Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 23 de outubro  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/23-10-2012.htm

 

 

 

 

Allan Kardec e o controle universal do ensino dos espíritos

 

                                                                                 Suely Caldas Schubert

 

         “Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre         as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de        médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares. (...) Essa verificação universal        constitui uma garantia para a unidade futura do Espiritismo e anulará todas as teorias            contraditórias. Aí é que, no porvir, se encontrará o critério da verdade.”

                     Allan Kardec  (ESE  Introdução: Autoridade da Doutrina Espírita)

 

         A visão criteriosa e profunda do Codificador estabeleceu que a autoridade da Doutrina Espírita repousa na universalidade do ensino dos espíritos e na concordância entre estes ensinos.

         Trata Kardec, porém, não de comunicações relativas a interesses secundários, mas dos princípios da Doutrina. Quer isso dizer que as revelações dos espíritos, a partir da Codificação aos tempos atuais e futuros, deverão sempre ser submetidas a esse controle, ou seja, ao crivo da razão. Tudo o que venha dos espíritos necessita ser analisado, conforme aconselha Kardec. 

         Esse processo, utilizado por Kardec na composição de O Livro dos Espíritos e demais obras da Codificação, é bem o exemplo  do cuidado e atenção que se deve ter em relação a tudo o que venha da Espiritualidade por intermédio dos médiuns.

         Nas reuniões mediúnicas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, bem como naquelas realizadas nos lares da sra. Plainemaison e da família Baudin, especialmente, o mestre lionês  constatou, no intercâmbio com os espíritos, as suas diferentes condições e capacidades e que estes, considerados individualmente,  não estão de posse de toda a verdade; que o conhecimento de cada um é proporcional ao seu estado evolutivo.

         Desde o início de suas pesquisas, Kardec compreendeu que os espíritos inferiores e mal intencionados procuram enganar os encarnados, mistificando, encobrindo a sua verdadeira condição, utilizando nomes famosos, de vultos veneráveis, utilizando termos como Deus, amor, caridade, citações de frases do Evangelho, às vezes com tal sutileza que enganam até os mais experientes médiuns e outras pessoas, ingênuas e de boa-fé , que tomam conhecimento dessas mensagens. Esses espíritos, não raramente, propõem mudanças, dizem-se encarregados de alguma missão elevada cujo finalidade, segundo eles, é ajudar as pessoas a progredir.

         Ressalta o Codificador :

         “Toda teoria, em manifesta contradição com o bom-senso, com uma lógica rigorosa e com dados positivos já adquiridos, deve ser rejeitada por mais respeitável que seja o nome que traga como assinatura.” (ESE Introdução pág.31)

         Na advertência acima encontramos pontos importantes que devem merecer  uma reflexão mais atenta. Observemos que é uma frase bastante incisiva, que não deixa margem a dúvidas. Qualquer teoria, portanto, que apresente os três pontos citados: contradição com o bom-senso, com uma lógica rigorosa e com dados positivos já adquiridos, deve ser rejeitada. E acrescenta: por mais respeitável  seja o nome que a assina. Este o crivo da razão.

         Interessante mencionarmos que os espíritos bem-intencionados, os bons espíritos, os espíritos superiores, enfim, não temem a análise de suas mensagens, não ficam melindrados, aborrecidos ou magoados; primeiro porque já venceram esses sentimentos negativos;  segundo porque  nada têm a temer quanto ao conteúdo das suas comunicações. Só os espíritos inferiores, os mistificadores, os pseudo-sábios se agastam com isso, tanto quanto os médiuns pelos quais transmitem suas mensagens. As armas  que esses espíritos utilizam são, via de regra, a ironia, o sarcasmo, o deboche, as insinuações dúbias, o tom acusador.

         Para se ter uma idéia da forma como atuam recomendamos a leitura do capítulo 31 de O Livro dos Médiuns, onde estão registradas algumas comunicações apócrifas. Em nota ao final do capítulo, Kardec leciona:

         “De fato, a facilidade com que algumas pessoas aceitam tudo o que vem do mundo invisível, sob o pálio de um grande nome, é que anima os Espíritos embusteiros. A lhes frustar os embustes é que todos devem consagrar a máxima atenção; mas, a tanto ninguém pode chegar, senão com a ajuda da experiência adquirida por meio de um estudo sério. Daí o repetirmos incessantemente: Estudai, antes de praticardes, é esse o único meio de não adquirirdes experiência à vossa própria custa.” (grifamos)

         Temos observado que, nos últimos tempos, esses critérios têm sido deixados de lado, pois aceita-se tudo o que é novidade, algumas realmente estranhas, sem nenhum respaldo doutrinário, que contrariam o bom-senso, e tudo isso fartamente divulgado, como se não fosse importante manter-se a fidelidade à Codificação.

         A falta de estudo, a inexperiência, a ingenuidade podem levar a pessoa a uma situação difícil.  O espírito Erasto, um dos expoentes da falange do Espírito de Verdade, faz uma advertência em O Livro dos Médiuns que requer a nossa atenção:

         “Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos velhos provérbios. Não admitais, portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expendida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem. Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.” (grifamos) (cap. XX it.230)

         A Doutrina Espírita, como é do conhecimento geral, não proíbe nada, cada um escolhe livremente o seu caminho e as opções de vida, no uso do seu livre-arbítrio,  tornando-se responsável pela própria conduta.

         Entretanto é imprescindível atentar para o fato de que, acima de tudo, como espíritas, devemos ser fiéis à Doutrina dos Espíritos.

         Ao comemoramos o sesquicentenário do lançamento de O LIVRO DOS ESPÍRITOS,  nosso pensamento se volta à data de 18 de abril de 1857, no momento em que Allan Kardec, emocionado, tem em suas mãos, pela primeira vez, a obra impressa, a 1ª edição. Talvez não avaliasse, em sua natural modéstia, que naquele instante o advento do Consolador prometido por Jesus estava se concretizando. Seu esforço, sua abnegação ao cumprimento da missão que lhe fora confiada, sua renúncia íntima e silenciosa o levaram a dedicar os anos restantes de sua vida à causa da Doutrina Espírita.

         Assim, que a nossa homenagem ao Codificador esteja impregnada de nosso profundo amor  e respeito à grandiosa obra por ele empreendida.

         Amar a Doutrina é preservá-la de alterações, de mudanças, de atualizações que lhe desfigurariam os princípios norteadores e luminosos.

         Sejam para Allan Kardec as palavras do Espírito de Verdade:

         “As grandes missões só aos homens de escol são confiadas e Deus mesmo os coloca, sem que eles o procurem, no meio e na posição em que possam prestar concurso eficaz.” (O Livro dos Médiuns cap. XXXI it. XV)

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Singapura

 

21-10-2012

 

No dia 21, pela manhã, Divaldo e os nossos irmãos foram conduzidos do Hotel ao mesmo local da conferência da véspera, o salão de festas da residência de Vanusa Johns, para dar prosseguimento à programação.

Estavam presentes 43 pessoas ávidas de esclarecimentos.

Após a apresentação dos livros e DVD/s, Vanusa passou a palavra à apresentadora, que leu um resumo biográfico do nosso médium, entretecendo considerações em torno da sua obra no Brasil e no Exterior, após o que o auditório cantou a música de Nando Cordel, Paz pela paz, como ocorrera na noite anterior, sendo proferida a prece de abertura e passada a palavra ao nosso orador.

O tema proposto foi Liberta-te do mal, inspirado no livro com o mesmo nome, ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.

Divaldo fez um estudo sobre os conceitos do homem fisiológico e do psicológico, conforme o dr. Watson, logo passando ao estudo do pensamento do dr. Pedro Ouspenski, em torno do ser orgânico e do espiritual, fazendo uma análise detalhada dos diversos níveis de consciência, estudando as origens do mal, na visão da doutrina espírita, assim como os recursos valiosos para a libertação desse atavismo, muito justamente considerado por Jung como sendo a sombra.

A seguir, entreteceu considerações em torno do pensamento espírita deixando uma excelente mensagem de otimismo.

Houve uma pausa de meia hora, depois, da qual, Divaldo atendeu as perguntas que lhe foram apresentadas.

Por ocasião do encerramento, chegou o momento das despedidas e da gratidão.

Às 19h30 nossos irmãos tomaram o avião com destino a Auckland (Nova Zelândia), num voo de 7h30 com escala em Sydney por 3 horas, prosseguindo por mais três horas de vôo e enfrentando um fuso horário de 16 horas adiantadas em relação ao Brasil.

