Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 08 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/08-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

07-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/07-04-2014.htm

05-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/05-04-2014.htm

04-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/04-04-2014.htm

03-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/03-04-2014.htm

02-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/02-04-2014.htm

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

A que se propõe O Evangelho segundo o Espiritismo?

Pedro Camilo. (Salvador, BA)

   

Quase sempre abrimos um livro, qualquer que seja ele, e nos precipitamos sobre as abordagens feitas pelo autor sem, contudo, procurar entender as razões de ser daquele trabalho. Interessa-nos o conteúdo, as lições, o aprendizado possível a ser realizado naquelas páginas que se abrem para nós, como um convite vivo ao conhecimento. Esquecemos, porém, que as introduções costumam falar muito de uma obra, representando o norte sem o qual a sua compreensão não será a mais completa possível.

Temos agido assim, ao longo das décadas, com O Evangelho segundo o Espiritismo. Tratado como um livro de autoajuda, quase sempre passeamos por suas páginas à procura de um consolo, de um alívio para nossas dores, esquecidos, porém, que também ele é um livro de estudos e, como tal, a sua introdução tem muito a nos dizer.

Sim, de estudos! Ali, naquelas páginas luminosas, Allan Kardec sedimentou as bases morais do Espiritismo, partindo do modelo de moral proposto pelos espíritos na resposta à pergunta 625 de O livro dos espíritos: Jesus. Não são, portanto, meros comentários sobre lições evangélicas, mas estudo sistematizado dos ensinamentos morais trazidos por Jesus, que também podem ser extraídos de sua vida, de seus feitos, de sua obra.

Somente começando a sua análise pelo começo, ou seja, pela sua introdução, é que poderemos perceber isso. Logo de início, Allan Kardec, como bom educador que era, tratou de fixar qual o objeto que perseguia ao apresentar aquele volume ao público. Tal medida era – como foi – de fundamental importância, haja vista que o grande público poderia entender que se tratava de uma tola pretensão de substituir, com aquele, os quatro Evangelhos ditos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Até hoje, inclusive, há quem se refira jocosamente à obra, dizendo tratar-se de “o Evangelho dos espíritas”!

Talvez antevendo isso, bem como pela precisão metodológica que marcava suas ações, Kardec principia seu estudo aduzindo, nas páginas introdutórias:

 

Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável.

 

O mestre francês divide as abordagens possíveis sobre os Evangelhos em cinco eixos, afirmando que o “ensino moral” é aquele que se conservou inatacável, apesar dos milênios. De fato, as controvérsias sobre os atos da vida do Cristo, os milagres, as predições e os dogmas das Igrejas persistem até os dias de hoje. Contudo, mesmo os que não são cristãos admiram e reconhecem o valor dos ensinamentos morais do Cristo, o que revela sua grande importância teórica e prática para a vida.

Ninguém negará, por exemplo, o valor de virtudes como o amor, a beneficência, o perdão das ofensas e a necessidade de honrar pai e mãe, dentre outros. São valores cultuados em diversos credos e em diversas culturas, embora assumindo, por vezes, feições bastante peculiares.

É por essa razão que Kardec ainda afirma:

 

Para os homens, em particular, constitui aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstâncias da vida privada e da vida pública, o princípio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. É, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura.

 

Na medida em que explicitava suas lições a partir das lições do dia-a-dia, extraindo conceitos e exemplos da vida particular e da vida pública de homens e mulheres, Jesus apresentava um código de como proceder, revelando “o princípio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça”.

Por essa razão, afirma Kardec, os ensinamentos morais do Cristo são postos como “roteiro infalível para a felicidade vindoura”, por constituir-se no “levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura”.

E, após fazer afirmações tão peremptórias e importantes, arrebata ele, dizendo: “Essa arte é a que será objeto exclusivo desta obra”.

A ideia não era, pois, substituir os quatro Evangelhos, mas estudar os ensinos morais neles conditos, Assim sendo, na medida em que se propõe a resgatar tais ensinos, conferindo-lhes uma interpretação mais abrangente, por considerar a imortalidade da alma e as vidas futuras que a aguardam, a proposta de O Evangelho segundo o Espiritismo é constituir-se, para nós, “um roteiro infalível para a felicidade vindoura”.

É com isso em mente que devemos, a cada dia, buscar as suas páginas e sobre elas refletir.

 

 

Allan Kardec

Imagem Internet

Selo comemorativo do Centenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em 1964

Imagem: Internet

Estátuas dos quatro Evangelistas na Catedral de Brasília

Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

Teatro romano na Colina de Fourvière, em Lion, França.

Lião foi terra natal de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)

Foto Ismael Gobbo

Átrio subterrâneo do Museu do Louvre, Paris, França.

A obra da Codificação Espírita, por Allan Kardec, se deu em Paris.

Foto Ismael Gobbo

Paris, França. Ile de la Cité, o Sena e a  Catedral Notre Dame. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Confraternizações de Mocidades Espíritas na “Semana Santa”

Jundiaí, Santo André, Ribeirão Preto e Avaré, SP

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de João Thiago Garcia [jtogarcia@yahoo.com.br])

 

 

 

Programações no 4º. Aniversário do Núcleo Espírita Chico Xavier. Niterói, RJ

Imagem inline 2

 

O mês de abril é, por tradição, representativo para o Movimento Espírita brasileiro, em especial pelas expressivas comemorações do natalício do inesquecível apóstolo da mediunidade Francisco Cândido Xavier.

 

Inaugurado em abril de 2010 em Niterói, o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), justa homenagem ao seu querido patrono, promove em abril evento comemorativo pelo quarto aniversário de fundação. Nos congraçamentos anteriores, contamos com as presenças amigas dos ativos participantes do cenário espírita, entre eles Geraldo Lemos Neto (MG), Izabel Mazucatti (SP) e Júlio Cezar da Silva (MG). Desta vez, a data será celebrada com a participação da expositora e musicista Anatasha Meckenna (RJ), Eurípedes Higino dos Reis e Neuza de Assis, ambos de Uberaba, MG.

 

Graduada em Regência e graduanda em Bacharelado de Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ANATASHA MECKENNA é cantora lírica, arranjadora, compositora e multi-instrumentista. Lançou recentemente no Centro Cultural Veneza seu CD "O BEM", com diversas composições próprias e arranjos de sua autoria para peças célebres de domínio público, como "Ave Maria", de Gounod, baseada no Prelúdio Nº 1 de Bach, da Coleção "O Cravo Bem Temperado”. 

É autora de diversas obras musicais, entre elas a ópera "Ardemis Bach - E quando o gênio retorna?", o musical popular "Canção do Mar" e as composições "Missa para Instrumentos" e " Sinfonias e Fantasias". 

Apresenta-se regularmente em diversos espaços musicais como a Sala de Concertos Cecília Meireles, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Municipal João Caetano, Auditório BNDES - RJ, Teatro da Academia Brasileira de Letras, Auditório BNDES - RJ, Teatro da Academia Brasileira de Letras, Teatro Macaé, Cine Teatro da UFF, Teatro Municipal de Niterói, Palácio de Cristal - Petrópolis, Estádio do Mineirinho - BH, entre outros.

De rara e notável precocidade musical, aos três anos grava sua primeira obra intitulada "Lendárias de uma Sinfonia", em que aborda, prematuramente, as mais variadas nuances presentes no estilo sinfônico musical. Aos seis, produz o musical "Lembranças da Minha Infância", grafada em pauta.

 

O odontólogo EURÍPEDES HIGINO DOS REIS, filho do coração de Chico Xavier, 

continuador da obra assistencial de seu amado pai, é presidente do Grupo Espírita da Prece e diretor da Casa de Memórias Chico Xavier, em Uberaba. Há muito, faz parte da própria história do NECX e tem estado presente em todas as suas comemorações. 

 

A médium NEUZA DE ASSIS conviveu durante anos com o apóstolo do espiritismo, em aprendizado ininterrupto na vivência da pureza do Evangelho, e desempenha relevante trabalho doutrinário-social junto a carentes de seu bairro.

 

O NECX desenvolve suas atividades e estudos em Piratininga, região oceânica de Niterói, RJ. O braço assistencial, Obra do Berço Cidália Batista, objetiva a promoção social da comunidade local através da distribuição regular de enxovais e orientação psicológica das gestantes. 

 

A comemoração será realizada no próximo 26 DE ABRIL, SÁBADO, ÀS 17H, NA QUADRA ESPORTIVA DO COLÉGIO FUNDAMENTAL, Rua Rubens Risemberg 114, Piratininga, em espaço gentilmente cedido por sua diretora, Icléa Vaz.

 

A arrecadação com as vendas do bazar, da cantina e dos livros será destinada a manutenção das atividades da Obra do Berço.

 

Maiores informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

 

 

 

(Informações recebidas em email de mphungria@gmail.com; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [necx.espiritismo@gmail.com])

 

 

 

COBEM- XXV Feira de Livros Usados

Salvador, BA

Imagem inline 1

 

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 

(Informações recebidas em email de ASCOM COBEM3 [ascom3@cobem.org.br])

 

 

 

 

1ª. Noite do Pastel e do Cachorro Quente do C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Pizza –CAF Centro de Apoio à Família

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/poesia-prece2014.html?acm=301_40

 

 

 

 

 

 

Poder do Alto

Adelvair David

Jales, SP

 

O que não se faz para provar que se tem poder?

O homem pode ir ao cúmulo da insensatez para mostrar força e declinar completamente da sua sanidade para fazer mal ou para fazer aquilo que não é o mais apropriado, apenas porque necessita alimentar o seu ego inflamado e ferido diante de algo que lhe contraria.

Geralmente, os insensatos, não ouvem ninguém. Age conforme os seus instintos primitivos lhes determinam, abrindo mão da razão e deixando bem longe a opinião do coração; entendem e assim justificam que isto lhes enfraqueceria cedendo ao que não concordam.

Punem, mentem, usurpam direitos e vão às raias da loucura para informar aos que o cercam quem é que manda e tem o tesouro, e assim todos tem de se submeter aos seus caprichos.

Todo poder é transitório, e toda autoridade só pode ser exercida com amor e compaixão, auxiliando aqueles que estão na condição de conduzidos, do contrário é arbitrária e tem consequências morais sérias para aquele que procede mal; claro que o subordinado deve sempre cumprir os seus deveres e isto é inquestionável, mas o dirigente não pode se esquecer de que toda autoridade é temporária e vem de Deus, e isto foi o mestre e Senhor quem disse, quando informou a Pilatos: “não terias poder nenhum sobre mim se não fosse te dado do alto”.

O que tem de mais estático no universo é a mudança, assim informa a ciência. No segundo seguinte nada está mais como estava no anterior,  dando a devida informação ao homem que “ele” também necessita mudar para crescer. Reconhecer enganos e aprimorar-se, mudar conceitos, comportamentos, sentimentos é a grande sabedoria da vida, e só não o faz quem ainda está comprometido mais com o seu orgulho do que com a verdadeira causa a que diz defender.

É importante que a criatura humana se lembre que não deve perder a oportunidade de servir e isto não significa “servir-se”. Quem diz trabalhar para uma instituição, para o povo, para um grupo ou outra denominação, deve antes preparar-se fazendo exercícios nas tarefas apagadas para conquistar o verdadeiro poder, o de controlar-se a si mesmo, adquirindo sabedoria para auxiliar, orientar, ajudar os seus amigos, ponderando sempre para não ferir a ninguém, mesmo que se acredite estar com a razão, afinal, quem tem mais tem de dar mais. O agravante de não fazê-lo é o de responder à vida retornando um dia nas mesmas condições daqueles à quem oprimiu, humilhou, para experimentar os mesmos constrangimentos que impôs sem meditar melhor suas ações.

SERVIR É DADIVA DE AMOR, POIS O AMOR AMPARA SEMPRE.

 

Ficheiro:Mihaly Munkacsy - Le Christ devant Pilate - 1881.png

Cristo diante de Pilatus. Óleo sobre tela de  Mihály von Munkácsy

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mihaly_Munkacsy_-_Le_Christ_devant_Pilate_-_1881.png

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br