Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/28-12-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/27-12-2017.htm

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23-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/23-12-2017.htm

22-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/22-12-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Gravura do Palácio Real de Drottningholms. Suécia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Suecia_1-077_;_Drottningholms_slott_%C3%B6st_1692.jpg

Daguerrotipo de Oscar I em 1844; Esta é a primeira fotografia conhecida de um monarca sueco.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Oscar_I_of_Sweden#/media/File:Oscar_I_of_Sweden_(Daguerreotype_restored).jpg

Rei Frederico Guilherme IV da Prússia.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederico_Guilherme_IV_da_Pr%C3%BAssia

Cérebro humano com o Cerebelo destacado em roxo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerebellum_NIH.png

Tina de  Mesmer.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6942132w.r

 

 

 

A Tina de Mesmer é um cilindro de carvalho , com tampa, esta com buracos dos quais hastes metálicas são expostas para entrar em contato com os doentes[1]. Na parte inferior da Tina havia uma camada de vidro sinterizado e limalha de ferro , como base havia um alinhamento de garrafas cheias e simetricamente alojada, algumas apontando em direção ao centro, outros para a periferia, além de uma Garrafa de Leiden[2]. Os objetos eram utilizados apenas como condutores da ação do magnetizador. (Wikipedia)

 

Grandes lições

Grandes lições não são apanágio de pessoas ilustres, letradas, ou ocupantes de altos cargos.

Por vezes, são exatamente as pessoas simples que nos oferecem as mais profundas lições.

Em uma cidade do interior do Estado do Paraná, o funcionário da empresa de energia elétrica extraiu extraordinário aprendizado em um de seus dias de trabalho.

Um dia de trabalho como outro qualquer. Uma atividade que realiza de segunda a sexta-feira. Como ele mesmo confessa, algo que, muitas vezes, lhe corta o coração executar.

Como naquele dia em que chegou no barraco de madeira, onde morava uma mãe com seus três filhos.

Ele deveria cortar o fornecimento da energia elétrica da casa, porque a moradora estava em débito com duas contas.

A mulher, sentada num banco de madeira, rodeada pelas crianças, argumentou:

Sei que estou com duas contas atrasadas. Mas, recebo meu pagamento no dia nove e nesse dia, eu pagarei.

Hoje é dia nove, falou o funcionário, já com o coração doído por ter de deixar aquelas crianças sem luz.

Quando a noite chegasse, pensou ele, será que elas teriam medo do escuro? Será que ficariam todas ao redor da mãe, talvez dormindo juntas, na mesma cama?

Tentando ajudar, ele fez uma proposta: Vejamos, se a senhora pagar hoje, prometo que volto no final da tarde e faço a religação.

Enquanto encerrava a tarefa no seu tablet, uma das crianças se aproximou:

Moço, tem um real?

Um real! O rapaz colocou a mão no bolso. Nenhuma moeda. Encontrou uma nota solitária de cinco reais.

Estendeu para o menino e orientou: Você precisa repartir com suas irmãzinhas, tá bom?

O garoto balançou a cabeça positivamente e saiu, saltitando.

Crianças pedintes! – Pensou o rapaz. O que será delas, quando desde cedo se acostumam a pedir? Pobre infância!

Caía a tarde quando ele voltou. Conforme prometera, veio fazer a religação.

Mal estacionou sua camionete em frente ao barraco e a criançada correu ao seu encontro.

Moço, que bom que você voltou! – Gritou o menino, de nome Eugênio.

O profissional imaginou que a calorosa recepção era por conta da religação da energia elétrica. No entanto, o garotinho abriu sua pequena, suada e suja mão, mostrou uma nota de dois reais e exclamou:

Quero devolver o seu troco!

Que troco? – Disse o rapaz. O dinheiro era para vocês.

, questionou o pequeno, não era um real para cada um?

*   *   *

Naquele instante, de forma simples e descontraída, Eugênio estava demonstrando um grande exemplo de honestidade e responsabilidade.

Em tempos de crise moral, em que parece que quase todas as instituições se mostram contaminadas, em que a corrupção é a tônica entre os poderosos, um menino de mãozinhas sujas alimenta a chama da esperança.

Nosso país tem jeito! Enquanto houver criaturas que se preocupam e se alegram por poderem devolver simples dois reais, depois de realizada a correta divisão, é de emocionar.

Isso nos confere a certeza de que a esperança está nas crianças, essas futuras gerações que se ensaiam para a vida.

São os cidadãos do amanhã, nossos irmãos, brasileiros!

Redação do Momento Espírita,
com base em fatos.
Em 27.12.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Diógenes por  Jean-Léon Gérôme

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_-_Diogenes_-_Walters_37131.jpg

O filósofo grego Diógenes (404-323 aC)  sentado na sua morada de rua, em Atenas,  acendendo uma lanterna à luz do dia com o qual busca de um homem honesto.

Diógenes e Platão. Óleo sobre tela por Mattia Preti.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mattia_Preti_-_Diogenes_and_Plato_-_Google_Art_Project.jpg

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

 Presente especial da Correio Fraterno

em seus 50 anos

 

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que sim!

 

Todo final de ano nos convida a reflexões sobre o trabalho realizado em torno da divulgação da doutrina espírita. Este ano ainda mais para nós da Correio Fraterno, pois comemoramos os 50 anos da editora!

Unimos mais uma vez a esta reflexão um presente especial para você que nos acompanha e nos incentiva neste projeto: www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual

 

O presente é nosso, mas o conteúdo é de autoria do escritor J. Herculano Pires, numa bela reflexão sobre O livro dos espíritos e sobre o espiritismo.

Clique aqui para baixar agora, gratuitamente, o e-book Libertação espiritual – uma nova fase da evolução humana: www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual

 

Um Novo Ano Novo repleto de realizações!

Grande abraço,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

Programação do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

Atividades na casa no período de Final de Ano – Não teremos palestras nos dias 23 e 30 de Dezembro (sábados). Estão mantidas as palestras de terças e quartas-feiras

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

26/dez

Terça

9h

Silvia Ricci

CE Zilda Gama

Tema Evangélico

20h

André Luis Carvalho

CE Zilda Gama

Tema Livre

27/dez

Quarta

20h

Marly Rocha

CE Zilda Gama

Tema Livre

30/dez

Sábado

15h

Não Haverá Palestra

 

 

02/jan

Terça

9h

Fernando Reis

CE Zilda Gama

Tema Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

PALESTRA: COMPREENDER A MEDIUNIDADE

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Compreender a Mediunidade".

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 29 de Dezembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

antonioluismsilva@gmail.com

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informações recebidas em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com])

 

Programa “Semeando a Boa Nova”

Rádio ABC de Santo André, SP

 

Olá!

 

Segue tema do nosso próximo programa de rádio:

 

Agradeço a divulgação.

 

Um bom Natal e Ano Novo para vocês!


Mariana Queiroz

Relações Públicas

(12) 99740-0441

 

 

Programação na FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia. Salvador

 

 

Prezados amigos, 

 

Convidamos a todos a participarem do Encontro de Férias que será realizado no dia 20/01/2018, conforme disposto em imagem, anexo.

 

Lembramos ainda a palestra de Divaldo Franco, a se realizar no dia 25/12, no Hotel Fiesta, às 10hs, por ocasião das comemorações dos 102 anos de fundação da Feeb. Contamos com a presença de todos!

 

Desejamos um Feliz Natal com muita paz nos corações, e um 2018 repleto de bençãos e realizações!

 

São os votos da Equipe do Grupo de Estudos das Obras de Manoel Philomeno de Miranda.

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com])

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Janeiro/2018

 

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Reveillon 2017 do CEIFA

Santos Dumont, MG  


(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 Publicação do Semente do Amanhã

Agudos, SP

(Recebido em email de Sidney Fernandes)

 

Jornal Mundo Maior

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Fé cega pode virar faca amolada

La fe ciega puede volverse un  cuchillo afilado

 

Especial

Autores: Marcus Vinicius de Azevedo Braga e Wellington Balbo

Ano 11 – Edição 550 – 14 de janeiro de 2018

Año 11 – Edición 550 -14 de enero de 2018

 

O profeta, médico e pintor Mani – fundador do Maniqueísmo – nascido na Mesopotâmia, viveu no século III e sua religião teve milhares de adeptos, perdurando por mais de 1.000 anos.

El profeta, médico y pintor Mani – fundador del Maniqueísmo – nacido en  Mesopotamia, vivió el siglo III y su religión tuvo miles de adeptos, perdurando por más de 1.000 años.

Naquela distante época, Mani gozou de grande prestígio, atraindo inclusive a simpatia de reis, como Sapor e Hormidas.

En aquella distante época, Mani gozó de gran prestígio, atrayendo inclusive la simpatia de reyes, como Sapor y Hormidas.

Mani tentou reunir as mais conhecidas religiões: Cristianismo, Islamismo, Budismo, Zoroastrismo, todas em torno do pensamento de que há um dualismo a reger as criaturas. De um lado o Bem, de outro lado o Mal.

Mani intentó reunir las más conocidas religiones: Cristianismo, Islamismo, Budismo, Zoroastrismo, todas en torno al pensamiento de que hay un dualismo rigiendo a las criaturas. De un lado el Bien, de otro lado el Mal.

Duas forças antagônicas que se digladiam para controlar o universo: Deus e Demônio, Bem e Mal, Certo e Errado... Um antecessor da dialética hegeliana e a sua busca por uma síntese de opostos.

Dos fuerzas antagónicas que se esgrimen para controlar el universo: Dios y Demonio, Bien y Mal, Cierto y Errado... Un antecesor de la dialéctica hegeliana y su búsqueda por una síntesis de opuestos.

De ideias ambiciosas, pregava a igualdade das castas e a extinção dos privilégios das classes dominantes.

De ideas ambiciosas, predicaba la igualdad de las castas y la extinción de los privilégios de las clases dominantes.

Obviamente que, ao contrariar interesses dos poderosos, atraiu intensos inimigos. Não é difícil de imaginar o que aconteceu com o profeta, em tempos mais diretivos, digamos assim. Mani foi feito prisioneiro e entregue à morte pelo mago Kirdir e pelo rei Vahram, e, como Sócrates e Jan Huss, teve o destino dos que tinham discursos anti-hegemônicos.

Obviamente que, al contrariar intereses de los poderosos, atrajo intensos enemigos. No es difícil de imaginar lo que ocurrió con el profeta, en tiempos más rigidos, digamos así. Mani fue hecho prisionero y entregado a la muerte por el mago Kirdir y por el rey Vahram, y, como Sócrates y Jan Huss, tuvo el destino de los que tenían discursos anti-hegemónicos.

Mas, se Mani estivesse entre nós, encarnado, veria que sua visão de mundo, passados tantos séculos, ganhou adeptos fervorosos, um caráter hegemônico de nos organizarmos pela dualidade incomunicável. E nos dias de hoje, embora o maniqueísmo tenha sido extinto como religião, trazemos impregnados à nossa maneira de pensar essa cultura dualística, de polarização, de heróis e vilões.

Pero, si Mani estuviera entre nosotros, encarnado, vería que en su visión de mundo, pasados tantos siglos, ganó adeptos fervorosos, un carácter hegemónico de organizarnos por la dualidad incomunicable. Y los días de hoy, aunque el maniqueísmo haya sido extinguido como religión, traemos impregnados nuestra manera de pensar esa cultura dualista, de polarización, de héroes y villanos.

O governo é mau. O povo é bom.

El gobierno es malo. El Pueblo es bueno.

O governo diz que é bom e afirma que maus são os membros da oposição.

El gobierno dice que es bueno y afirma que malos son los miembros de la oposición.

A oposição, por sua vez, sinaliza o contrário.

La oposición, a su vez, señala lo contrario.

O empregado julga-se injustiçado e afirma que o empregador está errado, por sua vez, o empregador diz o inverso.

El empleado se juzga ajusticiado y afirma que el jefe está errado, por su parte, el jefe dice lo inverso.

São falas localizadas em determinado espaço-tempo, que levam grupos a essas visões, que por óbvio têm um grau de fragmentação, mas surgem como verdades para esses, alimentando uma fé cega em seus pressupostos, inamovível de seus pontos de vistas, esquecidos de que no mundo tudo muda, com um sopro, sem pedir licença. Jesus mesmo indagava o que seria a verdade.

Son palabras localizadas en determinado espacio-tiempo, que llevan a grupos a esas visiones, que por obvio tienen un grado de fragmentación, pero surgen como verdades para esos, alimentando una fe ciega en sus presuposición, inamovibles de sus puntos de vistas, olvidados de que en el mundo todo cambia, con un soplo, sin pedir permiso. Jesús incluso indagaba qué sería la verdad.

Por questões diversas, e algumas ainda ignoradas, atualmente vivemos em um mundo, e também em um país, dominados pelos extremos. Você é direita ou esquerda, gosta de azul ou vermelho, aprecia montanha ou praia etc. Nós nos polarizamos, como um reflexo de rótulos e categorizações, como um efeito também de uma profusão de informações e opiniões que, na busca de padronizar o que é bom ou ruim, exaltam reações, por vezes bem violentas. Decantam facas amoladas.

Por cuestiones diversas, y algunas aún ignoradas, actualmente vivimos en un mundo, y también en un país, dominados por los extremos. Usted es de derecha o izquierda, le gusta el azul o rojo, aprecia montaña o playa etc. Nosotros nos polarizamos, como un reflejo de rotulaciones y categorizaciones, como un efecto también de una profusión de informaciones y opiniones que, en la búsqueda de patronizar lo que es bueno o malo, exaltan reacciones, a veces bien violentas. Decantan cuchillos afilados.

Uma sociedade um tanto quanto maniqueísta, que perdeu (talvez nunca teve) o gosto pela reflexão de que há vida além dos “muros” de suas concepções.

Una sociedade un tanto como maquínea, que perdió (tal vez nunca tuvo) el gusto por la reflexión de que hay vida más allá de los “muros” de sus concepciones.

Podemos apreciar um pouco do preto sem deixar de gostar do branco, e nesta mistura obtemos o cinza, ou seja, o caminho do “meio”, que pode ser representado pela ponderação para que se atinja o bom senso.

Podemos apreciar un poco del negro sin dejar de gustar el blanco, y en esta mezcla obtenemos el ceniza, o sea, el camino del “medio”, que puede ser representado por la ponderación para que se alcance el buen sentido.

Podemos, de igual forma, gostar de azul, mas respeitar o direito do meu amigo de gostar de verde, entendendo que cada um tem uma visão.

Podemos, de igual forma, gustar del azul, pero respetar el derecho de a mi amigo gustarle el verde, entendendo que cada uno tiene su visión.

E quando se abandona a ponderação, abre-se espaço para os desentendimentos por questões que poderiam ser resolvidas de maneira inteligente e respeitosa. Em realidade, os desentendimentos tomam enormes proporções porque os extremistas não são diferentes, mas semelhantes, bem parecidos na forma de pensar e agir. Beirando à truculência.

Y cuando se abandona la ponderación, se abre espacio para los desentendimentos por cuestiones que podrían ser resueltas de manera inteligente y respetuosa. En realidad, los desentendimentos tienen enormes proporciones porque los extremistas no son diferentes, sino semejantes, bien parecidos en la forma de pensar y obrar. Ladeando la truculencia.

Obviamente que estamos falando de ideias, em torno de princípios, mas é muito simples vaticinarmos a empatia e a compreensão em temas amenos, sendo, todavia, difícil quando esses afetam diretamente interesses e valores das pessoas, como nas recentes discussões em torno de gênero, sexualidade, crimes, laicidade etc.

Obviamente que estamos hablando de ideas, en torno a principios, pero es muy simple vaticinar la empatia y la comprensión en temas amenos, siendo, sin embargo, difícil cuando esos afectan directamente intereses y valores de las personas, como en las recientes discusiones en torno al género, sexualidad, crímenes, laicidad.

São trade-offs, são dilemas, nos quais temos argumentos válidos e concepções consistentes em ambas as polarizações, cada um segundo a sua visão de mundo, e seguem temas como esse causando polarizações, e vemos pouca esperança de que sobre eles se deite um consenso.

Son trade-offs, son dilemas, en los cuales tenemos argumentos válidos y concepciones consistentes en ambas polarizaciones, cada uno según su visión de mundo, y siguen temas como ese causando polarizaciones, y vemos poca esperanza de que sobre ellos se haga un consenso.

Mas a questão não são os temas, as verdades, e sim o que estamos fazendo com elas em nossas esferas de existência. Os grandes entraves ocorrem não com os diferentes, mas, sim, com os semelhantes, que agem de forma similar, ou seja, maniqueísta. Por que brigas acontecem? Porque essas verdades são o motor da briga, quando se que brigar e não buscar mediações.

Pero la cuestión no son los temas, las verdades, y sí lo que estamos haciendo con ellas en nuestras esferas de existencia. Los grandes obstáculos ocurren no con los diferentes, sino, sí, con los semejantes, que actúan de forma similar, o sea, maniqueísta. ¿Por qué ocurren peleas? Porque esas verdades son el motor de la pelea, cuando se quiere pelear y no buscar mediaciones.

A história da sociedade também é uma trajetória de tentarmos pontos de equilíbrio, de esferas de conciliação e de harmonização de questões controversas, por meio de debates, câmaras, conselhos, revistas, programas de auditórios, todos instrumentos que buscam dar vazão a essa pluralidade de ideias, aos argumentos, para que amadureçamos e como grupo venhamos a escolher nossos caminhos. Essa é, inclusive, uma das bases da democracia, da construção de espaços de diálogo e de consensos, para que os limites se construam.

La historia de la sociedad también es una trayectoria de intentar puntos de equilibrio, de esferas de conciliación y de armonización de cuestiones controvertidas, por medio de debates, aposentos, consejos, revistas, programas de auditorios, todos instrumentos que buscan dar vaza a esa pluralidad de ideas, a los argumentos, para que maduremos y como grupo vengamos a escoger nuestros caminos. Esa es, inclusive, una de las bases de la democracia, de la construcción de espacios de diálogo y de consensos, para que los límites se construyan.

Mas quando esse tecido de equilíbrio se enfraquece, surgem iniciativas  apaixonadas para defender o ponto de vista e, nesse sentido, Kardec fala de se fazer concessões. Em realidade, ele utiliza o termo "mútuas concessões", para que haja a reconciliação, a fim de que a paz reine. O problema é que a busca de verdades tem suplantado o desejo de harmonia.

Pero cuando ese tejido de equilibrio se debilita, surgen iniciativas  apasionadas para defender el punto de vista y, en ese sentido, Kardec habla de hacerse concesiones. En realidad, él utiliza el término "mutuas concesiones", para que haya la reconciliación, a fin de que la paz reine. El problema es que la búsqueda de verdades ha suplantado el deseo de armonía.

Esse longo e filosófico preâmbulo (ou um pouco mais que isso) vem para refletirmos sobre a realidade que, imersos neste mundo polarizado, nós, como movimento espírita, nos vemos invadidos por essa postura, seja por conta de questões da política partidária que se refletem em nossos temas, seja por polêmicas que já nos são conhecidas, algumas com nova roupagem, e que recheiam as nossas páginas nas redes sociais.

Ese largo y filosófico preámbulo (o un poco más que eso) viene para reflejar sobre la realidad que, imersos en este mundo polarizado, nosotros, como movimiento espírita, nos vemos invadidos por esa postura, sea por cuenta de cuestiones de la política partidaria que se reflejan en nuestros temas, sea por polémicas que ya nos son conocidas, algunas con nuevo ropaje, y que rellenan nuestras páginas en las redes sociales.

E esse movimento de dissensos se torna, por vezes, agressivo, cego e afiado, negando diálogos e cortando relações, fazendo com que se perca o sentido racional, reflexivo do Espiritismo, e, em troca, valoriza-se uma ideia de convencimento, de censura, de proscrição, estranho ao nosso ethos, e que já levou muita gente à fogueira em outras épocas.

Y ese movimiento de disensiones se hace, a veces, agresivo, ciego y afilado, negando diálogos y cortando relaciones, haciendo que se pierda el sentido racional, reflexivo del Espiritismo, y, en cambio, se valora una idea de convencimiento, de censura, de proscripción, extraño a nuestro ethos, y que ya llevó a mucha gente a la hoguera en otras épocas.

Se Kardec estivesse entre nós, encarnado, como ele reagiria diante desse enxame de obras espíritas nas livrarias, algumas questionáveis em seus pressupostos? E como Jesus se portaria diante da defesa por espíritas de linchamentos de criminosos nas ruas das cidades grandes? Será que iriam estes nossos dois exemplos para as redes sociais com textões para fomentar longos e cansativos debates polarizados? Bem, na época deles, já existiam essas polêmicas, algumas ainda atuais, e não nos parece que eles reagiram assim.  Vejam em O Livro dos Espíritos como Kardec trata de temas como o Aborto e a Pena de Morte e verifiquem se essa abordagem se reflete nesse modelo de discussão que vivemos atualmente.

Si Kardec estuviera entre nosotros, encarnado, ¿cómo reaccionaría él delante de ese enjambre de obras espíritas en las librerías, algunas cuestionables en sus proposiciones? ¿Y cómo Jesús se portaría delante de la defensa por espíritas de linchamientos de criminales en las calles de las ciudades grandes? Será que irían estos nuestros dos ejemplos para las redes sociales con textos para fomentar largos y cansados debates polarizados? Bien, en la época de ellos, ya existían esas polémicas, algunas aún actuales, y no nos parece que ellos reaccionaron así. Vean en El Libro de los Espíritus como Kardec trata de temas como el Aborto y la Pena de Muerte y verificad si ese abordaje se refleja en ese modelo de discusión que vivimos actualmente. 

A revolução das informações, da tecnologia, aproximou ideias, paradigmas, a globalização juntou povos e culturas, e isso nos agride de alguma forma, pela nossa própria pluralidade, e pelo caráter inconciliável de determinadas visões, e ainda por traumas e dores que trazemos no imo de nossa alma, mas não se alimenta nesse breve texto a ilusão de que conseguiremos a harmonização de todas as tensões humanas, mas sim que saibamos lidar com elas, pautados em princípios do diálogo e do respeito, ouvindo, sendo ouvido e posicionando-se como cada um julgar melhor, respeitando as instâncias para as quais converge cada uma delas, como ponto de equacionamento de casos concretos.

La revolución de las informaciones, de la tecnología, aproximó ideas, paradigmas, la globalización juntó pueblos y culturas, y eso nos agrede de alguna forma, por nuestra propia pluralidad, y por el carácter inconciliable de determinadas visiones, y aún por traumas y dolores que traemos en el interior de nuestra alma, pero no se alimenta en ese breve texto la ilusión de que conseguiremos la armonización de todas las tensiones humanas, pero sí que sepamos lidiar con ellas, pautados en principios del diálogo y del respeto, oyendo, siendo oído y posicionándose como cada uno juzga mejor, respetando los ejemplares para las cuales converge cada una de ellas, como punto de ecuacionamiento de casos concretos.

Livros duvidosos, estudemos mais. Posições polêmicas sobre temas políticos,  guardemos nosso posicionamento íntimo a luz da vida imortal. Apelo a soluções radicais, lembremos que a vida é eterna. Só assim nos resguardaremos dos  perigos e das manipulações advindas de posturas extremas, e mais, do desperdício de energia que poderia ser utilizado na construção pelo estudo e no aprimoramento pelo amor ao semelhante. Aliás, muitas dessas tensões acabam por minar valorosos trabalhos espíritas.

Libros dudosos, estudiemos más. Posiciones polémicas sobre temas políticos,  guardemos nuestro posicionamiento íntimo a la luz de la vida inmortal. Apelo a las soluciones radicales, recordemos que la vida es eterna. Sólo así nos resguardaremos de los peligros y de las manipulaciones venidas de posturas extremas, y más, del desperdicio de energía que podría ser utilizado en la construcción por el estudio y en el perfeccionamiento por el amor al semejante. De hecho, muchas de esas tensiones acaban por minar valerosos trabajos espíritas.

Se Deus nos quisesse assim, extremos, radicais, não nos dava seguidas encarnações para avançarmos. Mas se também nos quisesse sempre passivos, “maria-vai-com-as-outras”, não nos daria a dor para nos impulsionar.

Si Dios nos quisiera así, extremos, radicales, no nos daba seguidas encarnaciones para avanzar. Pero si también nos quisiera siempre pasivos, “maria-va-con-las-otras”, no nos daría el dolor para impulsarnos.

A vida é luta, mas é preciso saber lutar.

La vida es lucha, pero es preciso saber luchar.

 

 

(Texto recebido da tradutora Isabel Porras [isabelporras1@gmail.com], Cádiz, Espanha)

 

Mani.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mani.jpg

 

Carta de Ano Novo

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vida e Caminho. Lição nº 17. Página 98.

 

Ano Novo é também a renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir.

O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.

Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.

Se tens algum inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.

Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.

Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.

Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.

Novo Ano! Novo Dia!

Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.

Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.

Não maldigas, nem condenes.

Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.

Não te desanimes, nem te desconsoles.

Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.

Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora: “Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.”

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

A noite e a luz. Hitchiin e Royston, cidades do Reino Unido. Foto Ismael Gobbo.

 

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