Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 29 de novembro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/NOVEMBRO/29-11-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

O Espiritismo encontra Giuseppe Verdi

 

Regina Zanella

Milão, Itália

Mundialmente conhecido, Giuseppe Verdi, é um dos maiores compositores clássicos italianos.

Contava 15 anos em 1828, quando exibiu pela primeira vez uma sua sinfonia de abertura, todavia, seu percurso foi longo, alternado de momentos de produtividade com momentos de profunda tristeza.

Respectivamente em 1838, 1839 e 1840 Giuseppe Verdi perdeu a filha Virginia Maria, o filho Icilio Romano e a esposa Margherita.

Abalado emotivamente, Verdi viu sua carreira declinar. A trazê-lo novamente em vida, um trabalho: criar a melodia para o texto de Temistocle Sorela – Va pensiero – criada para a obra Nabuco. Verdi ainda se achava “em luto” e não havia algum desejo de voltar a compor, quando, acidentalmente, de algumas paginas que lhe caíram das mãos, ao recolhê-las começou a ler quanto escrito e se apaixonou. “Va pensiero” foi apresentada ao publico pela primeira vez no Teatro alla Scala, em Milão, em 1842.

Daquele momento em diante, a carreira de Verdi decolou, com obras que ainda hoje marcam o cenário musical mundial como MacBeth, inspirada na obra de Shakespeare e encenada em 1847, Rigoletto, em 1851 e em seguida àquela que o consagraria para a história – La Traviata.

Giuseppe Verdi se casou novamente, e novamente perdeu uma pessoa querida -  sua esposa Giuseppina veio a desencarnar em 1897.

Em 1899 Verdì deu vida àquela que ele definiu como a sua obra prima: a Casa de Repouso Giuseppe Verdi - obra assistencial para acolher artistas e em particular músicos que dedicaram a vida à musica mas que chegaram a idade madura em dificuldades, com poucos recursos econômicas para a própria subsistência. Na Casa Verdi encontrariam um lugar onde viver os últimos anos que lhes restassem em contato com a própria arte.  Quis que os mesmos fossem chamados “hóspedes”, e assim o é até os dias de hoje. O primeiro hospede chegou em 10 de outubro de 1902, foram milhares desde então. A partir de 1998 a Casa passou a hospedar também jovens músicos em dificuldade, o conceito de seleção é o merecimento, o verdadeiro talento unido a dedicação e amor pela musica. Na Casa Verdi são realizados concertos e conferencias e diversas atividades culturais. Antes de seu  desencarne, Verdi fundou uma Fundação que se ocupasse de Casa Verdi e de seus hospedes, deixando à mesma os direitos autorais de suas obras. Nos anos vindouros Casa Verdi conquistou outros doadores e é reconhecida pelo Governo italiano como obra assistencial de utilidade publica.

Verdi deixou a Terra em 28 de janeiro de 1901 com 87 anos e no seu testamento instruções precisas para o seu funeral: deveria ser de manhã bem cedo, ou no finalzinho da tarde, muito simples e sem musica, em silencio; mesmo assim, se estima que teriam comparecido quase 100 mil pessoas, pelas ruas da cidade teriam sido espalhadas palhas a  fim de abafar o rumor dos cavalos. A cripta que hospeda Verdi e sua esposa, Giuseppina, se encontra no jardim da Casa Verdi e pode ser visitada pelo publico durante o dia.

http://www.casaverdi.org

Na ultima quinta-feira 24 de novembro, Casa Verdi hospedou uma palestra sobre a música proferida por Regina Zanella, dirigente do grupo espírita Sentieri dello Spirito, que é uma estudiosa e amante da música. Regina introduziu conceitos de Gioacchino Rossini, contidos em Obras Póstumas, de Emmanuel em o Consolador, de Hermínio Miranda e outros. O fez em modo delicado, sem proselitismo de crenças, como faz quando se encontra diante de um publico não espírita, respeitando seu intento que era de transmitir ao publico presente, profundamente conhecedor da música, mas atento e emocionado, a essência da continuidade da vida, da imortalidade da Alma.

