Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com/2011/OUTUBRO/14-10-2011.htm

 

 

 

 

 

 

 

Auto-Encontro



A ansiosa busca de afirmação da personalidade leva o indivíduo, não raro, a encetar esforços em favor das conquistas externas, que o deixam frustrado, normalmente insatisfeito.

Transfere-se, então, de uma para outra necessidade que se lhe torna meta prioritária, e, ao ser conseguida, novo desinteresse o domina, deixando-o aturdido.

A sucessão de transferências termina por exauri-lo, ferindo-lhe os interesses reais que ficam á margem.

Realmente, a existência física é uma proposta oportuna para a aquisição de valores que contribuem para a paz e a realização do ser inteligente. Isto, porém, somente será possível quando o centro de interesse não se desviar do tema central, que é a evolução.

Para ser conseguida, faz-se imprescindível uma avaliação de conteúdos, a fim de saber-se o que realmente é transitório e o que é de largo curso e duração.

Essa demorada reflexão selecionará os objetivos reais dos aparentes, ensejando a escolha daqueles que possuem as respostas e os recursos plenificadores.

Hoje, mais do que antes essa decisão se faz urgente, por motivos óbvios, pois que, enquanto escasseiam o equilíbrio individual e coletivo, a saúde e a felicidade, multiplicam-se os desaires e as angústias ceifando os ideais de enobrecimento humano.

Se de fato andas pela conquista da felicidade, tenta o auto-encontro.

Utilizando-te da meditação prolongada, penetrar-te-ás, descobrindo o teu ser real, imortal, que aguarda ensejo de desdobramento e realização.

Certamente, os primeiros tentames não te concederão resultados apreciáveis.

Perceberás que a fixação da mente na interiorização será interrompida, inúmeras vezes, pelas distrações habituais do intelecto e da falta de harmonia.

Desacostumado a uma imersão, a tua tentativa se fará prejudicada pela irrupção das idéias arquivadas no inconsciente, determinantes de tua conduta inquieta, irregular, conflitiva.


Concordamos que a criatura é conduzida, na maior parte das vezes, pelo inconsciente, que lhe dita o pensamento e as ações, como resultado normal das próprias construções mentais anteriores.

A mudança de hábito necessita de novo condicionamento, a fim de mergulhares nesse oceano tumultuado, atingindo-lhe o limite que concede acesso às praias da harmonia, do autodescobrimento, da realização interior.

Nessa façanha verás o desmoronar de muitas e vazias ambições, que cultivas por ignorância ou má educação; o soçobrar de inúmeros engodos; o desaparecer de incontáveis conflitos que te aturdem e devastam.

Amadurecerás lentamente e te acalmarás, não te deixando mais abater pelo desânino, nem exaltar pelo entusiasmo dos outros.

Ficarás imune à tentação do orgulho e à pedrada da inveja, à incompreensão gratuita e à inimizade perseguidora, porque somente darás atenção à necessidade de valorização do ser profundo e indestrutível que és.

Terminarás por te venceres, e essa será a tua mais admirável vitória.

Não cesses, portanto, logo comeces a busca interior, de dar-lhe prosseguimento se as dificuldades e distrações do ego se te apresentarem perturbadoras.


Divaldo Pereira Franco. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador, BA: LEAL, 1994

 

(Colaboração recebida em email de Semiramis Alencar)

 

O jovem Divaldo Pereira Franco, segundo a partir da esquerda,

com trabalhadores espíritas de Araçatuba e Guararapes, SP.

Foto do livro Obra de Vultos I. Arquivo digital Ismael Gobbo

 

 

 

 

Blog registrará homenagens comemorativas dos 85 anos de Divaldo Pereira Franco e dos 60 anos da “Mansão do Caminho”.

 

Prepare-se para colaborar

Endereço do Blog em construção

http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

NOTA EXPLICATIVA

 

Divaldo Franco, Embaixador da Paz

http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

 

Este blog foi criado para registrar momentos da vida e da obra do médium e tribuno espírita Divaldo Pereira Franco por ocasião dos seus 85 anos de existência e também pelos 60 anos do surgimento da Mansão do Caminho, entidade por ele fundada.

