Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/22-02-2018.htm
No Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook: https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
21-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/21-02-2018.htm 20-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/20-02-2018.htm 19-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/19-02-2018.htm 17-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/17-02-2018.htm 16-02-2018 http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/16-02-2018.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 2 - 1859 |
(Texto copiado do site Febnet) |
Loudéac. Rue de Pontyv. França. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Loud%C3%A9ac-RUEdePONTYV.jpg |
Dr. Morhéry. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morhery.jpg
Leia mais sobre Adolphe Louis Marie Napoléon Robin-Morhéry https://fr.wikipedia.org/wiki/Louis-Adolphe_Robin-Morh%C3%A9ry
|
Jean Reynaud (1806- 1863) por Mne J, Reynaud (1863). Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reynaud,_Jean.jpg
Livro “Terra e céu”. Jean Reynaud. Imagem/internet. |
Instruções explicativas das Mesas Girantes. Edição de 1853. Anterior ao surgimento da Doutrina Espírita em 1857. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5438709d
O Espiritismo surgiu no ano de 1857 com a publicação De “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec. |
Fé em Deus |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Opinião Espírita. Lição nº 58. Página 188.
A Gênese - Capítulo II - Item 7
Antes de Jesus, profetas e guerreiros asseveravam agir em nome da fé em Deus. Moisés, conquanto venerável pela fidelidade e pela justiça, não hesitava na aplicação da ira, admitindo representá-lo. Josué presumia proclamar-lhe a grandeza com bandeiras sanguinolentas, ao submeter populações inermes, além do Jordão. David supunha dignificá-lo, quando conquistou a montanha de Sião, à custa do pranto das viúvas e dos órfãos. Salomão acreditava reverenciá-lo, ao consumir a existência de numerosos servidores, amontoando madeiras e metais preciosos na construção do templo famoso que lhe guardou a memória. E todos nós, em várias reencarnações, temos pretendido honorificar a fé em Deus, fomentando guerras e espoliando os semelhantes, através das crises de fanatismo e das orgias de ouro. O Espiritismo, porém, nos revela Jesus, abraçando o serviço espontâneo à Humanidade como sendo a tradução da própria fé. Embora livre, transfigurou-se em servidor da comunidade estendendo mais imediata assistência aos que se colocavam na última plana da escala social. Sem nenhum juramento que o obrigasse a tratar dos enfermos, amparou os doentes com extremada solicitude. Não envergava toga de juiz e patrocinou a causa dos deserdados. Distante de qualquer compromisso na paternidade física, chamou a si as criancinhas. Fora de todos os vínculos da política, ensinou o acatamento às autoridades constituídas. Profundamente franco, era humilde em excesso com os ignorantes e com os fracos, e, profundamente humilde, era franco, tanto quanto se pode ser, com todos aqueles que conheciam as próprias responsabilidades, à frente dos preceitos divinos, fugindo de respeitá-los. Passou no mundo, abençoando e consolando, esclarecendo e servindo, mas preferiu morrer a tisnar o mandato de amor e verdade que o jungia aos desígnios do Eterno Pai. Para nós, os cristãos encarnados e desencarnados, seja na luz da
Doutrina Espírita ou ainda ausentes dela, é importante o exame periódico dos
nossos testemunhos pessoais de religião, na experiência cotidiana, para
sabermos o que vem a ser fé em Deus em nós e fé em Deus no Mestre que
declaramos honrar. (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG) |
Moeda de César. Óleo sobre tela por Domingos Sequeira. |
Moedas romanas com esfinges dos imperadores Augusto e Tibério. Augusto governava à época do nascimento de Jesus e Tibério quando da crucificação do Mestre de Nazaré. Moedas expostas no Museu Nacional de Arte Romano (Mérida, Espanha). Fotos Ismael Gobbo.
Augusto reinou de 27 a.C até 14 d.C. Tibério foi imperador de 14 a 37 d.C. |
A polêmica dos Espíritas |
Não é novidade ter recentemente nascido uma polêmica que envolve espíritas, a partir de resposta de Divaldo Pereira Franco em recente congresso no qual ele opinou sobre diversos temas espíritas.
