Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 01 de fevereiro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/01-02-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Veio de lá

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

 

 

Agatha Christie (1891-1976) afirmava:

 

Um arqueólogo é o melhor marido que uma mulher possa ter: quanto mais velha ela fica, mais ele se interessa por ela.

 

Pena que existam tão poucos, dirá a leitora casadoira.

Anime-se! É uma profissão em expansão, graças à ação estimulante de arqueólogos que têm realizado grandes descobertas sobre culturas do passado.

Um deles foi notável: Jean-François Champollion (1790-1832) nasceu em Figeac, na França. Embora filho de pais franceses, tinha pele mais escura. As córneas amarelas e o talhe do rosto eram tipicamente orientais.

Detalhe singular: um vidente profetizara que aquele menino haveria de conquistar imorredoura glória.

Acertou!

Ele se destacaria como um dos grandes especialistas, talvez o maior, em egiptologia. Seu feito mais notável: decifrar a escrita hieroglífica, que há séculos desafiava os pesquisadores.

Champollion é o exemplo típico do Espírito que vem à Terra para determinada missão, ligando-se desde cedo ao t rabalho que lhe compete realizar.

Tinha incrível facilidade para idiomas.

aos onze anos sabia o latim e o grego. Dedicou-se, então, ao hebraico, aprendendo rapidamente a dominar aquele idioma.

Nesse tempo, tomou contato com uma coleção de papiros egípcios. Viu, fascinado, inscrições hieroglíficas em lajes.

– Pode-se ler isso? – perguntou a um especialista.

Ante a resposta negativa, afirmou convicto:

– Dentro de alguns anos eu os lerei! Quando for grande!

Com treze anos começou a estudar o árabe, o siríaco, o caldaico e, depois, o copta. Acentuam seus biógrafos: tudo o que ele aprendia, tudo o que procurava estava sempre relacionado com o antigo Egito. E aprendia rapidamente, como se apenas estivesse recordando algo que já conhecia.

Aos dezessete anos traçou um mapa histórico do império dos faraós. Mal começava sua jornada, mas, já nessa idade, pelo montante de pesquisas e trabalhos apresentados, foi eleito, por unanimidade, membro da Academia de Grenoble, importante centro cultural francês, na região dos Alpes.

De estudante passava a acadêmico, respeitado por sua incrível cultura e sagacidade, algo espantoso num jovem mal saído da puberdade.

Em breve, concluídos seus estudos, foi para Paris, levando consigo o sonho que acalentava: decifrar os hieróglifos.

 

 

***

 

Em seu caminho estava misteriosa pedra, encontrada nas proximidades da cidade de Roseta, no Baixo Egito, em 1799.

Era do tamanho de um tampo de mesa, de basalto negro, com granulação fina, muito dura, polida de um lado.

Apresentava três inscrições , em parte gastas e apagadas pela fricção da areia que o vento despejara sobre ela, durante milênios.

A primeira inscrição, com quatorze linhas, era hieroglífica.

A segunda, com trinta e duas linhas, demótica.

A terceira, com cinqüenta e quatro linhas, grega.

Cientistas e estudiosos, na França, na Inglaterra, na Alemanha, na Itália, empenharam-se em decifrar a inscrição hieroglífica, por comparação, considerando que devia ser um mesmo texto grafado em três línguas . Ninguém conseguira.

 

 

***

 

Havia um equívoco fundamental. Desde séculos, os pesquisadores imaginavam os hieróglifos como escrita ideográfica. Todas as interpretações buscavam o sentido simbólico daquelas figuras misteriosas.

Champollion seguiu outro caminho: considerou que as figuras hieroglíficas eram letras.

A partir daí decifrou a pedra de Roseta, tendo-a por ponto de partida para penetrar nos mistérios dos faraós.

Concluiu, também, acertadamente, que ao longo dos séculos a escrita egípcia modificara-se substancialmente e que era preciso identificar essas alterações para uma tradução correta, procurando, antes de tudo, considerar o período em que determinado texto fora grafado.

 

***

 

Champollion esteve no Egito de julho de 1828 a dezembro de 1829.

