Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, segunda-feira, 30 de abril de 2018 Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/30-04-2018.htm
No Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook: https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
28-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/28-04-2018.htm 27-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/27-04-2018.htm 26-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/26-04-2018.htm 25-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/25-04-2018.htm 24-04-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/24-04-2018.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 2 - 1859 |
(O tema continua no próximo e-mail)
(Texto copiado do site Febnet) |
Praia de Boulogne-sur-Mer. (cartaz) Jules Cheret. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b90153643.item |
Monumento a Cristovão Colombo. Barcelona, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.
O Monumento a Colombo (em catalão, Monument a Colom) é uma das mais famosas estátuas da cidade de Barcelona, na Espanha. Foi construída em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo. Está erguida na praça do Portal da Paz (Portal de la Pau), ponto de união entre o sul da Rambla e o Passeio de Colombo (Passeig de Colón), em frente ao Porto de Barcelona. O monumento foi construído como ponto culminante das obras de melhora do litoral de Barcelona, feitas na época da Exposição Universal de Barcelona de 1888. Inaugurado em 1 de junho de 1888, em plena exposição, converteu-se em seguida em um dos ícones mais característicos da cidade. A estátua de Colombo está situada no alto de uma coluna de ferro. O monumento foi concebido por Gaietà Buïgas, e a estátua, de sete metros de altura, é obra do escultor Rafael Atché. O conjunto mede uma total de 60 metros de altura. (Wikipedia) |
Papa Clemente XIV. Pintura anônima Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Clement_XIV.jpg
Santo Afonso de Ligori. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Lig%C3%B3rio
Consta que Santo Afonso de Ligori através da “Bilocação” visitou o seu amigo Papa Clemente XIV em Roma onde se encontrava enfermo. Santo Afonso se encontrava em Arienzo.
|
Batalha de Magenta. Itália. 04-06-1859. O Imperador dirige uma bateria contra a Ponte Nuovo de Magenta. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53023326h.item
A Batalha de Magenta foi travada em 4 de Junho de 1859 durante a Segunda Guerra de Independência Italiana contra a Áustria, resultando numa vitória do exército francês e sardo-piemontês contra os austríacos, sob o comando do general Ferencz Gyulai. Ocorreu perto da cidade de Magenta, no Norte da península Itálica. O futuro presidente da República francesa Edme Patrice Maurice Mac-Mahon (1808-1893) foi condecorado com o título de Duque de Magenta pela sua participação na batalha.
|
CAROS LEITORES
COMO JÁ DISSEMOS ANTERIORMENTE A LEITURA DA REVISTA ESPÍRITA PERMITE CONHECER ALLAN KARDEC MUITO DE PERTO. NO TEXTO ACIMA É FÁCIL PERCEBER COM QUE RESPONSABILIDADE E ZELO ELE SEMPRE TRATOU OS ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS E TAMBÉM ADMINISTRATIVOS. NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE IR LENDO A REVISTA ESPÍRITA.
|
O Sinal Espírita |
Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Caminho Espírita. Lição nº 75 Página 161.
Quando a pessoa entrou no Espiritismo, é fácil verificar: basta perquirir um fichário ou escutar uma indicação. Entretanto, a fim de positivar se o Espiritismo entrou na pessoa, é indispensável que a própria criatura faça menção disso, através de manifestações evidentes. Vejamos dez das inequívocas expressões do sinal espírita na individualidade, que sempre se representa pelo designativo “mais”, nos domínios do bem: - mais serviço espontâneo e desinteressado aos semelhantes; - mais empenho no estudo; - mais noção de responsabilidade; - mais zelo na obrigação; - mais respeito pelos problemas dos outros; - mais devotamento à verdade; - mais cultivo de compaixão; - mais equilíbrio nas atitudes; - mais brandura na conversa; - mais exercício de paciência. Ser espírita de nome, perante o mundo, decerto que já significa trazer legenda honrosa e encorajadora na personalidade, mas, para que a criatura seja espírita, à frente dos Bons Espíritos, é necessário apresentar o sinal espírita da renovação interior, que, ante a Vida Maior, tem a importância que se confere na Terra às prerrogativas de um passaporte ou ao valor de uma certidão.
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG) |
O ainda jovem médium espírita Francisco Cândido Xavier lendo mensagem recebida no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, MG. Foto publicada em “O Globo”. |
O médium Francisco Cândido Xavier com seus noventa anos de idade firme como sempre chegando e saindo do Grupo Espírita da Prece. Uberaba, MG. Fotos Ismael Gobbo. |
Teatro com Renato Prieto em Araçatuba, SP |
Se a vida continua e se todos estão aqui de passagem, a 'morte' é uma piada!". Essa é a frase que sustenta e embasa o enredo da segunda temporada da peça ‘A morte é uma piada 2’, do diretor e ator Renato Pietro. Na próxima segunda-feira (30), véspera de feriado, público de Araçatuba e região poderá acompanhar o espetáculo no teatro Paulo Alcides Jorge, a partir das 19h30. Os ingressos estão sendo comercializados na Livraria Espírita Rolando Perri Cefaly e no Centro Espírita Irmã Angélica. Há desconto de 50% no valor do ingresso para as compras nos dois estabelecimentos, até às 15h do dia 30. A promoção é do Centro Espírita Irmã Angélica e da TV Mundo Maior Araçatuba. Após o retorno de turnês nos EUA, Uruguai e Argentina, Renato Prieto decide que tem que fazer a vontade de seu público e montar uma nova versão da peça ‘A morte é uma piada’. Com um texto que se entrelaça no drama e comédia, com narrativas do cotidiano, com uma forma bem humorada e sensível, dialoga com sua plateia sobre temas que merecem atenção, como vida, sonhos, morte e o relacionamento entre as pessoas no contexto humano. Com uma pegada Stand up comedy, mas com uma refinada e tradicional teatralidade, a peça aproxima e diverte o público. Essa conexão leva à reflexão com alguns dos textos e à alegria com os causos, piadas e tiradas que ali são apresentadas pelos atores Renato Prieto, Rogério Faria e Victor Meirelles.
PEÇA Um espetáculo de humor, reflexão e espiritualidade, que traz histórias de um tema onipresente e universal, segundo seus idealizadores. A espinha dorsal é tratar o tema de forma peculiar e humorada, levando o espectador a momentos de compreensão, reflexão e desmistificação do assunto vida/morte, sejam elas engraçadas ou não, e sem perder a sua função de entretenimento com um teatro de qualidade. Todo o tema é tratado com leveza para o público, levando-os a refletir sobre a vida. Segundo Renato Prieto, a peça traz um "humor muito sadio, simples de ser entendido. Não é uma coisa de ficar mexendo num tema, sem ter uma propriedade de assunto. É um humor pertinente". Ele também relata a alta interação do público com a peça. A produção será aberta com a leitura de uma carta psicografada da mãe do ator principal, que faleceu há 14 anos. "Começa permeando essa mensagem. A partir daí, vai se ligando um quadro no outro, levando uma mensagem leve e perceptível", explica Renato. Para os organizadores, o espetáculo ‘A morte é uma piada 2’ tem como principal objetivo oferecer um texto cativante, com uma linguagem teatral clara e ao mesmo tempo divertida e acessível, dando a qualquer público a oportunidade de reflexão e ensinamentos sobre um tema universal, que origina questionamentos inquietantes. O processo criativo do espetáculo está estruturado, segundo seus idealizadores, "em cima de ideias que o homem tem sobre a morte, que independente da escolha filosófica ou religiosa, acredita que a vida continua; logo, a morte é uma piada, e todos teremos que passar".
ESPIRITISMO “Como é que, ao mesmo tempo em que Deus é bom para todos, ele condenaria uma pessoa a queimar no inferno, sem ter a chance de ser perdoado?", questiona o ator e diretor da peça Renato Prieto, que enfatiza que as ideias espíritas sobre a morte vêm ocupando esse antigo conceito. "Num país com tanta diferença social, que justiça divina seria essa, que condena uns a viver na miséria e outros vivendo muito bem, usufruindo de toda a fartura do país?", novamente provoca o ator. Para ele, a maior prova de que os ideais do Espiritismo (Doutrina codificada por Allan Kardec) estão se propagando é a quantidade de filmes, novelas, séries e peças que retratam os temas. Um exemplo citado pelo ator é ‘Nosso Lar’, no qual ele protagonizou o médico André Luiz, célebre nas publicações espíritas, e que levou mais de 40 milhões de pessoas a acompanharem o longa-metragem em todo o mundo, em mais de 65 países.
ATORES Com mais de 30 anos de carreira, Renato Prieto é ator e diretor teatral. Já atuou em TV e teatro, tendo estado em mais de 35 produções. Seu papel de maior destaque foi o protagonista do filme ‘Nosso Lar’, interpretando o médico André Luiz. Já Rogério Faria é ator, cineasta e estudou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Fez participação em telenovelas como ‘Eterna Magia’, ‘Torre de Babel’, ‘Zazá’, ‘Barriga de Aluguel’, ‘Labirinto’ e ‘Aquarela do Brasil’. No teatro, participou de montagens como ‘A vida é sonho’, ‘Além da Vida’, ‘O Semeador de Estrelas’ e ‘Nosso Lar’. Victor Meirelles é ator, arte-educador e ativista cultural. Meirelles atuou na TV em participações no programas ‘Hoje em Dia’, da Record, ‘Mulher Invisível’ e ‘Agamenon’. No teatro, ele já realizou espetáculos como ‘Encontros Impossíveis’, ‘Mãe Coragem’, ‘Cantos do Brasil’, ‘Bullying: não quero ir para escola’.
SERVIÇO Araçatuba.SP | 30.04.2018 | 19h30 Véspera de feriado do Dia do Trabalho Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca Municipal) Rua Armando Sales de Oliveira, s/n (próximo ao estádio Adhemar de Barros)
Ingressos (preço promocional até 15 horas do dia 30 de abril): R$ 30,00 No teatro: R$ 60,00 Livraria Espírita Rolando Perri Cefaly Rua Luiz Pereira Barreto, 817 | 18 3624.2455
Centro Espírita Irmã Angélica Rua Tancredo de Paiva Morel, 511 | Jardim Sumaré | 18 3301.1822
INFO: 18 99101.9713 | 99709.4684
(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira) |
Espíritas de Guarulhos inauguram escultura em homenagem a Allan Kardec |
Na manhã do último domingo, dia 22, a União das Sociedades Espíritas de São Paulo – Intermunicipal Guarulhos (USE Guarulhos) inaugurou escultura em homenagem a Allan Kardec, em praça de mesmo nome, na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. A obra, um busto de 63 centímetros de altura por 50 centímetros de largura e 48 de profundidade, foi apresentada durante solenidade a um público majoritariamente espírita, frequentador das 43 casas difusoras da doutrina na cidade e que têm alguma relação com a USE Guarulhos. Produzida pelo escultor Marco Antonio Cavallari, de Piracicaba, a peça está sendo paga através de “vaquinha”, feita pelos adeptos do Espiritismo. “Estamos indo de centro em centro e conversando com os amigos, pedindo a colaboração de quem puder ajudar. Afinal, é uma obra que pertence a todos”, afirma Luiz Gouveia, diretor de patrimônio da USE Guarulhos e um dos idealizadores da referência. Ao explicar o motivo pelo qual os espíritas resolveram encomendar a estátua, Gamaliel André, membro do Centro Espírita Jesus é o Caminho, e também um dos idealizadores da homenagem, lembra que já era desejo antigo do movimento espírita em Guarulhos. “Desde quando a praça passou a se chamar Allan Kardec, nós queríamos ter esse busto. Mas ficava só na conversa”, recorda. Antes do busto, na praça havia uma placa celebrando o legado de Kardec. “Será doada a algum centro aqui da cidade”, afirma Gamaliel. Gouveia diz, ainda, que todos que contribuírem com a aquisição da escultura serão lembrados. “Publicaremos uma espécie de 'lista de ouro', com os nomes de quem ajudou o busto a se tornar realidade, tanto no site como nas redes sociais da USE Guarulhos”, continua. Também há uma explicação para que essa inauguração ocorresse em abril, mesmo não sendo mês de nascimento ou morte do codificador da doutrina Espírita. “Foi no dia 18 de abril que Kardec lançou o 'Livro dos Espíritos', principal obra da doutrina”, avalia Gouveia. Bezerra de Menezes – Ao lado da Praça Allan Kardec há outra, a Praça Adolfo Bezerra de Menezes. Nascido no Ceará, Bezerra foi médico e um dos principais nomes do Espiritismo no Brasil. Viveu no século 19 e era conhecido como “o médico dos pobres”. Assim como a vizinha, a praça ganhou o nome do cearense por iniciativa da então vereadora Luiza Cordeiro na Câmara Municipal. “Fui procurada pela USE e tentei ajudar da melhor forma. Ainda bem que conseguimos”, diz ela. Se Bezerra também vai ganhar um busto? “Primeiro vamos terminar de pagar o de Kardec. Depois pensamos no do doutor. Mas também queremos”, finaliza Gouveia.
Legenda das duas fotos dos grupos acima:
Spério Faccioni (presidente da USE Guarulhos), Carlos Coutinho e Yolanda Azevedo (membros do Grupo Espírita Bezerra de Menezes), Luiza Cordeiro e Luiz Gouveia; Gamaliel André, Spério Faccioni, Luiz Gouveia e Marcos Goulart (vice-presidente da USE Guarulhos).
(Informações recebidas em email de Luiz Gouveia) |
Programação do C.E. Allan Kardec Penápolis, SP |
(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Netto) |
Palestra programada para o C.E. Bezerra de Menezes Catanduva, SP |
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição. (Informação recebida em email de USE Intermunicipal de Catanduva [use@usecatanduva.com.br]) |
Ciclo de Palestras sobre “A Gênese” no G.E. Casa do Caminho Campinas, SP |
Grupo Espírita CASA DO CAMINHO Av.
Francisco José de Camargo Andrade, 945 - Jd. Chapadão
(Informações recebidas em email de Clovis Lima) |
Agenda de Palestras com Manolo Quesada Maio/2018 |
|
Oradores espíritas brasileiros em roteiro pelo Japão |
(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Programação do C.E. Seara do Mestre São Paulo, SP |
||||||||||||||||||||
Muito bom dia Amigos do Seara do Mestre. Informamos que no mês de Maio, dia 20 das 12h às 15h teremos o Almoço da Família no Tulipas Grill. Valor de R$40,00 (crianças de até 10 anos não pagam) Procure a Secretaria do Seara do Mestre para maiores informações ou compra de ingressos.
Cursos de Curta Duração de Maio: Tema
1: Monitores: Daniela Figueiredo e Antonio Roberto Segunda-Feira
às 20h Tema 2: Capacitação de Dirigentes de Salão Monitor: Wiliam Santigo Segunda-feira às 20h Dias: 14 e 21 de maio Procure a Secretaria do Seara do Mestre para maiores informações.
Reunião Geral de Trabalhadores Sábado – Dia 12/05/18 às 17h (A presença de todos os trabalhadores é muito importante)
Campanha de Fraternidade Auta de Souza 1ª Fase – sábado, 05/05/18 às 12h30. 2ª Fase – sábado, 12/05/18 às 12h30. Visita Fraterna: Asilo Cantinho do Idoso Dia:
20/05 (Todo 3º domingo do mês) Procure a Secretaria do Seara do Mestre ou José Carlos para maiores informações. Apresentação do Grupo Musical no Cedan Dia: 26/05 – Sábado Às 19h.
Palestras da Semana
Abraços!!!
Centro Espírita Seara
do Mestre
Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita |
Programação de eventos espíritas em Marília, SP |
Olá, amigos.
Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de Marília.
Abraços fraternais,
Donizete
(Informações em email de Donizete Pinheiro) |
Obra em quadrinhos apresenta a vida e obra de Allan Kardec de uma forma original e dinâmica |
São 128 páginas ilustradas e totalmente coloridas, em luxuosa encadernação, mostrando a cada página relatos e histórias da biografia de Allan Kardec, acompanhadas de uma cuidadosa seleção de citações de "O Livro dos Espíritos". Útil e de leitura agradável para pessoas de todas as idades, iniciantes ou já conhecedores do espiritismo, a obra encerra uma biografia de Allan Kardec, a mais atualizada até o momento, desde seu nascimento até o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, acompanhada dos bastidores de seu surgimento. Apresenta, também, uma cuidadosa seleção de citações da obra primeira do espiritismo, uma verdadeira Grapchic Novel Espírita para quem procura conhecer a história de Kardec e suas obras fundamentais de uma maneira diferente. Mais informações sobre a obra: www.lachatre.com.br
Gratidão abraços Erika Silveira
|
Palestras com Anete Guimarães São Paulo, SP |
(Informações recebidas em email de Regina Bachega) |
Leia o jornal Momento Espírita do CEAC Bauru, SP |
Acesse aqui: http://ceac.org.br/ultima-edicao/
(Com informações de Leopoldo Zanardi e Sidney Fernandes) |
Mensagens Gotas de paz |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GotasDePaz ComBr, ., ., ., ., Brazil
(Mensagem recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@yahoo.com.br]) |
Informativo Elo Fraterno Três Lagoas, MS |
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 503 TRÊS LAGOAS/MS – 30/ABRIL A 7/MAIO/2018 https://infopanespirita.wordpress.com/ RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE! envie eventos: decio.bressanin@gmail.com
=SÃO PAULO= CAPITAL BROOKLIN / CASA VERDE (PONTE) /CASA VERDE ALTA / CIDADE DUTRA / IPIRANGA /ITAIM BIBI / JABAQUARA / JARDIM BRASIL / JARDIM DA GLORIA /JARDIM MILO / JARDIM PREVIDÊNCIA / MANDAQUI / PARQUE VITÓRIA /PIRITUBA / SÃO MATEUS / TATUAPÉ / TUCURUVI / VILA ARICANDUVA /VILA CARRÃO / VILA CLEMENTINO / VILA EMA / VILA ESPERANÇAVILA FORMOSA / VILA GUILHERME VILA LEOPOLDINA / VILA MARIA ALTA /VILA MAZZEI / VILA MORSE / VILA MUNHOZhttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/
SÃO PAULO INTERIOR AGUAÍAMERICANA /ARAÇATUBA / ARAÇOAIBA DA SERRA / ARARAGUARA /ARUJÁ / ASSIS / BARUERI / BATATAIS / BAURU / CAMPINAS /CARAPICUIBA / CONCHAL / CUBATÃO / DUARTINA / EMBÚ DAS ARTEShttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/FRANCA / GETULINA / GUARA /GUARARAPES / GUARUJÁ / GUARULHOS / IGARAPAVA /IPUÃ / ITATIBA / JAU / JOSÉ BONIFÁCIO / LINS / LUCÉLIAMARÍLIA / MAUÁ / MIGUELÓPOLIS / MOGI GUAÇU / NOVA ODESSAhttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/OSASCO / OSVALDO CRUZ / PEDERNEIRAS /PENÁPOLIS / PORTO FERREIRA / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO /SALES OLIVEIRA / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOShttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/SÃO BERNARDO DO CAMPO /SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOAQUIM DA BARRASÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO PEDRO /SÃO VICENTE / SOROCABA / TABOÃO DA SERRA / UBATUBA / VINHEDOhttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/
=RIO DE JANEIRO= CAPITAL BANGU / BENTO RIBEIRO / COLÉGIO / GUADALUPE / MEIER / PENHA / PRAIA DE COPACABANA / QUINTINO https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/ INTERIOR ARARUAMA / CABO FRIO / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / TERESÓPOLIS https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/
=BRASIL: REGIÃO SUDESTE= ESPIRITO SANTO CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM / COLATINA / VITÓRIAMINAS GERAIS CATAGUASES / CONTAGEM / GUAXUPÉ / LAMBARIMONTE CLAROS / PRATINHA / SACRAMENTOhttps://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/
=BRASIL: REGIÃO SUL= PARANA CURITIBA / JACAREZINHO /LONDRINA / MARINGÁ / SÃO MATEUS DO SULRIO GRANDE DO SUL BENTO GONÇALVES / OSÓRIO / PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELOSANTA CATARINA BALNEÁRIO PIÇARRAS / FLORIANÓPOLISITAJAÍ / PALHOÇA / PENHAhttps://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/
=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE= DISTRITO FEDERAL BRASÍLIA / GUARÁ / NÚCLEO BANDEIRANTESGOIÁS GOIÂNIAMATO GROSSO DO SUL LADÁRIO https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/
=BRASIL: REGIÃO NORDESTE= ALAGOAS MACEIÓBAHIA JEQUIE / SALVADOR / VITÓRIA DA CONQUISTA PERNAMBUCO OLINDA / RECIFESERGIPE ARACAJUhttps://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/
CEARÁ FORTALEZAMARANHÃO SÃO LUIS https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/
=BRASIL: REGIÃO NORTE= AMAPÁMACAPÁ RONDÔNIAPORTO VELHO TOCANTINS PALMAS https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/ =INTERNACIONAL= ARGENTINABUENOS AIRES ESTADOS UNIDOSASTORIA NY / BALTIMORE / CHANTILLY VA / LONG ISLAND CITY NY /NEWARK / NEW YORK / ORLANDO FL / WASHINGTONFRANÇAPARIS JAPÃOJAPÃO PORTUGAL PORTUGAL SUIÇAGENEBRA / SUIÇA https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/
IRMÃOS ZANOLI – palestra e música http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/ NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - igobi@uol.com.br REVISTA O CONSOLADOR http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.htmlsolicitar exclusão:decio.bressanin@gmail.com
|
Revista eletrônica semanal “O Consolador” Londrina, PR |
Acesse:
|
Informativo da Comunhão Espírita de Brasília |
||||
Edição 280 - 27 de abril de 2018 - Brasília/DF
Terceirização de responsabilidades em debate no Comunhão Inspira deste sábado (28) Duo Schubert faz apresentação de piano e violino no sábado (28) Papo Espírita entrevista produtor da peça O Semeador de Estrelas, sobre a vida de Divaldo Franco
Violinista
Luiz Marques toca às 19h desta sexta (27) Pianista Lucian Lorens se apresenta neste domingo (29) na Comunhão A persona a serviço do ego é o tema desta quarta (2) no Projeto O Mundo Interior
Deseja descadastrar-se? clique aqui.
|
Folha Espírita Cairbar Schuttel Ribeirão Pires, SP |
Clique no link para acessar a edição deste mês. Ou abra o arquivo anexo a este e-mail. Ajude a divulgação do Espiritismo, assinando ou patrocinando a Folha Espírita Cairbar Schutel LINK para leitura do jornal: https://www.dropbox.com/home?preview=Folha+Espirita+Numero+51+(Maio+2018).pdf Boa leitura !
(Com informações de Fábio Dionisi) |
Pizza Solidária: Casa de Emmanuel Itatiba, SP |
Professores diferentes |
Somos todos instrumentos sagrados nas mãos do Pai amoroso na construção de um mundo melhor e de uma vida mais feliz. A muitos, Ele delega funções de maternidade e de paternidade para orientar aos filhos. A outros, a tarefa de ilustrar e orientar aos demais. Para alguns, a missão de medicar, curar, sanar doenças físicas. Para outros, o dom de energizar, inspirar mentes e corações. Diversos têm a tarefa de sustentar os ânimos, desvendar a fé, a coragem, a confiança. Vários têm a disposição para o socorro amoroso e fiel. No mundo, as tarefas são múltiplas. Todas importantes: desde os que servem aos que comandam; desde as mentes privilegiadas às pessoas com menos recursos intelectuais. Todos, onde estivermos e nos dispusermos, somos instrumentos benditos nas mãos do Senhor. Logicamente teremos que dispor de boa vontade, de desprendimento, de amor ao próximo para que os efeitos de tamanha confiança demonstrem nosso valor. Porém, a bondade do Senhor permite que aprendamos sempre mais, até mesmo com aqueles companheiros equivocados do caminho, que se nos tornam professores diferentes. É assim que os que são odientos, atacados de loucura, nos permitem aprender que somente o sentimento de amor é o caminho seguro para se chegar ao Pai. Por sua vez, as criaturas vingativas, que carregam em si as cadeias do ressentimento, nos acenam com a possibilidade de praticarmos o socorro, através do leve sentimento de perdão. Sempre que perdoamos ao ofensor, cortamos os liames do sentimento negativo e exalamos paz interior. Da mesma forma, os irmãos envolvidos pela inveja e pela insatisfação nos ensinam o quanto deveremos nos contentar com o que possuímos e com o que podemos fazer. Desejar o que não nos pertence nunca nos dará a mesma paz que usufruímos quando a conquista se faz pelo próprio esforço. E os companheiros que abraçam a senda da maldade como meta de vida, nos convidam a construir a paz que nos leva ao encontro dos bons. * * * Podemos adquirir sabedoria, a duras penas, coagidos pelo sofrimento que nos dilacera as carnes. Ou com nossos sentimentos nobres, colocados em ação no decorrer da caminhada. Toda a experiência que vivenciamos, no campo da felicidade ou da infelicidade, pode se tornar preciosa lição, se soubermos bem observar. A forma como reagimos ou agimos, perante os percalços, determinam resultados que nos infelicitam ou que nos engrandecem os dias. O bem que assistimos e praticamos nos levará a desejar sempre mais realizações nessa área pelo bem-estar que nos proporciona. O mal que se espalha, ao nosso redor, sempre terá um resultado de mau aspecto, e nos estimulará a fugirmos em busca de algo que nos beneficie. Jesus nos recomendou a oração pelos que nos desejam fazer mal, que nos infelicitam e perturbam, como regra de felicidade para nós mesmos. Amar, perdoar, assistir e colaborar, respaldados na oração sincera, somente nos trará resultados positivos. Redação do Momento
Espírita.
(Copiado do site Feparana) |
Casal espírita exemplo: Dr. Tomas Novelino com d. Maria Aparecida Rebelo Novelino na foto do noivado. Foto do acervo da família. |
Cairbar Schutel um dos mais destacados vultos do movimento espírita brasileiro. Foto: O Clarim. |
Publicação da revista “O Consolador”. 1860–2010: Sesquicentenário a Revue Spirite de 1860 |
ENRIQUE ELISEO BALDOVINOhenriquedefoz@uol.com.br
Enrique Eliseo Baldovino Oportunamente escrevemos que no período 2008-2019 teríamos a bênção de comemorar, em todos esses anos (1), os Sesquicentenários de lançamento de cada um dos 12 extraordinários volumes da Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques, publicados e dirigidos com muita sabedoria por Allan Kardec (de 1858 a 1869), levando em conta que os contextos históricos de cada um desses anos são diferentes. Conforme nossas pesquisas, que foram resumidas no presente artigo e extraídas da nossa tradução (2), do francês ao espanhol, da Revista Espírita de 1860, abordamos desta vez o contexto geral do referido Ano de 1860, assim como já o fizemos com a Revista de 1858 (3) e com a Revista de 1859 (1). Com a publicação da Revue Spirite de 1860 começa o 3º ano de sucesso espiritual de circulação nacional e internacional desta pérola da literatura e do jornalismo espiritistas, onde o seu insigne Autor continua registrando para os Anais do Espiritismo, com a sua lucidez, critério e sensatez habituais, os diversos fatos acontecidos por então e o estado geral do Espiritismo no citado ano (ver RE jan. 1860–I: O Espiritismo em 1860, páginas 1 a 6). O Magnetismo entra na Academia Um dos grandes fatos ocorridos em 1860 foi a entrada do Magnetismo na Academia de Ciências com o nome de Hipnotismo (RE jan. 1860–II: O Magnetismo perante a Academia, pp. 6-11), graças, entre outros, ao doutor francês Pierre-Paul Broca (1824-1880), que experimentou e popularizou na Universidade tal descoberta do Dr. James Braid (1795-1860) para fins terapêuticos, sendo este o neurocirurgião escocês que cunhou os termoshipnose, Hipnotismo, hipnotizador e hipnotizar. Segundo Kardec, o Espiritismo e o Magnetismo possuem estreitas relações. Artigos da Revista na Codificação Pela sua relevância histórica citamos, a seguir, alguns dos artigos da Revistaque têm servido de base a diversos capítulos e evocações de O Céu e o Inferno (lançado em 01/08/1865), matérias que anos antes foram preparadas, primeiramente, no grande laboratório doutrinário da Revista Espírita – RE(Edições CEI). Alguns desses artigos são os seguintes: RE fev. 1860–V: História de um condenado, pp. 51-60 (são nada menos que 126 perguntas e respostas desenvolvidas durante 10 sessões), matéria muito emotiva, publicada bem resumidamente no livro acima mencionado (capítulo VI: Criminosos arrependidos) com o nome de O Espírito de Castelnaudary; RE mar. 1860–V a: Estudos sobre o Espírito de pessoas vivas – O Dr. Vignal, pp. 81-88, estudos importantíssimos que foram posteriormente desdobrados naRE mai. 1865–III: Conversas de Além-Túmulo – O Dr. Vignal (Sociedade de Paris, 31 de março de 1865 – Médium: Sr. Desliens), pp. 137-140, e depois novamente publicados no referido livro, com o nome: O Dr. Vignal (cap. II: Espíritos felizes); RE ago. 1860–V: O suicida da Rua Quincampoix (Evocado na Sociedade de Paris em 1860), pp. 247-248, artigo comovedor que posteriormente mudará de título, na mencionada 4ª Obra da Codificação, sob o nome: O pai e o conscrito(cap. V: Suicidas). Aqui Allan Kardec, sabiamente, introduz o atualíssimo conceito de suicídio indireto ou inconsciente; RE fev. 1860–VI b: Comunicações espontâneas – O tempo presente (Sociedade, 20 de janeiro de 1860), pelo Espírito Chateaubriand, pp. 62-63, comunicação histórica que pouco depois será transcrita quase literalmente emO Livro dos Médiuns (cap. XXXI, item II), 2ª Obra da Codificação que será lançada logo mais em 15/01/1861, cujo grande núcleo foi desenvolvido, elaborado e desdobrado em 1859-1860, como já demonstramos e citamos em nosso artigo publicado também neste Jornal.(1) Edição definitiva de O Livro dos Espíritos em 1860 Na RE mar. 1860–VIII: O Livro dos Espíritos – Aviso sobre a 2ª edição, p. 96, acontece o importantíssimo registro do lançamento da 2ª e definitiva edição, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada de O Livro dos Espíritos (Paris, Didier e Cia., e Ledoyen), com 1019 questões, como hoje a conhecemos, com um raro Aviso sobre esta nova edição, lançada na terça-feira, 20/03/1860. A 1ª edição histórica havia sido publicada no sábado, 18/04/1857, com 501 questões. Pelo exposto, temos a certeza de que estudar profundamente as páginas históricas da Revista Espírita é preparar-se para compreender ainda mais todo o conteúdo da importante Codificação Kardequiana, base da Doutrina Espírita. A leitura e a vivência, portanto, dessas páginas luminíferas, contribuirão sobremaneira no melhoramento dos homens, como bem previa o eminente Codificador do Espiritismo. Obras queimadas no Auto-de-fé de Barcelona Obras editadas no ano de 1860 foram queimadas no tristemente célebre Auto-de-fé de Barcelona (de 9 de outubro de 1861): a própria Revue Spirite de 1860, de Allan Kardec, foi arbitrariamente lançada ao fogo, assim como as Revistas de 1858 e de 1859, além de outros 8 títulos, no total de 300 volumes. Outra obra, anunciada na Revista Espírita de 1860 (RE nov. 1860–II: Bibliografia – Carta de um católico sobre o Espiritismo, pelo Dr. Grand, antigo vice-cônsul da França, pp. 334-335), também foi queimada nesse Auto-de-fé, livro da autoria do Dr. Alphonse de Grand-Boulogne (1810-1874), médico humanitário e cavalheiro da Legião de Honra, conhecido como o Dr. Grand, membro correspondente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), e de quem Kardec já havia publicado na Revista de 1860 um interessante artigo, intitulado: RE ago. 1860–II: Concordância espírita e cristã, pelo Dr. de Grand-Boulogne, antigo vice-cônsul da França, pp. 232-235. 1ª Viagem Espírita em 1860 Como se não bastasse todo o ingente trabalho doutrinário de Allan Kardec na codificação dos livros, na direção da SPEE – como presidente sempre reeleito –, na elaboração da Revue, na assistência aos necessitados de todo jaez, o incansável Codificador programou, após insistentes convites para levar a Doutrina fora de Paris, a sua 1ª Viagem Espírita em 1860, percorrendo longas distâncias em carruagens e em outros parcos transportes da época, visitando doutrinariamente as cidades de Sens, Mâcon, Lyon e Saint-Étienne (somente a distância de Paris a Lyon é de 400 km) e orientando os primeiros Grupos Espíritas que se formavam. Os Espíritos disseram a Kardec: “Se Paris é a cabeça, Lyon é o coração”. Alguns artigos da Revista de 1860 são a resultante e o registro desta primeira viagem histórica, dentre as várias realizadas com tanto sacrifício por ele: RE out. 1860–I b: Resposta do Sr. Allan Kardec ao Sr. redator da Gazette de Lyon, pp. 292-298, artigo em que o Codificador defende os dignos e simples operários de Lyon ante o ataque covarde do referido redator, que não via com bons olhos que esses trabalhadores fossem espíritas, resultando dessa brilhante defesa a publicação de um raríssimo opúsculo de Kardec, intitulado: Carta sobre o Espiritismo, em resposta à Gazette de Lyon de 02/08/1860 (Lyon, 16/09/1860: tipografia de Chanoine, com 57 páginas); RE out. 1860–II: Banquete oferecido ao Sr. Allan Kardec pelos espíritas lioneses, em 19 de setembro de 1860, pp. 298-299. Em Brotteaux, adjacências de Lyon – sua cidade natal –, dá-se o histórico e primeiro Encontro de Dirigentes Espíritas, sob a coordenação do emérito Codificador, junto ao Sr. Dijoud e esposa. Instrutivas comunicaçõesComunicações instrutivas, evocações notáveis e dissertações muito interessantes aconteceram na Revista de 1860, várias delas assinaladas no histórico Boletim da SPEE (onde foram transcritas as atas de cada sessão, sendo que o seu maior registro encontra-se neste ano de 1860), comunicações que foram ditadas por Espíritos diversos: Lamennais, Massillon, Madame de Staël, são Bento, Channing, são Francisco de Sales, Chateaubriand, Joana D’Arc, Georges, Homero, santa Teresa, Lázaro, Melanchthon, Sócrates, Joinville, Irmã Marta, Nodier, santo Agostinho, Fourier, Musset, Riquier, são Lucas, Lenormand, Adam Smith, Nerval, são Luís, Charlet, John Brown, Grandier, são Vicente de Paulo, Fénelon, O Espírito de Verdade, entre outros. O escritório da Revista muda de local em 1860 Para centralizar os enormes trabalhos doutrinários sob a sua responsabilidade, e dedicar-se ainda mais às diversas tarefas, Kardec muda o seu domicílio particular e o escritório de redação (bureau) da Revue Spirite para a Rua e Passagem Sant’Ana, nº 59, o mesmo fazendo com o endereço da SPEE (em abril de 1860), conforme seu oportuno aviso na RE jun. 1860–I: Aviso – A partir de 15 de julho de 1860, o escritório da Revista Espírita e o domicílio particular de Allan Kardec serão transferidos à Rue Sainte-Anne, 59, Passage Sainte-Anne, p. 161. Apesar de ter uma casa bem ampla na Avenida de Ségur nº 39 (Vila de Ségur), em uma região nobre de Paris (atrás do célebre Palácio dos Inválidos), o Codificador decide concentrar todo o seu trabalho em um apartamento, no referido endereço, secundado por sua abnegada esposa e companheira Amélie-Gabrielle Boudet (1795-1883), que o auxiliará sobremaneira em todas as circunstâncias da sua missão. Contexto geral Observando a importância do contexto geral (sócio-cultural, político, científico e histórico) da aparição da Revue Spirite de 1860, e fazendo uma breve linha do tempo, neste mesmo ano nasceram importantes personalidades, a saber: o músico espanhol Isaac Albéniz, o político argentino Carlos Torcuato de Alvear, a pintora russa Marianne von Werefkin, o prêmio Nobel de química Eduard Buchner (alemão), o jornalista francês Jules Guérin, a pianista alemã Daniela von Bülow, o botânico letão Wolfgang von Bock, o compositor boêmio-austríaco Gustav Mahler, o escritor russo Anton Tchekhov etc. Ainda em 1860 França patenteia o primeiro motor a combustão. Baudelaire é rejeitado na Academia Francesa. Pelo Tratado de Turim, o Piemonte cede Saboia e Nice a França. Garibaldi derrota aos Bourbons em Volturno e entra em Nápoles. França e Inglaterra firmam um importante tratado comercial. Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos em 1860. Faleceram neste ano os seguintes vultos: o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, o rei Jerônimo Bonaparte – irmão mais novo de Napoleão I –, a czarina Alexandra Feodorowna, o escritor brasileiro Casimiro de Abreu, o biólogo alemão Alexander von Eversmann, o citado neurocirurgião Braid, a escritora britânica Anna Brownell Jameson, Leopoldo de Bourbon – príncipe das Duas Sicílias – e o pintor francês Alexandre-Gabriel Decamps, entre outros. Conclusão Por conseguinte, os 12 volumes da Revista Espírita são um complemento imprescindível da Codificação Kardequiana, quais joias preciosas que urgem por serem descobertas, a fim de poder aquilatar-se melhor o incomensurável valor doutrinário que as mesmas contêm. Desejamos assim registrar os 150 Anos do lançamento da Revue Spirite de 1860, agradecendo ao Cristo e a Kardec por nos permitir a elevada honra de traduzir essas páginas imortais.
Referências: (1) REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO – RIE. 1859 – 2009: Sesquicentenário do 2º volume da Revista Espírita, de Allan Kardec. Artigo comemorativo de Enrique Eliseo Baldovino. Outubro de 2009, pp. 457 e 458. São Paulo, SP: O CLARIM. (2) KARDEC, Allan. Revista Espírita – Periódico de Estudios Psicológicos. Palabras del traductor sobre el contexto general de la Revista Espírita de 1860 (www.ceilivraria.com.br). Tradução do francês para o espanhol de EEB (www.edicei.com.br) do Ano III. Brasília, DF: EDICEI. (3) RIE. Tributo
à Revue Spirite. Matéria comemorativa de Enrique Baldovino pelos 150 Anos
da Revista de 1858 (www.oclarim.com.br). Fevereiro de 2008,
pp. 8 a 11. São Paulo, SP: O CLARIM. Nota da Redação: A Revue Spirite de 1860 foi objeto de estudo sequencial e metódico nas edições 55 a 65 desta revista. Para ver a parte inicial desse estudo basta clicar em: http://www.oconsolador.com.br/ano2/55/estudandoasobrasdekardec.html
(Texto copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano4/191/especial2.html) |
Madame de Staël (1766-1817) Anne Louise Germaine Necker Baronne de Staël Holstein Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6948268q
Anne-Louise Germaine de Staël-Holstein (Paris, 22 de abril de 1766 — 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma romancista e ensaísta francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo francês. https://pt.wikipedia.org/wiki/Germaine_de_Sta%C3%ABl
|
Fénelon. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/essentiels/fenelon
Nascido em La Mothe-Fénelon, no Périgord, François de Salignac (1651-1715) é um sacerdote conhecido por seu carisma e pregação talentosa. Suas habilidades educacionais levaram o rei a nomeá-lo, em 1689, tutor de seu neto, o duque de Borgonha, para quem compôs As aventuras de Telêmaco. http://gallica.bnf.fr/essentiels/fenelon
|
Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC Bauru, SP |
|
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br |