Ambas efemérides serão comemoradas no ano de 2012.

Divaldo nasceu na cidade baiana de Feira de Santana  no dia 5 de maio de 1927 e a Mansão do Caminho inaugurada aos 15 de agosto de 1952,  em Salvador.

Esta iniciativa excluirá  toda e qualquer manifestação afetada pelo exagero e deve cingir-se a descrever,  comentar e enaltecer de forma conveniente os fatos que nortearam a trajetória daquele exemplar trabalhador espírita que tem servido de referência e estimulo para todos nós.

A forma de participação será divulgada em breve via email e publicada no blog que ora se encontra em desenvolvimento.

O trabalho comportará, dentre outras matérias, entrevistas e depoimentos, reportagens publicadas na mídia espírita e não espírita, dados estatísticos, cronologia da vida de Divaldo e da Mansão do Caminho e álbum de fotos que organizaremos com a colaboração daqueles que as possuírem em seus arquivos.

Os organizadores estão abertos ao recebimento de  sugestões e já contam com a  inestimável e imprescindível  participação de todos.

Para levar avante a tarefa estaremos estabelecendo parcerias com órgãos do movimento espirita  e diversos veículos de comunicação.

Neste primeiro momento estão organizando o trabalho Ismael Gobbo, de Araçatuba, SP, e Orson Peter Carrara de Matão, SP. Como responsável pelas atualizações do blog atuará Gislaine Pascoal Yokomizo, de Jacareí, SP. 

Que Deus, o Mestre Jesus e os bondosos amigos espirituais nos ajudem a levar avante este trabalho participativo e impessoal concebido nos limites da responsabilidade e do bom senso que a Doutrina Espírita nos tem ensinado.  (Ismael Gobbo)

 

 

 

SEMEADOR DE ESTRELAS

 

 

Valho-me do livro O Semeador de Estrelas, de Suely Caldas Schubert, da Livraria Espírita Alvorada Editora, lançado em 1990, dentre tantos outros valiosos trabalhos já publicados com fatos e resenhas biográficas do médium Divaldo Pereira Franco, para a presente abordagem, face à inspiração que a citada obra sempre sugere em suas agradáveis e valorosas páginas.

É que a vida do nobre seareiro, com exemplar folha de serviços ao movimento espírita e ao Evangelho

de Jesus, é tão rica de ocorrências nobres, apesar das lutas e sacrifícios que sempre enfrentou, que também

se constitui em inesgotável fonte de referências para páginas e páginas que retratem os exemplos e fatos

da vida do querido amigo e médium Divaldo Franco.

Suely Caldas, conhecida médium, escritora e palestrante espírita, com vários livros igualmente publicados,

foi muito feliz na seleção dos casos que formam o volume em referência. Talvez pela leitura que ficou marcante na memória, utilizo-o desta feita para referir-me a Divaldo, a quem guardo imensa gratidão.

Os 41 capítulos da obra, repletos de ensinos e emoções superiores - justamente pelos exemplos de vida

e dedicação ao bem - nos casos apresentados, oferecem ao leitor autêntico roteiro para entender várias

circunstâncias da vida que bem podem ser apropriadas a realidade diária de cada um.

Divaldo, com sua experiência, transmite nas situações de vida orientações claras de bem viver, para

seguir retamente o Evangelho, fazendo-o farol a nortear os dias.

O título da obra, feliz por si mesmo, indica mesmo o que é Divaldo na vida de todos nós: um semeador

de estrelas que abre nosso coração para a alegria, a esperança e amor ao bem.

Seus livros, sua oratória vibrante, seu magnetismo pessoal e seu trabalho incansável - seja na conhecida

Mansão do Caminho ou nas próprias viagens - dizem bem desse trabalho de semeadura.

Divaldo semeou por toda parte, semeou no coração de todos, em países, cidades, instituições.

É um semeador iluminado.

Seus 85 anos em 2012 e os 60 anos da Mansão do Caminho, também em 2012, dizem por si só desse trabalho incansável.

Abstenho-me de transcrever trechos do livro em referência. Penso que o melhor a fazer é indicar o livro ao leitor, para que se deixe contagiar pelas vibrantes páginas do belo livro que igualmente ora nos inspira.

Obrigado Divaldo. Sua presença ilumina nossa vida. (Orson Peter Carrara)

COLABORAÇÕES

Embora ainda estejamos no início dos trabalhos já conclamamos a todos para que participem. Vamos construir o Blog da melhor forma possível e já convidamos os especialistas a nos ajudarem nesta importante etapa de trabalho.

Dentro em breve enviaremos as orientações mais detalhadas. Mas com os comentários acima já é possível dar-se inicio à gratificante tarefa. Se você tem fotos, reportagens, artigos publicados na mídia (devem ser digitalizados a partir dos originais para preservação da memória), cartões, etc, podem ir coletando para nos enviar no momento oportuno. As matérias escritas pedimos que nos sejam repassadas com as devidas revisões de ortografia e gramática, prontas para publicação.

Este primeiro contato é para noticiar a iniciativa. Repetimos que estamos abertos a toda participação que possa enriquecer a homenagem que reputamos justa e importante.

 

 

Divaldo Pereira Franco, Elsa Rossi e José Raul Teixeira

em visita ao túmulo de Allan Kardec no Cemitério Pére Lachaise,  em Paris, França.

 

 

 

Parabéns para a aniversariante Amélia Cazalma,

 trabalhadora espírita de Angola, África

 

Recado da aniversariante Amélia Cazalma

Amélia Cazalme com Elsa Rossi, do CEI

Meus  amores, minhas filhas e filhos do coração,  feliz aniversário, pois hoje é dia de meu aniversario

Faço 51 anos, quero agradecer a cada filha e filho do coração por fazerem parte da minha vida, por terem estado comigo nem que seja por um minuto, e me terem dado alegria ou tristeza, mas fez e faz parte do meu viver do crescimento. Nos meus 50 anos perdi avo com quem vivia, 2 irmãos muito amados e amigos, perdi tio, perdi marido e filha (aos 25 anos e no mesmo dia) . Estas dores fizeram de mim uma mulher forte, sem medo, sem cansaço, e trabalhando por um mundo melhor,  um mundo de paz. Transformei a dor em energia de apoio aos outros e de exemplo aos que perdem seus familiares. Dizendo “Deus é grande não nos abandona nunca e que Jesus é o nosso fiel amigo e Mestre”.

Percebi que o dinheiro é importante, mas sem amor não há vida. Por isso agradeço a cada um o amor, a amizade, a força, enfim que me deram. Como não tenho meios para juntar a todos num recinto e festejarmos, quero somente dar-vos o que tenho de melhor o meu amor por todos os seres desta humanidade. Parabéns para você também.

Minha tristeza: Estar num mundo com muito desequilíbrio

Minha vergonha: Estar num mundo onde ainda existam pessoas que morram a fome

Minha Visão: Que todo o cidadão do mundo tenha uma sopa e um pão, uma cama e um livro

Minha alegria: Estar perto de quem necessitar da minha presença e servir o mais necessitado

Meu prazer: Estudar, cantar para Jesus

Minha esperança: Antes de morrer ver um mundo melhor

MGS:

· DAR SEMPRE SEM ESPERAR RECOMPENSA, AMAR SEMPRE SEM ESPERAR SER AMADO.

·  SE ESTIVER SOZINHO VÁ E PROCURE UM AMIGO, UM DOENTE, UM NECESSITADO;  NÃO SE  SINTA SÓ

· NUNCA PERCA OS SEUS AMIGOS POR NADA,  NEM POR NINGUÉM,

Agradecimento a Deus por tudo e pela reencarnação dos meus irmãos e minha filha.

Amelia Carlos Cazalma

(Recebido por email de Elsa Rossi aos 13/10/2011)

EM BREVE ESTAREMOS ENVIANDO  A ENTREVISTA:

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPIRITA AMÉLIA CAZALMA

Saiba mais sobre Amélia Cazalma e seu trabalho acessando: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/10/espiritas-auxiliam-na-reconstrucao-de.html

 

 

 

 

 

Notícias diversas do Movimento Espírita inglês

Londres, Reino Unido

 

Estimados amigos dos grupos espiritas de UK.

 

Boas Noticias a todos:

 

1 - Com alegria informamos que dia 10 de Outubro de 2011 nasceu de fato mais um grupo espirita em UK - Scotland - Glasgow... 

Era um grupo do Evangelho no Lar ja no orkut (rede social) por 3 anos, que agora abre-se ao publico para estudos, passe e crescimento espiritual.

Contactos podem ser feitos pelo facebook, e-mail e website em construcao.  spiritism.glasgow@gmail.com  ,   

http://www.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088

 

1a. O Guiding Light Spiritist Society-Canterbury esta indo muito bem, com estudos publicos em Ingles, ja como membro da BUSS.

http://theguidancelightspiritistsociety-uk.webs.com/

1b. O pequeno Grupo Espirita de Guildford-Surrey esta se ajustando e em breve todos terao noticias promissoras.

 

2 - Feirinha de Livros Espiritas Usados e Novos, na sede da BUSS, 

      Sera aberta dia 18 de Outubro, as 11 horas, na sede da BUSS, a 5a. Feirinha de Livros Espiritas Novos e em boas condicoes, com precos a partir de 50p. Uma excelente oportunidade para grupos adquirirem para suas bibliotecas de emprestimos aos frequentadores, como tambem para aquisicao de pessoas que desejam montar sua propria Biblioteca.  

 

3 - Ainda existem vagas para o 3o. Congresso Britanico de Medicina e Espiritualidade, por favor, vejam a programacao total, no site www.medspiritcongress.org   As novidades da ciencia e espiritualidade poderao ser conferidas nas palestras excelentes que teremos a oferecer ao publico. Certificado de carga horaria assinada por Dr Andrew Powell e Dra Marlene Nobre.

 

4 - Palestra em INGLES por Dra Vanessa Anseloni, no dia 7 de Novembro hosted por Chico Xavier Spiritist Society "ATENDIMENTO FRATERNO NA CASA ESPIRITA". Informacoes em breve serao enviados pelo Dep. de Marketing e Ventos.

 

5 - Mediusmhip Seminar - pode ser feito inscricao pelo site, enquanto vagas estiverem disponiveis aos interessados. Coordenadores: Janet Duncan, Tania Stevanin, Silvia Gibbons, Andre Luis Oliveira.

 

6 - OPERACAO X-MAS CHILD - Coordenacao geral de Antonio Leal, pela BUSS. Acredito que todos receberam o convite para os workshops. Vejam o video emocionante:

 http://www.youtube.com/watch?v=fmGX4AqPNV8

 

2012

7 - International Spiritist Bookfair in London - date TBC em Fevereiro de 2012. Aguardem.

 

8 - BUSS estara organizando eventos DOUTRINARIOS para 1o. Semestre-2012

APOIO ao evento ENCONTRO DE FAMILIA, CCAS E EVANGELIZADORES COORDENACAO DO BEZERRA DE MENEZES SPIRITIST SOCIETY

HAROLDO DUTRA (sponsored por Fraternity Spiritist Society)

ANDREI MOREIRA

DIVALDO FRANCO

CLAUDIO E IRIS SINOTTI

 

9 - Ultima reuniao com os voluntarios para o 3o. Congresso, dia 15 de Outubro, na Tate Modern. 

Organizador da reuniao: Gilson G. Gilson.Guimaraes@tate.org.uk

 

Todos os eventos da BUSS contam com o apoio na divulgacao feita pelo Departamento de Marketing, onde a Paulinha e Carolina estao dando o melhor que podem para promover com carinho os eventos da BUSS.  www.buss.org.uk

 

O Dept. GRC dirigido por Russ continua dando o apoio aos Grupos que desejam conhecer mais sobre a tematica administrativo-financeira de uma Sociedade Espirita. Os slides da aula de sabado foram enviados aos que participam aos sabados. Se vc deseja conhecer mais deste assunto, favor consultar RUSS  buss.grc@gmail.com  ou Angela S. do Dept  Financeiro da BUSS. buss.sfc@gmail.com

 

Estimados irmaos e irmas:

A BUSS espera contar com seu apoio.

Lembremos que este final de ano de 2011 temos alguns jantares beneficentes de varios grupos espiritas. 

Vamos procurar na medida do possivel comparecer a todos. Somos uma grande familia espirita em UK.

 

Na certeza das tarefas da divulgacao espirita estao sendo atingidas no seu fim, abraco-os/as na luz das alegrias. 

 

Elsa Rossi

BUSS chairperson.

www.buss.org.uk

www.medspiritcongress.org

www.intercei.com

www.isc-europe.org

 

 

 

 

 

 

 

5ª. Feirinha do Livro Espírita Usado e novo na BUSS

Londres, Reino Unido

 

 

BookFair-BUSS.jpg

 


 

5a. Feirinha do Livro Espírita Usado e Novo

Local: Sede da BUSS

Room 8, Oxford House

Derbyshire Street, E32 6HG

 

Obras de Chico Xavier, e muitos outros excelentes autores. Uma oportunidade de

montar a sua biblioteca particular.  Livros novos a partir de 50p.   A Bookshop da

BUSS estará atendendo ao público normalmente tambem nos dias da feirinha.

Tel: 07950181581 - 0207 729 3214

 

Abertura: 18 de Outubro as 11am.

Encerramento: 21 de Outubro as 7pm.

Enquanto durar o estoque!

 

(Informação recebida em email de Cláudia Werdine)

 

 

 

 

 

 

Domingo dedicado ao estudo da Doutrina Espírita abordara o livro e o filme “Nosso Lar”. Casumaro (Ferrara), Itália

 

Dia 30 de outubro de 2011 das 14 às 16 horas

 

**************

 

L'Associazione Spiritica di Ferrara - ASIC 

Invita tutti a partecipare di un'altra domenica dedicata allo studio della Dottrina Spiritica!
 

Data: domenica 30 Ottobre/2011

Ore: dalle 14:00 alle 16:00

Indirizzo: Via Casoni, 6/1 – Casumaro (Ferrara)

 

Il tema del giorno sarà: “Nosso Lar-Nostra Dimora (Libro e Film)”

 

Potete invitare a chiunque sia interessato, italiani, brasiliani od altre nazionalità... TUTTI SARANNO BENVENUTI!!!!!

 

Dio vi benedica tutti quanti!

Eliane e Fabricio

Cellulare: 320 6992168

Email: pizzolatto@hotmail.it

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

 

 

Palestra no G.F.E. José Xavier com Roosevelt Andolphato Tiago

Três Lagoas, MS

Convidamos, trabalhadores e freqüentadores para a palestra publica.

Dia 20-10-11 quinta feira ás 19horas.

No Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, na  Rua Zuleide Perez Tabóx n° 751 centro de Três ORADOR:  ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO.

Roosevelt Andolphato Tiago nasceu em Jaú e reside na cidade de Barra Bonita. No movimento espírita realiza palestras e seminários por vários estados e tem quatro livros escritos.

Por favor sejam multiplicadores deste convite.

 

(Informação em email de Flávio Soares)

 

 

 

 

 

 

60ª. Semana Espírita de

Santo André, SP

(Informação recebida em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

 

 

Pinga Fogo com Richard Simonetti disponível

Rádio Ceac Bauru, SP

 

Já está no ar o pinga-fogo de Richard Simonetti realizado ontem, dia 12/10/11, no Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru.

Sintonize www.radioceac.com.br nos horários: 2 da manhã, 8 da manhã, 14 horas e 20 horas.

Solicito a gentileza de repassar a notícia aos seus contatos.

