Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/24-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

22-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/22-02-2014.htm

21-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/21-02-2014.htm

20-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/20-02-2014.htm

19-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/19-02-2014.htm

18-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/18-02-2014.htm

 

 

 

 

 

Iniciação

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Intervalos. Lição nº 20. Página 89.

 

No anseio da perfeição, não te confies ao êxtase inoperante, à maneira daqueles que se enamoram do Céu, perdendo-se nos labirintos da Terra.

Não menosprezes a iniciação pura e simples para que a vitória te coroe, mas tarde, os votos ardentes.

O fruto substancioso desabrochou na flor tenra e humilde e o palácio que impressiona pela beleza e majestade foi, um dia, inexpressivo e incipiente alicerce.

Se te propões atingir o poder curativo, amplo e seguro, principia por ajudar ao enfermo da vizinhança, quando não possuas um doente no próprio lar.

Se aspiras a liderança no amparo à infância desvalida, começa por ajudar na limpeza e na alfabetização dos pequenos desamparados que te rodeiam o ninho doméstico.

Se arquitetas para ti mesmo o belo destino do missionário, consagrado à edificação popular, inicia a tua obra, entre as quatro paredes da própria casa, oferecendo ternura e arrimo, segurança e consolo aos parentes menos felizes.

Se pretende advogar a causa dos alienados mentais, fazendo-te protetor dos semelhantes que a loucura e a obsessão encarceraram na sombra, estréia o nobre serviço, suportando com alegria o progenitor desequilibrado, a mãezinha demente, o irmão ignorante ou o próprio filho ainda cego para a luz!

Muitos sonham a santidade quando não chegaram ainda a exercitar os menores rudimentos da gentileza e muitos intentam escalar a montanha do heroísmo espetaculoso quando apenas dormem nos impulsos primitivos da natureza, caídos no vale da perturbação a que se acolhem!...

Acordemos para a melhoria justa, antes do acesso aos dons de que nos achamos infinitamente distantes.

Quando todos imaginam grandes feitos sem coragem de atacar os feitos pequeninos, o bem não passa de formosa ilusão no caminho das criaturas.

Encetemos, hoje, a construção do amor, para que o amor, um dia, reine na Terra, em sublime triunfo...

Uma palavra de estímulo ao cansado, um gesto de carinho que soerga o irmão que tombou, um sorriso de compreensão à vítima do erro, um agasalho à criança nua, um consolo ao velhinho desesperado, um ato singelo de renúncia que nos ajude a própria educação...

O êxito da grande viagem começa nos passos mais simples.

Saibamos, pois, antes de tudo, oferecer a Jesus a migalha de nosso esforço persistente no bem, para que Jesus, desde agora, atenda ao muito de que necessitamos, com o pouco que lhe podemos dar.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Estátua “Homem andando” de Ernesto de Fiori (1884- 1945)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco profere palestra em

Natal, RN

 

15/02/2014

 

   Há  60 (sessenta) anos Divaldo visita o Rio Grande do Norte para divulgar a Doutrina Espírita.

            No dia 15 de fevereiro, no Ginásio do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o semeador de estrelas proferiu mais uma inesquecível  palestra para mais de 2500 pessoas.

            O foco da palestra foi a necessidade do perdão, tratado através da narrativa da história de Simon Viesental, sobrevivente de campos de concentração nazistas que criou uma organização para descobrir, prender e enviar a julgamento  criminosos de guerra, especialmente os que mataram judeus.

            Com sua  acuidade psicológica e sensibilidade, Divaldo discorreu  sobre o drama consciencial de um jovem oficial que cometera atrocidades contra os judeus em razão da aceitação do discurso hitlerista da raça pura. Às portas da morte devido à explosão de uma granada, pede a presença de um judeu e Simon Viesental é o escolhido para ouvir  o jovem moribundo que lhe pede perdão e lhe suplica, em caso de sobrevivência, que procurasse sua mãe e lhe falasse desse seu arrependimento, no que foi atendido após o término da II Grande Guerra.

