Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 02 de outubro de 2019 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Os últimos 5 emails enviados |
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01-10-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/01-10-2019.htm 30-09-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/30-09-2019.htm 28-09-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/28-09-2019.htm 27-09-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/27-09-2019.htm 26-09-2019 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/26-09-2019.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 6 - 1863 |
(Continua na próxima postagem)
(Texto copiado do site Febnet) |
Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon
Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon, (Paris, 17 de outubro de 1760 — Paris, 19 de maio de 1825), foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.[1] Possui algumas obras de inspiração religiosa. Nesse final de sua vida obteve uma vida tranquila economicamente, graças às pessoas que participavam no seu grupo. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon
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Charles Fourier Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier
Charles Fourier: François Marie Charles Fourier (Besançon, 7 de Abril de 1772 – Paris, 10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier
Fourierismo é uma teoria de organização social[vago] idealizada pelo filósofo e sociólogo Charles Fourier[1]. Influenciado pelas ideias de Rousseau, esse pensador acreditava que seria possível reorganizar a sociedade através da criação de falanstérios[2], comunidades cooperativas e autônomas[3]. Difere-se do socialismo marxista por considerar que a revolução se consolidaria com a boa vontade da burguesia e de forma pacífica[4]. |
Catedral de Saint-Jean. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.
A Catedral de Lyon, Catedral de Lião ou Primacial Saint-Jean-Baptiste-et-Saint-Etienne, também chamada, mais simplesmente, de Catedral de Saint-Jean (em francês: Primatiale Saint-Jean de Lyon ) é a sede episcopal da Arquidiocese de Lyon. Ela tem a classificação de uma catedral e de primacial: o arcebispo de Lyon a título de Primaz das Gálias; o titular, desde 2002, é o arcebispo Philippe Barbarin. Ela está localizada no quinto arrondissement de Lyon, no coração do bairro medieval e renascentista de Vieux Lyon, onde ela é um dos elementos marcantes. Na Idade Média, era parte de um complexo de igrejas e outros edifícios religiosos, o grupo catedral, que incluía as igrejas de Saint-Étienne e Sainte-Croix, destruídas na Revolução, bem como a atual escola de coro. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Lyon
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O Livro dos Médius, lançado por Allan Kardec em janeiro de 1861. |
Homenagem ao Codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec |
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Perante Allan Kardec |
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Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Irmãos Unidos. Lição nº 18. Página 95.
Disse o Cristo: “Há muitas moradas na casa do Pai”. Sem Allan Kardec não perceberíamos que o Mestre relaciona os mundos que enxameiam na imensidade cósmica, a valerem por escolas de experiência, nos objetivos da ascensão espiritual. Disse o Cristo: “Necessário é nascer de novo”. Sem Allan Kardec, não saberíamos que o Sublime Instrutor não se refere à mudança íntima da criatura, nos grandes momentos da curta existência física, e sim à lei da reencarnação. Disse o Cristo: “Se a tua mão te escandaliza corta-a; ser-te-á melhor entrar na vida aleijado que, tendo duas mãos, ires para o inferno”. Sem Allan Kardec, não concluiríamos que o Excelso Orientador se reporta às grandes resoluções da alma culpada, antes do renascimento no berço humano, com vistas à regeneração necessária, de modo a não tombar no sofrimento maior, em regiões inferiores ao planeta terrestre. Disse o Cristo: “Quem vier a mim e não deixar pai e mãe, filhos e irmãos, não pode ser meu discípulo”. Sem Allan Kardec, não reconheceríamos que o Divino Benfeitor não nos solicita a deserção dos compromissos para com os entes amados e sim nos convida a renunciar ao prazer de sermos entendidos e seguidos por eles, de imediato, sustentando, ainda, a obrigação de compreendê-los e servi-los por nossa vez. Disse o Cristo: “Perdoai não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes”. Sem Allan Kardec, não aprenderíamos que o Mestre não nos inclina à falsa superioridade daqueles que anelam o reino dos céus tão somente para si próprios, e sim nos faz sentir que o perdão é dever puro e simples, a fim de não cairmos indefinidamente nas grilhetas do mal. Disse o Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”. Sem Allan Kardec, desconheceríamos que o raciocínio não pode ser alienado em assuntos da fé e que a religião deve ser sentida e praticada, estudada e pesquisada, para que não venhamos a converter o Evangelho em museu de fanatismo e superstição. Cristo revela. Kardec descortina. Diante, assim, do três de outubro que nos recorda o natalício do Codificador, enderecemos a ele, onde estiver, o nosso preito de reconhecimento e de amor, porquanto todos encontramos em Allan Kardec o inolvidável paladino de nossa libertação.
