Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 01 de junho de 2019 Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/01-06-2019.htm
No Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook: https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
31-05-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/31-05-2019.htm 30-05-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/30-05-2019.htm 29-05-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/29-05-2019.htm 28-05-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/28-05-2019.htm 27-05-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/27-05-2019.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 5 - 1862 |
|
(Texto copiado do site Febnet) |
A viúva do pintor. Óleo sobre tela de Catherine Bisschop Imagem/fonte: |
A crise acontece |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Paciência. Lição nº 05. Página 31.
É um momento infalível na existência de cada um. A pessoa, bastas vezes, se acredita realizada, por haver concretizado aspirações que lhe pareciam demasiado altas, entretanto, o teste espiritual de confiança aparece de improviso. É o parente que fraquejou em obrigações assumidas, comprometendo a tranquilidade de todo o grupo familiar; a moléstia com gravidade imprevista; o afastamento de afeições das mais queridas ou a desencarnação de um ente amado... Nessas ocorrências, surge o momento de exame em que as nossas aquisições da vida íntima se fazem avaliadas. Diante desses testemunhos, alguns companheiros se desmandam na revolta ou se acomodam com a rebeldia, fugindo habitualmente para aventuras infelizes, adquirindo débitos de resgate difícil. Outros, porém, usam a coragem e a serenidade e aceitam as tribulações que os procuram, nelas reconhecendo valiosos fatores que os impelem à própria renovação. Quando te encontrares assim, numa hora grave e áspera, em que todas as vantagens que adquiriste no tempo te parecerem arrastar para o sofrimento, não desesperes, nem desanimes. Confia em Deus e segue para diante. Se reconheces a força do amparo mútuo, auxilia aos companheiros em provação, tanto quanto puderes, a fim de que o apoio alheio não te esqueça no dia de tuas próprias dificuldades. Ainda que os amigos de outro tempo não te reconheçam em teus dias de inquietação, Deus te vê, provendo-te de recursos, segundo as tuas necessidades. Na atualidade terrestre, o homem se previne contra a carência de valores alimentícios, estocando gêneros de primeira utilidade; defende as estradas, afastando o risco de acidentes ou promove a vacinação, frustrando o surto de epidemias. Pensando nisso, entendamos o imperativo de exercitarmos fortaleza e compreensão, paciência e solidariedade, porque, de modo geral, em todas as existências do mundo, surge o dia em que a crise acontece.
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Pestalozzi e os órfãos. Obra de Albert Anker. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Albert_Anker_1902.JPG |
Caridade. Óleo sobre tela de Walter Gay. 1889. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg |
Os bastidores da cinebiografia de Allan Kardec |
|||
Livro relata a trajetória de reconstrução da vida de Allan Kardec para os cinemas, a partir de crônicas escritas pelo diretor Wagner de Assis durante as filmagens e textos inéditos do biógrafo Marcel Souto Maior, autor do livro que deu origem ao filme. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Adaptar a trajetória de vida do principal divulgador da doutrina espírita para as telas de cinema não foi uma tarefa fácil. Mas como conta o diretor do longa, Wagner de Assis, no livro “Kardec: a história por trás do filme”, a experiência foi gratificante. Lançamento de junho da Record, a parceria entre Assis e o biógrafo Marcel Souto Maior fala sobre os desafios e emoções do processo de produção da cinebiografia de Allan Kardec.
“A possibilidade de encontrar qualquer pessoa também passou pela cabeça do professor Rivail, o homem de letras e ciências que descobriu a existência da vida espiritual de forma racional, por métodos únicos de investigação”. Aos 53 anos, o cético professor francês, membro da Academia de Ciências em Paris, decide mudar de vida para dar voz aos espíritos. No filme, entendemos como o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail assume sua missão e se transforma em Allan Kardec.
O diretor Wagner de Assis compartilha na primeira parte do livro crônicas escritas no dia a dia das filmagens. Assis conta episódios surpreendentes, como a perplexidade diante de um exemplar de “O livro dos espíritos” que insistia em não pegar fogo durante a reconstituição de um dos principais marcos do espiritismo: o Auto de Fé de Barcelona.
Além das crônicas, Marcel Souto, autor da biografia que deu origem ao filme, apresenta textos inéditos na segunda parte do livro. Souto aborda o processo de desvendar Kardec, desde de sua imersão no espiritismo até embates com lideranças de outras correntes religiosas. O livro termina com uma conversa entre Wagner de Assis e Souto, trazendo um debate sobre espiritualidade, cinema e projetos futuros. A obra conta ainda com um catálogo de imagens dos bastidores do longa.
Wagner de Assis é diretor e roteirista, com 25 anos de experiência no cinema e na televisão. Entre seus maiores sucessos, está o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, que levou mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas.
Marcel Souto Maior é jornalista e roteirista da TV Globo, autor de dez livros, entre eles os best-sellers As vidas de Chico Xavier, que deu origem ao filme de Daniel Filho, e Kardec: a biografia, transformado em filme por Wagner.
(Recebido em email de Magali Bischoff [magalibischoff@gmail.com]) |
Programação do C.E. Allan Kardec Penápolis, SP |
(Informação recebida em email de João Marchesi Neto) |
Calendário de palestras no C.E. O Clarim Matão, SP |
(Informações recebidas em email de Cassio Carrara) |
Divaldo Franco na Europa Milão, Itália |
30 de maio de 2019 ENTREVISTA: Na manhã desta quinta-feira, já em Milão, Divaldo Franco, Juan Danilo e amigos, nas dependências do Hotel Michelangelo, deram entrevista à conceituada revista CARAS, da Itália. Divaldo e Juan Danilo tiveram a oportunidade de discorrer sobre o trabalho de Divulgação do Espiritismo e da obra fantástica de educação e assistência aos necessitados e que são prestados aos acolhidos pela Mansão do Caminho, obra assistencial do Centro Espírita Caminho da Redenção. Com o carisma que lhe é habitual, Divaldo Franco detalhou o seu trabalho, que vem sendo realizado ao longo de mais de setenta anos, ao tempo em que apresentou os principais aspectos da Doutrina Espírita, a bússola de sua vida, iluminado pela Luz do Evangelho de Jesus. Divaldo Franco, aos 92 anos de idade, com um dinamismo incomparável, é um jovem trabalhador entusiasmado, estimulado e estimulador, amando profundamente o seu semelhante, é um exemplo de dedicação à causa do bem, plantando a semente da Boa Nova nos corações e mentes dos que buscam a autoiluminação, a felicidade. **************************
PALESTRA: Na noite desta quinta-feira, nas dependências do hotel Michelangelo, Divaldo Franco, acompanhado pelo Dr. Juan Danilo e demais amigos, retornou à capital da moda italiana, Milão, para abordar a temática das Vidas Vazias. Uma plateia de quinhentas pessoas lotou o belo salão, fazendo um contraste com aquele recuado momento, quando há quarenta e seis anos Divaldo chegara para pregar o Evangelho de Jesus, por primeira vez em Milão, para um pequeno grupo de pessoas desejosas de conhecer a Boa Nova. O evento deste dia 30/5/19 se constituiu em uma noite encantadora. O belo e envolvente momento artístico contou com apresentações do tenor Maécio Gomes, que encantou com sua bela voz, e Alessandro Marini no teclado, configurando um harmonioso momento. Destacando o trabalho e a vida do humanista e Embaixador da Paz no Mundo, foi apresentado o trailer do filme sobre Divaldo Franco, pelo próprio diretor, Clóvis Mello, que sensibilizou os presentes com suas palavras. Em seguida Juan Danilo Rodrígez Mantilla saudou o público em nome da Mansão do Caminho, apresentando suas considerações sobre o trabalho no bem, o amor e a caridade, que não permitem o vazio existencial. Divaldo Franco, dirigindo-se ao público atento, afirmou que a angústia predomina atualmente no mundo e, que apesar de o ser humano estar em busca da compreensão do grande enigma do cosmo, de penetrar nas micropartículas, descobrindo as energias, ainda não conseguiu lograr viver a cultura do amor. Apresentando uma síntese da evolução do pensamento humano, citou Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão, autor de Assim Falava Zaratustra. O Semeador de Estrelas também discorreu sobre as variadas doutrinas materialistas, e a vivência do prazer, da extravagância e do gozo, vivendo o aqui e o agora, alcançando o atual período, o da vida vazia, apresentando, assim, o panorama experimentado pelo homem. O lúcido orador questionou sobre qual a razão de tanta decadência ética, por que tanto sofrimento, por que os maus prosperam enquanto os bons sofrem? Qual, afinal, o sentido da vida? Contribuindo para a equação destas questões, Divaldo Franco discorreu sobre as conclusões a que chegou o Dr. Rollo May (1909-1994), psicólogo e teólogo americano, que afirmava ser o homem moderno vítima de três fatores decadentes, o Individualismo, o Sexismo e o Consumismo, demonstrando a urgência em despertar para a vivência do amor, pois quem não ama, ainda não começou a viver, ainda vegeta. O cativante orador ressaltou o ensinamento ministrado pelo maior psicoterapeuta da humanidade, Jesus, que convida amar a Deus sobre todas as coisas, ao próximo e a si mesmo, evidenciando o significado do autoamor, afinal, quem não se ama, dificilmente logrará amar a outrem, quiçá a Deus. Sempre jovial, Divaldo foi conduzindo sua narrativa, apresentando exemplos de sua vida, provocando risos saudáveis a todo momento, descontraindo, fazendo as pessoas desarmarem-se. Com frequência foi interrompido pelos aplausos, tão genuínas são as suas palavras. Ele é alguém que fala direto ao coração, suas palavras são ricas de encantamento, de simplicidade, porém recheadas pela vivência do amor. Estimulando a busca do autoaperfeiçoamento, afirmou que quando o ser humano muda para melhor, a vida muda e, assim, muda o mundo. A oração, asseverou, é o veículo para se falar com Deus, abrindo a alma, que se esvazia de ego para preencher-se de felicidade. Foi, de fato, uma noite memorável, todos estavam jubilosos pela oportunidade, mas o seareiro, logo se recolheu, afinal, a madrugada já o irá encontrar no aeroporto, rumando para Colônia, na Alemanha, para o tradicional Congresso na pequena cidade de Bad Honnef. Ele não para, jovial, prossegue semeando a semente do amor.
