Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 03 de maio de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/03-05-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/03-05-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/02-05-2016.htm

30-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/30-04-2016.htm

29-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/29-04-2016.htm

28-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/28-04-2016.htm

27-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/27-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

    

 

 

 

 

Filho de Deus

 

“(...) És filho de Deus, cujo amor inunda o Universo e se encontra presente nas fibras mais íntimas do teu ser.

Por isso, nada te deve atemorizar ou afligir demasiadamente.

Tens uma fatalidade que te aguarda: a plenitude da vida!”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Filho de Deus, 10ª ed. p.   08  – editora LEAL)

 

       

Desenho: Fátima Oliveira
Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

        

 

 

 

 

 

 

 

 

Hijo de Dios

 

...Eres hijo de Dios, cuyo amor inunda el universo y se encuentra presente en las fibras más íntimas de tu ser.

Por eso, nada debe atemorizarte ni afligirte demasiado.

¡Tienes una fatalidad que está aguardándote: la plenitud de la vida!

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

 Libro Hijo de Dios – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

       

 

        

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

................................

.......................

..............

 

 

(Copiado de Febnet)

Luis IX  (São Luis). Óleo sobre tela de Émile Signol

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emile_Signol_-_Louis_IX,_dit_Saint_Louis,_Roi_de_France_(1215-1270).jpg

 

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícia espírita - HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI

 

Na sexta-feira, dia 6 de maio de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI.

 

O que Jesus queria dizer com esta frase? Será abordado o tema à luz da doutrina espírita.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail ccespirita@gmail.com

Fonte: CCE (C. Rainha)


Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [francisco.reis@laudas-avulso.com])

 

 

 

Registro: Divaldo Franco - Workshop –

Salvador-BA

 

 

1º de maio de 2016

 

Divaldo Franco – Workshop 2016

A Felicidade é possível

1º de maio de 2016 – Salvador-BA

O Fiesta Convention Center engalanou-se para receber as 1700 pessoas inscritas para participarem desse evento sobre a felicidade possível, sob a coordenação de Divaldo Franco. Entre outras lideranças espíritas, esteve presente o Presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Barreto Nery. A música ficou a cargo do saxofonista Josué, que encantou com o brilhantismo de suas apresentações. Antecipando as comemorações pelo 89º aniversário de Divaldo Franco, que transcorre no dia 05 de maio, foi lhe prestada uma vibrante homenagem. Vivamente emocionado, Divaldo reconhecidamente agradeceu a homenagem, o carinho, o devotamento e o amor que lhe devotam, tanto quanto agradeceu a presença amiga de todos os presentes oriundos de 16 Estados e de três Países.

Com duas perguntas iniciou o seu belo trabalho. Será possível ser feliz? O que é a felicidade afinal? A felicidade, expos, parte do coração para o exterior, é um estado de plenitude. O importante é que o sol da alegria brilhe na intimidade da alma, apesar das dores, dos percalços que a vida oferece. A felicidade consiste em lutar internamente para sentir-se plenificado apesar dos desencantos. Os conceitos de Anaxágoras e de Anaxímenes foram ligeiramente apresentados, preparando o desenvolvimento para o estudo da conquista da felicidade sob a ótica dos filósofos gregos Epicuro, Diógenes, Zenão e Sócrates.

Epicuro, com sua filosofia hedonista, apregoava que para ser feliz seria necessário possuir, ter. Para Diógenes, ao contrário, a felicidade seria não ter nada, pois entendia que aquele que tem não é o possuidor, mas é possuído pelo que tem, tornando-se seu escravo. A terceira vertente filosófica grega é a doutrina estoica, de Zenão de Cítio, aquela em que a pessoa deveria abandonar-se a um estado de apatia, resistindo à dor, em uma demonstração de virtude. A proposta socrática, por sua vez, preconiza que a felicidade não consiste no “ter”, mas sim em “ser”, em cultivar-se os valores ético-morais, vivendo de acordo com a consciência. Essa proposta de Sócrates, sobre a felicidade, está em perfeito acordo com os ensinamentos contidos em o evangelho de Jesus.

Incentivando a conquista da felicidade, desde agora, Divaldo sugere não deixar bens materiais, mas que os doe antes de desencarnar, tranquilizando-se por já não possuir a posse, que em muitos casos é a verdadeira possuidora. Exerça o prazer de doar, ensinou o orador baiano, veja sempre o lado bom da vida, seja altruísta, desprendido, otimista. Esteja sempre disposto a aprender, mesmo nos infortúnios.

