Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/11-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

10-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/10-12-2013.htm  

09-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/09-12-2013.htm

07-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/07-12-2013.htm

06-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/06-12-2013.htm

05-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/05-12-2013.htm

    

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Zacarias e o anjo

 

 

Richard Simonetti

Richardsimonetti@uol.com.br

 

            Conta o evangelista Lucas (capítulo I) que sob o reinado de Herodes, rei da Judéia, há perto de dois mil anos, morava na região serrana, nas proximidades de Jerusalém, o velho Zacarias. Era um dedicado sacerdote, homem piedoso e nobre, pertencente à turma de Abias, uma das vinte e quatro que, segundo as disciplinas do culto judeu, serviam no Templo, em Jerusalém, obedecendo a um sistema de rodízio.

            Zacarias carregava uma tristeza: não tinha filhos. Durante anos implorara a Deus lhe concedesse a graça de acolher um rebento querido em seus braços. Com a velhice desistira da ideia. Difícil antes, impossível agora. Isabel, sua esposa, jamais lhe daria um herdeiro.  

            Para os judeus, não ter filhos era uma desgraça. A desonra pesava sobre a mulher que nunca concebera. Ambos suportavam com paciência a penosa situação e cumpriam seus deveres com retidão, sempre submissos ao Senhor.

            Espíritos evoluídos jamais condicionam a confiança em Deus à satisfação dos desejos humanos. Confiam porque guardam plena consciência de que Deus sabe o que faz.

 

                                                           ***

            Certa feita, quando chegou a vez de sua turma, Zacarias partiu para a cidade santa.  No Templo, tirada a sorte, coube-lhe entrar no santuário onde queimaria incenso em homenagem ao Senhor. A multidão aguardava do lado de fora.

            Para espanto de Zacarias, sozinho no sagrado recinto, surgiu diante dele uma entidade angelical. Tratava-se de Gabriel, o mais famoso anjo das escrituras bíblicas, chamado pela tradição religiosa de alta categoria.

            Além de Zacarias, ele esteve com o profeta Daniel e também com Maria, mãe de Jesus. Provavelmente apareceu em outros episódios bíblicos sem se identificar. Em linguagem espírita diríamos que Gabriel é um Espírito superior, um dos mais importantes prepostos de Jesus.

         Zacarias teve medo, o que revela sua pouca familiaridade com manifestações dessa natureza.  Os judeus não estavam acostumados a lidar com os Espíritos. Diga-se de passagem, caro leitor, raras pessoas não se assustariam. São sempre temidas as “assombrações”.

         O anjo buscou tranquilizá-lo:

         Não tenhas medo, Zacarias, porquanto a tua súplica foi ouvida e Isabel, tua mulher, te dará um filho a quem chamarás João. Ficarás feliz e muitos se rejubilarão com seu nascimento, pois será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida inebriante. Será cheio do Espírito Santo, desde o seio materno. Converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, Deus deles. E irá adiante dele, no Espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo dedicado.

         Gabriel reporta-se à grandeza moral daquele que nasceria filho de Zacarias e Isabel.  Um Espírito que, obviamente, já vivera muitas encarnações na Terra, com larga bagagem de experiências e aquisições morais.

         Impossível negar essa evidência. Equivaleria a admitir que Deus beneficia filhos seus com virtudes que a outros nega, uma flagrante e inaceitável injustiça.

         Como o próprio Cristo revelaria mais tarde (Mateus, 17:10-13), aquela criança seria a reencarnação de Elias, o austero e poderoso profeta judeu que vivera há oito séculos.

 

                                               ***

 

         Naqueles tempos recuados, os homens consagrados a Deus obrigavam-se a uma existência especial.  Dentre os compromissos que assumiam, estava a abstenção de álcool. Daí a observação do anjo.

         Sempre que se volta para a religião, o homem é inspirado a preservar a pureza, evitando a taça dos prazeres inebriantes que anestesiam a consciência e afetam os sentidos, simbolizados pelo álcool.

            As forças do Bem pedem instrumentos dóceis, equilibrados e puros para que possam se manifestar em plenitude na Terra, derramando bênçãos de esperança e paz aos Homens.

 

                                                           ***

 

            Zacarias admirou-se.

            – Como pode isso acontecer se eu e minha mulher somos velhos e ela, além do mais, sempre foi estéril?

            O visitante parece não ter apreciado a pergunta.

            – Sou Gabriel, que estou diante de Deus e fui enviado para anunciar esta boa nova. E porque duvidaste, doravante vais ficar mudo. Não poderás falar, até o dia em que teu filho nascer, visto não haveres acreditado em minhas palavras, que a seu turno se cumprirão.

         O povo aguardava Zacarias, estranhando a demora. Quando ele saiu sem poder falar, causou estupefação. Algo inusitado acontecera no santuário. Zacarias explicou, por meio de sinais, e continuou mudo.

            Decorridos os dias de seu ministério sacerdotal, regressou ao lar. Imensa foi sua surpresa quando, tempos depois, confirmando as palavras do anjo, Isabel ficou grávida. Após nove meses dava à luz um menino forte que, conforme a recomendação angélica, recebeu o nome de João.  Seria conhecido mais tarde como o Batista.

            Com o nascimento de seu filho, Zacarias recuperou a voz e pôde relatar melhor sua experiência, rendendo graças a Deus pela dádiva recebida.

                                                           ***

         Gabriel aparenta ser um anjo de pavio curto, que não gosta de ser contestado. Pior: atropelou a justiça ao condenar Zacarias a tão longo mutismo, apenas por manifestar justificável dúvida.

         Inadmissível os Espíritos Superiores nos castigarem por pedirmos esclarecimentos a respeito de suas afirmações. Eles orientam, explicam, ajudam, amparam, mas jamais se exasperam e muito menos impõem sanções, ainda que revelemos ceticismo.

         É fácil entender o que aconteceu. As circunstâncias que envolveram o nascimento de João tinham por objetivo impressionar os judeus.

         Em linguagem atual, diríamos que houve uma ação de marketing.  Um sacerdote que ficou mudo, após conversar com um anjo, e uma mulher estéril que concebeu em avançada idade eram acontecimentos marcantes. Fatalmente causariam assombro e dariam o que falar, particularmente na humilde aldeia onde residiam.

            Importante que João fosse recebido desde o início como alguém consagrado a Deus, que o povo se habituasse a ver nele um grande profeta, pois lhe seria confiada a tarefa de preparar os caminhos para o enviado celeste, há séculos aguardado pelo povo judeu.

 

                                                           ***

            A experiência de Zacarias lembra algo importante:

         Todos temos um anjo de guarda, um mentor espiritual que nos inspira e ampara na jornada humana. Um amigo reclamava:

            – Se é assim, os anjos de guarda lá em casa andam de férias. Meu filho foi reprovado nos exames; minha filha adolescente envolveu-se com um rapaz e ficou grávida; minha mulher bateu o carro; nosso cão foi atropelado por um automóvel e eu, num momento de irritação, dei um tapa na mesa e fraturei a mão.

            Há aqui um equívoco em relação à atuação dos protetores espirituais. Não são babás à nossa disposição, diuturnamente.

            Não é sua obrigação evitar transtornos como: a reprovação do aluno displicente; a gravidez da jovem inconsequente; o acidente com o motorista distraído; o atropelamento do cão negligenciado; a fratura resultante de ato irracional.

         Sua função é inspirar-nos ao bem, ao cumprimento de nossos deveres. O protetor espiritual atua na intimidade de nossa consciência. É a voz inarticulada que nos alerta:

            Cuidado! Controle-se! Cultive a prudência. Olhe por onde anda!

            Ele tem poderes para evitar que nos atinjam certos males e o faz frequentemente, sobretudo em relação à nossa estabilidade física e psíquica. Não fosse por ele, bem maiores seriam nossas dificuldades e problemas.

            Mas deixa que colhamos as consequências de nossas ações, a fim de que aprendamos a respeitar as leis da Vida, as regras de bem viver.

            Assim como a mudez de Zacarias marcava acontecimento auspicioso, inúmeros males que nos afligem situam-se como gloriosos marcos de renovação que nos estimulam a repensar a existência, induzindo-nos a procurar os valores espirituais.

            Assim muitos descobrem as bênçãos da religião.

            Assim muitos se aproximam de Deus.

 

Afresco da Capella Tornabuoni em Santa Maria Novella, Florença.   Zacarias escreve o nome de seu filho

Imagem:  http://en.wikipedia.org/wiki/File:Cappella_Tornabuoni,_Zacharias_Writes_Down_the_Name_of_his_Son_01.jpg

 

 

 

Divaldo Pereira Franco no

XXº Congresso Espírita Nacional. Calpe (Alicante) Espanha

 

08-12-2013

 

         Às 11:00h de domingo, 8 de dezembro, foi confiado a Divaldo P. Franco encerrar o XXº Congresso Espírita Nacional, com a conferência Autodescobrimento, uma busca interior. Este fiel trabalhador na obra de Jesus apresentou ao público a figura de Sócrates, considerado o Pai da Filosofia, criador do método maiêutico como um mecanismo de aprendizagem e raciocínio, sendo o primeiro grande pensador que se refere ao autodescobrimento, fundamentando-o nas ideias do Bem, da Verdade e da transformação da criatura humana. O fascinante filósofo, considerado pelo oráculo de Delfos como o personagem mais sábio da Grécia antiga, a quem é atribuído o famoso aforismo Gnosce te ipsum (γνῶθι σεαυτόν), foi capaz de responder, em sua sentença de morte, que todos já nascemos condenados a morrer e, nos momentos antecedentes da absorção da cicuta, exaltou a existência do Espírito imortal. Sua doutrina imortalista, prosseguia Divaldo, é adotada vinte e dois séculos mais tarde pelo Pai da Psicologia Analítica, Carl Gustav Jung, ao afirmar que a vida adquire sentido através da imortalidade da alma. Nesse momento, Divaldo Franco oferecia, de uma forma extraordinária, uma revisão cronológica da história do pensamento humano, destacando a figura junguiana por haver contemplado em sua obra a causalidade e não a casualidade da vida, em razão de haver estado em contato com os fenômenos mediúnicos.     

       Neste ponto, o Paulo de Tarso dos nossos dias detalhava minuciosamente alguns aspectos da Psicologia Analítica, a fim de determinar que o propósito da vida é atingir o estado numinoso, com suas colocações impregnadas pelo suave aroma das palavras do Mestre Galileu, quando indicou-nos que o Reino dos Céus está dentro de nós. Apresentando Jesus como sendo a ponte entre a Terra e o Céu, sendo a ponte entre o ego e o Self, sendo a ponte que conduz ao autodescobrimento, ao conhecimento de si mesmo, como nos indica a Espiritualidade na questão 919 de O Livro dos Espíritos, Divaldo conduziu o público a um verdadeiro clímax, ao advogar que o Espiritismo não se trata de uma crença, mas a Ciência do conhecimento, Ciência capaz de comprovar a vida após a morte e a existência do Espírito imortal, a Ciência que nos ensina sermos verdadeiros cânticos do Evangelho de Jesus em obras, e não em palavras, transformando as nossas vidas e atos – como indica a Benfeitora Joanna de Ângelis – em pegadas luminosas para aqueles que venham após nós, a fim de que sigam a luz apontando para o porto da paz. A vibração do salão aumentou quando foi proferido, com grande arrebatamento, o Poema da Gratidão, do notável Espírito Amélia Rodrigues, que fundiu-se, ao finalizar, com um prolongado aplauso, após 75 minutos de um magistral discurso.

       Texto: Xavier Llobet

       Fotos: Manuel Sonyer e Vitor Féria

       Tradução ao portugues: Delcio Carvalho

 

-

 

 

Conferências on line do Centro de Estúdios Espírita Sin Frontera Barcelona, Espanha

 

Buenos días.

 

Os remito la programación de las conferencias online y en directo del Centro de Estudios Espírita Sin Frontera para el mes de diciembre.

 

Todos los viernes, a las 23 horas, entrada libre y gratuita.

 

El acceso se hace desde la página de la Federación Espírita Española (espiritismo.es) o, Clicar en Chat, introducir un nombre identificador y entrar en la sala.

 

Podéis utilizar cualquier navegador excepto el Chrome porque no funciona bien con nuestra sala virtual.

 

Un saludo y ¡nos vemos en el aula virtual!

  

Centre Espírita Amalia Domingo Soler

Depto. Divulgación

Calle Ventura Plaza 15 – bajos – Barcelona

http://ceads.kardec.es/ | http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ | https://www.facebook.com/ceadsbcn

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Filme “O Anjo”

liberado no Youtube

 

Você conhece uma mãe que perdeu um filho?

Quer fazer algo para amenizar a sua dor?

Mostre o filme “O ANJO” para ela.

Atendendo a inúmeros pedidos, o filme está liberado no Youtube.

O ANJO – Filme completo

minianjoyoutube

Esse longa-metragem foi produzido por um grupo de artistas espíritas voluntários de Blumenau, com o propósito de levar uma mensagem de paz, conforto e esperança para as mães que estão sofrendo com a perda de um filho, e pessoas que perderam entes queridos.

