Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 27 de abril de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

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26-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/26-04-2019.htm

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23-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/23-04-2019.htm

22-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/22-04-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar no xix th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/St._Francis_Borgia_Helping_a_Dying_Impenitent_by_Goya.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

Contabilidade e destino

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nascer E Renascer. Lição nº 01. Página 19.

 

Observemos um instituto bancário em suas operações rotineiras.

Todo cliente em dificuldade nele comparece, rogando certos favores.

Vemos aí aqueles que por excessivamente comprometidos, requisitam mais vastos suprimentos, buscando a solução de grandes contas em mais amplo setor de serviço; os que solicitam a reforma dos títulos que não podem pagar no dia justo; os que suplicam moratória adequada às aflições que atravessam; e os que se decidem a aceitar juros pesados e escorchantes, na tentativa suprema de liquidar os débitos que contraíram em outros campos de expectativa e de ação.

Todos lutam e sofrem, condicionados aos regulamentos a que se sujeitam, trabalhando pela quitação que lhes devolverá o nome à respeitabilidade devida.

Assim, também, na Contabilidade Divina, todos nós, no balanço de antigos débitos, imploramos essa ou aquela providência consentânea com as nossas necessidades.

Há quem peça a provação da riqueza para desvencilhar-se de pesados grilhões nos círculos da economia terrestre e há quem rogue penúria, buscando aprender como se deve agir na fartura.

Há quem suplique doenças do corpo para valorizar a saúde e há quem solicite saúde para estender assistência aos enfermos dos quais se fez devedor.

Há quem exore mutilações e defeitos no campo físico para reconquistar a felicidade na vida imperecível e há quem advogue para si mesmo a concessão de harmonia corpórea para a realização de tarefas determinadas em benefício dos outros.

Há quem se proponha a receber um cérebro claro e forte para servir aos ignorantes e há quem peça um cérebro frustrado para restaurar-se, através da humildade e da dor, perante o próprio destino.

Se já te conscientizaste quanto à grandeza da Criação, confere os talentos e as inibições que te assinalam e por eles compreenderás de que tarefa mais alta a vida te incumbe no curto espaço da existência terrestre, porque facilidade ou obstáculo, ouro fácil e recurso difícil, raciocínio pronto e idéia tardia, são empréstimos da Providência Divina, com tempo exato para o acerto preciso em nosso próprio favor, diante das Leis de Deus.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

File:Tintoretto, Jacopo - Christ at the Sea of Galilee.jpg

Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tintoretto,_Jacopo_-_Christ_at_the_Sea_of_Galilee.jpg

Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

 Publicação do Correio Fraterno

Filme Kardec

Olá! Boa tarde!

Tudo bem com você? Espero que sim!

 

Hoje acordamos felizes, com um gostinho de quero mais, e queremos dividir essa alegria com vocês.

É que ontem assistimos ao filme Kardec, direção do Wagner de Assis, que estreia no próximo dia 16 de maio em todo o Brasil.

Kardec – a história por trás do nome

 

É uma história linda de se ver! Tem conteúdo interessante, humor, beleza, tragédia, amor, tudo o que uma receita para uma boa história exige.

Com produção da Sony Brasil e da Conspiração Filmes, a gente nem percebe os 110 minutos de exibição do filme, porque o roteiro, as cenas e os personagens nos aproximam tanto dos tempos de Allan Kardec, que nos pegamos torcendo o tempo todo para que ele seja forte e não desista do seu trabalho de trazer à humanidade a realidade sobre o lado espiritual da vida.

Você já viu o trailer (legendado)? https://youtu.be/Gc5UyQ3gLSw

Engraçado é que, mesmo sabendo o que ia acontecer, ficamos com os olhos grudados na tela, esperando as próximas cenas, como se estivéssemos nos salões de Paris, na casa de Kardec e Amélie Boudet, ou com as irmãs Baudin, Ruth-Celine Japhet, Ermance Dufaux, Fortier, Didier, madame Plainemaison e outros.

É emocionante a interpretação dos dois atores protagonistas, Leonardo Medeiros (Kardec) e Sandra Corveloni (Amélie), mostrando como eles eram corajosos, bem-humorados, vanguardeiros e humanistas. Quantos desafios enfrentaram, que trabalho imenso que realizaram. Quanta cumplicidade!

 

 

Com certeza o filme vai fazer sucesso. Espíritas ou não, todos vão ficar maravilhados com a postura ética de Kardec, um pesquisador maduro, educador e homem de ciência. Só podemos parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto!

Você sabia que já pode comprar os ingressos para grupos e ter desconto? Dá uma olhadinha se a sua cidade está na lista dos cinemas onde o filme será exibido. Vale a pena já reservar o seu: https://movieid.ingresso.com/kardecfilme

Abraço e até a próxima!

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

Palestra no C.E. Fé e Amor

Sacramento, MG

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(Informações recebidas em email de Caderno de Mensagens [contato@cadernodemensagens.net])

 

Evangelho no lar virtual

Acesse nos links

Evangelho no lar virtual

Da prece pelos mortos e pelos espíritos sofredores, ESE, XXVII

https://youtu.be/7-hGlVA6ysQ

 

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

Palestra com Kau Mascarenhas

Salvador, BA

 

Informações aqui:

http://evento.proserinstituto.com.br/ver_mensagem.php?id=H|872|311186|131894819281439200

 

 

 

 

I Encontro Brasileiro Sobre Ciência da Mediunidade

Aracaju, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com])

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

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Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
contato@zildagama.org.br  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Encontro Fraterno de Unificação

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Eduardo Pereira [edupereira21@gmail.com])

 

Grupos Espíritas na Noruega

Vide abaixo

Norway Spiritist Centres.jpg

 

(Informação recebida de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

Palestras com Artur Valadares

Santo André e São Caetano, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Palestra no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [jbmoreira1950@gmail.com])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email do divulgador João Marchesi Neto)

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Nova Jersey

 

 

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ACESSE AS INFORMAÇÕES AQUI:

https://www.spiritist.us/usspiritistsymposium

 

 

 

Publicação de O Clarim

Matão, SP

 

Barraca da Amélia. Instituição Amélia Rodrigues

Santo André, SP

A imagem pode conter: texto

 

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/events/276264209917156/

 

 

Almoço da SEF. Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

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Venda de Convites:

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 Boletim “O Mensageiro” da CEB-Comunhão Espírita de Brasília

Brasília, DF

 

Edição 329 - 26 de abril de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...


Sessão Solene em homenagem ao Dia do Espiritismo


O processo do perdão e o que ele pode significar em nossas vidas


Apresentações musicais e Fala Mocidade estão na programação da semana na Comunhão


Chico Xavier e Allan Kardec: histórias que encantam

 

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Almoço Beneficente do G.F Irmão Estevão

Brasília, DF

 

Almoço Beneficente - Galeto ao Primo Canto

Domingo, 28 de abril de 2019 às 12:30

Grupo Fraternidade Irmão Estevão em Brasília

 

https://www.facebook.com/events/857069864639256/

 

Adoração a Deus

 Em seu Evangelho, o Apóstolo João relata, com sentimento e poesia, o encontro de Jesus com a mulher samaritana.

No longo diálogo, percebe-se que Jesus conhece a intimidade daquela alma sofredora e perturbada, enquanto ela mesma somente aos poucos vai se dando conta da condição de Jesus, à medida que ouve suas palavras.

Acredita-o um profeta. Mas Israel tinha tantos profetas.

No desdobramento das falas, o Mestre lhe informa acerca da verdadeira adoração ao Criador, que dispensa lugares geográficos, mas que busca o íntimo das criaturas.

A mulher ouve e entende, mas não consegue perceber a autoridade naquelas palavras.

É como se ela pensasse: O que tu me dizes é interessante, é importante mesmo, mas aguardo o Messias, o Cristo, que virá, e, quando Ele vier, nos anunciará todas as coisas.

*   *   *

Muitos de nós somos como a samaritana. Guardamos as palavras de Jesus na memória, sem lhe darmos o verdadeiro crédito, como à espera de uma confirmação.

Contudo, os ensinos de Jesus seguem claros e disponíveis a todos os que os queiram entender em espírito e verdade.

Para o Cristo, a adoração ao Pai não é importante se dê aqui ou ali, em algum templo luxuoso, em lugar minúsculo ou em plena natureza.

Em síntese, a alma humana também compõe a natureza, e é a alma humana a que tem condições de pensar em Deus.

Por isso mesmo, não há lugar mais apropriado para a adoração ao Criador do que a intimidade do ser.

Para adorar a Deus não há necessidade de nada material: nem símbolos, nem flores, nem velas, cânticos ou palavras. Nem mesmo posturas especiais.

Basta o coração que sente e a mente que pensa, fechando o circuito entre a criatura e o Criador.

*   *   *

Porque a samaritana esperasse a chegada do Messias, para tudo confirmar, o Mestre apresentou-se a ela não como mais um profeta de Israel, mas como sendo o próprio Messias esperado com tanta ansiedade: Eu o sou, Eu que falo contigo.

Especial momento aquele, de insuperável sublimidade.

Jesus é assim mesmo: o Caminho da Verdadeira Vida.

Quando nos demoramos em dúvidas, ou quando damos passos indecisos, Ele se mostra de diversas maneiras, em nossas existências, afirmando-se o Cristo de Deus, o Messias.

Eu o sou, Eu que falo contigo.

E os que temos ouvidos de ouvir, podemos perceber-lhe a voz terna, assegurando-nos o constante ensino.

Você sabia?

 ...que o episódio de Jesus com a samaritana, ocorreu num mês de dezembro ou janeiro?

No Seu diálogo, Jesus selou o ensino acerca da verdadeira adoração ao Pai com estas palavras: Virá a hora em que adorareis ao pai, não neste monte, nem em Jerusalém, mas em espírito e verdade, pois Deus é espírito e os que o adoram, em espírito e verdade é que devem adorá-lo.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. 14
do livro 
Quem é o Cristo?, pelo Espírito Camilo,
psicografia de J.Raul Teixeira, ed. FRÁTER.
Em 26.4.2019.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Ficheiro:Annibale Carracci - The Samaritan Woman at the Well - WGA4446.jpg

A mulher samaritana no poço. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Annibale_Carracci_-_The_Samaritan_Woman_at_the_Well_-_WGA4446.jpg

 

Samaritanos

Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. A Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente, habitam no distrito de Holon em Telavive e Nablus na Cisjordânia situadas em Israel e na Palestina.

religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmud dos judeus

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samaritanos

 

File:First century Iudaea province.gif

Mapa da província da Judéia no I Século.

Copiado de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:First_century_Iudaea_province.gif

 

A desgraça real

 

24. Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a veem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que

desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só veem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as árvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade. Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura. Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir. Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo. Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no Reino celeste? – Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V, 24. Copiado do site FEBNET)

Delphine de Girardin

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg

 

 

 

Delphine de Girardin

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).

O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.

Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861).

https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin

 

Jornal “La Presse” de 01-07-1855 homenageia  Delphine de Girardin por ocasião de sua morte ocorrida no dia 29-06-1855.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4769982.item

Cleópatra. Tragédia de  Delphine de Girardin.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8405482v.item

 

 

DELPHINE DE GIRARDIN

24-01-1804 / 29-06-1855

 

FOI CONTEMPORÂNEA DE ALLAN KARDEC QUANDO ESTE INCIOU  SUAS INVESTIGAÇÕES E ESTUDOS SOBRE OS FENOMENOS DAS MESAS GIRANTES NO ANO DE 1855, ANO DA DESENCARNAÇAO DE  DELPHINE. EM 1857 KARDEC PUBLICOU O LIVRO DOS ESPIRITOS. DEPOIS DE DESENCARNADA DELPHINE COMEÇOU A DITAR MENSAGENS COMO A QUE ACIMA REPRODUZIMOS, DATADA DE 1861 E  PUBLICADA EM O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, OBRA LANÇADA POR KARDEC EM ABRIL DE 1864. FOI, PORTANTO, UMA CONTEMPORÂNEA DE KARDEC EM VIDA E  DEPOIS DE DESENCARNADA  SE INSERIU NO CONTEXTO DA OBRA DA CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA.

 

Obelisco de Luxor. Praça da Concórdia, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Templo de Luxor, na região da antiga Tebas, no Egito. A obra foi iniciada por Amenófis II, ampliada por Tutmés III

e concluída por Ramsés II. Era ligada ao templo de Carnac por uma avenida adornada de esfinges com cabeça de

carneiro da qual apenas um trecho é hoje visível. O obelisco que ficava à direita da porta de ingresso foi doado à França e

colocado no centro da Praça da Concórdia, em Paris, a 25 de outubro de 1836, homenageando Champollion, o grande descobridor dos hieróglifos. Fotos Ismael Gobbo

 

 

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