A felicidade é possível, para tal é necessário que o indivíduo se utilize do recurso terapêutico de sentir-se feliz, erradicando a tristeza, a apatia, tornando-se alegre e contagiando com essa alegria os que estão próximos. Baseado nos estudos da Dra. Susan Andrews, psicóloga pela Universidade Harvard, atualmente radicada no Brasil, Divaldo discorreu sobre as cinco ilusões a respeito da felicidade: a riqueza, a juventude, o sucesso, o prazer, e a felicidade condicional, isto é, somente serei feliz quando...

Com base em vários pensadores e pesquisadores do psiquismo humano, Divaldo Franco alinhou alguns conceitos, entre outros, como: a felicidade não é a riqueza, embora a riqueza possa gerar momentos de bem-estar; ser feliz é preocupar-se em ser melhor, e não em ter muito; a felicidade real é sentir-se pleno consigo e com as circunstâncias; e desenvolva o bom hábito de tratar com benignidade os familiares, também.

Finalizando o enriquecedor trabalho, Divaldo, que estará viajando para a Europa no dia 02 de maio de 2016 para desenvolver um roteiro doutrinário até o dia 30/05, externou a sua gratidão aos presentes de um e do outro lado da vida, desejando que cada um retorne com um sorriso, com a alegria de estar vivo, gratos a Jesus e a Deus. Após declamar o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, o intimorato orador foi homenageado, novamente, pelo transcurso de seu aniversário em dias próximos, com o público cantando o Parabéns a Você.

Presente, também, a sobrinha-neta de Manoel Philomeno de Miranda (14 Nov 1876 – 14 Jul 1942), destacado colaborador espírita brasileiro, a Senhora Consuelo Pereira Moreira.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

 

Divaldo Franco – Workshop 2016 - La felicidad es posible

1º de mayo de 2016 – Salvador, BA.

El Fiesta Convention Center se engalanó para recibir a las 1.700 personas inscriptas para participar de ese acontecimiento, sobre el tema La felicidad es posible, con la coordinación de Divaldo Franco. Entre otros líderes espíritas, estuvo presente el Presidente de la Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Barreto Nery.

 

La música estuvo a cargo del saxofonista Josué, que encantó con la brillantes interpretaciones. Anticipando la conmemoración del 89º cumpleaños de Divaldo Franco, que se cumplirá el día 05 de mayo, se le rindió un vibrante homenaje. Intensamente emocionado, Divaldo, con reconocimiento, agradeció el homenaje, el cariño, la devoción y el amor que le dedican, así como agradeció también la presencia amistosa de todos los participantes, que provenían de 16 estados de Brasil y de tres paises.

 

Dio comienzo a su hermoso trabajo con dos preguntas: ¿Será posible ser feliz? ¿Qué es la felicidad, finalmente? La felicidad -explicó- parte desde el corazón hacia el exterior; es un estado de plenitud. Lo importante es que el sol de la alegría brille en el interior del alma, pese a los sufrimientos, a los disgustos que la vida presenta. La felicidad consiste en luchar internamente para sentirse pleno, a pesar de las decepciones. Los conceptos de Anaxágoras y de Anaxímenes fueron brevemente expuestos, como introducción al desarrollo del estudio acerca de la conquista de la felicidad, según la opinión de los filósofos griegos Epicuro, Diógenes, Zenón y Sócrates.

Epicuro, con su filosofía hedonista, pregonaba que para ser feliz era necesario poseer, tener. Para Diógenes, por el contrario, la felicidad sería no poseer cosa alguna, pues entendía que aquel que tiene no es el poseedor, sino el que es poseído por lo que tiene, y se convierte en su esclavo. El tercer punto de vista filosófico griego es la doctrina estoica, de Zenón de Citio, aquella según la cual la persona debería abandonarse a un estado de apatía, y resistir al dolor en una demostración de virtud. La propuesta socrática, por su parte, preconiza que la felicidad no consiste en tener sino en ser, en el cultivo de los valores ético-morales, y en vivir de acuerdo con los dictados de la conciencia. Esa propuesta de Sócrates sobre la felicidad, está en perfecta concordancia con las enseñanzas contenidas en el Evangelio de Jesús.

Estimulando la conquista de la felicidad a partir de ahora, Divaldo sugiere no dejar bienes materiales, además de los que done antes de desencarnar, obteniendo la tranquilidad de ya no poseer posesiones, las que en muchos casos son las verdaderas poseedoras. Ejercite el placer de donar, enseñó el orador bahiano, vea siempre el lado bueno de la vida; sea altruista, desinteresado, optimista. Esté siempre dispuesto a aprender, incluso de la desdicha.

 

La felicidad es posible, y para lograrla es necesario que el individuo utilice el recurso terapéutico de sentirse feliz, erradicando a la tristeza, la apatía; volviéndose alegre y contagiando con esa alegría a aquellos que están próximos.

Basado en los estudios de la Dra. Susan Andrews, psicóloga graduada en la Universidad de Harvard, actualmente radicada en el Brasil, Divaldo enunció las cinco ilusiones acerca de la felicidad: la riqueza, la juventud, el éxito, el placer, y la felicidad condicional, es decir: Solamente seré feliz cuando...

Basado en diversos pensadores e investigadores de la psiquis humana, Divaldo Franco enunció algunos conceptos tales como, entre otros: la felicidad no es la riqueza, aunque la riqueza pueda generar momentos de bienestar; ser feliz es ocuparse para ser mejor, y no para tener mucho; la felicidad real es sentirse pleno consigo mismo y con las circunstancias; y ejercite, también, el buen hábito de tratar con benignidad a sus familiares.

 

Para finalizar el enriquecedor trabajo, Divaldo -que viajará a Europa el día 02 de mayo de 2016, para desarrollar un itinerario destinado a difundir la Doctrina hasta el día 30/05-, expresó su gratitud a los presentes de uno y otro lado de la vida, deseando que cada uno retorne con una sonrisa, con la alegría de estar vivo, agradecidos a Jesús y a Dios. Después de declamar el Poema de la Gratitud de Amélia Rodrigues, el valiente orador fue homenajeado de nuevo, ante la proximidad de su cumpleaños, por el público, que cantó: ¡Que los cumplas feliz!

También estuvo presente una sobrina nieta de Manoel Philomeno de Miranda (14/11/1876 – 14/07/1942) -un destacado colaborador espírita brasileño-: la Señora Consuelo Pereira Moreira.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Republicado com tradução para o espanhol

 

Registro. Divaldo Franco no

Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA

 

 

 

30 de abril de 2016

 

Na palestra pública realizada no Centro Espírita Caminho da Redenção, às 20h00min, Divaldo Franco, servidor incansável, abordou aspectos da mediunidade, sua incidência na história da humanidade, seus efeitos e a preparação e o comportamento dos médiuns para bem exercer essa faculdade de ordem paranormal.

Cada criatura humana deve conscientizar-se de que deve trabalhar para a construção de um mundo melhor, servindo com coragem aos seus semelhantes. Para tal apoiou-se na sentença de Gabriela Mistral, poetisa chilena, Prêmio Nobre de Literatura, que afirmava: Aquele que ainda não aprendeu a servir, não aprendeu a viver. Quem aprendeu a servir, destacou o orador de escol, é feliz, o seu estado é de felicidade.

Para corroborar que a mediunidade está presente em a criatura humana, como faculdade, apresentou dois fatos. O primeiro, envolvendo o Papa Pio VII, que estando no Vaticano reunido com alguns cardeais, e distante dos fatos a mais de 750 km, descreveu o final da Batalha de Lepanto (07 de outubro de 1571), quando a armada comandada por Dom Juan de Áustria derrotou os Mouros, em memorável batalha naval. De imediato o fato não recebeu crédito, e os cardeais atribuíram tal descrição a um momento de desequilíbrio do Papa Pio VII, pela sua avançada idade. Somente dez dias após, a notícia chegou ao Vaticano, confirmando exatamente a visão a distância, uma particularidade da mediunidade, descrita pelo Pontífice, entrando o fato para a história da Igreja.

O segundo fato, com a mediunidade de bilocação, foi protagonizado por Santo Antonio de Pádua, que estando em Pádova-Itália, esteve presente no julgamento de seu pai em Lisboa-Portugal, testemunhando pela sua inocência e apontando o verdadeiro criminoso que estava presente no local do julgamento. A presença de Santo Antonio de Pádua foi testemunhada em ambas as cidades.

Explicando o fenômeno mediúnico, Divaldo falou sobre as funções do perispírito no intercâmbio com os seres incorpóreos, sobre o resgate de débitos para com a Lei Divina, afirmando que todo o bem que se faça possui o poder de anular o mal que se fez. É necessário, frisou, que o bem se sobreponha ao mal, anulando-o. Cada indivíduo é o resultado do que tenha feito, ou deixado de fazer, isto é, o resultado da causalidade. Todos possuem aptidões que precisam ser desenvolvidas, pois que elas se encontram em gérmen. Essas potencialidades se encontram adormecidas, haja vista que cada ser humano é uma emanação do psiquismo divino. Segundo estudos do Dr. Dean Hamer, geneticista americano, há no homem um gene divino, fato que o levou a afirmar que cada indivíduo é a configuração de Deus, todos possuem essa essência divina.

Para encontrar a plenitude, disse o orador por excelência, é necessário que cada um se conheça, aprofundando esse autoconhecimento sempre. A mediunidade não possui nada de fantástico, mas é uma ocorrência normal. Todos são médiuns. As gradações da faculdade mediúnica são diferentes para cada indivíduo, assim como há gradações de inteligência. As tendências mediúnicas vão se desenvolvendo através das reencarnações sucessivas. A mediunidade se apresenta em três fases: a lúcida, ou consciente; a semiconsciente; e a sonambúlica, ou inconsciente. O médium, ao longo da vida, pode passar pelas três fases. Todo ser humano é um aprendiz da mediunidade.

Agregando maiores e pormenorizadas informações, Divaldo Franco leu uma mensagem de Joanna de Ângelis, e por ele psicografada na reunião mediúnica do dia 27 de abril de 2016, no Centro Espírito Caminho da Redenção, com o título “Em serviço Mediúnico”. Em linhas gerais, a mensagem afirma que a mediunidade é um instrumento delicado, e ao mesmo tempo forte; que não se é médium durante algum tempo, mas sempre; que o médium deve aprender a utilizá-la em alto nível moral e ético; o mecanismo da mediunidade está sempre ativado; a mediunidade é uma bênção e se constitui em o sexto sentido; é uma concessão de ordem divina para a elevação espiritual do médium; o exercício da mediunidade deve contribuir para a mudança de atitudes morais e intelectuais; é, também, um lenitivo aos sofredores, pois que sendo amados, se sentem aliviados em suas dores; é incentivo para a transformação moral.

Finalizando essa verdadeira aula sobre mediunidade, Divaldo Franco recomendou o estudo de O Livro dos Médiuns, e da obra Técnica da Mediunidade, de Carlos Torres Pastorino.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

 

DIVALDO FRANCO en el Centro Espírita Caminho da Redencão.

30 de abril de 2016, Salvador/BA.

 

 

En la conferencia pública realizada en el Centro Espírita Caminho da Redenção a las 20:00, Divaldo Franco, un servidor infatigable, abordó aspectos de la mediumnidad, su incidencia en la historia de la humanidad, sus efectos, además de la preparación y la conducta de los médiums, para ejercer correctamente esa facultad de índole paranormal.

Cada criatura humana debe ser consciente de que le cabe trabajar para la edificación de un mundo mejor, a través del servicio valeroso a sus semejantes. En tal sentido, se apoyó en el pensamiento de Gabriela Mistral, poetisa chilena, Premio Nobel de Literatura, que afirmaba: Quien aún no aprendió a servir, no aprendió a vivir. Quien aprendió a servir -destacó el ilustre orador- es feliz, su estado es de felicidad.

Para corroborar que la mediumnidad está presente en el ser humano como una facultad, expuso dos ejemplos. El primero, protagonizado por el Papa Pío VII, quien mientras estaba en el Vaticano reunido con algunos cardenales, y distante más de 750 km de los acontecimientos, describió el final de la Batalla de Lepanto -el 07 de octubre de 1571-, cuando la armada que comandaba Don Juan de Austria derrotó a los moros, en una memorable batalla naval. En lo inmediato, la manifestación no fue considerada creíble, y los cardenales atribuyeron esa descripción a un momento de desequilibrio del Papa Pío VII, a causa de su avanzada edad. Solamente diez días después, la noticia llegó al Vaticano, confirmando exactamente la visión a distancia, una manifestación de la mediumnidad -descripta por el pontífice- de modo que el fenómeno quedó registrado en la historia de la Iglesia.

El segundo fenómeno, relativo a la mediumnidad de bilocación, fue protagonizado por San Antonio de Padua, que encontrándose en Padua, Italia, estuvo presente en el juicio a su padre en Lisboa, Portugal, cuando daba testimonio de su inocencia e indicaba al verdadero criminal, que estaba presente en el lugar donde se desarrollaba el juicio. La presencia de San Antonio de Padua fue registrada en ambas ciudades.

Durante la explicación del fenómeno mediúmnico, Divaldo hizo referencia a las funciones del periespíritu en el intercambio con los seres incorpóreos; sobre el pago de deudas contraidas con la Ley Divina, afirmó que todo el bien que se haga posee el poder de anular el mal que se ha hecho. Es necesario -mencionó-, que el bien supere al mal y lo anule. Cada individuo es el resultado de lo que ha hecho o dejado de hacer, es decir, que es el resultado de la causalidad. Todos poseen aptitudes que requieren desarrollo, pues se encuentran en germen. Esas potencialidades se encuentran adormecidas, teniendo en cuenta que cada ser humano es una emanación de la psiquis divina. Según estudios del Dr. Dean Hamer, genetista norteamericano, existe en el hombre un gen divino, lo que lo llevó a afirmar que cada individuo es la configuración de Dios y, por consiguiente, todos poseen esa esencia divina.

Para encontrar la plenitud, expresó el orador por excelencia, es necesario que cada uno se conozca, y que ese autoconocimiento se profundice siempre. La mediumnidad no tiene nada de fantástico: es un acontecimiento normal. Todos son médiums. Las graduaciones de la facultad mediúmnica son diferentes para cada individuo, así como hay graduaciones de la inteligencia. Las tendencias mediúmnicas se van desarrollando a través de las reencarnaciones sucesivas. La mediumnidad se presenta en tres fases: la lúcida o consciente, la semiconsciente y la sonambúlica o inconsciente. El médium, a lo largo de la vida, puede pasar por las tres fases. Cada ser humano es un aprendiz de la mediumnidad.

Agregando mayores y pormenorizadas informaciones, Divaldo Franco leyó un mensaje de Joanna de Ângelis, psicografiado por él en la reunión mediúmnica del día 27 de abril de 2016, en el Centro Espírita Caminho da Redenção, cuyo título es En la tarea mediúmnica. En líneas generales, el mensaje expresa que la mediumnidad es un instrumento delicado, y al mismo tiempo poderoso; que no se es médium durante un cierto tiempo, sino siempre; que el médium debe aprender a utilizarla en un elevado nivel moral y ético; el mecanismo de la mediumnidad está siempre activado; la mediumnidad es una bendición y constituye un sexto sentido; es una concesión de índole divina para la elevación espiritual del médium; el ejercicio de la mediumnidad debe contribuir al cambio de las actitudes morales e intelectuales; es, también, un consuelo para quienes sufren, pues al ser amados experimentan alivio de sus dolores; es un incentivo para la transformación moral.

Para finalizar esa verdadera lección sobre mediumnidad, Divaldo Franco recomendó el estudio de El Libro de los Médiums, y de la obra Técnica de la Mediumnidad de Carlos Torres Pastorino.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco em

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr])

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco. Maio/2016

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

(Informação em emails de Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf spiritismus.duesseldorf@gmail.com e de  nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr])

 

 

 

 

Palestra programada para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ,

 

de São José do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 04 de maio, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestra no Lar Espírita Amor e Luz

Guarulhos, SP

 

Bom dia Amigos do Lar Espírita Amor e luz

convidamos a todos para assistir  a palestra!

O conhecimento nos aquece a alma!

Sejam bem-vindos!

Fraternal Abraço!

 


 

Equipe de Sustentação Hortênsias Lilases atende gratuitamente a Dependentes químicos e seus familiares,toda quinta-feira!

venham conhecer nosso trabalho

 

Ajude a propagar o Evangelho de Jesus através da Doutrina Espírita, encaminhe este e-mail a seus contatos! É uma forma de caridade!

 

 

Muita Paz!

 

Laice Regina

Lar Espírita Amor e Luz – LEAL

www.larespirita.com.br

R. Santa Lúcia, 392, Vila Paraíso, Guarulhos, SP

11.2484-7052



(Informação recebida em email de locutor - FEAL [locutor@feal.com.br])

 

 

Novo vídeo da série: “Personagens da Codificação”

 

 

: Nuevo vídeo de la serie "Personajes de la Codificación"

 

  

  - Nuevo vídeo de personalidades vinculadas con la codificación del espiritismo,

presentado por el Sr. Lucas Milagre (Brasil).

 

Queridos amigos:

 

A continuación ofrecemos otro vídeo de la serie Personajes de la Codificación. En este nuevo vídeo, Divaldo Franco habla de Sir Arthur Conan Doyle.

 


Véanlo aquí: http://youtu.be/y0waGX6yAnQ

 

     Sir Arthur Conan Doyle  (1859-1930)

     "Arthur Conan Doyle, el admirable investigador citado reiteradamente por el Prof. Charles Richet, debido a sus investigaciones juiciosas junto con William Crookes, es también una de las personalidades más prominentes de la cultura inglesa.

     "Él es el autor de Sherlock Holmes; es quien legó a la humanidad ese personaje que fue tan real, en Inglaterra, que hasta hoy conserva su residencia en pleno corazón de Londres, donde todavía recibe correspondencia.

     "Este admirable investigador, fascinado por los fenómenos que se producían a través de Eusapia Paladino, de Daniel Douglas Home, de la Sra. D´Esperance, Elizabeth D´Esperance, confirmó su creencia en el Espiritismo y escribió una obra memorable: Historia del Espiritualismo. Por cierto, en la traducción al portugués consta como Historia del Espiritismo, aunque en el original inglés figura Espiritualismo, que no es lo mismo que Espiritismo. En él dedica abundante espacio a Daniel Douglas Home y a muchos otros médiums, así como hace una referencia muy breve a Allan Kardec, con quien no tuvo el privilegio de intercambiar una correspondencia voluminosa, porque en la época de sus investigaciones, el egregio Codificador ya había desencarnado.

     "No obstante, su contribución a la divulgación del Espiritismo en Inglaterra, en Francia, en Italia, en Europa en general, junto a Schrenck Notzing, a Gabriel Delanne, al extraordinario precursor de la antropología criminalista, César Lombroso, y también al propio Charles Richet, nos dan una idea de la excelencia de este hombre que no tuvo vergüenza de avalar como espírita las obras que publicó, después de haber conocido los notables fenómenos producidos por la mediumnidad dignificada."   

 

Abrazos,

 

Lucas Milagre
(37)8415-5995

 

La paz consiste en cambiar el armaos los unos contra los otros, por el amaos los unos a los otros. -  Divaldo P. Franco

 

El verdadero hombre fiel es aquel que da muestra viva de su creencia a través de sus actitudes y ejemplificaciones. - Buenaventura

 

Que otros discutan acerca del Cristo, que otros permanezcan en el país del entretenimiento, recogiendo flores efímeras para la curiosidad inconstante o insatisfecha. Cada cual se sintoniza con las situaciones a las que confía su propio corazón. Pero que el servicio al prójimo con Jesús, como una norma sublime, sea nuestro motivo de cada hora. Francisco de Asís

 



(Recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Parceria da A.G.E. João Cabete e AME- Santos. Curso de Introdução ao “O Livro dos Espíritos”. Santos, SP

 

Programa do Curso de Introdução a "O Livro dos Espíritos"

 

09/05/16 - Primeira Aula -Dr. Fernando Augusto G. Guimarães

1 -  Deus: questões 1 a 13

2 - Espírito e Matéria: questões 21 a 28

16/05/16 -Segunda Aula -  Drª. Ana Karina

3 - Princípio Vital - seres orgânicos e inorgânicos: questões 60 a 70

4 - Inteligência e Instinto: questões 71 a 75a

23/05/16 - Terceira Aula - Adriana Bispo

4 - Mundo Espírita ou dos Espíritos: questões  76 a 92a

30/05/16 - Quarta Aula - Márcia Colasante

5 - Perispírito e Diferentes Ordens de Espíritos: questões 93 a 99

06/06/16 - Quinta Aula - Kátia Derito

6 - Progressão dos Espíritos: questões 114 a 127

7 - Anjos e Demônios: questões 128 a 131

13/06/16 - Sexta Aula – Antonio Fernandes

8 - Finalidade da Encarnação e As Almas:  questões 132 a 146a

20/06/16- Sétima Aula: Márcia Colasante

9 - A alma após a morte e separação da Alma do corpo: questões 149 a 162

27/06/16 - Oitava Aula: Drª. Angélica Ribeiro

10 - Reencarnação: questões 166 a 177

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

1º. Ano do Curso do ESDE

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [cristina.helena.bertuzzi@gmail.com])

 

 

Palestra com Geraldo Lemos Neto

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [cristina.helena.bertuzzi@gmail.com])

 

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 



Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX
Rua das Tainhas, nº 10
Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ
Acesso
Site

 

(Informação recebida em email de Marcio Hungria [mphungria@gmail.com])

 

 

Registro. Palestras, reuniões e entrevistas com

Perri em Ribeirão Preto

 

Em eventos promovidos pela USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, houve atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da FEB. No dia 30/4 ocorreu reunião e diálogo em encontro de trabalhadores da Unificação Kardecista. Houve o comparecimento de dirigentes da Casa Editora O Clarim, de Matão. No dia 1o de maio, pela manhã, no salão do Sanatório Espírita Vicente de Paulo, houve palestra pública e, em seguida, reunião do Departamento de Estudo e Educação da Mediunidade da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, com presença de 26 centros da cidade e região. Na noite do mesmo dia houve palestra comemorativa dos 90 anos da Unificação Kardecista, e, no dia 29/4 já havia ocorrido palestra de Heloísa Pires (SP). O convidado também gravou entrevista para o programa de TV "Visão Espírita". Além de dirigentes das instituições citadas também integrou as mesas o vice-presidente da USE-SP José Antonio Luiz Balieiro. Informações: http://www.userp.org.br/

 

Ribeirão Preto. 90 anos da Unificação Kardecista. Perri e dirigentes locais.

Palestra em sanatório. Mesa e coral.

Ribeirão Preto. Reunião de dirigentes. Mesa.

Ribeirão Preto. Reunião de Dirigentes. Público.

 

 

Encontro de Educadores Espíritas

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cristina Helena Neves Bertuzzi [cristina.helena.bertuzzi@gmail.com])

 

 

Palestra programada para a Associação Filantrópica

 “A Caminho da Luz”.  Assis, SP

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

GEPEC - Programação de aniversário

 101 anos de trabalhos ininterruptos.  Salvador, BA.

 

 

Programação de aniversário do GEPEC. 101 anos de trabalhos ininterruptos

SÁBADO

Dia 07

16:00 horas – OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA – Claudio Emanuel Abdala

Dia 14

14:30 horas – GRUPO DE CANTO ILUMINAR

15:00 horas - O SERMÃO DA MONTANHA E A MÍSTICA DIVINA – Valentim Fidalgo

16:00 horas – TEMA LIVRE – André Luiz Peixinho

Dia 21

16:00 horas – AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS ANJOS – Fabio Roque

17:00 horas – CORAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Dia 28

16:00 horas – A LEI DE AMOR – Stela Diamantino

 

17:00 horas – MOMENTO DE ARTE – Carla Visi

 

GEPEC

Grêmio Espírita Perseverança e Caridade

                                         Endereço: Rua Euclides da Cunha, 778 Graça.  CEP 40.150.250 - Salvador-Ba

Informações: (71) 32618828 || (71)  8735-3913 e (71) 34947455

e-mail gepec@ig.com.br

 

(Informação recebida em email de Miranda 6 Edward [enmjunior3@gmail.com])

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acessar aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Comédia Espírita: Samara sempre sabe

Brasília, DF

 

(Informação recebida em email de Canal Amigos da Luz [amigosdaluz.producao@gmail.com])

 

 

 

Jornal do LELA- Em Foco

Solicite por email

 

Escrever para:

divulgacaoluzeamor@yahoo.com.br

 

 

 

Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite por email para André Luiz Gadelha

gadelhaespirita@gmail.com

 

 

 

Perto de Deus

 

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: “MÃE - Antologia Mediúnica”. Prefácio. Página 30.

 

Entre a alma, prestes a reencarnar na Terra, e o Mensageiro Divino travou-se expressivo diálogo:

- Anjo bom - disse ela -, já fiz numerosas romagens no mundo. Cansei-me de prazeres envenenados e posses inúteis... Se posso pedir algo, desejaria agora colocar-me em serviço, perto de Deus, embora deva achar-me entre os homens...

- Sabes efetivamente a que aspiras? Que responsabilidade procuras? – replicou o interpelado.

– Quando falham aqueles que servem à vida, perto de Deus, a obra da vida, em torno deles, é perturbada nos mais íntimos mecanismos.

- Por misericórdia, anjo amigo! Dar-me-ás instruções...

- Conseguirás aceitá-las?

- Assim espero, com o amparo do Senhor.

- O Céu, então, conceder-te-á o que solicitas.

- Posso informar-me quanto ao trabalho que me aguarda?

- Porque estarás mais perto de Deus, conquanto entre os homens, recolherás dos homens o tratamento que eles habitualmente dão a Deus...

- Como assim?

- Amarás com todas as fibras de teu espírito, mas ninguém conhecerá, nem te avaliará as reservas de ternura!... Viverás abençoando e servindo, qual se carregasses no próprio peito a suprema felicidade e o desespero supremo. Nunca te fartarás de dar e os que te cercarem jamais se fartarão de exigir...

- Que mais?

- Dar-te-ão no mundo um nome bendito, como se faz com o Pai Celestial, contudo, qual se faz igualmente até hoje na Terra com o Todo-Misericordioso, reclamar-se-á tudo de ti, sem que se te dê coisa alguma.

Embora detendo o direito de fulgir à luz do primeiro lugar nas assembléias humanas, estarás na sombra do último...

Nutrirás as criaturas queridas com a essência do próprio sangue; no entanto, serás apartada geralmente de todas elas, como se o mundo esmerasse em te apunhalar o coração.

Muitas vezes, serás obrigada a sorrir, engolindo as próprias lágrimas, e conhecerás a verdade com a obrigação de respeitar a mentira...

Conquanto venhas a residir no regozijo oculto da vizinhança de Deus, respirarás no fogo invisível do sofrimento!...

- Que mais?

- Adorarás as outras criaturas para que brilhem nos salões da beleza ou nos torneios da inteligência; entretanto, raras te guardarão na memória, quando erguidas ao fausto do poder ou ao delírio da fama.

Produzirás o encanto da paz; todavia, quando os homens se inclinem à guerra, serás impotente para afastar-lhes o impulso homicida... Por isso mesmo, debalde chorarás quando se decidirem ao extermínio uns dos outros, de vez que te acharás perto do Todo-Sábio e, por enquanto, o Todo-Sábio é o Grande Anônimo, entre os povos da Terra...

- Que mais?

- Todas as profissões no Planeta são honorificadas com salários correspondentes às tarefas executadas, mas o teu ofício, porque estejas em mais íntima associação com o Eterno e para que não comprometas a Obra da Divina Providência, não terá compensações amoedadas.

Outros seareiros da Vinha terrestre serão beneficiados com a determinação de horários especiais; contudo, já que o Supremo Pai serve dia e noite, não disporás de ocasiões para descanso certo, porquanto o amor te colocará em permanente vigília!...

Não medirás sacrifícios para auxiliar, com absoluto esquecimento de ti; no entanto, verás teu carinho e abnegação apelidados, quase sempre, por fanatismo e loucura...

Zelarás pelos outros, mas os outros muito dificilmente se lembrarão de zelar por ti...

Farás o pão dos entes amados... Na maioria das circunstâncias, porém, serás a última pessoa a servir-se dos restos da mesa, e, quando o repouso felicite aqueles que te consumirem as horas, velarás, noite a dentro, sozinha e esquecida, entre a prece de Deus, e, em razão disso, terás por dever agir com o ilimitado amor com que Deus ama...

- Anjo bom - disse a Alma, em pranto de emoção e esperança -, que missão será essa?

O Emissário Divino endereçou-lhe profundo olhar e respondeu num gesto de bênção:

- SERÁS MÃE!...

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Monumento à Mãe Preta. Largo do Paissandu, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Amor de mãe

 

 

Em determinada página social, uma fotografia nos chamou a atenção: uma senhora oriental, magérrima, com noventa e sete anos, ajoelhada em cima de uma cama singela.

Em uma das mãos traz uma tigela com sopa, e na outra uma colher.

Nessa posição, inclina-se até poder colocar as colheradas do caldo na boca do filho deficiente, imóvel.

E o faz com um devotamento imenso.

Seu tesouro conta sessenta anos de idade.

Deduz-se que, precisamente há sessenta anos, ela repete essa cena em todas as refeições que oferece ao filho - amor de seu coração.

Amor de mãe, sentimento insuperável na face da Terra.

*   *   *

Que mistério é esse que envolve as mães?

Eis uma pergunta difícil de explicar.

A mulher passa nove meses carregando nas entranhas o seu filho.

Nove meses em que ela capta as suas vibrações e as sente com carinho.

Dificilmente um filho conseguirá esconder de sua mãe o que sente, porque ela o conhece desde o ventre.

Do mesmo modo, não poderá uma mãe esconder o que sente do seu filho.

Um filho amoroso conseguirá ler no rosto de sua mãe, se ela está contente ou triste, se está feliz ou aborrecida.

Todas as mulheres têm a mesma habilidade para ser mãe, não importa se são intelectualizadas ou não, se são pobres ou ricas.

Toda mulher nasce com essa estrutura para a maternidade.

Às vezes, não consegue ser mãe de filhos consanguíneos.

Mas será mãe de sobrinhos, dos irmãos, das crianças que se lhe acerquem, porque tem inato, o instinto da maternidade.

Toda criatura no mundo experimentou, em algum momento, o envolvimento de sua mãe.

Mesmo porque alguém pode nascer sem a presença do pai, mas é impossível nascer no mundo, sem a presença da mãe.

Podemos observar que, na base de todo bruto, de todo ser grotesco, sempre houve a figura de uma mãe.

Da mesma forma, na História de todos os santos, missionários, criaturas do bem, inventores e estrategistas.

Quando a mulher tiver consciência da força do seu papel, junto aos filhos e admitir que serão eles, os adultos de amanhã; que serão os professores, médicos, advogados, juízes, políticos, administradores de países e Estados, pais e mães - ela lhes ensinará que eles têm que ser especiais, servir de exemplo, respeitando a todos seus iguais.

Lecionará, por palavras e atos, o amor à natureza, a proteção às florestas e aos animais.

*   *   *

Se há um mistério notável na maternidade, ele se chama amor.

Um amor que brota da alma, desabrocha, cresce a cada dia.

Uma energia que foi se modelando através dos milênios, e se fez total na criatura humana. Amor de mãe!

Quantos nos alimentamos dessa seiva vigorosa, por dilatados anos.

Por vezes, até acreditamos que ela nos sufoca. Contudo, quando nos distanciamos dessa fonte protetora e acolhedora, como nos sentimos necessitados...

Nos dias de carência, de lutas insanas e dores profundas, como recordamos do doce amor de mãe, daquela que nos vigiou a infância, a juventude e os dias da madureza.

Amor de mãe. Ninguém que o possa dispensar.

Redação do Momento Espírita.
Em 2.5.2016.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Mãe de Whistler. Óleo sobre tela de James Abbott McNeill Whistler.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Whistler%27s_Mother#/media/File:Whistlers_Mother_high_res.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br