Sidney

(Com colaboração de Sidney F. Fernandes e Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

 

 

Visite o site da SSB Spiritist Society of Baltimore

Baltimore, EUA

 

Acesse: www,ssbaltimore.org

Leia noticias e a programação da Rádio Kardec

 

 

 

 

 

 

 

Dependência Química? “Conhecer para Ajudar”

São Bernardo do Campo, SP

 

 

 

 

 

 

Registro. II Corrida e Caminhada Beneficente

Novo Hamburgo, RS

 

Amig@s da Horta!

A Horta Comunitária Joanna de Ângelis, tem 21 Anos de caminhada intensa de conquistas, vivenciando o exercício da amorosidade.

Neste dia 12 participamos ativamente da II Corrida e Caminhada Novodente, evento promovido em benefício da Instituição.

Os recursos arrecadados irão complementar as ações desenvolvidas com as crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidas na Horta.

" As pequenas ajudas produzem o milagre das grandes realizações."

Agradecermos a todas as pessoas que se envolveram de uma forma ou de outra, contribuindo para esta causa de amor e solidariedade!!!

LUZ E PAZ!

LAURA PRUCH

 

Horta Comunitária Joanna de Ângelis

www.hortacomunitaria.org.br

Rua Dr. João Daniel Hillebrand, s/nº, Rondônia - Novo Hamburgo/RS CEP 93.415-520

CNPJ: 07.397.625/0001-88

51 - 35871916 - 35870028

"Pequenas ajudas produzem os milagres das grandes realizações" .

Joanna de Ângelis

 

Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Filme “As Mães de Chico Xavier” ganha prêmio

Toronto, Canadá

Caros amigos,

É com muita alegria que informo que o filme "As Mães de Chico Xavier" ganhou os prêmios de Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Atriz (Via Negromonte), no Brazilian Toronto Film Festival - BRAFFTv 2011. O evento aconteceu de 29/set a 03/out, em Toronto, Canadá.

http://www.oitoronto.ca/18325/brafftv-2011-anuncia-vencedores-da-mostra-competitiva/

Recentemente o filme também foi agraciado com o Prêmio Contigo de Cinema 2011, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Júri Popular), para Tainá Muller, por sua personagem, "Lara".

"As Mães de Chico Xavier" já está disponível em Blu-Ray e DVD (Paris Filmes) nas locadoras do país.

Um forte abraço em todos, e muito obrigado pelo carinho e a atenção de sempre.

Estação da Luz

 

(Informação recebida de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores do C.E. Allan Kardec compareceram à estréia de “O Filme dos Espíritos”, Guarulhos, SP

 

 

É gente dia 07 de outubro, como combinado todos nós do Centro Espírita Chico Xavier –

Guarulhos, estivemos no Cinemark no Shopping Internacional para assistir a estréia

de "O Filme dos Espíritos". A sessão das 20h55 estava repleta. O filme

é simplesmente magnífico. Aconselhamos a você que não viu que aproveite o feriado ou

próximo fim de semana e confira!

 


(Informação em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

 

 

 

 

 

 

Encontro Fraterno Auta de Souza

Sinop, MT

 

(Informação recebida em email de douglas romao douglas_br2@hotmail.com)

 

 

 

 

 

 

 

Seminário com Wlademir Lisso no Centro Espírita Nosso Lar

São Paulo, SP

 

 

Local          Centro Espirita Nosso Lar - Casas André Luiz (unidade Santana)
                   Rua Duarte de Azevedo,691 - Santana
                   Fone (11) 2959-0490
 
Datas:        15/Outubro;   22/Outubro   e    29/Outubro
 
Horário:      9 às 11 horas.

 

(Informações recebidas em email de Esmeralda David esmeraldacitri@hotmail.com)

 

 

 

 

 

 

 

Experiência (S.E.E. 03 de Outubro - Lapa) entre educadores e alunos - Oficina de Reciclagem de materiais. São Paulo, SP

 

Queridos educadores da infância,

 

A experiência com materiais recicláveis junto à Educação Infantil da S.E.E. 03 de Outubro tem sido uma constante.