Texto: Ênio Medeiros Fotos: Jaqueline Medeiros Adaptação e revisão: Paulo Salerno
(Recebido em email de Jorge Moehlecke) |
Seminário com Anete Guimarães Barueri, SP |
(Informações recebidas em email de Regina Bachega) |
Informações da Associação Espírita Allan Kardec Copenhague, Dinamarca |
Acesse aqui: https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2241309379299399/
(Com informações de Roseli Adorni) |
Teatro: Há dois mil anos” São Paulo, SP |
Companhia do Ator
...a p r e s e n t a...
" HÁ DOIS MIL ANOS " DIAS : 1 E 8 DE JUNHO 2019 ÀS 18hrs FEESP-FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO Rua Dona Maria Paula, 140 - Bela Vista, São Paulo
OS INGRESSOS JÁ ESTÃO ESGOTANDO
Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos. Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, e psicografada pe lo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, veêm toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.A nova montagem do remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens. È uma história de amor e perdão que merece ser assistida num espetáculo para todas as idades............ DURAÇÃO: 2 HORAS ESTAMOS AGENDANDO APRESENTAÇÃO PARA OUTROS LOCAIS AGENDE DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO PARA SUA LOCALIDADE RESTITUI-SE
PARTE DO VALOR DA VENDA DOS INGRESSOS PARA SUA CASA ESPÍRITA LOCAL OU CEL: 11-997142039 - tim
(Com informações em email de ramos2019sp [ramos2019sp@bol.com.br]) |
Eventos Espíritas programados para Marília, SP |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier Niterói, RJ |
|
Palestras e Eventos na FEESP São Paulo, SP |
(Recebido em email de Regina Bachega) |
Evangelho no lar virtual Acesse nos links |
Evangelho no lar virtual - As três revelações: Cristo - ESE, Cap I, itens 3 e 4 https://www.youtube.com/watch?v=IFgKoCCS7UE&feature=you
Para receber atualizações, inscreva-se no canal e ative o sino. By Vania Mugnato de Vasconcelos https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos
(Com informações de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Programação do C.E. Zilda Gama São Paulo, SP |
-- Para garantir que nossos comunicados
cheguem em sua caixa de entrada,
CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi
Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"
|
Programação com Haroldo Dutra Bauru, SP |
(Informação recebida em email de Eliana Pantoja [elianapantoja@osite.com.br]) |
Encontro Anual Chico Xavier Guaxupé, MG |
(Sandra Fiore publicou no grupo ESPIRITISMO ARARAQUARA E REGIÃO) |
Programação. Varas da Videira – 70 anos Araçatuba, SP |
(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira) |
2ª. Jornada Médico-Espírita Osasco, SP |
(Com informações de https://www.facebook.com/ameosasco/photos/gm.748032755591429/2156926261263975/?type=3&theater) |
Informações da Federação Espírita dos Estados Unidos |
||
|
16º. Encontro de Espiritismo em Jacareí, SP |
(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
Programação de palestras Lítero Musical Boituva, Cerquilho e Porto Feliz, SP |
(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br]) |
4º. Chá Beneficente do C.E. Esperança e Caridade Araçatuba, SP |
(Com informações de Katia Calciolari) |
Os bons e os maus |
Qual deve ser a postura dos que desejamos ser homens e mulheres de bem neste mundo irrequieto? Certamente, aqueles que nos propomos a uma vida mais digna, mais interessada no bem comum, encontramos muitos desafios. Há incompreensão, ingratidão e até indignação, por parte daqueles que pensam diferente. Importante lembrar que não estamos em guerra uns com os outros. Estamos juntos buscando crescimento, evolução integral. Assim, evitemos posturas separatistas, segregadoras e um tanto maniqueístas, que colocam de um lado bons e do outro os supostos maus. No século III, o filósofo Mani ou Maniqueu, criou uma doutrina, que conhecemos sob o nome de Maniqueísmo, e que influenciou muitas correntes filosóficas e religiosas ao longo do tempo. Segundo seus preceitos, há no mundo um dualismo eterno entre dois princípios opostos. De um lado o bem e de outro o mal, de um lado Deus e do outro o demônio. Ainda conforme esse conceito, tudo que é matéria representa essencialmente o mal, enquanto o Espírito está ligado intrinsicamente ao bem. A Doutrina Espírita nos deixa claro que a matéria é instrumento precioso de progresso, um importante meio de progredirmos. Os desequilíbrios se dão quando nos ligamos, de forma excessiva ou quase exclusiva, ao que é apenas material e transitório. Também nos ensina que não existe essa força poderosa oposta ao Criador, que lhe faz frente em igualdade. Afinal, Deus não criou nenhum ser destinado ao mal em sua essência. O Universo e suas leis são bons, isto é, trabalham pela evolução de tudo e de todos. O que seria então o mal? Esse mal que nos assombra os dias? Por que há tanta maldade em nós e naqueles que estão ao nosso redor? Primeiro, importante saber que o bem é tudo o que está conforme a Lei de Deus. O mal, tudo o que é contrário. Assim, fazer o bem é proceder conforme a Lei Divina, que está inscrita na consciência humana. Fazer o mal é infringir essa Lei. O mal é, portanto, uma infração à Lei natural. Consequentemente, toda ação maléfica gera a necessidade de correção, de ajuste. O mal em nós não é eterno. Tem uma curta validade, uma vez que basta que nos esclareçamos um pouco mais, para que deixemos de praticá-lo intencionalmente. Por isso, recebemos a inteligência, que nos compete desenvolver, pois é determinante para que saibamos distinguir melhor o que nos é bom e o que nos faz mal; o que é do bem comum e o que não é; o que está de acordo com as Leis Divinas e o que vai contra. A opção pela infração é sempre pessoal. Os que somos maus o somos por vontade própria. Então, precisamos educar a vontade. Esta é a razão de estarmos neste planeta: nos educarmos individual e mutuamente. * * * O sábio não critica o ignorante. Procura esclarecê-lo fraternalmente. O iluminado não insulta o que anda em trevas. Busca, ao contrário, lhe iluminar o caminho. O orientador não acusa o aprendiz. A ovelha insegura é a que mais reclama os cuidados do pastor. O forte não culpa o fraco. Compromete-se a erguê-lo. O cristão não odeia, nem fere. Segue ao Cristo, servindo ao mundo. Redação do Momento
Espírita, com base nas questões 629 a 646 de O Livro dos Espíritos
(Copiado do site Feparana) |
Manes. (profeta). Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manes_(profeta)#/media/File:Mani.jpg
Manes ou Mani (em persa médio e siríaco: Mānī; em grego koiné: Μάνης; em latim: Manes), também conhecido como Maniqueu (em grego: Μανιχαίος; em latim: Manichaeus; em siríaco: ܡܐܢܝ ܚܝܐ, Mānī ḥayyā, "Mani Vivo"; c. 216–276), foi um profeta de origem iraniana,[1][2][3][4] fundador do maniqueísmo, uma religião gnóstica extinta atualmente, mas que foi bastante difundida durante a Antiguidade tardia. |
O nascimento de Manes, pintura de seda chinesa do século XIV. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manes_(profeta)#/media/File:Birth_of_Mani.jpg |
O bem e o mal (francês - Le Bien e le Mal ) é uma pintura de Victor Orsel , iniciada em Roma em 1829 e concluída em Paris em 1832, depois de várias obras preparatórias. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Good_and_Evil_(painting) |
Estátua O Bom Pastor. Catacumbas de S. Calixto. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo |
O retorno do filho pródigo. Desenho com caneta e pincel por Rembrandt. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prodigal_son_by_Rembrandt_(drawing,_1642).jpg |
Sermão da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg |
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br |