(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
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Cristo e a mulher samaritana. Quadro de Léonard Lagard, séc. XIX. Igreja de São Boaventura, Lião, França. Foto Ismael Gobbo |
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Zaqueu. Jesus pede para que Zaqueu desça da árvore Sicômoro. Pintura por Niels Larsen Stevns. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Niels_Larsen_Stevns-_Zak%C3%A6us.jpg |
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O Livro dos Espíritos em edição de 1860. Lançado por Allan Kardec aos 18 de abril de 1857 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg |
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Allan Kardec - Codificador do Espíritismo. Nasceu em Lião, França, aos 3 de outubro de 1804 Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard_Rivail2.jpg
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Há 215 anos nascia Allan Kardec |
Antonio Cesar Perri de Carvalho (*) Em 3 de outubro de 1804, em Lyon nascia Hippolyte Léon Denizard Rivail. No transcorrer de sua existência veio a ser dedicado e prestigiado educador francês, e, a partir do lançamento de O livro dos espíritos (1857), conhecido com o pseudônimo de Allan Kardec e reconhecido como o Codificador do Espiritismo. No presente ano transcorreram 160 anos da publicação de seu livro O que é o espiritismo? ( Qu'Est-ce Que le Spiritisme em francês). Trata-se de uma breve introdução ao Espiritismo lançada em 1859. Este livro tem cerca de um quarto da extensão de O Livro dos Espíritos. É uma espécie de introdução ao estudo da Doutrina Espírita, como Kardec colocou como sub-título da obra; discorre sobre os pontos fundamentais do Espiritismo, em linguagem fácil e acessível a todas as inteligências. Interessante é que após 150 anos após desencarnação de Kardec, ocorrida em março de 1869, recentemente estão sendo valorizados documentos, periódicos e livros franceses, quase desconhecidos no Brasil, que trazem esclarecimentos sobre episódios que ficaram ocultados ou obscurecidos sobre a vida de Kardec e sua esposa, e sobre a divulgação de suas obras imediatamente após sua desencarnação. O filme “Kardec” lançado em maio de 2019 alcançou cerca de um milhão de espectadores nos cinemas brasileiros e agora se encontra disponível no “Netflix”. Durante a exibição do filme foi lançado o livro do Kardec. A história por trás filme, onde Wagner de Assis e Marcel Souto Maior fazem significativos depoimentos sobre o projeto e a execução do filme e apresentam suas visões sobre o Codificador. Wagner relata vários momentos da filmagem. O filme “Kardec” deve provocar nos espíritas o desafio de se estudar mais o Codificador! Em nosso país surge o início da divulgação de manuscritos e de documentos, o Projeto “Cartas de Kardec”, riquíssimo acervo que estava em poder da família de Silvino Canuto Abreu, finalmente doados à Fundação Espírita André Luiz, de São Paulo. Com disponibilização de documentos digitalizados em cartórios da França e de obras digitalizadas do acervo de várias bibliotecas, principalmente da Biblioteca Nacional da França, muitos episódios sobre a vida e obra de Allan Kardec estão vindo à tona. Todavia, em nosso meio se faz necessária a conscientização de que a maior homenagem ao Codificador será sempre o estudo, a divulgação e prática do Espiritismo de conformidade com suas Obras Básicas. Passado um século e meio da desencarnação de Allan Kardec, ao lado da expansão do Espiritismo, há muitas “novidades”, “modismos” e “personalismos”, o que torna muito necessário o estudo e a difusão das Obras Básicas. Daí a importante “Campanha Comece pelo Começo”, idealizada por Merhy Seba, patrocinada pela USE-SP em meados dos anos 1970 e aprovada pelo CFN da FEB em novembro de 2014. (*) Ex-presidente da USE-SP e da FEB. DE: http://grupochicoxavier.com.br/ha-215-anos-nascia-allan-kardec/
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Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
33º Encontro Fraternal com Divaldo Franco. Santo André, SP Mini seminário ”Qual o Sentido da Vida?” |
O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes da cidade de Santo André - SP realizou, em 29.09.2019, o 33º Encontro Fraternal com Divaldo Franco, encontro esse que se realiza anualmente desde 1986. O evento realizou-se nas múltiplas e espaçosas instalações da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, que se tornaram acanhadas para acomodar as mais de 3.600 pessoas que acorreram ao local para ouvir Divaldo Franco. Destacamos a presença do renomado médico psiquiatra e terapeuta, autor de vários livros e palestrante Dr. Roberto Shinyashiki. Divaldo abre o Seminário utilizando-se do mito grego de Os Doze (12) Trabalhos de Hércules imposto a ele pelo Rei Euristeus, com o propósito de submeter Hércules a um processo expiatório permitindo lhe redimir-se por ter matado – em um acesso de raiva e descontrole emocional – a própria esposa e os filhinhos. Entre esses trabalhos-expiatórios, Hércules deveria capturar viva a Corça de Cerineia um animal mitológico possuidora de chifres de ouro e