Aconteceu famoso déjà vu, o já visto, já vivido.

Nada era novidade. Caminhava pelas ruínas da antiga civilização com incrível familiaridade. Parecia um egípcio dos tempos dos faraós. Não só decifrava inscrições como as definia e interpretava, desfazendo enganos sobre a localização de monumentos, trazendo novos conhecimentos, avançando nas pesquisas.

Champollion nascera tão impregnado daquela milenar cultura que, não obstante filho de franceses, imprimira no próprio corpo, ao reencarnar, características morfológicas próprias dos antigos egípcios.

É um fenômeno curioso e raro, que desafia as leis da genética, mas facilmente explicável à luz da Doutrina Espírita.

O grande pesquisador do antigo Egito viera de lá!

 

 

Ficheiro:Leon Cogniet - Jean-Francois Champollion.jpg

O célebre Jean François Champollion  Pai dos Hieróglifos

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leon_Cogniet_-_Jean-Francois_Champollion.jpg

 

O obelisco de Luxor, forrado de hieróglifos,   foi doado pelo governo egípcio à França.

Chegou a Paris em 21 de dezembro de 1833 e está fincado na Praça da Concórdia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Federação Uruguaia comemora Jubileu e lança Curso de Gestão

Montevidéu, Uruguai

 

Com um ambiente fraterno a Federação Espírita Uruguaia comemorou seus 25 anos de fundação no dia 29 de janeiro e lançou o Curso “Gestão de Centro Espírita”. O Uruguai passa a ser o primeiro país a adotar o curso iniciado pela FEB nas modalidades presencial e a distância. A FEU empregou o título "Ferramentas para Melhorar a Gestão do Centro Espírita" e todas as apostilas estão sendo traduzidas para o espanhol. A FEU conta uma Comissão que coordena o Curso e dirigiu esta etapa do evento, integrada por Eduardo Dos Santos, Anyela Nuñez, Edimilson Nogueira e Pablo Arias.  No momento da apresentação do mesmo ocorreram 35 inscritos de nove cidades, mas este número crescerá ao longo de eventos programados para fevereiro. O Curso será desenvolvido reunindo a cada dois meses os participantes, alternando-se os meses entre os inscritos do Norte e do Sul do país, e, em rodízio pelas cidades. A comemoração do Jubileu foi conduzida pela presidente da FEU sra. Mirta Cal e compareceram dirigentes de 19 centros do país, lotando o auditório. Também tiveram atuação os ex-Presidentes da FEU: Eva Morales e Eduardo Dos Santos. Entre os homenageados, estava a sra. Estela Pezaroglo (do Centro Espírita Redención, de Montevideu). Ocorreram apresentações lítero-musicais de nove instituições, inclusive de Azelma e Lígia Nogueira, pelo Centro Espírita “Renacer con Bezerra”. Nos eventos realizados em Montevidéu, a FEB e o CEI foram representados pelo diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho que também proferiu palestra na véspera, e, no domingo desenvolveu dois temas de apresentação/sensibilização do Curso citado. Todas atividades foram desenvolvidas no Centro Espírita “Hacia La Verdad”, em Montevideu, sede da FEU. Informações: www.espiritismouruguay.com; www.febnet.org.br

 

 

 

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

 

 

 

 

Aniversário do Centro Espírita Semente de Luz

Holambra, SP

 

CONVITE


Temos o prazer de convidar para o aniversário do Centro Espírita Semente de Luz

FUNDADO EM 08 DE FEVEREIRO DE 2006

O CENTRO ESPÍRITA SEMENTE DE LUZ COMPLETA  MAIS UM ANO EM FEVEREIRO.

AS COMEMORAÇÕES OCORRERÃO DURANTE TODO O MÊS DE FEVEREIRO.

GRATIDÃO, A IMPORTÂNCIA DA CASA ESPÍRITA, A MORTE É UMA PIADA e A VIDA DE CAIRBAR SCHUTEL, são os temas selecionados para as palestras das 5as. Feiras,
às 19. 15 horas, e serão proferidas por expositores CONVIDADOS DE DIVERSAS LOCALIDADES.

PARA AS CRIANÇAS E OS JOVENS HAVERÁ UM MOMENTO ESPECIAL NO SÁBADO, DIA 04, COM A EXIBIÇÃO DE DOIS FILMES.
3 horas da tarde – PARA AS CRIANÇAS: “A ESPADA ERA A LEI” –
SINOPSE:  Um jovem garoto desajeitado,  protegido e aprendiz do Mago Merlim, ouve dizer que aquele que conseguisse retirar uma espada mágica de uma pedra, seria declarado Rei da Inglaterra, e resolve aceitar o desafio, o que provoca risos dos outros interessados. Mas para surpresa de todos,  o garoto, obtêm êxito tornando-se o lendário Rei Arthur.

5 HORAS DA TARDE - PARA OS JOVENS: “UMA PROVA DE AMOR”.
Sinopse: Anna nasceu com o propósito de doar sangue, medula óssea e o que mais for necessário para ajudar sua irmã, que tem uma agressiva forma de leucemia. Depois de muitos anos com idas constantes a hospitais, a menina contrata um advogado para ter o direito de escolha.

DOMINGO DIA 12 -  DE 9 ÀS 12 horas:   SEMINÁRIO MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, PELO EXPOSITOR, MESTRE E DR. DERMEVAL CARINHANA,  PESQUISADOR E ESTUDIOSO DO ESPIRITISMO.

Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.

O Centro Espírita Semente de Luz, fica na Rua Lazinho Fogaça, 151, Centro, Holambra.
Maiores informações: (19)9333-9152 ou (19)7806-4456
contato@sementedeluz.org

Centro Espírita Semente de Luz
Rua Lazinho Fogaça 151, Holambra - SP | 13825-000
Fundado em 8 de Fevereiro de 2006

 

www.sementedeluz.org


e-mail: 
contato@sementedeluz.org


tel: (19) 9333-9152 / 9341-6316

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Semana Espírita do C.E. DE Estudo e Meditação

Guarulhos, SP

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Programação de palestras para a Associação Espírita Leon Denis

Avaré, SP

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [ramos.tucio@yahoo.com.br])

 

Ficheiro:Vista aérea Avaré 170606 REFON .jpg

Vista aérea de Avaré, SP

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_a%C3%A9rea_Avar%C3%A9_170606_REFON_.jpg

 

 

 

 

 

 

30ª. Conrespi -  Confraternização da Familia Espirita

Congresso Regional Espírita. Luiz Antonio, SP

 

 

 

(Informação em emails de CONRESPI [a13141516@gmail.com] e de Giovana Campos)

 

Avenida em Luiz Antonio, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Palestras Espíritas no Vale do Paraíba

Taubaté, Tremembé e São Luiz do Paraitinga, SP

 

 

 

 

(Informações da Use Taubaté repassadas por Regina Bachega)

 

 

 

 

 

 

Eleita a nova diretoria do C.E. Casa do Caminho

Araçatuba, SP

Aconteceu Domindo 30 de Janeiro em sua sede social a reunião eletiva do  Centro Espírita Casa do Caminho.

ficando a diretoria assim constituída:

 

Presidente: Marco Antonio de Sousa

Vice presidente: Katia Regina Pires Calciolari

Primeiro secretário: Clarice Antonio Ribeiro

Segundo secretário: João Serafim Vieira

 

Primeiro tesoureiro: Luzia Sossai Soares

segundo tesoureiro: Elza Benevenuto

Procurador: Alexandre Assis Marcondes.

Abs

Clarice

 

(Informações em email de Clarice Ribeiro)

 

 

 

 

 

 

 

2º. Conjuresp- Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo. Campinas, SP

 

 

(Informação em email de Tiago Essado)

 

 

 

 

 

 

Agenda de palestras do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLISPalestras do mês de FEVEREIRO

 

DIA: 06/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOSÉ LUIZ DO VALLE (ZELU).

Cidade: PENAPOLIS-SP.

Tema: “NINGUÉM  CHEGA AO PAI SENÃO POR MIM”.

 

DIA: 13/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: SUELI MARIA PEREIRA.

Cidade: PENAPOLIS - SP.

Tema: “PROBLEMAS E DIFICULDADES”.

 

DIA: 20/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: CLARICE SCENK.

Cidade: ARAÇATUBA-SP (CASA DO CAMINHO).

Tema: “OS QUATRO EVANGELHOS”.

 

DIA: 27/02– SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANTONIO CARLOS DE MENDONÇA.

Cidade: PENÁPOLIS-SP.

Tema: “DETERMINISMO OU LIVRE ARBÍTRIO?”

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES INICIA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informações em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

 

Registro. Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago no Nhá Chica

Socorro, SP

 

(Texto e fotos de Otávio Cunha)

 

Na última quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2012, tivemos a grata satisfação e alegria de estar presente na cidade de Socorro-SP, no Grupo de Estudos Nosso Lar, para assistirmos a  palestra de Roosevelt Andolphato Tiago, da cidade de Barra Bonita-SP, com o tema: “Terapia Antiqueixa”, baseada no livro que possui o mesmo título. A palestra teve como foco nos conduzir a uma reflexão acerca dos comprometimentos que a reclamação constante pode causar na qualidade de vida moral e espiritual da criatura humana.

De maneira humorada e com exemplificação prática, todos os presentes nesta apresentação, sentiram-se projetados a identificarem-se nos variados exemplos constantes no dia a dia.

Este trabalho foi concluído com técnicas que aplicadas no dia a dia, podem auxiliar aos que desejam realizar esta forma de terapia e vencer, definitivamente, o vício da reclamação, o que evidencia falta de confiança em Deus e nas regras que conduzem a nossa edificação moral.

Tanto a palestra como o livro, são ferramentas de auto ajuda e um manual de auto conhecimento, identificação e eliminação de inúmeros desconfortos que nos afligem em variados momentos da vida, sendo um estímulo aos que querem prosseguir e vencer.

Após a palestra, Roosevelt distribuiu autógrafos e esclareceu muitos pontos do seu livro e sobre citações na palestra, em um bate-papo amigo com aqueles que tiveram a oportunidade desse maravilhoso convívio.

 

Fotos: Roosevelt em sua fala, público, Roosevelt autografando, Roosevelt ladeado por

            Mariângela e Lucia,  Roosevelt e Otavio Cunha

 

 

 

 

 

 

Allan Vilches no Joanna de Angelis

Santo André, SP

 

 

(Informações em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

Olá, Pessoal!

Nessa sexta-feira – 03/02/2012

das 19:45 às 21:30 horas, reiniciaremos

nossos Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

no Centro Espírita Semeadura de Jesus.

 

O Livro dos Espíritos

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Livro dos Médiuns

 

Venha se juntar a nós para conhecer melhor a

Doutrina Espírita, todos estão convidados!

 

Destina-se a quem não conhece nada e a quem já

conhece bastante!

Não é necessária inscrição, basta comparecer.

 

No mesmo dia e horário temos a Infância Espírita,

tragam seus filhos. Eles também estudarão

a Doutrina Espírita, mas em uma linguagem

adequada a eles.

 

Estaremos esperando por vocês!

Será uma grande alegria recebê-los!!!

Até lá

Grande Abraço

Edson

 

Abaixo a programação de palestras

do mês de Fevereiro/2012:

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

 

 

Seminário Passe e Magnetismo no C.C. Espírita Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informação em emails de Regina Bachega e Rosangela Pires)

 

 

 

 

 

Música com Margarete Áquila

Apresentação no C.E. Irmã Angélica em Araçatuba, SP

 

Acesse: http://amigoespirita.ning.com/video/video/show?id=2920723%3AVideo%3A570050&xgs=1&xg_source=msg_share_video

 

 

 

 

 

 

Filme: O Espiritismo - De Kardec aos Dias de Hoje

 

 

 

