Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quinta-feira, 13 de novembro de 2014 Compiladas por Ismael Gobbo |
Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email |
Parcerias
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Nota 1 |
Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. |
Nota 2 |
Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo) |
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/13-11-2014.htm
Ou no Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
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NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM |
ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS NOSSOS TRABALHOS. ISMAEL GOBBO
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OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK: 12-11-2014 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/12-11-2014.htm 11-11-2014 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/11-11-2014.htm 10-11-2014 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/10-11-2014.htm 08-11-2014 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/08-11-2014.htm 07-11-2014 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/07-11-2014.htm |
O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 27 |
Bem-aventurados os aflitos |
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Jesus curando o servo do centurião. Obra de Veronese.
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Cavalo, quarenta e um |
Richard Simonetti
Sonolento, mal desperto, o marido ouviu a mulher perguntar: – Quarenta e um é cavalo? – Não entendi… – Quarenta e um é cavalo? – Por que quer saber? – Sonhei que um alazão me dizia: – Jogue no meu número, quarenta e um. – É minha idade… Ando escoiceando?! – Não, meu bem, pelo contrário. Você é um amor! Sonhei mesmo. Talvez seja um convite da sorte… – Bobagem. Nem sei se quarenta e um é cavalo. Horas depois, o casal está no posto de gasolina, ao lado do supermercado. Ela pergunta ao frentista: – O senhor sabe que bicho é quarenta e um? – Cavalo. – Meu Deus! Tem certeza?! – Absoluta. Sempre faço minha fezinha. Tanque cheio: quarenta e um litros. Número da nota fiscal: final quarenta e um! Entram no mercado. Ele tropeça numa banca. Cai um tênis no chão. Tamanho: quarenta e um! Pagam a conta: Quarenta e um reais! Entreolham-se, excitados. – Aqui tem coisa! – reconhece o marido. – É a sorte, querido. Está acenando para nós. Não podemos deixar passar a oportunidade. Procuram o bilheteiro que faz ponto no estacionamento do mercado. – Queremos escolher um número. – Não vai dar. Só tenho um bilhete. – Qual o final? – Quarenta e um. Compraram o bilhete inteiro! Era para resolver de pronto todos os problemas financeiros, garantindo futuro tranquilo. À tarde, cheios de expectativa, acompanharam o sorteio pelo rádio. Empolgados, ouviram o número do primeiro prêmio. Nem sombra do quarenta e um! Passou longe!… Assim como eles, centenas de visionários que sonharam com um bicho ou um número, acompanharam com a mesma expectativa o sorteio, e também se decepcionaram. Alguém ganhou, provavelmente comprando um bilhete de forma aleatória, do tipo “qualquer número serve”. Concebem as pessoas que sonham com a sorte, que na extração de uma loteria possa haver a interferência de Espíritos, a seu favor. Admitamos que o fizessem, por exercício de telecinesia do além, influindo no resultado. Imaginemos milhares de mentores a disputarem o prêmio, interessados em resolver os problemas financeiros de seus pupilos. Seria uma briga! Ou será que submeteriam a um poder superior suas reivindicações, para decidir quem levaria a bolada? Há quem suponha que o próprio Criador interfere. Qual seria o divino critério? Merecimento, não é. Há pilantras que ganham. Necessidade, também não. Gente rica costuma ganhar, até porque compra mais bilhetes. Com elementar exercício de bom senso, chegamos a uma conclusão óbvia, amigo leitor: Qualquer apostador poderá ganhar, atendendo ao fato de que alguém ficará com o prêmio, não por escolha ou determinação sobrenatural, mas conforme a velha lei das probabilidades. Se esperamos pelos favores dos Espíritos ou de Deus, saibamos que eles nos ajudam, sim, e muito! Consideremos, entretanto, que o fazem de forma peculiar: Enviam-nos desafios e dificuldades, lutas e contratempos, o clima próprio para nos tirar da inércia a fim de conquistarmos um prêmio muito mais valioso: Vencer nossas próprias limitações.
