Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/21-11-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

    

20-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018.htm

19-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/19-11-2018.htm

17-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/17-11-2018.htm

16-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/16-11-2018.htm

15-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/15-11-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Hamlet, Príncipe da Dinamarca.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:File-Hamlet,_Prince_of_Demark_Act_I_Scene_IV.png

Hamlet, Príncipe da Dinamarca, Ato I, Cena IV de Henry Fuseli . Hamlet, Horatio, Marcellus e o Fantasma, na plataforma diante do Palácio de Elsinor.

 

 

The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke[1] (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601.[2][3] A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traiçãovingançaincestocorrupção e moralidade.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet

 

Ofélia. Óleo sobre tela por John William Waterhouse.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ophelia_1894.jpg

 

Ofélia (em inglês Ophelia) é uma personagem da obra Hamlet de William Shakespeare. É uma jovem da alta nobreza da Dinamarca, filha de Polónio, irmã de Laertes, e noiva do Príncipe Hamlet.

Origem:

Uma possível fonte histórica de Ofélia é Katherine Hamlet, uma mulher jovem que caiu ao Rio Avon e morreu afogada, em maio de 1579.

Embora se tenha concluído que a jovem se desequilibrou enquanto carregava bastante peso, os rumores da altura indicavam que sofria de uma desilusão amorosa que conduzira ao suicídio. É possível que Shakespeare se tenha inspirado nesta tragédia romântica na criação da personagem Ofélia. O nome Ofélia nunca fora usado antes desta obra.[1]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Of%C3%A9lia_(personagem)

Ofélia. Óleo sobre tela por John Everett Millais.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Everett_Millais_-_Ophelia_-_Google_Art_Project.jpg

Tartufo.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tartufo

Tartufo (em francês Le Tartuffe) é uma comédia de Molière, e uma das mais famosas da língua francesa em todos os tempos. Sua primeira encenação data de 1664 e foi quase que imediatamente censurada pelos devotos religiosos que, no texto, foram retratados na personagem-título como hipócritas e dissimulados.

Os devotos sentiram-se ofendidos, e a peça quase foi proibida por esta razão, pelos tribunais do rei Luís XIV de França, onde tinham grande influência.

Na língua portuguesa, o termo tartufo, como em outro idiomas, passou a ter a acepção de pessoa hipócrita ou falso religioso, originando ainda uma série de derivados como tartuficetartúfico ou ainda o verbo tartuficar - significando enganar, ludibriar com atos de tartufice.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tartufo

 

Don Juan (Molière)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Don_Juan_(Moli%C3%A8re).jpg

Página de rosto de Dom Juan ou le Festin de Pierre - a versão censurada - com ilustração da estátua na festa. De obras póstumas de Molière, 1682.

 

 

Dom Juan ou a festa com a estátua (francês: Dom Juan ou o Festin de Pierre [dɔ̃ ʒɥɑ̃ u lə fɛstɛ̃ də pjɛʁ] ou simplesmente Le Festin de Pierre ) é uma peça francesa, uma comédia em cinco atos, escrita por Molière , e baseada na lenda de Don Juan . O título da peça de Molière também é comumente expresso como Don Juan , uma grafia que começou no século XVII. [1] Os personagens de Molière, Dom Juan e Sganarelle, são os franceses do espanhol Don Juan e Catalinón, personagens que também são encontrados na ópera italiana de Don Giovanni , Don Giovanni, e Leporello. Dom Juan é a última parte da trilogia da hipocrisia de Molière, que também inclui A Escola para Esposas e Tartufo. Foi realizado pela primeira vez em 15 de fevereiro de 1665 no Théâtre du Palais-Royal , com Molière desempenhando o papel de Sganarelle. [2]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dom_Juan

Molière. Óleo sobre tela por Pierre Mignard.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre_Mignard_-_Portrait_de_Jean-Baptiste_Poquelin_dit_Moli%C3%A8re_(1622-1673)_-_Google_Art_Project_(cropped).jpg

 Retrato de Molière pintado em Avignon c. 1658, após o qual Molière e o artista formaram uma amizade duradoura

 

 

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (Paris15 de janeiro de 1622 — Paris17 de Fevereiro de 1673[1]), foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indirecto da Comédie-Française. Dele, disse BoileauDans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Moli%C3%A8re

 

Le Diable Amoureaux de Jacques Cazotte

Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k97672854.texteImage

Retrato de Jacques Cazotte.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Jacques_Cazotte

 

Jacques Cazotte , nascido em7 de outubro de 1719em Dijon e morte guilhotinada em25 de setembro de 1792em Paris na Place du Carrousel , é conselheiro do rei em seu conselho, comissário-geral da Marinha (1760), membro da Academia de Ciências e Belles Lettres de Dijon (1763), prefeito de Pierry (1790), escritor Francês, proprietário do Château de la Marquetterie de 1760 a 1789.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jacques_Cazotte

Cazotte defendido por sua filha.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cazotte_d%C3%A9fendu_par_sa_fille.jpg

livro: Les Prisons de Paris; M. Alhoy e L. Lurine; 1846

 

O Evangelho de Lucas

Capítulo III

 

Lucas - III

 

1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,   

2 sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.   

