Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 20 de novembro de 2019 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Os últimos 5 emails enviados |
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Texto copiado do site Febnet) |
A descoberta de Moisés. Óleo sobre tela de Lawrence Alma-Tadema. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Lawrence_Alma-Tadema_-_The_finding_of_Moses.jpg |
As provações de Moisés. Afresco de Sandro Botticelli. Capela Sistina. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Prova%C3%A7%C3%B5es_de_Mois%C3%A9s_(Botticelli) Leia sobre a obra clicando no link |
A Bruxa de Endor. Obra de D. Martynov (1826-1889) Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Witch_of_Endor
Bruxa de Endor Na Bíblia Hebraica, a Bruxa de Endor é uma mulher que Saul consultou para convocar o espírito do profeta Samuel no capítulo 28 do Primeiro Livro de Samuel , a fim de receber conselhos contra os filisteus em batalha depois de suas tentativas anteriores de consultar Deus através do sagrado muitos e profetas haviam falhado. [1] [2] A bruxa está ausente da versão desse evento relatada no Livro deuterocanônico de Sirach (46: 19–20). Mais tarde, a teologia cristã encontrou problemas com essa passagem, pois parecia implicar que a bruxa havia convocado o espírito de Samuel e, portanto, a necromancia e a magia eram possíveis. Leia mais: |
Delphine de Girardin Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg
Delphine de Girardin Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833). O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris. Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861). https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin
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Jornal “La Presse” de 01-07-1855 homenageia Delphine de Girardin por ocasião de sua morte ocorrida no dia 29-06-1855. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4769982.item
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Deus virá |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Amor e Sabedoria de Emmanuel, por Clóvis Tavares - Breve Antologia de Emmanuel. Lição nº 02. Página 139.
Não esmoreças sob o fardo das provações e nem te desanimes na bruma das lágrimas. Nas horas mais difíceis da senda terrestre, recorda que Deus virá em nosso auxílio. Ouvirás quem te fale dos triunfos retumbantes do mal, convidando-te à cessação de qualquer esforço no bem, sob o pretexto de que o mal se acha escorado pelas enormes legiões daqueles que dele auferem as vantagens de superfície. Não discutas. Servirás incessantemente ao bem comum, na certeza de que Deus virá, pelas vias do tempo, repor os bons no lugar justo. Assinalarás a presença daqueles que te fazem sentir que os desentendimentos do mundo não se coadunam com o trabalho da paz, com a desculpa de que o homem tem necessidade da guerra como imperativo da evolução. Não discutas. Darás todo o apoio à sustentação da concórdia, onde estejas, consciente de que Deus virá, pelas vias do tempo, estabelecer a solidariedade perfeita entre as nações. Escutarás longas dissertações acerca da deterioração dos costumes, inclinando-te a descrer da dignidade social. Não discutas. Serás fiel no respeito a ti mesmo e não te retirarás do dever retamente cumprido, na convicção de que Deus virá, pelas vias do tempo, reajustar os setores convulsionados da comunidade humana, recolocando cada um deles em caminho certo. Muitas vezes, na própria trilha pessoal, amargos vaticínios te procurarão da parte de muitos companheiros, tentando fixar-te o campo mental nas mais escabrosas questões da caminhada do dia a dia... Ouviremos referências inquietantes em torno de compromissos que tenhamos abraçado, de pessoas a quem nos afeiçoamos, de instituições a que oferecemos o melhor conteúdo de nossas aspirações para a vida mais alta... Respeitemos a todos os informantes amigos que nos solicitem a atenção para a influência do mal e, tanto quanto nos seja possível, cooperemos com eles na extinção do mal. Entretanto, guardemos o coração invariavelmente na túnica luminosa da esperança, orando e trabalhando, vigiando e servindo, convencidos de que Deus, cuja infinita bondade nos sustentou ontem e nos sustenta hoje, sustentar-nos-á igualmente amanhã. Sejam quais forem as aflições e desafios da estrada, nunca te deixes intimidar pela força das trevas e faze brilhar no próprio coração a mensagem inarticulada do amor eterno que a luz dos céus abertos te anuncia, cada manhã, de horizonte a horizonte: “Deus Virá.”