Ao fim da exposição, Regina foi convidada a retornar em nova ocasião, os hóspedes ali presentes se sentiram muito tocados interiormente, alguns conceitos lhes calaram no intimo, como este de Emmanuel em o Consolador:

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas (...) O verdadeiro artista é sempre o médium das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, tocou as cordas mais vibrantes do sentimento humano, elevando-o da Terra até o infinito, abrindo em cada caminho a ânsia dos corações em direção de Deus, nas suas supremas manifestações de sabedoria, de paz e de amor”.

Dentre os hospedes presentes, que se cumprimentaram pela exposição, a sra.  Mirella Abriani, poetisa italiana, irmã de um notável  músico desencarnado (Casa Verdi acolhe também familiares), e tradutora de português, francês e alemão. Mirella traduziu também cerca de 14 títulos espíritas, dentre os quais: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos de Kardec, Boa Nova e Mãos Unidas de Emmauel. Sendo muito reservada a tradutora não comenta nunca sobre o seu trabalho, portanto a maioria das pessoas desconhecem os títulos por ela traduzidos.

 

Estatua de Verdi, colocada na Praça Buonarrotti, onde se encontra a Fundação

 

(Informações e fotos recebidas em email de Manuel Claudiano Zani, claudiano@sentieridellospirito.it)

 

 

Miranda Maris, nascida em 1919 e Regina Zanella. Miranda foi uma notável  bailarina do Teatro alla Scala de Milano. Por causa de um problema de saúde teve que deixar a dança, se tornou enfermeira para cuidar de artistas. Foi assistente de Maria Callas.

Regina e Claudiano Zani com Rossana Maggia, cantora lírica de fama internacional. http://www.rossanamaggia.it

 

Com Regina a violinista Tina Aliprandi, 91 anos. Entre os hospedes de Casa Verdi era uma das mais emocionadas. Fala português. Revelou ter vivido no Brasil, no Rio de Janeiro, de 1948 a 1951, tocava na Orquestra Sinfônica Brasileira,  conheceu Villa Lobos. No Rio, veio a conhecer o Espiritismo, leu o Livro dos Espíritos, acredita na reencarnação. Infelizmente uma vez retornada a viver na Itália nunca mais teve contato com a Doutrina e nem mesmo encontrou com quem conversar sobre o tema. Para ela a palestra foi uma dupla surpresa.

 

 

 

 

 

 

Nota de Falecimento de Gualberto Plaza

Miami, Flórida, EUA

 

Queridos amigos, hermanos en el Ideal Espirita, nuestro querido hermano Gualberto Plaza, ha regresado a la Patria Espiritual en este dia Domingo Noviembre 27 en esta ciudad de Miami.  Nuestro querido Gualberto, siempre con sus palabras amables y su dedicacion a la Doctrina Espirita.  Desde su posicion de Director de la Casa Espirita Kardeciana mas antigua de Miami, Ciencia Espiritista Kardeciana, siempre demostro su afecto por la Casa Bezerra de Menezes y en especial por Haydee y la familia Rodriguez.

 

En este dia compartimos la noticia de su partida, con la alegria de saber que un hermano, compañero de lucha, descansa de las tribulaciones de la vida material, para incorporarse a la comunidad de los espiritus, con la cual el tantas veces fue el vinculo con el mundo de los vivos.  Mi abrazo cariñoso y solidario para su esposa y familiares, y nuestras oraciones para que nuestro querido Gualberto continue recibiendo el cariño y aprecio que en vida se hizo merecedor.

 

Fraternalmente

Luis Salazar 

 

(Informações recebidas em email de Luis Salazar)

 

Externamos aos familiares, aos  amigos e ao próprio irmão Gualberto Plaza,  os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade e os votos de muita paz e prosperidade espiritual. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre o estado de saúde de José Raul Teixeira

 

Fonte: http://www.sef.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

5º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

Votuporanga, SP

 

(Informações recebidas em email de Jhon Harley Marques tomtommadureira@yahoo.com.br)

 

 

 

 

 

 

Palestra com José Maria de Medeiros Souza no

C.E. Fraternidade de Luz. São Paulo, SP

DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2011 - QUARTA FEIRA - 20:30 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE DE LUZ

RUA DR. ALMEIDA ABBADE Nº 18 - JARDIM JAÚ - CANGAIBA

TEMA LIVRE.

NÃO PERCA!!!