3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados;   

4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.   

5 Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão;   

6 e toda a carne verá a salvação de Deus.   

7 João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?   

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão.   

9 Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.   

10 Ao que lhe perguntavam as multidões: Que faremos, pois?   

11 Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo.   

12 Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer?   

13 Respondeu-lhes ele: Não cobreis além daquilo que vos foi prescrito.   

14 Interrogaram-no também uns soldados: E nós, que faremos? Disse-lhes: A ninguém queirais extorquir coisa alguma; nem deis denúncia falsa; e contentai-vos com o vosso soldo.   

15 Ora, estando o povo em expectativa e arrazoando todos em seus corações a respeito de João, se porventura seria ele o Cristo,   

16 respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.   

17 A sua pá ele tem na mão para limpar bem a sua eira, e recolher o trigo ao seu celeiro; mas queimará a palha em fogo inextinguível.   

18 Assim pois, com muitas outras exortações ainda, anunciava o evangelho ao povo.   

19 Mas o tetrarca Herodes, sendo repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que havia feito,   

20 acrescentou a todas elas ainda esta, a de encerrar João no cárcere.   

21 Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu;   

22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.   

23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli;   

24 Eli de Matate, Matate de Levi, Levi de Melqui, Melqui de Janai, Janai de José,   

25 José de Matatias, Matatias de Amós, Amós de Naum, Naum de Esli, Esli de Nagai,   

26 Nagai de Maate, Maate de Matatias, Matatias de Semei, Semei de Joseque, Joseque de Jodá,   

27 Jodá de Joanã, Joanã de Resa, Resa de Zorobabel, Zorobabel de Salatiel, Salatiel de Neri,   

28 Neri de Melqui, Melqui de Adi, Adi de Cosão, Cosão de Elmodã, Elmodão de Er,   

29 Er de Josué, Josué de Eliézer, Eliézer de Jorim, Jorim de Matate, Matate de Levi,   

30 Levi de Simeão, Simeão de Judá, Judá de José, José de Jonã, Jonã de Eliaquim,   

31 Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi,   

32 Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Nasom,   

33 Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá,   

34 Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor,   

35 Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá,   

36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque,   

37 Lameque de Matusalém, Matusalém de Enoque, Enoque de Jarede, Jarede de Maleleel, Maleleel de Cainã,   

38 Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Deus.  

 

 

(Copiado do site  http://biblia.com.br/joao-ferreira-almeida-atualizada/lucas/lc-capitulo-3/)

Escultura em mármore da cabeça do imperador Tibério César  (42 aC- 37 dC).

Governava Roma à época da crucificação de Jesus. Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

Pedra em Cesaréia fazendo referência ao imperador romano Tibério e a Pilatus.

Foto Margarida Lopes de Araújo.

 

 

Pilatos ( / p ɒ n ʃ ə s p aɪ l ə t , - tʃ ə s , - t i ə s / ; [2] [3] [4] Latina : Pôncio PILATUS , grego : Πόντιος Πιλάτος , Pontios Pilatos ) foi o quinto prefeito da província romana da Judéia de 26 a 36 dC [1] [5] Ele serviu sob o imperadorTibério , e é mais conhecido hoje pelo julgamento e crucificação de Jesus .

As fontes da vida de Pilatos são uma inscrição conhecida como a Pedra de Pilatos , que confirma sua historicidade e estabelece seu título como prefeito ;... https://en.wikipedia.org/wiki/Pontius_Pilate

Mar Mediterrâneo e restos arqueológicos de Cesaréia. Israel. Foto Ismael Gobbo

Jerusalém, Israel. Em primeiro plano um cemitério judeu. Ao fundo a cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

A cúpula dourada do Domo da Rocha ou Mesquita de Omar em cujo local ficava outrora o Templo de Jerusalém.

Foto Ismael Gobbo

Anás e Caifás. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Annas_and_Caiaphas_(Anne_et_Ca%C3%AFphe)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Anás é um personagem do Novo Testamento da Bíblia, citado nos Evangelhos como o sogro de Caifás, o qual era o sumo sacerdote na época do julgamento de Jesus.

Segundo o texto bíblico, Anás teria sido sumo sacerdote em Jerusalém e tinha grande influência na época do ministério de seu genro. Seus cinco filhos também serviram como sumo-sacerdotes. Flávio Josefo assinala que nenhum outro sumo-sacerdote teve esta sorte (em parênteses, os anos de início e fim do pontificado):

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1s

 

Caifás (em grego: Καϊάφας; em hebraico: יוסף בַּר קַיָּפָא; transl.Yosef bar KayafaAFIjoˑsef bar qayːɔfɔʔ; "José, filho de Caifás"[1]), no Novo Testamento, foi, entre 18 e 37 d.C., o Sumo Sacerdote judaico, apontado pelos romanos para o cargo. A Mixná (Parah 3:5) se refere a ele como Ha-Koph ("O Macaco"), trocadilho com seu nome, por ter se oposto ao Mishnat Ha-Hasidim.[2] De acordo com alguns trechos do Novo Testamento, Caifás participou do julgamento de Jesus no Sinédrio, supremo tribunal dos judeus, após a prisão deste no Jardim de Getsêmani.

Leia mais:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Caif%C3%A1s

Estátua de Anás no Adro do Bom Jesus. Braga, Portugal.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1s#/media/File:Annaz_-_Bom_Jesus.JPG

Sinédrio. Ilustração em 1883 de enciclopédia do antigo conselho judaico do Sinédrio (da sinedria grega, sinédrio )

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sanhedrin1.jpg

Sinédrio (do hebraico סנהדרין sanhedrîn; συνέδριον synedrion, em grego, "assembleia sentada", donde "assembleia") é o nome dado à associação de 20 ou 23 juízes que a Lei judaica ordena existir em cada cidade. O Grande Sinédrio era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel. O Grande Sinédrio incluía um chefe ou príncipe (Nasi), um sumo-sacerdote (Cohen Gadol), um Av Beit Din (o segundo membro em importância) e outros 69 integrantes que se sentavam em semicírculo. Antes da destruição de Jerusalém em 70 d.C., o Grande Sinédrio reunia-se no Templo durante o dia, exceto antes dos festivais e do Sábado.[1]

O Sinédrio foi dissolvido em 358 d.C. e, desde então, diversas tentativas de restabelecimento ocorreram.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sin%C3%A9drio  

Profeta Isaías em afresco de Michelângelo. Capela Sistina, Vaticano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jesaja_(Michelangelo).jpg

Pregação de São João Batista. Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_-_Preaching_of_Saint_John_the_Baptist_-_Gem%C3%A4ldegalerie_Berlin.jpg

O Batismo de Jesus por João Batista. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ca/Brooklyn_Museum_-_The_Baptism_of_Jesus_%28Bapt%C3%AAme_de_J%C3%A9sus%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

O Banquete de Herodes. Afrescp de Filippo Lippi

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fra_Filippo_Lippi_-_Herod%27s_Banquet_-_WGA13286.jpg

A decapitação de São João Batista em óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Beheading_of_Saint_John-Caravaggio_(1608).jpg

Salomé com a cabeça de João Batista. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte

https://en.wikipedia.org/wiki/Salome_with_the_Head_of_John_the_Baptist_(Caravaggio,_London)#/media/File:Salome_with_the_Head_of_John_the_Baptist-Caravaggio_(1610).jpg

Quadro retratando a transformação de água em vinho nas Bodas de Caná. Igreja em Caná, Galiléia, Israel.

Foto Ismael Gobbo.

Jesus ensinando o povo junto ao mar. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Nilson de Souza Pereira

26-10-1924 / 21-11-2013

 

Nilson de Souza Pereira - carinhosamente chamado de Tio Nilson - (Salvador - 26 de outubro de 1924 - 21 de novembro de 2013) - espírita brasileiro. Junto com o seu amigo e "irmão" Divaldo Franco fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a obra social Mansão do Caminho, que presidiu durante muitos anos. Ambos se conheceram na juventude, quando, na época da Marinha, Nilson frequentou aulas de português ministradas por Divaldo Franco.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nilson_de_Souza_Pereira

 

DivaldoPereira Franco e Nilson de Souza Pereira

 

Leia entrevista de Divaldo Pereira Franco sobre Nilson de Souza Pereira  

https://artigosespiritaslucas.blogspot.com/2014/03/nilson-pereira-um-homem-bom.html

 

 

1o. Encontro da Assistência e Promoção

Aracaju, SE

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com])

 

SEF. Mais Criança na Escola

Niterói, RJ

 

Acesse todas informações aqui:

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=82&key=JEmR59Mk&subid=5424-EaZlum0qSTXsKn&tmpl=component

 

 

 

 

 

Palestra no Centro Cultura Espírita de

Caldas Rainha, Portugal

 

Somos Imortais

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Somos Imortais".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 23 de Novembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

antonioluismsilva@gmail.com

www.facebook.com/antonioluisremax

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=195Kl0OO3oexUSIXpLFyC8-3QR9WrPwzS&revid=0BxOLofvfqktYSTg4QW1BNjNLbDVxbTl5RU5qUDV6VDhXNkFNPQ

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Vídeo. Atendimento Fraterno nas Casas Espíritas

Preparo necessário.

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/234433453560036/permalink/745437989126244/

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no CEAC

Bauru, SP

 

 

 

“ Orson Peter Carrara, escritor e conferencista espírita da cidade Matão(SP), estará em Bauru neste domingo, dia 25 de novembro, às 9 horas da manhã, no CEAC - Centro Espírita Amor e Caridade. Proferirá a palestra “TRILOGIA DA FELICIDADE”, com a didática e a empatia que o caracterizam, com propostas de alegria e superação, no desenvolvimento do tema que escolheu. Orson não fala apenas para o meio espírita e é constantemente convidado para fazer palestras sobre temas comunitários e de crescimento do ser humano. É a última palestra do ano do CEAC, com oradores de outras cidades. A entrada, como sempre, é franqueada ao público.”

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

Palestra programada para o CEAC

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 Programações da AEAK

Copenhague, Dinamarca

Kære venner, sætter kryds på din kalender - 2019 hos AEAK.dk

09.02.2019 - Foredrag med Marli Freitas 
"Hvad anbefaler ånderne os for at hjælpe med vores spirituelle udvikling."

08.03.2019 - Spirituel Terapi med Roberto Barbosa og Dr. Fritz (spirituel lægen) 
Supplementer behandlinger mod Depression, Angst, Dissociative lidelser, Psykosomatisk sygdommen, Tristhed, negative tanker og selvmordstanker.

09.03.2019 - Seminar: Interview med et medium og Interview med en Ånd - Dr. Fritz og venner.

10.03.2019 - Åndelig Healings Kirurgi (Fluidumterapi) - med Roberto Barbos og Dr. Fritz
Dybet magnetisk strygning behandling

20.04.2019 - Marli Freitas (titel kommer snart)

14.05 - 26.05.2019 - Seminar og Kursus med Dr Sérgio Thiesen - Overlægen/hjertelægen, Fysisk, Foredragholderen i Spiritisme emner (titel kommer snart)

Vi holder stadigvæk vores aktiviteter.
Hver tirsdag: Foredrag/Oplag med Spiritisme emner, General Healing, Fluidumterapi, Healing som supplementer behandling mod depression og Spirituel rådgivningssamtale.

Hver lørdag i ulige ugen: Medieskab kursus på dansk og portugisisk, er du interesseret kontakter os via telefon +45 20952437.

Med venlig hilsen,

Queridos amigos, marque o seu calendário-2019 no aeak. Dk dk dk dk dk

09.02.2019-Palestra com Marli Freitas
" o que os espíritos nos recomendam para ajudar com o nosso desenvolvimento espiritual."

08.03.2019-terapia espiritual com Roberto Barbosa e Dr. Fritz (médico espiritual)
Suplementos tratamentos para depressão, ansiedade, distúrbios depressivos, doença psicossomática, tristeza, pensamentos negativos e pensamentos suicidas.

09.03.2019 Seminário: entrevista com um médio e entrevista com um espírito - Dr. Fritz e amigos.

10.03.2019-cirurgia de cura espiritual (fluidumterapi) - com Roberto barbos e Dr. Fritz
Tratamento de ferro magnético profundo

20.04.2019-
Marli Freitas (título em breve)

14.05-26.05.2019-Seminário e curso com o Dr Sérgio Thiesen - o consultor / cardiologista, físico, Foredragholderen em tópicos de espiritualismo (título em breve)

Ainda estamos a segurar as nossas atividades.
Todas as terças-feiras: Palestra / edição com tópicos espiritualismo, cura geral, fluidumterapi, cura como tratamento de suplementos contra a depressão e a rådgivningssamtale espiritual.

Todos os sábados em semana ímpar: Curso de medieskab em dinamarquês e português, você está interessado entre em contato conosco via telefone + 45 20952437.

Sinceramente,

 

 

(Com informações de Roseli Adorni   https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/1963528360410837/)

 

Confraternização de Mocidades do RJ

 

A Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (COMERJ) terá a quadragésima edição entre os dias 2 a 6 de março de 2019. As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2018. Para informações e inscrições acesse: www.comeerj.com.br

 

 

(http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/confraternizacao-de-mocidades-do-rj/)

 

 Divaldo Pereira Franco em

Araras, SP  

 

18-11-2018.

 

Fotos: Edgard Patrocínio

Texto: Djair Ribeiro



“A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não da situação material em que ele vive”. Allan Kardec

Foi no Salão Social da APAE da cidade de Araras – SP, que se congregaram cerca de 1500 pessoas para presenciar Divaldo Franco desenvolver o seminário de quase três (três) horas sobre o tema “Reencontro com Jesus - Luz nas Trevas”.

Assumindo a tribuna Divaldo inicia o desenvolvimento do tema utilizando-se do Rei Creso da Lídia – hoje parte da Turquia.



Creso foi um dos mais famosos e ricos monarcas da Antiguidade. Certa vez o Rei Creso foi visitado por Sólon, um dos grandes filósofos grego. Encantado pela visita do nobre sábio, Creso levou-o por um passeio pelo Palácio e uma visita à Sala do Tesouro Real, transbordando de riquezas. Diante daquela imensa fortuna o Rei Creso decidiu por à prova a decantada sabedoria do grego e perguntou-lhe se existia alguém mais ditoso que ele. Sólon, após uma ligeira reflexão, respondeu ao Rei com as histórias de Telo e dos irmãos Cleóbis e Bíton, afirmando terem sido eles os mais afortunados que ele já conhecera. Frustrado por não ter sido apontado como o mais feliz, o vaidoso monarca, desencantou-se e grosseiramente afastou-se do grego.

Percebendo a decepção do Rei, Sólon despediu-se do monarca com uma advertência: Creso, não consideres a nenhum homem como afortunado até o dia da sua morte.

Anos mais tarde, o Rei Creso decidiu atacar a Pérsia, tendo sido derrotado e condenado por Ciro, rei da Pérsia, a morrer junto com toda a família em uma fogueira. Diante das chamas o infortunado Creso gritou: — Oh Sólon! Tinhas razão.

Ciro mandou suspender a execução e questionou Creso sobre a evocação à Sólon. Após ouvir do ex-monarca da Lídia o conselho do sábio grego, Ciro houve por bem perdoar Creso, por entender que igualmente um dia ele poderia enfrentar as vicissitudes da vida.



Divaldo, após a narrativa, nos convida a examinar a questão da felicidade, cuja conquista vinculamos ao poder, riqueza, beleza, juventude e fama. Quando perdemos o “objeto” de nossa falsa felicidade, mergulhamos na depressão e na perda da vontade de viver.

Para melhor ilustrar o pensamento Divaldo Franco recorre à obra do escritor norte-americano Arthur Miller chamada “A Morte do Caixeiro Viajante”.

Nessa obra – uma crítica aos valores materialistas - o autor narra a história de Willy Loman um caixeiro-viajante, pai de família, que busca realizar o caminho percorrido por várias pessoas que, começando do nada, lograram obter riqueza, destaque social, fama, poder.

O sonho (ilusão) do personagem transforma-se em pesadelo, quando sua estratégia falha – após anos de muito sucesso – e ele se vê (na meia idade) fracassado e desempregado. Outro fator a angustiar o protagonista da história é o fato de que seu fracasso não mais lhe permitirá dar aos seus filhos um futuro promissor como ele havia planejado.

Com sentimento de culpa, pelo destino de seus filhos e pela situação econômica em que vive, Willy busca o suicídio como meio de sua “redenção”.

A criatura humana deve aprender a ser feliz de acordo com as circunstâncias, incorporando e vivendo a certeza da transitoriedade do seu corpo físico e da sua eternidade espiritual.



Buscando desenvolver os conceitos formulados na primeira parte do seminário, Divaldo faz referência ao filósofo latino Marco Túlio Cícero (106 aC-43aC), citando-o pela frase: “A história é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”. Dezesseis séculos mais tarde com base nas palavras de Cícero, Francis Bacon (1561-1626) o filósofo inglês observou: “Uma visão superficial da filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religiosidade”.

A partir dessas citações, Divaldo realiza um périplo pelos fatos marcantes da humanidade ressaltando a necessidade de conhecermos para reflexionarmos a respeito dos fatos históricos, a fim de melhor podermos compreender a realidade dos dias atuais.

Divaldo inicia a incursão histórica pela fundação de Roma e posteriormente dos seus dois triunviratos focando maiores detalhes em torno do período em que Caio Júlio Cesar militar romano conduziu a transformação da República Romana para o Império Romano um gigante da sociedade patrícia, mas que mesmo assim foi traído por parte do Senado e morto a punhaladas. Júlio Cesar é sucedido pelo segundo triunvirato formado por Marco Antônio, Marco Emílio Lépido e Caio Júlio Cesar Otaviano Augusto, que encerra o triunvirato - após as mortes dos outros dois integrantes - restabelecendo a República Romana e governando com reconhecidos valores morais buscando, dessa forma, reparar os equívocos e excessos perpetrados por Júlio Cesar.



Foi um período de muita paz e progresso para os Romanos. Sabiamente Otaviano Augusto compreendera que um povo só é feliz quando está em paz é necessário que haja paz e que a paz somente é possível quando existe moralidade a começar pelos seus governantes para servir de modelo aos governados.

Foi durante o governo de Otaviano Augusto que nasce em na humilde aldeia de Belém Aquele que seria o Modelo e Guia de toda a humanidade: Jesus.

A digressão histórica segue com Divaldo extasiando-nos a todos com as poéticas narrativas que transportou nossa mente à Palestina dos tempos Evangélicos com suas paisagens, das flores e dos perfumes, a brisa suave e o Mar da Galileia.

Jesus vem nos trazer sua mensagem para deixarmos os pântanos das emoções descontroladas atreladas às sensações impostas pelos instintos.

Veio nos falar do AMOR quando nos estimula ao maior dos mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.



Divaldo recorre ao escritor, filósofo, teólogo e historiador francês Joseph Ernest Renan (1823-1892) que em 1862 foi nomeado professor de hebraico no Collège de France, mas, após a primeira aula seu curso foi cancelado, pela simples razão de ter chamado Jesus de “Um homem incomparável” frase esta que contrariou o pensamento religioso dogmático que considera Jesus como a manifestação de Deus. Ernest Renan publicou a obra “A Vida de Jesus” na qual ressalta ter Jesus dividido a história da Humanidade em dois períodos distintos: antes e depois Dele.

Discorrendo, ainda, sobre algumas análises elaboradas por destacados estudiosos Divaldo aborda o pensamento da psicanalista Dra. Hanna Wolff, que considera Jesus o maior psicoterapeuta que já existiu. Suas análises e considerações estão reportadas em o livro “Jesus Psicoterapeuta”.

O amor é – na estrutura psicológica emocional da criatura humana - uma emoção recente e por essa razão estamos mais habituados às emoções anteriores e que nos acompanham de longa data como o medo, a ira.

O amor nos inspira a buscar um sentido profundo e transcendental para a nossa existência que nos leva ao discernimento e a capacidade de distinguir o bem do mal.

O amor não se apega, não sofre a falta, mas frui sempre, porque vive no íntimo do ser e não das gratificações que o amado oferece.



O amor deve ser sempre o ponto de partida de todas as aspirações e a etapa final de todos os anseios humanos.

Equivocadamente o sexo é considerado - por um grande contingente de pessoas - como sinônimo de amor.

Todavia, o sentimento do amor é muito mais amplo e abrangente, uma vez que representa a somatória dos sentimentos e anseios que formam a base de nossas ações no bem.

O sexo, desacompanhado do amor, é sensação herança do instinto dominador, enquanto que o amor é a emoção a ser conquistada pelos caminhos da elevação espiritual e moral. Quando o sexo se impõe sem o amor, a sua passagem é rápida, frustrante e insaciável.

“A visão hedonista sobre a existência humana tem levado multidões às alucinações do prazer, numa interpretação totalmente equivocada sobre a realidade do ser”. Ensina-nos Joanna de Ângelis em o livro Triunfo Pessoal (LEAL).

Não há, portanto, razão para nos deixarmos envolver pelo manto de pessimismo que os dias atuais vêm cercando a sociedade. Vigiemos nossos pensamentos e inclinações precatando-nos dos Espíritos desencarnados adversários que direcionam à mente do hospedeiro físico induções hipnóticas carregadas de pessimismo e de desconfiança, de inquietação e de mal-estar, que estabelecerão as matrizes das obsessões.



A obsessão - transmissão mental de cérebro a cérebro – se expressa inicialmente como inspiração discreta para mais tarde fazer-se interferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o seu apogeu na deplorável subjugação.

Emoldurando essa injunção Divaldo relembrou um momento de sua juventude, quando, acicatado por problemas morais, viu-se diante do convite de adversários do pretérito que o convidavam a arrojar-se do alto do Elevador Lacerda para o suicídio.

Não devemos valorizar o mal que pulula à nossa volta e nem permitir que nos tirem a paz e a alegria de viver.

Em que pese os dias tumultuosos da atualidade onde as aflições, ódios, intolerâncias, sofrimentos e violências, dias em que as pessoas – ao invés de se amarem umas às outras como preconizado por Jesus – elegem se armarem umas contra as outras – no âmbito material e emocional - urge aceitar e viver a proposta de Jesus, amando mais, tornando-nos, assim, mais gentis, tolerantes, pacíficos e mansos de conformidade com os ensinamentos registrados no Sermão da Montanha, permitindo a formação de uma humanidade mais justa e feliz.



Embalando a todos nas suaves estrofes do Poema da Gratidão, Divaldo encerra a conferência, permitindo-nos sentir a presença do amor incondicional de Jesus a nos envolver.

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Entrega de prêmios: 28º. Concurso de Poesia com Temática Espírita. São Paulo, SP  

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [damiao2373@gmail.com])

 

Programação no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 531

TRÊS LAGOAS/MS – 19 A 26/NOVEMBRO/2018

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: decio.bressanin@gmail.com

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BOM RETIRO / BROOKLIN / CAMPO BELO / CARANDIRU /

CHÁCARA MAFALDA / JABAQUARA / JAÇANÃ / MOOCA / MORUMBI  /

PQ SÃO LUIZ / PQ VITÓRIA / STA TEREZINHA / STO AMARO / TUCURUVI /

VL ARICANDUVA / VL AURORA / VL CLEMENTINO / VL DALILA / VL GUSTAVO /

VL MARIANA / VL MATILDE / VL PRIMAVERA / VL RUBI

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ASSIS / BARUERI / BAURU / BOITUVA /

CAMPINAS / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GETULINA / GLICÉRIO / GUARULHOS / ITANHAÉM /

ITATIBA / JALES / JAU / JOSÉ BONIFÁCIO / JUNDIAÍ / MARÍLIA / MATÃO / MAUÁ /

MONTE ALTO / NEVES PAULISTA /NIPOÃ / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PALMARES PAULISTA / PALMITAL / PENÁPOLIS / PERÚIBE / RANCHARIA /

RIBEIRÃO PIRES / SALTO / SALTO DEPIRAPORA / STA ISABEL / STO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO CARLOS / SJ DO RIO PRETO /

SOROCABA / TAUBATÉ / VINHEDO / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BRÁS DE PINA / COLÉGIO / MEIER / OLARIA / STA CRUZ

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > APERIBÉ / ARARUAMA / CABO FRIO / DUQUE DE CAIXAS /

GUAPIMIRIM / MACAÉ / NOVA IGUAÇU / SÃO PEDRO DA ALDEIA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > CASTELO / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / BICAS / CAMPO BELO /

CARMO DO RIO CLARO / CONTAGEM / DIAMANTINA / IBIA / ITABIRA / ITAPAGIBE /

JUIZ DE FORA / MURIAÉ / PATOS DE MINAS / POÇOS DE CALDAS / POUSO ALEGRE /

RIO PARNAIBA / STA RITA DO SAPUCAI / SETE LAGOAS / TUPACIGUARA /

UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > BALSA NOVA / CAMBÉ / CURITIBA / LONDRINA

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / GRAVATAÍ / NOVO HAMBURGO /

PORTO ALEGRE / STO ÂNGELO / SÃO LEOPOLDO

SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS / JARAGUÁ DO SUL /

JOINVILLE / PENHA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > RIO VERDE

MATO GROSSO DO SUL > BATAGUASSU / CAMPO GRANDE /

DOURADOS / RIBAS DO RIO PARDO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ / PIAÇABUÇU

PERNAMBUCO > ESCADA / JABOATÃO DOS GUARARAPES / OLINDA /

PAULISTA / RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

 

CEARÁ > FORTALEZA

PIAUÍ > FLORIANO / PEDRO II

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM / ICOARACI

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

BOLÍVIA > LA PAZ / SANTA CRUZ DE LA SIERRA

EQUADOR > GUAYAQUIL

ESTADOS UNIDOS > NEW JERSEY

FRANÇA > PARIS

ITÁLIA > PADOVA

PERU > LIMA

SUIÇA > WINTERTHUR

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - igobi@uol.com.br

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

REVISTA O CONSOLADOR

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html

 

solicitar exclusão:

decio.bressanin@gmail.com

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO  

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

 Programação no Núcleo Espírita Campo da Paz

Salvador, BA

A

MIGOS AJUDA EM NOME DE DEUS!!!

 

Olá Amigos o Nosso Amigo e Facilitador Cláudio Emanuel estará fazendo este Seminário sobre Encontro com Jesus, no dia 09 de Dezembro 2018 às 9 horas lá no Campo da Paz,  com um delicioso almoço de Natal. Toda renda será revertida para Nossas Crianças com Necessidades Especiais  do Orfanato Campo da Paz.

Se Você não puder ir por Favor colabore com a contribuição do Almoço no Valor de  R$ 35,00 ou Deposite nesta Conta do Bradesco:

 

AG: 3012 C/C 105199-7 

CNPJ: 07.582.231/0001-08

Campo da Paz 

As Crianças agradecem a sua Doação 

 

Amigos, abaixo e no anexo está o amoroso cartaz para a visualização

 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com])

 

Um dia esperado...

 

De forma habitual, nas grandes cidades, andamos apressados, como se desejando recuperar momentos perdidos.

Os compromissos são muitos, o trânsito nos retém aqui e acolá, roubando-nos segundos que nos farão falta, logo mais.

Ao lado do tempo, que parece disputar conosco a corrida das horas, a preocupação com nosso entorno, é constante.

Nesses tempos de tanta violência, qualquer pessoa estranha que se nos aproxime, nos faz acelerar o coração e o passo.

Por isso, quando aquele homem de quase um metro e noventa, forte, veio na direção do jovem Marcelo, que acabara de sair da empresa, àquela hora da noite, era de se esperar que algo acontecesse.

Chovia, a rua estava quase deserta. E lá veio o homem forte. Aproximou-se e pediu dinheiro para um lanche.

Marcelo não se fez de rogado. Foi com ele para baixo do recuo de um dos prédios e fechou o guarda-chuva. Pediu ao estranho que segurasse sua pasta de documentos e a sacola com agasalhos, enquanto procurava a carteira.

Inesperado. Totalmente inesperado. Marcelo apanhou uma nota e deu para ele. Quem estava mais surpreso nisso tudo era o pedinte. Ficou agradecido e comovido.

Ficou tão feliz que se dispôs a acompanhá-lo, ajudando a carregar seus pertences até o local do ônibus. Na hora de atravessar a rua, pegou o jovem pelo braço, no intuito de auxiliar.

O rapaz não tinha mais do que vinte anos e ele deveria passar dos quarenta. A chuva continuava e, então, Marcelo resolveu entrar com ele em uma casa de lanche.

O homem ficou encantado. Aquele jovem o estava tratando como um igual, com simpatia, com calor humano.

Durante a conversa, ele disse se chamar Jorge. Contou que pertencia à equipe de faxina, encarregada de deixar brilhando um daqueles prédios comerciais.

Deveria trabalhar toda aquela noite. Como o pagamento ainda não saíra, e precisava lanchar, fora pedir ajuda.

Achou que seria difícil pelo fato das ruas estarem quase desertas, por ele ser muito alto, forte.

Algumas pessoas haviam se afastado dele apressadamente ou dado negativas meio tortas. E Jorge falou sobre a esposa, filhos, futebol. Conversaram durante um bom tempo.

Ele estava muito agradecido a Marcelo por não ter demonstrado medo, e até confiado nele, pedindo que segurasse os seus pertences enquanto procurava a carteira. Aquilo era incrível, dizia.

Quando o jovem disse que precisava apanhar o ônibus para casa, Jorge o acompanhou. E, se abraçaram. Jorge agradeceu novamente, elogiou a sua atitude.

Marcelo nunca mais o encontrou. Mas aquela noite ficou marcada na sua vida. Ele jamais esqueceu a alegria e a emoção daquele homem.

Ele estava feliz da vida. Para ele, com certeza, fora algo especial. Para Marcelo, também.

Em verdade, no trajeto para casa, o rapaz sentiu uma alegria indescritível, não tinha como traduzir. Ele fizera o que qualquer ser humano deveria fazer. Fora um simples e despretensioso gesto, mas a gratidão daquele homem ultrapassara qualquer expectativa.

*   *   *

Tão bom seria se pudéssemos viver sem precisar temer o outro.

Oxalá não esteja longe esse dia, que precisamos construir. Oxalá chegue logo o dia em que possamos conviver sob este céu de anil, de forma fraternal.

Uma convivência tranquila, sem medo, sem preconceito, sem desconfianças...

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
O dia em que fui ao céu, de Marcelo Teixeira, da 
Revista Internacional de Espiritismo, de agosto de 2018,
ed. O CLARIM.
Em 20.11.2018
.

 

(Copiado do site Feparana)

Piazza di Spagna (Praça da Espanha)  e  Via dei Condotti. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br