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
A Prece. Capela, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, Brasil Foto Ismael Gobbo |
Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte: |
São Francisco dando seu manto a um homem pobre. Afresco de Giotto di Bondone Imagem/fonte: |
Palestra de Divaldo Franco – Reencontro São Paulo, SP |
16 de novembro de 2019
Texto: Djair de Souza Ribeiro, Fotos: Edgar Patrocínio
A Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro, localizado na cidade de SP, recebeu, na noite de 16 de novembro de 2019, cerca de 300 pessoas para ouvirem Divaldo Franco acendendo luzes de esclarecimento e consolação sempre baseado no Evangelho de Jesus e nos princípios da Doutrina Espírita. A Segunda Guerra Mundial iniciava sua trajetória voraz que acabaria por consumir cerca de 100 milhões de existências. Além dessa calamidade, uma outra dominava as almas devorando as esperanças e aniquilando a fé das criaturas, tornando as pessoas céticas, desalentadas e vítimas inermes empurradas ao materialismo pelo descrédito nas Religiões que não lograram evitar a catástrofe devoradora. No meio desta calamidade muitas vozes se levantaram na tentativa de iluminar as almas e reacender a chama da Esperança nos corações escurecidos pela crueldade humana. Entre estes paladinos da Esperança e da Fé destacou Divaldo a atuação do escritor, jornalista holandês-canadense Pierre van Paassen (1895 – 1968). Dentre as diversas obras de sua lavra, Divaldo separou uma narrativa de 1939 e publicada em o livro “Estes Dias Tumultuosos” Biografia de uma Geração Desesperada (com o título original em inglês Day of our Years). Em esta obra, Divaldo narra – ao sabor de suas emoções – a história de um jovem francês de nome Ugolin [1]. O protagonista da narrativa era um jovem com deformações físicas provocadas pela violência paterna e que viva pelas ruas parisienses neste período calamitoso. Abandonado e excluído da sociedade, Ugolin vivia da generosidade alheia e de pequenos favores. Órfão, possuía somente como família a irmã que vivia da prostituição ali enclausurada pela desonestidade e cobiça de um antigo patrão que, repelido pela moça, não logrou obter dela um convívio sexual a que tanto desejava. Diante desta recusa, o patrão – joalheiro venal – acusou a jovem de ter-lhe furtado uma joia valiosíssima. Por esta calúnia a jovem foi condenada e levada à prisão, da qual saiu para o prostíbulo buscando se sustentar e obter recursos para ajudar o tratamento médico de Ugolin. Com a proximidade do Natal, Ugolin pedia a Pierre van Paassen, que o acolhera no afeto de seu carinho e amor, somente um par de sapatos. Os dias foram passando e o convívio entre ambos estreitando-se. O escritor aguardava a noite de Natal para entregar a Ugolin o par de sapatos anelado. Na noite véspera do Natal, Ugolin não apareceu, pois um grupo de jovens alcoolizados amarrou o jovem excluído a um poste após despi-lo. Diante da balbúrdia o Abade de La Roudaire, sacerdote da igreja local, interrompeu a humilhação fazendo fugir os delinquentes. Retirando do posto o jovem exangue, o abade levou-o até a casa paroquial para ali passar a noite. Pela manhã, o religioso não logrou encontrar Ugolin no leito onde o tinha deixado. Mais tarde o abade descobriu que Ugolin havia cometido suicídio. O mais terrível é que a irmã, ao saber do ocorrido, igualmente fugiu à vida pelo suicídio. Apesar de a Igreja proibir a celebração da eucaristia para os suicidas, o funeral para ambos foi acompanhado do ato religioso pelo abade, que após orar junto aos corpos dos irmãos, cuja vida fora um extenso rosário de aflições, sofrimento e abandono, dirigiu-se aos fiéis que lotavam a igreja afirmando que aqueles jovens infelizes não seriam considerados por Deus como suicidas, mas na condição de assassinados pela maldade e crueldades humanas. A emotividade envolvia a todos os presentes na palestra. Divaldo busca, então, encaminhar a apresentação para os conceitos morais que a narrativa enseja e faz-nos uma pergunta retórica: — O que fizemos da mensagem, dos exemplos e dos ensinamentos de Jesus? Em que lugar dos nossos corações colocamos a conclamação do Cristo de Deus de nos amarmos uns aos outros como Ele nos ama? E voltando o foco para os Espíritas de maneira geral Divaldo enfatiza que estamos de posse do maior Tesouro franqueado à Humanidade pelos Benfeitores Espirituais e codificada por Allan Kardec: A Doutrina Espírita. Tanto o autor da história, Pierre van Paassen, quanto o abade de La Roudaire, não conseguiram consolar e auxiliar mais efetivamente a Ugolin e a irmã, pois que não aceitavam a doutrina da pluralidade das existências e por essa razão não conseguiram explicar as razões do grande sofrimento que ambos os jovens enfrentavam na vida. Teria Deus os esquecidos ou tratava-se de castigo da Divindade? Era a questão insistentemente formulada por Ugolin e que o religioso e o escritor não conseguiam responder adequadamente. O princípio da reencarnação – associado ainda à existência de Deus, a possibilidade de comunicação entre ambos os planos da vida, a existência da alma e o seu progresso gradativo e a pluralidade dos mundos habitados - formam a base da Doutrina Espírita. Abençoada Doutrina que nos faculta o desenvolvimento de objetivos transcendentais, além de ser O Consolador prometido por Jesus que vem explicar que os nossos sofrimentos têm uma razão de ser. Não se trata de castigo, mas sim oportunidades que a Divindade nos oferece por merecimento – a lei de Ação e Reação – ou por necessidade de evolução ensejando a oportunidade de desenvolver qualidades que ainda não possuímos – Prova. Não há, portanto, razão para nos deixarmos envolver pelo manto de pessimismo que os dias atuais vêm rodeando a sociedade, nos estertores do Mundo de Provas e Expiações ao qual pertencemos. Compete-nos – exclusivamente a nós – fazermos desse conhecimento libertador o instrumento com o qual construiremos a nossa evolução moral e espiritual. Em que pese os dias tumultuosos da atualidade onde as aflições, ódios, intolerâncias, sofrimentos e violências, dias em que as pessoas – ao invés de se amarem umas às outras como preconizado por Jesus – elegem se armarem umas contra as outras – no âmbito material e emocional - urge aceitar e viver a proposta de Jesus, amando mais, tornando-nos, assim, mais gentis, tolerantes, pacíficos e mansos de conformidade com os ensinamentos registrados no Sermão da Montanha, permitindo a formação de uma humanidade mais justa e feliz.
[1] A narrativa completa e detalhada pode ser obtida no livro “Divaldo Franco e o Jovem” da editora LEAL.
(Recebido em email de Jorge Moehlecke) |
5º Movimento Você e a Paz em São Paulo |
17 de novembro de 2019
Texto: Djair de Souza Ribeiro, Fotos: Edgar Patrocínio A Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro realizou, no dia 17 de novembro de 2.019, a Quinta edição do Movimento Você e a Paz em São Paulo. O evento teve lugar no Memorial da América Latina. O ator, autor e diretor de teatro Odilon Wagner foi o encarregado das apresentações na condição de anfitrião do evento que contou com a presença de representantes diversas religiões, a saber: · O Pastor Davi Seiberth Arantes da Igreja Metodista Wesleyana, teólogo e Secretário de Políticas Sociais da Igreja Wesleyana; · O Juiz de Direito, autor e divulgador Espírita José Carlos De Lucca. · O Padre Reinaldo Braga Pereira da Igreja Nossa Senhora da Candelária da Vila Maria. · O bacharel em Direito e Rabino Michel Schlesinger da Congregação Israelita Paulista e representante para o diálogo inter-religioso, condecorado com a Medalha do Pacificador e autor de o livro “Diálogos de um rabino – reflexões para um mundo de monólogos”. · O professor, tribuno, Médium Espírita e Embaixador da Paz Divaldo Pereira Franco. Com uma proposta diferente dos demais encontros, foi organizada uma “Roda de Conversa” técnica e prática metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre expositores e o público. Essa “Roda de Conversa” foi ancorada pelo ator Odilon Wagner que trazia temas palpitantes e atuais e os líderes religiosos revezavam-se com suas opiniões baseados em sua vivências e experiências no trato com os seres humanos que cruzaram suas existências. Ao final dessa “Roda de Conversa” e antecedendo as palavras finais de Divaldo Franco, cada líder religioso proferiu uma prece que a todos emocionou. Nesse momento subiu ao palco o músico Júlio D’Zambê, professor de Arte e fundador do projeto cultural “Sansakroma” que efetuou a prece cantada no idioma Lingala (ngala) língua bantu, falada como idioma materno Congo (Kinshasa e Brazzaville). Na sequência foi efetuada a entrega do Troféu Você e a Paz às iniciativas, pessoas e empresas que promovem a paz, nas categorias: Personalidade que se Doa: · Filipe Sabará Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de SP. · Luís Eduardo Grangeiro Girão Senador da República pelo Estado do Ceará. · Iberê de Castro Dias, juiz e organizador do projeto “Adote um boa-noite”.
Instituição que Realiza: · Legião da Boa Vontade – LBV. · Associação de Amigos dos Autistas – AMA. · Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar – CIAM. · Grupo Espírita Esperança.
Empresa que Viabiliza: · SP Vale (Pelos trabalhos sociais do projeto HISTÓRIAS MARAVILHOSAS que consiste na distribuição de brinquedos e ovos de páscoa para crianças em creches e comunidades carentes, além de colaborar ativamente com a CASA DO CRISTO REDENTOR);
Para falar da Paz, Divaldo recorda-nos do genocídio da população da Armênia por parte da Turquia, massacre que resultou na morte de 1.500.000 armênios. Para melhor esclarecer como é possível obter-se PAZ de uma violência inominável, Divaldo se utiliza da narrativa de uma jovem armênia e cuja história foi retratada em o livro Perdão Radical de autoria de Brian Zahnd. Entre os anos de 1915 a 1917 ocorreu a guerra entre turcos e armênios. Como em toda a guerra a crueldade é soberana. A Armênia invadida pelos turcos viu seu povo ser dizimado em um genocídio. Não foi diferente para aquela família modesta. Os soldados turcos Invadiram a casa e de imediato mataram os pais de duas jovens. A mais moça, quase uma criança, foi estuprada até a morte, a outra, um pouco mais velha, foi transformada em escrava sexual do comandante daquela tropa. Após fugir dessa situação a jovem refugiou-se em outro país e estudou até se formar enfermeira. Muitos anos se passaram até que deu entrada no Hospital onde ela trabalhava o antigo comandante das tropas que havia destroçado suas esperanças. Cristã, aplicou-se a cuidar do quase moribundo até a sua recuperação total. Desejando agradecer à jovem que tanto havia se dedicado a lhe devolver a saúde, descobriu toda a verdade. E envergonhado de suas ações pretéritas ousou perguntar à jovem, qual a razão de tê-lo perdoado, quando o normal teria sido um comportamento oposto. A jovem olhou profundamente nos olhos do algoz de sua felicidade e lhe respondeu: — Teus crimes contra mim, minha família e meu povo foi por sermos cristãos. Perdoo-te porque Jesus nos ensinou: “Aquele que crê em mim, faz também as obras que faço”. (João 14:12) Após um breve silêncio, Divaldo formula uma questão ao público presente: — E você, perdoaria? Após um período de silêncio permitindo-nos refletir na questão retórica, Divaldo evoca as palavras de Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27) A paz que todos nós ansiamos não virá de fora para dentro, não será por intermédio da legislação, mas pela nossa transformação individual, afastando-nos da indiferença. Perdoar não significa estar de acordo com o erro. Todo crime merece repúdio. O criminoso, porém, merece compaixão. O perdão, antes teológico, adquiriu a condição de terapia, por nos devolver a harmonia pacificando nossos corações e sentimentos. A crise que se abate por toda a Humanidade é, na realidade, crise INDIVIDUAL que se propaga envolvendo toda a Sociedade, que centraliza seus objetivos existenciais no individualismo, consumismo e na busca do prazer, por confundi-lo com a felicidade. A Sociedade carece de objetivos existênciais profundos e transcendentais, preferindo permanecer na superfície das ilusões que passam e se esgotam em si mesmas, levando o ser à perda do objetivo existencial resultando no inconformismo, na depressão, na revolta e, por conseguinte produzindo a violência. Busquemos, com todas as forças do nosso ser, alcançar a plenitude através do BEM, nunca pela força, pelo AMOR e não pelo ódio. Divaldo encerrou a conferência sob aplausos da imensa plateia. Enquanto suas considerações repercutiam nas mentes iluminadas com suas palavras, os exemplos da jovem armênia e o Poema da Gratidão fincavam profundamente suas raízes nos corações. (Recebido em email de Jorge Moehlecke) |
Visita a locais que Chico Xavier atuou em Uberaba |
Uberaba: Livraria e Casa de Memórias; Grupo Espírita da Prece- reunião de sábado a tarde; Casa de Memórias- Donda e Eurípedes com Perri; Grupo Espírita da Prece- reunião de sábado a noite)
(Recebido em email de contato@grupochicoxavier.com.br) |
Programação do C.E. Zilda Gama São Paulo, SP |
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Para garantir que nossos comunicados
cheguem em sua caixa de entrada,
CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi
Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"
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Programação de palestras no GEBEM Guarulhos, SP |
(Informação copiada em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3020661537947161&set=pcb.2465503846999335&type=3&theater&ifg=1) |
Somos todos iguais – 5º. AJE Paudalho, PE |
O Acampamento de Juventudes Espíritas de Pernambuco (AJE-PE) é um evento realizado pela Federação Espírita Pernambucana com apoio da Comissão Estadual de Espiritismo. Ocorre em um final de semana do mês de setembro e normalmente é sediado no Acampamento Recanto do Sol em Paudalho-PE. Para o ano de 2020 já estão agendados os dias 5, 6 e 7 para sua realização. Para mais informações: www.ajepe.com.br
(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/somos-todos-iguais/) |
Vem aí o 5º. Congresso Espírita Nacional |
O 5º Congresso Espírita Nacional será promovido em 2020 pelo Conselho Federativo Nacional da FEB e acontecerá em cinco edições, sendo quatro Congressos Regionais e um Nacional. De 18 a 21 de abril será realizado o Congresso Espírita Regional Edição Nordeste, em Salvador (BA); de 1º a 3 de maio ocorrerá o Congresso da Edição Centro, em Belo Horizonte (MG); de 12 a 14 de junho será a vez do Congresso da Edição Norte, em Manaus (AM); nos dias 18 e 19 de julho haverá o Congresso da Edição Sul, em Campo Grande (MS). A culminância será em Brasília, nos dias 6 a 8 de novembro, com o Congresso Espírita Nacional. Para saber mais detalhes sobre os temas que serão desenvolvidos em cada edição, acesse o site do Congresso que será alimentado com mais informações a cada dia: febnet.org.br/congressobr
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Aproxima-se a data do Centenário do CEAC Bauru, SP |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [leopoldozanardi@gmail.com]) |
Jornal Mundo Maior. Acesse nos links |
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Confraternização dos jovens espíritas de MT |
“Somos todos iguais em estações diferentes – Aprendendo a conviver” é o tema da Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso (Conjemat) que ocorrerá nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020. A Conjemat será realizada em vários pontos do estado ao mesmo tempo. Para obter mais informações e saber como foi o encontro de 2019, acesse https://www.feemt.org.br/area_atuacao/infancia-e-juventude/
(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/confraternizacao-dos-jovens-espiritas-de-mt/) |
2º. Encontro de Evangelizadores da Região do ABC São Bernardo do Campo, SP |
(Informação recebida em email de Regina Bachega) |
Informativo Elo Fraterno Três Lagoas, MS |
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 581 TRÊS LAGOAS/MS – 18 A 25/NOVEMBRO/2019 RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE! envie eventos: decio.bressanin@gmail.com VEJA MUITO MAIS EM: https://infopanespirita.wordpress.com/
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11º. Bazar de Natal da Instituição “Nosso Lar” Araçatuba, SP |
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Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda Goiânia, GO |
Saudações, muita paz, luz e saúde!
Peço novamente a sua ajuda para colaborar e divulgar a nota abaixo.
Antecipo agradecimentos.
Fraternal abraço,
Sérgio Luís Haas 3281 0655
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
SOS Batuíra
O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de:
absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes e frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray
para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.
Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO
Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente 133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.
Informações: fone (62) 3281 0655, instagram: @oficialbatuira, site: www.batuira.org.br e twitter: @batuirago
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Ordem e Progresso |
O lema em nossa Bandeira Nacional é a divisa política do Positivismo. Ou seja, a forma abreviada da frase de autoria do francês Auguste Comte: O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim. É a expressão dos ideais republicanos de respeito aos seres humanos, salários dignos, educação e instrução para os cidadãos, melhoramentos para nosso país, em todos os aspectos. Oferecer a melhor escola para fomentar o progresso intelectual, que deve ser seguido pelo progresso moral. A expressão foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e a bandeira pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares. Ordem e Progresso é uma síntese da lei. Ambas as palavras indicam o cumprimento das leis estabelecidas nos relacionamentos e ocorrências sociais. Assim, as leis existem como demonstração do progresso da legislação humana, estabelecendo a ordem na vivência nacional. Mas, se desejarmos olhar além das leis humanas, que são mutáveis, e adentrarmos pelo campo das leis divinas, verificaremos como o lema nacional enfeixa todas elas. Se examinarmos as leis divinas de reprodução e de igualdade, constataremos a presença da Ordem que respeita a gestação e não provoca o aborto. A Ordem que permite o nascimento de um novo cidadão, para o Progresso de si mesmo e contribuindo para o progresso geral. A igualdade que atesta que todas as criaturas são iguais perante Deus, sem privilégios ou preferências está estabelecida na Ordem e no Progresso que preside aos relacionamentos. Ordem e Progresso estão presentes no devido uso da liberdade, que não é absoluta, mas relativa. Liberdade de ir e vir, de expressar suas opiniões, de viver sob as luzes do Cruzeiro do Sul, em harmonia e paz. Por outro lado, a lei de trabalho é a própria expressão da Ordem e do Progresso. Pelo trabalho, os cidadãos asseguram seu sustento, adquirem seus bens, sustentam seus filhos, contribuem para o progresso da nação. As relações interpessoais são reguladas pela lei de sociedade. O homem foi criado para viver em sociedade e, auxiliando-se mutuamente, conjugam ainda e sempre a lei do progresso. A própria lei de destruição, entendida como transformação, também se enquadra perfeitamente no lema, pois tudo se transforma no transcorrer dos dias, os seres orgânicos, a paisagem, os locais. A lei de conservação e as leis de amor, justiça e caridade, traduzem por si mesmas o pleno entendimento da Ordem e Progresso. E, claro, o dever moral de autoaprimoramento completa o quadro, ao lado da lei natural que estabelece o equilíbrio do Universo. Notável perceber isso! A inspiradíssima frase resume a lei. Se a observássemos não teríamos tantos equívocos sociais. As leis divinas são imutáveis, as humanas vão sofrendo alterações conforme o amadurecimento da mentalidade, mas são leis que devemos observar e respeitar. Ordem significa respeito, dignidade, solidariedade e as virtudes em geral, inclusive trabalho, que se desdobram fatalmente no Progresso para todos. Pensemos nisso. Redação do Momento
Espírita, com base no artigo Ordem
e Progresso,
(Texto copiado do site Feparana) |
Primeira bandeira da República exposta no Museu da República (Palácio do Catete) Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo |
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (19-01-1798 / 05-09-1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo, que trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo#/media/File:Auguste_Comte.jpg
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Brasil |
Castro Alves • psicografia de Francisco Cândido Xavier
Brasil,
o Mundo a escutar-te Contempla
a sombra da guerra, Brada
– gigante das gentes – Dos
sonhos de Tiradentes, Desde
o dia em que nasceste, Ao resguardar o Direito,
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VEJA VÍDEO COM CHICO XAVIER LENDO A MENSAGEM “BRASIL” ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=KdJb18SyQL8
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Bandeira do Brasil. |
Primeira Missa no Brasil. Pintura por Victor Meirelles. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
Busto de José Bonifácio de Andrada e Silva. Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838[1]) foi um naturalista, estadista e poetabrasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Em 11 de janeiro de 2018 foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil, por meio de Lei no 13.615/2018[2]. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Bonif%C3%A1cio_de_Andrada_e_Silva
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Proclamação da República. Óleo sobre tela por Benedito Calixto. Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
Estátua equestre em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca. Praça Marechal Deodoro. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo
Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul[nota 2], 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e uma das figuras centrais da Proclamação da República no país.[3]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca
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Francisco Cândido Xavier lendo a poesia "Brasil" ditada pelo espírito Castro Alves. |
Estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, vista desde o bairro de Botafogo. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
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