            Divaldo reflete sobre a situação de violência no mundo e exemplifica casos de superação da agressão pelo perdão como terapêutica  de superação e fraternidade, comno necessidade evolutiva. Discorre ainda sobre a visão evangélica do perdão bem como sobre os estudos na área médica sobre a necessidade de superação das mágoas para efeito de uma vida saudável.

            Finalmente enfoca a necessidade do amor, da não-violência e do perdão para a superação de nossa sombra, nosso conflito enquanto espíritos ainda imaturos.

                         Texto: Sandra Borba

                         Fotos: Rosália Figueiredo.

                        Abraço-Jorge Moehlecke

 

(Informações  e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Workshop com Divaldo Pereira Franco

Natal, RN

 

16-02-2014

 

A Federação Espírita do Rio Grande do Norte realizou com imenso carinho e gratidão a Divaldo Franco o workshop VIVENDO COM JESUS, nas dependências do Centro de Convenções, em Ponta Negra.

Neste 2014, a FERN ampliou o evento que contou com aproximadamente 1.400 pessoas,incluindo muitos jovens que foram convidados a participarem desse extraordinário momento de estudo e vibração.

Após uma apresentação artística do Coral PACO HORO (Coro da Paz) alusiva aos 150 anos de publicação de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Divaldo iniciou sua fala discorrendo sobre a história do Cristianismo, seus desafios e desvios ao longo dos séculos até atingir a vinda do Consolador Prometido.

No intervalo a FERN preparou uma homenagem especial a Divaldo pelos 60 anos de atividades no RN com a exibição de slides e uma interpretação ao vivo de EDELWEISS, uma de suas músicas prediletas,  com violino, teclado e voz de um barítono. Emoção geral na expressão de gratidão a Divaldo. Tio Nilson não foi esquecido.

No último bloco, belíssimo, o semeador refletiu em torno da questão: será possível viver a mensagem do Cristo hoje?

Exortando a solidariedade, conclamou  todos a voltar à beleza e simplicidade do Evangelho para que assim todos possamos colaborar na regeneração da Humanidade através do esforço de cada um.

                         Texto: Sandra Borba

                         Fotos: Rosália Figueiredo

                        Abraço-Jorge Moehlecke

 

(Informações  e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco na

Califórnia, EUA

Fevereiro de 2014.

 

 Desde o ano de 1976 Divaldo franco vai aos Estados Unidos para divulgação doutrinária, quando então proferiu sua primeira conferência em Miami. Lá, na costa leste, o Movimento desenvolveu-se com muita propriedade, alastrando-se por várias cidades, contando-se na atualidade com uma federação espírita na Flórida, e Movimentos de alta qualidade na Pensilvânia, Filadélfia, em Nova Yorque, Nova Jersey, Baltimore e várias outras localidades, em muito devidos ao apreciável e inusitado esforço que o querido baiano está a realizar, ano após ano, desde aquela recuada data. Esteve por primeira vez na costa oeste americana no ano de 1981, quando começou a desenvolver esforços para levar a Doutrina Espírita principalmente à Califórnia, onde encontra-se em jornada, no momento, com suas atividades sempre encontrado grande ressonância, e de resultados promissores.

 

Na noite de quinta feira, 18 de fevereiro, viajou ele de San Francisco a Sacramento com um grupo de amigos que vieram especialmente de Los Angeles para acompanhá-lo, capitaneados pela Sra. Akemi Adams, representante do Movimento Espírita Americano no Estado.

O tema que lhe foi sugerido versava sobre a questão Médiuns e mediunidades, temática que Divaldo sempre aborda com proficiência, apresentando-o para um público simpático e participativo, constituído por 102 pessoas de diversas cidades.

 

A abordagem constituiu-se de uma analise das conquistas modernas no campo das Neurociências, especialmente as iniciadas em San Diego, pelo neuropsiquiatra dr. Michael Persinger, nos seus fabulosos estudos sobre o cérebro, no que Divaldo estendeu considerações objetivas sobre a interação cérebro-mente, corpo-espírito, afirmando também que a Organização Mundial da Saúde já assinala, na sua definição sobre saúde, a necessária harmonia espiritual. Ainda referiu-se ao livro do dr. Ben Alexander III, neurocirurgião da Universidade de Harvard, narrando a sua experiência no período em que esteve com morte cerebral provocada por uma meningite, enquanto ele vivia intensamente noutra dimensão. Prosseguiu referindo-se a Allan Kardec e as conquistas científicas do Espiritismo, culminando com a narrativa de experiências pessoais.

Aplaudido de pé, ao encerramento da conferência, respondeu ainda a 10 perguntas formuladas pelo auditório, entre muitas outras que o tempo não mais permitiu abordar.

Findo seu labor, de imediato retornou com os amigos a San Francisco, certamente experimentando os júbilos decorrentes dessa atividade sumamente gratificante, ao serviço de Jesus.

 

                              Fotos: Akemi Adams

                              Texto: Delcio Carvalho

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

PORQUE ESQUECEMOS O PASSADO?

 

Na sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PORQUE ESQUECEMOS O PASSADO?

 

Se já vivemos antes, porque não nos lembramos das outras vidas? Esse esquecimento é benéfico? Porquê? Será apresentada a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail cce@caldasrainha.net 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [francisco.vazquez.reis@sapo.pt])

 

 

 

Dra. Deusa Samú na TV Mundo Maior

Tema:  Adolescência

 

13/03 às 16h na TV Mundo Maior, Programa A Caminho da Luz

 

 

 

(Informação recebida em email de Deusa Samú)

 

 

 

Palestra com Dr. Francisco Cajazeiras no

Encontro com Herculano Pires. São Paulo, SP

 

 

Queridos amigos,

 

Segue o convite da 10ª Conferência dos ENCONTROS COM HERCULANO PIRES, em homenagem aos 100 anos do Prof. Herculano.

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Molina [acmolina01@terra.com.br])

 

 

 

Palestra pública com Plínio Penteado Jr. na “Casa do Caminho”.

 São Paulo, SP

 

 

(Informação em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

VI Fórum do Livre-Pensar Espírita

Porto Alegre, RS

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

DR.  VALDERI  CALLILI.

 

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 26-02-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  LIVRE  "       

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Programações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Clique aqui:

http://www.spiritist.com/

 

 

 

 

 

Site Light and peace

Adelaide, Austrália

 

Acessar aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acessar aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Revista digital semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Almoço Fraterno do Grupo Espírita Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Convite à prudência

 

       A prudência é atitude de sabedoria.

       Prudência no falar, no agir e no pensar.

       Ao falar, o homem perde o domínio da palavra.

       Falar com prudência leva-o a atitude refletida.

       Já a palavra precipitada pode lavrar incêndio, provocar conflito ou desarticular programas úteis.

       A palavra não pronunciada é patrimônio precioso que o homem pode utilizar no momento justo.

       A palavra falada pode converter-se em chicote que volta e pune o irresponsável que a libera.

       Antes de agir, o homem detém os valores que pode utilizar; depois, colhe os resultados do ato.

       Agir com ponderação.

       Pensar com prudência.

       A palavra que fere conduz à posição exaltada, impedindo a perfeita ordenação mental, o que pode levar a resultados danosos.

       Pensar-refletindo predispõe a ouvir e cria o hábito de ponderar com acerto sobre os verdadeiros problemas da vida.

       Com prudência, Jesus pensou, falou e agiu.

       Devagar, surge um reino de paz e esperança para a humanidade.

 

Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco  Livro: Convites da Vida - Ed. EDIOURO

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Ficheiro:Luca Giordano 014.jpg

Alegoria da Prudência em Afresco de Luca Giordano. Florença, Itália.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Luca_Giordano_014.jpg

Acessada no dia 23-02-2014 às 7h30min.

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br