Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terca-feira, 08 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/08-03-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/08-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/07-03-2016.htm

05-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/05-03-2016.htm

04-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/04-03-2016.htm

03-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/03-03-2016.htm

02-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/02-03-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

Liberdade de Escolha

 

“(...) Podes e deves ser feliz. Esta é a tua liberdade de escolha.

Se te encontras atrelado ao carro das aflições, porfia construindo o bem e te libertarás.

A dificuldade de agora é o efeito da insensatez do passado.

A vida renova-se a cada momento.”

 

 

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Momentos de Saúde e de  Consciência,    1ª ed. p. 16 – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

Libertad de elección

 

...Puedes y debes ser feliz. Esta es tu libertad de elección.

Si te encuentras sujeto al carro de las aflicciones, persevera en la edificación del bien y te liberarás.

La dificultad de ahora es el efecto de la insensatez del pasado.

La vida se renueva a cada momento.

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco –

Libro Momentos de Salud y de  Consciencia – Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

.......................................

...............................

......................

 

 

 

.......................................

...............................

......................

 

(Copiado de Febnet)

O médium Peixotinho em sessão de materialização.  O espírito se materializando graças ao ectoplasma liberado pelo médium.

Imagem/fonte: http://wwwespiritismoredivivo.blogspot.com.br/2007/10/fenmenos-de-materializaopeixotinho.html  

 

Registro. XVIII Conferência Estadual Espírita

 Pinhais

 

 

05 de março de 2016

 

Pinhais – 05 de março de 2016

1 – Haroldo Dutra Dias

Desenvolvendo o tema Evangelho da Imortalidade, Haroldo Dias apresentou rico e profícuo ensinamento a respeito da ressurreição, dizendo que o Evangelho do Cristo é o sol da imortalidade.

2 – Alberto Almeida

Após breve intervalo, Alberto Almeida assomou à tribuna para desenvolver o tema Aquém e além do cérebro - A Imortalidade.

3 – Haroldo Dutra Dias

No período da tarde, Haroldo Dutra Dias voltou a se pronunciar, abordando o tema O Espírito Imortal. O mais difícil na vida, disse o conferencista, é viver a imortalidade.

4 – André Trigueiro

André Trigueiro, jornalista, abordou a temática A Valorização da Vida, focando o suicídio, sendo necessário que se tenha carinho e acolhimento amoroso aos suicidas.

5 – Divaldo Franco

Divaldo Franco retornou ao palco para discorrer sobre a Consciência da Imortalidade 1ª parte, afirmando a justeza como Allan Kardec trabalhou e orientou o comportamento da Doutrina Espírita e as relações com a ciência, caminhando com ela passo a passo, e avançando onde a ciência deteve-se. O homem jamais se deteve na busca do conhecimento, assim, notáveis pesquisadores, cientistas e pensadores, de todos os tempos, e principalmente após a segunda metade do Século XX, se aplicaram em avançar na aquisição do conhecimento, propiciando ao homem condições melhores para as suas experiências de vida, de relações sociais, tecnológicas.

 

Os cientistas James Jeans e V. A. Firsoff através de suas análises e descobertas sobre o Universo e as partículas de mente, respectivamente, corroboram os preceitos da Doutrina Espírita. Outros, igualmente, caminham nessa direção, como Michael Persinger, ao fazer experiências com um capacete que emite ondas eletromagnéticas, de pósitrons, nos lobos temporais. As pessoas submetidas a essas experiências teriam tido “visões” e sentiram presenças espirituais. O Dr. Persinger atribui esses fenômenos à influência dessas ondas eletromagnéticas. Nessas pesquisas o Dr. Persinger, realizou uma descoberta inusitada, a existência de peculiar luminosidade, de um ponto de luz no interior do cérebro.

Buscando confirmar o que observara, o Dr. Persinger convidou o Dr. Vilayanur Ramachandran, pesquisador indiano, radicado nos Estados Unidos da América para fazer as suas experiências visando confirmar e ampliar o conhecimento até aquele momento sobre o ponto luminoso. Constatou o Dr. Vilayanur que ao pronunciar a palavra Deus, no idioma que for, aquele ponto amplia a sua luminosidade. Dean Hamer, pesquisando a origem da vida humana, descobriu que uma das causas é a presença de Deus.

A par de todas essas pesquisas, o autoconhecimento propicia a perfeita integração, ou vinculação com Deus, pois que Deus está presente no homem. O psicólogo transpessoal Stanislav Grof constatou, em seus estudos, a reencarnação e a influência dos Espíritos na vida das pessoas, a imortalidade da alma e a sua anterioridade.

Esse ponto de luz já era conhecido pelos chineses há dois mil anos aC. Igualmente os chacras, ou centros de força, possuem a propriedade de emanar fótons. Charles Richet, prêmio nobel de fisiologia, afirma que a criatura humana possui um sexto sentido.

 

Sete séculos antes de Cristo, Heródoto de Halicarnasso escreveu sobre Creso, Rei da Lídia. Pesava sobre Creso a espada de Dâmocles. Creso enviou embaixadores aos templos de todas as nações para que interrogassem os deuses sobre o que fazia naquele momento o Rei Creso na cidade de Sardes, na Lídia. Na data e hora aprazada a pergunta foi feita. Os embaixadores foram voltando e narrando ao rei as respostas dos deuses. Somente os embaixadores que voltaram do Templo de Delfos lograram obter dos deuses a resposta certa, coincidindo com o que fazia o rei naquele momento. A história se desdobra e o Rei Creso é derrotado pelos Persas.

Danah Zohar, autora da obra O Homem Quântico, examinou a questão sobre o ponto luminoso no cérebro. Ela e outros denominaram esse ponto como sendo o “Ponto de Deus” Ela é conhecida por seu trabalho sobre a inteligência espiritual - QS.

A vida possui um sentido pleno, como assevera Victor Frankl. O sentido da vida é tornar a imortalidade como a meta a ser alcançada, é dar a vida um objetivo psicológico, é amar sem condicionantes. Divaldo sempre muito inspirado apresentou algumas histórias vivenciadas por Francisco Cândido Xavier, extraindo o conteúdo doutrinário e moral, ampliando a gama de informações para uma reflexão a respeito da imortalidade e da transformação moral.

Destacou o Embaixador da Paz no Mundo que é o momento de os indivíduos encontrarem Deus dentro de si. Finalizando, afirmou que cada um foi convidado para tornar o mundo melhor, melhorando-se nos aspectos éticos e morais, amando-se e amando o próximo. O público de pé não poupou esforços em aplaudir demoradamente o ilustre conferencista.

 

6 – Alberto Almeida

No período noturno, o público foi contemplado com a excepcional apresentação do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correa. Com a presença, entre outras, de Marta Antunes, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, as atividades tiveram prosseguimento com o lançamento do volume 29 do Momento Espírita, em comemoração à realização da XVIII Conferência Estadual Espírita.

Desafios e contradições de como viver a imortalidade no dia a dia foi o tema desenvolvido por Alberto Almeida, de Belém/PA. A filosofia espírita, com sua aplicabilidade, possuidora de uma ética, e uma proposta doutrinária que faculta aos que a aceitam possam mudar a forma de pensar, de agir, adotando um jeito, uma forma de ser.

 

  Observação: as duas ultimas fotos são de Junior Fuchter   ( 109 e 110 )

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido de jorge Moehleck)

 

 

Espanhol

XVIII Conferência Estadual Espírita -
Pinhais, 05 de marzo de 2016.


1 – Haroldo Dutra Dias

Desarrolló el tema Evangelio de la Inmortalidad, y presentó una rica y provechosa enseñanza acerca de la resurrección, expresando que el Evangelio del Cristo es el sol de la inmortalidad.

 

2 – Alberto Almeida

Luego de un breve intervalo, Alberto Almeida se hizo presente en el estrado para desarrollar el tema El aquí y el más allá del cerebro - La Inmortalidad.

 

3 – Haroldo Dutra Dias

Por la tarde, Haroldo Dutra Dias volvió a disertar, y desarrolló el tema El Espíritu inmortal. Lo más difícil en la vida -manifestó el disertante- es vivir la inmortalidad.

 

4 – André Trigueiro

André Trigueiro, periodista, abordó el tema La valorización de la vida, y se refirió al suicidio, expresando que es necesario trasmitir cariño y una consideración amorosa a los suicidas.

 

5 – Divaldo Franco

Divaldo Franco retornó al escenario para disertar sobre la Consciencia de la Inmortalidad (1ª parte), y expresó el acierto con que Allan Kardec elaboró y orientó el desenvolvimiento de la Doctrina Espírita y sus relaciones con la ciencia, avanzando con ella paso a paso, y avanzando, incluso, más allá de donde la ciencia se detuvo. El hombre jamás se estancó en la búsqueda del conocimiento, y fue así que destacados investigadores, científicos y pensadores de todas las épocas, y principalmente después de la segunda mitad del siglo XX, se aplicaron para avanzar en la conquista del conocimiento, propiciando al hombre mejores condiciones para sus experiencias en la vida, en las relaciones sociales, y para el progreso tecnológico.

 

Los científicos James Jeans y V. A. Firsoff, a través de sus análisis y descubrimientos relativos al universo y a las partículas de la mente, respectivamente, corroboraron los principios de la Doctrina Espírita. Otros, asimismo, avanzan en esa dirección, como Michael Persinger, al realizar experiencias con un casco emisor de ondas electromagnéticas, de positrones en los lóbulos temporales. Las personas sometidas a esas experiencias habrían tenido visiones y percibido presencias espirituales. El Dr. Persinger atribuye esos fenómenos a la influencia de tales ondas electromagnéticas. Durante dichas investigaciones, el Dr. Persinger realizó un descubrimiento inusitado: la existencia de una singular luminosidad, correspondiente a un punto de luz en el interior del cerebro.

A fin de confirmar lo que había observado, el Dr. Persinger invitó al Dr. Vilayanur Ramachandran, investigador nacido en la India y radicado en los Estados Unidos de Norteamérica, para que hiciera sus experiencias a fin de confirmar y ampliar el conocimiento alcanzado hasta aquel momento acerca de dicho punto luminoso. Constató, el Dr. Vilayanur, que cuando se pronuncia la palabra Dios, cualquiera sea el idioma, ese punto amplía su luminosidad. Dean Hamer, aplicado a la investigación del origen de la vida humana, descubrió que una de sus causas es la presencia de Dios.

A la par de tales investigaciones, el autoconocimiento propicia la perfecta integración o vinculación con Dios, pues Dios está presente en el hombre. El psicólogo transpersonal Stanislav Grof constató, con sus estudios, la reencarnación y la influencia de los Espíritus en la vida de las personas, la inmortalidad del alma y su anterioridad. Ese punto de luz ya era conocido por los chinos dos mil años a. C. También los chacras o centros de fuerza, poseen la propiedad de emitir fotones. Charles Richet -premio Nobel de fisiología-, afirma que la criatura humana posee un sexto sentido.

 

Siete siglos antes de Cristo, Heródoto de Halicarnaso escribió sobre Creso, Rey de Lidia. Pesaba sobre Creso la espada de Damocles. Creso envió embajadores a los templos de todas las naciones para que interrogasen a los dioses acerca de qué hacía en aquel momento el Rey Creso en la ciudad de Sardes, en Lidia. En la fecha y la hora convenida, se hizo la pregunta. Los embajadores fueron retornando y narrando al rey las respuestas de los dioses. Solamente los embajadores que retornaron del Templo de Delfos habían obtenido de los dioses la respuesta acertada, que coincidió con lo que hacía el rey en aquel momento. La historia se desarrolla, y el Rey Creso es derrotado por los persas.

Danah Zohar, autora de la obra El hombre cuántico, analizó la cuestión relativa al punto luminoso en el cerebro. Ella y otros investigadores denominaron a ese punto el punto de Dios. Ella es conocida por su trabajo sobre la inteligencia espiritual - QS.

La vida tiene un sentido pleno, como sostiene Victor Frankl. El sentido de la vida es convertir a la inmortalidad en la meta que se debe alcanzar, lo que significa dar a la vida un objetivo psicológico, es decir amar sin condicionantes. Divaldo -siempre muy inspirado- relató algunas anécdotas de la vida de Francisco Cândido Xavier, de las cuales extrajo el contenido doctrinario y moral, con lo que amplió la gama de informaciones, para realizar una reflexión respecto de la inmortalidad y de la transformación moral.

Destacó el Embajador de la Paz en el Mundo que ha llegado el momento para que los individuos encuentren a Dios dentro de sí mismos. Para finalizar, manifestó que cada uno ha sido invitado para hacer el mundo mejor, al mejorarse en los aspectos éticos y morales, amándose y amando a su prójimo.

El público, de pie, no escatimó esfuerzos al aplaudir efusivamente al ilustre conferencista.

 

6 – Alberto Almeida

En el período nocturno, el público fue satisfecho con la excepcional presentación del Coro del Centro Espírita Ildefonso Correa. Con la presencia, entre otras, de Marta Antunes, vicepresidente de la Federación Espírita Brasileña, las actividades tuvieron continuidad mediante el lanzamiento del volumen 29 del Momento Espírita, en conmemoración de la XVIII Conferencia Estadual Espírita.

Los desafíos y las contradicciones acerca de cómo vivir la inmortalidad en la vida cotidiana, fue el tema desarrollado por Alberto Almeida, de Belém, PA. La filosofía espírita, con su aplicabilidad, poseedora de una ética, es una propuesta doctrinaria que posibilita a quienes la aceptan el cambio en la forma de pensar, de proceder, adoptando un nuevo modo, una nueva forma de ser.

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])

 

Registro. XVIII Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

 

06 de março de 2016

 

Pinhais/PR

06 de março de 2016

1 - André Trigueiro

Com o esperado sucesso, a XVIII Conferência Estadual Espírita chegou ao seu final, estando programadas duas intervenções. Uma sob a responsabilidade de André Trigueiro e outra comandada por Divaldo Pereira Franco, com a atividade de encerramento na sequência.

André Trigueiro desenvolveu o tema O Evangelho da Sustentabilidade, afirmando que um dos objetivos mais importantes do Evangelho de Jesus é a cultura da paz, um convite ao diálogo, à tolerância e ao exercício do perdão.

 

2- Divaldo Franco

A atividade foi presidida por Adriano Lino Greca, Presidente da Federação Espírita do Paraná, que ao encerrar a XVIII Conferência Estadual Espírita, fez os agradecimentos aos funcionários e voluntários da Federação, divulgando que estiveram presentes 185 caravanas de 13 Estados Brasileiros. Presentes, também, representação da Itália, da Suécia e do Paraguai. Os números de acessos através do Facebook, da internet, e visualizações pela FEBTV, audiência pela Web Rádio Fraternidade, foram impressionantes, atingindo cerca de noventa mil ocorrências. Informou, também, que a XIX Conferência Estadual Espírita será realizada no período de 17 a 19 de março de 2017.

 

Assumindo a tribuna, Divaldo Franco discorreu sobre a Consciência da Imortalidade – II, descrevendo os momentos que se sucederam na Rússia a partir do ano de 1902, envolvendo o escritor Leon Tolstoi, autor de Anna Karenina e O Reino dos Céus está em vós, entre outras obras. Enfrentando problemas de ordem política muito graves, o escritor russo, sendo possuidor de título nobiliárquico, renunciou ao mesmo, passando a viver entre os camponeses, tornando-se um deles.

Seu amor pela Rússia era profundo, assim, preocupado com a situação em que viviam os russos, sob o governo do Czar Nicollau II, escreveu uma carta ao soberano alertando-o sobre a situação em que viviam os russos, que a glória da Terra é de natureza transitória. Posicionava-se contra a pena de morte, a escravidão e as injustiças sociais. Previu, na missiva, a tragédia que se abateria sobre a sua amada Rússia A partir dessa carta, Tolstoi conservou a sua consciência tranquila, por ter feito advertência ao soberano.

Convertido ao cristianismo, - Tolstoi era um fiel devoto da Igreja Ortodoxa Russa -, passou a viver na simplicidade, como os homens do campo, vestindo-se modestamente. No cristianismo descobriu que a imortalidade era para tornar as pessoas mais gentis, afáveis, melhores do que se encontravam. Excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa, seus livros foram proibidos, e os títulos nobiliárquicos lhe foram retirados.

 

Tolstoi entendia que o conhecimento deveria ser aplicado para alcançar transformações para melhor. Sendo um pacifista e adepto da não-violência, Tolstoi escreveu para Mohandas Karamchand Gandhi, líder da libertação do povo indiano e paquistanês, que defendia o direito a dignidade, de cidadania, o direito à liberdade. Tolstoi e Gandhi trocaram inúmeras correspondências. Não há regime político que possa arrancar da consciência o anseio à liberdade.

Gandhi, passando a viver no meio dos Párias, como um deles, tornou-se uma sombra protetora para os desvalidos, e eles passaram a ter em Gandhi a sua voz, que se levanta divulgando a paz, a imortalidade, a liberdade, amando. Gandhi afirmava que se fossem perdidas todas as orientações ético/morais do mundo, e restasse somente o Sermão da Montanha, nada se perderia. Gandhi divulgava ser necessário introjetar o Reino dos Céus dentro do coração, como ele próprio fez.

Gandhi, sabendo da existência do movimento liderado por Martin Luther King Jr, escreveu-lhe uma carta de estímulo a manter-se liderando o processo de extinção da segregação racial nos EUA. O sonho de Martin Luther King Jr se concretizou.

 

O pensamento científico, disse Divaldo, vem contribuindo para a confirmação dos postulados da Doutrina Espírita. Dentre muitos experimentos e confirmações está o Projeto de decodificação do Genoma Humano, que conclui que a ciência sabe como Deus criou a vida. No Universo há uma ordem moral que rege tudo, com harmonia e sabedoria. A ciência, desta forma, vai conseguindo confirmar os postulados da Doutrina Espírita, embora o homem ainda não tenha conseguido compreender os aspectos espirituais, éticos e morais, estampados na doutrina codificada por Allan Kardec.

Um expoente da música, Ludwig van Beethoven, foi alguém que conseguiu introjetar no coração o Evangelho de Jesus. Comprovando isso, está a composição da Sonata ao Luar, composta especialmente para uma cega, que declarou, ao ouvir a sonata, estar vendo o luar. É necessário apreender a consciência da imortalidade e não somente o conhecimento dela.

Estando Divaldo Franco na Cidade do Cabo, na África do Sul, realizando atividades doutrinárias e hospedado em um hotel custeado pelos seus amigos que financiaram a sua viagem, foi advertido pelo Espírito Joanna de Ângelis, sua mentora espiritual, a abraçar um garçom africans específico. Relutou, chegando a imaginar tratar-se de uma obsessão, porém, Joanna insistiu. Como geralmente acontece em alguns locais, o café é servido sempre muito quente, e junto, invariavelmente vem o leite frio.

 

Ocorreu a Divaldo solicitar àquele garçom que providenciasse uma jarra de leite bem quente. Feito o pedido, e para demonstrar a sua gratidão, Divaldo Franco abraçou-o firmemente. O servidor sentiu-se constrangido, e ao mesmo tempo alegre pelo gesto. O grupo, atendendo um hábito, providenciou uma gorjeta, que foi cotizada entre eles, e Divaldo, dando-lhe outro abraço, discretamente colocou aquela importância na mão do garçom. No dia imediato, estando Divaldo com uma indisposição estomacal, ficou no apartamento. O garçom, notando a falta de Divaldo entre o grupo da família amiga e patrocinadora, indagou o motivo da falta. Informado que se encontrava indisposto, imediatamente foi ter com Divaldo, oferecendo-lhe diversas espécies de chás e torradas, instando Divaldo a comer.

Assim, os dois tiveram um tempo e um local adequado para conversarem um pouco. O garçom explicou que no dia anterior havia planejado o seu suicídio e que devido àquele abraço, desistiu. Estava com câncer de próstata, já com metástase, e que a família estava passando necessidades. Divaldo disse-lhe que ele não tinha o direito de suicidar-se, que o câncer é só uma palavra que mete medo. Quem ama não morre, transfere-se para a vida espiritual. O garçom informou que Divaldo havia sido a terceira pessoa branca que lhe tocou.

 

Joanna de Ângelis ultimamente vem orientando Divaldo para que divulgue a necessidade de se olhar e se preocupar, dando a atenção devida aos invisíveis, aqueles que estão à margem da sociedade por inúmeros motivos, e que geralmente as pessoas não notam a presença. Estamos em trânsito, e vamos nos despedir dessa indumentária e adentar na imortalidade. Outro aspecto a ser desenvolvido é a empatia, isto é, penetrar no sentimento do outro. Nós, os cristãos novos devemos introjetar que o Reino dos Céus está dentro de nós, colocando-nos em favor do próximo, amando-o, disse Divaldo Franco.

Finalizando a conferência, Divaldo Franco emprestou a sua psicofonia para o Espírito Bezerra de Menezes, que se pronunciou dizendo para que não nos desesperemos, para que não deixemos que o desencanto abra feridas na intimidade de cada um. O corpo, disse, é o instrumento do Espírito que merece respeito. Instou-nos a reflexionar profundamente sobre as lições do Evangelho de Jesus, conduzindo-nos pelas informações filosóficas da Doutrina Espírita. Necessitamos, continuou Bezerra, de Jesus mais do que nunca. O Mestre nos espera, sede feliz, aceitando o testemunho cristão, e que o nosso perfume seja o da caridade, edificando a vida nova.

Entre outros estímulos, Bezerra de Menezes informou que devemos aceitar a convocação para o desenvolvimento do conhecimento, da ética e da alegria do cristianismo, a compreender a lei de causa e efeito. A dor é a bênção aos eleitos, e que devemos celebrar o Reino de Deus em todos os corações. Com desejos de paz e plenitude, a mensagem foi encerrada.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido de Jorge Moehlecke)

 

XVIII Conferência Estadual Espírita -
Pinhais, Estado de Paraná, 06 de marzo de 2016.
 

1 - André Trigueiro

Con el esperado éxito, la XVIII Conferência Estadual Espírita llegó a su término, para lo que estaban programadas dos participaciones. Una bajo la responsabilidad de André Trigueiro, y la otra correspondió a Divaldo Pereira Franco, a modo de finalización del programa.

André Trigueiro desarrolló el tema El Evangelio de la sustentabilidad,  afirmando que uno de los objetivos más importantes del Evangelio de Jesús es la cultura de la paz, una invitación al diálogo, a la tolerancia y a la práctica del perdón.

2- Divaldo Franco

La actividad estuvo presidida por Adriano Lino Greca, Presidente de la Federación Espírita de Paraná, quien al finalizar la XVIII Conferência Estadual Espírita expresó los agradecimientos, a los funcionarios y voluntarios de la Federación, y manifestó que habían estado presentes 185 caravanas -grupos de viajeros provenientes de 13 Estados brasileños. Estuvieron presentes, también, representaciones de Italia, de Suecia y del Paraguay. La cantidad de conexiones a través de Facebook, de Internet, y las visualizaciones a través de la FEBTV, además de la audiencia por la Web Rádio Fraternidade, fueron impresionantes, y estuvieron cerca de las noventa mil. Informó, también, que la XIX Conferência Estadual Espírita se realizará del 17 al 19 de marzo de 2017.

 

A su turno, Divaldo Franco disertó sobre la Consciencia de la Inmortalidad – II parte, y describió los acontecimientos ocurridos en Rusia a partir del año 1902, vinculados con el escritor Leon Tolstoi, autor de Anna Karenina y de El Reino de los Cielos está en vosotros, entre otras obras. Debido a que debió enfrentar problemas de índole política muy graves, el escritor ruso -que poseía un título de nobleza-, renunció al mismo para comenzar a vivir entre los campesinos, y se convirtió en uno de ellos.

Su amor por Rusia era profundo, y estaba preocupado por la situación en que vivía el pueblo ruso, bajo el gobierno del zar Nicolás II, de modo que escribió una carta al soberano, para alertarlo sobre la situación en que vivían los ciudadanos, además de referirse a que la gloria en la Tierra es de naturaleza transitoria. Tolstoi se oponía a la pena de muerte, a la esclavitud y a las injusticias sociales, de modo que en su misiva, expresó su temor por la tragedia que se abatiría sobre su amada Rusia. A partir de esa carta, Tolstoi mantuvo su consciencia tranquila, por haber hecho la advertencia al soberano.

Convertido al cristianismo -Tolstoi había sido un fiel devoto de la Iglesia Ortodoxa Rusa-, vivió con sencillez, como los hombres del campo, y se vistió modestamente. En el Cristianismo descubrió que la inmortalidad contribuía a que las personas fueran más gentiles, afables, mejores de lo que antes habían sido. Fue excomulgado por la Iglesia Ortodoxa Rusa; sus libros fueron prohibidos y se le quitaron los títulos nobiliarios.

Tolstoi comprendía que el conocimiento debía ser aplicado para obtener transformaciones para mejor en los individuos. Como era un pacifista y adepto de la no violencia, Tolstoi le escribió a Mohandas Karamchand Gandhi, líder de la liberación de los pueblos de la India y Paquistán, que defendían el derecho a la dignidad, a la ciudadanía; el derecho a la libertad. Tolstoi y Gandhi intercambiaron abundante correspondencia. No hay un régimen político que pueda arrancar de la conciencia el anhelo de libertad.

Gandhi, cuando comenzó a vivir entre los parias, como uno más de ellos, se convirtió en una sombra protectora para los desvalidos, mientras que estos comenzaron a considerar a Gandhi su vocero, que se eleva divulgando la paz, la inmortalidad, la libertad, amando. Gandhi manifestaba que si se perdieran todas las orientaciones ético-morales del mundo, y sólo quedase el Sermón de la Montaña, nada estaría perdido. Gandhi divulgaba que es necesario introducir el Reino de los Cielos en el corazón, como él mismo lo hizo.

Gandhi, en conocimiento de la existencia del movimiento liderado por Martin Luther King Jr, le escribió una carta de estímulo, animándolo a que permaneciera en el liderazgo del proceso de extinción de la segregación racial en los Estados Unidos de Norteamérica. El sueño de Martin Luther King Jr. se concretó.

El pensamiento científico, dijo Divaldo, ha estado contribuyendo a la confirmación de los postulados de la Doctrina Espírita. Entre muchos experimentos y constataciones está el proyecto de decodificación del genoma humano, que arriba a la conclusión de que la ciencia sabe cómo Dios creó la vida. En el universo existe un orden moral, que rige a todo con equilibrio y sabiduría. La ciencia, de esta forma, va consiguiendo la confirmación de los postulados de la Doctrina Espírita, pese a que el hombre aún no haya conseguido comprender los aspectos espirituales, éticos y morales, plasmados en la doctrina codificada por Allan Kardec.

Un exponente de la música, Ludwig van Beethoven, ha sido alguien que consiguió introducir en su corazón el Evangelio de Jesús. A modo de comprobación, está la composición de la sonata Claro de Luna, dedicada especialmente a una ciega, la cual manifestó que al escuchar la sonata veía el claro de luna. Es necesario aprehender la consciencia de la inmortalidad, y no solamente tener el conocimiento de ella.

Estaba Divaldo Franco en Ciudad del Cabo, en África del Sur, realizando actividades doctrinarias, hospedado en un hotel costeado por amigos suyos, que también habían financiado su viaje, cuando el Espíritu Joanna de Ângelis -su mentora espiritual-, le advirtió que abrazara a un joven africano determinado. Divaldo se resistía, y llegó a imaginar que se trataba de una obsesión, pero Joanna insistió. Como generalmente ocurre en algunos locales, el café es servido muy caliente, y lo acompaña, siempre, la leche fría.

Se le ocurrió a Divaldo solicitarle a aquel joven que le trajera una jarra de leche muy caliente. Luego de hacer el pedido, para demostrarle su gratitud, Divaldo Franco lo abrazó firmemente. El servidor se sintió sorprendido, y al mismo tiempo alegre por ese gesto. El grupo, respetando un hábito, reunió una propina, cuyo valor fue determinado por ellos, y Divaldo le dio otro abrazo, mientras discretamente colocó aquella suma en la mano del mozo. Al día siguiente, Divaldo estuvo con una indisposición estomacal, y se quedó en el departamento. El mozo, al notar que Divaldo no estaba en el grupo de la familia amiga -que lo patrocinaba-, preguntó el motivo de la ausencia. Informado de que se encontraba con una indisposición, de inmediato fue a ver a Divaldo y le ofreció diversos tipos de té y tostadas, invitándolo a que comiera.

De tal modo, ambos tuvieron cierto tiempo, en un lugar adecuado para conversar. El joven le explicó que el día anterior había planeado su suicidio, y que debido a aquel abrazo, desistió. Padecía cáncer de próstata, que ya tenía metástasis, y que su familia estaba atravesando necesidades. Divaldo le dijo que él no tenía el derecho de suicidarse, que el cáncer es sólo una palabra que inspira miedo. Quien ama no muere, se traslada a la vida espiritual. El joven le informó a Divaldo que había sido la tercera persona blanca que lo había tocado, en toda su vida.

Joanna de Ângelis ha estado, últimamente, orientando a Divaldo para que divulgue la necesidad de tener en cuenta y preocuparse, concediendo la atención debida a los invisibles, aquellos que están al margen de la sociedad por numerosos motivos, cuya presencia generalmente no es tenida en cuenta por las personas. Estamos en tránsito, y vamos a desprendernos de nuestra vestimenta e ingresar en la inmortalidad. Otro aspecto que es necesario desarrollar es la empatía, es decir, penetrar en el sentimiento del otro. Nosotros, los cristianos nuevos debemos compenetrarnos de que el Reino de los Cielos está dentro de nosotros, y ponernos a favor del prójimo, amándolo, dijo Divaldo Franco.

Para finalizar la conferencia, Divaldo Franco concedió su psicofonía para que se manifestara el Espíritu Bezerra de Menezes, quien recomendó que no nos desesperemos, que no permitamos que la desilusión abra heridas en nuestro interior. El cuerpo -dijo- es el instrumento del Espíritu y merece respeto. Nos instó a reflexionar profundamente sobre las lecciones del Evangelio de Jesús, y a que nos conduzcamos por las informaciones filosóficas de la Doctrina Espírita. Necesitamos a Jesús -prosiguió Bezerra-, más que nunca. El Maestro nos espera, sed felices aceptando el testimonio cristiano, y que nuestro aroma sea el de la caridad, en la edificación de la vida nueva.

Entre otros estímulos, Bezerra de Menezes informó que debemos asumir la convocatoria al desarrollo del conocimiento, de la ética y de la alegría del cristianismo; a comprender la ley de causa y efecto. El dolor es la bendición para los elegidos, y nos cabe celebrar el Reino de Dios en todos los corazones. Con votos de paz y de plenitud, el mensaje concluyó.

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com])

 

Mensagem psicofônica do Dr. Bezerra de Menezes na  XVIII Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

 

06-03-2016

 

Acessar aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=BXZoEXWS5ug

 

 

(Com colaboração de Vera Filgueira)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Jesus é o Caminho”

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

Nota da AJE Brasil sobre a política brasileira

de enfrentamento das drogas

 

Prezados Senhores,

 

Escrevo a vocês a pedido do Presidente da Associação Jurídico-Espírita de São Paulo (AJE-SP), o Promotor de Justiça Eduardo Ferreira Valério, informando que a política brasileira sobre drogas e o pensamento jurídico-espírita foi o tema do II Fórum de Reflexões da AJE-Brasil, realizado em Brasília no último mês de fevereiro do qual resultou a nota abaixo, que expressa o posicionamento da entidade nacional a respeito do assunto.

 

 

NOTA DA AJE BRASIL SOBRE A POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS

A Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE Brasil), entidade de âmbito nacional que integra espíritas profissionais do Direito, reunida em Brasília ( DF) em 27 e 28 de fevereiro de 2016, em seu II Fórum de Reflexões, manifesta à sociedade brasileira sua convicção de que o modelo baseado na responsabilização criminal adotado há décadas pela política brasileira sobre drogas não conseguiu enfrentar com um mínimo de eficácia e efetividade o grave e prejudicial problema da drogadição.

A AJE-Brasil expressa sua convicção de que a dependência química e o uso problemático de drogas devem ser enfrentados por meio de eficazes políticas públicas de saúde, de assistência e promoção social e, sobretudo, de educação integral, entendida esta como vigoroso processo de formação do caráter moral do indivíduo.

Por fim, a AJE-Brasil convida o Movimento Espírita brasileiro, por suas entidades federativas, especializadas e sociedades espíritas, a promoverem franco debate a respeito do tema, de modo a contribuir para o fim das práticas estatais repressivas que vêm proporcionando o crescente encarceramento de jovens, notadamente pobres e negros, e incentivando a violência e a corrupção na sociedade brasileira, sem qualquer impacto na redução da oferta ou consumo de drogas. Esta situação é incompatível com os elevados valores éticos de justiça, amor e caridade que caracterizam o Cristianismo e a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Brasília, fevereiro de 2016.

 

Abraços Fraternais

 

Secretaria da AJE-SP

 

(Informação recebida em email de Secretaria [secretaria@ajesaopaulo.com.br])

 

 

FEB: Abertura dos estudos e exposição

Brasília, DF

 

A Federação Espírita Brasileira promoveu uma abertura especial para os Estudos Doutrinários. Quase quinhentas pessoas compareceram ao evento realizado no auditório Cenáculo, localizado na sede em Brasília, e puderam conferir uma palestra proferida pelo presidente da FEB, Jorge Godinho, sobre a responsabilidade que temos ao conhecer o Evangelho de Cristo e o compromisso de levá-lo e vivenciá-lo em sua plenitude. O diretor da área de estudos, Hélio Blume e a diretora da área de assistência social, Maria de Lourdes de Oliveira, fizeram uma oportuna explanação sobre as atividades da FEB. A noite foi encerrada com a participação da pianista Elenise Bandeira, acompanhada da cantora Livia Izar, que executaram canções eruditas e outras alusivas à história contada na Mostra Cultural sobre os 150 anos de Federico Fígner, pioneiro fonográfico no Brasil, primeira atividade do projeto que contou com a inauguração da exposição que conta um pouco da história de Frederico Fígner, contando, ainda, com gramofone e discos da época da Odeon.

(Informação recebida em email de Patrícia Cabri [patricia@febnet.org.br])

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 11 de março de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema COMO DEVEMOS LEMBRAR OS FALECIDOS?

Como devemos lembrar aqueles que partiram antes de nós? Com tristeza? Com alegria? O que devemos pensar? Estas e outras questões serão abordadas à luz da Doutrina Espírita.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail ccespirita@gmail.com

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [francisco.reis@laudas-avulso.com])

 

 

Palestra no Lar Amélie Boudet

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

FEEB. Seminário Em Busca de Deus - Inscrições Gratuitas. Salvador, BA

Necessário Irmãos em Cristo, inscreverem gratuitamente pelo site da feeb - www.feeb.org.br

Vamos deixar abaixo o link direto para as inscrições on-line

 

http://feeb.org.br/seminario-encerra-caravana-baiana-da-fraternidade-da-regiao-metropolitana-de-salvador/

 

 

Convidamos a todos para o seminário conforme anexo.

Pedimos que os interessados se inscrevam pelo site, com antecedência, pois, embora o limite das inscrições seja até o dia 21 de abril, essas poderão não se estender até esta data, se as vagas forem preenchidas antes desse dia 21, considerando-se que o espaço só tem capacidade de 1.200 lugares.

Assim, precisamos ter o número das pessoas que se comprometerem em participar e solicitamos que todos que se inscreverem, realmente compareçam, ou se por algum motivo, alguém tiver impedimento, nos comunique para que disponibilizemos a vaga para outras pessoas interessadas.

Na certeza do comprometimento e da participação de todos nesse momento de confraternização e união dos espíritas de Salvador e Região Metropolitana, desejamos paz

 

Local: Fiesta Convention Center

Bairro Itaigara

Data: 24 de abril de 2016

Dia: domingo

Horário: 8h30 às 18h

 

Edinolia Peixinho

Diretoria de Integração Federativa

FEEB

 


(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [edwardplantaodapaz@gmail.com])

 

 

Semana Espírita em tradicional movimento de Minas


De 6 a 12 de março transcorre a Semana Espírita de Bicas, cidade próxima a Juiz de Fora, e que conta com tradicional movimento e com centro centenário. A abertura foi realizada com palestra proferida por Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB, subordinando - se ao tema O Evangelho Segundo o Espiritismo, relacionado ao tema central "Bem-aventurados sois vós". O convidado visitou e participou de reuniões da instituição Morada do Caminho, dirigida por Vinicius Lara da Costa. (www.moradadocaminho.com.br)

 

César Perri com dirigentes do Morada do Caminho

Morada do Caminho dirigida por Vinicius Lara

Palestra com César Perri.

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br])

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 373

TRÊS LAGOAS/MS – 7 A 11/MARÇO/2016

Envie eventos: decio.bressanin@gmail.com

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

https://infopanespirita.wordpress.com/

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Jornal “Ação Espírita”

Marilia, sp

 

Olá, amigos,

 

Quem não recebeu a edição 115 do nosso jornal Ação Espírita, pode ler a versão

digital, em cores, acessando o link abaixo:

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao115.pdf

 

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

A face do amor

 

 

Ataques terroristas, independente de onde sejam realizados, são violências contra a Humanidade inteira.

Assombro, destruição, medo. Ameaças invisíveis que levam para longe a pouca paz de que dispomos, instaurando um reinado de insegurança.

Representam o que há de mais triste e baixo no ser humano. É o mal representado em ações, o mal que ainda encontra guarida em tantas almas no globo.

Ao longo dos tempos, tentamos combater o mal com outro mal maior. Vimos que não deu certo. A dor só aumentou.

Vestimos a vingança de justiça e saímos por aí como loucos, cheios de justificativas, tentando aplacar nossa sede de paz, de amor, repletos de ódio no coração.

Ainda hoje, tanto no plano material, como no mundo espiritual, grande quantidade de Espíritos se enraiza na raiva, na indignação e na mágoa, acreditando ser o revide a solução que irá lhes acalmar o íntimo desequilibrado.

Não... Esse não pode ser o único caminho.

Causar dor ao outro nos traz paz? Anula ou faz desaparecer o que nos fizeram? Acalma o coração desesperado?

Será que séculos e séculos de sofrimento não nos fizeram enxergar a verdade ainda?

Os que tentaram nos dar as respostas foram calados de súbito. Ouvir falar em perdão, compreensão e bem, quando estamos feridos, chega a ser ofensivo. Escondemo-nos da verdade.

A verdade pode ser difícil num primeiro instante. Lutar contra nossos ímpetos e tendências milenares exige esforço fora do comum.

Porém, compensa, tenhamos certeza. A verdade liberta.

Ela sempre esteve ao nosso alcance. O caminho alternativo sempre esteve em nossas rotas, nos chamando.

A outra face. A outra face...

A face do amor frente ao ódio. A face dos braços abertos que aceitam, frente à intolerância que repudia. A face da caridade que constrói frente às bombas que despedaçam.

A outra face. Não a face da indiferença, mas a da ação inteligente no bem, pois se o mal é ardiloso, perspicaz, sorrateiro, o bem é articulado, amoroso e vigilante.

Assim, quando atacados, de que forma for, apresentemos uma face diferente daquela que nos atingiu. O ódio e a violência podem persistir por um tempo, mas não resistem ao poder absoluto e superior do amor.

Quando do terrível ataque sofrido pela cidade de Paris, em 2015, foram muitos que resolveram oferecer a face do amor.

Um pianista anônimo ousou trazer seu piano de cauda para a rua, posicionou o instrumento em frente a um dos locais onde diversas pessoas haviam morrido, e tocou lindamente para todos que passavam.

Ao som de Imagine, de John Lennon, lágrimas se misturavam a sorrisos através da arte. A música, como oração e canto de esperança, convidava todos a refletirem sobre seu futuro, sobre suas vidas e objetivos maiores.

Nos dedos do pianista misterioso não havia ódio nem desejo de vingança. Havia empatia para com a dor de seus conterrâneos e um profundo desejo de paz.

Naquele lugar de tanta aflição, ao som dos tiros e bombas, que ainda ecoavam cruéis pelas construções, misturava-se agora a melodia do amor.

*   *   *

Imagine todas as pessoas partilhando todo o mundo.

Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas não sou o único.

Espero que algum dia você se junte a nós.

E o mundo viverá como um só.


Redação do Momento Espírita, com citação de
 versos da música 
Imagine, de John Lennon.
Em 7.3.2016.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Ouça Imagine, com John Lennon legendado

https://www.youtube.com/watch?v=bBW8g64Vzf8

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Lennon_1964_001_cropped.png

 

‘Nos Passos do Mestre’ revela o verdadeiro Jesus do Evangelho

 

 

Publicado originalmente em O Tempo

Belo Horizonte, 07-03-2016

 

Jose Reis Chaves

 

“Nos Passos do Mestre” é mais um grande filme espírita, que estreará nos cinemas de todo o Brasil em 24 de março de 2016. Ele nos apresenta um Jesus simples tal qual o dos Evangelhos, ou seja, um Jesus sem as confusões que os teólogos fizeram com Ele. O filme demonstra também a reencarnação e os fenômenos mediúnicos bíblicos acontecidos com Jesus, os apóstolos e, também, com personagens do Velho Testamento. Tudo sem os mistérios criados não por Deus, mas pelos teólogos que os transformaram em dogmas, isto é, doutrinas polêmicas que não possuem bases bíblicas. Por exemplo: Jesus é o modelo de um homem perfeito, mas os teólogos extrapolaram, introduzindo no cristianismo o politeísmo, pois transformaram Jesus em outro Deus, além de antropomorfizarem Deus.

O filme é dirigido por André Marouço, diretor da TV Mundo Maior, o qual dirigiu também dois outros filmes espíritas de grande sucesso de bilheteria, com cerca de 4 milhões de espectadores para cada um: “O Filme dos Espíritos” (Paris Filmes), que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival do Sesc dos Melhores Filmes de 2012; e do filme “Causa e Efeito” (Paris Filmes), que conquistou o segundo lugar dos melhores filmes de 2014, pela votação do Guia Folha/UOL.

“Nos Passos do Mestre” tem duração de 100 minutos. A curadoria do projeto é assinada pelo dr. Severino Celestino, pesquisador bíblico, professor de ciência da religião pela Universidade Federal da Paraíba, autor do livro “Analisando as Traduções Bíblicas”, entre outros, e é condecorado pela Universidade de Tel Aviv (Israel), pelo seu grande conhecimento de hebraico e do Velho Testamento. O filme tem também a participação especial do psicólogo paulista dr. Adão Nonato, conhecido pesquisador da Bíblia.

O patrocínio desse filme foi feito com o projeto Plataforma Catarse, tendo mais de 900 colaboradores, no que foi campeão nessa modalidade de financiamento colaborativo, o que lhe valeu a capa da “Veja São Paulo”, em setembro de 2013 (www.vejasp.abril.com.br/materia/projetos-bem-sucedidos-crowdfunding).

O filme é uma realização da Fundação Espírita André Luiz (Feal) e Mundo Maior Filmes, de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Sua ficha técnica, em parte já dita, é roteiro e direção de André Marouço; curadoria de Severino Celestino; participação especial de Adão Nonato; produção de Pollyana Pinheiro; produção executiva de Duilio Moraes; direção de arte de Ana Diniz; direção de fotografia de Arthur Oliveira; produção de elenco de Rosângela Marouço; estrelando Fábio Malosso; duração: 100 minutos.

O filme tem por objetivo demonstrar os feitos e fatos do Jesus histórico sob a ótica racional espírita. Entre eles, a virgindade de Maria, o batismo de Jesus, suas curas e milagres, a traição de Judas e as ressurreições de Lázaro e do próprio Jesus. É o retrato de Cristo e de tudo relacionado com Ele nunca visto antes. O cenário foi no Egito, em Jerusalém, na Turquia e na Itália.

“Aquela imagem de Jesus sofrendo na cruz, do Cristo dogmático, milagroso, vai abrir espaço para a imagem do Mestre Jesus, e sua imagem vai mudar a vida de muita gente”, afirma o seu diretor André Marouço, um respeitado conhecedor e renomado divulgador do cristianismo espírita, o Consolador prometido pelo excelso Mestre. Realmente, a doutrina espírita nos faz relembrar do verdadeiro ensino de Jesus e das suas próprias palavras.

PS: Para informações, Assessoria de Imprensa e Marketing da Feal: Erika Silveira, (11) 2086-4360 e assessoria@feal.com.br

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br