Um dos questionamentos pediu a apreciação de Divaldo quanto a ideologia de gênero, o que ele comentou segundo seu conhecimento e reflexões acerca desse complexo assunto, cuja totalidade de compreensão e consequências ainda nos escapa, tanto no sentido científico, sociológico, quanto espiritual.
Qualquer parecer nesse sentido, proveniente de qualquer pessoa, por enquanto não retratará a visão espírita e sim uma visão particular de quem o emitir e que pode ou não estar em sintonia com a verdade.
O fato é que suas palavras geraram reação de pessoas que se intitulam “espíritas progressistas” e que assinaram o que foi chamado de “manifesto”, contendo fortes críticas ao pronunciamento do orador.
Divaldo tem críticos e admiradores. É um ser humano como todos, com virtudes, imperfeições, conhecimento doutrinário e opiniões pessoais, cuja obra fala por ele. Usá-lo para “salvar” ou “perder” a imagem do Espiritismo, é algo que precisa ser comentado. Eis o que nos traz aqui.
O Espiritismo tem apenas um lado, e os espíritas deveriam ter apenas o lado da doutrina codificada por Allan Kardec como roteiro de moral, filosofia, ciência e conduta. Sendo indivisível, os seguidores do Espiritismo se intitulam “espíritas”, não existindo doutrinariamente falando “espíritas laicos, progressistas, kardecistas” ou outros nomes incabíveis desviados do objetivo doutrinário.
O Codificador, em O Livro dos Médiuns, faz uma referência a alguns “tipos” de espíritas no tocante a compreensão teórica e prática da Terceira Revelação. São eles: espíritas sem o saberem, espíritas experimentadores, espíritas imperfeitos, verdadeiros espíritas ou espíritas cristãos e espíritas exaltados. Sugerimos a leitura da referida obra para conhecimento de cada um. Assim, os rótulos que extrapolam o título “espírita”, sugerindo existência de subdivisões doutrinárias, pregam por si só a divisão, a segregação, a classificação de pessoas as quais, na prática, são definidas por sua conduta e nada mais.
Sendo uma filosofia com consequências morais, o Espiritismo está inserido em no cotidiano e em todas as relações humanas, pois tudo envolve moral; desse modo, não existe espírita que o seja apenas dentro do centro espírita. O espírita é, igualmente, cidadão do mundo, submetido a direitos e deveres perante as leis.
Entre seus direitos e, porque não dizer, deveres, está o de possuir posicionamento político. Portanto, o problema não está em pensar diferente ou igual a Divaldo, Haroldo Dutra ou qualquer outro divulgador da doutrina, esteja ele encarnado ou desencarnado. E nesse sentido vale lembrar o Espírito Erasto que alertou ser melhor “recusar 10 verdades a aceitar uma única mentira”!
Portanto, não é a crítica “em si” que coloca em risco a unicidade da doutrina e sim o de “falar em nome da doutrina”, equívoco de ambos os lados na mencionada polêmica.
Pensamos que o mais grave problema gerado nas críticas ao posicionamento de Divaldo começa com o rótulo “progressista”. Repita-se, não existe nada mais que “espírita”! Além disso, todos deram pontos de vista, mas enquanto Divaldo o fez num evento específico, questionado de forma direta, os tais “progressistas” armaram um palco, subiram em cima e atiraram suas conclusões ao mundo leigo, ou seja, entre os que não conhecem a doutrina espírita, desse modo e inadvertidamente estimulando posicionamentos menos filosóficos e mais ideológicos, os quais geraram respostas infelizes em comentários depreciativos por todas as redes sociais.
Nasceu, assim, aliás, clarificou-se assim a grande ruptura que o Movimento Espírita vem experimentando e que, de certo modo, permanecia discretamente velada. Divide-se, tristemente, o movimento e este passou a se confundir aos olhos leigos com a própria doutrina, devido a opiniões pessoais. No entanto, frise-se, o Espiritismo permanece em pé, inabalado em sua essência!
Nesse ponto há de esclarecer que há diferença entre Espiritismo (a doutrina) de Movimento Espírita (o que os espíritas entendem e fazem dela). E a partir dessa compreensão é inegável que existem pontos levantados por ambos os lados merecedores de consideração e cuidadosas reflexões. Entre eles, entendemos que não deve existir jamais a idolatria de “vivos”, sejam oradores, palestrantes ou médiuns, nem “mortos”, independente dos nomes que assinem as comunicações espirituais. O Espiritismo tem voz coletiva (a dos espíritos superiores) e não individual, seja encarnada ou desencarnada.
Por outro lado, não existe República de Curitiba, denominação meramente política. Existe, tão somente, a República Brasileira com um sistema judiciário operando por todo o país e não concentrado apenas em uma localidade, seja qual for.
Quanto ao conceito de identidade de gênero, é um estudo que exige uma visão sistêmica, ou seja, de várias áreas do saber humano, inclusive a espírita. O que não é razoável é associá-la tão simplesmente a uma visão política. Lembrando que ao falar desse tema estamos falando de seres humanos com sentimentos e direitos, não objetos inanimados, independente de gostarmos ou aceitarmos seu status de gênero. Assim, minimizar sua existência é maximizar nossa ignorância, enquanto sociedade.
O Espiritismo não tem partido, cor ou ideologia. Espíritas não deveriam colocar cor, partido e ideologias nele, ferindo sua lógica fraternal, solidária e universal. Dessa forma, dentre tantos pontos de vista que existem, nós que assinamos esse artigo, afirmamos não coadunar, não aceitar ver a filosofia que admiramos virar “assunto do dia” por consequência da insatisfação política de pessoas que não gostam que falem por elas, mas se posicionam como se falassem por todos.
Igualmente, levantamos alerta para aqueles que acabam, de algum modo, tornando-se referência dentro do movimento espírita para que deixem claro quando sua manifestação se trata de um posicionamento pessoal ou doutrinário. Lembrando que podemos ter diferentes opiniões, mas, o objetivo é caminharmos em igual direção: Deus e a perfeição.
“O Espiritismo será aquilo que os homens fizerem dele", disse o grande pensador Leon Denis. Não ampliemos a polêmica, que já foi suficientemente debatida, mas reflitamos porque ela nasceu. E redescubramos o Espiritismo como luz que clareia os passos dos seus mais honestos seguidores.
Márcio Rogério Horii Vania Mugnato de Vasconcelos
(Recebido em email de Vania Mugnato de Vasconcelos, Jundiaí, SP) |
II Encontro “Fraternidade sem Fronteiras” Campo Grande, MS |
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
(Informação repassada por email por divulgadoresbr@googlegroups.com; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com) |
Programação do Centro Espírita Zilda Gama São Paulo, SP |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avisos
PROXIMAS PALESTRAS
-- CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi
Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"
|
Palestra na Associação Beneficente dos Centros Espíritas do Ipiranga- ABEI. São Paulo, SP |
(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo) |
Encontro de Espiritismo – 15 anos Jacareí, SP |
(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [carlosmonteoliva@gmail.com]) |
Homenagem para Divaldo Franco e lançamento do Medinesp 2019. Teresina, PI |
(Informação recebida em email de Giovana Campos) |
Seminário na Sociedade Espírita Jesus Escola Cantagalo, RJ |
(Informação recebida em email Giovana Campos) |
Palestras na Instituição Espírita “Oficina de Luz” Carapicuiba, SP |
(Informação recebida em email de Regina Bachega) |
Evento programado para a Sociedade Espírita “O Semeador” Salvador, BA |
Sociedade Espírita O Semeador amplia diálogo sobre Educação Inclusiva na casa Espírita
No dia 24 de fevereiro de 2018 às 13h acontecerá no Semeador a Mesa-redonda "Educação Inclusiva na casa espírita - Uma Missão Possível". As Palestrantes Espíritas Ana Kelly Silva e Patricia Teodolina, ambas com experiência na área de inclusão, irão expor e dialogar sobre as possíveis formas de tornar a Casa Espírita um espaço mais inclusivo para toda e qualquer pessoa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas online. No dia do evento, os participantes irão contribuir com 1Kg de alimento não perecível. A atividade é aberta ao público.
Inscrição: www.bit.ly/educacaoinclusivaseos Informações: (71) 99230-0575
(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com]) |
Eventos Espíritas programados para Franca, SP |
*************************************
*******************************
Grande oportunidade de estudo aberto a todo o Público!
Seminário METAMORFOSE, sábado dia 24/02/2018 às 14h no Templo Espírita Vicente de Paulo.
Todos estão convidados e serão bem vindos!! Inscrições 3723-5556.
***********************************************
USEFRANCA União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca R. Major Claudiano, 2185 Centro, Franca, SP 1637243178 Curtir: www.facebook.com/usefranca
|
XX Conferência Estadual Espírita Pinhais, PR |
Release
A XX Conferência Estadual Espírita acontece entre os dias 16 e 18 de março, no Expotrade, em Pinhais. O evento, que tem como tema Construindo o mundo do amanhã – 150 anos de A Gênese, reúne vários conferencistas do Brasil e aguarda a presença de cerca de 40 mil espíritas e simpatizantes durante os três dias. São esperados representantes de várias cidades do Paraná, de outros Estados e países. A abertura será na sexta-feira (16), às 20h, com conferência do orador espírita Divaldo Pereira Franco (BA). No sábado (17) e domingo (18) haverá seminários e palestras pelos conferencistas Alberto Almeida (PA), Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias (MG), Sandra Della Pola (RS) e Sandra Borba Pereira (RN). Serviço: XX Conferência Estadual Espírita Tema: Construindo o mundo do amanhã – 150 anos de A Gênese Oradores: Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba Pereira e Sandra Della Pola. Data: 16/3 às 20h; 17/3 das 8h15 às 20h e 18/3 das 8h15 às 13h. Local: Expotrade, em Pinhais (Rodovia Leopoldo Jacomel, 10454). Site: www.feparana.com.br www.conferenciaespirita.com.br
Entrada Franca
Informações: Federação Espírita do Paraná Telefone (41) 3223-6174
Dados dos Conferencistas Divaldo Pereira FrancoÉ um dos mais consagrados oradores e médiuns da atualidade. Com a orientação de Joanna de Ângelis, sua mentora, tem mais de 250 obras publicadas, de vários Espíritos, muitas já traduzidas para outros idiomas, levando a luz do Evangelho a todos os continentes sedentos de paz e de amor. Tem sido o pregador da Paz, em contato com o povo simples e humilde que vai ouvir a sua palavra nas praças públicas, conclamando todos ao combate à violência, a partir da autopacificação. Há 65 anos, em parceria com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da cidade do Salvador tem conquistado a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo.
Alberto Almeida Natural de Belém, no Pará. Espírita de berço, envolveu-se no Movimento Espírita muito jovem. Atualmente, além de colaborar com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-PA) e do Jardim das Oliveiras. Realizando sua primeira palestra espírita aos 17 anos, profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior. Tem publicadas, de sua lavra, as seguintes obras: A Arte do Reencontro – Casamento (2010), O Perdão como Caminho...e o caminho do perdão (2012), O Amor Pede Passagem (2013), Pais e Filhos...fortalecendo vínculos (2014), Respeito à Criança - cidadania desde a concepção (2015). Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata.
Haroldo Dutra Dias Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Tradutor do Novo Testamento, diretamente do texto crítico grego publicado pela UBS (United Bible Society), editado pela Federação Espírita Brasileira. Autor do livro Parábolas de Jesus – texto e contexto, publicado pela Federação Espírita do Paraná. Sócio Fundador do SER, Instituto dedicado ao estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, à evangelização, educação infantil e ao diálogo inter-religioso. Orador espírita, reconhecido no Brasil e no Exterior.
Sandra Borba Pereira Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pela Federação Espírita do Paraná, lançou três livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização InfantoJuvenil (esse em coautoria com Cláudia Farache) e Cotidiano em reflexões espíritas. Articulista, tem prestado sua colaboração às páginas do Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, e outros veículos de divulgação doutrinária. Expositora e evangelizadora espírita, é ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte. É coordenadora adjunta de Infância da área de Evangelização Infantojuvenil pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.
Sandra Della Pola Membro da Federação Espírita do Rio Grande do Sul - FERGS, atuando como palestrante. No Paraná, já prestou sua colaboração, na qualidade de oradora, em Conferências, Simpósios, Encontros Estaduais e Regionais. Coordenadora do Curso para Multiplicadores do Projeto de Qualificação na Mediunidade, do Setor de Mediunidade da Federação Espírita do Paraná. Com formação na área do Direito, exerce atividade profissional como advogada.
Área de Comunicação Social Espírita Federação Espírita do Paraná
(Informação recebida em email de Momento Espirita [momento@momento.com.br]) |
Imagem da XIX Conferência Estadual Espírita. 2017. Pinhais, PR. Imagem/fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/21-03-2017.htm |
Projeto 10 Semanas. 10 obras de Joanna de Ângelis em 10 domingos. Aracaju, SE |
(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com]) |
Programação do C.E. Allan Kardec Penápolis, SP |
Obs.; Se não deseja receber este anúncio semanal envia a palavra "CANCELA" para e-mail ALLANKARDECPENAPOLIS@GMAIL.COM , pelo que muito agradeceremos.
--
Centro Espírita Allan Kardec Avenida Luís Osório, 1262 Penápolis - SP allankardecpenapolis@gmail.com https://www.facebook.com/allankardecpenapolis
|
Palestra no C.E. Universal Jaboticabal, SP |
(Informação recebida em email de abrart [abrart@uol.com.br]) |
Encontro de Evangelizadores Araraquara, SP |
(Informação recebida em email de abrart [abrart@uol.com.br]) |
Palestra no IDE- Instituto de Difusão Espírita Assis, SP |
(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal |
Terra: Mundo de Expiação e Prova
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Terra: Mundo de Expiação e Prova". Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 23 de Fevereiro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). As entradas são livres e gratuitas.
_ _
António Luís (+351) 914 269 532
"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz
(Informação recebida em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com]) |
Palestra na União Espírita João de Camargo Marília, SP |
(Informação recebida em email de Marilia Espirita [mariliaespirita@gmail.com]) |
Jornal Mundo Maior Acesse no Link |
Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: www.facebook.com/jornalmundomaior
Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:
|
Leia “O Arauto” da Use Intermunicipal de Piracicaba, SP |
Acesse: http://pt.calameo.com/read/002038117c79b2116f26f
|
Mensagens Gotas de paz |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Goiânia, GO |
Saudações, muita paz, luz e saúde!
Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.
Antecipo agradecimentos.
Fraternal abraço,
Sérgio Luís Haas 3281 0655
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray
O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.
Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO
Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente 133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.
Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter: @batuirago
|
Artigo do Jornal de Estudos Espíritas: "A Deficiência Intelectual à Luz da Obra Kardeciana". Acesse pelo link |
Olá Todos, O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "A Deficiência Intelectual à Luz da Obra Kardeciana" de autoria de Ailton Barcelos da Costa. O artigo aborda um assunto pouco estudado no movimento espírita que é a respeito dos conceitos de idiotia e cretinismo em comparação com os conceitos atuais de deficiência mental. O Autor cita casos estudados por Kardec de pessoas com esses problemas e analisa a utilidade de encarnações assim para o progresso espiritual do ser. Como a Ciência atual descreve os casos que na época de Kardec eram chamados de "idiotas" e "cretinos"? Com que fim alguns Espíritos aceitam a provação de passarem por uma encarnação sofrendo de idiotia ou cretinismo? O artigo vai apresentar respostas para essas e outras questões. O artigo pode ser acessado e lido gratuitamente através do
link abaixo:
Na página que se abrirá, procure por "PDF", clique e uma página do google drive se abrirá. Siga as intruções para ler o artigo no próprio browser ou baixá-lo para o seu computador. Lembramos que os direitos autorais permanecem com o(s) Autor(es) dos artigos publicados pelo JEE e, portanto, embora o artigo possa ser baixado e lido, não é permitido reproduzí-lo em parte ou em todo, sem a autorização formal do(s) Autor(es). Se você gostar do artigo, ajude a divulgá-lo. Caso conheça pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça por favor para escreverem solicitando cadastro do email para jestudosespiritas@gmail.com Caso não conheça, acesse os artigos já publicados navegando pelo menu a esquerda no site do JEE, dos volumes.
Agradecemos o interesse e desejamos um ótimo estudo a todos. Um abraço fraterno, Alexandre Fontes da Fonseca -- Editor - Jornal de Estudos Espíritas https://sites.google.com/site/jeespiritas/ ISSN: 2525-8753
|
Investimento infalível |
O mundo nos apresenta um rol diversificado de problemas e situações na atualidade. Enquanto vemos pessoas que se esforçam, lutam, trabalham para saírem da situação caótica, em que se encontram, outras parecem nada querer fazer. A impressão que nos passam é de que se encontram no palco da vida, assistindo a vida passar. Não se importam com sua aparência, com o lugar onde vivem, com os acontecimentos que as rodeiam. Olhando-as, quase sempre cogitamos de que pouco ou nada se tem a fazer por elas, desde que parecem indiferentes a tudo. Por isso, quando nas frentes de voluntariado, é comum alguns de nós nos deixarmos envolver pelo desânimo. E nos assaltam dúvidas como: De que adianta todo meu esforço? Valerá alguma coisa todo esse empreendimento nessas criaturas? * * * Naquela manhã, atrasada para o seu voluntariado, Carla solicitou um carro, servindo-se do aplicativo. Ao fornecer o endereço para onde desejava ir, a motorista exultou: Nossa, a senhora trabalha lá? Conhece o Túlio? Ante a afirmativa, Fernanda rompeu em emocionadas palavras: Há uns trinta anos minha família chegou nessa instituição, numa situação muito difícil. Queria que a senhora dissesse ao Túlio que deu tudo certo. Eu me formei, fui trabalhar numa multinacional. Estou agora como motorista, porque fiquei desempregada. Minha mãe, meu irmão e eu somos muito gratos a tudo que recebemos daquela instituição. Chegando ao destino, Carla não tardou a encontrar Túlio e lhe falar a respeito de Fernanda. Claro que lembro dela, emocionou-se ele. Ela e o irmão colocavam fogo por aqui. Eram crianças levadas. Lembro como a família chegou. A mãe, Dorinha, tinha dificuldades com o aprendizado da costura. Por fim, se tornou uma costureira de mão cheia. Ela costumava falar que a costura salvara a sua vida, que a tirara da situação miserável em que se encontrava. A essa altura, Carla verificara o telefone da motorista no aplicativo de mobilidade e ligava para ela. Estendeu o telefone ao amigo que, ao atender, silenciou por mais de um minuto. Lágrimas e corações se conectaram por satélite e em Espírito. Do outro lado da linha, trinta anos depois, a eterna menina das suas lembranças se comovia: Tio Túlio? Obrigada por tudo. Deu certo. Eu me formei, meu irmão é policial. Nós dois já somos pais. Lembro como o senhor nos recebia na porta da instituição e enchia minha mãe de esperança pela vida. Hoje sou uma mulher de bem, com princípios e valores muito presentes na minha vida. Tio Túlio, o seu esforço deu certo. As poucas palavras de túlio precisavam competir com suas lágrimas e com o acelerar do seu coração. Desligaram com a promessa de um reencontro com a família. Então, Túlio levantou os braços, como se tivesse ganho na loteria e gritou: Deu certo! Deu certo! * * * Invistamos sempre. Muitas vidas dependem de que alguém as estimule a crescer, a conquistar, a aprender. A olhar a vida, com esperança e vigor. Pensemos nisso. E não deixemos de oferecer nosso ombro, nosso saber, nosso incentivo.
Redação
do Momento Espírita, com base em fato
(Texto copiado do site Feparana) |
Detalhe do mural “Religião” de Charles Sprague Pearce (1896). Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Worship#/media/File:Religion-Pearce-Highsmith-detail-1.jpeg |
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br |