Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 25 de abril de 2018 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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24-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/24-04-2018.htm 23-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/23-04-2018.htm 21-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/21-04-2018.htm 20-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/20-04-2018.htm 19-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/19-04-2018.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 2 - 1859 |
(Conclui o email anterior)
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(Texto copiado do site Febnet) |
Igreja Nossa Senhora das Vitórias. Paris, França. Imagem/fonte: |
François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG
François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)
O espírito Fénelon participou da obra da Codificação do Espiritismo através de mensagens que constam das obras básicas, dentre elas “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, assinado por Allan Kardec.
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Igreja Saint Germain D’Auxerrois. Paris. França. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1080723_Paris_Ier_%C3%A9glise_Saint-Germain-l%27Auxerrois_rwk.jpg |
Página do livro do Barão de Guldenstubbé com fac-similes de escrita direta. Veja descrição na imagem abaixo no ítem 24. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k8513383/f265.image
Longa epístola em latim lapidar escrita junta à estátua de Augusto na sala dos imperadores romanos.
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Página do livro sobre escrita direta do Barão de Guldenstubbé descrevendo alguns dos fac-similes acima Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k8513383/f122.image
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Sala do Louvre onde está exposta a estátua do imperador Augusto e de outras personagens da Roma imperial. Foto Ismael Gobbo. |
Registro. Divaldo Franco em Seminário Beneficente do MAP Rio de Janeiro, RJ |
22/04/2018.
Texto Maria Claudia Rodrigues e Luismar Ornelas de Lima Fotos Luismar Ornelas de Lima
Mais um grande evento promovido pelo Movimento de Amor ao Próximo - MAP com a presença de Divaldo Pereira Franco com a participação de cerca de 3200 pessoas neste domingo dia 22 de abril de 2018 realizado no Km de Vantagens Hall, do Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O público recepcionado por um trio de cordas, aguardava o grande momento. Allyrio Mello, músico internacional, arranjador e cantor, com o seu violino, executou belas peças do erudito ao popular, encantando a todos os presentes. E ainda tinha mais: o Coral Nossa Senhora de Loreto, com cerca de 50 componentes, interpretou obras clássicas como o Hino Nacional, a Oração de Francisco de Assis, Aleluia de Mendelson e ainda Edelweiss dedicada ao grande tribuno baiano. O ator Carlos Vereza declamando a Carta de Paulo aos Coríntios também foi muito aplaudido.
Após as apresentações e composição da mesa dirigente do evento, um vídeo exibiu os impressionantes números do currículo do querido conferencista - 70 anos Semeando Estrelas. Muito aplaudido, Divaldo deu início ao seu seminário.
Contando passagens de diferentes personagens da história ao longo dos séculos, Divaldo falou sobre a melancolia, a depressão e trouxe casos de suicídio, relatando inclusive passagens de sua vida, como o suicídio de sua irmã e de sua decepção quando perdeu um emprego, levando-o a vontade de suicidar-se. Divaldo alertou: “o suicídio é um dos maiores crimes que a humanidade perpetra sobre si mesmo”. Mas a morte não mata a vida.
O semeador de estrelas explicou que vivemos em uma sociedade consumista, sexista e individualista. Estamos cada vez mais nos refugiando como se tivéssemos medo de amar. Queremos que o outro dependa de nós e que nós nos mantenhamos livres. Esse individualismo é compreensivo em nosso estágio de evolução, mas chega a um ponto em que se torna patológico. E quando nos damos conta, essa é uma forma de fugir da realidade pela depressão, que, a princípio, não incomoda a ninguém e ninguém nos incomoda. Mas com o passar do tempo, podemos nos perturbar e perturbar o outro.
E quais são os antídotos? Divaldo esclareceu que, do ponto de vista psicológico/psiquiátrico, é preciso tomar certos medicamentos, em doses controladas, que possibilitem o corpo a produzir a serotonina, a noradrenalina e a dopamina - que é a substância da alegria. É necessário sempre a orientação e acompanhamento médico.
A Doutrina Espírita, esclarece que a esquizofrenia, a depressão, o autismo, etc. são fenômenos de natureza espiritual de que o cérebro se impregna quando da reencarnação, plasmando tais situações que desencadeiam tais fenômenos. No momento que o espírito impregna, o organismo começa a trabalhar para que se manifeste a lei de causa e efeito da qual todos estamos subordinados. A grande raiz de tudo isso, da depressão, da obsessão, é o indivíduo. Ele é que é o doente. E se, por acaso, ele é um ex-suicida, ele traz a tendência do suicídio, que pode ocorrer inclusive na infância.
O Espiritismo, por ser uma doutrina que prova a imortalidade da alma, que nos dulcifica o coração, que nos reabilita perante a consciência é o maior antídoto à depressão, através dos passes, água magnetizada, das desobsessões, da boa leitura, da alegria de viver.
E finalizando suas palavras para uma platéia encantada, deixou a mensagem: “este seminário é um testamento de amor. Um testamento muito especial porque Deus tem me convocado nos últimos tempos à muita meditação, muita reflexão. Então eu gostaria que meu pobre legado fosse um legado de amor. Ame. Nunca se arrependa. O amor nunca faz mal. Se não foi compreendido, se não foi correspondido, se foi mal considerado, se recebeu bullying, está ótimo. Porque o amor é bom para quem ama. Não há quem ame que tenha melancolia; só se quiser negociar o amor. Mas se amar o mesmo, até em desprezo, perceberá que amor revigora. A alegria é o amor que encontra a Deus. Deixo esse legado aos corações que tiveram a gentileza de vir passar algumas horas com um velho amigo. E suplico à divindade que nos dê alegria de viver. A Terra está muito triste. Só notícias más. Guerra química, que se pode transformar em guerra bacteriológica e pode acabar com todos nós. A nossa guerra pessoal, a nossa guerrinha doméstica, a nossa guerrinha do ciúme. Permitamos que aqueles a quem nós amamos sejam amados por outros.
Após cantarem parabéns, face ao próximo aniversário no dia 5 de maio, Divaldo deixou o palco sorrindo como sempre, dando o melhor de si. Cada um dos presentes foi para casa com o coração aquecido por sua mensagem de alerta e de amor. Até a próxima, querido Amigo!
O próximo Encontro do MAP com Divaldo Franco foi agendado para o dia 28 de abril de 2019.
(Recebido em email de Jorge Moehlecke) |
O “apelo” e a “advertência” aos pais |
Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)
Com o título Apelo aos pais foi editado pelo Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas, livro que aborda assuntos como: pais e filhos, jovens, união conjugal, suicídio infantil, adoção, rejeição paterna, dinheiro e outros; autoria de Clara Lila González de Araújo. No prefácio da obra destacamos: "o livro editado pelo Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas (SP), enriquece a literatura espírita com análises e reflexões que, sem dúvida, devem merecer a atenção e o estudo por parte dos pais, educadores e colaboradores dos centros espíritas."(1) A autora Clara Lila comenta que a palavra “apelo”, escolhida como título para a obra citada, “sugere alerta, convocação, urgência, como a chamar os pais, as mães e os filhos, os educadores, os evangelizadores, e demais espíritas, entrevendo suas possibilidades de analisar as contendas familiares e meditar sobre os seus prováveis desfechos.”(1) Numa época de muitos afazeres e compromissos dos pais, as crianças nem sempre contam com a presença e o apoio direto e continuado de seus responsáveos, daí a oportunidade do “apelo”. Por oportuno, lembramos que Bezerra de Menezes emprega a palavra “advertência”. Em “Advertência aos pais de família” incluída em A família espírita, este espírito afirma em mensagem de 26/01/1964: “Patrocinando, pois, um ensaio lítero-doutrinário-evangélico para auxílio às mães e aos pais de família, durante as noites de serão no lar, onde o Evangelho do Senhor e seus benefícios ao indivíduo e à sociedade serão ministrados e examinados, eu o faço no cumprimento dos próprios deveres para com o Consolador [...] Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxito na boa educação da infância e dos iniciantes em geral, é o meu desejo. [...] Estas páginas, porém, foram escritas de preferência para os adultos de poucas letras doutrinárias e não propriamente para crianças, visto que para ensinar a Doutrina Espírita aos filhos é necessário que os pais possuam noções doutrinárias, um guia, um conselheiro que lhes norteie o caminho a seguir.”(2)
Entre 2013 e 2014, durante nossa gestão na FEB, foram publicados quatro volumes inéditos de Yvonne do Amaral Pereira: A família espírita, Evangelho aos simples, As três revelações, Contos amigos, que constituem uma série de obras voltada à família, a crianças e jovens e à reunião do Evangelho no lar. Estes livros foram elaborados pela médium entre 1964 e 1971 e contam com mensagens de Bezerra de Menezes. Como Introdução de As três revelações o mesmo orientador espiritual em mensagem de 3/10/1967, comenta: “será bom que o espírita zele por suas crianças, preparando possibilidades futuras para a sua salvaguarda moral-espiritual. Erro será supor que a infância moderna se choque frente à verdade espírita e à transcendência evangélica.”(3) Yvonne Pereira comenta na apresentação de Evangelho aos simples, que não há a “pretensão de se impor à instrução doutrinária da criança, senão o desejo sincero de auxiliar uma tarefa espinhosa, que está a requerer de cada adepto do Espiritismo atenções urgentes e dedicações ilimitadas.”(4) O conjunto dessas quatro obras de Yvonne A. Pereira constitui um formidável repositório para utilização em várias situações da difusão dos princípios espíritas, facilmente adaptáveis para diversas faixas etárias e sociais e se enquadrando em distintos contextos para o ensino espírita. A nosso ver, essas obras de Yvonne podem servir de roteiro ou texto básico não apenas para as reuniões com crianças e adolescentes e de Evangelho no lar, mas também em reuniões com adultos, notadamente em ambientes cujo público alvo seja constituído de pessoas mais simples. Emmanuel destaca que: “A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.”(5) Realmente, numa época tão complexa, urge o “apelo” e a “advertência” aos pais de família! Referências: 1) Araújo, Clara Lila González. Apelo aos pais. Campinas: Ed. CEAK. 2018. 278p. 2) Pereira, Yvonne Amaral. A família espírita. Brasília: FEB. 2013. 117p. 3) Pereira, Yvonne Amaral. As três revelações. Brasília: FEB. 2014. 213p. 4) Pereira, Yvonne Amaral. Evangelho aos simples. Brasília: FEB. 2013. 101p. 5) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. O consolador. Questão 110. Brasília: FEB. 2013.
Palestra com Clara Lila. Campinas, SP |
IV Simpósio Espírita “Mente e Cérebro” Ribeirão Preto, SP |
(Informação recebida em email de Giovana Campos) |
Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis Campinas, SP |
As Abelhinhas são um exemplo de dedicação e de amor ao próximo. Elas precisam muito da sua ajuda para perseverar neste trabalho. Desde já agradecemos pela sua generosidade!
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Seara Espírita Joanna de Ângelis Rua Dr. João Keating, 107 Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP Mais informações e localização pelo site: www.searajoannadeangelis.org.br
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Pinga-fogo no IDE Assis, SP |
(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
9ª. Jornada Médico-Espírita & EncontrAME 2018 Goiânia, GO |
(Informação recebida em email de Giovana Campos) |
Curso de Expositor Espírita Araraquara, SP |
(Informação recebida em email de Sandra Fiore) |
Eventos Espíritas programados para Marília, SP |
Olá, amigos.
Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de Marília.
Abraços fraternais,
Donizete
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(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro) |
Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal |
Uma Visão Espírita da Vida
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema "Uma visão espírita da vida", com a convidada Denise Estrócio, de Olhão.
Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 27 de Abril de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). As entradas são livres e gratuitas. Fonte: Centro de Cultura Espírita _ _
António Luís (+351) 914 269 532
"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz
(Informação recebida em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com])
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Programação do Centro Espírita Allan Kardec Penápolis, SP |
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Centro Espírita Allan Kardec Avenida Luís Osório, 1262 Penápolis - SP allankardecpenapolis@gmail.com https://www.facebook.com/allankardecpenapolis
(Informaçãonrecebida em email do CEAK) |
44ª. Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. Argentina. |
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Informações do C.E. Seara do Mestre São Paulo, SP |
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Muito bom dia, Amigos do Seara do Mestre!! Informamos as nossas palestras confirmadas dessa semana:
Abraço Fraterno! -- Centro Espírita Seara
do Mestre
Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita |
Teatro: Renato Prieto em Guararapes, SP |
(Informação recebida em email de João Marchesi Neto) |
Mensagens Gotas de paz |
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(Mensagem recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@yahoo.com.br]) |
Evento do Centro Espírita “Seara do Mestre” São Paulo, SP |
Boa noite a todos!! Nós convidamos vocês e suas famílias a participarem do nosso almoço.
Data: 20/05/2018 Das 12h às 15h Local: Tulipas Grill Endereço: Rua Cambuci do Vale, 52 - Cidade Dutra - SP Valor: 40,00.
Para maiores informações ou
compra dos convites procure a Secretaria do Seara do Mestre.
Abraços!! -- Centro Espírita Seara
do Mestre
(Informação recebida em email de Seara do Mestre [searadomestre@gmail.com]) |
Publicação da Editora “O Clarim” Matão, SP |
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Jesus e Kardec na opinião de Emmanuel: compreendendo o verdadeiro espírita |
Publicado originalmente na Revista Eletrônica “O Consolador”
Leonardo Marmo Moreira Após recomendar a Chico Xavier por três vezes a disciplina, como virtude fundamental para o trabalho mediúnico com Jesus, no mesmo diálogo, o benfeitor espiritual Emmanuel forneceu uma segunda diretriz muito importante para Francisco C. Xavier. Vejamos a segunda orientação de Emmanuel, o mentor espiritual do Chico Xavier, que aconteceu quando esse Guia Espiritual apareceu a Chico Xavier em 1931. Isso ocorreu quando o querido médium de Pedro Leopoldo-MG, no início de sua tarefa mediúnica, descansava aos fundos da fábrica de tecidos em que trabalhava, perto de um canal de água, que era um local muito bonito e calmo, no qual Chico aproveitava para orar e meditar: "Lembro-me de que em um dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e, disse mais, que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo”. – Chico Xavier. Segundo Allan Kardec estabelece em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “reconhece-se o verdadeiro espírita, pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações”. Para um entendimento do que seria essa transformação moral e no que consistiriam os respectivos esforços e, principalmente, a quem Allan Kardec chamava de “Espíritas” (dentre os quais seriam selecionados os verdadeiros!), vale reler um dos capítulos da primeira parte de “O Livro dos Médiuns” em que o Codificador classifica vários tipos de Espíritas. É relevante, igualmente, notar que Kardec cunhou os termos “Espiritismo”, “Espírita” e “Espiritista” para identificar a Doutrina Espírita propriamente dita, bem como os seus adeptos militantes, a fim de não haver nenhum tipo de confusão com espiritualistas e/ou “seitistas” em geral. Não basta, portanto, acreditar em reencarnação e mediunidade de uma forma muito pessoal, e às vezes personalista, para ser efetivamente um Espírita, mesmo que, indebitamente, o candidato rotule-se assim, e mesmo que eventualmente tenha alguma atividade no Centro Espírita e/ou Movimento Espírita. E também não é suficiente ler e aceitar um determinado livro da Codificação e a partir daí estudar, correlacionar e valorizar uma gama de obras que nada tem a ver com o Espiritismo, criando-se uma leitura “espírita/espiritualista” toda pessoal, que pode, paulatinamente, se distanciar substancialmente dos postulados espíritas. Tal postura caracterizaria uma espécie de “semiconversão” ao Espiritismo, na melhor das hipóteses. O próprio Divaldo Pereira Franco vem afirmando em suas palestras que o “movimento espírita tem perdido em profundidade o que tem ganhado em quantidade de adeptos”, os quais não têm apresentado o mesmo nível de comprometimento que deveríamos esperar de espíritas militantes e que, a priori, eram mais comuns no passado, quando o preconceito contra a Doutrina Espírita era bem maior. Dentro deste contexto, a orientação de Emmanuel consiste em uma diretriz de segurança para quem deseja trabalhar verdadeiramente como Espírita militante, pois eles mesmos, Emmanuel e Chico Xavier, estavam e estão submetidos à mesma diretriz, para que sejam considerados trabalhadores espíritas e não simplesmente trabalhadores espiritualistas ou livre-pensadores ou filósofos modernos. Realmente, há um grande número de movimentos reencarnacionistas, mediunistas, que eventualmente podem adotar um ou mais livros espíritas e que não são espíritas propriamente. De fato, se não apresentarmos um certo fanatismo, teremos de admitir que “a transformação moral e os esforços que faz para domar suas más inclinações” podem e certamente são também características encontradas em indivíduos que não são Espíritas, ou seja, são atitudes de espiritualidade superior que podem ser peculiaridades de adeptos de outras denominações filosófico-religiosas. Um teólogo católico ou protestante inteligente, por exemplo, poderia dizer algo próximo da famosa frase, isto é: “Reconhece-se o verdadeiro católico e/ou protestante pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações”. Afinal, o lema do Espiritismo é “Fora da caridade não há salvação”, implicando que o crescimento espiritual não é uma exclusividade do Espiritismo e nem de nenhuma outra denominação específica. Entretanto, isso não significa que todas as pessoas boas ou que estão se esforçando para se tornarem boas são espíritas militantes. Portanto, Kardec não estava afirmando que somente isso (“a transformação moral e os esforços que faz para domar suas más inclinações”) identificaria os Espíritas, mas que, entre os Espíritas militantes, conscientes, estudiosos, verdadeiramente doutrinários e comprometidos com a Casa e o Movimento espíritas, os Verdadeiros, ou seja, os que vivenciam no dia-a-dia aquilo que acreditam e pregam, seriam identificados, entre todos os trabalhadores Espíritas, pela melhoria moral substancial que certamente apresentariam com o passar do tempo. Na segunda mensagem do livro “Opinião Espírita” (Parceria de Emmanuel e André Luiz pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira), Emmanuel afirma que “Jesus é o Mestre e Kardec é o Seu Apóstolo; Jesus é a porta; Kardec é a chave”. Em outra mensagem emmanuelina, abaixo transcrita, intitulada “Reverenciando Kardec”, também são corroboradas as Diretrizes Kardequianas que Emmanuel e Chico seguiram na tarefa a que ambos se entregaram. Vale estudá-la, a fim de que caminhemos para ser “Espíritas Conscientes” e, a partir daí, “Verdadeiros Espíritas”: REVERENCIANDO KARDEC Antes de Kardec, embora não nos faltasse a crença em Jesus, vivíamos na Terra atribulados por flagelos da mente, quais os que expomos: - o combate recíproco e incessante entre os discípulos do Evangelho; - o cárcere das interpretações literais; - o espírito de seita; - a intransigência delituosa; - a obsessão sem remédio; - o anátema nas áreas da filosofia e da ciência; - o cativeiro aos rituais; - a dependência quase absoluta dos templos de pedra para as tarefas da edificação íntima; - a preocupação de hegemonia religiosa; - a tirania do medo, ante as sombrias perspectivas do além-túmulo; - o pavor da morte, por suposto fim da vida. Depois de Kardec, porém, com a fé raciocinada nos ensinamentos de Jesus, o mundo encontra no Espiritismo Evangélico benefícios incalculáveis, como sejam: - a libertação das consciências; - a luz para o caminho espiritual; - a dignificação do serviço ao próximo; - o discernimento; - o livre acesso ao estudo da lei de causa e efeito, com a reencarnação explicando as origens do sofrimento e as desigualdades sociais; - o esclarecimento da mediunidade e a cura dos processos obsessivos; - a certeza da vida após a morte; - o intercâmbio com os entes queridos domiciliados no Além; - a seara da esperança; - o clima da verdadeira compreensão humana; - o lar da fraternidade entre todas as criaturas; - a escola do Conhecimento Superior, desvendando as trilhas da evolução e a multiplicidade das “moradas” nos domínios do Universo. Jesus - o amor. Kardec - o raciocínio. Jesus - o Mestre. Kardec - o Apóstolo. Seguir o Cristo de Deus, com a luz que Allan Kardec acende em nossos corações, é a norma renovadora que nos fará alcançar a sublimação do próprio Espírito, em louvor da Vida Maior. (Do livro Doutrina de Luz. Lição n. 7, pág. 35, psicografia de Francisco Cândido Xavier.)
(Texto copiado de http://www.oconsolador.com.br/ano7/339/leonardo_marmo.html) |
Jesus, em quadro de Maria Tereza Braga, e, Allan Kardec, Codificador do Espiritismo |
Não se deixe soterrar |
Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua pequena fazenda. Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado. O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas, pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate. Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o cobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais. No entanto, à medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia, derrubava-a no chão e ia pisando sobre ela. Logo, os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente, conseguiu sair. * * * Algumas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade. Afinal, se nos permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções: ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo, ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre. É importante que, se estamos nos percebendo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir. Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, nosso Pai Celestial, do qual podemos nos aproximar através da oração. E a oração é uma poderosa alavanca de que podemos lançar mão a qualquer momento e em qualquer lugar. * * * Jesus nos recomendou oração e vigilância. A vigilância constante pode nos poupar de muitos dissabores, pois quem está atento facilmente percebe a investida de sentimentos perigosos que podem nos infelicitar. É a chegada silenciosa de uma desilusão, da inveja, do orgulho, da soberba, da solidão e de outros tantos detritos que pesam em nossa economia moral e tendem a nos levar para o abismo. A oração é recurso precioso que nos permite as forças necessárias para resistir a todas as investidas menos felizes. Por isso, vale a pena meditar sobre os sábios conselhos do Mestre de Nazaré, pois eles podem nos ser muito úteis na conquista da felicidade que tanto desejamos. Redação
do Momento Espírita, com base
(Texto copiado do site Feparana) |
Cavalos em Serra Negra, SP. Foto Ismael Gobbo. |
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