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Dados, símbolos da probabilidade. Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Probabilidade#mediaviewer/File:Wuerfel3.jpg |
Ouça Nelson Gonçalves “Vermelho vinte e sete” Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=tPJvgyZyGmU
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Ciência: Missão Rosetta: robô pousa com sucesso em cometa; veja como foi |
Veja a notícia aqui: http://www.dw.de/miss%C3%A3o-rosetta-rob%C3%B4-pousa-com-sucesso-em-cometa-veja-como-foi/a-18058538
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Dinâmica reunião define eventos nacionais |
Entre os dias 7 a 9 de novembro, o Conselho Federativo Nacional da FEB contou com a presença das Federativas de todos os Estados; reunião para a organização das regionais da recém criada coordenação de Juventudes da Área de Infância e Juventude do CFN da FEB e uma reunião de tutores dos cursos a distância "Gestão de Centros Espíritas" (Portal da FEB). Entre as várias ações programadas para 2015, se encontram os Encontros Nacionais das seis Áreas do CFN, que no próximo ano substituirão as Reuniões das Comissões Regionais. Eis os Encontros Nacionais das Áreas do CFN definidos: Assistência e Promoção Social (Salvador, 10-12 de abril); Atendimento Espiritual (Porto Alegre, 24-26 de abril); Comunicação Social (Cuiabá/Poconé, 15-17 de maio); Estudo (Belo Horizonte, 5-7 de junho); Mediunidade (Macapá, 19-21 de junho); Infância e Juventude (Brasília, 17-19 de julho). E também as Confraternizações de Juventude: CONBRAJE-Sul (Guarulhos, 4-7 de setembro); CONBRAJE-Nordeste (Recife, 9-12 de outubro). Informações: cfn@febnet.org.br
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CFN. Mesa |
CFN. Geral. |
CFN. Canção |
CFN. Divaldo Pereira Franco com grupo. |
CFN. Jovens. |
Informações do movimento espírita de Uberaba, MG |
IV FÓRUM DA MEDIUNIDADE Tema Central: “MEDIUNIDADE NOS 150 ANOS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” Data: 15 de novembro de 2014 Horário: Das 14h às 18h Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos) PROGRAMAÇÃO: · 14h – Abertura: Apresentação Musical · 14h30min – 1º Tema: “OBSESSÃO E EVANGELHO” Palestrante: Paulo Cesar Franco (Uberaba-MG) · 15h – 2º Tema: “MEDIUNIDADE E EVANGELHO” Palestrante: Simão Pedro de Lima (Patrocínio-MG) · 15h30min – 3º Tema: “LOUCURA E EVANGELHO” Palestrante: Dr. Jorge Bichuetti · 16h – Pinga Fogo: “PERGUNTAS E RESPOSTAS com os palestrantes sobre os três temas”. (Traga suas perguntas sobre os temas propostos). 18h o Sorteio de Livros; o Confraternização; o Encerramento.
COMUNICADO IMPORTANTE! Nosso JORNAL ESPIRITA DE UBERABA completará a centésima edição em janeiro/2015. Para conhecer o grau de satisfação dos nossos leitores e a sua receptividade, solicitamos que clique no link abaixo e responda as perguntas. Sua participação é de grande importância para nós. https://docs.google.com/forms/d/1OxUU1SKSZT0zdjcc-rx1jETDACdjy4JyCAV2u2MAess/viewform?usp=send_form
(Informações recebidas em emails de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA [contato@jornalespiritadeuberaba.com.br], de Regina Bachega e de João Marchesi Neto) |
XVII Encontro Estadual de Espiritismo Salvador, BA |
(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [eejunior8@gmail.com]) |
Palestras programadas para o Centro Espírita Allan Kardec Penápolis, SP |
(Informações recebidas em emails de Centro Espírita Allan Kardec [allankardecpenapolis@gmail.com] e de João Marchesi Neto) |
Palestra Espírita com Sérgio Villar Indaiatuba, SP |
(Informação recebida de Sérgio Villar) |
Palestra com Plinio Penteado Jr. no N.A.E. Fraternidade São Paulo, SP |
(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [prevenciodonto@yahoo.com.br]) |
Programações do Centro Espírita Zilda Gama São Paulo, SP |
(Informações recebidas em email de Zilda Gama [cezildagama@gmail.com]) |
Leia o boletim SEI – Serviço Espírita de Informações Rio de Janeiro, RJ |
Acesse aqui: |
Teatro: encontros impossíveis com Renato Prieto São Paulo, SP |
(Informação em email de Adriana Cristina Dri <adriana.marques.1971@hotmail.com> repassado por Regina Bachega) |
GPS para o mundo espiritual |
Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)