INFORMAÇÕES: WANIA - 9717-9040

(Informações recebidas em emails de Wania Sacramento secretariasa@scibirapuera.com.br e de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Transmissão Ao Vivo- II Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade. Recife, PE

 

Caros companheiros,
 
Neste fim de semana ocorrerá no Espaço Ciência e Cultura do Hospital Pedro II a A II Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade. Os ingressos encontram-se esgotados, entretanto aos interessados informamos que o evento será transmitido ao vivo pelo canal 8 da TV CEI, link: http://www.tvcei.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=138&Itemid=92


Programação:
 

SÁBADO (26.11)

08h às 08h 30min - MOMENTO DE ARTE

08h 30min às 09h - ABERTURA

09h às 09h 50min - SAÚDE - CONSCIÊNCIA - ESPIRITUALIDADE - ANDREI MOREIRA

09h 50min às 10h 20min - INTERVALO

10h 20min às 11h - PROFISSIONAL DA SAÚDE E RELIGIOSIDADE - FERNANDO SOUZA

11h às 11h 40min - CRENÇA EM DEUS E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE - KÁTIA MARABUCO

11h 40min às ou 12h10 min - PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

12h 10min às 13h 30 min - ALMOÇO

13h 30min às 14h 10min - TRANSTORNO DO HUMOR E TERAPIA COMPLEMENTAR ESPÍRITA - LEONARDO MACHADO

14h 10min às 14h 50min - TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - FERNANDO SOUZA

14h 50min às 15h 30min - COMO LIDAR COM A ANSIEDADE - ANDRÉ PEIXINHO

15h 30min às 16h - INTERVALO

16h às 16h 30min - PERGUNTAS E RESPOSTAS

16h 30min às 17h20min - EDUCAÇÃO DA MENTE E A SAÚDE INTEGRAL - CARLOS ROBERTO

17h 20min - ENCERRAMENTO

DOMINGO (27.11)

08h às 8h 30min - MOMENTO DE ARTE

08h 30min às 09h 10min - EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE - KÁTIA MARABUCO

09h 10min às 09h 50min - PENSAMENTO GERANDO SAÚDE OU DOENÇA - CARLOS ROBERTO

09h 50min às 10h 30min - O PODER DA ORAÇÃO COMO FONTE DE SAÚDE - ANDREI MOREIRA

10h 30min às 11h - INTERVALO

11h às 11h 30min - PERGUNTAS E RESPOSTAS

11h 30min às 12h 20min - A TERAPÊUTICA CRISTÃ NO ALÍVIO DO SOFRIMENTO E NO RESGATE DA ESPERANÇA - ANDRÉ PEIXINHO

12h 20min às 12h 30min - ENCERRAMENTO


Atenciosamente,
Sandra e Pahola
AME-EPE
http://www.ame-epe.blogspot.com/

(Informação recebida em email  de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com e visita ao blog http://www.ame-epe.blogspot.com/)

 

 

 

 

 

 

III Semana Espírita da Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

(Informações recebidas em email de guamalher guamalher@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

O Filme dos Espíritos

Salas que ainda exibem o filme

 

Prezados amigos,

Segue a lista que recebemos, com as salas que ainda estão exibindo "O Filme dos Espíritos" nos cinemas.

Por favor , nos ajudem a divulgar.

http://www.facebook.com/note.php?note_id=329098977104571


** já passamos de 21.000 nas página do Facebook, convide seus amigos a comentar e curtir a página.(publicações diárias com novidades sobre o filme, as Casas André Luiz, Feal e reflexões)

Fraternalmente,

 

Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108

www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html

 

 

Salas exibição 26/ 11

 O Filme dos Espíritos, segunda, 28 de Novembro de 2011 às 07:25

ARCOIRIS RIO CLARO SALA 03 RIO CLARO - SP

LUMIERE SHOPPING TOTAL SALA 05 PONTA GROSSA - PR

LUMIERE ROYAL SALA 01 LONDRINA - PR

CINE ALTINOPOLIS SALA 01 ALTINOPOLIS - SP

CENTER CINE SALA 01 OLIVEIRA - MG

ARCOIRIS SANTA CRUZ SALA 02 SANTA CRUZ DO SUL - RS

ARCOIRIS SERRA SHOPPING SALA 02 LAGES - SC

PANORAMICO CINEPLAY SALA 02 SOROCABA - SP

LUMIERE GARDEN SALA 03 CATANDUVA - SP

PLAYARTE ABC SALA 02 SANTO ANDRÉ - SP

PLAYARTE BRISTOL SALA 02 SAO PAULO - SP

PLAYARTE MANAUARA SALA 02 MANAUS - AM

PLAYARTE MARABA SALA 04 SAO PAULO - SP

PLAYARTE PLAZA SUL SALA 05 SAO PAULO - SP

PLAYARTE PRACA DA MOCA SALA 07 DIADEMA - SP

 

