Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/25-11-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/25-11-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/24-11-2016.htm

23-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/23-11-2016.htm

22-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/22-11-2016.htm

21-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/21-11-2016.htm

19-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/19-11-2016.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Vista panorâmica de todo o céu no infravermelho próximo revela a distribuição de galáxias além da Via Láctea.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2MASS_LSS_chart-NEW_Nasa.jpg

Abell 2744 aglomerado de galáxias vista pelo Hubble

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/Heic1401a-Abell2744-20140107.jpg

 

Mais informações no link.

Observatório Paranal, Chile. Feixe de Laser direcionado para o centro da Via Láctea

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Laser_Beam_Towards_the_Milky_Way%27s_Centre.jpg

 

Mais informações no link

 

 

 

 

A verdade verdadeira é racional; ela se impõe por si própria

 

 

José Reis Chaves

 

 

Publicado originalmente em O Tempo,

Belo Horizonte, MG,  21/11/16.

Perguntaram a Jesus (João 18: 38) e a Buda o que é a verdade, e não houve respostas. Os dois foram muito prudentes, pois só a verdade divina é absoluta. A nossa é sempre relativa.

Há muitos tipos de verdade, entre eles, a subjetiva, a objetiva, a religiosa, a política e a meia verdade. A subjetiva é restrita a uma pessoa ou grupo de pessoas e, às vezes, não passa de apenas uma opinião; a objetiva é uma verdade mais ampla, pois é geralmente aceita por uma grande maioria de pessoas; e a política, pode-se dizer que é igual à que denominamos de meia verdade e que divide muito as pessoas. A própria palavra “partido” dos grupos políticos significa divisão. A verdade, pois, de um partido é a verdade de um grupo de pessoas que defende um determinado ponto de vista desse grupo. E um partido político pode ter uma ideologia boa ou ruim. Um exemplo de uma ideologia ruim é a do PT que, enquanto esteve no poder em nosso país, o que mais fez foi defender a ideologia antidemocrática esquerdista, já vencida, e tentar instalar em nosso país um regime desta fracassada ideologia que eu denomino de capitalismo estatal dos que estão no poder. E quanto ao resto da sociedade rica ou pobre, ela que se vire!

E vamos a alguns exemplos de verdades religiosas divergentes. O monotelismo é uma doutrina que surgiu nos primeiros séculos do cristianismo. Segundo ela, Jesus Cristo tem uma só vontade, pois os seus defensores ensinavam que Jesus possuía apenas uma natureza. É que eles aceitavam o monofisismo, doutrina do teólogo grego Eutiques, segundo a qual Jesus tem apenas a natureza divina, a qual anula a sua natureza humana. Mas venceu a doutrina dos teólogos adeptos da tese de que são duas as naturezas de Jesus: a divina e a humana e, portanto, com duas vontades, condenando assim o monotelismo. E a doutrina do monofisismo de Eutiques confirmou-se e é defendida até hoje pelos cristãos da Igreja Armênia, da Igreja Jacobita da Síria e da Igreja Cópita do Egito, com tendência para o monotelismo.

Foi longa a polêmica sobre o monotelismo, que envolveu até concílios ecumênicos e papas, ora contra, ora a favor dele, como aconteceu com o papa Honório e o papa Líbério. Este último teria sido apenas omisso, não condenando com rigor o monotelismo. Mas Libério foi muito elogiado por sua santidade por santo Ambrósio. (Mais detalhes em “Caixa de Perguntas”, de Bertrand L. Conwai. C.S.P., Edição da União Gráfica, Lisboa, 1957, págs. 359 a 364; e no meu livro “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM-Megalivros, SP).

Se a nossa verdade humana é sempre relativa, não podendo ser jamais absoluta, que, pelo menos, ela seja sempre racional e que por si própria se imponha, não precisando ser imposta pela força com a chancela de que se trata de um dogma e que, portanto, não pode ser negado. Muito bem disse Kardec: “A fé só é verdadeira, se ela puder enfrentar a razão, face a face, em qualquer época da história da humanidade”.

Talvez, caro leitor e cara leitora, vocês digam que essa questão de Jesus ter uma ou duas vontades é irrelevante, com o que concordo. E é por a condenação do monotelismo não ser uma verdade racional que se imponha por si própria, mas porque um grupo de teólogos ortodoxos assim o quis, é que a doutrina das duas vontades de Jesus provocou e ainda provoca tantas polêmicas!

 

O que é verdade?. Jesus e Pilatos.   Pintura de Nikolai Ge

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:What-is-truth02.jpg

 

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Buenos Aires,  Argentina

 

 

22 de novembro de 2016

Após extensa agenda de compromissos pelo estado de São Paulo, no período de 16 a 21 de novembro, Divaldo seguiu sem intervalo para a Argentina, onde desenvolverá atividades doutrinárias nos dias 22, 23 e 24, retornando mais um vez à bela Buenos Aires, relembrando as décadas de 50 e 60 do século passado.

No ano de 1958, durante um encontro da Juventude Espírita, no Piauí, o então jovem Juan Antonio Durante (1928-2011), conheceu Divaldo Pereira Franco, quando convidou o jovem palestrante para falar no seu país, a Argentina. Juan Antonio Durante, antes de retornar à Pátria Espiritual, traduziu mais de trinta obras espíritas de diversos espíritos para o Espanhol.

Em 1962 Divaldo falou pela primeira vez em Buenos Aires, atendendo ao convite do novo amigo, na sede da CEA, Confederación Espiritista Argentina, falando também, na mesma ocasião, em mais dois centros espíritas: o Centro Espírita Constância, fundado em 1877, e o Centro Espírita La Fraternidad, fundado em 1880. Naquela oportunidade Divaldo Franco psicografou o Poema da Gratidão, ditado pelo amado espírito Amélia Rodrigues.

Os dignos e operosos trabalhadores da SE Joanna de Ângelis, - o primeiro centro espírita fundado por Divaldo fora do Brasil, no distante ano de 1965 -, já traduziram mais de 50 obras espíritas para o Espanhol. Desta feita, repetindo o encontro de corações, Divaldo promoveu momentos de muita beleza entre amigos e irmãos da instituição acima, discorrendo sobre a filosofia, caminho para entender a criatura humana. Segundo pesquisadores da psique humana, o problema da criatura humana, é a própria criatura humana.

Em contundente abordagem, destacou que o homem contemporâneo perdeu o endereço de si mesmo, encontra-se cercado de conforto, de tecnologia de ponta, no entanto carente de sentido existencial. Apresentando o pensamento de Viktor Frankl (1905-1997), psiquiatra austríaco, salientou ser necessário ao homem possuir uma meta transcendental para a vida, que prossegue além da matéria. Que fazer então? Indagou, sugerindo que a criatura faça uma viagem para dentro de si mesma.

Narrando vivências próprias, e aditando os ensinamentos da veneranda mentora Joanna de Ângelis, sublinhou a necessidade da valorização da vida, de resgatar os irmãos desafortunados, - os invisíveis -, emocionando os presentes, mostrando o quão é importante trabalhar para a modificação íntima, melhorando-se pouco a pouco, transformando-se em cartas vivas do Cristo de Deus.

Texto e fotos: Enio Medeiros

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

ESPANHOL

 

DIVALDO FRANCO EN BUENOS AIRES, ARGENTINA.

22 de noviembre de 2016.

 

    Después de completar la extensa agenda de compromisos en el Estado de São Paulo, durante el período del 16 al 21 de noviembre, Divaldo se trasladó sin intervalo a la Argentina, donde desarrollará actividades doctrinarias durante los días 22, 23 y 24. Retorna, una vez más, a la hermosa Buenos Aires, con el recuerdo de las décadas de los ´50 y los ´60, del siglo pasado.

    En el año 1958, durante un encuentro de la Juventud Espírita, en Piauí (Brasil), el entonces joven Juan Antonio Durante (1928-2011) conoció a Divaldo Pereira Franco, e invitó al precoz disertante para que hablara en su país: Argentina. Juan Antonio Durante, antes de retornar a la Patria Espiritual, tradujo al español más de treinta obras espíritas, de diversos Espíritus.

    En 1962, Divaldo habló por primera vez en Buenos Aires, respondiendo a la invitación de su nuevo amigo, en la sede de la CEA -Confederación Espiritista Argentina-, y habló también -en la misma ocasión-, en otras dos instituciones espíritas: la Sociedad Espírita Constancia, fundada en 1877, y la Sociedad Espírita La Fraternidad, fundado en 1880. En aquella oportunidad, Divaldo Franco psicografió el Poema de la Gratitud, dictado por el amado Espíritu Amélia Rodrigues.

    Los dignos y diligentes trabajadores de la Institución Espírita Juana de Ángelis -el primer centro espírita fundado por Divaldo fuera del Brasil, en el lejano año 1965-, ya han traducido más de 50 obras espíritas al español. A partir de esa fecha, repitiendo el encuentro de corazones, Divaldo promovió momentos de mucha belleza, entre amigos y hermanos de la institución nombrada, disertando sobre la filosofía espírita, un camino para entender a la criatura humana. Según investigadores de la psiquis humana, el problema de la criatura es ella misma.

    Mediante un contundente enfoque, destacó que el hombre contemporáneo ha perdido la dirección de sí mismo: se halla rodeado de confort, de tecnología de punta, pero sin embargo carece de sentido existencial. Al exponer acerca del pensamiento de Viktor Frankl (1905-1997), psiquiatra austríaco, destacó que el hombre necesita tener una meta trascendental en la vida, que continúa más allá de la materia. ¿Qué hacer entonces?, preguntó, sugiriendo que la criatura haga un viaje hacia adentro de sí misma.

    Mediante la narración de experiencias personales, con el agregado de las enseñanzas de la venerada mentora Joanna de Ângelis, subrayó la necesidad de la valorización de la vida, de rescatar a los hermanos desafortunados -los invisibles-, y despertó la emoción de los presentes, al mostrar qué importante es trabajar para producir la transformación interna, para superarse -poco a poco- hasta convertirse en cartas vivientes del Cristo de Dios.

 

Texto y fotos: Enio Medeiros

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 Sentados: Divaldo y al lado de él, Gustavo Martínez, Presidente de la CEA y de "Juana de Ángelis" (Bs. Aires.)

La Sra. a la derecha de Divaldo, es la Vicepresidenta de "Juana de Ángelis", Mónica Vicens, y las demás,

 colaboradoras de la Institución.

Desde el extremo izquierdo: Sra. Stella Corti (Uruguay); Vicepresidenta de "Juana de Ángelis", Mónica Vicens;

Gustavo Martínez; Sra. Claudia Silva (Uruguay) ; colaboradora de "Juana de Ángelis", Sra. Iris Quintans,

 y sobre la derecha, el matrimonio que acompañó a Divaldo desde Porto Alegre: Enio y Jaqueline Medeiros.

 

 

 

 Poema de gratidão

Amélia Rodrigues – Divaldo Pereira Franco

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Amparo, SP

 

 

 

20-11-2016.

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”

 

O Núcleo Educacional SEPI - Serviço Espírita de Proteção à Infância, da cidade de Amparo - SP, franqueou suas portas e instalações para acolher um público estimado de 1.000 pessoas para ouvirem Divaldo Franco na noite do dia 20 de novembro de 2.016

Diante de um auditório expectante, Divaldo assumiu a tribuna e iniciou a conferência citando uma frase de Gandhi: ”Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões”. Este pensamento traduziu-se na prática quando o próprio Ghandhi pregando a não violência logrou libertar milhões de criaturas do controle militar, político e econômico exercido pela Inglaterra sobre o povo da Índia.

Mas foi Jesus, na condição de modelo e guia da humanidade, que, através de seus exemplos e ensinamentos, nos apresentou a proposta do amor.

Esse alvitre de Jesus deixou de ser uma questão teológica e é encarada como uma proposta psicoterapêutica na medida em que os pensamentos alinhados com o amor e a serenidade produzem energias harmoniosas que estimulam o sistema endócrino a uma atuação positiva na preservação da saúde orgânica sendo a recíproca verdadeira.

Nos dias atuais, a sociedade confunde o sentimento do amor com a libido – atração sexual ou o próprio ato em sí –  havendo, na realidade, uma enorme diferença entre ambos.

O amor é permanente e felicita, proporcionando alegrias duradouras, enquanto a libido é transitória e desaparece devoradora.

Quando o sexo se manifesta sem o amor, a sua passagem é rápida, frustrante, insaciável.

Já, quando o amor intervém, a sensação se ergue ao grau de emoção duradoura com todos os componentes fisiológicos, sem a selvageria da posse, do abandono e da exaustão.

Citando a frase de Thomas Hardy de que o homem contemporâneo perdeu o endereço de Deus, Divaldo amplia esse pensamento acrescentando que a criatura moderna perdeu igualmente o endereço de Si mesmo, fato que o leva a viver exclusivamente para atender questões imediatas empurrando-o para o individualismo, o sexualismo e o consumismo esquecendo-se do AMOR.

A contribuição psicoterapêutica do amor – conforme proposição de Jesus - apresenta resultados insuperáveis, por direcionar-se ao Si profundo, restabelecendo o interesse do paciente pelos objetivos saudáveis da vida, dos quais se separou.

Para emoldurar suas palavras, Divaldo, aproveitando a proximidade do Natal, emocionou a todos iluminando nossos corações com uma narrativa da obra publicada em 1939 intitulada “Estes Dias Tumultuosos” do escritor, jornalista holandês-canadense Pierre van Paassen (1895 – 1968) que reporta a história de um jovem francês de nome Ugolin [1].

O protagonista da narrativa era um jovem com deformações físicas provocadas pela violência paterna e que viva pelas ruas parisienses do pós guerra.

Abandonado e excluído da sociedade, Ugolin vivia da generosidade alheia e de pequenos favores. Órfão, possuía somente como família a irmã que vivia da prostituição ali enclausurada pela desonestidade e cobiça de um antigo patrão que, repelido pela moça, não logrou obter dela um convívio sexual a que tanto desejava. Diante desta recusa, o patrão – joalheiro venal – acusou a jovem de ter-lhe furtado uma joia valiosíssima. Por esta calúnia a jovem foi condenada e levada à prisão, da qual saiu para o prostíbulo buscando se sustentar e obter recursos para ajudar o tratamento médico de Ugolin.

Com a proximidade do Natal, Ugolin pedia a Pierre van Paassen, que o acolhera no afeto de seu carinho e amor, somente um par de sapatos.

Os dias foram passando e o convívio entre ambos estreitando-se. O escritor aguardava a noite de Natal para entregar a Ugolin o par de sapatos anelado. Na noite véspera do Natal, Ugolin não apareceu, pois um grupo de jovens alcoolizados amarraram o jovem excluído a um poste após despi-lo.

Diante da balbúrdia o Abade de La Roudaire, sacerdote da igreja local, interrompeu a humilhação fazendo fugir os delinquentes. Retirando do posto o jovem exangue, o abade levou-o até a casa paroquial para ali passar a noite. Pela manhã, o religioso não logrou encontrar Ugolin no leito onde o tinha deixado.

Mais tarde o abade descobriu que Ugolin havia cometido suicídio. O mais terrível é que a irmã, ao saber do ocorrido, igualmente fugiu à vida pelo suicídio.

Apesar de a Igreja proibir a celebração da eucaristia para os suicidas, o funeral para ambos foi acompanhado do ato religioso pelo abade, que após orar junto aos corpos dos irmãos, cuja vida fora um extenso rosário de aflições, sofrimento e abandono, dirigiu-se aos fiéis que lotavam a igreja afirmando que aqueles jovens infelizes não seriam considerados por Deus como suicidas, mas na condição de assassinados pela maldade e crueldades humanas.

A emotividade envolvia a todos os presentes na palestra. Divaldo busca, então, encaminhar a apresentação para os conceitos morais que a narrativa enseja.

Tanto o autor da história, Pierre van Paassen, quanto o abade de La Roudaire, não conseguiram consolar e auxiliar mais efetivamente a Ugolin e a irmã, pois que não aceitavam a doutrina da pluralidade das existências e por essa razão não conseguiram explicar as razões do grande sofrimento que ambos os jovens enfrentavam na vida. Teria Deus os esquecidos ou tratava-se de castigo da Divindade? Era a questão  insistentemente formulada por Ugolin e que o religioso e o escritor não conseguiam responder adequadamente.

O princípio da reencarnação – associado ainda à existência de Deus, a possibilidade de comunicação entre ambos os planos da vida, a existência da alma e o seu progresso gradativo e a pluralidade dos mundos habitados -  formam a base da Doutrina Espírita.

Abençoada Doutrina que nos faculta o desenvolvimento de objetivos transcendentais, além de ser O Consolador prometido por Jesus que vem explicar que os nossos sofrimentos têm uma razão de ser. Não se trata de castigo, mas sim oportunidades que a Divindade nos oferece por merecimento – a lei de Ação e Reação – ou por necessidade de evolução ensejando a oportunidade de desenvolver qualidades que ainda não possuímos – Prova.

Não há, portanto, razão para nos deixarmos envolver pelo manto de pessimismo que os dias atuais vem rodeando a sociedade, nos estertores do Mundo de Provas e Expiações ao qual pertencemos.

Compete-nos – exclusivamente a nós – fazermos desse conhecimento libertador o instrumento com o qual construiremos a nossa evolução moral e espiritual.

Em que pese os dias tumultuosos da atualidade onde as aflições, ódios, intolerâncias, sofrimentos e violências, dias em que as pessoas – ao invés de se amarem umas às outras como preconizado por Jesus – elegem se armarem umas contra as outras – no âmbito material e emocional -  urge aceitar e viver a proposta de Jesus, amando mais, tornando-nos, assim, mais gentis, tolerantes, pacíficos e  mansos de conformidade com os ensinamentos registrados no Sermão da Montanha,  permitindo a formação de uma humanidade mais justa e feliz.

 

[1] A narrativa completa e detalhada pode ser obtida no livro “Divaldo Franco e o Jovem” da edito

 

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

ESPANHOL

 

 

DIVALDO FRANCO EN AMPARO, SP - 20 de noviembre de 2016.

 

 

Nacer, morir, renacer y progresar siempre, tal es la ley.

 

    El Núcleo Educacional SEPI -Servicio Espírita de Protección a la Infancia-, de la ciudad de Amparo, San Pablo, abrió sus puertas e instalaciones para recibir a un público estimado en 1.000 personas, a fin de escuchar a Divaldo Franco, en la noche del día 20 de noviembre de 2016.

    Ante un público expectante, Divaldo ocupó la tribuna y dio comienzo a su conferencia, citando un pensamiento de Mahatma Gandhi: Si un solo hombre alcanzara la plenitud del amor, neutralizará el odio de millones. Este pensamiento se tradujo en la práctica cuando, el propio Ghandhi, mediante la prédica de la no violencia, logró liberar a millones de criaturas del control militar, político y económico ejercido por Inglaterra sobre el pueblo de la India.

    Pero fue Jesús, en la condición de modelo y guía de la humanidad, quien a través de sus ejemplos y enseñanzas, nos presentó la propuesta del amor.

    Esa proposición de Jesús, dejó de ser una cuestión teológica y es encarada como una solución psicoterapéutica, en la medida en que los pensamientos afines con el amor y la serenidad producen energías armoniosas, que estimulan el sistema endocrino a que, mediante su funcionamiento efectivo, preserve la salud orgánica.

    En los días actuales, la sociedad confunde el sentimiento del amor con la libido –atracción sexual o con el acto en sí mismo– cuando en la realidad existe una enorme diferencia entre ambos.

    El amor es permanente y portador de felicidad, proporcionando alegrías duraderas, mientras que la libido es transitoria y desaparece, devoradora.

    Cuando el sexo se manifiesta sin el amor, su paso es breve, frustrante, insaciable. Pero, cuando interviene el amor, la sensación se presenta con el grado de una emoción duradera, con todos los componentes fisiológicos, sin el salvajismo de la posesión, del abandono ni del agotamiento. Citando la frase de Thomas Hardy, acerca de que el hombre contemporáneo ha perdido la dirección de Dios, Divaldo amplía ese pensamiento, agregando que la criatura moderna ha perdido también la dirección de sí misma, una circunstancia que la conduce a vivir exclusivamente para atender cuestiones inmediatas, que la inducen al individualismo, el sexualismo y el consumismo, dejando de lado el AMOR.

    La contribución psicoterapéutica del amor –según la propuesta de Jesús- presenta resultados insuperables, porque está dirigida al Ser profundo, y restablece el interés del paciente por los objetivos saludables de la vida, de los cuales se ha apartado.

    Para enmarcar sus palabras, aprovechando la cercanía de la Navidad, Divaldo emociona a todos, e ilumina nuestros corazones con el relato de la obra publicada en 1939, titulada Estos días tumultuosos, del escritor y periodista holandés-canadiense Pierre van Paassen (1895–1968), que narra la historia de un joven francés de nombre Ugolin [1].

    El protagonista de la narración era un joven con deformaciones físicas -provocadas por la violencia de su padre. Él vivía en las calles de París, en la época posterior a la guerra.

    Abandonado y excluido de la sociedad, Ugolin subsistía gracias a la generosidad ajena y a pequeños favores. Huérfano, sólo tenía como familia a su hermana, que vivía de la prostitución, enclaustrada en ella, por la deshonestidad y la codicia de su antiguo patrón que, rechazado por la joven, no logró obtener de ella una convivencia sexual, algo que mucho deseaba. A raíz del rechazo, el patrón –joyero especulador– acusó a la joven de haberle hurtado una joya valiosísima, y a consecuencia de esta calumnia, la joven fue condenada y enviada a la prisión, de la cual salió en dirección al prostíbulo, tratando se sustentarse y obtener recursos para colaborar con el tratamiento médico de Ugolin.

    Como se acercaba la Navidad, Ugolin le había pedido a Pierre van Paassen -quien lo había amparado con su afecto, su cariño y su amor-, solamente un par de zapatos.

    Los días fueron pasando y la convivencia entre ambos se fue estrechando. El escritor aguardaba la noche de Navidad para entregarle a Ugolin, el par de zapatos que anhelaba. La noche de la víspera de la Navidad, Ugolin no apareció, pues un grupo de jóvenes alcoholizados ataron al joven excluido a un poste, después de haberlo desnudado.

    A raíz del alboroto, el Abad de La Roudaire, sacerdote de la iglesia de la localidad, interrumpió la humillación, lo que hizo que huyeran los delincuentes. Luego de liberarlo de la situación, el abad llevó a la casa parroquial al joven, extenuado, para que pasara allí la noche. A la mañana, el religioso no encontró a Ugolin en el lecho donde lo había dejado.

    Más tarde, el abad descubrió que Ugolin se había suicidado. Lo más terrible fue que la hermana de Ugolin, al enterarse de lo ocurrido, también huyó de la vida mediante el suicidio.

    A pesar de que la Iglesia había prohibido la celebración de la eucaristía para los suicidas, el funeral para ambos estuvo acompañado, en el acto religioso, por el abad, quien después de orar junto a los cuerpos de los hermanos, cuya vida había sido una extensa sucesión de aflicciones, sufrimiento y abandono, se dirigió a los fieles que colmaban la iglesia, y manifestó que aquellos jóvenes desventurados no serían considerados por Dios como suicidas, sino como asesinados por la maldad y la crueldad humana.

    La emoción envolvía a todos aquellos que presenciaban la disertación. Divaldo buscó, entonces, orientar su exposición hacia los conceptos morales que la narración sugiere.

    Ni el autor del relato, Pierre van Paassen, ni el abad de La Roudaire, consiguieron consolar o auxiliar con mayor efectividad a Ugolin y a su hermana, pues ellos no aceptaban la doctrina de la pluralidad de las existencias, y por esa razón no consiguieron explicarles los motivos del terrible sufrimiento que ambos jóvenes soportaron durante su vida. Tal vez, ¿podía Dios haberse olvidado de ellos, o se trataba de un castigo de la Divinidad? Era la pregunta que reiteradamente se plantaba Ugolin, que ni el religioso ni el escritor consiguieron responder adecuadamente.

    El principio de la reencarnación –asociado además a la existencia de Dios, la posibilidad de la comunicación entre los dos ámbitos de la vida, la existencia del alma y su progreso gradual, y la pluralidad de los mundos habitados- constituyen la base de la Doctrina Espírita. Una bendita Doctrina que nos propicia el desarrollo de objetivos trascendentales, además de que es El Consolador prometido por Jesús, que ha venido para explicar que nuestros sufrimientos tienen una razón de ser. No se trata de castigo sino de oportunidades, que la Divinidad nos ofrece por merecimiento –mediante la ley de Acción y Reacción– o por la necesidad de evolución, propiciando la ocasión para que desarrollemos cualidades que aún no poseemos, a través de la prueba.

    No existe, por lo tanto, una razón para envolvernos en el manto del pesimismo, con el que los días actuales están acosando a la sociedad, en medio de los estertores del Mundo de Pruebas y Expiaciones al cual pertenecemos.

    Nos compete –exclusivamente a nosotros– convertir ese conocimiento liberador en el instrumento con el cual edificaremos nuestra evolución moral y espiritual.

    Pese a los días tumultuosos de la actualidad, cuando las aflicciones, los odios, las intolerancias, los sufrimientos y la violencia, días en que las personas -en vez de amarse las unas a las otras, como Jesús preconizó– eligen armarse las unas contra las otras –tanto en el ámbito material como en el ámbito emocional.Urge aceptar y vivir la propuesta de Jesús, amando más, volviéndonos así más gentiles, tolerantes, pacíficos y  mansos, de conformidad con las enseñanzas registradas en el Sermón de la Montaña, a fin de que demos lugar a la formación de una humanidad más justa y feliz.

 

[1] La narración completa y detallada se puede encontrar en el libro Divaldo Franco y el Joven.

 

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

 (Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [marta.gazzaniga@gmail.com], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 Projeto Arte Além da Vida

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [carlosmonteoliva@gmail.com])

 

 

Todos os  vídeos do “10º Encontro Espírita da Família"

Taboão da Serra, SP

CLIQUE AQUI:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLuQ3xW5F6x1D2ydV8gPeR5CG-cC9jVJWl

Aos distintos amigos que muito nos tem honrado em participarem dos nossos anuais Encontros Espíritas no CEMUR. Nossos sentimentos de gratidão ao digno público espírita, bem como aos seguidores de diversas religiões que lá se fizeram presentes, por esse prestigio cujo valor para nós é inestimável. 
Estamos enviando a todos o vídeo do nosso 10º Encontro Espírita da Família que realizamos no dia 09 de outubro. Este evento é promovido pela USE Intermunicipal de Embu das Artes e pela USE Distrital Pinheiros, em parceria com os Centros Espíritas de ambas as regiões.

Como já é tradição, o Encontro Espírita da Família acontece anualmente no mês de outubro, no Centro Municipal Recreativo de Taboão da Serra. Nesta décima edição recebemos a renomada palestrante Anete Guimarães, da cidade do Rio de Janeiro, que abordou o tema "Conhecereis a Verdade e ela vos libertará", e ao final, realizamos um Pinga-Fogo em torno do tema abordado
Entretanto, o banquete espiritual não se limitou somente à palestra da Anete; começou com a apresentação do Coral Vozes de São Paulo, regido por Dálete Alessio, expositora da FEESP.. Um show maravilhoso, música clássica da mais alta qualidade executada por cantores de elevado nível.
O vídeo foi postado no youtube em vários módulos na forma de playlist que consiste em, tão logo termine um módulo, imediatamente o módulo seguinte se abre e assim por diante.
Para poderem abrir os módulos cliquem no link "10º Encontro Espírita da Família" logo abaixo da foto do Coral,
Nota: Ao assistirem os vídeos vocês notarão na lateral a palavra "inscrever-se". Cliquem nela, dessa forma os inscritos estarão automaticamente registrados para receberem vídeos que se relacionarem aos nossos Encontros Espíritas da Família passados e também os futuros, aos quais eventualmente alguns não possam comparecer.
Deus ilumine a todos. 
Em nome da Comissão Organizadora:
Sidnei Batista - Presidente da USE Distrital Pinheiros
Mauro Antonio dos Santos - Presidente da USE Intermunicipal de Embu das Artes

 

 

 

 

 

 

(Informações repassadas em email por Norberto Fátima [norbertoefatima@gmail.com])

 

 

 

 Palestras programadas com o orador Marcos Paterra

 João Pessoa, PB

 

 

 

(Informação recebida em email de Marcos Paterra [marcos.paterra@gmail.com])

 

 

 Núcleo Espírita Meditação e Caridade

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 

 Palestra no IDE – Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze)

 

 

Prévia do 17º.  Congresso Estadual de Espiritismo, USE

Ribeirão Preto, SP  

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [usefranca@gmail.com])

 

 

 

 

 

 Campanha de Arrecadação do Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

*************************************

 

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br])

 

 

 

 

 25ª. Feira da Bondade em

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 Eventos espíritas com participação de Nazareno Feitosa. Vitória, Paulista e Recife, PE

 

Palestras com Nazareno Feitosa em Vitória, Paulista e Recife/PE

 

SÁB 26-DOM 27/11: Palestras com Nazareno Feitosa em Vitória, Paulista e Recife/PE

 

- Sábado 26/nov 9h-12h Seminário na U.E. Servidores do Cristo - R. Juarez Cândido Carneiro, 111 – Vitória de Santo Antão/PE:

Depressão, Caminhos da Espiritualidade e Cura - Nazareno Feitosa

Aborto: Uma Visão Médica e Espírita – Stevam Rios

Apres. Musical:  Eudes Firmo

 

- Sábado 19h30: Palestra no C.E. Seara de Deus – Paulista/PE c/ Nazareno Feitosa

 

- Dom 27/nov 8h-15h: II Simpósio Espírita Vida e Morte em Debate

Escola Esp. Maria de Nazaré R. Bom Conselho, 248 – Arruda-Recife

Gustavo machado, Amós Guimarães e Nazareno Feitosa. Grupo de Teatro Humberto de Campos

 

- Domingo 16h: Palestra na Federação Espírita Pernambucana

A Defesa da Vida na Transição Planetária c/Nazareno Feitosa

www.institutoespiritavida.blogspot.com

(81) 9-9980-3384 / 9-8159-9893

 


 

 

 

Informações:

www.institutoespiritavida.blogspot.com

(81) 9-9980-3384 / 9-8159-9893

Facebook:

https://www.facebook.com/instituto.espirito.vida/

 

Fraternalmente,

Nazareno Feitosa


Blog:
 www.nazarenofeitosa.com.br

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/nazarenofeitosa

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/Nazareno-Feitosa-Expositor-Esp%C3%ADrita-235714326492265/

 

(Informações recebidas em email de divulgadoresbr@googlegroups.com; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com)

 

 

 

 

Sessão Solene - 10 Anos do Movimento Brasil Sem Aborto na Câmara dos Deputados. Brasilia, DF  

 

 

Nesta SEXTA, 25/NOV/2016 15h: Sessão Solene de aniversário de 10 Anos do Mov. Brasil Sem Aborto no Plenário da Câmara dos Deputados. 

O nosso comparecimento é muito importante mostrar aos parlamentares o apoio da população ao Movimento Brasil Sem Aborto. 

Participe! Divulgue!

 

Se possível, coloque o banner como foto de capa do seu Facebook e ajude-nos na divulgação! 

 

Facebook:​

 

https://www.facebook.com/brasilsemabortooficial/

 

​Site:

http://brasilsemaborto.com.br/

​​


(Informação recebida em email de divulgadoresbr@googlegroups.com; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com

 

 

 

 Informativo Semanal do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

·        Almoço de domingo no Restaurante Pasta Grill, no Itaim Bibi, dia 04/12, domingo, das 12h às 15h, objetivando a manutenção e despesas da casa. Convide seus familiares e amigos para participarem, a comida é deliciosa, e o custo é de apenas R$ 60,00. Informações na recepção

 

·        Arrecadação de Fraldas para o Asilo Madre Teodora – Estamos novamente realizando uma campanha de arrecadação de fraldas geriátricas para o asilo Madre Teodora, e desta vez conseguimos uma pareceria com um fabricante, logo quem quiser fazer sua doação livre, fique à vontade, e temos esta opção de poder adquirir uma “quota” no valor de R$ 14,00 onde a fabricante nos fornece 14 fraldas

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

23/11/2016 – Hoje - Quarta-feira                   20h – Reunião Pública

Orador: Daniel Ferreira                                         CE Zilda Gama

Tema: Você acredita em você?

 

26/11/2016 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Antenor de Moraes                                   LEADE

Tema: Livre

 

29/11/2016 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Livre

 

29/11/2016 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Eliana Fernandes                                      CE Zilda Gama   

Tema: Livre

 

30/11/2016 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade          CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail contato@zildagama.org.br  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [cezildagama@gmail.com])

 

 

Kardecpedia I Acesse todas as obras de

Allan Kardec em uma plataforma gratuita

 

 

 

www.kardecpedia.com

Kardecpedia - Acesse o site

Uma plataforma completa e grátis para o estudo
de todas as obras de Allan Kardec

Allan Kardec

Estude Kardec

A KARDECPEDIA é uma plataforma interativa que facilita o
estudo das obras de Allan Kardec, o fundador do Espiritismo.
Palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua
primeira grande obra: O Livro dos Espíritos.

Na KARDECPEDIA, todas
as obras de Kardec são
apresentadas nos idiomas português e francês.

Em inglês e espanhol,
serão apresentadas apenas
aquelas obras que já existem traduzidas e em domínio
público.

Saiba mais

Compreender Kardec

Site Kardecpedia

Acesse o site de Cosme Massi

Acesse KARDECPEDIA

Acesse o site da Nobiltà

 

Enviado por Nobiltà Empreendimentos Educacionais Ltda.
R. Barão do Rio Branco, 63 - Sala 1702 - CEP: 80.010-180 - Centro - Curitiba - PR - Brasil - E-mail: contato@nobilta.com.br
Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

Visualizar como página web

(Informação recebida em email de Kardecpedia [contato@nobilta.com.br])

 

 

 

 

 

 

 Palestra no Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

 

 

 

 Pintura Mediúnica: Valdelice Salum no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de ribeiroregi [ribeiroregi@uol.com.br])

 

 

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

 

 

 

 

XIX Encontro Para Estudo da Ciência Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de VisaoEspiritaTv [rosanabgb@uol.com.br])

 

 

 

 

 Programação de palestras no Centro Espírita Emmanuel

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo - RBN [claudio.palermo@feal.com.br])

 

 

 

Evangelho Musical no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL 2016 11 26 rev0.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [divulgacaoluzeamor@yahoo.com.br])

 

 

 Boletim SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

ACESSE O BOLETIM NOVEMBRO/2016 AQUI: http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/11/boletim-sei-de-novembro.html

 

 

 

 

 

 

Evento beneficente em prol do C.E. Casa do Caminho

Poços de Caldas, MG

 

CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

Rua Benedito Quinteiro, 20

BAIRRO

COHAB – Poços de Caldas – MG 

 

Imagem inline 1

 

​CONTAMOS COM SUA PRESENÇA E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!​

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigures [domrodr99@gmail.com])

 

 

 

 Almoço Beneficente da Casa do Evangelho Irmã Marli

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Lição de felicidade

 

 

Foi num dia desses. Eram dois irmãos vindos da favela. Um deles deveria ter cinco anos e o outro dez. Pés descalços, braços nus. Batiam de porta em porta, pedindo comida. Estavam famintos.

Mas as portas não se abriam. A indiferença lhes atirava ao rosto expressões rudes, em que palavras como moleque, trabalho e filhos de ninguém se misturavam.

Finalmente, em uma casa singela, uma senhora atenta lhes disse: Vou ver se tenho alguma coisa para lhes dar. Coitadinhos.

E voltou com uma caixinha de leite. Que alegria!

Os garotos se sentaram na calçada. O menor disse para o irmão: Você é mais velho, tome primeiro...

Estendeu a caixa e ficou olhando-o, com a boca semiaberta, mexendo a ponta da língua, parecendo sentir o gosto do líquido entre seus dentes brancos.

O menino de dez anos levou a caixa à boca, no gesto de beber. Mas, apertou fortemente os lábios para que nenhuma gota do leite penetrasse. Depois, devolveu a caixinha ao irmãozinho: Agora é a sua vez. Só um pouco, recomendou.

O pequeno deu um grande gole e exclamou: Como está gostoso.

Agora eu, disse o mais velho. Tornou a levar a caixinha, já meio vazia, à boca e repetiu o gesto de beber, sem beber nada.

Agora você. Agora eu. Agora você.

Depois de quatro ou cinco goles, talvez seis, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, esgotou o leite todo. Sozinho.

Foi nesse momento que o extraordinário aconteceu. O menino maior começou a cantar e a jogar futebol com a caixinha. Estava radiante, todo felicidade. De estômago vazio. De coração transbordando de alegria.

Pulava com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas grandiosas sem dar importância.

Observando aqueles dois irmãos e o Agora você, Agora eu, nossos olhos se encheram de lágrimas.

Que lição de felicidade. Que demonstração de altruísmo. O maior, em verdade, demonstrou, pelo seu gesto, que é sempre mais feliz aquele que dá do que aquele que recebe.

Este é o segredo do amor. Sacrificar-se a criatura com tal naturalidade, de forma tão discreta, que o amado nem possa agradecer pelo que está recebendo.

Enquanto os dois irmãos desciam a rua, cantarolando, abraçados, em nossa mente vários ensinos de Jesus foram sendo recordados.

Fazer ao outro o que gostaria que lhe fosse feito.

O óbolo da viúva.

Amai-vos uns aos outros...

*   *   *

Coloca, nas janelas da tua alma, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura para que alcances a felicidade.

Amando, ampliarás o círculo dos teus afetos e serás, para os teus amigos, uma bênção.

Faze o bem, sempre que possas. E, se a ocasião não aparecer, cria a oportunidade de servir. Deste modo, a felicidade estará esperando por ti.

Redação do Momento Espírita, com base
 em história de autoria ignorada.
Em 24.11.2016
.

 

 (O texto foi copiado do site Feparana)

Foto da Praça Cantão, Favela Santa Marta, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Cant%C3%A3o.jpg

 

 

 

 

Mais com Jesus

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Rumo Certo. Lição nº 54. Página 189.

 

Desarrazoado exigir de qualquer de nós transformações intempestivas.

Por mais formosas e edificantes as lições de aperfeiçoamento moral, é forçoso acomodar-nos com o espírito de sequência, na marcha do tempo, a fim de que nos afaçamos a elas, adaptando-nos gradativamente aos princípios que nos preceituem.

Ser-nos-á, porém, claramente possível melhorar-nos com mais urgência e segurança se adotarmos a prática de permanecer um tanto Mais com Jesus, cada dia.

Problemas intrincados surgiram, concitando-nos a soluções inadiáveis. Se estivermos de sentimento interligado um pouco Mais com o Cristo, aprenderemos a ceder de nós, sem qualquer empeço, apagando as questões que nos induzam à perturbação e à discórdia.

Apareceram desacatos impulsionando-nos ao revide. Se os recebemos, um tanto Mais com Jesus, em nossas atitudes e respostas, todas as expressões de desapreço serão dissolvidas nas fontes da compreensão e da tolerância.

Surpreendemos companheiros que se fazem difíceis. Se lhes acolhemos os obstáculos, conservando as nossas diretrizes e providências, um tanto Mais com Jesus, para breve se nos transfiguram em colaboradores valiosos, convertendo-se, por fim, em estandartes vivos de nossas idéias.

Encontramos desencantos nas trilhas da experiência. Aceitando-os, no entanto, um tanto Mais com Jesus em nosso comportamento, para logo se transformam em lições e bênçãos que passamos a agradecer à Sabedoria da Vida.

Em casa, no grupo de trabalho, na vida social, na profissão, no ideal ou na via pública, experimentemos sentir, pensar, falar e agir, um tanto Mais com o Cristo, e observemos os resultados.

Pouco a pouco, perceberemos que o Senhor não nos pede prodígios de transformação imediata ou espetáculos de grandeza, e sim que nos apliquemos ao bem, de modo a caminhar com Ele, passo a passo, na edificação de nossa própria paz.

Não te atemorizem programas de reajuste, corrigenda, sublimação ou burilamento.

Ante as normas que nos indiquem elevação para a Vida Superior, recebamo-las respeitosamente, afeiçoando-nos a elas, e, seguindo adiante, na base do dever retamente executado e da consciência tranquila, pratiquemos a regra da ascensão espiritual segura e verdadeira: - “Sempre um tanto Menos com os nossos pontos de vista pessoais e, a Cada Dia que surja, sempre um tanto Mais com Jesus”.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Jesus seguido pelos discípulos. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Discourses_with_His_Disciples_(J%C3%A9sus_s%27entretient_avec_ses_disciples)_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br