AJUDE A DIVULGAR ESSA MENSAGEM CONSOLADORA!

Abraços,

Marcelo Niess

Autor e Diretor do filme

 

https://www.youtube.com/watch?v=ykkUYsT5kJY

 

 

(Informação recebida em email de Marcelo Niess)

 

 

 

Ciclo de palestras da AME Vale do Paraíba

Taubaté, SP

Associação Médico Espírita Vale do Paraíba

Convida

Ciclo de Palestras

para todos os Amigos

Temas:

 

Saúde e Espiritualidade - Do Perispírito às Doenças Físicas

Dr. Newton Homem.

Espiritualidade e Sustentabilidade

 Dr. Alexandre Serafim.

Aspectos Clínicos da Obsessão

Dr. Marco Baylão.

 

Dia 14 de dezembro (sábado) -  14 horas

Sede da AME Vale do Paraíba - Centro Espírita

União e Caridade.

Rua Dr. Souza Alves, nº 142 - Centro - Taubaté.

Entrada Franca

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [divulgandoespiritismo@gmail.com])

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Neste Natal faça uma criança feliz, doe brinquedos informação na secretaria

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

10/12/13

20h

JOBERT

NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO 

13/12/13

20h

MARIA NANCI

TEMA LIVRE

14/12/13

sáb

09h

MARLY

 O CRISTO CONSOLADOR

14/12/13

sáb

15h

NÃO HAVERÁ PALESTRA

 

 

AVISOS

 

Nossa Assistência Social conta com sua colaboração! Doe alimentos não perecíveis.

 

Agradecemos a todos que apadrinharam nossas crianças e lembramos que as sacolas devem ser devolvidas até 10/12.

 

Participe da última campanha de Fraternidade Auta de Souza! segunda fase neste sábado, 14/12. Saída do Seara as 10h30.

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [searadomestre@gmail.com])

 

 

 

Feira da Pechincha de Natal do G.F.E. Irmã Narcisa

Poços de Caldas, MG

 

CONVITE

 

GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA

IRMÃ NARCISA

 

CONVIDA OS (AS) AMIGOS (AS)

 PRA SUA ‘FEIRA DA PECHINCHA DE NATAL’

 

NESTE DOMINGO (15/12)

A PARTIR DAS 14:00 

 

EM SUA SEDE:

RUA MIGUEL COUTO, 228

CASCATINHA - POÇOS DE CALDAS – MG

O G.F.E.IRMÃ NARCISA

CONTA COM SUA PRESENÇA

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!

            

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues  [domrodr@gmail.com])                                                                                           

 

 

Jornal Espírita de Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

Fazemos o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA, órgão informativo espírita eletrônico (via e-mail), mensal e gratuito.

Nosso jornal existe há 7 anos divulgando a doutrina espírita.

Temos o nosso site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br.

Somos responsáveis ainda pela organização e realização do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional).

Aproveito para enviar a última edição do nosso jornal.

Gostariamos de saber se os irmãos desejariam receber nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Se desejarem,  favor confirmar seu e-mail de envio.

Saudações fraternais.

Luiz Carlos de Souza

 

 

 

Deus pode

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 93. Página 219.

 

Não fales “não posso” e nem digas “desesperei”...

Quando tiveres de explicar a palavra “exaustão”, deixa que a esperança te refulja em silêncio na boca e sempre que te suponhas na liquidação de todos os sonhos, contempla as flores que desabrocham sobre as ruínas.

Muitas vezes, quem sabe definir o desânimo apenas desencadeia a tragédia, abrindo portas ao crime.

Estendes pão ao faminto e acolhes quem vai sem teto, entretanto, nem sempre atendes ao coração agoniado no próprio peito, rogando-te paciência.

Ouve-lhe as aflições e pede a Deus te envolva no dom inefável de Sua Bênção.

Se não consegues solucionar as dificuldades que te rodeiam, dize contigo: Deus Pode.

Se incapaz de empreender a alteração necessária ao próprio caminho, afirma em tua alma: Deus Pode.

Se impossibilitado para corrigir a quem amas, asseveras de novo: Deus Pode.

Se inabilitado para extirpar a angústia que te alanceia, medita em prece: Deus Pode.

E perdoando e ajudando sem descansar, aprenderás com Deus que a luz da verdadeira vitória é feita na paciência de cada dia.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

London roses gardens. Londres, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP