Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 08 de julho de 2020 Compiladas por Ismael Gobbo |
|
Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
|
Atenção |
Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:
No Blog onde é postado diariamente: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/
Ou no Facebook: https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1
|
Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
07-07-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/07-07-2020.htm 06-07-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/06-07-2020.htm 04-07-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/04-07-2020.htm 03-07-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/03-07-2020.htm 02-07-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/02-07-2020.htm
|
Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 8 - 1865 |
|
Mesa girante. Ilustração para o artigo Tables tournantes do Dictionnaire infernal por Collin de Plancy. 1863. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Table_tournante_-_3.png |
Túmulo da família Delanne no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo. |
Gabriel Delanne Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/delanne
François-Marie Gabriel Delanne (Paris, França, 23 de Março de 1857 - 15 de Fevereiro de 1926) foi um engenheiro francês e um dos primeiros pesquisadores espíritas notórios.[1][2] Intelectual renomado, sua pesquisa sobre a mediunidade é notória no contexto do problema mente-corpo.[3] O seu pai, Alexandre Delanne, era espírita e amigo íntimo de Allan Kardec, e a sua mãe, médium, colaborou na Codificação.[4]Graduou-se em Engenharia.[4] Fundou a União Espírita Francesa, em 1882, e o jornal Le spiritisme, no mesmo ano. Ao lado do filósofo Léon Denis, foi um importante divulgador das ideias espíritas nessa época. Fez conferência por toda a Europa, inclusive na abertura do "I Congresso Espírita e Espiritualista", que ocorreu em 1890. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Delanne
|
Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo. |
Busto de Allan Kardec em seu dólmen no Cemitério Père Lachaise. Paris França. Foto Ismael Gobbo |
Túmulo concebido em forma de Dólmen druida do Codificador do Espiritismo Allan Kardec. Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Sobre o túmulo de Allan Kardec assim se expressa Jacques Barozzi autor do “Guide des Cimetières Parisiens” - “Guia dos Cemitérios Parisienses”
“Fundador da Doutrina Espírita e autor do Livro dos Espíritos. Sua sepultura é a mais visitada e a mais florida do Père Lachaise”.
"Fondateur de la doctrine du spiritisme et auteur du Livre des esprits. Sa tombe est la plus visitée et la plus fleurie du Père-Lachaise".
|
Museu Rodin e Igreja dos Inválidos, Paris, França. Foto Ismael Gobbo Em Paris surgiu a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec |
Na luz da justiça |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Justiça Divina. Lição nº 80. Página 185. Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de o Livro “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec. 1ª parte, Capítulo VII, § 21. Reunião pública de 08-12-1961.
A justiça humana, conquanto respeitável, frequentemente julga os fatos que considera puníveis pelos derradeiros lances de superfície, mas a Justiça Divina observa todas as ocorrências, desde os menores impulsos que lhes deram começo. Identificaste os culpados pelas tragédias, minuciosamente descritas na imprensa; no entanto, muitas vezes tudo ignoras acerca das inteligências que as urdiram na sombra. Viste pais e mães, aparentemente felizes e vigorosos, tombarem na desencarnação prematura, minados por sofrimentos indefiníveis, mas não enxergaste os filhos inconsequentes que lhes exauriram as forças. Anotaste os companheiros que desertaram da construção espiritual, censurando-lhes o esmorecimento e o recuo; todavia, não te apercebeste dos amigos levianos que lhes exterminaram a tenra sementeira de luz, no apontamento escarnecedor. Reprovaste os que se renderam à perturbação e à loucura, estranhando-lhes a suposta fraqueza; entretanto, não chegaste a conhecer os verdugos risonhos, do campo social e doméstico, que os ficharam no cadastro do manicômio. Acusaste os irmãos que caíram em desdita e falência, classificando-os na lista dos celerados; contudo, nem de leve assinalaste a presença daqueles que os sitiaram no beco da aflição sem remédio. Não queremos, com isso, consagrar o regime da irresponsabilidade. Todos respiramos, no Universo, ante a luz da Justiça. O autor de uma falta, naturalmente responderá por ela. Nos tribunais da imortalidade, cada espírito devedor resgata as suas próprias contas. No entanto, em todas as circunstâncias, saibamos semear o bem, esparzir o bem, sustentar o bem e cooperar para o bem, de vez que as nossas ações provocam nos outros ações semelhantes, e, se aquele que faz o mal é passível de pena, aquele que organiza o mal, conscientemente, sofrerá pena maior.
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
A claridade da luz. Foto Ismael Gobbo |
Cemitério. Foto Ismael Gobbo |
Pintura em sarcófago egípcio com cenas de psicostasia “Pesagem da Alma” * Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo * Foto anterior ao incêndio do museu ocorrido no dia 02 de setembro de 2018 que deve ter destruído estae outras tantas relíquias que o famoso museu abrigava.
Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat. De acordo com as crenças dos habitantes do Antigo Egipto, a morte física não era o fim da existência, existindo a possibilidade de uma vida no Além. Historicamente esta vida no Além esteve de início reservada ao rei, tendo a partir do Império Médio se alargado a toda a população. Contudo, para se poder aceder a esta vida era necessário ter levado uma vida de acordo com a Maet (ou Maat), conceito egípcio que traduz a ideia da ordem universal marcada pela justiça e pela harmonia. A pesagem do coração acontecia na sala das Duas Maet (também designada como sala Duas Verdades ou sala das Duas Justiças), onde existia uma grande balança colocada num pedestal em cujo topo se encontrava um babuíno. Na sala estavam presentes Osíris, sentado no trono, e quarenta e dois juízes. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicostasia |
Vídeo de palestra em Live na Congregação Espírita Maria Benta. São Paulo, SP |
Acesse aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?v=684760648921334&ref=watch_permalink
Tema:
REGRAS DA FELICIDADE. |
Informações do Site Espírita Irmãos W |
Olá
Caros amigos
Saudações Kardequianas
Estamos Trazendo-------------
Resultados da Pesquisa para os Espíritas 2020 - IVAN FRANZOLIM - ADDE
Sexta edição anual da pesquisa de amplitude nacional voltada para espíritas brasileiros.
Publicada em 06/04/2020 e encerrada em 31/06/2020. Elaborada com 53 questões, divididas em cinco sessões. Distribuída pelo formulário eletrônico do Google Forms, com ampla divulgação pelo WhatsApp e Facebook. A pesquisa objetiva ser útil às instituições espíritas, seus dirigentes, estudiosos e pesquisadores, para o entendimento da maneira do espírita pensar, se comportar e se relacionar com as organizações que os abrigam.
Pedimos que nossos amigos possam consultar o PDF (EM ANEXO) ou no site estes materiais valiosos. PARA ANALISE.
Resultados da Pesquisa para os Espíritas 2020
Acessar o link: Ideias e anotações http://franzolim.blogspot.com/
Pesquisa espírita - Entrevista com Ivan R Franzolim Palestra Espírita NO YOUTUBE Acessar a palestra: Link:
---------------------------------------------------------------
Para analisar algumas curiosidades ------ SOBRE A PESQUISA PARA OS ESPÍRITAS 2020
Tópicos:
IDADE MÉDIA DOS ESPÍRITAS DOS BRASILEIROS-----------------------------------
Somente 5,9% dos respondentes possuem idade até 30 anos e 58,5% estão acima de 51 anos. Ocorreram 17 respondentes entre 80 e 94 anos. Isso pode significar que a entrada de novos espíritas deve ocorrer menos entre os jovens.
O que chama atenção... Que a base da pirâmide.... DE 0 A 30 ANOS. Não cresce!!! E um dado super importante!!! Daqui a 30 anos?? O que vai acontecer com o Espiritismo???
A ESCOLARIDADE DOS ESPÍRITAS-----------------------------------
Se percebe a elitização do Movimento Espírita Brasileiros. Sabemos que é um pequeno universo das grandes desigualdades sociais existentes dentro do Brasil. Aonde estariam as ferramentas para levar o Espiritismo para o povo???
Espíritas com Curso Superior e acima somam 78,8%, confirmando os dados do IBGE que a religião espírita apresenta maior índice de escolaridade. Isso explicaria o gosto pela leitura, mas não explica as avaliações muito elevadas sobre a qualidade dos Cursos Espíritas que, comparativamente com o estudo universitário, é muito fraco em recursos pedagógicos e metodologia.
30 LIVROS MAIS CITADOS-----------------------------------
Pode se perceber e não desprezando o trabalho do grande médium mineiro um grande analfabetismo em relação ao conhecimento do pentateuco Kardequiano. A obra Violetas na Janela. Tem mais relevância do que O LIVRO DOS MÉDIUNS ??? rsss
Nos trinta livros mais citados temos 6 livros de Kardec (27,1%), 12 livros de Chico Xavier (31,2%). Romances são 4 (15,5%). Emmanuel são 5 (17,5%), André Luiz 6 (13,1%).
E A LUTA SEGUE
FIQUEM COM DEUS
WANDERLEI
|
Fatos e Personalidades Julho |
(Copiado do site Febnet) |
FEB Editora alcança a marca de 50 milhões de livros produzidos e divulgados |
Chegamos aos 50 milhões de livros produzidos e divulgados pela FEB Editora no Brasil e no exterior. Allan Kardec, Chico Xavier, Yvonne Pereira, Divaldo Franco são alguns dos destaques na construção desta história. São mais de 13 milhões de exemplares das obras básicas do Espiritismo, escritas por Allan Kardec. Já as de Chico Xavier ultrapassam os 22 milhões; a coleção de Yvonne Pereira soma mais de 1 milhão e meio, os livros de Divaldo Franco são quase 800 mil unidades. Léon Dennis com mais de 1 milhão de impressos, além dos livros infantis, que somam mais de 500 mil exemplares produzidos, e de muitos outros títulos de autores renomados levando a mensagem espírita para todos. Em paralelo ao trabalho desenvolvido no cenário nacional, a FEB Editora atua igualmente em países do exterior com a tradução de 117 títulos para os idiomas: albanês, alemão, espanhol, esperanto, estoniano, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, italiano, japonês, português, russo, tcheco e sueco. Em breve traremos ainda mais novidades em impressos e digitais, animações, ebooks. Seguimos firmes com o objetivo da divulgação do Espiritismo com conteúdo de qualidade para todas as idades. FEB Editora – Livro espírita para um novo mundo! Conheça os diversos títulos em www.febeditora.com.br
(Copiado do site Febnet) |
Vídeo de palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier “Jesus, sempre!” com Djalma Santos. Niterói, RJ |
Clicar aqui:
|
Família. Laços que se fortalecem |
Com informações de https://www.messenger.com/t/sergio.thiesen.3
|
Revista “Atração” 30ª. Edição |
Segue agora o rosto da Capa da Revista Atração:
Segue abaixo o link para aqueles que desejarem percorrer as páginas da Revista: https://www.yumpu.com/pt/document/view/63601558/30-edicao-revista-atracao Segue o rosto da Capa: Paz e luz! Emmanuel Correia
|
Núcleo Espírita “O Semeador” Encontro mensal de Harmonização Pessoal e Familiar |
(Com informações de Cláudio Palermo) |
Lançamento FEB Párias em redenção |
https://www.febeditora.com.br/prod,idproduto,6821280?spush=aWdvYmlAdW9sLmNvbS5icg==
Clique aqui para sair da lista de endereçamento
|
Revista Espírita |
||||
|
Kardec Rádio EUA |
||||||||||||||
|
Palestra por Vanessa Anseloni. 11/07/2020. Transmissão pela Kardec Radio e Web Rádio fraternidade. |
(Com informações de Elsa Rossi) |
Pernicioso sentimento |
Conta-se que um monge eremita viajava através das aldeias, ensinando o bem. Chegando a noite e estando nas montanhas, sentiu muito frio. Buscou um lugar para se abrigar. Um discípulo jovem ofereceu-lhe a própria caverna. Cedeu-lhe a cama pobre, onde uma pele de animal estava estendida. O monge aceitou e repousou. No dia seguinte, quando o sol estava radiante e ele deveria prosseguir a sua peregrinação, desejou agradecer ao jovem pela hospitalidade. Então, apontou o seu indicador para uma pequena pedra que estava próxima e ela se transformou em uma pepita de ouro. Sem palavras, o velho procurou fazer que o rapaz entendesse que aquela era a sua doação, um agradecimento a ele. Contudo, o rapaz se manteve triste. Então, o religioso pensou um pouco. Depois, num gesto inesperado, apontou uma enorme montanha e ela se transformou inteiramente em ouro. O mensageiro, num gesto significativo, fez o rapaz entender que ele estava lhe dando aquela montanha de ouro em gratidão. Porém, o jovem continuava triste. O velho não pôde se conter e perguntou: Meu filho, afinal, o que você quer de mim? Estou lhe dando uma montanha inteira de ouro. O rapaz apressado respondeu: Eu quero o vosso dedo. * * * A inveja é um sentimento destruidor e que nos impede de crescer. Invejamos a cultura de alguém, mas não nos dispomos a permanecer horas e horas estudando, pesquisando. Simplesmente invejamos. Invejamos a capacidade que alguns têm de falar em público com desenvoltura e graça. Contudo, não nos dispomos a exercitar a voz e a postura, na tentativa de sermos semelhantes a eles. Invejamos aqueles que produzem textos bem elaborados, que merecem destaque em publicações especializadas. No entanto, não nos dispomos ao estudo da gramática, muito menos a longas leituras que melhoram o vocabulário e ensinam construção de frases e imagens poéticas. Enfim, somos tão afoitos quanto o jovem da história que desejava o dedo do monge para dispor de todo o ouro do mundo, sem se dar conta de que era a mente que fazia as transformações. * * * Pensar é construir. Pensar é semear. Pensar é produzir. Vejamos bem o que semeamos, o que produzimos, nas construções de nossas vidas, com as nossas ondas mentais. No lugar da inveja, manifestemos a nossa vontade de lutar para crescer, com a certeza de que cada um de nós é inigualável. O que equivale a dizer que somos únicos e que ninguém poderá ser igual ao outro. Cada um tem seus tesouros íntimos a explorar, descobrir e mostrar ao mundo. Quando pensamos, projetamos o que somos. Pensemos melhor. Pensamento é vida. Redação do Momento
Espírita, com base no cap. 2 do livro
(Texto copiado do site Feparana) |
Inveja. Afresco de Giotto di Bondone. Imagem/fonte: |
Circe invejosa. Óleo sobre tela de John William Waterhouse. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Circe_Invidiosa_-_John_William_Waterhouse.jpg Imagem de Circe , uma figura da mitologia grega , que aparece em Homer 's Odyssey . Esta pintura mostra uma cena não do Odyssey, mas a partir de Ovídio 's Metamorfoses . Uma ciumenta Circe joga uma poção mágica no poço, onde sua rival apaixonada Scylla vai tomar banho. |
|
CEAC- Bauru, pede ajuda |
Recebido em email de Leopoldo Zanardi) |
Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC-Bauru, SP Julho/2020 |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi) |
Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br |