Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 04 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/04-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

03-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/03-04-2014.htm

02-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/02-04-2014.htm

01-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/01-04-2014.htm

31-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/31-03-2014.htm

29-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARÇO/29-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

 

Evangelho no lar – uma análise à luz da doutrina espírita.

 

Marcos Paterra[i]

João Pessoa, PB

 

 

Ao se  falar em evangelho no lar devemos esclarecer o que é “evangelho”, o qual podemos sintetizar como "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem).

A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa. Pode-se definir também  como um gênero de literatura do cristianismo primitivo que contam a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus; de forma literal.

           A pratica do “Evangelho no lar” é utilizada desde a época de Cristo, onde a iniciou nas  praças públicas e avançou da casas dos “cristãos”.

“O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o cristianismo lança raízes de aperfeiçoamento e  sublimação.  A Boa Nova seguiu da manjedoura para as praças públicas e avançou  da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação de Pentecostes.  A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o tato simples de  Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes  de tudo, no circulo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais  devemos atender as obrigações que nos competem no tempo. Quando o ensinamento do Mestre vibra entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum”[ii] (XAVIER/ EMMANUEL .p.51. 1999).

Assim o evangelho no lar é uma reunião dos integrantes da família, podendo incorporar vizinhos ou pessoas afins, onde se estuda os ensinamentos de Jesus, com base  no “Evangelho Segundo o Espiritismo”[iii]. Sua prática norteia-nos a reflexões sobre nossa conduta diária e a adequação de nossos atos dentro dos princípios cristãos. Sob esta ótica  podemos afirmar que , efetua  uma higienização do períspirito[iv]  e   da Psicosfera[v]  do lar.

A obra literária “O Evangelho Segundo o Espiritismo” aborda os Evangelhos canônicos[vi],sob o prisma da Doutrina Espírita, enfatizando a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.

Pode-se questionar como Allan Kardec[vii], conhecido por seu ceticismo e pensamento racional e após codificar o “Livro dos Espíritos”[viii] afirmasse  que o espiritismo não é uma religião,  todavia aparentemente se contradiz lançando  a obra “Evangelho Segundo o Espiritismo”; dando de certa forma um  aspecto religioso à Doutrina Espírita.

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”,  traduzido por  J. Herculano Pires[ix] no capitulo “Explicação” nos informa que  o livro  foi elaborado  através de comunicações   dos espíritos  para Kardec  que deu-se inicio no dia nove de agosto de 1.863. :

"Esse livro de doutrina terá influência considerável, porque explana questões de interesse capital. Não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas de que necessita, como as nações, em sua vida prática, dele haurirão instruções excelentes. Fizeste bem ao enfrentar as questões de elevada moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos.  Na mesma pagina Herculano Pires   repete as informações contidas na obra “Obras póstumas”  informando sobre  a comunicação posterior, ocorrida em  14 de setembro de 1863,  a qual os Guias  declaravam à  Kardec: “Nossa ação, principalmente a do Espírito da Verdade, é constante ao teu redor, e de tal maneira, que não a podes negar. Assim não entrarei em detalhes desnecessários, sobre o plano da tua obra, que, segundo os meus conselhos ocultos, modificaste tão ampla e completamente”. Logo adiante acentuavam: “Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes, e já podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte.[...]” (PIRES  P. 6. 2003).

Conforme Herculano Pires reproduzindo as afirmações de Kardec em “Obras Póstumas”, O livro seria  publicado, inicialmente, com o título de “Imitação do Evangelho”, e posteriormente,  como  Kardec explica:Mais tarde, por força das observações reiteradas do Sr. Didier[x] e de outras pessoas, mudei-o para Evangelho Segundo o Espiritismo” . (PIRES. P. 6. 2003)

A obra foi uma sequencia  de comunicações dos espíritos com Kardec, onde o codificador de maneira imparcial e  sensata  de maneira brilhante  sintetizou  e produziu o evangelho sob o prisma espírita.