 

Abaixo uma foto tirada recentemente (para mais fotos, visite: https://picasaweb.google.com/111790548950085293492/Oficina3DeOutubro?authkey=Gv1sRgCJDwwoSl-9XpFg&feat=email#)

durante a Oficina com as oficineiras Sandra e Viviane, feita com as crianças da S.E.E. 03 de Outubro.

 

Participe desta experiência também - agora dia 15/10/11 - 15 às 18h - no N.A.Anita Briza (Rua Aurélia, 665- Lapa).

 

Aguardamos vcs e as crianças. Envie um email para confirmar sua presença, ok?

 

Beijos,

 

Equipe AEA

www.artedeeducarcomarte.com.br

 

(Informação recebida em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

 

 

 

 

 

 

Seminário AJE “Ética Cristâ e Espiritualidade na Justiça dos Homens. Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br ; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare gustavoleopoldodare@gmail.com)

 

 

 

 

 

 

9º CONEC - Congresso de Espiritismo do Circuito das Águas

Serra Negra,  SP

 

21/10 a 23/10 – SEMINÁRIOS NO

Centro de Convenções do Circuito das Águas

Rua Nª Sª do Rosário, s/nº - Serra Negra –SP

 

21/10/2011 - sexta-feira - 19h30 - abertura

Plinio de Oliveira 

Tema: Concerto filosófico

PLINIO.JPG

 

22/10/2011 - sábado

08h30 - abertura

09h00m às 12h00  - Paulo Henrique Figueiredo

Tema: ESPIRITISMO: CIÊNCIA, FILOSOFIA OU RELIGIÃO?

Paulo_Henrique_de_Figueiredo.JPG

14h00 às 17h00  - Eliseu Mota Jr.

Tema: "TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA"

ELISEU DA MOTA JR.jpg

20h00 -  peça de teatro

ALÉM DA VIDA

PSICOGRAFADO POR:

Chico Xavier e Divaldo Franco

Ingresso: R$ 20,00

alemdavida.jpg

 

23/10/2011 - domingo

08h30 - abertura

 

09h00- às 12h00 - Maurício de Barros

Tema: Aspectos inconscientes da mediunidade

mauricio.bmp

14h00 às 17h00 - Paula Zamp

Tema: NO ROTEIRO DE JESUS - palestra musicada

paula zamp.jpg

 A participação em todos os eventos é gratuita com exceção da peça teatral, cujo ingresso poderá ser adquirido antecipadamente nas diversas casas espíritas da região pelo valor de R$ 20,00.

 para mais informações consulte o site www.usecircuitodasaguas.com.br

PARTICIPE E AJUDE-NOS A DIVULGAR

(Informações em email de Ézio Amaral)

 

 

 

 

 

 

Lançamento de livro para criança

 

 

 

 

Baú de Memórias

Goiás inicia o projeto Memória Espírita

 

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL

CORREIO FRATERNO, SÃO PAULO

SETEMBRO/OUTUBRO, 2011

 

Izabel Vitusso

 

Conheci os irmãos Veloso (dois, do total de 16) em São Paulo, em um dos Encontros Nacionais de Pesquisadores do Espiritismo. Sob uma árvore, Eurípedes, descansava no intervalo do almoço, enquanto se entretinha na página dos divertimentos do Correio Fraterno. Apresentações efusivas, e logo a conversa corria solta sobre projetos, ideais e pesquisas, permanecendo entre nós forte impressão da necessidade de se trabalhar a recuperação da memória espírita. Comentei sobre a mensagem que havia recebido anos atrás de Corina Novelino, historiadora e discípula de Eurípedes Barsanulfo, que me sugeria fossem registrados e preservados os primeiros passos do espiritismo em Uberlândia, MG , e que os resultados de trabalhos como esse serviriam para o entendimento dos fatos da atualidade, além do registro ser um reconhecimento aos que souberam cumprir o seu papel, pela fidelidade com que se entregaram ao trabalho da divulgação da doutrina.