A Equipe

Divaldo sendo apresentado

 

 

 

 

Encontro Espírita da Academia da Força Aérea

Pirassununga, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Palestra com Richard Simonetti no Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de oficinadeluz@oficinadeluz.org.br)

 

 

 

Registro. FEB no Triângulo Mineiro

Araxá, Conceição das Alagoas e Uberaba, MG

 

Nos dias 19 e 20 de outubro, o presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho participou de eventos em cidades do Triângulo Mineiro. Na 6a. feira, proferiu palestra sobre o tema "Evangelho e Atualidade", no encerramento da Semana Espírita de Araxá, a XI SEMEAR,

promovida pela Aliança Municipal Espírita de Araxá. Na manhã e tarde do sábado atuou na 49a. COMMETRIM - Confraternização de Mocidade e Madureza Espíritas do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba, na cidade Conceição das Alagoas. Integraram a mesa deste evento o presidente da

União Espírita Mineira Marival Veloso de Matos, os coordenadores da Confraternização Sonia Barsante e Braz Marques e dirigentes dos Conselhos Regionais Espíritas. Desenvolveu o seminário sobre "Paulo e Estêvão" e participou de reunião com perguntas e respostas com

comissões temáticas dos participantes do evento. Na noite do dia 20, visitou o Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, fundado por Chico Xavier e dirigido por Eurípedes Higino dos Reis. Também foi recebido por Dondinha (Neusa de Assis) e participou dos estudos sobre O

Evangelho Segundo o Espiritismo. Informações: www.febnet.org.br,diretoria@febnet.org.br,

ame@amearaxa.org.br, brazjomarques@terra.com.br,

livrariafcx@terra.com.br

 

César Perri e público na palestra em Araxá, MG

49ª. COMMETRIM em Conceição das Alagoas, MG

Mesa de abertura, César Perri em palestra e parte do público.

Grupo Espirita da Prece, Uberaba, MG

Mesa dos trabalhos e comentários por César Perri

 

 

 

 

Palestra com lançamento de livro por Dr. Andrei Moreira

Campinas, SP

 

AUTO AMOR E OUTRAS POTÊNCIAS DA ALMA!!!


CONVIDAMOS  PARA O LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DE ANDREI MOREIRA EM CAMPINAS, PSICOGRAFIA DE DR. DIAS DA CRUZ. FOTO NO ANEXO.

DATA; 09 NOVEMBRO
HORA: 20HS
LOCAL - INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL DIAS DA CRUZ
RUA JOÃO RODRIGUES SERRA. 451 - JD EULINA
CAMPINAS
FONE - (19) 3241- 9393

SOLICITAMOS QUE NOS AJUDEM NA DIVULGAÇÃO.

OBRIGADA.

VALÉRIA BILHARINHO
INSTITUIÇÃO DIAS DA CRUZ

(Informações recebidas em email de bilharinhoval@terra.com.br)

 

 

 

 

VI Conferência espirita de Massachusetts

Somerville, MA, EUA

 

(Informação recebida em emails de Magali Bischoff e de csespirita@grupos.com.br; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com)

 

 

 

 

I Fórum CEECAL- Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz

 São José, SC

 

(Informações recebidas em email de Dr. Ricardo di Bernardi)

 

 

 

 

Registro. Realizado mais um Entremédiuns do Noroeste Paulista

Votuporanga, SP

 

Em mais um ano Votuporanga nos presentou com mais um Entremédiuns, onde tivemos a participação de várias cidades da região e de outros estados. O tema “Saúde Integral” nos trouxe a reflexão da importância do bom humor em nossa convivência social e Integridade Mental. (Regina Bachega)

 

Entremédiuns Noroeste Paulista, 2012, Votuporanga, SP. Público

Entremédiuns Noroeste Paulista, 2012, Votuporanga, SP.  Agnaldo Paviani, Jacob Melo, Nahon Castro e cantor Danilú

Entremédiuns Noroeste Paulista, 2012, Votuporanga, SP. Dra. Anete Guimarães, Dr. Andrei Moreira, André Siqueira.

Entremédiuns Noroeste Paulista, 2012, Votuporanga, SP.

 Os cantores Allan Vilches, Vansan e Danilú

Entremédiuns Noroeste Paulista, 2012, Votuporanga, SP. Público.

 

 

 

 

Marcha pela Vida contará com participação de Elba Ramalho

Fortaleza, CE

 

Com a participação especial da cantora Elba Ramalho, o Movimento em Favor da Vida (Movida) promoverá em Fortaleza, no dia 11 de novembro, a Marcha pela Vida contra o aborto. A concentração será a partir das 16 horas no Aterro da Praia de Iracema, próximo ao Clube Ideal. Os organizadores convidam a população de Fortaleza e esperam contar com a presença de todas as pessoas que defendem a vida desde a concepção.

Diante das propostas de legalização do aborto, a Marcha tem o objetivo de sensibilizar a população e pressionar o Congresso Nacional. De acordo com o Presidente do Movida, Fernando Lobo, desta vez, o assunto foi embutido dentro da reforma do Código Penal, um assunto muito amplo e urgente que está sob análise de uma Comissão Especial do Senado Federal, presidida pelo senador cearense Eunício Oliveira.

A cantora Elba Ramalho é voluntária do Movimento há cinco anos, chegou a gravar um vídeo em favor da recente campanha “Municípios em Defesa da Vida - A vida depende do seu voto que você pode conferir neste linkhttp://www.youtube.com/watch?v=JngXjIHjElg&feature=player_embedded

Por ocasião do lançamento da Campanha, Jaime Veras, vice-presidente do Movimento Brasil Sem Aborto, declarou:  “Acreditamos que a solução não está no Aborto e sim na criação de políticas de saúde de prevenção à gravidez indesejada”.

Mais informações: Fernando Lobo, Presidente do Movida – (fone:  85 3224 4814)

 

 

(Informação recebida em email de Estacao Luz [estacaoluz2012@gmail.com])

 

 

 

 

Adão Nonato no 38º. Mês de Kardec

Franca, SP

 

 

(Informações recebidas em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; Usefranca [usefranca@gmail.com] e de Claudio Palermo)

 

 

 

Registro. Fotos do segundo dia da Semana Espírita de

Santos, SP

 

Palestra com o pernambucano da cidade de Recife,

Liszt Rangel.  Na Lar Espírita Fraternidade

 

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21675&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&action=Download

 

(Informações recebidas em email de marco ribeiro [mribeiro.criacoesefotografia@hotmail.com])

 

 

 

9º. Encontro da Familia Espírita

Vargem Grande do Sul, SP

 

(Informação recebida em email de Alaíne Silva [alainecris@hotmail.com])

 

 

 

Palestra Espírita com Paulo Pessoa no C.E. Caminho da Luz

Flórida Paulista, SP

 

CENTRO  ESPÍRITA“ CAMINHO  DA  LUZ ” 

Rua Florindo Giralde, 390 - FLÓRIDA PAULISTA 

31 de outubro, 4ª feira, às 20 horas

ORADOR: PAULO  PESSOA, de Dracena

Participação: Coral Espírita de Dracena

TEMA: “Espiritismo Musicado”

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [faarcoleze@ig.com.br])

 

 

 

 

IV Seminário “O Despertar da Consciência”

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

 

III Simpósio Espírita Maria do Sacramento

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega)

 

 

 

 

Oficina de Poesias no C.E. Educandário Amor e Luz

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

1ª. Mostra de Teatro Espírita da Grande

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Dr. Ricardo Di Bernardi)

 

 

 

 

Teatro: Aconteceu na Casa Espírita

São Caetano do Sul, SP

 

O GRUPO ESPÍRITA SEARA DAS FRATERNIDADES  CONVIDA PARA:

RESERVE JÁ O SEU INGRESSO, NÃO DEIXE PARA A ULTIMA HORA.

NÃO SERÃO VENDIDOS INGRESSOS NO TEATRO, SOMENTE COMPRA ANTECIPADA.

RESERVA OU INFORMAÇÕES PELO FONE:

11 9 8625 9960 COM ADEMIR

OU NA  SEARA DAS FRATERNIDADES.............FONE...4226 1431

RUA TEN. ANTONIO JOÃO, 70 - SÃO CAETANO DO SUL

 (Informações recebidas em email de Leila velar [leilavelar@gmail.com])

 

 

 

 

Almoço da família no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [searadomestre@gmail.com])

 

 

 

Leia Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/unioes.html

 

 

 

 

Viagem ao Egito

 

Recebi o email abaixo da internauta Pascoalina Ribeiro que é proprietária de Agência de Viagens Hathor, em Belo Horizonte, MG.  Ela leu os textos sobre o antigo Egito que temos publicado, se apresenta como espírita e oferece pacote de viagem para aquele país. Ressaltamos que só temos divulgado aquilo que diga respeito diretamente ao movimento espírita, porém, no caso, tem a ver com o trabalho que temos feito veicular pelo boletim Noticias do Movimento Espírita. Aqui nos limitamos a repassar o email de Pascoalina, como solicitado. Quem desejar mais informações deve solicitar diretamente para a remetente do email. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

O tempo da vida

 

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

 

Vós sois o sal da Terra; ora, se o sal perder o seu sabor, para que haverá de servir, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens? (Mateus, 5:13.)

 

Há visitas para o almoço e a dona de casa prepara com carinho a refeição, esmerando-se tanto que mais parece um banquete. Ante a contemplação convidativa de finas iguarias a estimular-lhes o ape­tite, os convivas antecipam momentos de deleite gastronômico.

Desde a primeira garfada, todavia, constata-se o desastre: os alimentos, embora de esplêndida aparência, estão intragáveis — esqueceram de usar o sal.

O vexame dos hospedeiros ilustra bem o ensinamento de Jesus. Por tudo o que representa, o Evangelho é de aplicação in­dispensável para dar sabor à existência, tornando-a saudável e fe­liz. Sem ele a Vida fica insípida, sem atrativos, monótona, tediosa, complicada, ainda que as circunstâncias sejam as mais favoráveis, ainda que a aparência seja magnífica.

Uma casa pode ser ampla, moderna, confortável, mas, se o Evangelho não estiver presente nela, prevalecerão desentendi­mentos e mágoas, convertendo-a em túmulo das melhores aspi­rações de felicidade.

Uma civilização poderá ser muito rica, tecnologia avan­çada, cultura admirável, produção ótima, mas, sem Evangelho, fatalmente serão disseminadas a prepotência e a ambição, a disso­lução dos costumes e a irresponsabilidade, minando seus valores morais e determinando sua decadência e morte.

Uma religião poderá atrair multidões com ritos e rezas, ce­rimoniais e pompas, cantos e promessas, magias e superstições, tão a gosto da mentalidade popular, mas impossibilitada, por isso mesmo, de assimilar o Evangelho, que pede simplicidade acima de tudo; ficará presa ao imediatismo dos interesses efêmeros ou à rotina das exterioridades, desvirtuando-se e perdendo sua função fundamental de condutora de almas para Deus.

Em verdade, nada na existência terá sabor de felicidade au­têntica; nenhuma associação humana, seja no lar, no trabalho, na comunidade, se fará com equilíbrio e proveito; jamais estaremos em paz com a própria consciência, sem uma pitada de Evangelho em tudo o que fizermos, o que significa o empenho de aplicar, de conformidade com as circunstâncias, um pouco de tolerância, um pouco de carinho, um pouco de bondade, um pouco de sacri­fício, um pouco de renúncia em favor do semelhante.

Quanta gente se alimenta de monotonia e tédio, angústia e tensão, por não cultivar o amor fraterno preconizado por Jesus, que pressupõe o empenho de fazer algo de útil em favor do pró­ximo, todos os dias, com a mesma indispensável regularidade de quem faz uso da alimentação?!...

Os homens ainda não aprenderam a lição fundamental; a chave da felicidade chama-se servir! Parecem ignorar o quanto é bom cultivar bondade! Por isso, passam rastejantes pela Vida, fe­rindo-se nos espinhos da estrada, chafurdados na lama do chão.

Suponhamos a existência de um povo primitivo, habitante de região distante e desconhecida, tão atrasado e indolente que se habituou, desde remoto passado, a rastejar. Certo dia chega um missionário e mostra àquelas estranhas criaturas que podem erguer-se. A maioria não se mostra disposta a vencer o condicio­namento. Estão acostumados, acham mais fácil rastejar, embora suas inconveniências. Alguns, entretanto, se dispõem a tentar. Erguem-se com dificuldade, caem várias vezes, machucam-se, mas perseveram e, após muitos exercícios, conseguem, finalmen­te, firmar-se sobre as pernas e andar. Verificam, eufóricos, que é bem mais fácil e agradável viver assim!

Jesus é o missionário. O Evangelho é o manual de exer­cícios para que nos coloquemos em pé nos caminhos da Vida, enriquecendo-a com os valores da virtude e do bem!

Por isso, diz o Mestre que o cristão é o sal da Terra — aque­le que dá sabor e substância ao relacionamento humano —, mas adverte que tenhamos cuidado; que não enterremos nossos ideais, que não nos acomodemos às nossas imperfeições. Se isso acontecer, o Evangelho de nada nos servirá e acabaremos ras­tejantes de novo!

 

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

Sal depositado nas margens do extremamente  salgado Mar Morto. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP