Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

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Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

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Mensagem do dia

     

 

      

 

          Mensagem do Dia

               

 

              Atividades Libertadoras

 

“(...) Jesus, como exemplo máximo, sempre que atendia as multidões, socorria-as com infinita compaixão pelas suas necessidades, suas aflições, suas lutas... e repletava-as de paz e alegria. Quem mantivesse com Ele qualquer tipo de con­tato transformava-se, porque o Seu irradiante amor como luz não ofuscante penetrava-lhe os escaninhos mais secretos e sombrios, alterando-lhe as estruturas.”

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Livro O Despertar do Espírito, 9ª ed., p. 89, Editora LEAL

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

       Mensaje para este día

               

 

                Actividades  liberadoras

 

...Jesús, como ejemplo máximo, siempre que atendía a las multitudes las socorría con infinita compasión por sus necesidades, sus aflicciones, sus luchas... y las colmaba de paz y alegría.

Quien mantuviese con Él algún tipo de con­tacto se transformaba, porque su irradiante amor -como una luz que no provocaba deslumbramiento-, penetraba en los escondrijos más secretos y oscuros, y alteraba sus estructuras.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro El despertar del Espíritu – Editora LEAL

 

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

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(Copiado de Febnet)

 

Therese Selles experimenta atividade poltergeist expontânea na casa de seu empregador,

a família Todeschini em Cheragas, Argélia. Destaque na capa da revista francesa La Vie Mysterieuse em 1911.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poltergeist-Therese_Selles.jpg

 

 

 

Registro. Seminário Liberta-te do Mal com Divaldo Franco

São Paulo, SP

 

 

20/02/2016

 

O convite ao autoperdão formulado na véspera ainda repercutia nas mentes e também nos corações que haviam participado do culto do Evangelho.

Um novo ânimo luzia nos olhos expectantes de todos naquela manhã radiosa de verão.

Assumindo a tribuna Divaldo estabelece o roteiro para a Libertação do Mal. A terapêutica será de natureza psicológica, a partir daquele que é maior adversário do nosso processo evolutivo: o egoísmo.

E é no Espiritismo que Divaldo inicia a compreensão e entendimento do real significado em nossas vidas do egoísmo e, para tanto, cita o questionamento de Allan Kardec aos Venerandos Espíritos identificado em O Livro dos Espíritos pela questão 913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?

E os Bons Espíritos respondem: Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. (Capítulo XII, Da Perfeição Moral)

Fica claro o egoísmo, sem dúvida o maior inimigo de nossa plenitude.

Como a abordagem terapêutica será pela Psicologia, Divaldo busca equalizar os diferentes níveis de conhecimento existente na plateia e resume didaticamente e de forma muito clara a trajetória das diversas psicoterapias surgidas e as histórias de seus principais protagonistas.

Inicia por Jean-Martin CHARCOT (1825-1893) quando em 1880 busca tratar a histeria mediante a utilização do hipnotismo. Os resultados obtidos ganham visibilidade mundial, atraindo a atenção de um jovem médico neurologista de Viena: Sigmund Freud (1856-1939) que se desloca até Paris para aprender diretamente com Charcot a técnica.

A hipnose representou um grande passo para compreender a mente humana, mas era insuficiente para entender as razões de haverem tantos doentes sem a manifestação de doenças.

Perseguindo seu objetivo de interpretar a criatura  humana, Freud vai palmilhando os comportamentos humanos e finalmente logra identificar serem os conflitos no subconsciente os principais geradores dos distúrbio. Nasce a psicanálise e a notável contribuição de desmistificar o sexo considerado pela Religião dogmática como imundícia.

Parafraseando Paulo de Tarso que na Epístola aos Romanos  (14:14) anotou: Como uma pessoa que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo ritualmente impuro, a não ser para aquele que assim o considera; para esse é impuro Freud estabelece que o sexo somente é impuro para aquele que assim o igualmente considera.

A humanidade começa a sair das trevas da ignorância no tratamento dos conflitos e distúrbios psiquiátricos. O impacto da Psicanálise de Freud atrai a atenção do psiquiatra e psicanalista suíço  Karl Gustav Jung (1875-1961) que se junta ao Pai da Psicanálise. Ambos, porém, se afastam irreconciliavelmente. Freud considerava Jung por demais místico, enquanto

que Jung considerava que nem todos os problemas decorriam da libido.

Jung formula novos conhecimentos e técnicas e surge então a Psicologia analítica.

Nesse instante Divaldo passa a esclarecer e a definir o significado dos principais termos e expressões específicas da Psicologia (Consciente, Subconsciente, Inconsciente Individual, Inconsciente Coletivo, Ego e Self)  com destaque para a expressão Arquétipos (marcas antigas) adotada por Jung para caracterizar os nossos conflitos, Dá-se conta Jung  que somos compostos por uma duplicidade: O Self (aquilo que somos) e o Ego (aquilo que

aparentamos, a máscara).

Na realidade somos o Self, que agrega as experiências de todas as gerações, e que contém nosso inconsciente coletivo e que é denominado pelo Espiritismo de Perispírito. Já o Ego é a nossa personalidade, e que o  Espiritismo esclarece serem as nossas paixões negativas (o mal do qual devemos nos libertar).

Findo o esclarecimento sobre as ciências de interpretação da criatura humana e de suas terapias Divaldo dá inicio ao entendimento de que devemos centrar nossas energias na transformação do Egoísmo em Altruísmo mediante o contínuo trabalho e esforço para nos libertarmos  da escravização do EGO (aquilo que aparentamos) e dos seus malefícios desenvolvendo a primazia do SELF (Ser profundo).

Para tanto, Divaldo referiu-se  à obra “O Cavaleiro Preso na Armadura” (editora Record) do escritor e roteirista americano Robert Fischer, citando a dificuldade vivida pelo cavaleiro da fábula que busca livrar-se da armadura (EGO) em que vive preso.

O Espiritismo nos dá o caminho: “O egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão, que o Espiritismo vos faculta, do vosso estado futuro, real e não desfigurado por ficções alegóricas”.( O Livro dos Espíritos, Editora FEB, questão 917)

Para que essa conquista seja permanente a transformação deve ser de dentro para fora. Mas como operacionalizar a reforma íntima preconizada por Jesus e enfatizada pela Doutrina Espírita?

Divaldo dá o roteiro buscando uma vez mais o repositório da Doutrina Espírita o Livro dos Espíritos onde Kardec indaga aos Espíritos Superiores na questão 919: Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?

A resposta sucinta dos Tarefeiros do Cristo não deixa margem alguma a dúvidas:

“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Esse é a nossa prioridade: A viagem Interior que nos auxiliará no reconhecimento das múltiplas imperfeições que  aguardam serem, ainda, identificadas para depois, então, serem transformadas em virtudes como também daquelas outras que apesar de já reconhecidas aguardam nossa decisão firme para sublimá-las.

Deixar o Ego e ser o Self, como fez Francisco de Assis que diante da multidão que lotava a Catedral de Assis ouviu as acusações do pai e diante de todos desnudou-se das finas roupas que trajava e foi buscar no monturo de lixo um casaco ali atirado e vestiu-o, cingindo na cintura uma corda à guisa de cinto. Mostrava por esse gesto a luta que ele travava com o Ego.

Fazia-o não para afrontar o pai, mas por ser essa a forma de simbolizar a separação do Ego. Desnudou-se pelo anseio da liberdade encontrar a Verdade.

“Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”, afirmou Leon Tolstói (1828-1910).   Quem desejar, portanto mudar o mundo mude-se em primeiro lugar. Não é o mundo que se muda. Somos nós que mudamos o mundo, mudando-nos.

Francisco de Assis não recomendou a ninguém a necessidade de vestir-se de tal ou qual forma. Ele impôs a si mesmo.

O Caminho da Verdade na busca do autoconhecimento é muito difícil pelo fato de nós nos ignorarmos.

A eliminação da ignorância de nós mesmos passa pela aquisição do conhecimento e citando o sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo o professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964) que, do ponto de vista psicológico o ser humano é constituído de cinco (5) elementos:

1. Personalidade (A máscara que afivelamos à face)

2. Conhecimento (São as aquisições intelectivas e formada pelas lições de aprendizagem)

3. Identificação (São as sintonias daquilo com o que nos afinizamos)

4. Consciência (Que atuando com o Conhecimento formam a base do discernimento. A consciência possui níveis diferenciados como será abordado a seguir)

5. Individualidade (O elemento que o egoísmo procura defender a todo custo)

Divaldo aborda a seguir os níveis de consciência que vamos galgando nas sucessões das vivências e ilustrou cada um desses níveis permitindo a todos identificar aquele em que estagiamos, permitindo-nos, assim, estabelecer um programa pessoal de aperfeiçoamento.:

1. Consciência de sono SEM sonhos

2. Consciência de sono COM sonhos

3. Consciência de sono ACORDADO (identificação)

4. Consciência de Si mesmo.

5. Consciência Cósmica. (Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em

mim. Gálatas 2:20)

Para finalizar, Divaldo nos convida a não desistirmos da busca do autoconhecimento, não se deixando arrastar pelas Ilusões, optando pelo enfrentamento da Realidade. Encorajando-nos a perseverar nessa busca Divaldo cita vários exemplos de constância de propósito como o descobridor da lâmpada elétrica Thomas Alva Edson que mesmo após mais de 700 experiências infrutíferas não desistiu, permanecendo no laboratório até obter êxito.

Amor ou sofrimento

Só amamos os outros quando nos amarmos... E o amor solucionará todos os problemas, por mais intrincados se apresentem.

Amar, como amou Francisco de Assis que experimentou doenças que lhe despedaçavam o corpo frágil e afligiam a alma veneranda: malária em surtos contínuos com febre e dores estomacais, com o baço e o fígado comprometidos não conseguira desanimá-lo

Ao lado dessas aflições lentamente desabrochou as primeiras rosas arroxeadas da hanseníase.

Diante das dores quase insuportáveis da conjuntivite tracomatosa aceitou submeter-se ao tratamento especial contra o tracoma nas mãos do médico que aqueceu dois ferros até os tornar brasas vivas e o cegou. Francisco  não reclamou, exclamando, confiante: Oh! Irmão fogo!... Sê bondoso comigo nesta hora...

Como se não bastasse, posteriormente, a fim de estancar a purulência dos ouvidos, novamente experimentou barras de ferro em brasa que os penetraram, sem que exteriorizasse um gemido único.

Francisco renasceu para sofrer – sem dever – e nos ensinar – a nós que temos dívidas – a arte sublime de dedicação a Jesus.

Toda uma epopeia de sacrifícios e abnegação ficaria inscrita nas páginas da História demonstrando quanto se pode fazer e viver sob a inspiração do amor de totalidade.

 

        Texto: Djair de Souza Ribeiro

         Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Seminario Libérate del Mal con Divaldo Franco -
São Paulo, 20/02/16.




La invitación al autoperdón formulada en la víspera, aún repercutía en las mentes y también en los corazones que habían participado del culto del Evangelio.
Un nuevo ánimo brillaba en los ojos expectantes de todos, aquella mañana radiante de verano.
Al ocupar la tribuna, Divaldo enuncia los conceptos que abordará para el desarrollo del tema Liberación del Mal.
La terapia será de naturaleza psicológica, a partir de aquel que es el mayor
adversario de nuestro proceso evolutivo: el egoísmo.
Y es a través del Espiritismo, que Divaldo da comienzo al enunciado y la comprensión del verdadero significado en nuestras vidas del egoísmo, y en tal sentido menciona la pregunta planteada por Allan Kardec a los venerados Espíritus, identificada en El Libro de los Espíritus como la pregunta 913: ¿Cuál de los vicios puede ser considerado la raíz de todos los otros?
  Y los Espíritus buenos respondieron: Lo hemos dicho muchas veces: el egoísmo. De ahí deriva todo el mal. Estudiad los vicios y veréis que en el fondo de cada uno de ellos se halla el egoísmo. (Capítulo XII, Perfección Moral)
Queda en claro que el egoísmo es, sin dudas, el mayor enemigo de nuestra plenitud.
Como el enfoque terapéutico será a través de la Psicología, Divaldo busca uniformar los diferentes niveles de conocimiento que existen en la platea, y resume didácticamente, en forma muy clara, la trayectoria de las diversas psicoterapias que surgieron y las trayectorias de sus principales protagonistas.
Comienza por Jean-Martin CHARCOT (1825-1893) quien en 1880 se propone tratar la histeria mediante el hipnotismo. Los resultados obtenidos se difunden por el mundo, y atraen la atención de un joven médico neurólogo de Viena: Sigmund Freud (1856-1939), que se traslada a París para aprender con Charcot, directamente, esa técnica.
La hipnosis representó un gran paso para comprender la mente humana, pero
era insuficiente para entender las causas por las que había tantos enfermos que no manifestaban sus enfermedades.
Persiguiendo su objetivo de interpretar a la criatura humana, Freud va haciendo un recorrido a través de los comportamientos humanos, hasta que finalmente logra identificar que los conflictos que se hallaban en el subconsciente eran los principales generadores de los disturbios. Nace el psicoanálisis y la extraordinaria contribución para desmitificar al sexo, considerado por la religión dogmática como una inmundicia.
Parafraseando a Pablo de Tarso, que en la Epístola a los Romanos (14:14) registró: Como persona que está con el Señor Jesús, tengo plena convicción de que ningún alimento es por sí mismo ritualmente impuro, a no ser para quien así lo considere; para ese es impuro. Freud establece que el sexo solamente es impuro para quien así lo considera.
La humanidad comienza a emerger de las tinieblas de la ignorancia en el tratamiento de los conflictos y disturbios psiquiátricos. El impacto del Psicoanálisis de Freud atrae la atención del psiquiatra y psicoanalista suizo  Karl Gustav Jung (1875-1961), que se suma al Padre del Psicoanálisis. No obstante, ambos se alejan irreconciliablemente. Freud consideraba a Jung demasiado místico, mientras que Jung consideraba que no todos los problemas provenían de la libido. Jung formula nuevos conceptos y técnicas, y surge entonces la Psicología analítica.
Llegado a ese punto, Divaldo explica y define el significado de los principales términos y de las expresiones específicas de la Psicología -Consciente, subconsciente, inconsciente individual, inconsciente colectivo, Ego y Self- destacando la expresión Arquetipos (marcas antiguas) adoptada por Jung para caracterizar nuestros conflictos. Se da cuenta, Jung, de que estamos compuestos por una duplicidad: el Self (aquello que somos) y el Ego (aquello que aparentamos, la máscara).
En realidad somos el Self, que agrega las experiencias de todas las generaciones y que contiene nuestro inconsciente colectivo, al cual el Espiritismo denomina periespíritu. Además, el Ego es nuestra personalidad, al que el Espiritismo identifica con nuestras pasiones negativas (el mal del cual debemos liberarnos).
Finalizada la explicación sobre las ciencias de interpretación de la criatura humana y de sus terapias, Divaldo da comienzo a los conceptos relativos a la comprensión, acerca de que debemos concentrar nuestras energías en la transformación del egoísmo en altruísmo, mediante el continuado
trabajo y esfuerzo para liberarnos de la esclavitud del EGO (aquello que
aparentamos) y de sus maleficios, desarrollando la primacía del SELF (Ser
profundo).
Para eso, Divaldo se refirió a la obra El Caballero prisionero en la armadura
(Editora Record) del escritor y guionista norteamericano Robert Fischer, citando la dificultad experimentada por el caballero del relato, que busca liberarse de la armadura (EGO), dentro de la cual vive prisionero.
El Espiritismo nos muestra el camino: El egoísmo habrá de debilitarse a medida que predomine la vida moral sobre la vida material y, en especial, mediante la comprensión que el Espiritismo os ofrece de vuestro estado futuro real, y no desnaturalizado por ficciones alegóricas. (El Libro de los Espíritus, preg. 917).
Para que esa conquista sea permanente, la transformación debe ser desde adentro hacia afuera. Pero, ¿cómo efectuar la reforma íntima preconizada por Jesús y enfatizada por la Doctrina Espírita?
Divaldo muestra el rumbo, recurriendo una vez más al repertorio de la Doctrina
Espírita, específicamente a El Libro de los Espíritus, donde Kardec consulta a los Espíritus Superiores, en la cuestión 919: ¿Cuál es el medio práctico más eficaz para mejorar en esta vida y resistir a la incitación del mal?
La respuesta sucinta de los Obreros de Cristo no deja margen para ninguna
duda: Un sabio de la Antigüedad os lo ha dicho: Conócete a ti mismo.
Esa es nuestra prioridad: El viaje interior que nos auxiliará al reconocimiento de las múltiples imperfecciones que aún aguardan ser identificadas para, después, ser transformadas en virtudes; como también de aquellas otras que, a pesar de que ya las hayamos reconocido, aguardan nuestra decisión
firme para sublimarlas.
Dejar el Ego y ser el Self, como hizo Francisco de Asís, que ante la
multitud que colmaba la Catedral de Asís escuchó las acusaciones de su padre y delante de todos, se despojó de las finas prendas que llevaba puestas y fue a buscar en un montón de basura, una casaca que allí alguien había tirado y se la puso, ajustando la cintura con una cuerda a modo de cinturón. Mostraba con ese gesto, la lucha que él libraba con el Ego.
No lo hacía para importunar a su padre, sino porque esa era la forma de simbolizar el separarse del Ego. Se desnudó porque anhelaba la libertad, hallar la Verdad.
Todo el mundo piensa en cambiar al mundo, pero nadie piensa en cambiarse a sí mismo, manifestó Leon Tolstoi (1828-1910). Quien desee, por lo tanto, cambiar al mundo, que se cambie a sí mismo en primer lugar. No es el mundo el que cambia. Somos nosotros que cambiamos el mundo, cuando nos cambiamos a nosotros mismos.
Francisco de Asís no recomendó a nadie la necesidad de vestirse de tal o cual forma. Él se lo impuso a sí mismo.
El Camino de la Verdad, en la búsqueda del autoconocimiento, es muy difícil por el hecho de que nos ignorarmos. La eliminación de la ignorancia de nosotros mismos pasa por la conquista del conocimiento, y citando al sociólogo, médico psiquiatra y psicólogo, el profesor Emilio Mira y López (1896-1964), desde el punto de vista psicológico el ser humano está constituido por cinco (5) elementos:
1. Personalidad (La máscara que ajustamos al rostro).
2. Conocimiento (Son las conquistas intelectuales; está formado por las lecciones aprendidas).
3. Identificación (Son las sintonías con aquello con lo que somos afines).
4. Conciencia ( Actuando junto con el conocimiento forman la base del
discernimiento. La conciencia posee niveles diferenciados, como se verá a continuación).
5. Individualidad (El elemento que el egoísmo procura defender a todo costo).

Divaldo alude luego a los niveles de conciencia, que vamos superando en las
sucesivas experiencias, e ilustró cada uno de esos niveles, permitiendo a todos identificar aquel en el que transitoriamente nos hallamos, y de ese modo establecer un programa personal de perfeccionamiento:
1. Conciencia de sueño SIN sueños
2. Conciencia de sueño CON sueños
3. Conciencia de sueño DESPIERTO (identificación)
4. Conciencia de Sí mismo.
5. Conciencia Cósmica. (Ya no soy yo quien vive, sino Cristo vive en mí.
Gálatas, 2:20).
Para finalizar, Divaldo nos invita a que no desistamos, en la búsqueda del
autoconocimiento, a no dejarnos arrastrar por las ilusiones, sino que optemos por afrontar la realidad. Alentándonos a persistir en esa búsqueda, Divaldo
cita varios ejemplos de constancia en el propósito, como el descubridor de la
lámpara eléctrica -Thomas Alva Edison- que al cabo de más de 700 experiencias infructíferas no desistió, sino prosiguió con sus investigaciones hasta obtener éxito.

Amor o sufrimiento.
Sólo amamos a los otros cuando nos amamos a nosotros mismos... El amor solucionará todos los problemas, por más complejos que se presenten.
Amar como amó Francisco de Asís, que experimentó enfermedades que le deterioraban el cuerpo frágil y afligían a su alma venerada: la malaria en ataques continuos, con fiebre y dolores estomacales, con el bazo y el hígado comprometidos, no consiguió desanimarlo. Junto con esas aflicciones, lentamente se abrieron las primeras rosas rojizas del mal de Hansen.
Ante los dolores casi insoportables de la conjuntivitis tracomatosa aceptó
someterse a un tratamiento especial para atacar el tracoma, en manos del médico, que calentó dos hierros hasta convertirlos en brasas vivas y lo dejó ciego. Francisco no se quejó, sino exclamó confiado: ¡Oh! ¡Hermano fuego!... Sé bondadoso conmigo en esta hora...
Como si no bastase con eso, posteriormente, a fin de detener la purulencia de los oídos, nuevamente soportó que barras de hierro al rojo vivo penetraran en ellos, sin que exteriorizase ni un solo gemido.
Francisco renació para sufrir –sin que debiera sufrir– y para enseñarnos –a nosotros que tenemos deudas– el arte sublime de dedicación a Jesús.
Toda una epopeya de sacrificios y abnegación quedaría inscripta en las páginas de la Historia, demostrando cuánto se puede hacer y vivir con la inspiración del amor en plenitud.

       Texto: Djair de Souza Ribeiro
       Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Conferência com Juselma Maria Coelho no

Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo

 

Bonjour à tous,

 

Le Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg  à le plaisir de vous  inviter  à sa conférence avec JUSELMA COELHO le vendredi 18 mars entre19:30 et 21:30 au Centre Sociétaire, 29 rue de Strasbourg. Luxembourg-Gare.

 

Fraternellement

Zelina P.

 

 

 

(Informação recebida em emails de nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr] e de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco. Maio/2016

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

(Informação em emails de Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf spiritismus.duesseldorf@gmail.com e de  nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr])

 

 

XVIII Cônferência Estadual Espírita em Pinhais, PR (região metropolitana de Curitiba)  e cidades do interior do Paraná

 

.Momento Espírita

 

 

 

Esta é a programação da Conferência, nos dias 4 a 6 em Pinhais.

Site com todas as informações – http://www.conferenciaespirita.com.br/



.

Momento Espírita

 

 

 

 .

Momento Espírita

 

 

(Informações recebidas em emails de

assinatura malena email.jpg

 

 

Encontros da Série Psicológica na Mansão do Caminho-Dia 09 de Abril de 2.016 (Sábado). Salvador, BA

 

 

Encontros da Série Psicológica Joanna de Ângelis

09 de abril de 2016 - Das 16h às 18h30

Local:Salão Doutrinário(CECR)-Mansão do Caminho
Apresentação: Divaldo Franco, Iris Sinoti e Cláudio Sinoti.
Maiores informações: http://goo.gl/CsKcXi
#CECR #DivaldoFranco #JoannaDeAngeli

 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [edwardplantaodapaz@gmail.com])

 

 

 

 

Blog  do Núcleo Espírita “Chico Xavier”

Niterói, RJ

 

Acesse:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/search/label/Palestras

 

 

 



Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX
Rua das Tainhas, nº 10
Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ
Acesso
Site
 

 

(Com informação via email de mphungria@gmail.com; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [necx.espiritismo@gmail.com])

 

 

Palestra na Casa da Prece Chico Xavier

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araújo)

 

 

X Semana Espírita no C.E.E.M.

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [centroculturalespirita@yahoo.com.br])

 

 

64ª. Semana Kardequiana de

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [centroculturalespirita@yahoo.com.br])

 

 

Programação do Centro Cultural Espírita Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [centroculturalespirita@yahoo.com.br])

 

 

Palestra no C.E. Luz e Progresso

Franca, SP

 

Centro Espírita Luz e Progresso, Franca-SP, Divulgação

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [usefranca@gmail.com])

 

 

 

Registro. Eventos em Defesa da Vida

 

Viver é a melhor opção

O jornalista André Trigueiro, da TV Globo, cumpriu programa de palestras em cidades paulistas, entre 19 e 21 de fevereiro, abordando os temas de seu livro "Viver é a melhor opção", um estudo sobre suicídio: no cinema do Rio Preto Shopping, em São José do Rio Preto; no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Catanduva; e na Comunidade Espírita Cairbar Schutel, Matão. Na Associação Espírita Allan Kardec, de Rio Preto, também desenvolveu seminário sobre o tema Espiritismo e Ecologia. Todos eventos foram transmitidos ao vivo pela TV web Rede Amigo Espírita e Rádio Fraternidade. Informações: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal1

AJE-Rio e o Brasil sem Drogas

A Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro promoveu o evento “Cuidar do corpo e do espírito. Uso recreativo da maconha”, no dia 20 de fevereiro, na sede do Grupo de apoio ao menor - "Casa de Batuíra", em São Gonçalo (RJ). Alan Silveira, do grupo GAEROL fez palestra sobre as consequências espirituais do uso de drogas; o GAEROL dá cursos para instituições espíritas sobre como trabalhar a questão das drogas. Adriane Poubel desenvolveu o tema sobre as consequências neurológicas. Hélio Loureiro Ribeiro, Vice-Presidente da AJE-Brasil e fundador do Grupo de apoio ao menor -"Casa de Batuíra" abordou as consequências jurídicas. Compareceram também o juiz Joaquim Gamonal em apoio ao Movimento Brasil sem Drogas e Jorge Antonio, representando o Conselho Espírita – CEERJ - de São Gonçalo. Informações: casadebatuira.blogspot.com.br

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])

Brasil sem Drogas. São Gonçalo, RJ

Brasil sem Drogas. São Gonçalo, RJ

José Aparecido (Rede Amigo Espírita) e André Trigueiro. Catanduva, SP

André Trigueiro. Catanduva, SP

 

 

 

Palestra no Centro Espírita “Paula Ortiz”

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva)

 

 

Palestra no Instituto de Difusão Espírita de

Assis, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

MARGARETE T. G. DE ALMEIDA,

 

de São José do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Newsletter da USE/SP

Dirigente online

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=9ae5b4e885&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta. Araxá, MG

Acesse no link

 

VEJA NESSA EDIÇÃO:
http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol66.pdf


NOTA DA AJE-BRASIL SOBRE O ZIKA VÍRUS E A MICROCEFALIA
POSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL SOBRE O ZIKA VÍRUS E O ABORTO
I CONGRESSO ESPÍRITA DE UBERLÂNDIA
XVII EVANGELIZANDO - Evangelização: compromisso de todos
Entrevista com Afonso C. Correa
RESPEITEMOS A VIDA. ABORTO NÃO!
MICROCEFALIA NÃO É PENA DE MORTE
e muito mais...

Para ver as edições anteriores, acesse o site.

Deus nos abençoe!
Grupo editorial
www.espiritacaixeta.org.br


 

 

Palestra vai abordar “TEA- Transtorno do Espectro Autista”. Araçatuba, SP

 

 



 

(Informação recebida em email de INSTITUTO APOIO SOCIAL [institutoapoiosocial2010@gmail.com])

 

 

Boletim do SEI- Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=492

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: suco em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha

de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango,

bolacha, alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de

banho, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de suco

em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha de trigo,

fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha,

alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de banho,

desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os

123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou

alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de batuira@batuira.org.br)

 

 

A sutileza do amor

 

 

O que nos vem à cabeça quando pensamos em uma grande prova de amor?

Provavelmente, as referências que nos chegam são ações heroicas, grandiosas.

Ou ainda aquelas atitudes tresloucadas, radicais, rompendo com o normal e o cotidiano, espantando e gerando comentários de todos.

Porque chamam a atenção ou porque exigem grande esforço momentâneo, acabamos por classificar esses gestos como grandes provas de amor.

Porém, o amor consegue ganhar formas muito mais sutis que essas, e não menos importantes.

Porque está na sutileza do amor o cuidado da mãe para arrumar o lanche do filho ao ir para a escola.

Na preocupação e torcida do esposo para que a companheira tenha sucesso na reunião importante, em um dia qualquer das tarefas profissionais.

O amor consegue se esconder na sutileza do cardápio escolhido a dedo pela avó, quando da visita de seus netos.

Ou ainda, na solidariedade do bilhete ou mensagem deixado ao amigo, em dias difíceis e doloridos pelos quais ele possa estar passando.

O amor tem esse poder, essa capacidade de fomentar grandes gestos e atitudes, mas também de se esconder atrás de pequenas ações.

Não raro, passa despercebido. Algumas vezes, confundido por obrigação social ou polidez.

É natural que assim seja, pois nem todos têm a sensibilidade ou o olhar apurado para percebê-lo, quando se mostra tão sutil.

*   *   *

Principiemos a exercitar a sutileza do amor.

Não esperemos grandes momentos, datas significativas ou situações quase heroicas para provar o nosso amor.

Nem aguardemos que a percepção de todos seja inconteste e a admiração unânime.

Exercitemos o amor sutil para aqueles que nos são próximos: uma gentileza inesperada, o cuidado com as preferências do outro, a preocupação com as necessidades de quem convive conosco.

Tais atitudes podem até passar despercebidas por aquele a quem as endereçamos.

Porém, tal qual delicado perfume, vai aos poucos impregnando os tecidos da alma daquele que sente sua ação.

Aos poucos, ele se sentirá aconchegado pelo carinho e afeto, frutos desses pequenos gestos de amor.

E, caso não sejam reconhecidos ou entendidos, ainda assim terá valido a intenção de amar.

Isso porque amar é sempre mais significativo para aquele que vivencia o amor do que para o alvo de sentimento tão nobre.

Aprender a amar, até mesmo aos inimigos, é recomendação inolvidável que nos deixou Jesus.

Assim, o aprendizado do amor passará inevitavelmente por esses gestos, muitas vezes pequenos, sutis, mas não de menor importância.

Se ainda não somos capazes de grandes gestos de amor para com essa ou aquela pessoa que compartilha nossa caminhada, comecemos pelas pequenas atitudes.

Porque, afinal, como nos alerta Jesus, amar àqueles que já nos são caros, até as pessoas de má vida o fazem.

Redação do Momento Espírita.
Em 22.2.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Flores. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

 

 

Para a redenção acontecer mesmo,

tem que haver a reencarnação

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

Publicado  originalmente  no

Jornal O Tempo de 22/02/16

Jesus é o salvador do mundo. Ele não veio para julgá-lo, mas para salvá-lo (João 12: 47). Todos os teólogos cristãos, inclusive os espíritas, têm Jesus como o salvador do mundo. Porém, uns acham que é pelo seu sangue derramado na cruz, o que eu tenho chamado de “teologia do sangue”. Outros afirmam que é pela vivência das boas obras evangélicas.

A teologia do sangue é oriunda da judaica antiga errada de sacrifícios agradáveis a Deus. E são Paulo foi um fervoroso adepto dela, sendo um dos que a levaram para o cristianismo. Mas são os adeptos da salvação pela prática do Evangelho que têm o apoio de Jesus: “Misericórdia quero e não holocaustos” (são Mateus 9: 13). E “... retribuirá a cada um conforme as suas obras” (são Mateus 16: 27).

Somos nós mesmos que pagaremos os nossos pecados até o último centavo (são Mateus 5: 26). Não é, pois, o sangue derramado de Jesus que os anula, mas a nossa própria dor causada pelo que semeamos.

Mas a salvação não é de graça? É apenas quando, no ato da criação do homem, Deus a deu mesmo de graça para todos nós, sem exceção, pois Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10: 34). Porém, o recebimento dela varia, pois depende da predisposição do indivíduo para recebê-la bem ou mal. E os que a recebem bem são aqueles que se tornam discípulos verdadeiros do excelso Mestre, e não apenas alunos, que só estudam o Evangelho, e que, por isso mesmo, vão ter que continuar reencarnando até que se tornem realmente verdadeiros discípulos do Mestre dos mestres.

Deus e Jesus já fizeram tudo, com toda a perfeição possível para que cheguemos, um dia, à gloria celestial, mas cabe a nós fazermos também a nossa parte, o que nos faz lembrarmo-nos do antiquíssimo dito: “Faça da sua parte e Deus o ajudará”. Só assim, a redenção chegará até nós.

O fenômeno da reencarnação é, pois, uma dádiva de Deus para nós, já que é por meio dela que nós conseguimos novas chances, quantas forem necessárias, para que, evoluindo, nós nos tornemos, realmente, semelhantes a Deus em espíritos que somos. Quando fomos criados, já éramos semelhantes a Deus sim, mas apenas em germe, em forma de semente ou estado de potencialidade. E é, pois, por meio da bendita e sacrossanta lei da reencarnação que nós vamos evoluindo e conseguindo, assim, nos tornarmos semelhantes atualizados de Deus. Aliás, se não fosse assim, a misericórdia de Deus deixaria também de ser infinita, pois ela cessaria para aqueles que, numa só vida terrena, não conseguem passar pela difícil porta estreita. E o bom senso nos diz também que uma vida só não dá mesmo nem para começarmos, com eficiência, a nossa semelhança com Deus. Ademais, como ficariam aqueles que morrem ainda crianças, que nada teriam feito para se tornarem semelhantes atualizados a Deus e dignos, pois, da salvação?
Se Deus é boníssimo, e é mesmo, jamais Ele criaria um filho seu para ser condenado a um sofrimento sempiterno.

Deus não quer que se perca nenhum de seus filhos (Mateus 18: 14). E a reencarnação, a única doutrina comprovada por vários segmentos científicos, apresenta-se como o meio divino mais lógico para a salvação de todos nós, sem o qual, essa salvação seria praticamente impossível para nós. Sem esse meio divino (Mateus 19: 26), o projeto de Deus da criação, evolução ou regeneração e da redenção de todos os seus filhos seria um total fracasso, o que seria o maior dos absurdos!

Recomendo www.reencarnacaono evangelho.blogspot.com.br, de Hugo Alvarenga Novaes.

Nicodemus e Jesus

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Ossawa_Tanner#/media/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Jesus_and_nicodemus.jpg

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

 "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)

 

 

 

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