Este filme é uma homenagem ao Codificador do Espiritismo, o pedagogo francês Allan Kardec, em seu Bicentenário de Nascimento.
Dirigido pelo cineasta Marcelo Taranto e narrado pela atriz Aracy Balabanian, "O Espiritismo - De Kardec aos Dias de Hoje", traz o ator Ednei Giovenazzi no papel de Allan Kardec.
Produto de cuidadosa reconstituição de época, o filme tem 52 minutos e apresenta uma visão geral sobre os princípios básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano.
Explica sobre as obras de Allan Kardec que compõem a Codificação Espírita e estende-se ao Movimento Espírita da atualidade com entrevistas e textos sobre o Espiritismo.
CLIQUE NO ENDEREÇO A FRENTE E ASSISTA:
http://www.youtube.com/watch?v=7oEvK9eSZtc
ABRAÇOS
ANDRÉ

(Colaboração recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [ceavpacaembu@hotmail.com])

 

 

 

 

 

Teatro: Somos Um

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Seminário: Carnaval à luz da Doutrina Espírita ao Som da Música Brasileira. Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Grupo Espírita Porto da Alegria [portodaalegria@portodaalegria.com.br])

 

 

 

 

 

 

Leia a Resenha Espírita on line no. 61

 

Acesse aqui: http://pt.scribd.com/doc/79900266/Resenha-Espirita-on-line-n%C2%BA-61

 

(Informação em email de Nova Edição da Resenha [nova_edicao@resenhaespiritaonline.com.br])

 

 

 

 

 

Gol de Alan Kardec! Mas qual? O do Santos ou dos Espíritos?

Wellington Balbo (Bauru, SP)

                              Wellington Balbo

                                Bauru, SP

 

 

Eu estou com 36 anos e sempre fui palmeirense, porém  depois de tanto tempo troquei de time e virei santista. Não, não pense você que é pela má fase do Verdão, tampouco pelo genial futebol de Neymar e Ganso. Nada disso. Mas antes que você me chame de vira casaca afirmo que foi por um motivo justo.

Virei casaca por causa do Alan Kardec, o centroavante santista que vem marcando muitos gols nesse início de Campeonato Paulista e que é xará do Allan Kardec francês, o codificador da Doutrina Espírita.

São dois craques, aliás: o Kardec do Santos em marcar gols e o Kardec dos Espíritos na arte de educar.

Santos Espíritos!

O avô do atleta santista é espírita, e por esse motivo a família decidiu dar-lhe o nome de Alan Kardec. Provavelmente não sabiam que o garoto seria jogador profissional, goleador, teria seu nome estampado em jornais e revistas colaborando para que o nome Kardec ficasse conhecido nos campos de futebol.

É muito interessante os caminhos que ocorrem para que uma ideia se prolifere por todos os cantos, recantos e campos desse mundo.

Definitivamente não sabemos as trilhas que Deus utiliza para educar os homens! Quando menos esperamos, eis que surge algo novo, uma nova forma de comunicar e fazer conhecer...

Portanto, quem imaginava que Kardec era coisa de centro espírita enganado está. Hoje ele também está nos estádios. E se o atleta alvinegro continuar balançando as redes pode ser que vejamos Kardec na Copa do Mundo. Quem diria...

Sonho em um dia ver algum Kardec ganhando um prêmio Nobel. Já pensou, Kardec no rol das grandes celebridades mundiais?

Por isso hoje sou santista e vibro muito com os gols de Alan Kardec.

É que de um  certo modo o goleador santista, mesmo sem querer, divulga o nome de um dos maiores craques da educação que o mundo conheceu: Allan Kardec, o dos Espíritos.

Amigo leitor, se você é santista procure saber quem foi o xará do goleador de seu time. Se você não é santista, procure também saber quem foi esse craque da educação o qual me referi.

Pode ser que ao saber quem foi Allan Kardec, o craque da educação, você se encante e troque também de time, tornando-se não apenas torcedor, mas um atleta da modalidade que ele praticou por muitos anos: A Caridade!

Pense nisso.

 

 

Estádio Urbano Caldeira- Vila Belmiro. Santos, SP, Brasil

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Fachada_vila_belmiro.jpg

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP