Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/30-08-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/29-08-2018.htm

28-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/28-08-2018.htm

27-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/27-08-2018.htm

25-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/25-08-2018.htm

24-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/24-08-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

(Conclui a postagem anterior)

 

........................................

..............................

......................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

O encontro de Moisés. Óleo sobre tela por Lawrence Alma-Tadema.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Lawrence_Alma-Tadema_-_The_finding_of_Moses.jpg

Moisés transformando sua vara em uma cobra na frente do faraó e seus mágicos.

Imagem/fonte:

http://www.wikigallery.org/wiki/painting_312573/%28after%29-Felice-Gianni/Moses-transforming-his-rod-into-a-snake-in-front-of-the-Pharaoh-and-his-magicians

Estátua do Faraó Ramses II. Museu Egípcio de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo

Casal de pioneiros e filantropos espíritas em Birigui, SP.:  João Dias de Almeida (1901- 1984) e sua esposa Linda Dias de Almeida. Dona Linda (1908- 2004) foi uma das mais famosas médiuns da região noroeste. Além da vidência e psicofonia foi médium receitista.

Túmulo de Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida. Cemitério da Saudade, Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo.

 

Existência de Deus

 

Pelo Espírito Meimei.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Idéias e Ilustrações. Lição nº 37. Página 138.

 

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:

- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?

O crente fiel respondeu:

- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.

- Como assim? - indagou o chefe, admirado.

O servo humilde explicou-se:

- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

- Pela letra.

- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?

- Pela marca do ourives.

O empregado sorriu e acrescentou:

- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabes, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?

- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido.

Então, o velho crente convidou-o para ir fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:

- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!

Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 A Lua fazendo despontar uma nova noite. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

O nascer da Terra visto da Lua. Missão Apollo 8. Nasa.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-Apollo8-Dec24-Earthrise.jpg

 

 As razões de Deus

 

 

Richard Simonetti

 

        Assim como os irracionais, o ser humano também tem uma programação básica que se manifesta na forma de instintos, a conduzi-lo pelos caminhos da vida. O instinto gregário, que lhe impõe a vida em sociedade. O instinto do acasalamento, que favorece a constituição da família. O instinto sexual, que sustenta a perpetuação da espécie. O instinto de conservação, que o estimula a lutar pela sobrevivência.

        Mas há no Homem, além dos instintos, algo que o distingue dos demais seres da criação – a inteligência, o pensamento contínuo, a capacidade de aprender, de acumular informações e tomar consciência de sua própria existência.

        Com semelhantes conquistas habilita-se a exercitar a razão, a avaliar situações e tomar decisões, desenvolvendo experiências  a partir de suas próprias iniciativas nos domínios do livre-arbítrio.

        O problema é que o exercício da razão está subordinado à nossa compreensão, à maneira como vemos o Mundo. Um homem inteligente pode desenvolver idéias contraditórias, estribando-se em raciocínios convincentes.

        É bastante ilustrativo o exemplo de Emmanuel Kant, famoso filósofo alemão que, em seu ensaio a Crítica da Razão Pura suprimia a idéia de Deus. Acontece que Kant tinha um velho criado que era muito religioso e se comovia até as lágrimas por ver seu amo com idéias iconoclastas. O filósofo considerou:

        – O pobre homem não será feliz sem um deus; e as pessoas devem ser felizes neste mundo. O bom senso prático o exige.

        Então, em homenagem ao criado, escreveu a Crítica da Razão Prática, que reinstalava  Deus no Universo.

        Lamente-se que Kant não tenha usado sua habilidade filosófica para escrever uma crítica da razão pervertida, demonstrando como sentimentos inferiores podem induzir o homem a seguir por tortuosos caminhos, em descaradas racionalizações.

        Para os romanos era de boa lógica torrar os cristãos na fogueira ou transformá-los em comida de leão. O Cristianismo incomodava. E unia-se o útil ao agradável. O povo precisava de diversão. Os cristãos eram instrumentos ideais. Não reagiam, morriam entoando cânticos de louvor. Um espetáculo magnífico.

        A revolução francesa, contrapondo-se ao absolutismo monárquico, pregava a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens, entronizando a deusa razão no lugar da religião. No entanto, revelando uma visão distorcida desses princípios, seus líderes mandavam para a guilhotina, sem nenhuma fraternidade, os que exercitavam a liberdade de criticar-lhes os desmandos. Diz Manon Roland, uma de suas vítimas: – Oh, liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome!

        Em nome da razão, grupos ativistas e pensadores têm procurado justificar idéias que contrariam frontalmente elementares princípios da Lei Natural.

        Em nome da razão fala-se da legalização do aborto no Brasil. Argumenta-se que em nosso país são realizados perto de três milhões de abortos clandestinos, anualmente, por pessoas não habilitadas, sem condições de assepsia, sem higiene, sem cuidados essenciais, principalmente na classe pobre. Há sérios riscos para a mulher, envolvendo particularmente infecções que podem levar à morte.

        Em nome da razão muita gente defende a pena de morte. Afirma-se que a sociedade não deve assumir encargo de alimentar delinqüentes e que sua morte serviria para inibir o comportamento criminoso.

        Em nome da razão há quem recomende a eutanásia. Seria um ato de misericórdia para pacientes terminais que estão sofrendo muito. Imperioso abreviar seus padecimentos.

        Enquanto a razão for exercitada a partir de uma visão estreita da existência humana, veremos as pessoas enveredando por tortuosas idéias fantasiadas de racionalidade.

        A grande contribuição que o Espiritismo nos oferece, neste particular, capaz de iluminar a razão, dando-nos condições para trilhar caminhos mais acertados, é a visão do Mundo Espiritual, com o conhecimento do inter-relacionamento entre Espíritos encarnados e desencarnados, e as conseqüências das ações humanas. Isso nos leva a uma imperiosa retificação de conceitos.

        O aborto é um assassinato intra-uterino. O embrião não é uma promessa de vida, mas uma vida em desenvolvimento, com a presença de um Espírito iniciando a reencarnação. Não raro é alguém que veio para reajustes em relação à futura mãe e que, expulso do ventre materno, poderá se voltar contra ela, originando complexos quadros obsessivos. Além do mais a mulher que pratica o aborto provoca lesões em seu  perispírito que mais cedo ou mais tarde se refletirão no corpo físico, originando disfunções variadas como esterilidade, infecções renitentes, tumores, frigidez...

        A pena de morte elimina o homem criminoso, mas  também libera o criminoso espiritual, com a vantagem da invisibilidade. Ele passa a assediar pessoas com tendências ao crime, perpetuando a violência.

        A eutanásia, além de subtrair dores depuradoras, situa o paciente em posição de perplexidade e turvamento mental que retarda  sua readaptação à vida espiritual.

        Com o Espiritismo superamos a visão estreita do homem perecível e atingimos a visão ampla do Espírito imortal, com o que iluminamos o entendimento para que nossas razões, no exercício da inteligência, sejam sempre as razões de Deus, no cumprimento de sua vontade soberana , edificando o futuro de bênçãos.

 

 

Immanuel Kant. Óleo sobre tela por  Johann Gottlieb Becker

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kant_gemaelde_3.jpg

Tomada da Bastilha e prisão do Governador M. de Launay , 14 de julho de 1789. Óleo sobre tela de pintor anônimo.

Imagem/fonte:

Manon Roland. Pintura de desconhecido da Escola Francesa.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manon_Roland#/media/File:Madame_Roland.png

 

Manon Roland, ou Jeanne Marie, ou Manon Phlipon,[1] comumente chamada Madame Roland, Viscondessa Roland de la Platière por casamento, nascida em 17 de Março de 1754[2] em Paris e morta na guilhotina em 8 de Novembro de 1793 também em Paris, é figura importante na Revolução Francesa.

Desempenhou um papel considerável no seio do Partido Girondino e levou seu marido ao primeiro plano da política francesa. https://pt.wikipedia.org/wiki/Manon_Roland

 

Moeda de  20 francos datada de 1851.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:France_20_francs_1851.jpg

 

 Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

(Informação recebida em email de Carlos José Pretti Leal [notification+ksm524kr@facebookmail.com])

 

 1ª. Semana J. Herculano Pires

Endereços no cartaz abaixo

Vem aí a 1ª Semana J. Herculano Pires

 

 

(Informação recebida em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

Palestra no Grupo Espírita Irmão Alexandre

 São Caetano do Sul, SP

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 Informes do FOREBLU

Acesse no link

Clique:

https://shoutout.wix.com/so/53MM5q_Ch?cid=5be35d06-aea5-4039-81bd-5279947eadba#/main

 

 

 

 

 

 

 

1º. Fórum Permanente para Atualização

e Pesquisa da Mediunidade. São Paulo, SP 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

Programação na FEAS- Fraternidade Espírita Auta de Souza

São Paulo, SP  

Olá,

Bom dia!

Convidamos à todos, para nossa Reunião Pública, que acontecerá nesta sexta-feira

dia 31 de agosto, a  partir das 20 horas, aqui na FEAS.

 

Na ocasião contaremos com a presença de nosso amigo Plínio Penteado

que irá proferir a palestra-tema: Quem Somos Nós!

 

Antes, porém, as 19;45 horas teremos a apresentação de nosso coral, o CorAuta

 

PRESTIGIE, COMPAREÇA, PARTICIPE, DIVULGUE...

 

 

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

marcos.marsulo@feas.com.br

feas@feas.com.br

www.feas.com.br

marsulo@estacaohistoria.com.br

 

(Informação recebida em email de Estação História{Marsulo} [marsulo@estacaohistoria.com.br])

 

Palestras com Manolo Quesada

Setembro/2019

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

XXV Fórum Nacional de Ciência Espírita

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

 

Sua referência:                                 Sua comunicação de:                       Nossa referência:                                                       Data:

Circ. Nº 6/2018                      Leiria, 9 de Julho  hode 2018

 

Assunto: XXV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPÍRITA

        TEMA – OBSESSÃO E DOENÇAS MENTAIS

 

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

 

De novo Associação volta este ano de 2018 a realizar o Fórum Nacional de Ciência Espírita que ocorrerá nos dias 22 e 23, de Setembro de 2018.

 

O XXV Fórum irá contar com diversos expositores nacionais, mas também traremos a Portugal um expositor espírita com larga experiencia no Movimento Espirita Brasileiro.

Os temas escolhidos têm uma grande importância na vida e na sociedade actual que vive cada vez mais pressionada por situações complexas que fragilizam seus pensamente a abrem brechas para o mal estar de cada ser.

 Sabemos do imenso esforço que os espíritas interessados em participar tem de fazer para poder estar presentes, mas não desistimos de o levar a cabo, porque reputamos de imenso interesse que o ser humano aprenda a viver em harmonia. 

Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XXV Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.

Para participar no Fórum deverá inscrever-se através do telefone 962984388 ou pelo email ass.esp.leiria@gmail.com, a mesma terá como habitualmente um custo de dez euros.

   Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar.

   Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.

 

                                              

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Fraternalmente

              

                                          A Presidente da Direcção

 

 

(Informações em emails de Isabel Saraiva <misapedrosa@gmail.com> e de Regina Bachega)

 

Programação no Núcleo Espírita Semeador

Santo André, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Mediunidade na família

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Mediunidade na Família", com Leonor Leal, de Alcobaça.

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 31 de Agosto de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita 

 

_ _

 

António Luís

antonioluismsilva@gmail.com

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com])

 

Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este e-mail, envia a palavra "CANCELAR" para ALLANKARDECPENAPOLIS@GMAIL.COM ,  pelo que muito agradeceremos.

-- 

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapolis@gmail.com

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 (Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

Palestra programada para o C.E. João Batista de

Jundiaí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

VI Simpósio de Filosofia Espírita

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/81/original_Cartaz-Simposio2018-A3.jpg?1534433369

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

5º. Festival de Música Espírita

São Bernardo do Campo, SP

https://gallery.mailchimp.com/bbc84a776050b26827a6814c5/images/80bfa20c-a2b8-42cc-9a97-4c9d84b9febd.jpg

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 02/09/2018! NÃO PERCA!

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo realiza nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, no Instituto Espírita de Educação, rua Atílio Innocenti, 669, no Itaim Bibi, em São Paulo, o evento Para que todos sejamos um – 70 anos do 1º Congresso Brasileiro de Unificação Espírita. No sábado, das 19 às 21 horas, Antonio Cesar Perri de Carvalho historia o Congresso, sua contextualização e seu conteúdo temático e suas conclusões. Em seguida, haverá momento de confraternização entre os presentes.

No domingo, dia 21 de outubro, haverá duas rodas de conversa. A primeira com o tema “O legado do 1º Congresso” e a segunda, “Reflexão para o futuro”. As exposições contarão com dirigentes espíritas dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e da Federação Espírita Brasileira. Ao final, teremos almoço de confraternização.

O tema do evento faz parte de mensagem de Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, que a enviou aos espíritas participantes do Congresso, com o título Em nome do Evangelho, que comunica que “compreendendo a responsabilidade da grande assembleia de colaboradores do espiritismo brasileiro, formulamos votos ardentes para que orientem no Evangelho quaisquer princípios de unificação, em torno dos quais entrelaçam as esperanças”.

O 1º Congresso Brasileiro de Unificação Espírita aconteceu na cidade de São Paulo, de 31 de outubro a 5 de novembro de 1948.

 

Faça sua inscrição: site da USE, na aba de Eventos:

Informações: http://www.usesp.org.br/

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])

 

Kardec Books

Toda semana novos destaques para você

Visualizar como página web

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/15542/1527020534/$hbrgjwkke2u

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535462574/$cqbm2msxzin

 

Você também pode se interessar por estes produtos. Dê uma olhada: 

 

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535462574/$x6sh0b38fq

 

Livro – Kardec para Mulheres, por Rosana Voigt Silveira

Este livro é uma coletânea dos principais textos e pensamentos de Allan Kardec sobre as Mulheres. Fizemos uma pesquisa profunda e bastante sensível sobre os principais temas relevantes ao complexo universo feminino.

 

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535462574/$lzz08eko3ad

 

Livro – Os Espíritos e os Homens por Cosme Massi

Diálogos filosóficos em torno do pensamento e da obra de Kardec. Os quatro personagens: Renê (estudioso de Kardec), Max (materialista cético), Ana (jornalista humanista) e Paulo (espírita convicto), encontram-se novamente na Estância do Pensar.

 

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535462574/$e076e9j2kau

 

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535466881/$vfr49p501ni

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1535466881/$chgdlcff9f5

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec.

*Todos os valores são destinados ao IDEAK - Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec. Acreditamos que a Moral e o Conhecimento Espírita podem mudar o mundo.

Enviado por Nobiltà Empreendimentos Educacionais Ltda.

Suntower Business - AV. Sete de Setembro, 4923 • SALA 1704 • Batel • CEP 80.240 - 000 - Curitiba - PR - Brasil E-mail: contato@nobilta.com.br • CNPJ 15.595.442/0001-03

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

 

 

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse no Link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta. 81ª. Edição.

Araxá, MG  

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol81.pdf

 

 

 

Vivendo melhor

 

A vida, na atualidade, sobretudo nos grandes centros habitacionais, está sempre mais apressada.

Parece que o dia deixou de ter vinte e quatro horas ou que os ponteiros dos segundos e dos minutos estão andando bem mais rápido.

Em suma, vivemos aos atropelos, como desejando tirar o atraso por algo que ainda não fizemos ou que temos a fazer.

Também, em função de tantas notícias de assaltos, violência, a intranquilidade tem rondado os nossos passos. E, alguns de nós andamos apressados pelas ruas, a pé ou de carro, como se alguém sempre estivesse nos seguindo.

Em resumo, vivemos intranquilos.

Conta-se que um executivo teve problemas com seu automóvel e precisou se dirigir ao trabalho de trem.

Era a hora do rush. E lhe pareceu que todos os trabalhadores estavam tomando aquela condução, junto com ele.

A desconfiança era a sua nota dominante, rodeado por um mar de gente de todos os tipos.

Chegando à estação central, dirigiu-se à porta para descer. Um homem mal vestido, que o olhava muito, acercou-se do mesmo local. E tropeçou nele.

O executivo logo teve a ideia: É um ladrão. Acaba de me roubar a carteira.

Quando o trem abriu a porta e o homem ia saindo, ele o segurou pelo paletó e gritou: Devolva a minha carteira!

O homem o olhou quase com pavor, libertou-se do paletó e saiu a correr. A porta do trem tornou a se fechar e o executivo começou a procurar a sua carteira.

Não estava em nenhum dos bolsos do paletó que ficara em suas mãos.

Ele foi tomado por uma crise de raiva. Que tolo ele era. É claro que o ladrão colocara a carteira em um dos bolsos da calça.

Quando chegou ao escritório, amargurado, pensou: Meu dia está totalmente perdido. Cedo, já fui roubado. Que mais posso esperar do restante das horas?

Então, a secretária anunciou: Sua esposa está ao telefone!

Era só o que me faltava! – Pensou ele. O que será agora? Mais problemas?

Apanhou o fone e antes de qualquer cumprimento, foi logo perguntando: E daí, qual é a má notícia?

Ela respondeu calma e, ao mesmo tempo surpresa, com o tom de voz do marido. Parecia irritado.

Nenhuma notícia ruim, querido. Não consegui que atendesse o celular e quero lhe avisar que você esqueceu a sua carteira em cima da mesa da sala.

O executivo sentou-se pesadamente na cadeira à frente da sua mesa de trabalho.

Meu Deus! Eu roubei o paletó do pobre homem.

*   *   *

Toda vez que agimos com precipitação, estamos sujeitos a cometer enganos e até injustiças.

É assim que, ao interrompermos a fala das pessoas, tentando adivinhar, de imediato, o que elas têm a nos dizer, acabamos com diálogos que poderiam ser interessantes, esclarecedores.

A desconfiança é outro fator que nos conduz a ações incorretas.

Desconfiamos de tudo e de todos. No entanto, se olharmos bem, veremos que há muita gente boa ao nosso redor. Pessoas que nos ajudam quando tropeçamos, que nos avisam de algum problema à frente, que nos perguntam se tudo está bem conosco.

Acionemos a calma, a ponderação. Enchamos nossa mente de pensamentos positivos. Sejamos cautelosos, sim. Mas, não precipitados, nem desconfiados em demasia.

Como diz a canção popular: O mundo é bom.

Estejamos atentos e vivamos mais tranquilos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 5, do livro
A estrela verde, de Divaldo Franco e Délcio Carvalho,
ed. LEAL.
Em 29.8.2018.

 

 (Copiado do site Feparana)

Estação ferroviária Atocha. Madrid, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br