(Informações em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras com o orador Manolo Quesada

Dezembro de 2011

 

(Informações recebidas em email de Manolo Quesada)

 

 

 

 

 

 

Sessão de psicografia gratuita com Marilusa Moreira Vasconcellos

São Paulo, SP

 

SESSÃO DE PSICOGRAFIA GRATUITA

Grupo Bezerra de Menezes informa:

Na próxima terça feira, dia 29/11/11, faremos mais uma sessão de psicografia (recepção de mensagens escritas por espíritos) com a médium Marilusa Moreira Vasconcellos.

* NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA, BASTA PREENCHER UMA FICHA NO INÍCIO DA REUNIÃO.

Horário: Das 14:00h às 16:30h.

Local: Espaço Moreira

r. Moreira e Costa, 66- Ipiranga- São Paulo- SP

www.espacomoreira.com.br

espacomoreira@gmail.com

 

(Informação recebida em email de radhu@terra.com.br)

 

 

 

 

 

 

Pintura Mediúnica com Orlando Padovan no Seara de Luz

Bilac, SP

 

Amigos Queridos do Coração!

Repasso esse convite, para dizer a todos que será uma alegria a vossa presença amiga entre nós!

Abração À todos.

Maria Shirley.

 

 

Prezados Amigos,
No próximo dia 03 de dezembro, a Comunidade Espírita Seara de Luz abrirá suas portas para uma tarde muito especial, estaremos recebendo o nosso querido irmão de ideal espírita, Orlando Padovan, que fará uma Apresentação de Pintura Mediúnica. Convidamos a todos para apreciar das mãos do médium as obras de diversos pintores renomados.

Após a apresentação será feito um leilão das obras.

Contamos com sua iluminada presença e solicitamos que nos ajude na divulgação deste encontro.
Não esqueçam!


PINTURA MEDIÚNICA COM ORLANDO PADOVAN
Data: Sábado, dia 03/12/2011
Horário: 15hs
Local: Comunidade Espírita Seara de Luz
Rua. Nair Ribeiro Pintão, 174 – Bairro São Manuel – Bilac/SP

Abraços fraterno!
Vanderlei Nogueira da Silva

 

(Informações repassadas em emails  por Maria Shirley Timoteo do Nascimento shirley-timoteo@hotmail.com e vanderlei.nsilva@hotmail.com)

 

 

 

 

 

 

Registro. Fotos da Palestra com Carlos Baccelli em Cubatão e Entrevista com Jadir Albino no programa Fronteiras da Ciência

 

* DA PALESTRA EM CUBATÃO Animated Gif Arrows (41).gifOU PELO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/11/carlos-bacceli-em-cubatao-dia-2711.html

 

* DA ENTREVISTA COM JADIR ALBINO NO PROGRAMA FRONTEIRAS DA CIENCIA

Animated Gif Arrows (41).gifOU NO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/11/fotos-de-carlos-baccelli-no-programa.html

 

(Informações em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

 

Evento Musical com Sérgio Santos no C.E. Luz e Verdade

Marília, SP

 

 


rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Estamos repassando o convite do Centro Espírita Luz e Verdade, para evento musical.

 

Abraços,

 

Donizete

 

 

Sergio Santos-net.jpg

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 

 

 

6ª. Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

A Aliança Municipal Espírita de

Poços de Caldas

AME_logomarca_vinha.png

Comunica que vem aí:

6ª Semana Espírita

de Poços de Caldas

“A importancia do Evangelho no mundo em transição”

16 a 25 de março de 2012

(uma programação inesquecível)

Aguarde!!!

Espaço Cultural da Urca

Grande abraço a todos.

