Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/27-02-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/26-02-2015.htm

25-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/25-02-2015.htm

24-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/24-02-2015.htm

23-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/23-02-2015.htm

21-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/21-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVII,  8

Sede perfeitos

 

 

A virtude

 

     8. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, quase sempre as acompanham pequenas enfermidades morais que as desornam e atenuam. Não é virtuoso aquele que faz ostentação da sua virtude, pois que lhe falta a qualidade principal: a modéstia, e tem o vício que mais se lhe opõe: o orgulho. A virtude, verdadeiramente digna desse nome, não gosta de estadear-se. Adivinham-na; ela, porém, se oculta na obscuridade e foge à admiração das massas. São Vicente de Paulo era virtuoso; eram virtuosos o digno cura d’Ars e muitos outros quase desconhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus. Todos esses homens de bem ignoravam que fossem virtuosos; deixavam-se ir ao sabor de suas santas inspirações e praticavam o bem com desinteresse, completo e inteiro esquecimento de si mesmos.

     À virtude assim compreendida e praticada é que vos convido, meus filhos; a essa virtude verdadeiramente cristã e verdadeiramente espírita é que vos concito a consagrar-vos. Afastai, porém, de vossos corações tudo o que seja orgulho, vaidade, amor-próprio, que sempre desadornam as mais belas qualidades. Não imiteis o homem que se apresenta como modelo e

trombeteia, ele próprio, suas qualidades a todos os ouvidos complacentes. A virtude que assim se ostenta esconde muitas vezes uma imensidade de pequenas torpezas e de odiosas covardias.

     Em princípio, o homem que se exalça, que ergue uma estátua à sua própria virtude, anula, por esse simples fato, todo mérito real que possa ter. Entretanto, que direi daquele cujo único valor consiste em parecer o que não é? Admito de boa mente que o homem que pratica o bem experimenta uma satisfação íntima em seu coração; mas, desde que tal satisfação se exteriorize, para colher elogios, degenera em amor-próprio.

     Ó vós todos a quem a fé espírita aqueceu com seus raios, e que sabeis quão longe da perfeição está o homem, jamais esbarreis em semelhante escolho. A virtude é uma graça que desejo a todos os espíritas sinceros. Contudo, dir-lhes-ei: Mais vale pouca virtude com modéstia do que muita com orgulho. Pelo orgulho é que as humanidades sucessivamente se hão perdido; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir. – François-Nicolas-Madeleine. (Paris, 1863.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

David - The Death of Socrates.jpgEstátua de S. João Maria Vianney, O Cura d’Ars. Catedral de Montevidéu, Uruguai.

Foto Ismael Gobbo

 

 

O paradoxo do mal perpétuo

 

Richard Simonetti

Richardsimonetti@uol.com.br

 

Zenão de Eléia (490-430 a.C.), era discípulo de Parmênides (século VI a.C.), cujas ideias sobre o movimento defendia em inteligentes paradoxos, conceitos que contrariam o senso comum.

O mais famoso estabelece confronto entre Aquiles e uma tartaruga, em inusitada corrida.

       Se o herói grego lhe desse vantagem inicial de alguns metros, jamais a alcançaria. Quando chegasse ao local de onde a tartaruga partira, ela estaria num ponto adiante; ao atingi-lo sua oponente teria caminhado mais… Assim, sucessivamente, ele sempre atrás.

Obviamente o engenhoso paradoxo de Zenão é atropelado pela realidade. Em breves instantes, o herói grego a ultrapassaria. Na prática, a teoria pode ser bem diferente.

       Algo semelhante ocorre com a contestação à Lei de Causa e Efeito, enunciada pela Doutrina Espírita, segundo a qual estamos sujeitos a um mecanismo de ação e reação, que faz repercutir em nós o que fazemos aos outros.

Trata-se de uma norma divina conhecida desde que o Homem começou a cogitar dos porquês da vida. Está presente na milenar filosofia hindu, definida como carma ou a consequência das ações humanas.

       Jesus também a enunciou, ao proclamar que a cada um será dado segundo suas obras. No entanto, há quem pretenda negar a Lei de Causa e Efeito enunciando um paradoxo: se mato alguém, alguém irá me matar para que eu receba de volta o mal praticado e resgate o meu débito.  Meu algoz, por sua vez, deverá perecer nas mãos de um agressor; este será justiçado por outro, que defuntará nas mãos doutro… Assim, indefinidamente. Seria a perpetuação do mal. Esse paradoxo é desmontado pela Doutrina Espírita a partir de singela revelação: Deus não necessita do concurso humano para promover a justiça.

A prática do mal desequilibra nossa alma, gerando desajustes físicos e psíquicos que nos oprimem, impondo-nos dolorosas retificações. Naturalmente, a extensão de nossos comprometimentos e a intensidade dos depurativos cármicos dependerão de múltiplos fatores, que escapam à apreciação humana.

Dizem respeito à idade espiritual, o grau de inteligência e discernimento, as contingências e necessidades…

Não obstante, aprendemos a distinguir o certo do errado, o bem do mal, na medida em que recebemos de retorno as consequências de nossas ações.

       Com objetivos educativos, a Lei de Causa e Efeito nos mostra o que devemos e o que não podemos fazer. Não importa se desconhecemos a origem de nossos males, gerados a partir de ações pretéritas, em reencarnações anteriores, ou se não temos consciência desse mecanismo. A lei funciona, em princípio, tendo por base os reflexos condicionados.

A criança foge instintivamente do fogo, não por noção de que pode queimar-se, mas porque desde remoto passado, em existências anteriores, andou às voltas com ele.

A jovem, hoje recatada e prudente, deve sua vocação para a virtude às impressões de que está impregnada sua memória espiritual, quanto às funestas consequências de um passado de promiscuidade e vícios nos domínios do sexo, em existências anteriores.

O chefe de família cuidadoso e responsável, traz a consciência desperta, em face de sofrimentos resultantes de sua omissão e infidelidade no pretérito.

       É assim que, de existência em existência, de experiência em experiência, aprendemos a respeitar o semelhante e a cumprir os nossos deveres, deixando de brincar com o destino, como quem brinca com fogo, intuindo que poderemos nos queimar.

       Destaque-se algo de suma importância: o conhecimento desse mecanismo acelera nossa evolução. Não precisamos sofrer queimaduras para saber que devemos ter cuidado com o fogo. Podemos nos valer da experiência alheia.

       É o que nos proporciona a Doutrina Espírita, colocando-nos em contato com Espíritos sofredores que colhem no Além as consequências de seus desatinos na Terra.

Suas informações valem por oportunas advertências quanto aos cuidados que devemos ter, os caminhos que devemos percorrer, exercitando o Bem, a fim de evitar as dolorosas lições cármicas resultantes de nosso envolvimento com o mal.

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti, datado de 25-02-2015)

 

Busto em bronze do filósofo  Zenon de Eléia, originário da “Villa dei Papiri”, Herculano, Itália. Do último quarto do

Século I a.C, a partir de obra  anterior da primeira metade do séc. III a.C. Do Museu Arqueológico Nacional de Nápoles,

fotografado em exposição  no Coliseu de Roma em 23-12-2012, por  Ismael Gobbo

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE

terá presença do jornalista Heródoto Barbeiro

 

CONGRESSO ESTADUAL DE ESPIRITISMO

Santos, de 18 a 21 de abril.

Heródoto Barbeiro confirma presença Jornalista comentará aspectos históricos da Revolução Francesa, antecedendo conferência sobre os 150 Anos de O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, obra que traz, do além-túmulo, alguns dos personagens desse grande acontecimento da História.

O jornalista e âncora da TV Record, Heródoto Barbeiro, confirmou presença no 16º Congresso Estadual de Espiritismo, que se realiza em Santos, de 18 a 21 de abril. Heródoto deverá utilizar a tribuna da Arena-Santos antecedendo conferência da doutora Anete Guimarães sobre os 150 anos de O Céu e o Inferno, quarta obra básica da Codificação Espírita.

 

O jornalista, que se diz adepto do Budismo e simpático ao Espiritismo, comentará aspectos históricos da Revolução Francesa, acontecimento que pavimentou o caminho para a democracia e também contribuiu para a disseminação dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Alguns dos personagens da Revolução estão na obra sesquicentenária de Allan Kardec, na série de depoimentos recolhidos pelo Codificador, embora esses Espíritos não tenham revelado sua identidade.

O Congresso Estadual de Espiritismo é uma promoção da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) e será realizado na Arena Santos (Rua Rangel Pestana). Participam cerca de mil congressistas, mas as conferências, como a de Anete Guimarães, são abertas também ao grande público, e devem receber até 5 mil pessoas. As inscrições para o evento se encerram neste sábado (28) e podem ser feitas pela Internet (www.usesp.org.br) ou diretamente pelo telefone (011) 2950-6554 ou ainda pelo e-mail 16congreso@usesp.org.br.

Serviço

16º Congresso Estadual de Espiritismo

Data – 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.

Inscrições: congressousesp.com.br

Informações: 11 2950-6554 – 16congresso@usesp.org.br

 

Assessoria de Imprensa:

Rubens Toledo (MTb 13776)

Tel. (19) 3837-2035– Cel. (19) 9 9705-9059 (VIVO)

e (19) 9 8129-6159 (TIM) rubenstol@gmail.com

--

Rubens Toledo - 
Tel. 19 3837-2035 - Cel. 19  9 9705-9059

(Informação recebida em email de Rubens Toledo)

 

Jardins na Praia do Boqueirão, Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Seminário e Palestra programados para o G.E. das Samaritanas

Poços de Caldas, MG

 

(Informações  recebidas em email de Sandra Moraes [sfdemoraes@gmail.com])

 

 

Início do ano letivo na Mansão do Caminho

Salvador, BA

 

No dia 9 de fevereiro do ano corrente, a Mansão do Caminho voltou a ser envolvida pela atmosfera dúlcida da infância, isso porque regressaram para os cuidados da Instituição centenas de crianças que estavam em férias de fim de ano. 
           A criançada da Creche A Manjedoura, do Jardim Esperança e Alvorada Nova foi carinhosamente acolhida pela equipe pedagógica da Mansão, liderada pela coordenadora do núcleo educacional, Clese Mesquita, que inaugurou o ano letivo com uma sessão aberta com crianças, professoras, funcionárias e pais na quadra de esportes, onde cantaram o Hino Nacional com mãos no peito e tom otimista... 

Em seguida, os pequenos foram levados para as suas respectivas unidades, sendo amavelmente familiarizados com suas novas salas, onde fizeram suas atividades recreativas e educativas. Como de praxe, às 11h30min, a meninada almoçou e tirou sua sonequinha da tarde, um cenário que sempre transmite afabilidade e paz...

 

Texto:  Lívia Maria C. Sousa  - Editora e revisora da LEAL

Fotos : Fátima Oliveira

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fátima Oliveira [fatimaoliveiraba@gmail.com])

 

 

Inscrição ao Mednesp 2015

Goiânia, GO

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Programação da XXIII Ceifa

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [adrianoreisbarroso2009@hotmail.com])

 

 

Programação de Reunião do CPDoc

São Paulo, SP

 

Programação CPDoc.jpg

(Informação recebida em email de amigos-cpdooc@googlegroups.com; em nome de; Contato CPDoc [contato@cpdocespirita.com.br])

 

 

Palestra programada para o LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/02/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "O SENTIDO DA VIDA"

PALESTRANTE: "SEBASTIÃO MIGUEL"

PARTE MUSICAL: "LEANDRO MARQUES"

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [divulgacaoluzeamor@yahoo.com.br])

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis – SP

 

allankardecpenapolis@gmail.com

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 - Semana de 01 a 07 de Março 2015
Imagem inline 1

Obs.: Se não desejar receber este Anúncio Semanal, envie e-mail com a palavra "Cancelar" para  allankardecpenapolis@gmail.com, pelo que agradecemos.

(Informação recebida em emails allankardecpenapolis@gmail.com e de Joao Marchesi [joao.marchesi55@gmail.com])

 

 

Grupos de Estudo da Doutrina Espírita na SEEV

Pelotas, RS

 

 "A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a abertura de inscrições para grupos de estudo da Doutrina Espírita. São oferecidos dois horários: terça​s​ -feiras, ​das 20 às 22 horas e sábado, das 14 às 16 horas. O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses. Início no dias ​17/3 (​terças)  ou ​ no dia​ ​21/3  (​sábados)

Os interessados pode​rão  efetuar sua inscrição, via internet, no endereço www.sociedadevida.org

As reuniões ocorrerão na ​ sua​ sede ​na  Rua Santa Cruz, 601

​O curso é gratuito.

 

(Informação em email de eduardoborn@gmail.com; em nome de; Soc Est Espiritas Vida [sociedadevida@gmail.com] e site)

 

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

cezildagama@gmail.com

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [cezildagama@gmail.com] de 25/02/2015)

 

 

Paula Zamp no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Rosana [romiranda@trevisan.adv.br]; de locutor - FEAL [locutor@feal.com.br]  e de Regina Bachega)

 

 

Novo livro psicografado por Raul Teixeira

 

Pré-venda do livro: Todos precisam de paz na alma

http://www.editorafrater.com.br/livros/pre-venda-do-novo-livro-psicografado-por-raul-teixeira-todos-precisam-de-paz-na-alma/

Pré-venda na loja da Editora Fráter

“Pela reencarnação na Terra, há momentos em que a luta forja uma saga de heróis; há momentos em que o prazer prossegue sendo os conflitos da alma; há momentos em que a dor, a angústia e a tormenta seguem os passos das criaturas. Existem pessoas que sofrem muito e não têm um ombro para chorar”. Benedita Maria.

Numa linguagem simples e objetiva, a Benfeitora Benedita Maria oferta-nos inspiradas meditações para que possamos bem compreender temas como nosso papel no mundo, nossa relação com os outros, nossa busca pela maturidade, nossas crenças e suas consequências, temas para quais o ser humano vem buscando respostas que nem sempre são encontradas a contento.

Todos Precisam de Paz na Alma é uma obra maravilhosa e merece nossa especial atenção, em virtude da agitação da vida moderna; dos excessos de distrações facultadas pelo avanço da tecnologia; do afrouxamento dos valores morais; do crescimento dos valores materiais e o distanciamento de Deus.

As pessoas precisam de rumo certo para viver em paz; precisam de paz na alma para viver com saúde.

-------------------------------

Antecipe-se ao lançamento e compre agora o novo livro da psicografia de Raul Teixeira, pelo espírito Benedita Maria.

Aproveite a primeira edição e garanta o seu exemplar. Esta é uma pré-venda e será entregue no dia 31 de março.

 http://www.editorafrater.com.br/livros/pre-venda-do-novo-livro-psicografado-por-raul-teixeira-todos-precisam-de-paz-na-alma/

 

(Informação em email de Sociedade Espírita Fraternidade [emaildosite@skin.sef.org.br])

 

 

Pizza promovida pela USE Franca

Franca, SP

 

 



--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [usefranca@gmail.com])

 

 

Bazar da Pechincha da Instituição Beneficente Nosso Lar

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [locutor@feal.com.br])

 

 

Lar Maria José pede ajuda

Salvador, BA

 

AJUDA URGENTE LAR MARIA JOSÉ - ASILO Entrar em Contato com Deuslene Salvador(BA)

Amorosos Amigos

Saudações em Cristo com muito Amor

 

Nós estamos passando uma urgente informação em que nossa querida e amorosa Deuslene (Lene) nos pede ajuda com socorro ao Lar Maria José, pois ela informou que a vigilância notificou o asilo 

Abaixo está o contato de Deuslene (Lene) 

 (71) 33571845 / (71) 92562073 /(71) 88706071

E-mail de Deuslene (Lene) - lene.oliveirap@hotmail.com

Abaixo está tudo direitinho

Meus irmãos,
o Lar Maria José está precisando com urgência de verba para fechar a área de 48 m² com tela de proteção para idosos, fazer 3 rampas de madeira entre outros.
A vigilância já notificou o asilo, e se não fizerem isso até 03/03/15, o asilo será fechado.
Pense nos estados dos idosos, dona Silvia a responsável não sabe o que fazer.
Vamos tentar ajudar. Segue em anexo fotos do asilo.

Abaixo está o contato de Deuslene (Lene) 

 (71) 33571845 / (71) 92562073 /(71) 88706071

E-mail de Deuslene (Lene) - lene.oliveirap@hotmail.com

Deus abençoe a todos
Lene

(Informação repassada em emails por Edward Cobem 7 [enmjunior@gmail.com]  e por Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_03-15

 

 

(Com informação de Leopoldo Zanardi)

 

 

Dupla Renovação

 

RENOVAÇÃO DO MUNDO

Cada mensagem psicografada é antecedida pelas explicações do médium Chico Xavier sobre a reunião em que ela foi obtida e os motivos que a determinaram.

Nosso grupo de amigos, antes da reunião, discutia sobre os problemas da nossa época. Todos partilhávamos da conversação, tratando da renovação do nosso mundo. Salientávamos as dificuldades espirituais em curso. O horário chamou-nos às tarefas programadas. E depois da prece inicial, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ofertou para estudo o item 19 do capítulo III (9).  Os comentários dos companheiros a respeito foram os mais valiosos. E ao terminar a nossa reunião, foi Emmanuel quem trouxe a página mediúnica Dupla Renovação de complementação dos estudos.

(9) O item citado trata da evolução dos mundos e refere-se especialmente à Terra, concluindo pela afirmação de que o nosso planeta se encontra “num dos seus períodos de transição, em que passa de mundo expiatório a mundo de regeneração”. As crises que o abalam são apenas sintomas desse lento processo de sua transformação.

DUPLA RENOVAÇÃO

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Diálogo dos Vivos. Lição nº 21. Página 126.

 

“Época de Transição”: esta é a legenda que repetis frequentemente para definir a atualidade terrestre, em que surpreendeis, a cada passo, larga fieira de ocorrências inusitadas.

Conflitos.

Desencarnações em massa.

Acidentes enlutando almas e lares.

Desvinculações violentas.

Dramas no instituto doméstico.

Processos obsessivos, culminando com perturbações e lágrimas.

Moléstias de etiologia obscura.

Incompreensões.

Forçoso observar, no entanto, que o plano físico e o plano espiritual que se lhe segue reagem constantemente um sobre o outro. Criaturas desencarnadas atuam no ambiente dos companheiros encarnados e vice-versa.

E se vos reportais ao término do segundo milênio de civilização cristã em que vos achais, com a expectativa e o entusiasmo de quem se vê à frente de uma era nova, as mesmas circunstâncias se verificam na Espiritualidade, entre aqueles que aspiram a obter o retorno à Terra, expressando propósitos de auto-burilamento em nível mais alto de evolução.

É por isso que legiões enormes de irmãos, domiciliados no Mais Além, vêm solicitando, desde algum tempo, reencarnações difíceis; testemunhos acerbos de aperfeiçoamento íntimo; tempo curto no veículo físico, de modo a complementarem tarefas inacabadas em diversos setores da experiência humana; presença ligeira junto de seres queridos, a fim de chamá-los à consideração da Vida Superior; ou empreitadas de serviço moral para a liquidação de empreendimentos redentores, largados por eles nos caminhos do tempo.

Para isso, tentam aproveitar-se da última vigésima parte do segundo milênio, a que nos referimos, para encerrarem o balanço das experiências menos felizes que lhes dizem respeito nos séculos últimos.

Perante a Vida Maior, quase tudo aquilo que vedes, presentemente, em matéria de agitação ou desequilíbrio, nada mais significa que a movimentação mais intensa de vastas coletividades que retornam à Esfera Física, em regime de urgência, no intuito de conseguirem retoques e meios com que possam abordar os tempos novos em condições mais dignas de trabalho e progresso.

Mantenhamo-nos prudentes, abstenhamo-nos de agravar dificuldades, evitemos a formação de problemas, orando e construindo, seja nos obstáculos que nos atinjam, seja nas inquietações que assaltem aos outros.

Mas sejam quais forem as circunstâncias, estejamos atentos à fé para servir e compreender, reconhecendo que todas as Provas de Hoje são Recursos e Instrumentos de que se vale a Providência Divina a fim de conduzir-nos à Vida Melhor de Amanhã.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Pedra Grande, Atibaia, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homens de Deus

 

 

Quando ouvimos palestras de elevado conteúdo, normalmente pensamos que aqueles homens e mulheres que assim expressam seus conhecimentos morais, são pessoas especiais.

Por serem portadores de imensa bagagem cultural, os imaginamos a ler horas e horas, diariamente, em gabinetes ou salas especiais, sem ruídos que os possam perturbar.

Cogitamos que suas vidas sejam um contínuo meditar em torno dos ditos evangélicos, entremeado de orações e hinos de louvor ao Senhor da vida.

Imaginamos que, em seus lares, somente se ouça música erudita. Talvez composições de Bach desde a manhã, para que, conforme o grande compositor, em havendo devotação à música, Deus esteja sempre perto com Sua presença generosa.

Imaginamos que são pessoas que jamais elevam o tom de voz, que não correm para não chegarem atrasadas a compromissos, não se apressam, não se inquietam, mantendo um constante elo com a Divindade, como se se encontrassem em uma redoma que de tudo as protegesse.

Esquecemos de que são homens e mulheres que vivem no mundo. São profissionais, com suas horas de trabalho. São pais e mães com todas as preocupações da educação dos filhos e da manutenção do lar.

São pessoas que enfrentam o trânsito das cidades populosas, as longas esperas em aeroportos. Também filas em supermercados, feiras e organismos públicos.

Lembramos do Sadhu, o místico indiano, Sundar Singh, que viveu entre os séculos XIX e XX.

Desde que ele vestira a túnica cor de açafrão e, descalço, iniciara a pregação do Evangelho de Jesus, pela Índia, China, Japão, Tibete e, enfim, alcançara o Ocidente, era tido como alguém especial.

Certa feita, em Copenhagen, uma dama da alta nobreza lhe pediu que a abençoasse. Ele disse que suas mãos não eram dignas disso realizar. Somente as mãos de Cristo abençoam.

Em outra oportunidade, hospedado em casa de um velho amigo, foi deixado, por alguns minutos na sala, em companhia dos dois filhinhos gêmeos, de cinco anos.

Ao retornar ao recinto, o anfitrião encontrou o visitante com as mãos no assoalho, com as duas crianças nas costas. Os três riam às gargalhadas.

E todos sabiam que Sundar Singh era dado à meditação, tendo, em seus últimos anos, êxtases diários. Entretanto, ali estava ele, servindo de cavalgadura aos meninos.

*  *   *

Homens que se devotam ao bem, à semeadura nos corações, quando equilibrados, dão mostras, diariamente, de que viver cristãmente é conviver com as pessoas, é suportá-las, é demonstrar, com atitudes, o que seja estar em paz consigo mesmo.

São pessoas que levam muito a sério o seu trabalho, profissional e doutrinário. Mas que não estão alheadas da realidade.

Leem jornais, assistem televisão, vão ao cinema, se informam acerca do que ocorre nesta aldeia global em que vivemos.

Sabem rir, contar causos interessantes, serem amáveis, entre os colegas de profissão, clientes e amigos.

Não são fanáticos. Sabem que tudo tem sua hora certa, conforme instrui o livro bíblico: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Pensemos nisso e busquemos lhes seguir os exemplos de trabalho, dignidade e honradez.

O verdadeiro servidor do bem se manifesta em suas ações em todas as ocasiões.

 

Redação do Momento Espírita, com fatos extraídos do cap. 
13, do livro 
O apóstolo dos pés sangrentos, de Boanerges 
Ribeiro, ed. Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
Em 26.2.2015.

 

(Copiado do site Feparana)

SadhuSundarSingh.jpg

Sadhu Sundar Singh

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sadhu_Sundar_Singh

 

 

Homenagem

Francisco de Menezes Dias da Cruz

27-02-1853 / 30-09-1937

 

Francisco de Menezes Dias da Cruz, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de antecedente de igual nome (chefe do Partido Liberal no Rio e professor da Faculdade de Medicina) e de D. Rosa de Lima Dias da Cruz, nasceu a 27 de Fevereiro de 1853. Foi professor de Matemática no Colégio Pinheiro, no qual concluíra o curso de humanidades. Era, nessa época, aluno da Escola de Medicina, durante a qual contraiu núpcias com a Exma. Sra. D. Adelaide Pinheiro Dias da Cruz. Ao formar-se em Medicina, perdeu o pai, que havia sido ferido à baioneta na Igreja do Sacramento. Foi bibliotecário durante dez anos da Câmara Municipal, sendo demitido ao ser proclamada a República, sob a falsa imputação de monarquista. Presidiu o Curso Hahnemaniano e o Instituto Hahnemaniano do Brasil. Possuidor de enorme clínica, o Dr. Dias da Cruz não fugia aos deveres da caridade, dando, assim expansão aos seus sentimentos humanitários. Homem de grande e invulgar cultura, deixou riquíssima biblioteca. Estudioso desde a infância, preocupou-se com a ciência homeopática e, mais tarde, diante de provas irrefutáveis tornou-se espírita dos mais caridosos e evangélicos. É interessante relatar, ainda que superficialmente, a maneira por que se verificou sua conversão. Tendo chegado ao seu conhecimento que o espírito de seu genitor desenvolvia largo programa de caridade, através de médiuns receitistas, decidiu ele, homem austero e cultor da verdade, ir à Federação Espírita Brasileira para observar e apurar quanto de real pudesse haver em torno da informação recebida. Iniciada a reunião com a prece habitual, passou-se ao estudo doutrinário. Até então nada ocorrera suscetível de lhe permitir aceitar a sessão das manifestações atribuídas ao espírito de seu pai. Já estava propenso a acreditar em mistificação, quando, à mesa que dirigia os trabalhos, um médium demonstrou haver caído em transe. Era, afinal, a tão desejada manifestação que inesperadamente se realizava. Através do médium, o Espírito do primeiro Dr. Dias da Cruz pediu que chamassem seu filho, que ali se encontrava no meio dos assistentes. Surpreso, este se aproximou, incrédulo. A um dado momento, porém, seu genitor disse-lhe: Você se lembra daquele fato que ocorreu conosco, na praça tal? E, a seguir, revelou uma ocorrência só de ambos conhecida, Diante disso, o Doutor Dias da Cruz (filho) sentiu chegada a hora de se render à inelutável evidência. Ninguém o conhecia naquela assembléia e o fato referido pelo espírito era absolutamente desconhecido de toda a sua família, pois somente os dois dele haviam tido o conhecimento. Percebeu, então, que ao seu caráter íntegro e probo só havia um caminho: aceitar a veracidade da manifestação espirítica de seu genitor. E fê-lo sem constrangimento, com a simpleza natural das almas puras. Pôs-se a estudar o Espiritismo, enfronhou-se na interpretação dos textos doutrinários e passou a ser, daí por diante, um novo e valoroso servidor do Cristo nas fileiras dos seguidores de Kardec. Em 1885, pronuncia na Federação Espírita Brasileira a sua primeira conferência, e desde então participou de várias comissões importantes de defesa do Espiritismo (1890, 1892 e 1893) . Em 1890, em substituição ao Dr. Bezerra de Menezes, foi, então, o Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz, que anteriormente ocupava a vice-presidência, eleito presidente da Federação Espírita Brasileira, cargo que exerceu com devotamento até os primeiros dias de 1895, quando foi substituído, temporariamente, por Júlio César de Menezes, o “Kardec brasileiro”, seu colega de profissão e amigo. Sob a sua presidência foram iniciados os trabalhos de socorro material e espiritual da Assistência aos Necessitados, que até hoje constituem o cerne dos serviços cristãos prestados pela Federação Espírita Brasileira . Muitos foram os delicados companheiros que o ajudaram nessa obra grandiosa, mantida e desenvolvida com o maior carinho pela Casa de Ismael, sendo justo salientarmos, de passagem, o nome do confrade Bernardino Cardoso, o qual lhe entregava mensalmente a quantia de um conto de réis. Elevada importância para aqueles tempos (mais de 300 dólares), a fim de que fosse distribuída com os pobres de sua clinica, sob a condição de lhe não revelar o nome. Em 1896, por proposta de Bezerra de Menezes, e em atenção aos abnegados serviços prestados à Federação Espírita Brasileira, foi Dias da Cruz aclamado presidente honorário da mesma. Dirigiu o Reformador durante o período da sua presidência e escreveu inúmeros artigos doutrinários e de polêmica com assinatura modesta de “ Um espírita “. É também autor do livro “O Professor Lombroso e o Espiritismo “. Foi quem primeiro tentou, em 1891, adquirir um prédio próprio par a FEB e montar oficina tipográfica para a impressão do “Reformador” e de obras espíritas em geral. Este segundo Dias da Cruz foi, portanto, vice-presidente e presidente da Federação durante muitos anos, desencarnando na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de Setembro de 1937, na avançada idade de 84 anos. Gloriosa ancianidade essa, atingida após proveitoso dispêndio de energias em favor do próximo. Em 1900, o Dr. Dias da Cruz reorganiza, ressuscita o “Instituto Hahnemaniano do Brasil “, que havia sido criado em 1878 pelo mais afamado médico homeopatia do Império, o Dr. Saturnino Soares de Meireles, seu primeiro presidente. Dias da Cruz alugou no centro da cidade, à rua da Quitanda n.º 59, uma casa para seu consultório, e neste reinstalou o Instituto Hahnemaniano do Brasil. Por Alguns anos os membros do Instituto ali se reuniram, datando dessa época um novo ciclo de grandes atividades e realizações. Após a morte do Dr. Joaquim Murtinho, subiu à presidência do Instituto, por um ano, o Dr. Teodoro Gomes. Substituiu-o o Dr. Licínio Cardoso, sob a vice-presidência do Dr. Dias da Cruz. Esse foi o período áureo da Homeopatia no Brasil, e frisa um historiador que ao Dr. Dias da Cruz cabe grande parcela das glórias que o Instituto conquistou durante a presidência do Dr. Licínio Cardoso. Os “Anais de Medicina Homeopática “, cuja publicação fora interrompida em 1884, reapareceram em Janeiro de 1901, devido aos esforços do “mais puro dos homeopatas brasileiros”, o Dr. Dias da Cruz, que arrancou a revista do Instituto do túmulo onde jazia, dando-lhe lugar honroso entre as publicações periódicas sobre Medicina. Dela foi ele redator de 1901 a 1902, e de 1906 a 1910. Ficou célebre a polêmica (1900-1901) entre o doutor Dias da Cruz e o Dr. Nuno de Andrade, Diretor Geral de Saúde Pública, médico alopata e acirrado inimigo da Homeopatia, o qual acabou por ser exonerado do cargo que ocupava. Fundada em 1912, a Faculdade Hahnemaniana (posteriormente denominada Escola de Medicina e Cirurgia, com sede atual à rua Frei Caneca), Dias da Cruz colaborou na organização dos programas de ensino do novel estabelecimento, no qual lecionou a cadeira da Farmacologia e, mais tarde, a 1ª cadeira de Matéria Médica, constituindo-se em verdadeiro mestre de toda uma nova geração. Dias da Cruz foi por muitos anos o orador oficial do Instituto. Sua eloquência e seu saber impressionavam a todos. Quando da inauguração do Hospital Hahnemaniano, em 1916, discursou brilhantemente em nome do Instituto, ante numerosa e ilustrada assistência, presentes Licínio Cardoso, Carlos Maximiliano, Ministro da Justiça, o Barão de Brasílio Machado, Presidente do Conselho Superior do Ensino, o Dr. Paulo de Frontin, Diretor da Escola Politécnica, e representantes do Presidente da República e de Ministérios em geral. Em 1926, o Dr. Licínio Cardoso pede demissão da presidência do Instituto, sendo eleito, para substituí-lo, o Dr. Fransisco de Menezes Dias da Cruz. Este exerceu o cargo de Presidente efetivo até 29 de Janeiro de 1930. Nesse dia, reunido o Instituto em sessão extraordinária, foi aclamado presidente-perpétuo o Dr. Dias da Cruz, após este haver renunciado, por motivo de saúde, ao cargo de Presidente para o qual acabava de ser reeleito. “Sua aclamação” - escreveu um historiador - “foi um direito conquistado por seu valor mora, sua capacidade intelectual e, sobretudo, por firmeza de suas convicções homeopáticas”. De 25 a 30 de Setembro de 1926 foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Homeopatia, sob a presidência do Dr. Dias da Cruz. Propagandista dos mais convictos e autorizados, possuidor de excelente cultura médica, mestre reconhecido pela sua proficiência, com vasta clínica em que abundaram notabilíssimas curas, constituiu ele, por mais um século, “um dos grandes marcos no progresso da Homeopatia no Brasil”. “Não erramos afirmando“- escreveu o Dr. José Emígdio Rodrigues Galhardo - “ser o Dr. Dias da Cruz, entre os homeopatas brasileiros, aquele que maiores e mais perfeitos conhecimentos tem da doutrina hahnemaniana”. Dizem os seus contemporâneos que o cumprimento do dever era quase que sagrado para o Dr. Dias da Cruz. Como professor, jamais deixou de comparecer à hora certa em suas aulas. Como clínico no Hospital Hahnemaniano, não se fazia esperar pelos doentes . Eis em síntese, a brilhante personalidade daquele que dignificou o Espiritismo e a Homeopatia no Brasil. Fonte: Wantuil, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil. FEB.

 

 

 (O texto foi copiado do site http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-de-Menezes-Dias-da-Cruz.pdf)

Samuel Hannemann, “Pai da Homeopatia”.

Imagem/fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/55/Samuel_Christian_Hahnemann.jpg/600px-Samuel_Christian_Hahnemann.jpg

 

Símbolo e Medalha do Instituto Hahnemanniano do Brasil

Copiado de http://www.ihb.org.br/BR/docs/EstatutoIHB.pdf

O Instituto foi presidido por Francisco de Menezes Dias da Cruz.

Sede histórica da FEB- Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, RJ., onde  

 Francisco de Menezes Dias da Cruz prestou relevantes serviços ao movimento espírita.

Foto Ismael Gobbo.

 

Rua Dias da Cruz, no Bairro do Méier, Rio de Janeiro.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_Dias_da_Cruz.JPG

 

Leia mais:

História da Homeopatia:

http://www.bentomure.com.br/farmacotecnica_historia_da_homeopatia.html

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br