Em “Obras póstumas”  Kardec complementa: “Esse livro das doutrinas terá uma influência considerável; nele abordas questões capitais, e não só o mundo religioso nele encontrará as máximas que lhe são necessárias, mas a vida prática das nações nele haurirão excelentes instruções. Fizeste bem em abordar questões de alta moral prática do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos. A dúvida deve ser destruída; a Terra e as suas populações civilizadas estão preparadas; já faz bastante tempo que os teus amigos de além-túmulo a desbravaram; lança, pois, a semente que te confiamos, porque é tempo de que a Terra gravite na ordem irradiante das esferas, e que saia, enfim, da penumbra e dos nevoeiros intelectuais. Acaba a tua obra, e contem com a proteção de teu guia, nosso guia de todos, e com o concurso devotado de teus mais fiéis Espíritos, no número dos quais queira muito sempre me contar.”( KARDEC. P.371[xi] .2000)

Kardec, sempre afirmou que o Espiritismo não é uma religião, todavia também destacava que possuía aspectos” religiosos. Nas obras como O Céu e o Inferno e a Gênese, o codificador nos dá a clara visão sobre os paradigmas religiosos e desmitifica crenças e superstições. Destacamos   o  debate entre Kardec e o padre no livro “O que é o Espiritismo”[xii] o qual fica claro a posição da doutrina espírita sobre  o aspecto religioso :

O padre :– A religião ensina tudo isso e bastou até o momento; qual é, pois, a necessidade de uma nova doutrina?

A.K. :  Se a religião basta, por que há tantos incrédulos, religiosamente falando? A religião nos ensina, é verdade, e nos diz para crer; mas há muitas pessoas que não creem apenas em palavras. O Espiritismo prova, e faz ver o que a religião ensina por teoria. Aliás, de onde vêm essas provas? Da manifestação dos Espíritos. Ora, é provável que os Espíritos não se manifestem senão com a permissão de Deus; se, pois, Deus, em sua misericórdia, envia aos homens esse socorro para tirá-los da incredulidade, é uma impiedade recusá-lo.

O padre: – Eu concordo que para as questões gerais, o Espiritismo está conforme as grandes verdades do Cristianismo; mas ocorre o mesmo do ponto de vista dos dogmas? Ele não contradiz certos princípios que a Igreja nos ensina?

A.K. : O Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência e não se ocupa com questões dogmáticas. Essa ciência tem consequências morais como todas as ciências filosóficas; são essas consequências boas ou más? Pode-se julgá-las pelos princípios gerais que acabo de lembrar. Algumas pessoas estão equivocadas sobre o verdadeiro caráter do Espiritismo. [...](KARDEC. P. 55.1999).

Concluímos  que para se entender o Evangelho Segundo o Espiritismo , temos de  ler as demais obras e seus complexos contextos, assim , sob essa ótica citamos Emmanuel no livro Doutrina de Luz: “ninguém poderá afirmar que Kardec fosse o autor do Espiritismo. Este é de todos os tempos e situações da humanidade. Entretanto, é ele o missionário da renovação cristã” (XAVIER  p. 61. 1990:).

O Evangelho do lar efetuado com a obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo” diferencia-se notadamente das outras religiões devido ao seu conteúdo esclarecedor e as preces que nele contem. Nesse livro Kardec sabiamente nos norteia sobre os efeitos da oração e no dia-a-dia direcionando-nos para  utilizá-la em inicio e fim da reunião, nas preces para as diversas ocasiões e necessidades e nos ensinando a analisar as questões sociais através das preces direcionadas a cada situação de vida.

“[...] Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui  não  há ilusões, e logo  eles  se  apercebem  de  que  conquistaram  apenas  sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis, os únicos que  lhes aproveitariam  na morada celeste, e que lhes podiam abrir as portas dessa morada. Tende piedade dos que não ganharam o reino dos céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o céu e a terra. Não o esqueçais!”[xiii] (KARDEC.  P. 32.  2003)

 Allan Kardec, no cap. XXVII da obra  “A prece conforme  o evangelho segundo o espiritismo deixa evidente  a importância da prece no  Evangelho no Lar:

“O Espiritismo faz compreender a ação da prece, explicando o processo da transmissão do pensamento, quer o ser por quem se ora venha ao nosso chamado, quer o nosso pensamento chegue até ele. Para compreender o que se passa nessa circunstância, convém imaginar que todos os seres, encarnados e desencarnados, se acham mergulhados no mesmo fluido universal que enche o Espaço, tal qual o estamos, neste planeta, na atmosfera. Aquele fluido recebe uma impulsão da vontade. É o veículo do pensamento, tal qual o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito.” (KARDEC.  P.51.1969)

Na obra Psicografada por Allan Kardec (espírito) através do médium Frederico Júnior[xiv] em 1889, na Sociedade espírita “Fraternidade”[xv]  mostra-nos a necessidade da leitura apurada e da dialética  dentro do evangelho do lar :

“Se o Evangelho não se tornar realmente em vossos espíritos um broquel, quem vos poderá socorrer, uma vez que a Revelação tende a absorver todas as consciências, emancipando o vosso século? Se o Evangelho nas vossas mãos apenas tem a serventia dos livros profanos, que deleitam a alma e encantam o pensamento, quem vos poderá socorrer no momento dessa revolução planetária que já se faz sentir, que dará o domínio da Terra aos bons, preparados para o seu desenvolvimento, que ocasionará a transmigração dos obcecados e endurecidos para o mundo que lhes for próprio? [...] Permita Deus que os espíritas a quem falo, que os homens a quem foi dada a graça de conhecer em espírito e verdade a Doutrina do Cristo, tenham a boa-vontade de me compreender — a boa-vontade de ver nas minhas palavras unicamente o interesse do amor que lhes consagro   (JUNIOR/KARDEC . 1889).

Concluímos esse artigo com a frase de Humberto Campos (espírito) na obra de Francisco Xavier: “Brasil Coração do Mundo, Pátria do evangelho”:

“Nessa abençoada tarefa de espiritualização, o Brasil caminha na  vanguarda. O material a empregar nesse serviço não vem das fontes de  produção originariamente terrena e sim do plano invisível, onde se elaboram  todos os ascendentes construtores da Pátria do Evangelho.” (XAVIER/CAMPOS. P.8.2011)

 

******************

 

i Marcos Tadeu Garcia Paterra; Psicopedagogo do setor de Reabilitação auditiva do HMER/JP-PB, diretor cientifico da AME/PB.

ii Trecho retirado da obra:  Instrumentos do Tempo. Cap. XXVII  CULTO CRISTÃO NO LAR. P.51 e 52.

iii O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita de autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em abril de 1864.

 

iv Períspirito :  [do latim peri + spiritus] - . Invólucro semimaterial do Espírito

 

v Psicosfera - [do grego psyché + sphaîra] - 1. Atmosfera psíquica. 2. Campo de radiação do períspirito., que se exterioriza em redor do próprio organismo físico.

 

vi Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.

vii Allan Kardec – Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), educador, autor e tradutor francês, notabilizou-se como o codificador da doutrina espírita.

vii Livro dos Espíritos: Primeiro livro da  Doutrina Espírita, publicado  pela  primeira vez  em 18 de Abril de 1857.

 

viv José Herculano Pires  (1914-1979): jornalista, filósofo, educador, parapsicólogo, escritor e tradutor brasileiro. Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

ix Sr. Pierre-Paula-Didier (1800- 1865): Membro da Sociedade Espírita de Paris desde a sua fundação, em 1858 ,era editor das obras de Allan Kardec.

 

xTrecho retirado de Obras Póstumas Cap. “Imitação do Evangelho” p.371 Médium: Sr. d’A.).

xiTrecho do livro “O que é Espiritismo” Cap. Terceiro Diálogo - O Padre..

xii Trecho retirado da Obra Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS UMA REALEZA TERRENA, comunicação de Uma Rainha de França -  Havré, 1863.

xiv Frederico Pereira da Silva Júnior (1858-1914) – Colaborador da Federação Espírita Brasileira, através do “Grupo Ismael”.

xv A 5 de fevereiro de 1889 Allan Kardec  manifestou-se através do médium Frederico Pereira da Silva Júnior, o qual  recebeu  instruções aos Espíritas do Brasil , material pode ser visto através do link :  http://www.oespiritismo.com.br/textos/ver.php?id1=106 ou no livro “A prece conforme o evangelho segundo o espiritismo”.

 

Referencias Bibliográficas:

KARDEC, Allan.  O Evangelho segundo Espiritismo. Tradução de J. Herculano Pires. Ed. Lake. São Paulo 2003.

KARDEC, Allan. O que é Espiritismo. Ed. FEB . Rio de Janeiro. 1999.

KARDEC, Allan. A prece conforme o evangelho segundo o espiritismo. Ed. FEB . Rio de Janeiro. 1969.

 

XAVIER, Francisco C. Doutrina de Luz. (pelo espírito de Emmanuel ). Ed. GEEM (Grupo Espirita Emmanuel). São Bernardo do Campo/S.P.1990.

XAVIER, Francisco C. Instrumentos do Tempo. (pelo espírito de Emmanuel ). Ed. GEEM (Grupo Espirita Emmanuel). São Bernardo do Campo/S.P.1999.

XAVIER, Francisco C. Brasil coração do Mundo pátria do Evangelho. (pelo espírito de Humberto Campos ). Ed. FEB . Rio de Janeiro. 2011.

 

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

Obelisco de Luxor. Praça da Concórdia, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Campanha da USE/SP. Evangelho no Lar e no Coração.  Júlia Nezu e Luiz Cláudio da Silva em Matão, SP

Foto Ismael Gobbo.

4º. Congresso Espírita Brasileiro homenageia os 150 anos de

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

SITE DA FEB DISPONBILIZA AS OBRAS BÁSICAS PARA

DOWNLOAD GRATUITO

http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/

 

 

 

Músicas em homenagem a Chico Xavier

 

 

Roberto Carlos homenagem a Chico:

https://www.youtube.com/watch?v=hAq9FxkAZQs&feature=share

 

Nando Cordel - Homenagem a Chico Xavier

https://www.youtube.com/watch?v=7giRQ-2Omx0

 

 

UEM - Homenagem ao Chico, clipp  -  
http://vimeo.com/10766896

 

 

Grupo Luz Homenageia Chico Xavier  -  
https://www.youtube.com/watch?v=GD7cogeT0AM

 

Chico Xavier e seu irmão André Luiz. Foto do acervo de Geraldo Leão

 

 

 

Entrevista Histórica gravada em 1978 com a médium

Yvonne do Amaral Pereira

Veja na

Rede Amigo Espírita

http://www.redeamigoespirita.com.br/m/group/discussion?id=2920723%3ATopic%3A1370920

 

 

(Com colaboração de Vicente B. Battagello)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Nova Iorque, EUA

 

No dia 30 de março de 2014, Divaldo Pereira Franco realizou o seminário Vivendo com Jesus, na cidade de Nova Iorque/EUA. O belo auditório, situado próximo a Grand Central Station, em Manhattan, ficou lotado com a presença de trezentas pessoas. O evento, promovido pelo Tri-State Spiritist Federation, foi traduzido simultaneamente ao idioma inglês. O conferencista apresentou a tese de Blaise Pascal sobre o espírito de geometria e o espírito de finesse, ou de gentileza, demonstrando que a Humanidade desenvolveu-se científica e tecnologicamente, mas sem o correspondente desenvolvimento ético-moral. Fazendo uma bela analogia entre dois mares e dois montes da antiga Palestina e os seres humanos, Divaldo ressaltou que devemos nos libertar do egoísmo, transformando-nos em indivíduos solidários, altruístas, vivendo a mensagem de Jesus na sua mais pura forma, ou seja, amando-nos uns aos outros como Ele nos amou e nos ama.

Texto e fotos: Júlio Zacarchenco

Abraço

Jorge Moehlecke

 

 

Prefeitura de Pedro Leopoldo homenageia Chico Xavier

 

Na noite do dia 2 de abril – data do nascimento de Chico -, a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo inaugurou um monumento de Chico Xavier, em tamanho natural, em praça pública. Duas tendas montadas no local estavam superlotadas, contando com a presença da Prefeita Eloísa Helena Carvalho Pereira, secretarias municipais, a familiar Maria Marta Xavier, dirigentes da AME e CRE locais, presidentes de Centros Espíritas e de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho, respectivamente, presidente e diretora da FEB. Além da prefeita, vários convidados usaram da palavra, inclusive a artista Vânia Braga, autora do monumento, e o presidente da FEB. Houve apresentação do Coral do Centro Espírita Luiz Gonzaga. Informações: diretoria@febnet.org.br

 

Pedro Leopoldo. Monumento a Chico, parte do público.

Monumento a Chico. Praça Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo. Monumento a Chico. Prefeita e convidados.

 

 

 

Registro. Natalício de Chico Xavier no “Luiz Gonzaga” em

 Pedro Leopoldo, MG

A data natalícia de Chico Xavier – 2 de abril - foi comemorada na sua terra natal. À tarde, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, por ele fundado, houve palestra de Hércules L. Fernandes (AKSG, de Nova York), seguida de entrega da tela Emmanuel, pelo presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e diretora Célia Maria Rey de Carvalho. Esta tela histórica foi restaurada pela FEB e esteve exposta durante meses na sala da presidência da FEB. O presidente fez um histórico, referindo-se a artigo de Reformador (novembro de 2013) sobre o trabalho artístico de Alberto André Delpino Filho e recebeu uma placa de prata do Centro como agradecimento à colaboração. No momento estavam presentes a filha do artista Kiva Delpino e seu filho.  Os dirigentes da FEB apresentaram e ofertaram ao Centro fundado por Chico Xavier os mais recentes lançamentos da FEB Editora: O evangelho por Emmanuel, e, O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudoO salão do Centro estava lotado e foi servido um lanche de confraternização. Houve visita ao Memorial do Centro. Informações: diretoria@febnet.org.br

C.E. Luiz Gonzaga. Entrega de tela de Emmanuel e livros novos da FEB

C.E. Luiz Gonzaga. Nova versão do Memorial

C.E. Luiz Gonzaga. Parte do público

 

 

Fotos e vídeo- 17º. Movimento “Você e a Paz”

com Divaldo Pereira Franco

 

No dia 02 de abril, evocando o aniversário do venerando médium Chico Xavier, Divaldo Franco realizou, na cidade de Conceição da Feira, há 120 km, de Salvador, na Bahia, a edição do 17° Movimento Você e a paz.

Estiveram presentes os srs. Prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores, S. Redma o padre Benedito, outras autoridades e um público de aproximadamente 400 pessoas, num clima especial e numa linda noite transparente, rica de bênçãos.

Usaram a palavra, além do mestre de cerimônias, os srs. prefeito e o sacerdote, Marcel Mariano e Divaldo, abordando a problemática da paz de maneira comovente.

Marcel Mariano comentou a ocorrência em torno da cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras, ser considerada a mais violenta do mundo, enquanto Divaldo abordou a problemática do perdão para a conquista da saúde integral e da paz.

Muito aplaudidos todos, encerrou-se o Evento com fogos de artifício, enquanto se cantava a música de Nando Cordel PAZ PELA PAZ.

O irmão Demétrio, presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção e sua senhora fizeram-se presentes como nos anteriores e um ônibus com frequentadores de nossa casa deslocou-se de Salvador para participar em clima de muita fraternidade.

 

VÍDEO DO ENCERRAMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=vpzWAMsAhDU

 

FOTOS EM ANEXO

 

Abraços,

 

Lucas Milagre

(71)9340-7266 - TIM / BA

(37)8415-5995 - CLARO / MG

(71)3409-8311 - FIXO / BA

 

(Informações recebidas em email de Lucas Milagre)

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Conferência em

Copenhague, Dinamarca

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

64ª. Semana do Livro Espírita de

Franca, SP

 

Imagem inline 1

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informações recebidas em email da USE Franca)

 

 

 

Café da Manhã com Conferência

Cidade da Guatemala, Guatemala

 

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno Domingo 6 de abril  junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos o quizás pasar un momento agradable y de aprendizaje,  que mejor que escuchando una conferencia que nos ayudara a  ser mejores cada día en Familia.