pés de bronze, que corria com extraordinária rapidez sem jamais se cansar. Na verdade, a corça era a ninfa Taígete, que, para fugir a perseguição de Zeus foi transformada por Ártemis no magnífico animal, razão pela qual era consagrada a essa deusa que a protegia. Por um (1) ano inteiro Hércules perseguiu o belo e veloz animal por todas as partes vislumbrando suas belas formas de maneira fugidia para logo em seguida vê-la desaparecer na segurança e proteção dos densos bosques. Orientado pela deusa Atena, Hércules logrou dominar a sagrada corça segurando-a pelos chifres de ouro que simbolizavam a ILUMINAÇÃO, enquanto que os cascos de bronzes representava o Mundo Material. Simbolicamente para a Psicologia Analítica de Carl G. Jung - nos explica Divaldo - esse Trabalho de Hércules trás o significado profundo da substituição dos IMPULSOS (pulsões) ditados pelo Inconsciente (Sombra, pelos Arquétipos ou ainda pelos Complexos), por atributos mais nobres (Paciência, Sabedoria, Docilidade, etc.). Com esse introito Divaldo aborda a questão fundamental de nossas existências que é o desenvolvimento intelecto-moral, cujo melhor caminho – a exigir de nós um esforço Hercúleo – é o do AUTOCONHECIMENTO (Individuação, como dizia Jung). Viver com lucidez é buscar. Porém, nem sempre sabemos o que buscar. Para nos fazer entender melhor no que consiste essa busca, Divaldo faz uma anamnese da história da Sociedade Humana dos últimos cem (100) anos, iniciando pela Revolução Bolchevique de 1917, que assumiu o governo da Rússia após derrubar a monarquia e executar o czar Nicolau II e toda a sua família. Esse é o marco inicial da mudança da busca do SER pelo TER e a busca por nos afastar das Tradições. Um dos sentidos psicológicos da Vida – nos ensina Divaldo – é transformar a Tradição em Atualidade, pois essa (a Tradição) é a nossa raiz e, portanto, quando se arranca a raiz a planta – por ela sustentada - morre. Divaldo cita o pensamento do psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, sobrevivente dos campos de extermínios nazista, que afirmava “Uma vida que não tem um sentido psicológico, não alcançou a maturidade do ser humano”. Na mesma linha de pensamento, anos mais tarde, o pai da Psicanálise Analítica, Carl Gustav Jung considerava: “É necessário que cada um de nós tenha, na existência, uma meta, a fim de que essa existência dê-nos a maturidade psicológica”. A partir desses pensamentos, Divaldo delineia os dias graves da atualidade da sociedade humana a qual, concentra todos os esforços e energias quase que exclusivamente aos objetivos imediatistas em prejuízo daqueles transcendentais. O resultado dessa opção vem se refletindo nas estatísticas oficiais e a OMS espera já para o ano de 2025 que as mortes provocadas pelos efeitos da Depressão ultrapassarão os óbitos de câncer e cardiopatias, que hoje lideram as causas de morte. Os efeitos da Depressão levarão a um aumento estarrecedor dos suicídios, hoje já tão elevados. Seguindo na anamnese histórica, Divaldo aborda a Primeira Grande Guerra, ao final da qual os estrategistas afirmavam que nunca mais haveria outra Guerra. Transcorridos menos de trinta (30) anos explode a Segunda Guerra e as quase 100 milhões de mortes, culminando com a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e depois Nagasaki. Na década de 50 fomentada pela Guerra Fria as Coreias do Norte e do Sul destroem-se em busca do poder político-econômico. Na década de 60 batem-se pelas mesmas razões o Vietnã do Norte contra o do Sul. A belicosidade humana sempre se destacou entre nossos comportamentos. Ainda no Século XIX Allan Kardec – através da questão 742 de O Livro dos Espíritos – indaga: Que é o que impele o homem à guerra? Ao que os Espíritos Superiores responderam: “Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões. No estado de barbaria, os povos um só direito conhecem — o do mais forte”. Esses embates produziram de forma generalizada o pensamento de que a vida deveria ser usufruída em toda a sua plenitude, pois a qualquer momento viria a Guerra ou a Bomba e seria o fim de tudo, devorando vidas, convicções e valores morais tradicionais, fazendo desaparecer o sentido ético da vida. Como consequência da promiscuidade sexual surge a epidemia da AIDS que afeta mais de quarenta e dois (42) milhões de criaturas em todo o Mundo. Constata-se que a Sociedade perdeu a visão interior da vida e passamos – cegos aos reais valores da existência – a ver somente as aparências, deixando-nos fascinar pelo brilho das paixões, pelas ilusões e fantasias todas efêmeras. Tais aflições advêm da adoção de objetivos imediatistas em prejuízo das aspirações mais sublimes para a existência. Reforçando a necessidade de elegermos um objetivo existencial Divaldo cita o pensamento do psicólogo existencialista norte americano Rollo May, (1909 —1994) que afirma ter a sociedade elegida como parâmetros para a felicidade: Individualismo: Doutrina moral e social cujo conceito é o de valorizar a autonomia individual na busca da liberdade e satisfação das inclinações naturais. Sexualismo: Comportamento ligado à sociedade mercantilista e consumista, na qual o ato sexual é priorizado e banalizado, desvirtuando sua razão natural. Consumismo: Compulsão e modo de vida que leva o indivíduo a consumir de forma ilimitada bens, mercadorias e/ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade). Para exemplificar o conceito da importância dos valores morais obtidos junto dos pais Divaldo passa a narrar um episódio envolvendo o criminoso mais famoso da história: Alphonse Gabriel mais conhecido mundialmente como "Al" Capone (1899 - 1947). Esse gângster ítalo-americano liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas entre outras atividades ilegais, durante a Lei Seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930 do Século XX. Sua fama ficou patente num crime bárbaro pelo qual sete (7) pessoas foram cruelmente assassinadas e que passou à história como o Massacre do Dia de São Valentim ou Massacre do Dia dos Namorados, pois foi cometido no dia 14 de fevereiro de 1.929 data consagrada às comemorações do Dia dos Namorados nos EUA. Al Capone tinha um advogado – famoso por livrar o gângster com facilidade da cadeia - apelidado de “Easy Eddie” (1893 - 1939), um excelente profissional cuja maior habilidade estava em manobrar no cipoal de leis americanas para manter seu cliente - Al Capone - distante da prisão. Em retribuição o gângster mafioso, pagava regiamente seu advogado, fornecendo-lhe uma mansão que ocupava um quarteirão inteiro em Chicago. Indiferente às atrocidades praticadas por seu cliente, o advogado e sua família desfrutavam de uma situação econômica confortável, além de pertencerem aos quadros sociais mais destacados da sociedade local. “Easy Eddie” providenciava tudo quanto o dinheiro pudesse adquirir ao seu filho, inclusive as melhores escolas. Impossibilitado de dar bons exemplos, o advogado – paradoxalmente - sempre reiterava ao filho a importância dos bons valores morais, enfatizando as ações corretas e as incorretas. O advogado do mais cruel assassino buscava com seu empenho tornar o filho melhor do que ele fora. Seja por ter-se cansado de ver as atrocidades à sua volta, seja pela voz da consciência ou ainda como um legado de bom exemplo de conduta moral ao filho, “Easy Eddie” tomou uma decisão difícil na busca por corrigir as injustiças de que havia participado como advogado de Al Capone. Procurou as autoridades federais contando-lhes a verdade sobre seu cliente na tentativa de limpar seu nome enlameado, permitindo ao filho usar com orgulho o nome familiar. No dia do julgamento o advogado – mesmo ciente de que seria executado por esse gesto – testemunhou contra o ex-patrão, condenado a onze (11) anos na prisão federal de Alcatraz pelo crime de sonegação do Imposto de Renda. Passado algum tempo desde o testemunho no Tribunal, “Easy Eddie” foi morto a tiros enquanto dirigia pelas ruas de Chicago. Levado, anda com vida, ao Hospital local o advogado sabia que morreria, porém aos olhos dele, ele tinha dado ao filho o maior exemplo que poderia oferecer, mesmo diante do maior preço que poderia pagar: a própria vida. Divaldo faz uma breve pausa para em seguida referir-se novamente a Chicago de Al Capone que além do gângster, foi, também, a cidade que ofereceu aos EUA um dos seus maiores heróis durante a Segunda Grande Guerra Mundial: O tenente-comandante Edward Henry O'Hare (1914 - 1943) piloto da Marinha dos Estados Unidos, que em 20 de fevereiro de 1942 tornou-se o primeiro ás voador da Marinha que atacou - mesmo sozinho e tendo uma quantidade limitada de munição - nove (9) aviões bombardeios japoneses que se dirigiam para atacar o porta-aviões americano “USS Lexington”. Somente era considerado um “ás” o piloto que abatesse em uma única batalha mais do que cinco (5) aviões inimigos. Audaciosamente, sem se preocupar com sua própria segurança, ele abateu ou danificou muitos das aeronaves inimigas, sendo, por essa façanha, o primeiro piloto naval a ser laureado com a Medalha de Honra na Segunda Guerra Mundial. A imprensa rapidamente apelidou de “Butch O’Hare” (algo como “O’Hare o Exterminador”, em português). No ano seguinte “Butch O’Hare” morreu – aos vinte e nove (29) anos - em combate aéreo. A Chicago de Al Capone e dos crimes bárbaros do passado, não permitiu que a memória de “Butch O’Hare” o herói da Segunda Guerra desaparecesse, e hoje, o Aeroporto da cidade, um dos mais movimentados e importantes dos EUA e do Mundo, tem o nome de Edward Henry O'Hare em tributo à coragem deste grande homem. Após a exposição dessas duas (2) narrativas Divaldo conclui: Ambas as histórias têm algo em comum e não se deve ao fato de envolverem a cidade de Chicago. O ponto de atração entre elas é que “Butch O’Hare”, o herói da Guerra, era o filho de “Easy Eddie” o advogado de Al Capone cujo exemplo de sacrifício em favor do que era moralmente correto acabou por permear o comportamento e a índole do filho. Para reiterar o conceito moral Divaldo compartilha conosco a comovedora narrativa de Francisca, humilde moradora dos Alagados na cidade de Salvador, BA e frequentadora da Mansão do Caminho. Certa ocasião Divaldo fora chamado com urgência para atender Francisca que estava à beira da desencarnação. Lá chegando sentou-se ao lado de Francisca que reunindo suas últimas forças contou-lhe detalhes de sua vida pessoal. Narrou que era mãe solteira, pois que fora abandonada pelo venal companheiro ao tomar conhecimento da gravidez e expulsa do lar pelos pais. Essas injunções não tiveram o poder de diminuir o seu amor pelo filho, e para assisti-lo extenuava-se no trabalho de lavadeira e de vendedora de acarajé o que lhe permitiu custear todos os estudos e necessidades do filho que graças a toda a dedicação materna logrou ser aprovado no vestibular da Faculdade de Medicina, exigindo de Francisca a ampliação de seus esforços. Sua dedicação era tanta que logrou obter – junto a um médico e habitual freguês de seu acarajé – emprego para seu filho sem identificar, contudo, que era sua mãe. Chegara, finalmente, a data de formatura e Francisca preparara-se com esmero para aquela ocasião à qual tanto lutara e se sacrificara. Sentia que atingira o objetivo maior de sua vida. Antecipava no coração a alegria que proporcionaria ao filho ao lhe dar – na cerimônia de colação de grau – o anel de formatura. Horas antes de seguir para o local da cerimônia seu filho a procurara no barraco e pediu à mãe que não comparecesse ao evento. Aproveitaria a ocasião para marcar o casamento com a noiva – filha única do diretor e proprietário da Clínica onde ele trabalhava – que desconhecia a existência de Francisca, informação propositalmente omitida pelo filho à futura esposa. Francisca dissimulou o impacto emocional da ingratidão do filho e, entregando-lhe o estojo luxuoso com o anel de formatura, beijou-lhe a face dele se despedindo. Francisca - respirando com extrema dificuldade pela iminência da desencarnação - reuniu suas derradeiras forças e segurando as mãos de Divaldo fez-lhe o derradeiro pedido. Caso o filho viesse procurá-lo, Divaldo devia dizer-lhe que ela não tinha pelo filho nenhuma mágoa ou ressentimento pelo simples fato de amá-lo incondicionalmente. Feito o pedido, desencarnou. Semanas mais tarde - como previra Francisca – o filho buscara informações sobre a mãe e foi aconselhado a buscar Divaldo Franco que acompanhara as derradeiras palavras da mãe. Com o coração em frangalhos destroçado pela culpa, o filho recebeu a notícia que veio arrefecer lhe a angústia: A mãezinha não lhe guardava mágoa e naquele momento – nimbada de mirífica luz - apresentava-se à visão psíquica de Divaldo acariciando o seu menino a quem amava tanto. Em pranto copioso e sentido de catarse, o filho de Francisca pediu uma oportunidade para assistir aos irmãos desvalidos trabalhando na Mansão do Caminho como médico voluntário. Tornou-se – afirma Divaldo concluindo a narrativa de Francisca, a vendedora de acarajés que a todos emocionaram – modelo de dedicação e amor ao próximo atendendo a pobreza e os desvalidos do bairro onde a mãezinha vivera. Finalmente o médico rico e poderoso encontrara uma razão psicológica profunda para a vida. Prossegue Divaldo, afirmando que o Vazio Existencial Filosófico começa com Friedrich Nietzsche (1844-1900) filósofo prussiano autor entre outras obras de o livro Assim Falou Zaratustra base do Existencialismo escola de filósofos que contou com a participação de Soren Kierkegaard, Jean Paul Sartre. Desabrocha o Niilismo doutrina filosófica que indica um pessimismo e ceticismo extremos perante qualquer situação ou realidade possível. Consiste na negação de todos os princípios religiosos, políticos e sociais. O pessimismo parece descer sobre a humanidade como um velário de crepe afetando um número sem conta de criaturas humanas, fomentando o carrasco do Medo debilitando moralmente todos que são por ele envolvidos, fomentando a raiva, a ira o ressentimento. A esperança parece desvanecer dos corações humanos. Há 280 anos que o pensador inglês Thomas Heart anunciava "O ser humano perdeu o endereço de Deus". Parafraseando o pensador, Divaldo do alto de sua experiência e sabedoria amplia esse pensamento acrescentando que a criatura moderna – além do endereço de Deus - perdeu igualmente o endereço de Si mesmo, fato que o leva a viver exclusivamente para atender questões imediatas empurrando-o para o individualismo, o sexualismo e o consumismo esquecendo-se do AMOR. Jesus vem nos trazer sua mensagem para deixarmos os pântanos das emoções descontroladas atreladas às sensações impostas pelos instintos. Veio nos falar do AMOR quando nos estimula ao maior dos mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Não há, portanto, razão para nos deixarmos envolver pelo manto de pessimismo que os dias atuais vêm cercando a sociedade. Não devemos valorizar o mal que pulula à nossa volta e nem permitir que nos tirem a paz e a alegria de viver. Amar, então, é uma meta que devemos perseguir em nossa existência. Com o objetivo de ilustrar a solidariedade como caminho que nos leva ao amor, Divaldo nos narra a história do médico e escritor escocês Archibald Joseph Cronin (1896 —1981) conhecida como o Anjo da Noite. Vítima do cansaço e esgotamento físico uma jovem enfermeira termina por dormir no seu posto e em decorrência uma criança sob seus cuidados acaba morrendo. O médico expulsa-a do hospital e ameaça denunciá-la, o que acaba não fazendo. Anos mais tarde, agora, lendo o jornal londrino ele toma conhecimento de uma senhora conhecida pela abnegação e sacrifício que dedica aos órfãos da guerra de uma pequena cidade. Seu empenho é tão grande que ela jamais dormia cuidando das crianças traumatizadas e doentes. A veneranda enfermeira dedicava-se a resgatar vidas, por causa de uma criança que havia morrido sob seus cuidados, quando ela - vitimada pelo cansaço - dormira. A enfermeira redimia-se perante a sua própria consciência. Finda a leitura do artigo jornalístico, o escritor e médico lembrou-se do fato ocorrido no passado e pôde constatar que um gesto baseado na ira poderia ter aniquilado uma existência, dedicada ao bem, mas se o gesto for alicerçado no amor e no perdão pode salvar inúmeras vidas. Em que pese os dias tumultuosos da atualidade onde as aflições, ódios, intolerâncias, sofrimentos e violências, dias em que as pessoas – ao invés de se amarem umas às outras como preconizado por Jesus – elegem se armarem umas contra as outras – no âmbito material e emocional - urge aceitar e viver a proposta de Jesus, amando mais, tornando-nos, assim, mais gentis, tolerantes, pacíficos e mansos de conformidade com os ensinamentos registrados no Sermão da Montanha, permitindo a formação de uma humanidade mais justa e feliz. A psicosfera ambiente estava dominada de sentimentos superiores que a todos envolviam. Divaldo chama-nos a atenção para o amor incomensurável de Jesus pela humanidade que pagou-Lhe com a ingratidão – pela adulteração e distorção de Seus ensinamentos - o sublime sacrifício de nos trazer o caminho para a verdadeira felicidade. Divaldo chama-nos a atenção para o amor incomensurável de Jesus pela humanidade que pagou-Lhe com a ingratidão – pela adulteração e distorção de Seus ensinamentos - o sublime sacrifício de nos trazer o caminho para a verdadeira felicidade. No ambiente saturado de doces vibrações que permeava a todos os presentes a voz de Divaldo Franco foi se alterando suavemente e todos emocionados constatamos a voz de Dr. Bezerra de Menezes a se manifestar por intermédio da mediunidade psicofônica de Divaldo em uma mensagem que nos convida a ter coragem de não desanimar nunca, pois Jesus nos prometeu que nunca nos abandonaria e nos concitou a nos amarmos uns aos outros.
Texto: Djair de Souza Ribeiro
(Recebido em email de Jorge Moehlecke) |
AKDS completa 29 anosNova Iorque, EUA |
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AKDS Completa 29 Anos!
Allan Kardec Doctrinal Society of New York
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42ª. Jornada de Confraternização Espírita deAssis |
(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Seminário de Medicina e Espiritualidade naDinamarca |
(Com informações de Roseli Adorni) |
Palestras da semana no GEBEMGuarulhos, SP |
(Informações em |
Iniciadas as palestras e Feira do Livro com homenagem a vultos espíritas. São Paulo, SP |
No dia 30 de setembro teve início a XXI Semana do Livro Espírita promovida pelo Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. Neste primeiro dia foram expositores: Maria Selma, sobre Meimei; Antonio Cesar Perri de Carvalho, sobre Bittencourt Sampaio e Régis Lang, sobre Yvonne Pereira. O evento prossegue até dia 4 de outubro com palestras focalizando grandes nomes do Espiritismo: Bezerra de Menezes, Herculano Pires, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Hernani Guimarães Andrade, Tomaz Novelino, Heigorina Cunha, Inácio Ferreira, Anália Franco, Batuíra e Maria Dolores.
XXI Semana do Livro Espírita promovida pelo Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo -Palestrante Cesar Perri e o colaborador André na mostra de fotos dos vultos homenageados; - palestra do presidente Régis Lang - Feira do livro e fotos dos vultos homenageados.
(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Jornal Momento Espírita do CEAC-Bauru, SPOutubro-2019. Acesse no link. |
Clique aqui: https://ceac.org.br/ultima-edicao/
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XVIII Congresso Espírita ColombianoBucaramanga |
Fraternal Saludo. Nos permitimos remitir el 2do boletín del XVIII CONGRESO ESPÍRITA COLOMBIANO, en donde podrás revisar las diversas opciones que recomienda la comisión organizadora para tu mejor estancia a este gran evento. En el, te recomendamos algunos hoteles, plataformas y buscadores que podrás tener presente para tu mayor comodidad. Igualmente te presentamos a los invitados especiales. Las inscripciones ya están abiertas, y todo dispuesto para que disfrutes de los mejores días de crecimiento espiritual en la bella ciudad de Bucaramanga. Toma la decisión HOY mismo y aparta tu CUPO, ¡No esperes más¡
-- Comisión Organizadora XVIII Congreso Espírita Colombiano Bucaramanga - Colombia 17,18,19 y 20 de Julio de 2020
(Informação repassada por Elsa Rossi, Londres, Reino Unido) |
Programação de palestras com Manolo QuesadaOutubro/2019 |
(Com informações de Manolo Quesada) |
Jornada de palestras com Moacir Costa LimaVeja programação abaixo |
JORNADA DE PALESTRA – OUTUBRO 2019
MOACIR COSTA LIMA
DIA: 04– SEXTA HORA: 20:30 h G.A.F. JOANNA DE ÂNGELIS RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 80 JD. DO SOL - SANTO ANDRÉ - SP TEMA: AFINAL QUEM SOMOS
DIA: 05– SÁBADO HORA: 09:00 hs FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃ MARIA RUA SOLAR DOS PINHEIROS, 388 – VL. INDUSTRIAL - SP TEMA: CORTA A CORDA
DIA: 05– SÁBADO HORA: DAS 15:00 ÀS 18:00 hS GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS LIRIO BRANCO RUA JOAQUIM NABUCO, 525 SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP SEMINÁRIO: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
DIA: 06– DOMINGO HORA: 09:00 hs SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS 3 DE OUTUBRO RUA CLELIA, 669 - LAPA - SP SEMINÁRIO: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
DIA: 07– SEGUNDA HORA: 20:00 hs GRUPO ESPÍRITA DE TRABALHO MISAIL RUA MACEIÓ, 661 – BARCELONA – SÃO CAETANO DO SUL -SP TEMA: CIÊNCIA E ESPIRITISMO, A VISÃO DA FISICA QUANTICA
DIA: 08– TERÇA HORA: 20:00 h CASA ESPERANÇA RUA AV. HUMBERTO PRIETO PEREZ, 588 – GUARUJÁ- SP TEMA: QUANTICA E CONSCIÊNCIA O GRANDE ENCONTRO
DIA: 09– QUARTA FEIRA HORA: 20:00 h GELC – GRUPO ESPÍRITA LAZARA DA CONCEIÇÃO RUA FERREIRA DE ARAUJO, 840 SP TEMA: QUANTICA ESPIRITUALIDADE E SUCESSO
DIA: 10– QUINTA FEIRA HORA: 20:00 h BENÇÃO DE PAZ RUA LUTECIA, 679 SÃO PAULO TEMA: QUANTICA ESPIRITUALIDADE E SAÚDE
DIA: 12– SÁBADO HORA: 16:30 h CASA DO CAMINHO INSTITUIÇÃO ESPÍRITA CRISTÃ RUA COSTA DO SOL, 450 - SÃO CARLOS - SP TEMA: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
DIA: 13– DOMINGO HORA: 09:00 h C.E. VERDADE E LUZ RUA GENERAL ISIDORO, 453 – JÁU - SP TEMA: QUANTICA E CONSCIÊNCIA O GRANDE ENCONTRO
HAVERÁ VENDA DE LIVROS
(Informações recebidas de Ademir Mendes) |
Programação da USE Distrital TucuruviSão Paulo, SP |
(Informações em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2103039579802353&set=pcb.2103058063133838&type=3&theater) |
Informações do movimento espírita daSuiça |
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(Informações repassadas por Charles Kempf) |
Revista EspíritaOutubro/novembro-2019 |
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Sinfonia de Corais no Colégio Militar doRio de Janeiro, RJ |
(Informação recebida de Luiz Carlos Formiga) |
FEES. XVII Jornada de Estudo das Obras Básicas e Complementares. Aracaju, SE |
(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com]) |
Festival de Corais Rio de Janeiro, RJ |
(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [formigalcd@hotmail.com]) |
Informativo Elo Fraterno Três Lagoas, MS |
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 574 TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 8/OUTUBRO/2019 RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE! envie eventos: decio.bressanin@gmail.com VEJA MUITO MAIS EM: https://infopanespirita.wordpress.com/
=SÃO PAULO=
CAPITAL Aeroporto / Água Branca / Água Fria / Chácara Mafalda / Cidade Patriarca / Cidade Tiradentes / Frequesia do Ó / Ipiranga / Itaquera / Jabaquara/ Jaçanã/ JD Brasil / JD Camélia / JD Celeste / JD Colorado / JD Cumbica / JD Ester / JD Imperador / Lapa / Liberdade / Morumbi / Para Inglesa / PQ da Pedra / PQ Edu Chaves / PQ Vitória / Penha / Perdizes / Pinheiros / Pompéia / Rio Pequeno / Santana / Santo Amaro / São Miguel Paulista / Tatuapé / VL Aricanduva / VL Aurora / VL Carrão / VL Clementino / VL Constança / VL do Castelo / VL Ema / VL Granada / VL Gustavo / VL Mariana / VL Mazzei / VL Medeiros / VL Romana / VL Talarico https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/
SÃO PAULO INTERIOR Americana / Amparo / Araçatuba / Araraquara / Assis / Auriflama / Bauru / Birigui / Cafelândia / Cândido Mota https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/ Getulina / Guaiçara / Guaimbê / Guarantã / Guarulhos / Ibiúna / Itapevi / Itapira / Jales / Lins / Marília / Mineiros do Tietê / Mirandópolis https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/ Olímpia / Osasco / Pedreira / Penápolis / Peruíbe / Piracicaba / Porto Feliz / Ribeirão Pires / Rio Bonito / Rio Claro / Sabino / Santa Fé do Sul / Santo André / Santo Antonio da Posse / Santos https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/ São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Joaquim da Barra / São José do Rio Preto / São Manuel / São Vicente / São Sebastião / Serra Negra / Suzano / Taquaritinga / Taubaté / Três Fronteiras / Votuporanga https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/
=RIO DE JANEIRO= CAPITAL > Colégio / Meier https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/
INTERIOR > Araruama / Cabo Frio / Niterói / Nova Iguaçu / Petrópolis / Resende / São João do Meriti / Volta Redonda https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/
=BRASIL: REGIÃO SUDESTE= ESPÍRITO SANTO > Vitória
MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Guaxupé / Jacutinga / Juiz de Fora / Papagaios / Sacramento / Sete Lagoas / Tupaciguara / Uberaba / Vespasiano https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/
=BRASIL: REGIÃO SUL= PARANA > Cascavel / Londrina / Maringá
RIO GRANDE DO SUL > Portão
SANTA CATARINA > Arroio do Silva / Balneário Camboriu / Blumenau / Florianópolis https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/
=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE= DISTRITO FEDERAL > Brasília / Samambaia / Santa Maria
GOIÁS > Novo Gama / Pedregal / Valparaiso de Goiás
MATO GROSSO DO SUL > Bela Vista / Jardim / Três Lagoas
https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/
=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=
ALAGOAS > Arapiraca
BAHIA > Salvador
PERNAMBUCO > Garanhuns / Olinda
SERGIPE > Aracaju https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/
CEARÁ > Fortaleza
PARAÍBA > Cajazeiras / João Pessoa
RIO GRANDE DO NORTE > Paramirim https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/
=BRASIL: REGIÃO NORTE=
PARÁ > Alenquer / Altamira / Aurora do Pará / Belém / Bragança / Castanhal / Rio Maria / Santarém / São Miguel do Guamã / Tucuruí https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/
=INTERNACIONAL=
ESTADOS UNIDOS > Miami / Smyrna
INGLATERRA > Maidennhead
MÉXICO > Ciudad do México
PORTUGAL > Castro Verde / Faro / Lisboa https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/
IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/ RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/ NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - igobi@uol.com.br
solicitar exclusão: decio.bressanin@gmail.com
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Pizzada Beneficente do Fraternidade Espírita Gina.São Paulo, SP |
(Vide informações emhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206424002274603&set=gm.486010722231897&type=3&theater) |
Pizza Beneficente em prol do C.E. Esperança e Caridade Araçatuba, SP |
(Com informações de Katia Calciolari) |
A veste dos Espíritos |
Inúmeros são os relatos daqueles que dizem ter visto anjos, santos. Ao longo da História, alguns desses videntes foram tidos como loucos ou alucinados. Durante a Idade Média, eram tidos por bruxos e fogueiras foram alimentadas com seus corpos, toda vez que insistiam em afirmar a veracidade das suas visões. Na França do século XV, uma menina de treze anos passou a ter visões. Chamava-se Joana e viria a se tornar a heroína da França. De uma França destroçada pela ausência de amor patriótico, que ela bem soube reacender nas almas. Joana d’Arc identificava especialmente três dos Espíritos que lhe apareciam como sendo Santa Catarina, Santa Margarida e São Miguel. Sabe-se que São Miguel nunca declarou a ela se chamar assim. É ela que o denomina dessa forma. Talvez por ele lhe aparecer trajado da forma que vira, na igreja de sua infância, onde ia orar diariamente, a imagem de pedra como sendo essa personalidade. Quanto à Santa Catarina e Santa Margarida, essas são designadas a Joana pelo próprio São Miguel. Durante os interrogatórios a que foi submetida em seu processo de condenação, ela afirmou: Vi São Miguel e os anjos com os olhos do meu corpo, tão perfeitamente como vos vejo. E, quando se afastavam de mim, eu chorava e bem quisera que me levassem consigo. Mas ela não somente vê e ouve maravilhosamente essas criaturas, como também as sente pelo tato e pelo olfato. Toquei em Santa Catarina, que me apareceu visivelmente. E, referindo-se às duas santas, continua: Abracei-as ambas. Rescendiam perfumes. É bom se saiba que rescendiam perfumes. Certa feita, quando lhe perguntaram se esses santos da Igreja lhe apareciam nus, de uma forma inteligente, ela contra-argumenta: Por que me indagais isso? Acreditais que Deus não teria com que vesti-los? Aqueles que têm visões se referem a indumentárias simples, desataviadas, como uma grande veste branca. Outros descrevem com detalhes roupas e adereços, próprios da época em que viveram os personagens que se lhes apresentam à visão. Deveria transcorrer o tempo e revelações da própria Espiritualidade nos serem feitas, para que pudéssemos entender um pouco mais a respeito desse mundo espiritual, de onde viemos e para onde retornaremos. Não existe o vácuo, o vazio em parte alguma. Tudo está cheio do hálito de Deus, fluido universal. E é desse fluido que, ao sabor da própria vontade, cada Espírito se serve para reproduzir as vestes que deseja, sobretudo, quando se mostra à visão mediúnica, a fim de ser identificado. Bem tinha razão a jovem heroína em afirmar que Deus tinha com que vestir os Espíritos. E, em palavras simples, nos ensinou que o mundo espiritual é de grande riqueza, superando em muito as tantas que conhecemos no planeta que habitamos. É um mundo de ação, beleza, perfumes. Um mundo que nos cerca e que convive conosco, os que transitamos pela carne, temporariamente. Um mundo povoado de seres que por nós velam e nos protegem. Redação do Momento
Espírita, com base nos caps. 4 e 11
(Copiado do site Feparana) |
A transfiguração de Jesus. Pintura de Alexandr Ivanov. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Transfiguration_of_Jesus#/media/File:Alexandr_Ivanov_015.jpg |
Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bastien-Lepage#/media/File:BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc.jpg |
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