinâmica de grupo               

13.40 - 14.40              “A  importância e papel do Centro Espírita no contexto do mov. espírita  mundial” - Elsa Rossi rep. do CEI

14.40 - 15.00              Pausa 

15.00 - 15.15              Espiritismo na Noruega - ontem e hoje (introdução para o trabalho em grupo) 

15.15 - 16.15              Movimento Espírita Norueguês: desafios e soluções (Café diálogo - trabalho em grupo) – Maria Aparecida

16.15 - 16.25              Pausa

16.25 - 16.55              Apresentação das conclusões dos grupos

Maria Aparecida

16.55 - 17.00                          Encerramento

                                               Prece de encerramento

 

(Informação recebida em email de GEEAK Norge leondenis_oslo@hotmail.com)

Ficheiro:Oslo Nationaltheatret.JPG

Teatro Nacional de Oslo, Noruega. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oslo_Nationaltheatret.JPG

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras públicas na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: DEZEMBRO DE  2011

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

06

O CRISTO CONSOLADOR

ESE

CAP. VI

 

MARIA IGNEZ LIA NEIVA

13

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

ESE  CAP.VII

 

ADRIANA LEITE

 

20

 

PALESTRA DE  NATAL

 

LIVRE

 

MADERLENE DE ALMEIDA YAMADA

 

27

 

BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO

 

ESE.

CAP.  VIII

 

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

 

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

 

Pintura por Maria Tereza Braga

25 de dezembro - Natal de Jesus

 

 

I Pré Encontro Luiz Sérgio de Mocidades Espíritas

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

XVIII Aniversário de Fundação do C.E. Irmão Francisco de Assis com Seminário. Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Jan Hus – Versão com Extras Espíritas

 

A Versátil apresenta, pela primeira vez no Brasil, Jan Hus – O Reformador Cristão, clássico do cinema tcheco sobre a vida e a obra de Jan Hus (1369+1415), pensador e pregador que foi um dos precursores da Reforma Protestante, ao lado de John Wycliffe. Segundo revelações de vários autores espirituais, Jan Hus foi uma das encarnações de Allan Kardec (1804+1869), o Codificador da Doutrina Espírita. Esta Edição Especial traz mais de uma hora de vídeos extras, como o documentário Jan Hus em Praga e o depoimento de Regis de Morais, professor de Filosofia da UNICAMP e escritor espírita, que faz um paralelo entre Hus e Kardec. 

Acompanhe os principais momentos da trajetória de Jan Hus: os sermões contra os privilégios do clero, a defesa da reforma religiosa, as polêmicas com o papado, o combate à venda das indulgências e, por fim, seu julgamento e martírio na fogueira no Concílio de Constança em 1415.

Jan Hus – O Reformador Cristão é o melhor filme sobre um dos episódios mais importantes da história do Cristianismo.

 

INFORMAÇÕES DO DVD

Título: Jan Hus – O Reformador Cristão

Título original: Idem

País de produção: República Tcheca

Ano de produção: 1954

Gênero: Drama

Direção: Otakar Vávra

Elenco: Zdenek Stepánek, Karel Höger, Vlasta Matulová, Ladislav Pesek

Idioma: Tcheco

Áudio: Dolby Digital 2.0

Legendas: Português

Formato de tela: Fullscreen 1.33:1

Tempo de duração: 115 min.

Região: 4

Colorido

Faixa etária: 14 anos

Extras: Filme Jan Hus em Praga, Na cidade de Jan Hus, “Jan Hus em Praga, Allan Kardec em Paris” – Depoimento do Prof. Regis de Morais (UNICAMP)

(Informação em email de Marlene Nobre)

 

 

Palestra de encerramento do ano letivo no

G.E.E. Francisco Cândido Xavier. Taubaté, SP

Convite

 

O GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS "Francisco Cândido Xavier"

 

Convida a todos para Palestra de Encerramento do ano letivo.

 

Dia: 28/11/2011 às  20 horas

Orador convidado: Clóvis San Martin

Tema: A importância do estudo nas “Casas Espíritas”

 

 O C E "União e Caridade" está localizado a Rua Dr. Souza Alves, nº 142 - Centro - Taubaté.

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté divulgandoespiritismo@gmail.com)

Ficheiro:Taubateskyline.JPG

 

Taubaté, SP. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taubateskyline.JPG

 

 

 

Programação de palestras na Aliança Espírita  “Varas da Videira”

Araçatuba, SP

 

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: DEZEMBRO  DE  2011

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

02

 

(6ª. F)

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

 

O LIVRO DOS ESPIRITOS

ESE CAP. III

 

 

PERGS.  112-113

MADERLENE DE ALMEIDA YAMADA

 

ISMÊNIA GASPARINI

09

 

(6ª. F)

NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

 

o livro dos espíritos

Ese CAP. IV

 

 

 

perg. 114-115

LEILA G.  ROCHA

 

 

 

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

16

 

(6ª. F)

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP. V

 

 

PERG.  116-117

 IVANA NOBRE MÓDENA

 

 

OFÉLIA  GUILHERME CANDIL

23

 

(6ª. F)

PALESTRA DE “NATAL”

 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRE

 

 

PERG. 118-119

WILSON ALVES MATIAS

 

 

LEILA G. ROCHA

30

 

(6ª.F)

PALESTRA DE “ANO NOVO”

 

OLIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRE

 

 

PERG. 120- 121

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

 

LUIZ CARLOS ROCHA

Pintura por Maria Tereza Braga

25 DE DEZEMBRO - NATAL DE JESUS 

 

 

Palestras com o orador Agnaldo Paviani

Dezembro 2011

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

Convite: Palestra de encerramento do Grupo de Estudos do "União e Caridade". Taubaté, SP

 

Convite

 

O GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS "Francisco Cândido Xavier"

 

Convida a todos para Palestra de Encerramento do ano letivo.

 

Dia: 28/11/2011 às  20 horas

Orador convidado: Clóvis San Martin

Tema: A importância do estudo nas “Casas Espíritas”

 

O C E "União e Caridade" está localizado a Rua Dr. Souza Alves, nº 142 - Centro - Taubaté.

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Curso de Capacitação de Evangelizadores

São José dos Campos, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

II Encontro Espírita de

Tabapuã, SP

(Informação recebida em email de Andre Sobreiro andresobreiro@yahoo.com.br)

 

 

Palestra com José Maria Souto Netto

Marilia, SP

 

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

Acessar: kardecradio.com

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Reverenciando Kardec

Emmanuel

Allan Kardec

 

Antes de Kardec, embora não nos faltasse a crença em Jesus, vivíamos na Terra atribulados por flagelos da mente, quais os que expomos:

 

O  combate recíproco e incessante entre os discípulos do Evangelho:

O cárcere das interpretações literais;

O espírito de seita;

A intransigência delituosa;

A obsessão sem remédio;

O anátema nas áreas da filosofia e  da ciência;

O cativeiro dos rituais;

A dependência quase absoluta dos templos de pedra para a s tarefas da  edificação íntima;

A preocupação de hegemonia religiosa;

A tirania do medo, ante as sombrias perspectivas do além-túmulo;

O pavor da morte, por suposto fim da vida.

 

Depois de Kardec, porém, com a fé raciocinada nos ensinamentos de Jesus, o mundo encontra no Espiritismo Evangélico benefícios incalculáveis, como sejam:

A libertação das consciências;

A luz para o caminho espiritual;

A dignificação do serviço ao próximo;

O discernimento;

O livre acesso ao estudo da lei de causa e efeito, com a reencarnação explicando as origens do sofrimento e as desigualdades sociais;

O esclarecimento da mediunidade e a cura dos processos obsessivos;

A certeza da vida após a morte;

O intercâmbio com os entes queridos domiciliados no Além;

A seara da esperança;

O clima da verdadeira compreensão humana;

O lar da fraternidade entre todas as criaturas;

A escola do Conhecimento Superior, desvendando as trilhas da evolução e a multiplicidade das moradas nos domínios do Universo.

 

Jesus - o amor.

Kardec - o raciocínio.

Jesus - o Mestre.

Kardec - o apóstolo.

 

Seguir o Cristo de Deus, com a luz que Allan Kardec acende em nossos corações, é a norma renovadora que nos fará alcançar a sublimação do próprio espírito, em louvor da Vida Maior.

 

Em Doutrina de Luz - Emmanuel / Francisco Cândido Xavier (Ed. GEEM)

(Texto recebido em email de Samuel Lima slm763@hotmail.com)

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP