Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 15 de junho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/15-06-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/13-06-2015.htm

12-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/12-06-2015.htm

11-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/11-06-2015.htm

10-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/10-06-2015.htm

09-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/09-06-2015.htm

 

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

CONTINUAÇÃO:

 

 

 

 

 

 

CONTINUA:

 

(Copiado do site Febnet)

O homem encarnado possui  espírito, perispírito e corpo físico. O desencarnado só não tem o corpo.

Imagem/fonte: http://www.samaritanos.com.br/2014/03/02/o-perispirito

 

Veja vídeo:  William Crooks e as pesquisas com materializações do espírito Katie King

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qbgdMQprVlU

 

 

 

 

 

Comitiva da FEB e UEM na

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo

 

 

 

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jornal Espaço Espírita <jesusespirita@feal.com.br>
Data: 11 de junho de 2015 11:46
Assunto: {CEJN - Centro Espirita Jesus de Nazaré - Barra Velha/SC} Notícias Espíritas ■ Comitiva da FEB e UEM na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo
Para: centro-espirita-jesus-de-nazare@googlegroups.com

 

No dia 5 de junho de 2015, o presidente da Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo e Matozinhos Jhon Harley recebeu na Casa de Chico Xavier os presidentes da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho, e da União Espírita Mineira, Henrique Kemper, além da diretora da FEB Marta Antunes e de alguns presidentes de casas espíritas de Pedro Leopoldo. 

 

Após a visita, a delegação foi conhecer "Os Caminhos de Luz Chico Xavier", percurso cultural instituído pela Fundação Cultural Chico Xavier em homenagem ao maior médium de todos os tempos.

O presidente da Fundação, Geraldo Lemos Neto, ausente em função de compromissos anteriormente assumidos no campo da divulgação doutrinária nos Estados Unidos, manifestou muita alegria com a presença dos companheiros de ideal na Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo.

n     
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(Informações repassadas em email  por Nuno Emanuel)

 

 

Seminário com Simão Pedro: “Evangelho e Mediunidade”

Brasília, DF

 

Tradicional instituição de Brasília, a Sociedade Espírita de Assistência e Estudo, já cinquentenária e localizada no bairro de Cruzeiro Novo, promoveu o Seminário "O Evangelho: o despertar do amor no grupo mediúnico", nos dias 13 e 14 de junho, com atuação de Simão Pedro (MG). Compareceram colaboradores da casa anfitriã e de outras instituições, o presidente da FEDF, o ex-presidente da FEB Cesar Perri e a esposa Célia. Foram servidos lanches e ocorreram apresentações musicais por jovens do SEAE. 

 

(de www.grupochicoxavier.com.br)

 

 

 

 

IV Seminário CEECAL

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em emails de espiritas-local-2012@googlegroups.com; em nome de; Ceecal [ceecal@hotmail.com] e  de contato@ceecal.com)

 

 

Fórum inter-religioso no Teatro Municipal de

Santo André, SP

 

A PARTICIPAREM DESTE FORUM.

CONTAMOS COM O APOIO E PARTICIPAÇÃO DOS ESPÍRITAS NESTE GRANDE EVENTO.

E SE TEM UM AMIGO DE OUTRO SEGUIMENTO RELIGIOSO, CONVIDE-O TAMBÉM.

 


(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Francisco de Assis”

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

 

SOLANGE  HUBNER.

 

DA CIDADE DE

 

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 17-06-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" LIVRE "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Palestras programadas pelo Seara Espírita Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br])

 

 

4º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Reuniões de Fraternidade 2015

Macaé, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Jesus”

Salto, SP

 

 

(Informações recebidas em email de sonia [sonia-radica@uol.com.br])

 

 

Palestras com o expositor Wanderley A. Alves

Rio de Janeiro, RJ

 

Bom dia.

Estou lhes convidando para algumas noites de estudo. Venham compartilhar:

 

 

CONVITE PALESTRA:

DIA:

15/06/2015 ÁS 19:30 HRS.

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA ANTÔNIO DE PÁDUA

(RUA JACUÍ, 169 – B.PINA/RJ)

TEMA:

CONVERSANDO SOBRE O PASSE

EXPOSITOR:

Wanderley A. ALVES

 

DIA:

16/06/2015 ÁS 19 HORAS

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ

(RUA IRAPUÁ, 396 -  PENHA CIRCULAR/RJ)

TEMA:

“O POVO E O EVANGELHO”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 DIA:

17/06/2015 ÁS 19:30 HRS.

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA EMMANUEL.

(RUA CONDE DE AGROLONGO, 1.199 - PENHA/RJ).

TEMA:

“QUEM SE ELEVA SERÁ REBAIXADO”

(BEM-AVENTURADO OS POBRES DE ESPÍRITO)

(O ESE. CAP. VII – ITENS DE: 01 A 6)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

Programação de palestras públicas na SEAE

Guapimirim, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

Acesse a versão digital do jornal “Ação Espírita”

Marília, SP

 

Amigos.

 

Quem não teve acesso à versão impressa da edição 112 do Ação Espírita, pode acessar a digital, em cores, no link abaixo:

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao112.pdf

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Publicação da Coluna Espírita no Diário de Taubaté de 13/06/2015

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Notícia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

 

 

(Colaboração de DivulgadoresBR@googlegroups.com; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com)

 

 

Informativo FEBtv

 

Acesse aqui:

http://www.febtv.com.br/maladireta/arquivo/1006151159.html

 

 

 

(Colaboração de Nazareno Feitosa)

 

 

 

Revista semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse: www.kardecradio.com

 

 

 

 

Chocolate Fraterno – Encontro de Arte Espírita

Casimiro de Abreu, RJ

 

Vamos aquecer este inverno com chocolate quente e muita amizade? Então marque esta data no seu calendário: 28 de junho!

 

No último domingo deste mês a ASEB vai ter o prazer de sediar o "I CHOCOLATE FRATERNO COM ARTE ESPÍRITA".

 

Se você é músico, cantor, escritor, desenhista, pintor, poeta, artesão, contador de histórias, declamador - ou simplesmente gosta de arte - venha participar conosco!

 

Convites antecipados a R$ 8,00 incluindo degustação. Reserve seu convite ou sua participação artística pelo e-mail: asebcasimiro@gmail.com

 

Para curtir e compartilhar o anúncio do evento na nossa fan page, CLIQUE AQUI.

A imagem do cartaz está anexada.

 

Esperamos por você!

 

Att;

 

Dpto. Comunicação Social ASEB

 

 

(Informação em email de aseb casimiro <asebcasimiro@gmail.com> repassado por Renê Magalhães [reneadolfo@demagalhaesgomes.com.br])

 

 

Use/Franca: Promoção da Pizza

Franca, SP

 

 

​Já comprou a sua pizza?

Dia 11 de julho de 2015.

Local: USE/Franca. Horário: das 11h às 13h.

Endereço: Rua Maria Barini, 3355, Vila Formosa, Franca-SP.

Sabores: Calabreza com mussarela; presunto com mussarela; mussarela.

Preço: R$ 17,00. Ingressos: 9.99997462 (José Lucas).

Realização: USE/Franca.

Colabore com o Movimento de Unificação,

"Juntos, podemos fazer muito mais".


--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Mensagem breve

 

Do livro “Cartas e Crônicas”

Ditado pelo espírito Irmão X

Médium Francisco Cândido Xavier

 

 

Realmente você tem razão quando afirma que o mundo parece modificado e que precisamos imenso desassombro para viver dentro dele. Os últimos cinqüenta anos operaram gigantesca reviravolta nos costumes da Terra. A casa patriarcal que havíamos herdado do século XIX transformou-se no apartamento a dependurar-se nos arranha-céus; a locomotiva enfumaçada é quase uma jóia rara de museu à frente do avião que elimina distancia; a gazeta provinciana foi substituída pelos jornais da grande imprensa; e os saraus caseiros desapareceram, ante a invasão do rádio, cuja programação domina o mundo. O automóvel, o transatlântico, o cinema e a televisão constituem outros tantos fatores de informe rápido, alterando a mente do povo em todos os climas. E a garantia dos cidadãos? Em quase todos os países há leis de segurança para empregados e patrões, homens, mulheres, jovens e crianças. Há direito de greve, licença, litígio e descanso remunerado. Existem capitães da indústria e comércio, acumulando riquezas mágicas de um dia para outro, desde que não soneguem o imposto relativo aos monopólios que dirigem contra a harmonia econômica. Temos operários desfrutando inexplicável impunidade, na destruição das casas em que trabalham, com a indisciplina protegida em fundamentos legais. Há jovens amparados na difusão da leviandade e da mentira, sem qualquer constrangimento por parte das forças que administram a vida pública. Não estamos fazendo pessimismo. Sabemos que o mundo permanece sob o governo místico das rédeas divinas e não ignoramos que qualquer perturbação é fenômeno passageiro, em função desajusta da própria região onde surge o desequilíbrio. Com as nossas observações, tão somente nos propomos reconhecer que a criatura humana de nossa época está mais livre e, por isso, mais destacada em si mesma. Nos grandes períodos de transição, qual o que estamos atravessando, somos como que chamados pela Sabedoria Divina a provar nossa, madureza interior, nossa capacidade de auto direção.  Dai resulta a desordem aparente, em que somos compelidos à revelação da própria individualidade. Na organização coletiva, no grupo social, na equipe de trabalho ou no reduto domestico, vê- se o homem de hoje obrigado a mostrar-se tal qual é, classificando-se, de imediato, pela própria conduta. As dissensões, os conflitos, as lutas e os embates de todas as procedências oferecem s impressão de caos, provocando a gritaria dos profetas da decadência, e, por isso mesmo, as almas que não se armaram de fé e que não se sustentaram fiéis às raízes simples da vida sofrem pavorosos desastres psíquicos, que as situam nos escuros domínios da alienação mental. Cresce a loucura em todas as direções. O hospício é a última fronteira dos enfermos do espírito, de vez que se agitam eles em todos os setores de nosso tempo, à maneira de consciências que, impelidas ao auto-exame, tentam fugir de si mesmas, humilhadas e estarrecidas. Em razão disso, creia que o melhor caminho para não cair nas mãos dos psiquiatras é o ajustamento real de nossa personalidade aos princípios cristãos que abraçamos, porque o problema é da alma e não da carne. Não precisaremos discutir. A hora atual da Terra é inegavelmente dolorosa, mas a tempestade de hoje passará, como as de ontem. Refugiemo-nos em Cristo. O Senhor é a nossa fortaleza. Se tivermos bastante coragem de viver o Cristianismo em sua feição pura, na condição de solitários carregadores de nossa cruz, poderemos encarar valorosamente a crise e dizer-lhe num sorriso confiante: - «vamos ver quem pode mais».

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Cartas%20e%20Cr%C3%B4nicas%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20esp%C3%ADrito%20Humberto%20de%20Campos).pdf)

O moderno metrô de Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

A propósito da comemoração dos mortos

 

 

 (Revista Espírita, dezembro de 1864)

 

A Sociedade Espírita de Paris reuniu-se especialmente, pela primeira vez, a 2 de novembro de 1864, visando oferecer uma piedosa lembrança a seus falecidos colegas e irmãos espíritas. Naquela ocasião o Sr. Allan Kardec desenvolveu o princípio da comunhão de pensamentos, no discurso seguinte:

 

Caros irmãos e irmãs espíritas,

 

Estamos reunidos, neste dia consagrado pela tradição à comemoração dos mortos, para dar àqueles dos nossos irmãos que deixaram a Terra, um testemunho particular de simpatia, para dar continuidade às relações de afeição e de fraternidade que existiam entre eles e nós enquanto eles estavam vivos, e para chamar para eles a bondade do Todo-Poderoso. Mas, por que nos reunirmos? Por que nos desviarmos de nossas ocupações? Não pode cada um fazer em particular aquilo que nos propomos fazer em comum? Não o faz cada um de nós pelos seus? Não se pode fazê-lo todos os dias e a cada hora do dia? Então, que utilidade pode haver em reunir-se num dia determinado? É sobre este ponto, senhores, que me proponho apresentar-vos algumas considerações.

 

A disposição com que a ideia desta reunião foi acolhida é a primeira resposta a essas diversas questões. Ela é o indício da necessidade que experimentamos ao nos acharmos juntos numa comunhão de pensamentos.

 

Comunhão de pensamentos! Compreendemos bem todo o alcance desta expressão? É permitido duvidar disto, pelo menos por parte da maioria. O Espiritismo, que nos ensina tantas coisas pelas leis que revela, vem ainda nos explicar a causa, os efeitos e o poder desta situação do espírito.

Comunhão de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento é uma força. É, porém, uma força puramente moral e abstrata? Não, pois do contrário não se explicariam certos efeitos do pensamento e, ainda menos, da comunhão de pensamentos. Para compreendê-lo é preciso conhecer as propriedades e a ação dos elementos que constituem nossa essência espiritual, e é o Espiritismo que no-las ensina.

 

O pensamento é o atributo característico do ser espiritual. É ele que distingue o espírito da matéria; sem o pensamento, o espírito não seria espírito. A vontade não é um atributo especial do espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz. É pela vontade que o espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido. Mas, se ele tem o poder de agir sobre os órgãos materiais, quanto maior não deve ser esse poder sobre os elementos fluídicos que nos rodeiam! O pensamento age sobre os fluidos ambientes, como o som age sobre o ar; esses fluidos nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se dizer, portanto, com toda certeza, que há nesses fluidos ondas e raios de pensamentos que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros.

Uma assembleia é um foco de onde se irradiam pensamentos diversos; é como uma orquestra, um coro de pensamentos onde cada um produz a sua nota. Disso resulta grande quantidade de correntes e de eflúvios fluídicos dos quais cada um recebe a impressão pelo sentido espiritual, como num coro de música cada um recebe a impressão dos sons pelo sentido da audição.

 

Entretanto, assim como há raios sonoros harmônicos ou discordantes, há também pensamentos harmônicos e discordantes. Se o conjunto for harmônico, a impressão será agradável; se ele for discordante, a impressão será penosa. Ora, para tanto, não é necessário que o pensamento seja formulado em palavras, porquanto a radiação fluídica não deixa de existir, quer seja ou não expressa. Se todos forem benevolentes, todos os assistentes experimentarão um verdadeiro bem-estar e se sentirão à vontade. No entanto, se ali se misturam alguns maus pensamentos, eles produzem o efeito de uma corrente de ar gelado num meio tépido.

 

Essa é a causa do sentimento de satisfação que se experimenta numa reunião simpática; aí reina algo como que uma atmosfera salubre, onde se respira à vontade; daí se sai reconfortado, porque aí nos impregnamos de eflúvios salutares. Assim também se explicam a ansiedade e o mal-estar indefinível que sentimos num meio antipático, onde pensamentos malévolos provocam, por assim dizer, correntes fluídicas malsãs.

A comunhão de pensamentos produz, pois, uma espécie de efeito físico que age sobre o moral. É isto que somente o Espiritismo poderia tornar compreensível. O homem o sente instintivamente, porquanto procura as reuniões onde sabe que vai encontrar essa comunhão; nessas reuniões homogêneas e simpáticas, ele absorve novas forças morais. Pode-se dizer que ele aí recupera as perdas fluídicas que ocorrem diariamente pela radiação do pensamento, assim como recupera pelos alimentos as perdas do corpo material.

 

Essas considerações, senhores e caros irmãos, parecem afastar-nos do objetivo principal de nossa reunião, contudo, elas para aqui nos conduzem diretamente. As reuniões que têm por objetivo a comemoração dos mortos repousam na comunhão de pensamentos. Para compreender a sua utilidade, era necessário bem definir a natureza e os efeitos dessa comunhão.

 

Para a explicação das coisas espirituais, por vezes me sirvo de comparações muito materiais, e talvez até mesmo um pouco forçadas, que nem sempre devem ser tomadas ao pé da letra. No entanto, é procedendo por analogia, do conhecido para o desconhecido, que chegamos a nos dar conta, pelo menos aproximadamente, do que escapa aos nossos sentidos. É a tais comparações que a Doutrina Espírita deve, em grande parte, ter sido facilmente compreendida, mesmo pelas mais vulgares inteligências, ao passo que se eu tivesse ficado nas abstrações da filosofia metafísica, ela seria partilhada, ainda hoje, apenas por algumas inteligências de escol. Ora, desde o princípio, importava que ela fosse aceita pelas massas, porque a opinião das massas exerce uma pressão que acaba fazendo lei e triunfando das oposições mais tenazes. Eis por que me esforcei em simplificá-la e torná-la clara, a fim de colocá-la ao alcance de todos, com o risco de fazê-la contestada por algumas pessoas quanto ao título de filosofia, porque ela não é suficientemente abstrata e porque ela saiu do nevoeiro da metafísica clássica.

 

Aos efeitos que acabo de descrever, no que concerne à comunhão de pensamentos, junta-se um outro, que é sua consequência natural, e que importa não perder de vista. É a força que adquire o pensamento ou a vontade, pelo conjunto dos pensamentos ou vontades reunidas. Sendo a vontade uma força ativa, essa força é multiplicada pelo número de vontades idênticas, como a força muscular é multiplicada pelo número de braços.

Estabelecido este ponto, concebe-se que nas relações que se estabelecem entre os homens e os Espíritos há, numa reunião onde reina perfeita comunhão de pensamentos, uma força atrativa ou repulsiva que nem sempre possui um indivíduo isolado. Se até o presente as reuniões muito numerosas são menos favoráveis, é pela dificuldade de obter uma perfeita homogeneidade de pensamentos, o que se deve à imperfeição da natureza humana na Terra. Quanto mais numerosas forem as reuniões, mais aí se mesclam elementos heterogêneos, que paralisam a ação dos bons elementos, e que são como grãos de areia numa engrenagem. Não é assim nos mundos mais avançados, e esse estado de coisas mudará na Terra, à medida que os homens aqui se tornarem melhores.

 

Para os espíritas, a comunhão de pensamentos tem um resultado ainda mais especial. Temos visto o efeito desta comunhão de homem a homem; o Espiritismo nos prova que ele não é menor dos homens aos Espíritos, e vice-versa. Com efeito, se o pensamento coletivo adquire força pela quantidade, um conjunto de pensamentos idênticos, tendo o bem por objetivo, terá mais força para neutralizar a ação dos maus Espíritos. Assim, vejamos que a tática destes últimos é levar à divisão e ao isolamento. Sozinho, um homem pode sucumbir, ao passo que se sua vontade for corroborada por outras vontades, ele poderá resistir, conforme o axioma: A união faz a força, axioma verdadeiro ao moral como ao físico.

 

Por outro lado, se a ação dos Espíritos malévolos pode ser paralisada por um pensamento comum, é evidente que a dos bons Espíritos será secundada, e sua influência salutar não encontrará obstáculos; seus eflúvios fluídicos, não sendo impedidos por correntes contrárias, se espalharão sobre todos os assistentes, precisamente porque todos os terão atraído pelo pensamento, não cada um em proveito pessoal, mas em proveito de todos, conforme a lei da caridade. Esses eflúvios descerão sobre eles em línguas de fogo, para nos servirmos de uma admirável imagem do Evangelho.

 

Assim, pela comunhão de pensamentos, os homens se assistem entre si, e ao mesmo tempo assistem os Espíritos e são por eles assistidos. As relações do mundo visível com o mundo invisível deixam de ser individuais e passam a ser coletivas, e por isto mesmo mais poderosas, para proveito das massas, bem como dos indivíduos. Numa palavra, ela estabelece a solidariedade, que é a base da fraternidade. Ninguém trabalha apenas para si, mas para todos, e trabalhando por todos, cada um aí encontra seu quinhão. É isto que não compreende o egoísmo.

 

Todas as reuniões religiosas, seja qual for o culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos; é aí, com efeito, que elas podem e devem exercer toda a sua força, porque o objetivo deve ser a libertação do pensamento das constrições da matéria. Infelizmente, a maioria se afasta deste princípio à medida que fizeram da religião uma questão de forma. Disto resultou que cada um fazendo seu dever consistir na realização da forma, se julga quite com Deus e com os homens, porquanto praticou uma fórmula. Disso resulta, ainda, que cada um vai aos lugares de reuniões religiosas com um pensamento pessoal, por conta própria, e, na maioria das vezes, sem nenhum sentimento de confraternidade em relação aos outros assistentes. Ele está isolado no meio da multidão, e não pensa no céu senão para si mesmo.

 

Certamente não era assim que o entendia Jesus, quando disse: Quando muitos de vós estiverdes reunidos em meu nome, eu estarei em vosso meio. “Reunidos em meu nome” quer dizer: com um pensamento comum, mas não se pode estar reunido em nome de Jesus sem assimilar os seus princípios, a sua doutrina. Ora, qual é o princípio fundamental da doutrina de Jesus? A caridade em pensamentos, em palavras e em ações. Os egoístas e os orgulhosos mentem quando se dizem reunidos em nome de Jesus, porque Jesus não os conhece como seus discípulos.

 

Tocadas por esses abusos e desvios, algumas pessoas negam a utilidade das assembleias religiosas e, consequentemente, dos edifícios a elas consagrados. Em seu radicalismo, pensam que seria melhor construir hospitais do que templos, tendo em vista que o templo de Deus está em toda parte, e que Deus pode ser adorado em toda parte; que cada um pode orar em sua casa e a qualquer hora, ao passo que os pobres, os doentes e os enfermos necessitam de um lugar de refúgio.

 

Mas porque se cometem abusos, porque se afastam do reto caminho, segue-se que não existe o caminho reto e que tudo de que se abusa é mau? Certamente não. Falar assim é desconhecer a fonte e os benefícios da comunhão de pensamentos que deve ser a essência das assembleias religiosas; é ignorar as causas que a provocam. Que os materialistas professem semelhantes ideias, compreende-se, porque em todas as coisas eles fazem abstração da vida espiritual, mas da parte de espiritualistas, e mais ainda dos espíritas, seria um contrassenso. O isolamento religioso, como o isolamento social, conduz ao egoísmo. Que alguns homens sejam bastante fortes por si mesmos, fartamente dotados pelo coração, para que sua fé e caridade não necessitem ser aquecidas num foco comum, é possível, mas não é assim com as massas, às quais falta um estimulante, sem o qual poderiam deixar-se tomar pela indiferença. Além disso, qual o homem que poderá dizer-se bastante esclarecido para nada ter que aprender no tocante aos seus interesses futuros e bastante perfeito para prescindir de conselhos para a vida presente? É ele sempre capaz de instruir-se por si mesmo? Não. À maioria faltam ensinamentos diretos em matéria de religião e de moral, como em matéria de ciência. Sem contradita, tais ensinos podem ser dados em toda parte, sob a abóbada do céu como sob o teto de um templo. Mas, por que os homens não haveriam de ter lugares especiais para as coisas celestes, como os têm para as terrenas? Por que não teriam assembleias religiosas, como têm assembleias políticas, científicas e industriais? Isto não impede as fundações em benefício dos infelizes, mas nós dizemos, além disto, que quando os homens compreenderem melhor seus interesses do céu, haverá aqui menos gente nos hospitais.

 

Falando de maneira geral e sem alusão a nenhum culto, se as assembleias religiosas muitas vezes se afastaram de seu objetivo primitivo principal, que é a comunhão fraterna do pensamento; se os ensinamentos que aí são dados nem sempre seguiram o movimento progressivo da Humanidade, é que os homens não realizam todos os progressos ao mesmo tempo. O que eles não fazem num período, fazem em outro. À medida que se esclarecem, eles veem as lacunas existentes em suas instituições, e as preenchem; eles compreendem que o que era bom numa época, em relação ao grau da civilização, torna-se insuficiente numa etapa mais adiantada, e restabelecem o nível. Sabemos que o Espiritismo é a grande alavanca do progresso em todas as coisas. Ele marca uma era de renovação. Saibamos, pois, esperar, e não peçamos a uma época mais do que ela pode dar. Como acontece com as plantas, é preciso que as ideias amadureçam para serem colhidos os frutos. Saibamos, além disso, fazer as necessárias concessões às épocas de transição, pois nada, na natureza, se opera de maneira brusca e instantânea.

 

Pelo motivo que hoje nos reúne, senhores e caros irmãos, julguei oportuno aproveitar a circunstância para desenvolver o princípio da comunhão de pensamentos, do ponto de vista do Espiritismo. Sendo o nosso objetivo unirmo-nos em intenção para oferecer, em comum, um testemunho particular de simpatia aos nossos irmãos falecidos, poderia ser útil chamar nossa atenção para as vantagens da reunião. Graças ao Espiritismo, compreendemos o poder e os efeitos do pensamento coletivo e podemos melhor explicar o sentimento de bem-estar que se experimenta num meio homogêneo e simpático, mas igualmente sabemos que o mesmo se dá com os Espíritos, porque eles sabem receber os eflúvios de todos os pensamentos benevolentes que para eles se elevam como uma nuvem de perfume. Os que são felizes experimentam uma alegria maior neste concerto harmonioso; os que sofrem sentem com isso um maior alívio. Cada um de nós, em particular, ora de preferência por aqueles que lhe interessam ou que ele mais estima. Façamos que aqui todos tenham sua parte nas preces que dirigimos a Deus. 

Allan Kardec.

 

 

 

 

(Texto recebido em email de seara-espirita@googlegroups.com; em nome de; Jefferson Jornalista [colunaonline@gmail.com])

Monumento no túmulo do pintor Theodore Géricault (1791- 1824)  por Antoine Etex

no Cemitério Pére Lachaise em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Na placa alusão à pintura de Géricault:  “A balsa do Medusa” .

Quadro “A balsa do Medusa” de Theodore Géricault

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Raft_of_the_Medusa#/media/File:JEAN_LOUIS_TH%C3%89ODORE_G%C3%89RICAULT_-_La_Balsa_de_la_Medusa_(Museo_del_Louvre,_1818-19).jpg

 

 

Homenagem

Biografia: Carlos Juliano Torres Pastorino

 

 

 

Carlos Juliano Torres Pastorino nasceu em 4 de novembro de 1910. Desde criança demonstrou inusitada inteligência e vocação para a vida eclesiástica. Em 1924 recebeu os diplomas de Geografia, Corografia, Cosmografia e de Bacharel em Português, do Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro. Viajou para Roma a fim de cursar o seminário, onde, em 1929, foi diplomado pelo Cardeal Basílio Pompili, para a Ordem Menor de Tonsura. Formou-se em Filosofia e Teologia no ano de 1932, sendo ordenado sacerdote em 1934.

 

Abandonou a vida eclesiástica da Igreja Católica Romana quando, em 1937, aguardava promoção para diácono. Surpreendeu-se com a recusa do Papa Pio XII em receber o Mahatma Gandhi em seu tradicional traje branco. O Colégio Cardinalício exigia que o grande líder da Índia vestisse casaca, para não quebrar a tradição das entrevistas dos Chefes de Estado. O Professor Pastorino, diante dessa recusa, imaginou que se Jesus visitasse o Vaticano, não se entrevistaria com o Papa, pois vestia-se de forma similar a Gandhi.

 

Regressou ao Brasil, onde desenvolveu intensa atividade pedagógica.

 

Torres Pastorino foi homem de cultura extraordinária. Escritor, jornalista, teatrólogo, radialista, historiador, filólogo, professor, poliglota, poeta e compositor. Falava fluentemente vários idiomas, legando-nos imensa obra cultural, com numerosos livros didáticos. Traduziu obras de vários autores ingleses, franceses, espanhóis, italianos, clássico latinos e gregos.

 

Recebeu vários prêmios, registros e medalhas em reconhecimento aos serviços prestados na área da cultura. Foi professor de Latim e Grego, de Psicologia, Lógica e História da Filosofia. Como jornalista atuou intensamente tanto em jornais como em associações de jornalistas e artistas.

 

Quando, em 31 de maio de 1950, terminava a leitura de "O Livro dos Espíritos", declarou-se espírita, data que guardava com muito carinho. Passou a freqüentar o Centro Espírita Júlio César, no Grajaú, o qual foi sua escola inicial de Espiritismo.

 

Fundou o "Grupo de Estudos Spiritus", onde nasceu o "Lar Fabiano de Cristo", o boletim "SEI" (Serviço Espírita de Informação), a "CAPEMI", a "Livraria e Editora Sabedoria" e a "Revista Sabedoria". Desta forma, prestou relevantes serviços à Doutrina, no terreno cultural.

 

O Professor Torres Pastorino realizou muitas palestras em vários Estados. Participou ativamente de Congressos, Simpósios, Cursos e tantos outros eventos. Foi o Vice-Presidente do VI Congresso de Jornalistas e Escritores, de 1976, em Brasília, e um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas (ABRAJEE); fez-se sócio de inúmeras instituições espíritas e colaborou com a imprensa espírita nacional e do exterior.

 

De sua vasta bibliografia espiritualista, destacam-se "Minutos de Sabedoria", que bate todos os recordes de vendagem, "Sabedoria do Evangelho" e "Técnicas da Mediunidade".

 

A grande aspiração do Professor Pastorino era criar uma Universidade Livre, para ensinar Sabedoria. Em 1973 recebeu, por doação do Dr. Miguel Luzz, um terreno em Brasília, onde iniciou as obras da Universidade. Já com algumas dependências construídas, chegou a realizar vários cursos, estando a sua Biblioteca em pleno funcionamento, com seus 8.000 volumes, todos voltados para a cultura geral e o bem-estar da Humanidade.

 

O Professor Carlos Juliano Torres Pastorino desencarnou em 13 de junho de 1980, em Brasília - DF.

 

Personagens do Espiritismo, de Antonio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy - Ediçõ

 

 

(Copiado do site Feparana)

Quadro de Frei Fabiano de Cristo (1676- 1747)

Convento de Santo Antonio, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

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