Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 10 de fevereiro de 2018 Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/10-02-2018.htm
No Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook: https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
09-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/09-02-2018.htm 08-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/08-02-2018.htm 07-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/07-02-2018.htm 06-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/06-02-2018.htm 05-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/05-02-2018.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 2 - 1859 |
(Texto copiado do site Febnet)
|
Diógenes. Óleo sobre tela por John William Waterhouse. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Waterhouse-Diogenes.jpg |
Sócrates e Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Fotos Ismael Gobbo Logo na introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec coloca um resumo da doutrina de Sócrates e de Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo. |
Alexandre, o Grande e Diógenes. Óleo sobre tela por Giovanni Battista Tiepolo Imagem/fonte: |
O Maior |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Taça de Luz. Lição nº 28. Página 85. Psicografia em Reunião Pública, em 07.02.1955, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.
Ainda e sempre, a vaidade humana prossegue na caça incessante aos títulos máximos na Terra. Cartazes da imprensa e programas tele-radiofônicos na atualidade cogitam de campeões variados que brilham, passageiros na ribalta do mundo. O maior pensador... O maior cientista... O maior industrial... O artista maior... E o campo de realizações terrestres, copiando-lhes o impulso, apresenta com garbo os seus expoentes mais altos... O maior arranha-céu... O maior transatlântico... O maior espetáculo... A fortuna maior... Todavia, semelhantes pruridos de evidência terrestre não são novos. Há vinte séculos, surgiam eles igualmente no colégio dos seguidores humildes do Senhor. Nem mesmo os aprendizes do Evangelho, despretensiosos e simples conseguiram fugir à tentação do destaque pessoal. Eles próprios, na antevisão do paraíso, indagaram do Mestre, com desassombro inconsciente: - Quem seria o maior no Reino dos Céus? E a resposta do Cristo, ainda hoje, é um desafio à nossa fé. O maior no Reino do Amor será sempre aquele que se fizer o servo infatigável de todos, aquele que, em se esquecendo, oferece aos outros a própria alegria que não possui, e que, em se ajustando à máquina do bem, possa apagar-se, contente e anônimo, atendendo, no lugar que lhe é próprio, a tarefa que o Senhor lhe determina... Se procuras a comunhão com Jesus, onde estiverdes, olvida a ti mesmo pela glória de ser útil. Ajuda, aprende, ampara, compreende, crê e espera cada dia... E,
servindo sempre, encontrarás com o Mestre Divino a felicidade perfeita,
penetrando com Ele o segredo sublime da cruz, pelo qual, em se rendendo à
suprema renúncia, fez-se a luz das nações e a esperança da Humanidade
inteira.
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Jesus entre os doutores. Óleo no painel por David Teniers “o Jovem” após José de Ribera |
Carnaval |
Divaldo Franco Professor, médium e conferencista #ArtigoDivaldoFranco
E o Carnaval chegou com todos os seus ruídos e paixões primárias, anunciando alegria e felicidade, essa felicidade ilusória da embriaguez dos sentidos.
Ante a miséria que alarga a sua capacidade de destruir as massas ao lado da violência voluptuosa e destruidora, recordamo-nos do período imperial de Roma, que abria o circo para a generosidade do tirano que governava anestesiando os desditosos com o célebre “panis et circensis”.
A situação atual é pior do que aquela, porque se oferece apenas o circo de grandes proporções, nem sempre gratuita, mas vendidas as suas concessões.
Embriagadas, as multidões assumem o descontrole dos sentidos e atiram-se na ufania dos poucos dias de loucura e prazer, para depois retornar à normalidade impossível de ser mantida. E o carnaval, de certo aspecto, continua dominando aqueles que preferem a ilusão que se desvanece rapidamente à realidade do enfrentamento para a conquista dos valores que realmente proporcionam felicidade.
Algumas cidades do nosso país, considerando os desafios e sofrimentos que sobre elas se abatem, estão transformando as despesas carnavalescas do agrado quase geral, por se tratar de fuga para lugar nenhum, em pagamento aos funcionários que padecem atraso dos salários, aos hospitais onde os pacientes morrem nos corredores ou nas portas de entrada, às escolas em abandono, ante o reproche e desagrado de muitos foliões que preferem o padecimento dos filhos e deles mesmos a pobre educação proporcionada pelo poder público.
Afinal, nada temos contra o Carnaval, essa catarse periódica quase com finalidade terapêutica. Mas, a libertinagem em que foi transformado, de alegrias e festas em bacanais sexuais do mais nível servil, a larga e quase oficial ingestão e uso de drogas aditivas, ao contágio de enfermidades perversas e de novos tormentos emocionais, defluentes dos falsos amores dos dias fugazes nas vigorosas garras dos dias de trabalho e enfrentamento existencial.
O ser humano deve descobrir a finalidade da sua existência, encontrar um significado psicológico, raciocinar a respeito da brevidade em que ela se desenvolve, trabalhando-se para superar os sofrimentos e as inevitáveis contrariedades de cada dia. Cabe-lhe mergulhar na rapidez com que passa o prazer e eleger aqueles que produzem plenitude e têm duração real.
O discernimento deve ser desenvolvido para não se enganar com os denominados quinze minutos de holofotes a que a maioria humana aspira, perdendo-se logo depois nas frustrações dos sonhos- pesadelos.
O Espírito humano está destinado a fatalidade do Bem, a conquista da harmonia, da beleza, da saúde e da fraternidade no seu sentido pleno.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 08-02-2018. Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanênciada coluna no referido jornal. Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 - Redação: (71) 3340 - 8800 E-mail - opiniao@grupoatarde.com.br WhatsApp: 99601-0020
(Texto recebido em email de Ana Spranger, Rio de Janeiro, RJ) |
Causas atuais das aflições |
Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br
Bem aventurados os que choram, pois que serão consolados. Jesus (Mateus, cap. V, v. 5). (1)
Algumas pessoas pretendem encontrar as causas de seus sofrimentos em atos praticados no passado, em outra encarnação. Então suas dores seriam simplesmente frutos de uma mecânica ação da lei de causa e efeito. E assim se justificam para manterem o mesmo padrão de comportamento e de ações. Não é bem assim. Alerta Allan Kardec, em sua análise, sobre as causas dos sofrimentos, as causas atuais e causas anteriores. Estas sim, inexplicáveis no presente da pessoa, remontariam às suas possíveis vidas anteriores. Com estas palavras, ele considera: “ De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes diferentes, que importa distinguir. Umas tem sua causa na vida presente; outras, fora desta vida. Remontam-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são conseqüência natural do caráter e do proceder dos que os suportam” (2) De forma clara e didática, Kardec elenca, então, procedimentos nefastos para quem os pratica: “Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Quantos se arruínam por falta de ordem, de perseverança, pelos mau proceder, ou por não terem sabido limitar seus desejos! Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um calculo de interesse ou de vaidade e nas quais o coração não parte alguma! Quantas dissensões e funestas disputas se teriam evitado com um pouco de moderação e menos suscetibilidade! Quantas doenças e enfermidade decorrem da intemperança e dos excesso de todo gênero! Quantos pais são infelizes com seus filhos, porque não lhes combateram desde o princípio as más tendências! Por fraqueza, ou indiferença, deixaram que neles se desenvolvessem os germens do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que produzem a secura do coração: depois, mais tarde, quando colhem o que semearam, admiram-se e se afligem da falta de deferência com que são tratados e da ingratidão deles.”. E, mais adiante, levanta o seguinte questionamento: “ Interroguem friamente suas consciências, todos os que são feridos no coração pelas vicissitudes e decepções da vida; remontem passo a passo à origem dos males que os torturam e verifiquem se, as mais das vezes, não poderão dizer: “ Se eu houvesse feito, ou deixado de fazer tal coisa, não estaria em semelhante condição.” E os sofrimentos com causas anteriores a esta vida? Bem como dizem: esse é outro papo, ou melhor, será assunto para outra escrita. Cuidemos das causas atuais de nossas aflições e já poderemos fazer muito, com entendimento e bom senso, para diminuí-las. Bibliografia: (1) Novo Testamento (2) O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec. Cap. V, itens 1 e 4.ed.FEB.
|
A Gula. “La gula” , pintura mural do vestíbulo da Casa Milà, de Aleix Clapés Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mil%C3%A0_Clap%C3%A9s_-_La_gula.jpg |
2ª. Conferência Estadual Espírita do RN Natal, RN |
(Fonte: http://www.fern.org.br/) |
3. Encontro de Trabalhadores CEERJ Rio de Janeiro, RJ |
(Fonte: http://www.ceerj.org.br/portal/slide1/189-encontrotrabalhadores24fev15h) |
Programação de estudos do GEOMPM Salvador, BA |
Caros amigos, está chegando o momento do nosso reencontro!
Esse ano escolhemos a obra Transição Planetária, do espirito Manoel Philomeno de Miranda (psicografia Divaldo Franco) para ser objeto dos nossos estudos, alinhados com o tema adotado pela FEEB em 2018, Educando em Tempos de Transição, que homenageia os 150 anos do livro A Gênese.
Contamos com a sua presença no dia 10 de março próximo e com a sua colaboração para divulgar nas suas redes sociais e no seu Centro Espírita (ANEXO).
Abraços fraternos e saudosos
Equipe GEOMPM --
(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com]) |
Últimos dias para realizar sua inscrição! Participe da 2ª MOBILIZE-SE!. São Paulo, SP |
Olá. Quero convidar você para participar da 2ª Mobilize-se, corrida e caminhada beneficentes em prol da Creche Bênção de Paz, da Vila Carrão.
Peço que você se inscreva e abrilhante a nossa festa, bem como que nos ajude a divulgar o evento em suas redes.
Em nome das nossas 390 crianças, o meu mais sincero e profundo muito obrigado!
Bete Torrão
Marcenaria Iddeal Fones: 2093-8695 e 2941-9783 99359-3082 e 98937-6674
Caso não esteja visualizando, acesse aqui. Últimos dias para realizar sua inscrição! Participe da 2ª MOBILIZE-SE!
(Informação recebida em email de Regina Bachegas) |
Palestra programada para a S.E. Frei Carmelo de Aguiar São Paulo, SP |
(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo) |
Programação de palestras com Jorge Berrio Bustillo Lima, Perú |
El Centro Espírita Joanna de Angelis tiene el agrado de anunciar el ciclo de conferencias a cargo del Hno. Jorge Berrío Bustillo, Presidente de CONFECOL (Colombia). Los invitamos a esta fiesta espiritual del 2 al 8 de marzo en el que serán tratados temas esclarecedores brindándonos conocimiento y consuelo para continuar en la conquista de nuestra espiritualización. La primera conferencia se realizará en el Teatro Auditorio Miraflores (Av. Larco 1150 Sótano) y las siguientes en el local del CEJA (Manuel Fuentes 903 San Isidro). El ingreso es libre y gratuito. Auspicia y organiza el C.E. Joanna de Angelis.
(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [unionespiritadelperu@gmail.com]) |
12º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos Washington, DC, EUA |
|||||||||||||||||||||||||||||
|
Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis Campinas, SP |
(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br]) |
Eventos Espíritas programados para Franca, SP |
******************************************
******************************************
******************************************
USEFRANCA União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca R. Major Claudiano, 2185 Centro, Franca, SP 1637243178 Curtir: www.facebook.com/usefranca
(Informações recebidas em email de usefranca@googlegroups.com; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [usefranca@gmail.com]) |
VIII Jornada Espírita de Carnaval de Itabaiana, SE |
(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com]) |
Palestra no Grupo Espírita Jesus de Nazaré Marília, SP |
(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro Marilia Espirita [mariliaespirita@gmail.com]) |
Seminário no período de Carnaval Santos Dumont, MG |
(Informação recebida em email de Ademir Mendes) |
Informativo “O Mensageiro” da CEB Brasília, DF |
||||
Edição 271 - 09 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF
Neuza Zapponi faz palestra sobre o tema Deixar de Sofrer neste sábado (10) Estudo da Unicamp traça perfil sociodemográfico dos espíritas no Brasil
Grupo Auta de Souza muda fluxo de cadastramento das famílias atendidas Curso
de Leitura e Escrita para Adultos abre inscrição Matrículas
para evangelização infantil começam dia 17
Deseja descadastrar-se? clique aqui.
|
Informativo Elo Fraterno Três Lagoas, MS |
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 490 TRÊS LAGOAS/MS – 8 A 15/FEVEREIRO/2018 INFO PAN 490 NA ÍNTEGRA: https://infopanespirita.wordpress.com/ RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE! envie eventos: decio.bressanin@gmail.com
=SÃO PAULO= CAPITAL BELA VISTA / CHÁCARA MAFALDA / INDIANÁPOLIS / IPIRANGA / JAÇANÃ / JARDIM POPULAR / LIBERDADE / MIRANDÓPOLIS / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITORIA / VILA ANDRADE / VILA AURORA / VILA CONSTANÇA / VILA GUSTAVO / VILA MARIANA / VILA MATILDE / VILA MAZZEI / VILA RUBI https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/
SÃO PAULO INTERIOR ARAÇATUBA / ARARAGUARA / ARARAS / ARIRANHA /ASSIS / BAURU / CAMPINAS / CARDOSO / COTIA / EMBU DAS ARTEShttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GETULINA / GUARULHOS /IBIUNA / ITAPEVI / ITAPIRA / JACARÉI / JANDIRA /JAÚ / JUNDIAÍ / LINDOIA / MACAUBAL /MARÍLIA / MENDONÇA / MIRANDÓPOLIShttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/ORLÂNDIA / OSASCO / PALMEIRA D’OESTE / PALMITAL /PENÁPOLIS / PENÁPOLIS / PRESIDENTE PRUDENTE /PROMISSÃO / RIO CLARO / RIOLÂNDIA /SANTA ADÉLIA / SANTO ANDRÉ / SANTOShttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO /SOROCABA / SUMARÉ / URÂNIA / VALENTIN GENTIL / VOTUPORANGAhttps://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/
=RIO DE JANEIRO= CAPITAL > CENTRO / COLÉGIO / JACAREPAGUÁ / MARACANÃ / SANTA CRUZ / TIJUCA https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/ INTERIOR > ARARUAMA / CABO FRIO / FRAGOSO / GUAPIMIRIM / MAGÉ / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / PIABETÁ / RAIZ DA SERRA / SANTO ALEIXO / SÃO PEDRO DA ALDEIA / SURUI / TERESÓPOLIS https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/
=BRASIL: REGIÃO SUDESTE= ESPIRITO SANTO > CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM / GUARAPARI / VITÓRIA MINAS GERAIS > ARAXÁ / BELO HORIZONTE / MONTE CARMELO / PEDRO LEOPOLDO / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / SANTOS DUMONT / TUPACIGUARA / UBERABA / UBERLÂNDIA https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/
=BRASIL: REGIÃO SUL= PARANA > APUCARANA / CAMPO MOURÃO / CASCAVEL / CURITIBA / GUARAPUAVA / JACAREZINHO / LONDRINA / PARANAVAÍ / PATO BRANCO / PONTA GROSSA / SANTO ANTONIO DA PLATINA / SÃO MATEUS DO SUL / TELÊMACO BORBA / TOLEDO / UMUARAMA / UNIÃO DA VITÓRIA RIO GRANDE DO SUL > CAPÃO DA CANOA / CAXIAS DO SUL / PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/
=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE= DISTRITO FEDERAL > BRASILIA / TAGUATINGA SUL GOIÁS > GOIÂNIA / ITUMBIARA MATO GROSSO > CUIABÁ MATO GROSSO DO SUL > ANAURILÂNDIA / CAMPO GRANDE / TRÊS LAGOAS https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/
=BRASIL: REGIÃO NORDESTE= BAHIA > ITABUNA / SALVADOR / SERRINHA / VITÓRIA DA CONQUISTA PERNAMBUCO > CABO / CARUARU / JABOATÃO DOS GUARARAPES / RECIFE SERGIPE > ARACAJU / ITABAIANA https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/
CEARÁ > CAUCAIA / FORTALEZA MARANHÃO > SÃO LUIZ PARAÍBA > CAMPINA GRANDE / JOÃO PESSOA PIAUI > TERESINA RIO GRANDE DO NORTE > MACAIBA / MOSSORÓ https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/
=BRASIL: REGIÃO NORTE= AMAZONAS > MANAUS PARÁ > BELÉM RONDÔNIA > OURO PRETO DO OESTE TOCANTINS > PALMAS
=INTERNACIONAL= AUSTRIA > VIENAESTADOS UNIDOS > ASTORIA NY / BALTIMORE / CHANTILLY VA /DANBURY CT / HYANNIS MA / LONG BRANCH NJ /LOWELL MA / MALDEN MA / MARBOROUGH MA /MOUNT VERNON NY / NEWARK NJ / NEW YORK / PEABODY MAFRANÇA > PARISINGLATERRA > LONDRESPORTUGAL > CALDAS DA RAINHA / ÍLHAVOSUIÇA > BADEN / BASEL / CHUR / GENEBRA /SCHAFFHAUSEN / ZURICHEhttps://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/
IRMÃOS ZANOLI – palestra e música https://irmaoszanoli.blogspot.com.br/ NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - igobi@uol.com.br REVISTA O CONSOLADOR http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
(Com informações de Décio Bressanin) |
Mensagens Gotas de paz |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Campanha Evangelho no lar |
Deixe a Luz do Evangelho penetrar em sua casa, em seu coração. Inscreva-se no canal do Evangelho no Youtube da Vania Mugnato de Vasconcelos. Receba de 15 em 15 dias um novo vídeo com um novo capítulo do Evangelho no Lar Virtual
DEVEMOS DIVULGAR O ESPIRITISMO EM TRANSMISSÃO AO VIVO? Vania Mugnato de Vasconcelos https://www.youtube.com/watch?v=4TpVoVBIqU8
Como e porque fazer Evangelho no Lar, por Vania Mugnato de Vasconcelos https://www.youtube.com/watch?v=9Uk6_g7TxcM
https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos
(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Evento promovido pelo Hospital Espírita de Marília Marília, SP |
(Informação recebida em email de Marilia Espirita [mariliaespirita@gmail.com] Donizete Pinheiro) |
Noite da Pizza da Instituição Amélia Rodrigues Santo André, SP |
(Informação recebida em email de Norberto Fátima [norbertoefatima@gmail.com]) |
Convite à tranquilidade |
Você sabia que produzimos melhor quando fazemos tudo com equilíbrio? Sabia que podemos ajudar mais quando conseguimos cooperar com tranquilidade? As ações pacientes e constantes têm maior eficiência, isto é, conseguem alcançar melhor seus objetivos. Por essa razão, a tranquilidade, em todos os momentos da vida, é de salutar necessidade. Vivemos sob condicionamentos decorrentes da violência que se espalha por toda parte. Somos convidados a decisões e atitudes imediatas. A inquietação e a ansiedade tomaram conta de todos e, sem percebermos, nos acostumamos com elas. Assim, raramente agimos impulsionados pela tranquilidade que reflexiona e inspira diretrizes de segurança. O impacto resultante da alta carga de informação de variada ordem que nos assalta, através dos veículos de comunicação, nos leva a reagir. Reação que nos conduz a precipitadas resoluções de consequências poucas vezes felizes. Castigados por necessidades imediatas, no imenso campo das competições, à revelia da vontade,exasperamo-nos por ninharias, intoxicando-nos, em regime de demorado curso, até a exaustão ou desequilíbrio total, na rampa da alucinação. Quase sempre nos manifestamos dizendo que manter a tranquilidade ante a injustiça, face às surpresas desagradáveis que nos assaltam, sob condições inesperadas é de todo impossível. Não é verdade, porém. É fundamental facultar condições para que se desenvolvam as expressões da paciência no coração e na mente, em perene tranquilidade. Para isso, devemos confiar em Deus plenamente, entregando-lhe a vida e deixando-nos por Ele conduzir. Nessa entrega estão dois pontos cruciais: Primeiro, estar consciente de que todo mal aparente resulta num bem real. Segundo, que toda aflição proporciona resgate de dívida passada. Com a certeza desses dois pontos, nenhuma conjuntura infeliz conseguirá alterar o ritmo da nossa tranquilidade interior. Mesmo quando experimentando sofrimento, tal estado não nos conduzirá à rebeldia, à desesperação, à deserção. O estudo das leis da causalidade, a que se refere a doutrina espírita, a pouco e pouco esclarece o entendimento humano, consolidando convicções em torno da Divina Justiça, que estabelece as linhas do destino e da vida de modo a felicitar o Espírito na jornada evolutiva. O exercício da vontade bem dirigida, mediante pequenos esforços, constantes disciplinas, necessárias continências; a meditação como norma de elevação dos pensamentos e cultivo das ideias superiores; a oração que faculta o estabelecimento da ponte entre a criatura e seu Criador, são todos métodos excelentes para a aquisição da tranquilidade. Dessa forma, em qualquer situação, mantenhamos a tranquilidade e não nos desesperemos. Muitas vezes parece que o auxílio Divino chegará tarde demais. No entanto, fazendo revisão dos acontecimentos, verificaremos que o socorro celeste sempre chega dez minutos antes da hora grave, resolvendo o problema. Perseveremos, pois, em tranquilidade sempre. Redação
do Momento Espírita, com base no cap. 58, do
(Copiado do site Feparana) |
“Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_(pintura)#/media/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_Angelus.jpg |
Homenagem |
|
|
|
William Fletcher Barret |
|
|
William Fletcher Barret
Nasce em 10/02/1845, na ilha da Jamaica, Sir William Fletcher Barret. Físico estudioso dos fenômenos psíquicos, foi presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres. Professor de Física do "Royal College of Science for Dublin" e fundador da "Society for Psychical Researches", de Londres.
No seu livro "Nos Umbrais do Invisível" declarou:
"Estou absolutamente convencido de que a ciência psíquica provou experimentalmente a existência de uma entidade transcendental e imaterial do homem: a alma."
Sir William Barret estudou os fenômenos espíritas por longos anos, afirmando que as conclusões a que chegou não foram frutos de um exame rápido e superficial e sim de um estudo realizado durante quarenta anos
Fonte: ABC do Espiritismo de Victor Ribas Carneiro
En 1926, un físico del Royal College of Science, en Dublín, Irlanda, SIR WILLIAM FLETCHER BARRET (1845-1926), publicó un trabajo denominado Death- Bed Visions (Visiones en el lecho de muerte). Este pequeño libro informaba acerca de los casos observados por médicos y enfermeras, de pacientes en estado pre-agónico o agónico, los cuales eventualmente declaraban estar presenciando visiones de parientes ya fallecidos, paisajes y seres desconocidos. Los casos más resaltantes para W. BARRET eran aquellos que revelaban contactos contactos visuales con parientes ya muertos, relatados por los moribundos aún lúcidos y conscientes de su ambiente físico. En muchos de estos casos, el objetivo principal de los visitantes ya fallecidos consistía en buscar a los pacientes para conducirlos a un plano de existencia post-mortem. Otro hecho digno de resaltar era el contraste entre el aspecto de las visiones y aquello que normalmente el moribundo debía esperar; por ejemplo, la visión de una persona que el paciente juraba que estaba viva, pero que en realidad ya había fallecido antes. Del mismo modo, las visiones no siempre correspondían al estereotipo de las creencias culturales; por ejemplo, niños que "veían" ángeles sin alas. (BARRET, W.F. - Death-Bed Visions, London: Methuen, 1926).
Fonte: http://web.jet.es/benevol/estudios/MUERTE_MORIR
(Textos Copias de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=532) Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/William_F._Barrett#/media/File:William_f_barrett.jpg |
|
|
William Barret Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/William_F._Barrett#/media/File:William_Barrett_Spiritualist.png |
|
|
Rua de Kingston, Jamaica, em 1891. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Valentine_and_Sons_-_Street_View_1,_Kingston,_Jamaica,_1891.jpg
Em Kingston, Jamaica, nasceu William F. Barret. |
|
|
“Deathbed Visons” (Visões no Momento da Morte) . Obra de Sir William Barret |
|
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br |