Os antigos nas longas viagens guiavam-se pela posição do sol e das estrelas. Até há pouco tempo, valíamo-nos dos mapas. Nas cidades recorríamos das listas telefônicas, procurando orientação na localização de endereços, anotando cuidadosamente pontos de referência. Na atualidade, com o avanço tecnológico, dispomos de empresas que operam via internet e, de imediato, nos oferecem indicações em mapas que facilitam a localização do que buscamos. Os GPS são acessórios eficientes, auxiliando-nos trafegar em bairros ou cidades desconhecidas. Recentemente minha filha admoestou-me carinhosamente, dizendo: - Papai, em uma cidade como São Paulo você não deve sair sem o GPS. Atrasado nas novidades tecnológicas tive dificuldades para locomover-me em região da cidade grande, o que me valeu a reprimenda. Daí fiquei pensando sobre a importância de se preparar para uma viagem: planejar o período, definir as demandas de despesas, separar as roupas adequadas ao clima, organizar os apetrechos de higiene e, principalmente, conhecer o caminho e ter informações sobre o local de destino. Há os que não gostam de viajar. Entretanto, mesmo estes vão realizar, mais cedo ou mais tarde, a grande viagem de volta ao plano espiritual. Diferente das viagens que fazemos, quando nos munimos de todas as informações sobre nossos destinos, essa grande viagem é realizada pela maioria de nós, quase às cegas. Para onde vamos? Quem nos receberá? Onde nos hospedaremos? Graças ao intercâmbio entre os dois mundos, espiritual e corpóreo, já temos algumas informações importantes sobre como funciona, “o lado de lá”. Primeiro, a lei da afinidade está presente em todas as situações, portanto, vamos nos aproximar de espíritos afins. Segundo, o mérito é aferido em todas as situações, não havendo favorecimentos e nem jeitinho. Daí porque não adianta reclamar, apelar ou implorar pois não vamos mudar de status de hora para outra. Então é importante não esquecer que a prece é nosso mais forte recurso para nos colocar diante de alguém interessado em nos ajudar. Não que esses espíritos estejam longe. O problema é que não os vemos se não acendermos a nossa luz. Uma vez melhorando nosso tônus vibratório pela prece superamos nossa cegueira momentânea e passamos a vê-los. Concomitantemente passamos a enxergar a paisagem onde nos encontramos. Daí para frente o período adaptativo tem seu início. Não devemos ficar ansiosos com a nossa viagem de retorno, mas devemos sim estudar bem a doutrina espírita e, principalmente, viver conforme Jesus nos ensinou fazendo ao outro, o que gostaríamos que ele nos fizesse. Essa sugestão do Mestre pode ser nosso GPS que nos ajudará em nossa localização no mundo espiritual.
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Cena do filme “Nosso Lar”. Imagem divulgação. |
Jornal Correio Fraterno |
Entrevista com Rubens Nunes Sobrinho por Eliana Haddad: “A necessidade de pensar a vida” |
Matéria publicada originalmente no jornal Correio Fraterno, edição 459 setembro/outubro de 2014
Durante o curso de graduação em Filosofia, pela Universidade Federal de Uberlândia, MG, Rubens Nunes Sobrinho desenvolveu uma pesquisa sobre a imortalidade e a transmigração da alma. A encenação simbólica das últimas palavras de Sócrates o comoveu de tal modo que o levou a não mais parar de refletir acerca delas A encenação simbólica das últimas palavras de Sócrates o comoveu de tal modo que, segundo ele, não deixou mais de refletir acerca delas, o que o levou a desenvolver um projeto de mestrado (UFMG) sobre o tema da imortalidade da alma em Platão, com publicação pela Edufu com o título Platão e a imortalidade. Também em seu doutoramento (UFMG) dedicou-se à questão da natureza da alma e da sua correlação com a cosmologia. Recentemente, Rubens desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, acerca do psiquismo envolvido na ‘ambição’ por bens materiais e poder. No Encontro Nacional da Liga dos Pesquisadores do Espiritismo, realizado em São Paulo, em agosto, o pesquisador apresentou como tema a grande influência da filosofia de Platão em Léon Denis, analisando a obra O grande enigma. O aspecto filosófico do espiritismo e os atuais desafios das pesquisas sobre a espiritualidade são temas desta entrevista. Acompanhe. O aspecto científico, do fenômeno, sempre chamou a atenção, atraindo muitos curiosos para o espiritismo. Chegou o momento da filosofia? A história do espiritismo moderno emerge em sincronia com uma gama de revoluções científicas. Uma plêiade de cientistas notáveis passa a dedicar-se à pesquisa da fenomenologia espiritual com o rigor científico. Todavia, a pretensão de que o método científico, consagrado pela experimentação quantitativa, explique toda a natureza implica tentar explicar a totalidade do real através dos recortes e seleções reduzidas de certa classe de fenômenos, ou seja, em tentar explicar o todo pela parte. Como afirma Denis, “o momento das mesas girantes passou”. É chegado o momento de uma síntese entre filosofia e ciência para que as instruções que nos foram legadas na codificação sejam explicitadas, desdobradas e que delas sejam deduzidas todas as consequências que nortearão novos rumos para a humanidade. Por que Léon Denis é um filósofo platônico? Denis, assim como Platão, procura a compreensão e a fundamentação dos problemas morais e dos problemas do psiquismo a partir da conexão do destino, ou seja, das condições efetivas do viver, com a causalidade e as leis universais que regem o cosmo. A síntese entre questões ético-políticas, a psicologia da reencarnação e do espírito, a educação, a estética, a cosmologia e a justiça social constituem os mesmos fulcros, os mesmos princípios que inspiram os dois pensadores. A questão da síntese causal entre fenômenos naturais e o agir humano, entre causa e efeito, de um lado, e ação e consequência, de outro, são postulados fundamentais assumidos tanto por Platão, como por Denis. Kardec e Denis seriam discípulos da mesma escola filosófica? Como teria sido a influência de Platão em suas ideias? Estudo ou inspiração? Kardec foi um homem erudito de academia. Denis foi um estivador autodidata que arruinou sua visão de tanto estudar. Ambos leram Platão e ambos foram inspirados. Denis desenvolveu um tipo particular de intuição mediúnica. A reflexão acerca da teleologia, da psicologia, da arte, do belo, dos princípios transcendentes, da justiça social distributiva e a questão da deterioração dos valores e dos sistemas políticos materialistas indicam a amplitude do horizonte teórico. Em todas as obras escritas por Léon Denis, é possível estabelecer conexões com concepções fundamentais da filosofia. Kardec e Denis remontam às origens celtas e ambos participaram da reforma protestante. A história espiritual de ambos é ligada. Você, como um dos grandes estudiosos de Platão, acredita que Léon Denis, retomando seus conceitos, possa ser reconhecido no meio acadêmico também como grande pensador? Em minha opinião, Denis foi um dos pensadores que melhor entendeu Platão. Penso que o fato de ele não ser filósofo de profissão foi uma escolha missionária e constituiu uma oportunidade para que as gerações posteriores fossem coparticipantes de sua obra. Denis não precisava de reconhecimento. Imitou o Mestre e esvaziou-se em sua encarnação. Nós é que precisamos ser capazes de fazê-lo reconhecido. Este é o desafio para todo filósofo espírita: revelar Denis como grande pensador é um modo de compreendê-lo e uma oportunidade de evoluir seguindo os seus passos. Como você analisa a obra de Kardec? O que ela trouxe de novo em termos de filosofia? A sistematização e a originalidade de Kardec são incomensuráveis. Sua filosofia sintetiza a essência das mais elevadas conquistas da história das ideias, conciliando ética, ontologia, teoria do conhecimento, lógica argumentativa, antropologia, filosofia da religião, educação e ciência. Se Sócrates e Platão foram precursores do espiritismo, a sistematização promovida por Kardec não deixa de evocar Aristóteles. Qual a autoridade do espiritismo como filosofia? O espiritismo é denso de filosofia. As obras da codificação fazem referência a muitos filósofos e sua própria estrutura pode ser objeto de análise filosófica. A autoridade intrínseca deriva da elevação do conteúdo e da autoridade dos espíritos, posta à prova pela metodologia. A autoridade acadêmica depende da investigação filosófica e das pesquisas futuras a serem desenvolvidas pelos pensadores espíritas. Por que muitos ainda torcem o nariz para a filosofia, achando-a tão complicada? Basicamente porque a filosofia deixou de ser um gênero de vida virtuoso baseado em exercícios espirituais e no diálogo amistoso para se tornar uma instrução dogmática de princípios e sistemas de signos logicamente coerentes, mas incompreensíveis para profanos. Qual o papel da filosofia na evolução do espírito? Segundo Emmanuel, em O consolador, ciência e filosofia devem convergir como rios que deságuam no mesmo oceano da sabedoria. A filosofia é a suma evolutiva da experiência do espírito e essa ‘sedimentação’ cultural multimilenar deve ‘espiritualizar’ a ciência mediante a energia dos princípios. No pensamento materialista de hoje o espiritismo é ainda mal compreendido na sua essência. Por quê? A modernidade e a revolução industrial engendraram modalidades de organização social em que as condições materiais da existência e a gestão de recursos escassos passaram a ser determinações a priori, tanto no plano das relações pragmáticas, como no plano do pensamento. O materialismo constitui o eixo em torno do qual pivotam todos os sistemas e seus fundamentos não são somente teóricos, mas configuram uma arquitetura de dominação social. O espiritismo adota axiomas e métodos incompatíveis com essas bases. Como levar a filosofia para as casas espíritas? Há espaço para essas reflexões? Todo discurso deve ser modelado em função das possibilidades da audiência. É possível levar a filosofia para todo tipo de audiência, desde que a linguagem seja apropriada. A atitude de pensar a vida segundo os princípios fundamentais da lei de evolução, de amor e de causa e efeito já é fazer boa filosofia. Qual a aplicação da filosofia na atualidade? Sartre, um filósofo contemporâneo, disse que não existe ‘a filosofia’. Existem muitas filosofias que gravitam em torno de grandes filósofos. Essa concepção é significativa porque o papel da filosofia acabou relegado à crítica histórico-social, aos instrumentos lógicos da análise e da linguagem e à reflexão secundária acerca dos princípios adotados pelas ciências particulares. Todavia, nem sempre foi assim. A filosofia, em sua gênese, é um amor. Trata-se de um gênero de amor modelado a partir de uma realidade intrinsecamente humana: a carência e a aspiração pela perfectibilidade. Para os antigos, em vez de se constituir através da exposição dogmática de uma doutrina, a filosofia leva a uma gradual mudança de atitude frente à vida: trata-se de um exercício espiritual que tem como alvo a mudança de si mesmo. Você acredita que esteja havendo uma busca pela filosofia, depois que ela voltou à grade curricular do ensino médio? No contexto da educação brasileira, a Universidade é a principal instância de produção de saberes. A filosofia no ensino médio trouxe uma demanda crescente pelo ofício do filósofo, mas teve de se enquadrar dentro dos pressupostos anacrônicos que privilegiam o adestramento técnico em detrimento da formação humana. A filosofia é exposta como um acervo histórico de doutrinas cuja única exigência é a memorização descontextualizada da vida efetiva. A filosofia, diferentemente dos fármacos alopáticos, só pode ser formadora e fecunda na especificidade única de cada aluno diante do desafio de pensar a vida. Como você analisa as angústias da Humanidade hoje? Em primeiro lugar, vale lembrar com Denis que os conhecimentos e as representações da verdade de um tempo específico refletem o desenvolvimento geral das consciências desse tempo. O próprio conceito de ‘angústia’ designa um complexo de representações do espírito. Expressa a radicalidade da liberdade de que dispõe o espírito diante da exigência incontornável de determinar sua própria natureza. Léon Denis diagnosticou as angústias contemporâneas de modo quase profético na sua obra. Diferentemente do niilismo de valores anunciado por Nietzsche, ou da luta de classes revolucionária propugnada pelo marxismo, a maior angústia contemporânea viria a ser a falta de sentido, de finalidade e, notadamente, os sinais do egoísmo que já se prenunciava no horizonte negro do totalitarismo. Como a moral do Cristo está inserida na história da filosofia? A moral do Cristo é indissociável da história da filosofia ocidental. Mesmo os filósofos mais anticristãos necessariamente usam o Cristo como referencial absoluto para erigir seus sistemas de pensamento. Como disse Carl Jung, mesmo para aqueles que o negam, Cristo é o ‘centro’ necessário. Ele é a pérola preciosa, o tesouro oculto no campo, o grão de mostarda que se faz árvore frondosa. Por mais que a presunção orgulhosa ou a revolta sofisticada das filosofias o reneguem, é impossível não referir-se a Cristo. Se Ele não habita em alguns sistemas, inexoravelmente habita no cerne de cada um de nós. Como conciliar as bem-aventuranças com o mundo do jeitinho, do consumo, da superficialidade? As bem-aventuranças configuram a moralidade mais sublime de toda a experiência humana. As camadas múltiplas de significação desta filosofia divina são inesgotáveis. O frenesi pela saciedade consumista representa aquilo que Platão qualifica como o ‘mal primordial’, que consiste em tomar a minúscula realidade presente, que vai do nascimento até a morte, como se fosse a única e a verdadeira realidade. Isso significa que a falta de consciência da perspectiva evolutiva da reencarnação condiciona todas as ‘vantagens’ ilusórias. A moralidade sublime das bem-aventuranças é incompreensível sem o axioma da reencarnação evolutiva. Para que elas sejam gradativamente incorporadas ao agir humano, é preciso que o mal primordial mencionado por Platão seja afastado. Quantos séculos serão ainda necessários para que a reencarnação se torne um princípio universalmente aceito?
Eliana Haddad
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Leon Denis Imagem fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/L%C3%A9on_denis_1870.jpg
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Escultura de Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo |
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Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo, SP. e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP |
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