Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/12-02-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

11-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/11-02-2015.htm

10-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/10-02-2015.htm

09-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/09-02-2015.htm

07-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/07-02-2015.htm

06-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/06-02-2015.htm   

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVI,  6

Não se pode servir a Deus e a Mamon

 

 

Parábola dos Talentos

 

6. O Senhor age como um homem que, tendo de fazer longa viagem fora do seu país, chamou seus servidores e lhes entregou seus bens. Depois de dar cinco talentos a um, dois a outro e um a outro, a cada um segundo a sua capacidade, partiu imediatamente. Então, o que recebeu cinco talentos foi-se, negociou com aquele dinheiro e ganhou cinco outros. O que recebera dois ganhou, do mesmo modo, outros tantos. Mas o que apenas recebera um, cavou um buraco na terra e aí escondeu o dinheiro de seu amo. Passado longo tempo, o amo daqueles servidores voltou e os chamou a contas. Veio o que recebera cinco talentos e lhe apresentou outros cinco, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão, além desses, mais cinco que ganhei.” — Respondeu-lhe o amo: “Servidor bom e fiel; pois que foste fiel em pouca coisa, confiar-te-ei muitas outras; compartilha da alegria do teu senhor.” — O que recebera dois talentos apresentou-se a seu turno e lhe disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos; aqui estão, além desses, dois outros que ganhei.” — O amo lhe respondeu: “Bom e fiel servidor; pois que foste fiel em pouca coisa, confiar-te-ei muitas outras; compartilha da alegria do teu senhor.” — Veio em seguida o que recebeu apenas um talento e disse: “Senhor, sei que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e colhes de onde nada puseste; por isso, como te temia, escondi o teu talento na terra; aqui o tens: restituo o que te pertence.” — O homem, porém, lhe respondeu: “Servidor mau e preguiçoso; se sabias que ceifo onde não semeei e que colho onde nada pus, devias pôr o meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, a fim de que, regressando, eu retirasse com juros o que me pertence.” “Tirem-lhe, pois, o talento que está com ele e deem-no ao que tem dez talentos; porquanto, dar-se-á a todos os que já têm e esses ficarão cumulados de bens; quanto àquele que nada tem, tirar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter; e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde haverá prantos e ranger de dentes.” (Mateus, 25:14 a 30.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Parábola dos talentos em ilustração de  Jan Luyken

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Luyken

 

 

 

Relembrando Abraham Lincoln

12-02-1809 / 15-04-1865

 

Arquivo: Abraham Lincoln novembro 1863.jpg

 

 

Mediunidade Na Casa Branca

O caso que agora relataremos tem sido motivo de escárnio pelos norte-americanos que estão sempre se referindo ao fantasma de Lincoln assombrando a Casa Branca.

Contudo, a seriedade de Arthur Conan Doyle nos encorajou a descrever os acontecimentos envolvendo aquele estadista.

Abraham Lincoln (1809-1865) foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos. Foi casado com Mary Todd Lincoln, desencarnada em 1882. O casal teve quatro filhos, dois deles morreram antes da morte de Lincoln. Após o seu casamento em 1842, ele passou a freqüentar a Igreja Presbiteriana.

Apesar do abalo que a Guerra Civil norte-americana causou em Abraham, sua maior decepção foi a morte de seu filho Willie Lincoln, em 1862. Alguns relatos dão conta que após a morte de Willie, o estadista se trancou por uma semana em seu escritório e ficou a lamentar a perda do ente querido.
O acontecimento serviu para despertar o interesse do Presidente por assuntos espirituais, ele falava constantemente que sentia a presença do filho na casa e no escritório.

Até que Mary Todd conheceu a médium Henrietta “Nettie” Colburn (1841-1892), quando esta visitou Washington no inverno de 1862, à procura de seu irmão que estava interno no Hospital do Exercito Federal.

Ao assistir uma sessão com Nettie, cujo nome de casada era Henrietta Maynard, ela ficou tão impressionada que a convidou para estar com o Presidente no dia seguinte.