Dois anos depois, os irmãos Airton Veloso, professor e historiador, e Eurípedes Veloso, formado em filosofia e dedicado às letras, chegam ao 7º Encontro da Liga de Pesquisadores trazendo em mãos o livro, resultado da pesquisa que se dispuseram a fazer nas terras goianas, projeto que acabou recebendo total apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás.

Os primórdios do espiritismo em Goiás é apenas o primeiro volume da série – Memória Espírita do Estado de Goiás – que promete rastrear os principais fatos que deram origem ao movimento espírita no Brasil Central. A ideia é publicar um livro a cada ano, a ser lançado no período do Carnaval, no congresso espírita estadual. O segundo volume abordará a história do espiritismo na região metropolitana de Goiás.

“Quando mostrei o trabalho ainda em andamento ao Aston Brian Leão, então presidente da FEEGO, ele, que é muito amigo nosso, abraçou o projeto e anunciou no Congresso Espírita Brasileiro que no ano seguinte já se teria alguma publicação no Projeto Memória. Corremos então com a pesquisa. Havia muito que aprender, não havíamos nem estabelecido uma metodologia. Tudo isso acabou provocando em nós um senso de pesquisa. Chegamos a catalogar todo o jornal Goiás Espírita – editado 1947 a 2002 – uma riqueza de material....” – entusiasma-se Eurípedes Veloso.

O livro passa pelo início do espiritismo no mundo, no Brasil, as relações políticas e econômicas que influenciaram o assentamento do espiritismo pelo Estado, a construção de Brasília, a Marcha para o Oeste, a influência dos estados vizinhos, como Minas Gerais, além de apontamentos específicos, como o surgimento, em 1909, do primeiro grupo espírita na cidade de Goiás, denominado Amigos dos Sofredores.

Eurípedes lembra que a maioria dos centros espíritas de Goiás teve como ponto de partida situações em que pessoas obsediadas iam para Sacramento, MG, em busca de cura através do médium Eurípedes Barsanulfo e, ao regressarem, formavam grupos de estudos, reunindo-se em casas particulares que posteriormente se transformavam em centros espíritas.

Airton Veloso também reflete sobre a experiência: “Não tenho dúvidas quanto ao significado desse tipo de trabalho, de recuperação da história, espiritualmente falando. Quando falamos no interior sobre o projeto, eles entenderam que isso tem um significado muito grande. Sentimos isso com os moradores de Nova Aurora, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes. Também em cidades como Catalão. Eu me sinto muito pequenininho diante dessa responsabilidade. Porque tanta gente envolvida, tanto carinho, tudo isso emociona. Mas é pena que faltem tantos dados.”

Não é difícil imaginar os desdobramentos que seguem esse tipo de trabalho. É o caso, por exemplo,  de presidentes de centros que simplesmente paralisaram as atividades da casa e, ao ouvirem as histórias do passado, em nossas divulgações, despertaram pela emoção e retornaram as atividades. Muitos parentes dos pioneiros dessa história ficam agradecidos e sensibilizados.  Eu não tenho dúvidas de que a espiritualidade também trabalha nesse sentido. Ouvimos inúmeros casos em Goiás e em Monte Carmelo...  É como se alguns nós fossem aos poucos se desatando.

“Ter contato com o passado emociona a gente. Lembro do Movimento das Mocidades Espíritas do Triângulo Mineiro; era fantástico. Na época, estávamos entre os idealizadores. O resgate dessa memória tem o efeito de propulsão, tanto espiritualmente como materialmente, no movimento espírita”– finaliza Eurípedes, não antes de fazer suspense sobre o que já recuperaram de informações  que deve sair no próximo volume.

Mas pode ficar ainda melhor se mais e mais pessoas ajudarem a  compor essa história, com fotos, dados e mais informações.

Contatos: e-mails: velosomatos@hotmail.com  e  projetomemoria@feego.com.br

 

 

 

Legenda:  Os irmãos Airton e Eurípedes Veloso junto à jornalista Izabel Vitusso : projeto memória, uma ideia que deve ser multiplicada

 

 

ASSINE

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP