Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 03 de agosto de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/03-08-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/01-08-2015.htm

31-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/31-07-2015.htm

30-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/30-07-2015.htm

29-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/29-07-2015.htm

28-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/28-07-2015.htm

 

 

 

PUBLICAÇÃO EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Cena de Psicostasia ou Pesagem da Alma. Os egipcios tinham  noção da lei de justiça onde cada um

 responde pelos seus atos. Trecho de papiro exposto no Museu Egipcio de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo

Corpo mumificado de homem egípcio adulto. Os egipcios tinham idéia de que o morto um dia voltaria. Daí os cuidados em preservaçao do corpo para que ao retornar o espirito pudesse encontrá-lo intacto. Isso equivaleria a uma ressurreição.

O Espiritismo explica que o desencarnado volta tantas vezes quanto necessárias, no processo de depuração e evolução,

mas sempre em um novo corpo,  no processo de Reencarnação. Foto no Museu Egipcio de Turim, Itália, por Ismael Gobbo.

 

 

Artigo do jornal Momento Espírita do CEAC- Bauru 08/2015

Reencarnação: mecanismo da evolução

 

 

 

Idosos em nossas vidas

 

 

Neste mundo, nascemos da união de um homem e de uma mulher. Pressupomos que Deus planejou devêssemos fazer parte de uma família.

Na atualidade, temos inúmeros moldes de família. Daí aprendermos que, onde convivam pessoas, formando um grupo afim, temos uma família.

Nos estudos sociais, a família é tida como um grupo enraizado na sociedade, o que lhe delega responsabilidades sociais.

A Constituição Federal de 1988 apresenta a família como base da sociedade, e coloca como dever dela, da Sociedade e do Estado amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida.

Nas últimas décadas, a população idosa vem crescendo muito, em nosso país.

Face a esta constatação, e percebendo a presença cada vez mais frequente dos idosos em nossas vidas, cabe nos perguntarmos como tem sido nossa postura diante deles.

Quantas vezes, vemos, mas não identificamos no seu andar vagaroso, na sua voz baixa, em suas mãos trêmulas, um pedido para serem aceitos, amados e atendidos.

Não notamos que a família talvez seja tudo o que eles ainda têm, e isso guarda um significado máximo para eles.

Mudar a sociedade é muito difícil, mas podemos mudar a nossa forma de tratar os idosos da nossa família ou parentela.

Aprendemos que o homem tem o direito de repousar na velhice, quando lhe faltam a força, a saúde e a disposição.

O mandamento Divino: “Honrar a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama seu pai e a sua mãe.

Honrar a seu pai e a sua mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco, na infância.

Quantas vezes no decorrer de nossas vidas, especialmente quando pequenos, nossos pais e avós, nos socorreram, nos sustentaram?

Em certa etapa da existência, os papéis invertem: eles precisam de nossos socorros, carinhos, sustento.

O que de melhor podemos fazer é ensinarmos nossas crianças e jovens, através de bons exemplos, a respeitarem e valorizarem os idosos, dentro e fora do lar.

Pequenos gestos de gentileza, no dia a dia, compreendendo os lapsos de memória, ouvindo com paciência suas histórias repetidas, mantendo a calma diante do raciocínio lento, são tesouros de amor que lhes doamos.

Visitas aos lares de idosos; alegrar suas vidas com um mimo de uso pessoal; um cântico entoado; uma música executada; um verso declamado, tudo é manifestação de carinho.

Assim, desde cedo, nossos pequenos aprenderão a conviver, respeitar e compreender aqueles que se encontram há muito tempo na caminhada da vida.

Não podemos mudar a sociedade, mas podemos espalhar: sementes de luz, na treva da solidão; de carinho, que anda escasso; de atenção, que permanece ausente; de amor, que florescerá!

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com pensamentos do item 3,
do cap. XIV, do livro 
O Evangelho segundo o Espiritismo, de 
Allan Kardec, ed. FEB.
Em 1.8.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Visitando a Casa de Repouso para os Musicistas mantida pela Fundação Verdi. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Movimento Você e a Paz - 02 Agosto 2015

Amparo, SP

 

 

3ª Edição do Movimento Você e a Paz com Divaldo Franco em Amparo/SP

Nas primeiras horas da manhã do belo e ensolarado dia 02 de agosto de 2015 teve início a 3ª Edição do Movimento Você e a Paz com Divaldo Franco em Amparo/SP. Tão logo Divaldo Franco, acompanhado da Sra. Ana Beira, chegou ao local percorreu todo o espaço cumprimentando e conversando com os participantes, bem como posando para fotos. Com organização impecável, onde o sentimento de fraternidade apresentava-se na fisionomia dos participantes, foi realizada a abertura desse grande evento na Praça Pádua Salles. Presentes, entre outros, Divaldo Franco, Médium e Orador Espírita; a Senhora Ana Maria Veroneze Beira, anfitriã do evento; o Prefeito Municipal de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob; e o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Cultura, Hélio Favoretto.

A Caminhada pela Paz percorreu várias ruas de Amparo. Todos muito animados, com alegria e determinação acompanharam Divaldo Franco, Raul Teixeira e outros expoentes da cidade e de outros Estados, promovendo esse sentimento em favor da paz, contagiando as pessoas por onde passavam. Animado em com muita disposição, Divaldo Franco fez todo o percurso que levou cerca de 1h30mim.

A programação, após a caminhada teve seu seguimento com atividades gratuitas para todos os públicos: brinquedos para as crianças, pintura de rosto, pipoca e algodão doce. Apresentação de canil, atividade de educação ambiental, atividades para terceira idade. Espaço da saúde com informações sobre hipertensão, diabetes, saúde da família, cálculo IMC, entre outros. Corte de cabelo, esmaltação de unha e design de sobrancelha. Desenho e pintura para as crianças. Atividades com o Grupo de escoteiros. Cartaz da paz. Orientações jurídicas, e muito mais.

O Movimento Você e a Paz de Amparo/SP, em sua 3ª edição terá, a partir das 18h00min, a sua culminância com a participação do Pastor José Lima (Assembleia de Deus Ministério do Belém); do Médium e Orador Espírita Divaldo Franco (Fundador do Movimento Você e a Paz); do Padre Carlos Roberto Panassolo (Representante da Diocese de Amparo); e do Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana, com a participação da soprano Rosana Lamosa e do tenor Lucas Cozzani.

  Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Programação de palestras na Fraternity Spiritist Society

Londres, Reino Unido




Setembro


​(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco no SEF

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

23º. Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco- 2015.

Juazeiro, BA

 


Local: Centro de Cultura João Gilberto

 

Início: 20h

 

Inscrições: Livraria Paulo e Estêvão

 

Endereço: Rua Sete de Setembro, 13, Centro - Juazeiro - BAHIA

 

Contatos.:

 

(74) 8801-7339 

 

Realização:

 

Conselho Regional Espírita - CRE-17

 

 

(Informação recebida em emails  de Edward Cobem 7 [enmjunior@gmail.com] e de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Encontro Anual Cairbar Schutel

Matão, SP

 

Amigos, o EAC 2015 já ultrapassou 500 inscrições. Programado para 19 e 20 de setembro, em Matão SP, vc também pode participar com a família toda, já que crianças, adolescentes e jovens terão espaço especial no evento e com a vantagem de pessoas até 18 anos serem isentos de investimento, apesar da obrigatoriedade da inscrição para dimensionamento da quantidade de participantes, inclusive por faixa etária. Acesse o site e na página clique ENCONTRO ANUAL CAIRBAR SCHUTEL, veja a programação e faça sua inscrição. Sua presença e de sua família engrandecem o evento.

 

Acesse www.institutocairbarschutel.org

 

(Informação em email de Orson Peter Carrara)

Alguns  momentos do 2º. Encontro Cairbar Schutel realizado em 2012. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação da SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br])

 

 

2º. Festival de Música Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

XXII Congresso Espírita Panamericano

Rosário, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Agosto/2015

 

 

(Informação em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário no Centro Espírita Amor, Caridade e Esperança- CEACE

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Palestras programadas para o Maria Dolores em 08/2015

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

CEACE. Visita Fraterna

Rio de Janeiro, RJ

 

 

CEACE - Centro Espírita Amor Caridade e Esperança

Rua São Manuel 12 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ 

 

 

Dia:      16 de agosto de 2015 (3º domingo)

Local:    “Sodalício da Sacra Família - Tijuca

Endereço: Rua Alzira Brandão, 281 - Tijuca.

Horário de Saí­da do CEACE:  13:00 horas

 

INFORMAÇÕES:

Companheiros,

Instituição que abriga 38 meninas, de 10 a 50 anos, portadoras de deficiência visual. .

 

 

 O que mais necessitam no momento:

Material de limpeza (menos detergente)

 - Cloro

 - Sabão em pó

 - Sabão em barra

 - Desinfetante

- Papel Higiênico

 

Pedimos aos que possuam carros que dêem “carona” aos demais.

LANCHE:
            
 Salgadinhos, doces, refrigerantes (gelados). 

 

             Escolhe a bondade por lema de cada dia, não desistas de aprender, infatigavelmente e, com os braços no serviço incessante caminharás desde hoje, sob a luz da vitória, ao encontro de glorioso porvir.”

 Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Seminário na Casa Espírita Suave Caminho

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Mini Seminário com Francisco do Espírito Santo

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra no C.E. Caminheiros do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra na Casa do Caminho Santana com Plinio Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

 

(Informação em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

Programação de palestras no NEALUZ

Carapicuiba, SP

 

NEALUZ - Núcleo Espirita Amor e Luz - 4559-7538
Rua Maria Helena, 174 - Centro - Carapicuíba
Coordenação de Palestras

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Programação de Estudos e Palestras do C.E. Amor e Caridade Jacob. São José dos Campos, SP

 

Rua coronel José monteiro, nº 816 – centro - SJC

 

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS E PALESTRAS

AGOSTO / 2015

 

 

Data

 

Dia da Semana

 

Expositor

 

Tema

Referências Bibliográficas

 

03

 

Segunda-Feira

 

Márcio Costa

Resumo da Doutrina dos Espíritos – Parte I

 

4ª aula - EOB

 

06

 

Quinta-Feira

Edson de Jesus Sardano

 

Cidadão Espírita

Palestra em comemoração

ao Aniversário do Centro

 

08

Sábado 

19h30

Margarete Áquila

 

A Casa Mental

Palestra Musical

Aniversário do Centro

10

 

 

SEMANA YVONNE A. PEREIRA

13

 

14

 

Sexta-Feira

20h

 

Suely Caldas

Schubert

 

 “A Lei de Ação e Reação nas 

Obras de Yvonne Pereira: Caso Mario Sobral”

 

Encerramento da Semana Yvonne Pereira

 

LOCAL:

 

C:\Users\admin\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\IE\TU71A1VJ\Logo Original -AESJ.jpg

Clube de Campo

Santa Rita

 

15

 

Sábado

14h

 

Suely Caldas

Schubert

 

Seminário:

“Transtornos Mentais e Obsessão

 

17

 

Segunda-Feira

Rogério Miguez

Resumo da Doutrina dos Espíritos – Parte II

 

5ª aula - EOB

 

20

 

Quinta-Feira

Guilherme Azeredo

Lei de Justiça, Amor

e Caridade

 

 

24

 

Segunda-Feira

 

Claudia Lobo

Resumo da Doutrina

dos Espíritos – Parte III

 

6ª aula - EOB

 

27

 

Quinta-Feira

 

Rogério Miguez

Namoro, noivado e

casamento na visão

Espírita

 

 

31

 

Segunda-Feira

Roberto Fernandes

 

Ciência e o Espiritismo

 

7ª aula - EOB

 

TIPOS DE TRABALHO:

 

 

SEGUNDA- FEIRA: Estudo das Obras Básicas - EOB, Atendimento Fraterno.

HORÁRIO: 20h às 21h

QUINTA-FEIRA: Palestras Públicas, Passe Magnético, Tratamentos.

HORÁRIO: 20h às 21h

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Ademir Mendes)

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Vídeo. Valdir Monteiro no G.F.E. José Xavier

 Três Lagoas, MS

 

Palestra

Tema: “A segunda vinda do Cristo”

Palestrante: Valdir Francisco Monteiro

Data: 01/08/2015

Link: https://youtu.be/GN6_r1fYEZ4

 

(Informação recebida em email de Claudio Delbone [claudiodelbone@gmail.com])

 

 

Conheça o site Espiriplug

 

Acesse:

http://www.espiriplug.com.br/Espiriplug_prj/php/index.php

 

 

(Colaboração recebida de Ademir Mendes)

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Pizzas do NAEJA

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de nororagozo@uol.com.br)

 

 

Afirmação

 

 

       Afirma sua convicção seguindo de passo firme.

       Enquanto o céu se colore de raios irisados e tudo sorri o cristão pouco difere do homem comum.

       No entanto, quando os dias escurecem, cobrindo-se de cúmulos carregados, faz-se necessário afirmar a fé.

       Palavra fácil nos júbilos não pode ficar silenciosa e sem vida nas aflições.

       Confiança nos dias de felicidade não deve permanecer apagada ante os perigos do testemunho.

       Crença libertadora em oásis perfumados não desaparece nas longas travessias dos areais.

       Lembra-te de Jesus.

       O Enviado Divino exaltou  humildade e não revidou a bofetada violenta; engrandeceu a pureza e fez da própria vida um lírio imaculado; abençoou a pobreza e desdenhou os tesouros do mundo; homenageou os simples e fez-se ignorar pelos poderosos; exaltou os perseguidos injustamente e deixou-se crucificar em silêncio; alentou os desanimados e os concitou ao resgate necessário; considerou os deserdados e caminhou sem posse alguma; valorizou a dor e ofereceu-se a morrer por todos...

       Em Canaã, ofereceu a todos a alegria festiva, e, no Gólgota, testificou confiança robusta. No matrimônio dos jovens rogou ao Pai Celeste que transformasse a água em vinho, enquanto na Cruz sorveu o vinagre e o fel como água pura...

       Pregando o Reino de Deus alçou o coração à condição de santuário excelso, mas fez do caráter nobre a base da Lei, através do dever reto nas linhas do amor e da caridade, acima de todos os outros requisitos.

       Afirma a fé que te honra os dias, quando tudo parecer distante ou tenebroso. Encontrando-te no campo a cultivar, mesmo que ele esteja eivado de plantas daninhas, labora de coração forte e mente esclarecida como quem ali encontra a oportunidade mantenedora do próprio equilíbrio, através da afirmação espontânea da tua fé n’Aquele que é a Fonte da Vida incessante.

 

De “Espírito e Vida”, de Divaldo P. Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis

 

 

Os Discípulos

 

Do livro Boa Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Médium Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

 

 

     Freqüentemente, era nas proximidades de Cafarnaum que o Mestre reunia a grande comunidade dos seus seguidores. Numerosas pessoas o aguardavam ao longo do caminho, ansiosas por lhe ouvirem a palavra instrutiva. Não tardou, porém, que ele compusesse o seu reduzido colégio de discípulos.

     Depois de uma das suas pregações do novo reino, chamou os doze companheiros que, desde então, seriam os intérpretes de suas ações e de seus ensinos. Eram eles os homens mais humildes e simples do lago de Genesaré.

     Pedro, André e Filipe eram filhos de Betsaida, de onde vinham igualmente Tiago e João, descendentes de Zebedeu. Levi, Tadeu e Tiago, filhos de Alfeu e sua esposa Cleofas, parenta de Maria, eram nazarenos e amavam a Jesus desde a infância, sendo muitas vezes chamados “os irmãos do Senhor”, à vista de suas profundas afinidades afetivas. Tomé descendia de um antigo pescador de DaImanuta e Bartolomeu nascera de uma família laboriosa de Canã da Galiléia. Simão, mais tarde denominado “o Zelote”, deixara a sua terra de Canaã para dedicar-se à pescaria, e somente um deles, Judas, destoava um pouco desse concerto, pois nascera em Iscariotes e se consagrara ao pequeno comércio em Cafarnaum, onde vendia peixes e quinquilharias.

     O reduzido grupo de companheiros do Messias experimentou,  a princípio,  certas dificuldades para harmonizar-se. Pequeninas contendas geravam a separatividade entre eles. De vez em quando, o Mestre os surpreendia em discussões inúteis sobre qual deles seria o maior no Reino de Deus; de outras vezes, desejavam saber qual, dentre todos, revelava sabedoria maior, no campo do Evangelho.

     Levi, continuava nos seus trabalhos da coletoria local, enquanto Judas prosseguia nos seus pequenos negócios, embora se reunissem diariamente aos demais companheiros. Os dez outros viviam quase que constantemente com Jesus, junto às águas transparentes do Tiberíades, como se participassem de uma festa incessante de luz.

     Iniciando-se, entretanto, o período de trabalhos ativos pela difusão da nova doutrina, o Mestre reuniu os doze em casa de Simão Pedro e lhes ministrou as primeiras instruções referentes ao grande apostolado.

 

***

 

     De conformidade com a narrativa de Mateus, as recomendações iniciais do Messias aclaravam as normas de ação que os discípulos deviam seguir para as realizações que lhes competiam concretizar.      

     — Amados  — entrou Jesus a dizer-lhes, com mansidão extrema —, não tomareis o caminho largo por onde anda toda gente, levada pelos interesses fáceis e inferiores; buscareis a estrada escabrosa e estreita dos sacrifícios pelo bem de todos. Também não penetrareis nos centros de discussões estéreis, à moda dos samaritanos, nos das contendas que nada aproveitam às edificações do verdadeiro reino nos corações com sincero esforço.                         

Ide antes em busca das ovelhas perdidas da casa de nosso Pai que se encontram em aflição e voluntariamente desterradas de seu divino amor. Reuni convosco todos os que se encontram de coração angustiado e dizei-lhes, de minha parte, que é chegado o Reino de Deus.

     Trabalhai em curar os enfermos, limpar os leprosos, ressuscitar os que estão mortos nas sombras do crime ou das desilusões ingratas do mundo, esclarecei todos os espíritos que se encontram em trevas, dando de graça o que de graça vos é concedido.

     Não exibais ouro ou prata em vossas vestimentas, porque o Reino do Céu reserva os mais belos tesouros para os simples.

 Não ajunteis o supérfluo em alforjes, túnicas ou alpercatas para o caminho, porque digno é o operário do seu sustento.

     Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, buscai saber quem deseje aí os bens do Céu, com sinceridade e devotamento a Deus, e reparti as bênçãos do Evangelho com os que sejam dignos, até que vos retireis.

     Quando penetrardes nalguma casa, saudai-a com amor.

     Se essa casa merecer as bênçãos de vossa dedicação, desça sobre ela a vossa paz; se, porém, não for digna, torne essa mesma paz aos vossos corações.

     Se ninguém vos receber, nem desejar ouvir as vossas instruções, retirai-vos sacudindo o pó de vossos pés, isto é, sem conservardes nenhum rancor e sem vos contaminardes da alheia iniqüidade.

     Em verdade vos digo que dia virá em que menos rigor haverá para os grandes pecadores, do que para quantos procuram a Deus com os lábios da falsa crença, sem a sinceridade do coração.

     É por essa razão que vos envio como ovelhas ao antro dos lobos, recomendando-vos a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes.

     Acautelai-vos, pois, dos homens, nossos irmãos, porque sereis entregues aos seus tribunais e sereis açoitados nos seus templos suntuosos, de onde está exilada a idéia de Deus.

     Sereis conduzidos, como réus, à presença de governadores e reis, de tiranos e descrentes, a fim de testemunhardes a minha causa.

     Mas, nos dias dolorosos da humilhação, não vos dê cuidado como haveis de falar, porque minha palavra estará convosco e sereis inspirados  quanto ao que houverdes de dizer.

     Porque não somos nós que falamos; o Espírito amoroso de nosso Pai é que fala em todos nós.

     Nesses dias de sombra, em que se lutará no mundo por meu nome, o irmão entregará à morte o próprio irmão, o pai os filhos, espalhando-se nos caminhos o rastro sinistro dos lobos da iniqüidade.

     Os que me seguirem serão desprezados e odiados por minha causa, mas aquele que perseverar, até o fim, será salvo.

     Quando, pois, fordes perseguidos numa cidade, transportai-vos para outra, porque em verdade vos afirmo que jamais estareis nos caminhos humanos sem que vos acompanhe o meu pensamento.

     Se tendes de sofrer, considerai que também eu vim à Terra para dar o testemunho e não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais que o seu senhor.

     Se o adversário da luz vai reunir contra mim as tentações e as zombarias, o ridículo e a crueldade, que não fará aos meus discípulos?

     Todavia, sabeis que acima de tudo está o Nosso Pai e que, portanto, é preciso não temer, pois um dia toda a Verdade será revelada e todo o bem triunfará.

     O que vos ensino em particular, difundi-o publicamente; porque o que agora escutais aos ouvidos será o objeto de vossas pregações de cima dos telhados.

     Trabalhai pelo Reino de Deus e não temais os que matam o corpo, mas não podem aniquilar a alma; temei antes os sentimentos malignos que mergulham o corpo e a alma no inferno da consciência.

     Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? Entretanto, nenhum deles cai dos seus ninhos sem a vontade do nosso Pai. Até mesmo os cabelos de nossas cabeças estão contados.

     Não temais, pois, porque um homem vale mais que muitos passarinhos.

     Empregai-vos no amor do Evangelho e qualquer de vós que me confessar, diante dos homens, eu o confessarei igualmente diante de meu Pai que está nos céus.

 

***

 

     As recomendações de Jesus foram ouvidas ainda por algum tempo e, terminada a sua alocução, no semblante de todos perpassava a nota íntima da alegria e da esperança. Os apóstolos criam contemplar o glorioso porvir do Evangelho do Reino e estremeciam do júbilo de seus corações.

     Foi quando Judas Iscariotes, como que despertando, antes de todos os companheiros, daquelas profundas emoções de encantamento, se adiantou para o Messias, declarando em termos respeitosos e resolutos:

     — Senhor, os vossos planos são justos e preciosos; entretanto, é razoável considerarmos que nada poderemos edificar sem a contribuição de algum dinheiro.

     Jesus contemplou-o serenamente e redargüiu:

     — Será que Deus precisou das riquezas precárias para construir as belezas do mundo? Em mãos que saibam dominá-lo, o dinheiro é um instrumento útil, mas nunca será tudo, porque, acima dos tesouros perecívejs, está o amor com os seus infinitos recursos.

     Em meio da surpresa geral, Jesus, depois de uma pausa, Continuou:

     — No entanto, Judas, embora eu não tenha qualquer moeda do mundo, não posso desprezar o primeiro alvitre dos que contribuirão comigo para a edificação do Reino de meu Pai no espírito das criaturas. Põe em prática a tua lembrança, mas tem cuidado com a tentação das posses materiais. Organiza a tua bolsa de cooperação e guarda-a contigo; nunca, porém, procures o que ultrapasse o necessário.

     Ali mesmo, pretextando a necessidade de incentivar os movimentos iniciais da grande causa, o filho de Iscariotes fez a primeira coleta entre os discípulos. Todas as possibilidades eram mínimas, mas alguns pobres denários foram recolhidos com interesse. O Mestre observava a execução daquela primeira providência, com um sorriso cheio de apreensões, enquanto Judas guardava cuidadosamente o fruto modesto de sua lembrança material. Em seguida, apresentando a Jesus a bolsa minúscula, que se perdia nas dobras de sua túnica, exclamou, satisfeito:

     — Senhor, a bolsa é pequenina, mas constitui o primeiro passo para que se possa realizar alguma coisa...

     Jesus fitou-o serenamente e retrucou em tom profético:

     — Sim, Judas, a bolsa é pequenina; contudo, permita Deus que nunca sucumbas ao seu peso!

 

Como era a região da Galiléia em 50 d.C.

Mapa/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Ancient_Galilee.jpg

O lago famoso ligado aos labores evangélicos de Jesus. É um reservatório de água doce abastecido principalmente

pelo Rio Jordão. Tem várias designações como: Mar da Galiléia, Lago de Tiberíades, Lago de Genesaré, Lago Kinneret, etc. Tiberíades e Cafarnaum situadas às margens são as localidades mais citadas. Foto Ismael Gobbo

Estrada de Tiberíades em direção à Cafarnaum margeando o Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo

Propriedade rural na Planície de Genesaré,  às margens do lago também conhecido como Lago de Genesaré. Foto Ismael Gobbo

Indicação da bifurcação para Cafarnaum. O monte ao fundo é o  Monte das Bem-Aventuranças e, à direita,  o Lago

da Galiléia. A área central, verdejante,  corresponde à localidade chamada Tabga, onde o Evangelho descreve

a ocorrência da multiplicação dos pães e dos peixes. Israel. Foto Ismael Gobbo

Jesus ensinando o povo junto ao mar. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br