Nettie atendeu ao pedido da primeira-dama e se encontrou com Abraham. Depois ela relatou em seu livro autobiográfico a conversa que Lincoln teve com os Espíritos:

Durante mais de uma hora fizeram falar com ele e, pelos amigos, soube mais tarde que a conversa girava sobre coisas que ele parecia entender muito bem, ao passo que eles pouco entendiam, inclusive a parte relacionada com a próxima Proclamação da Emancipação. Foi-lhe ordenado com a maior solenidade e força de expressão que não modificasse os termos da sua proposição e não adiasse a sua transformação em lei até o começo do ano; foi-lhe assegurado que isto seria o coroamento de sua administração e de sua vida; e que, enquanto ele estava sendo aconselhado por fortes elementos para adiar aquela medida, substituindo-a por outras medidas e por uma dilação, não deveria dar atenção a tais conselhos, mas firmar-se nas suas convicções e destemerosamente realizar o trabalho e cumprir a missão para a qual tinha sido elevado pela Providência. Os presentes declararam que esqueceram a presença da jovem tímida, em face da majestade de sua advertência, a força e o poder de sua linguagem e a importância da sua mensagem, que dava a impressão de que uma poderosa força espiritual masculina falava sob um comando divino.

Jamais esquecerei a cena em meu redor, quando recuperei a consciência. Achava-me de pé em frente a Mr. Lincoln, o qual se achava afundado em sua cadeira, com os braços cruzados sobre o peito, olhando-me intensamente. Recuei, naturalmente confusa com a situação – sem me lembrar de momento onde me achava; relanceei o olhar sobre o grupo no qual reinava absoluto silêncio. Durante um momento procurei recordar-me das coisas.

Um cavalheiro presente disse então, em voz baixa: - O Senhor Presidente notou algo de peculiar na maneira da mensagem? Mr. Lincoln levantou-se, como que abalado. Pousou o olhar sobre o retrato de corpo inteiro de Daniel Webster, acima do piano, e com muita ênfase, respondeu: - Sim, e é muito singular, muito!

Mr. Somes disse: - Senhor Presidente, seria impróprio que eu perguntasse se houve qualquer pressão sobre V.EX. no sentido de adiar a aplicação da Proclamação? Ao que o Presidente respondeu: - Nestas circunstâncias a pergunta tem toda propriedade, pois somos todos amigos. E, sorrindo para o grupo, acrescentou: - Essa pressão abala-me os nervos e as forças. A essa altura os cavalheiros o rodearam falando em voz baixa, sendo Mr. Lincoln o que menos falava. Por fim ele virou-se para mim e, pondo a mão sobre minha cabeça, pronunciou as seguintes palavras que jamais esquecerei: - Minha filha, você possui um dom singular, e não tenho dúvidas que vem de Deus. Agradeço-lhe por ter vindo aqui esta noite. Isto é mais importante, talvez, do que a gente imagina. Devo deixar vocês todos agora, mas espero vê-la novamente. Sacudiu bondosamente a mão, curvou-se ante o resto do grupo e se foi. Ficamos ainda uma hora, a conversar com Mrs. Lincoln e seus amigos e então voltei a Georgetown. Essa foi minha primeira entrevista com Abraham Lincoln e a sua lembrança me ficou tão viva como na noite em que ela se deu.

Pela descrição de Nettie a mensagem alterou os rumos de parte da história dos Estados Unidos, pois propiciou a Proclamação da Emancipação sem as alterações que queriam alguns assessores de Lincoln e outros políticos, e que se fosse mudada tornar-se-ia menos liberal. A referida Proclamação estendeu aos estados do sul dos Estados Unidos a libertação dos escravos. Arthur Conan Doyle tratando do assunto, registraria: - Entretanto, em vão procurará o leitor qualquer referência nos livros de história da grande luta e da vida do Presidente a esse episódio vital. Tudo isto devido ao incorreto tratamento tanto tempo suportado pelo Espiritismo.

*

A História continuou seu curso. Abraham Lincoln foi assassinado pelo ator John Wilkes Booth, em 14 de abril de 1865, no teatro Ford. O ator era simpatizante da causa sulista e defensor da escravidão.

Mary ficou muito consternada com o ocorrido, e dizem até, que não conseguiu acompanhar o traslado do corpo para Illinois, onde foi enterrado.
A viúva passou a participar de sessões em busca de notícias de seu ex-esposo. Iniciando por Chicago e sempre utilizando nomes diferentes do seu para afastar especulações.

Em Boston, usando o nome de Sra. Tundall, diz ter sentido a mão de Abraham sobre seu ombro. Tal fato a encorajou a procurar William Mumler.

O fotógrafo tirou sua foto e Lincoln pousou como um “extra”, ao lado de Mary. Tal fato a confortou e deixou mais tranqüila diante das perdas que sofrera.

Os trechos incluídos neste capítulo foram extraídos do livro “História do Espiritismo”, de Arthur Conan Doyle.

(Texto copiado do site http://www.omensageiro.com.br/personalidades/personalidade-104.htm)

 

FEB- Federação Espírita Brasileira

www.febnet.org.br

 

Editora O Clarim.

www.oclarim.com.br

 

 

Casa Branca. Fachadas Norte e Sul. Washington, DC, EUA.

Imagens/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/White_House#mediaviewer/File:White_House_north_and_south_sides.jpg

 

 

Carnaval: Uma Festa espiritual

 

Geraldo Campetti Sobrinho

 

É natural que queiramos saber a visão espírita sobre o carnaval. O que o Espiritismo diz sobre o assunto?

Opiniões materialistas de apoio e espiritualistas de condenação reforçam a consagrada dicotomia entre o mal e o bem, a sombra e a luz, o errado e o certo,  o material e o espiritual. A visão maniqueísta do a favor ou do contra, do conflito entre dois lados opostos, é tendência comum para registrar o posicionamento de adeptos e críticos ante a curiosa temática.

Por mais que argumentemos, eis uma questão que continuará suscitando acerbas discussões durante muito tempo, até que ela deixe de ter importância. Ainda não é a nossa situação. Falar sobre o carnaval é necessário, pois vivemos a festividade anualmente, com data marcada: a mais comemorada e outras tantas, que se prolongam no decorrer do ano em várias regiões do país e do planeta.

Para que possamos entender melhor o tema, é necessário que percebamos o seu real significado. A par de todas as movimentações de planejamentos e preparativos, ações e zelo – que denotam certa arte e cultura na apresentação de desfiles com seus carros alegóricos e foliões -, somadas as festividades de matizes diversificados, em que grupos se reúnem para comemorações sem medida, não podemos deixar de reconhecer que o carnaval é uma festa espiritual.

O culto à carne evoca tudo o que desperta materialidade, sensualidade, paixão e gozo. O forte apelo do período que antecede, acompanha e sucede o evento ao deus Mamon guarda íntima relação com o conúbio de energias entre os dois planos da vida, o físico e o extrafísico, alimentado pelos participantes, “vivos de cá e de lá”, que se deleitam em intercâmbio de fluidos materialmente imperceptíveis à maioria dos carnavalescos encarnados.

Vivemos em constante relação de intercâmbio, conectando-nos com os que nos são afins pelos pensamentos, gostos, interesses e ações. Sem que nos apercebamos, somos acompanhados por uma “nuvem de testemunhas”, que retrata nossa situação íntima.

Não cabe a análise sob a ótica de proibições ou cerceamento de vontades. Todos somos livres para fazer as escolhas que julgarmos convenientes. Porém, não podemos nos esquecer de que igualmente somos responsáveis, individual ou coletivamente, pelas opções definidas em nossa vida.

O Espiritismo não condena o carnaval, mas, também, não estimula suas festividades. Nesse período são cometidos excessos de todos os graus, com abusos e desregramentos no âmbito do sexo, das drogas, da violência; exageros que extravasam desequilíbrio e possibilitam a atuação de espíritos inferiores que se locupletam com a alimentação de fluidos densos formadores de uma ambiência espiritual de baixo teor vibratório.

 Carnaval é, de fato, uma festa espiritual. Porém, eu não quero participar dessa festa. E você?

O espírita verdadeiro pode e deve aproveitar o feriado prolongado para estudar, trabalhar, ajudar aos outros e conectar-se com o Plano Maior da Vida em elevada festividade espiritual que nos faz bem, proporcionando real alegria e plenitude ao Espírito imortal.

(Copiado do site Febnet)

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo. Últimas vagas.

Santos, SP

 

CONGRESSO ESTADUAL DE ESPIRITISMO

Santos, de 18 a 21 de abril.

 

 

Comissão Organizadora prorroga

prazo para inscrições

 

Atendendo pedidos de muitos confrades, principalmente do Interior paulista, Secretaria do Congresso vai aceitar novas inscrições, incluindo a reserva de apartamentos  num dos hotéis conveniados.

 

São Paulo, 11/02/2015 – A Comissão Organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo decidiu prorrogar o prazo de inscrição, atendendo pedidos de confrades do Interior de São Paulo que não conseguiram concluir o processo pela Internet (via PagSeguro). Para agilizar o processo, a Secretaria do Congresso vai aceitar inscrições diretamente pelo telefone ou por e-mail, assim como as reservas de apartamentos num dos hotéis conveniados.

 

A Comissão está preocupada com o déficit na capacidade hoteleira de Santos, sede do evento, considerando que o Congresso será realizado num período de feriado prolongado (de 18 a 21 de abril). “Por isso, reiteramos aos participantes que façam já a reserva do seu apartamento, aproveitando os preços especiais num dos hotéis parceiros da USE, antes que essas vagas sejam desbloqueadas”, alerta Julia Nezu Oliveira, presidente da USE e da Comissão Organizadora. Até o momento só há vagas bloqueadas no Hotel Atlântico (Praia do Gonzaga) e no Monte Serrat (Centro).

 

Traslado gratuito e Vans na Capital

 

A Comissão Organizadora conseguiu também a oferta de transporte gratuito, pela Prefeitura de Santos, do hotel para a Arena. Também está sendo estudada a possibilidade de transporte fretado, da Capital para a Arena Santos, mas esse serviço só será oferecido se houver número mínimo de interessados.

.

Na Arena Santos, haverá praça de alimentação, cujos quiosques serão explorados por entidades beneficentes da Baixada Santista. A gestão da Livraria do Congresso, onde os inscritos poderão trocar o seu Bônus por livros e outros itens, está a cargo da Distribuidora Candeia, que vai abastecer as prateleiras com o que há de melhor na literatura espírita, incluindo os lançamentos.

 

Serviço

16º Congresso Estadual de Espiritismo

Data – 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.

Inscrições: congressousesp.com.br

Informações: 11 2950-6554 – 16congresso@usesp.org.br

 

Assessoria de Imprensa:

Rubens Toledo (MTb 13776)

Tel. (19) 3837-2035– Cel. (19) 9 9705-9059 (VIVO)

e (19) 9 8129-6159 (TIM) rubenstol@gmail.com

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo [rubenstol@gmail.com])

 

 

Mednesp 2015

Goiânia, GO

 

 

Participe do maior evento de ciência e espiritualidade do planeta. Mais de 100 expositores nacionais e internacionais em mesas redondas, conferências e debates sobre temas impactantes da atualidade. Aberto a profissionais da saúde e ao público em geral. 

www.mednesp2015.com.br 

 

 

 

 

 

 

Retiro de Carnaval da M.E. Ivan de Albuquerque

Jales, SP

 

Bom dia Caros irmãos.

Por ocasião do Carnaval, a Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque, do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, da cidade de Jales, A CASA DE MADÔ, participa de um Retiro de Carnaval, que este ano completa 20 anos.

Eis um dos momentos abençoados da participação dos jovens em atividade descontraída e envolvente.

veja no link abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=lbjFVUB4j_4

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Palestra no Lar Francisco de Assis

Macaé, RJ

 


(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

Ibitinga, SP

 

 

(Informações recebidas em email de contatoadejau@gmail.com; em nome de; ADE Regional Jau [contato@adejau.com.br])

 

 

Carnaval na FEESP - 15º Encontro de Educadores

São Paulo, SP

 

 

Faça sua inscrição

 

http://goo.gl/forms/bJdf2glqo0

 

 

 


cid:638e708497a1ba42f455abc15f32625f@feesp.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Slide1.JPG

 

FEDERAÇÃO ESPIRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Cristina

Área da Infancia e Mocidade

Tel:(11)3115-5544 Ramal 227

"Sonhos não morrem,apenas adormecem na Alma da gente."

Chico Xavier

 

 

 

 

Leia as informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=9579663c-4bc7-452d-a2d1-f8c681ea8642&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Companheiros francos

 

      Há certa classe de amigos que são preciosos e nem sempre lhes damos o justo valor: aqueles que nos dizem a verdade acerca das nossas necessidades de espírito.

       No geral, apreciamos as afeições que nos assegurem conveniências de superfície nos quadros do mundo; confiamos nos que nos multipliquem as posses efêmeras e aliamo-nos aos que nos garantam maior apreço no grupo social.

       É cabível nossa gratidão aos benfeitores que nos ensejam progredir e trabalhar.

       Mas não nos é fácil aceitar o concurso dos amigos cuja palavra franca e esclarecedora nos auxilia na supressão dos enganos que nos parasitam a existência.

       Às suas advertências, mesmo postas em frases de bondade, reagimos de maneira negativa, acusando-os de ingratos.

       Os empreiteiros da difamação e da injúria falam destruindo. Os amigos positivos e generosos advertem e avisam com discrição e bondade. Saibamos ouvi-los.

Emmanuel / Médium Chico Xavier

Livro: Estude e Viva (extrato) - Ed. FEB

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

A Última Ceia. Afresco de Leonardo da Vinci.  Convento Santa Maria delle Grazie. Milão, Itália.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_%28Leonardo_da_Vinci%29#mediaviewer/File:Leonardo_da_Vinci_(1452-1519)_-_The_Last_Supper_(1495-1498).jpg

 

 

 

Triunfadores

 

 

Ante as dificuldades, dois caminhos se apresentam: o da acomodação pura e simples e o do esforço para a superação.

Isso define, no mundo, os perdedores e os triunfadores. Triunfadores sobre si mesmos, sobre a adversidade.

Selma nasceu em uma propriedade agrícola sueca, administrada por sua família.

Portadora de um defeito articular na perna esquerda, aos três anos de idade, viu-se subitamente impedida de andar.

Com as pernas inertes, passou a infância sem brincar muito, a ouvir as histórias e lendas contadas por sua babá, Kaysa.

Sua avó, que a levava de um lado a outro, lhe dizia: Aprenda a voar pelo pensamento.

Quando via as crianças patinando no gelo, ela recomendava: Feche os olhos e com a imaginação patine pelo universo.

Em determinado verão, viajando com a família para uma estação de águas, conheceu a esposa do capitão do navio.

Ao ser convidada a conhecer a embarcação, Selma viu uma ave-do-paraíso e, sendo uma criança de imaginação aguçada, achou-a capaz de fazer milagres, fato que a fez, repentinamente, voltar a andar, apesar de continuar claudicando, por causa das dores que sentia na perna esquerda.

Aos quinze anos, depois de ter dedicado toda a infância à leitura, Selma decidiu que seria escritora e passou a escrever versos.

A situação financeira da família, agravada pela doença do pai, definiu a venda da propriedade, onde Selma nascera, crescera e tanto amava.

Aos vinte e quatro anos, com a ajuda financeira de um empréstimo feito por seu irmão Johan, Selma entrou para a escola de formação de professores.

Ela se tornou professora de história e prometeu a si mesma que iria readquirir a propriedade familiar.

Graças à sua imaginação, alimentada pelos mitos, lendas e histórias de fantasmas de sua terra, escreveu contos, que se materializaram em livros.

Seu grande sucesso, alcançado em 1910, veio com um livro que foi desafiada a escrever por um diretor de escola. Um livro que contasse a história e a geografia da Suécia para as crianças das séries primárias.

Com isso, conseguiu seu intento: readquirir a  propriedade da família, onde voltou a residir e viveu até o final dos seus dias.

Ao receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1910, ela narrou um encontro que teve com seu pai, desencarnado, enquanto adormecera no trem, a caminho de Estocolmo. Ele a lembrou que deveria ser grata.

Por isso, foi um discurso de gratidão, em que disse não ser nada mais do que a boca e a caneta, registrando o que sua mente, desde a infância, recebera.

Falou da grande dívida de gratidão que levava em seu coração. E afirmou: A gratidão é o fardo mais pesado que se carrega. Não há como resgatar essa dívida eterna.

Selma não somente superou as próprias dificuldades, mas foi militante das causas feministas e uma pacifista convicta.

No início da Segunda Guerra Mundial, ajudou vários intelectuais alemães a fugirem, conseguindo-lhes vistos suecos.

A poetisa alemã Nelly Sachs foi por ela salva de ser colocada num campo de concentração.

Escreveu a grande contista sueca:Ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para a suportar.

Redação do Momento Espírita, com base em
 dados biográficos de Selma Lagerlöf.
Em 10.2.2015.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Selma Lagerlof. Óleo sobre tela de Carl Larsson. Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Selma_Lagerl%C3%B6f#mediaviewer/File:Selma_Lagerlof_(1908),_painted_by_Carl_Larsson.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br