 

Imágenes integradas 1

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

www.guatespirita.org

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informações recebidas em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [damasheliosophicasgt@gmail.com])

 

 

 

Seminário Feliz Idade

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e  de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra lítero-musical com Ery Lopes & João Lucius

Arujá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ery Lopes [erimilson@hotmail.com])

 

 

 

SEOB Escola de Médiuns

São Carlos, SP

 

Seara de Estudos Espírita Caminho, Verdade e Vida
Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 – Santa Felícia – São Carlos-sp
 
 
Ficha de Inscrição – Escola de Mediuns

Curso de Iniciação Espírita e Mediunidade

 

Inicio: 04 de Abril, (sextas feiras) ás 19h30min.   (Curso Presencial)

Nome do participante:

Data de Nascimento:

Centro que Frequenta:

 

Endereço:

E-mail:

Cidade:

Fone:

Bairro:

 

 

 

 

Você acha que tem Mediunidade:  (   ) sim    (   ) não

Descreva brevemente porque quer fazer o curso:
 
 
 
 
 

 

Recomendamos a todos os interessados a leitura de

 O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns.

  “Acreditamos que para que o homem atinja a perfeição não se pode menosprezar os valores do espírito.  Todos estamos formulando votos aos poderes divinos que governam o mundo e a humanidade, para que o homem se volte para dentro de si mesmo a fim de que nós todos, dentro dessa interiorização, venhamos a compreender que sem os valores da alma não podemos avançar muito tão só com os valores físicos que são praticamente transitórios”.

“Chico Xavier”

OBS. Preencher e remeter para e-mail: seara.espirita@uol.com.br

 

(Informações recebidas em email de abrart [abrart@uol.com.br])

 

 

 

Evento: A Família: Célula Máter da Sociedade

Londres, Reino Unido

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

22ª. Semana do Livro Espírita- CEUC

Taubaté, SP

 

(Informações recebidas em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Bazar Beneficente da Fundação Porta Aberta

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de amigos-cpdooc@googlegroups.com; em nome de; Alcione Moreno [alcionem@uol.com.br])

 

 

Marco Milani na Rádio Boa Nova

 

 

 

 

Atividades da AME Paraná

Abril/2014

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Resenha Espírita on line

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_107

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-107

http://pt.scribd.com/doc/215770790/Resenha-Espirita-on-Line-107

 

 

 

Anuário Espírita 2014

Araras, SP

 

 

 

As duas tristezas

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 21. Página 69.

 

Há, sim, a tristeza construtiva - aquela que nos impulsiona para a Vida Superior, encaminhando-nos para o trabalho da melhoria íntima, perante a sede de ascensão espiritual.

Existe, porém, a outra - a tristeza destrutiva - que se traja de luto, por dentro do coração, todos os dias, espalhando desânimo e pessimismo onde passa.

Observa a ti mesmo, a fim de que te imunizes contra semelhante doença da alma.

Toda vez que comentamos nossos problemas, exagerando-lhes o tamanho ou dramatizando as dificuldades que nos chegam à existência; sempre que tomamos o tempo alheio, a fim de recordar sofrimentos passados que a Providência Divina já mandou apagar, em nosso benefício, com a esponja do tempo; em todas as situações nas quais nos pomos a exaltar os preconceitos próprios, desconsiderando a posição e a experiência dos semelhantes; e, na generalidade dos casos em que nos pusermos a lamentar dissidências e desacordos, contendas e mágoas, estamos afastando de nós mesmos os melhores amigos, através da amargura e do ressentimento que destilamos com as nossas palavras.

Naturalmente, cautelosos, esses companheiros preferem distância à partilha indébita de nossas aversões e frustrações, antagonismos e queixas, embora, sempre que generosos e leais, estejam claramente dispostos a apoiar-nos na restauração da própria harmonia.

Compreendamos que ninguém estima a permanência num espinheiro e nem escolhe vinagre para brindar os laços diletos, e saibamos fornecer bondade e paz, entusiasmo e otimismo aos que se aproximem de nós, porquanto não há quem não necessite de alguém para executar os deveres que a vida lhe preceitue.

Para isso, nós que sabemos rogar a Deus proteção e bênção, aprendamos igualmente a pedir à Divina Providência nos conceda a precisa coragem para silenciar desapontamentos e lágrimas, de maneira a doar paz e alegria, segurança e consolo aos outros, tanto quanto esperamos esses benefícios dos outros em auxílio a nós.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo  Horizonte, MG)

Morador de rua sob viaduto nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br