Maria José

amepcaldas@gmail.com

mariajosebueno59@yahoo.com.br

 

 

Tel.(035)37139902-91652540

 

(Informações recebidas em email de nilberto.betonil@gmail.com; em nome de; Caderno de Mensagens contato@cadernodemensagens.net)

 

 

 

 

 

 

Palestras com o orador Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital  e região. Dezembro de 2011

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Evento com lançamento de livro por Rita Folker

Jundiaí, SP

 

 

(Informação em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

 

 

Atividades diversas da Casa de Emmanuel em mais um Natal de Jesus

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informações em email de Claudia Werdine)

 

 

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/oquefazer.html

 

 

 

 

 

 

O Drama de André

 

Humberto de campos

Falava-se, entre nós, dos problemas da educação com liberdade irrestrita, quando um dedicado servo do Evangelho observou com justiça:

– Crianças sem disciplina e jovens sem orientação sadia constituem o gérmen dos imensos desastres humanos. A Civilização e o Estado podem apresentar os seus prejuízos, visto serem organizações perfectíveis nas mãos de homens imperfeitos ; contudo, sem a sua influência, reverteriam à animalidade anterior. Assim ocorre, quanto ao lar e à educação doméstica. A família tem o seu quadro de lutas ásperas; entretanto, se lhe retirarmos o aparelhamento, tudo voltará às tribos sanguinárias doa tempos primitivos.

– Todavia, há quem coloque esse problema em plano secundário – retrucou um amigo –, a educação com os instintos emancipados tem os seus adeptos fervorosos, mesmo nos círculos do Espiritismo...

 – Menos na esfera do Espiritismo cristão – atalhou o mentor respeitável – ; nas atividades meramente fenomênicas, sem qualquer propósito religioso, encontram-se companheiros obcecados por essa ilusão. Empolgados pela luz e pela liberalidade da doutrina consoladora, sem aderirem aos sentimentos de Jesus, costumam andar embriagados nos enganos brilhantes. Não percebem os perigos amargos que lhes sitiam a vida. Desinteressam-se da educação dos filhos mais tenros, com grave dano para o futuro do grupo familiar. No entanto, bastariam ligeiras considerações para o reconhecimento do erro clamoroso. Por que confiaria Deus determinados filhos a essas ou àquelas organizações paternas, se não fosse necessária semelhante cooperação no mecanismo da iluminação ou do resgate? O Eterno proporciona o doce licor do esquecimento às almas culpadas ou oprimidas, e mandou que se criassem os períodos da infância e da juventude, na Terra, a fim de que os senhores do Lar se valham do ensejo para a divina semeadura da bondade e do amor, visando ao trabalho da consciência retilínea do porvir. Para que serviriam, de outro modo, os pais humanos, se abdicassem a posição de sentinelas, entregando os filhos às tendências inferiores de ontem? Não seria condenar o instituto doméstico a um reduto de prazer vicioso?!

Tais interrogações ficavam no ar. Ninguém se atrevia a intervir no assunto, quando o nosso amigo tecia comentários tão fascinantes. Observando as nossas disposições mais íntimas, o generoso instrutor continuou :

– Aludindo à cegueira de alguns dos nossos irmãos do mundo, tenho um caso doloroso em minhas relações pessoais.

A pequena assembléia colocou-se à escuta, evidenciando justificado interesse.

– No fim do século passado – prosseguiu o devotado servo do Cristo –, quando os ideais espiritistas se alastravam no país, em modesto vilarejo do norte, um negociante honesto foi dos primeiros a demonstrar simpatia pelos princípios novos. André fora rubro seguidor do Positivismo, e, ainda sob a sua influenciação, penetrou os umbrais da Doutrina, intoxicado por fortes ilusões no terreno da Filosofia transcendente. Bom discutidor, comentava sempre a vasta situação do mundo, tecendo referências encomiásticas à virtude, à fraternidade e à liberdade. Sua inteligência não era um diamante lapidado nos bancos acadêmicos ; entretanto, apresentava, em suas características, a espontaneidade e a sutileza que assinalam o caboclo brasileiro. Não era rico, mas sua casa era farta e feliz. As remunerações eventuais do comércio ofereciam-lhe vantagens suficientes. Dois pequeninos enriqueciam-lhe o lar; no entanto, por mais que a esposa insistisse, a fim de que tivessem as necessidades espirituais atendidas, quanto ao problema religioso, André zombava, murmurando :

– Nada disso! meus filhos hão de crescer sem tais prejuízos. Quero vê-los distante dos preconceitos dogmáticos de todos os tempos. Problemas religiosos cheiram a catecismo. Acaso ignoras que esses enganos já foram relegados aos clérigos caducos?

– Sim – explicava a companheira sem irritação –, compreendo teus escrúpulos, no sentido de preservar os meninos da exploração e do abuso do nome de Deus ; todavia, não podemos eliminar as necessidades justas da alma. Já que não permitiremos a influência dos padres junto dos nossos filhinhos, precisamos criar um ambiente de ensino doméstico, onde aprendam conosco a cultivar o respeito e a obediência ao Altíssimo.

André exibia um risinho vaidoso e asseverava:

– Esquece as velharias, mulher! A razão resolverá isso. A mentalidade de agora reclama independência. Nossos filhos não serão escravos das disciplinas impiedosas que nos torturaram a infância.

– Mas – voltava a esposa, sensatamente – se Deus nos transformou em pais, neste mundo, é para que sejamos orientadores dedicados de nossos filhos. Quando não vigiamos, André, a liberdade pode transformar-se em libertinagem.

O marido parecia impressionar-se, momentaneamente, com as respostas; contudo, dava de ombros, sem maior consideração. E o tempo foi passando. Na obediência ao regime paterno, os rapazelhos cresceram voluntariosos e rudes. Somente abandonaram o curso primário após os quinze anos, em razão da ociosidade e indisciplina. Empenhavam-se, comumente, em atritos ásperos, dos quais apenas se afastavam, em sangue, depois de longas súplicas maternais. Odiavam os livros sérios, mas estavam sempre atentos às anedotas deprimentes.

Por essa época o genitor começou a entender as dificuldades da situação, lamentando a leviandade de outros tempos, quando descurara a educação religiosa e moral dos filhos que Deus lhe havia confiado. Era, porem, muito tarde. Léo e Oscar, os dois rapazes, guardavam uma observação revoltante para cada conselho paternal. O nosso amigo tentou a internação dos jovens rebeldes em estabelecimento disciplinar, mas foi em vão. Procurou localizá-los em serviço honesto; entretanto, ambos eram admitidos para serem dispensados quase imediatamente. Ninguém lhes tolerava os costumes e as palavras torpes.

Certa vez, quando o comerciante chegava ao lar, em noite sombria, percebeu acalorada discussão no interior doméstico. Mais alguns passos e defrontou a cena humilhante. Em atitude ingrata, os filhos espancavam a própria mãe. Na sua indignação, André buscou expulsá-los, mas a esposa interveio com a ternura de sempre.

Decorridos alguns meses, ambos os rapazes foram apanhados em flagrante de furto. Após a prisão vexa-tória, o genitor não conseguiu sofrear a revolta que lhe atormentava o coração e, não obstante as rogativas reiteradas da companheira, baniu os filhos do ninho familiar.

Alma esfacelada por desilusões tão amargas, providenciou a mudança de um Estado para outro. Vendeu a pequena propriedade comercial, as terras, os rebanhos e partiu. Entretanto, os cônjuges, apesar da união afetiva, em afinidades profundas, embora a modificação da paisagem, nunca mais se avistaram com a tranquilidade primitiva. Ensaiavam o regresso à ventura de outros tempos, mas debalde. A lembrança dos filhos ingratos

apresentava-se com as imposições da velhice, multiplicando, porém, as preocupações e as saudades.

Numa noite tempestuosa, André despertou às primeiras horas da madrugada, ouvindo forte ruído no corredor. Tomando da arma de fogo, levantou-se cautelosamente. Encaminhou-se ao cofre de madeira localizado em aposento contíguo, notando-o arrombado. Era um ladrão o visitante imprevisto. Como sombra no seio das sombras, André acompanha os passos do malfeitor e, antes que pudesse escapar, prostra-o com um tiro, quase à queima-roupa. Ergueu-se a esposa, assustada. Acendem a luz. E quando o comerciante, muito trêmulo, aproxima a lanterna do rosto da vítima que se esvaia em sangue, cruzam ambos o olhar.

– Meu pai!... meu pai!... – grita, em tom rouco, o malfeitor moribundo.

– Meu filho!... – exclamam, a um só tempo, marido e mulher, entre lágrimas de desesperação.

Era Oscar que, ignorando o novo sítio da habitação paterna, atacara a residência, nos seus velhos hábitos de pilhagem.

O narrador fez uma pausa mais longa, reconhecendo o efeito de suas palavras no ânimo geral e continuou :

– É fácil imaginar a tragédia que se seguiu. O casal não teve coragem de revelar à Polícia a verdadeira condição da vítima, entregando-se André à ação judicial, quase imbecilizado na sua dor. Sua causa, porém, era simpática. A energia de que dera testemunho livrara o vilarejo de um bandido comum. Enquanto o povo o aplaudia, o negociante chorava, angustiado. E, antes de regressar do cárcere, aconteceu o que seria de esperar. A pobre mãe, ralada pelo infortúnio extremo, entregou a alma a Deus, assistida pelas dedicações da vizinhança.

O nosso amigo estava, agora, sem ninguém.

Quanto maiores eram as esperanças de liberdade em futuro próximo, mais lastimava a própria dor. Por fim saiu da cadeia pública, ovacionado pela simpatia popular como herói.

André, no entanto, permanecia inerte, derrotado. Vendeu quanto possuía, a fim de pagar as custas da Justiça que o absolvera e tornou a partir, sem destino.

Velho, cansado, sozinho, não se sentiu bastante forte para recomeçar a luta. Noites ao relento, dias de fome, roupa em frangalhos e lá se ia, de aldeia em aldeia, vivendo da caridade comum. Parecia idiota, incapaz de qualquer reação. O tempo incumbiu-se de completar-lhe a feição de mendigo. Larga bolsa de couro à cintura, rosto hirsuto, grosseiro cajado para os caminhos ásperos, prosseguia, sem pousada certa, recorrendo à generosidade popular.

Os anos rolavam para o seu coração, em amargoso silêncio, quando, num crepúsculo de borrasca forte, o mísero velhinho se aproximou de um rio transbordante. O desventurado necessitava ganhar a outra margem, tentando o abrigo na localidade mais próxima. Um homem corpulento, de traços rudes, convida-o com um gesto mudo a tomar a canoa frágil. O pedinte aceita. O barqueiro desconhecido não cessa de fixar a bolsa, onde André recolhe os vintena da piedade pública. Enquanto isso, o desventurado ancião pousa os olhos nevoados pela velhice no seu benfeitor, que remava em silêncio. A ternura paterna volve a pintar-se no semblante sulcado de rugas. Se Léo ainda existisse, devia parecer-se com aquele homem. Olvidando todas as preocupações para recordar o filho, o desventurado não percebe os movimentos sutis do barqueiro anônimo.

Distante da margem, o remador lança um último olhar aos matagais vizinhos, amortalhados na sombra do crepúsculo e, sentindo-se sem testemunhas, avança para o mendigo miserável, arrebata-lhe a bolsa e atira-lhe o corpo na corrente tranqüila, murmurando com ironia :

– As águas não falam!... Vamos, velho imundo, uma bolsa não te pode salvar a vida!

André compreendeu, afinal : aquela voz era do filho desaparecido. Não hesitou. O sentimento de paternidade não o havia enganado.

– Léo!... Léo! meu filho!... – gritou angustiado.

Entretanto, era tarde. Ambos trocaram o supremo olhar, com estranha sensação de sofrimento e pavor, mergulhando o velhinho para sempre.

Como vêem – concluiu o narrador emocionado –, André foi indiferente à educação moral dos filhos, esquecendo-se de efetuar a semeadura da infância, a fim de construir-lhes o caráter na juventude. A experiência resultou-lhe em frutos bem amargos. Depois de eliminar, involuntariamente, um deles, acabou assassinado pelo outro.

Compreenderam, agora, o que significa educação com liberdade irrestrita?

A reduzida assembléia permanecia sob penosa comoção e ninguém ousou responder.

  

Livro “Reportagens e Além Túmulo”. Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 

(Texto copiado do site http://robertomacedo.com/autoajuda/chicoxavier/Chico_Xavier/REPORTAGENS%20DO%20ALEM%20TUMULO/AREP_20.htm)

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP