Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 22 de julho de 2020 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Os últimos 5 emails enviados |
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 8 - 1865 |
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Royal Hospital de Bicêtre, Paris: vista panorâmica com jardins. Gravura colorida por J. Rigaud depois de si mesmo. Coleções Iconográficas Palavras-chave: Royal Hospital of Bicêtre (Paris, França); Jacques Rigaud Foi hospital e prisão. Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Bic%C3%AAtre LEIA MAIS NO LINK
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Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. O “médico dos pobres”. Quadro em óleo sobre tela de Nair Camargo de São Paulo. Foto Ismael Gobbo |
Sobrado onde funcionou a clínica de Dr. Bezerra de Menezes, no Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo |
Galileu Galilei. Pintura de Justus Sustermans Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Justus_Sustermans_-_Portrait_of_Galileo_Galilei,_1636.jpg |
Dialogo de Galileo Galilei Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dialogue#/media/File:Galileos_Dialogue_Title_Page.pngB
Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei ; Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642[2]) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino. Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu boa parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de seu falecimento, integrantes do Grão-Ducado da Toscana. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
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Galileo perante o Santo Ofício, quadro do século XIX por Joseph-Nicolas Robert-Fleury Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Galileu_Galilei |
As luas de Júpiter, denominadas de Galileu. Galileu viu estas luas como um pequeno sistema copernicano dentro do sistema solar e as usou para defender o heliocentrismo Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Galileu_Galilei
“Meu prezado Kepler, desejo que possamos rir da estupidez notável do rebanho comum. O que você tem a dizer sobre os principais filósofos desta academia que estão cheios da teimosia de uma víbora e não querem olhar os planetas, a lua ou o telescópio, apesar de eu ter oferecido livre e deliberadamente a oportunidade mil vezes? Verdadeiramente, assim como a víbora fecha seus ouvidos, esses filósofos fecham os olhos à luz da verdade.”[9] Galileu Galilei https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Galileu_Galilei
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Julien Offray de La Mettrie. Gravação. Artista Achille Ouvré (1872-1951) d'après G.-F. Schmidt Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Julien_Offray_de_La_Mettrie.jpg
Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo, 25 de dezembro de 1709 - Potsdam, 11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofo francês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julien_Offray_de_La_Mettrie
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Livro L´Homme Machine de La Mettrie Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k10558389.image
La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram enganados por seu raciocínio sobre o homem a priori . Somente o método empírico lhe parece legítimo. A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). A Mettrie estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer idéia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza. La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia, graças ao título sugestivo deste livro. Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Homme_Machine
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Louis Pasteur. Retrato de estúdio de Louis Pasteur, restaurado (poeira removida, arranhões e o que parecia ser uma mancha de água). Antes de 1895. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur
Louis Pasteur (Dole, 27 de dezembro de 1822 – Marnes-la-Coquette, 28 de setembro de 1895) foi um cientista francês,[2] cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina antirrábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização, em homenagem ao seu sobrenome.[3] Pasteur é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch. Também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais.[4] O seu corpo está enterrado sob o Instituto Pasteur em Paris, numa tumba decorada por mosaicos em estilo bizantino que lembram os seus feitos.[5] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur
“Quanto mais eu estudo a natureza, mais eu fico maravilhado com as obras do Criador. A ciência me aproxima de Deus”. |
Louis Pasteur em seu laboratório. Óleo sobre tela por Albert Edelfelt Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Albert_Edelfelt_-_Louis_Pasteur_-_1885.jpg |
Francis Collins https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Collins
"A questão dos milagres está relacionada à forma como se acredita em Deus. Se uma pessoa crê e reconhece que Ele estabeleceu as leis da natureza e está pelo menos em parte fora dessa natureza, então é totalmente aceitável que esse Deus seja capaz de intervir no mundo natural. Isso pode aparecer como um milagre, que seria uma suspensão temporária ou um adiamento das leis que Deus criou. Eu não acredito que Deus faça isso com freqüência – nunca testemunhei algo que possa classificar como um milagre. Se Deus quis mandar uma mensagem para este mundo na figura de seu filho, por meio da Ressurreição e da Virgem Maria, e a isso chamam milagre, não vejo motivo para colocar esses dogmas como um desafio para a ciência. Quem é cristão acredita nesses dogmas – ou então não é cristão. Faz parte do jogo."[5] Francis Collins
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Collins
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Moradas do Universo |
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(Copiado do site Feparana) |
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Wernher Von Braun (1912- 1977), projetista chefe do primeiro foguete de grande porte movido a combustível líquido produzido em série, o Aggegat 4, e lider no desenvolvimento do foguete Saturno V, que levou os astronautas dos EUA à Lua. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wernher_von_Braun_crop.jpg |
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O primeiro Saturno V, AS-501, antes de lançamento doApollo 4 Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Ap4-s67-50531.jpg |
Mediunidade e Espiritismo |
MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO Pelo Espírito Efigênio S. Vítor. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Vozes do Grande Além. Lição nº 54. Página 223.
No remate das nossas tarefas da noite de 28 de Junho de 1956, nosso núcleo foi honrado com a visita do nosso amigo espiritual Efigênio S. Vítor, que controlou o médium e discorreu brilhantemente sobre Espiritismo e Mediunidade. Dr. Efigênio S. Vítor: Espírita militante e extremamente dedicado à Causa do Evangelho. Sócio fundador do Centro Espírita “Tiago Maior” e da Sociedade de Amparo à Pobreza de Belo Horizonte. Desencarnado em Belo Horizonte, em 1953.
Roguemos a bênção de Jesus em nosso favor... Assuntos existem, no âmbito de nossa construção doutrinária, que nunca serão comentados em excesso. Reportamo-nos aqui ao tema “Espiritismo e Mediunidade”, para alinhar algumas anotações que consideramos indispensáveis à segurança de nossas diretrizes. Mediunidade é atributo peculiar ao psiquismo de todas as criaturas. Espiritismo é um corpo de princípios morais, objetivando a libertarão da alma humana para a Vida Maior. Médium, em boa sinonímia, segundo cremos, quer dizer “meio”. Médium, em razão disso, dentro de nossas fileiras, significa intermediário, medianeiro, intérprete. Médiuns, por isso, existiram em todos os tempos. Na antiguidade remota, eram adivinhos e pitonisas que, freqüentemente, pagavam com a vida o conhecimento inabitual de que se faziam portadores. Na Idade Medieval, eram santos e santas, quando se afinavam à craveira religiosa da época, ou, então, feiticeiros e bruxas, recomendados à fogueira ou à forca, quando se não ajustavam aos preconceitos do tempo em que nasceram. Hoje, possuímo-los em todos os tons, em dilatadas expressões polimórficas. Médiuns psicógrafos, clarividentes, clariaudientes, curadores, poliglotas, psicofônicos, materializadores, intuitivos... Médiuns de efeitos físicos ou de efeitos intelectuais... No próprio Evangelho, em cujas raízes divinas o Espiritismo jaz naturalmente mergulhado, vamos encontrar um perfeito escalonamento de valores, definições e atividades mediúnicas. Vemos a mediunidade, absolutamente sublimada, em nossa Mãe Santíssima, quando registra a visitação das entidades angélicas. Reconhecemos a clariaudiência avançada em José da Galileia, quando recolhe dos mensageiros do Plano Superior comentários e noticias acerca da gloriosa missão de Jesus. Simão, Pedro era médium da sombra, quando se adaptava à influência perturbadora de que muitas vezes se sentiu objeto, e era médium da luz, quando partilhava a claridade divina em sua vida mental. O mesmo Simão Pedro, Tiago e João foram médiuns materializadores no Tabor, favorecendo a aparição tangível de grandes instrutores da mais elevada hierarquia. João, o grande evangelista, foi médium, na mais sublime acepção da palavra, quando anotou as visões do Apocalipse. Os companheiros do Senhor, no dia inolvidável do Pentecostes, foram médiuns de efeitos físicos, médiuns poliglotas e psicofônicos da mais nobre expressão. Saulo de Tarso foi notável médium de clarividência e clariaudiência, às portas de Damasco, ao ensejo de seu encontro pessoal com o Divino Mestre. Todavia, não será lícito esquecer que os possessos, os doentes mentais e os obsidiados de todos os matizes, que enxameavam a estrada do Cristo de Deus, quando de sua passagem direta entre os homens, eram também médiuns. Precisamos, assim, na atualidade, encarecer a diferença, a fim de que não venhamos a guardar injustificável assombro, diante de fenômenos que não condizem com o imperativo de nossa formação moral. Médiuns existem, tanto aí quanto aqui, nas esferas de serviço em que nos situamos. Médiuns permanecem em toda a parte, porque mediunidade é meio de manifestação do Espírito em seus diversos degraus de evolução. Por esse motivo, o grande problema dos trabalhadores mediúnicos é aquele da sustentação de boas companhias espirituais, em caráter permanente. Mal se descerram faculdades psíquicas ou percepções mentais um tanto mais avançadas em alguém, corre na direção desse alguém a malta dos desencarnados que não plantaram o bem e que, por isso, não podem recolher o bem, de imediato, nas leiras da vida. Mal surge um médium promissor e mil ameaças se lhe agigantam no caminho, porque o vampirismo vive atuante, qual gafanhoto faminto devorando a erva tenra. Eis por que um fulcro de fenômenos medianímicos é motivo para vasta meditação de nossa parte, competindo-nos a obrigação de prestar-lhe incessante socorro, pois, em verdade, são muito raras as criaturas encarnadas ou desencarnadas que logram manter contacto permanente com a orientação superior, de vez que, se é fácil acomodar-nos no convívio das Inteligências ambientadas nas zonas inferiores, é muito difícil acompanhar os servos da verdade e do amor que, em procurando a comunhão com o Cristo, se confiam, intrépidos e humildes, ao apostolado da Grande Renúncia. Imperioso, assim, e que vivamos alertas, sem exigir dos médiuns favores que não nos podem dar e sem conferir-lhes privilégios que não podem receber, garantindo-se, desse modo, a estabilidade e a pureza de nossa Doutrina, porquanto o Espiritismo é como o Sol, que resplende para todos, e a Mediunidade é a ferramenta que cada criatura pode manobrar no campo da vida, na edificação da própria felicidade. Quantas, porém, se utilizam de semelhante ferramenta para a aquisição de compromissos escusos com a delinqüência?!... Em razão disso, é indispensável compreender que Mediunidade é Mediunidade e Espiritismo é Espiritismo. Ajustemo-nos, desse modo, aos princípios salvadores de nossa fé! E, na posição de instrumentos do progresso e do bem, com mais ou menos expressão de serviço nas atividades mediúnicas, diretas ou indiretas, conscientes ou inconscientes, procuremos, antes de tudo, a nossa efetiva integração com o Mestre Divino, para que não nos falte ao roteiro a necessária luz.
(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Pítia, sacerdotisa de Delfos. Óleo sobre tela de John Collier. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Collier_-_Priestess_of_Delphi.jpg
A pítia (em grego: Πυθία, transl. Pythía) ou pitonisa (serpente) era a sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia, situado nas encostas do monte Parnaso. A pítia era amplamente renomada por suas profecias, inspiradas por Apolo, que lhe davam uma importância pouco comum para uma mulher no mundo dominado pelos homens da Grécia Antiga. O oráculo délfico foi fundado no século VIII a.C.,[1] e sua última resposta registrada ocorreu em 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio ordenou que os templos pagãos encerrassem suas operações. Até então o oráculo de Delfos era tido um dos mais prestigiosos e fiáveis oráculos do mundo grego. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%ADtia
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Licurgo consultando a Pítia. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix. Imagem/fonte: |
A transfiguração de Jesus. Pintura de Alexandr Ivanov. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Transfiguration_of_Jesus#/media/File:Alexandr_Ivanov_015.jpg |
Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades de Nazaré, Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo |
Mosaico representando o episódio bíblico do Pentecostes no teto da Catedral Basílica de São Luis. St. Louis, Missouri, EUA. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Pentecost_mosaic.jpg |
Quadro “São Pedro Penitente”. Óleo sobre tela por El Greco. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Penitent_Saint_Peter_by_El_Greco,_San_Diego_Museum_of_Art.JPG
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São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo. |
Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP, 04/2003 |
Chico Xavier, aos 90 anos, trabalhando como sempre. Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo |
Kardec Rádio EUA |
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Teatro online Maria. Quem foi a mãe de Jesus? |
REVELA FATOS HISTÓRICOS DE QUEM FOI A MÃE DE JESUS Baseado no livro homônimo, de Sholem Asch, o solo mostra, de forma dinâmica e envolvente, fatos que talvez o público não saiba sobre a mãe de Jesus, retratando Maria muito além do símbolo religioso O espetáculo, que conta com a atuação de Maritta Cury e é uma adaptação de Lurimar Vianna para o livro ‘Maria’, de Sholem Asch, traz as lembranças da mãe de Jesus em sua passagem terrena, relatando-nos, do ponto de vista de Maria, a cultura e os costumes da época, seu cotidiano com Jesus e toda a família. O enredo conta algumas desconhecidas experiências e dificuldades que Maria teve de enfrentar para cumprir a missão de ser mãe, educadora e parceira de Jesus, revelando sua força e empoderamento já há dois mil anos. No monólogo, a atriz contracena com quarenta personagens em off, em mais de cento e dez faixas de trilha sonora, entre vozes e sonoplastia, ora contando e ora vivenciando a história, sem um foco religioso, mas sim histórico e cultural que revela a força e o grande amor da mulher que marcou a humanidade. Envoltas pelas escrituras sagradas, as moças de Israel sonhavam em dar à luz ao Messias. 'Maria' narra, de maneira singela, dinâmica e surpreendente, a história de uma mulher simples e de grande amor maternal que supera a si própria, emergindo como redentora da humanidade. Maria vivencia suas lembranças desde a tenra idade na cidade de Nazaré, onde perpetuava a lei de Moisés, revelando a trajetória de uma Maria humana, doce, forte e, no entanto, frágil, visto que era mãe e, como mãe, tinha suas angústias, alegrias, medos e conflitos, entretanto, sempre sustentada por uma fé inabalável. Com passagens dos livros apócrifos da Bíblia, o enredo mostra parte da visão espiritualista dos fatos, além da cultura judaica da época. A peça conversa com católicos, espíritas, evangélicos, judeus, cristãos e, inclusive, ateus, pois baseia-se na história, em fatos, mostra de maneira ampla a trajetória de uma Maria humana, mãe e mulher. O público terá acesso a fatos que talvez não saiba sobre a mãe de Jesus que, no espetáculo, vivencia e conta suas lembranças com detalhes históricos do seu empoderamento diante da sociedade judaico-conservadora da época, mostrando-se uma mulher corajosa e progressista, muito além do símbolo religioso. O espetáculo leva ao público algumas particularidades da vida de Maria, entremeando a história com seus mais internos sentimentos, suas alegrias, anseios, força, amor de mãe e de humana. Uma mulher corajosa, que amou e sofreu, viu a morte de seu filho e, ainda assim, resistiu à prova sem perder a esperança. Deixando como exemplo a mensagem de Jesus através da força feminina. Sinopse –
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Lurimar Vianna – adaptação da obra ‘Maria’, de Sholem Asch Assistência de Direção: Renato Scarpin Vozes em off: Arnaldo Ajani, Betto Nasci, Carla Pagani, Carô Carvalho, Gerardo Franco, Heyttor Barsalini, João Jelezoglo, João Pedro Jelezoglo, Khamilah Jelezoglo, Miguel Bretas, Rafael Mafetoni, Renato Scarpin, Ricardo Ciciliano, Silvio Toledo e Valéria Marcon. Gênero: Monólogo – Drama Duração: 75 minutos Classificação: Livre Figurino: Arlete Castro e Nilton Araújo Cenário: Nilton Araújo Aderecista: Ronaldo Eghito Operador de som e luz: Vanderlei Conte Edição de áudio (trilha e vozes): Naluz Mídia Utilizamos uma versão de Ave Maria, em Aramaico, que não necessita de direitos autorais. As demais trilhas foram produzidas e editadas para o espetáculo. Fotografia: Manacá Fotografia (Débora Freitas e Wellington Santos) Filmagem: Amorim Júnior Aconselhamento: Washington Luiz Nogueira Fernandes Produção: Lurimar Vianna (Áquila Prisca) e Maritta Cury Apoio Promocional: Zook Comunicação/Assessoria de Imprensa: (11) 98912-9798 (Recebido em email de Magali Bischoff [magalibischoff@gmail.com]) |
Informa “Luz Espírita” Acesse no link |
Clicar aqui: http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html
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Evangelho Redivivo virtual |
A Federação Espírita Brasileira iniciará em 5 de agosto o estudo de o Evangelho Redivivo virtual. Organizado em nove livros, o curso visa à interpretação da mensagem cristã em seu sentido verdadeiro, extraindo-se o espírito da letra, de modo que Jesus possa ser conhecido, meditado, sentido e vivido. Inscrições a partir de 20 de julho, com escolha para os seguintes dias e horários, em turmas de 50 pessoas: – Quarta-feira: 15h às 16h30 Faça sua inscrição a partir das 12h desta segunda, dia 20 de julho: clique aqui! Informações: redivivo.vt.secretaria@febnet.org.br (Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/07/20/evangelho-redivivo-virtual/) |
Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro Acesse no link |
CLICAR AQUI: https://www.facebook.com/CEERJOFICIAL/
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Informação do Centro Espírita Allan Kardec Penápolis, SP |
Prezados Irmãos e Irmãs, estamos informando que, devido o Covid-19, estamos com todas as atividades agendadas suspensas, incluindo a do aniversário do Ceak em agosto próximo. Fraternalmente, Clésio Thomazin Presidente
(Recebido em email de Centro Espirita Allan Kardec de Penapolis - SP [ceakpenapolis@gmail.com]) |
O Evangelho Redivivo- Livro II: Estudo interpretativo de O Evangelho segundo Matheus |
Editado segundo livro da coleção de
estudo O Evangelho Redivivo, que traz o
estudo interpretativo de O Evangelho segundo Mateus e faz parte do programa O
Evangelho Redivivo, uma proposta de Estudo Sistematizado e sequencial dos 27
textos que compõem o Novo Testamento à luz dos ensinamentos da Doutrina
Espírita.
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Programa de atividades do GEFA- Grupo Espírita Francisco de Assis. Gunma-Ken, Japão |
Oi amigos
(Com informações de Adalberto Prado de Morais) |
Programação da União Espírita Sueca em seus 20 anos |
Prezado Sr. Ismael, Votos de Paz!
A União Espírita Sueca (Svenska Spiritistiska Förbudet) estará completando 20 Anos no próximo dia 22 de julho. Seguem em anexo os cartazes relativos a esta data assim como o cartaz do evento no dia 25 de julho.
Com votos de Paz e agradecimento, fraternalmente,
Eliane Dahre
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Programação da AME-Brasil Transmissão YouTube |
(Repassado por Elsa Rossi) |
Família: Oficina de almas, celeiro de bênçãos |
O Departamento de Família da AME-Brasil realizará o 3º Seminário com o título “Família: oficina de alma, celeiro de bênçãos” que tratará de vários aspectos da vida familiar. Ocorrerá virtualmente, por meio do Facebook e Youtube da AME-Brasil, entre os dias 16 e 22 de agosto. Para mais informações sobre a Semana da Família, acesse http://www.amebrasil.org.br/2018/?q=familiabrasilia ou conheça a programação aqui!
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/07/16/familia-oficina-de-almas-celeiro-de-bencaos/) |
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Matar o tempo |
Em sua Epístola aos Romanos, Paulo de Tarso discorre sobre a importância do tempo. Segundo ele aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. Ou seja, quem desvaloriza o dia que vive mostra ingratidão para com Deus. A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo. Existem os que efetivamente abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza de todos os benefícios lhes é devida por Deus. Sentem-se na posição de credores do Universo. Contudo, fariam bem em interrogar suas consciências quanto ao motivo de semelhante presunção. A Criação universal constitui um patrimônio comum, outorgado por Deus aos Seus filhos. Consequentemente, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida. Ocorre que essas possibilidades constituem um investimento da Divindade no bem-estar coletivo. Quem as recebe fica na condição de depositário. Necessita utilizá-las a benefício próprio e alheio. Ao reencarnar na Terra, o homem é investido na condição de usufrutuário de variados tesouros. Mediante seu uso sóbrio e útil, deve providenciar seu aperfeiçoamento espiritual. Sendo a vida eterna, o homem sempre disporá de algum tempo. Mas o que representa o tempo se ele estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde e sem trabalho? São raros os que valorizam o dia, em suas infinitas possibilidades. Os que trabalham com seriedade, perdoam, tecem conversações sadias, cuidam de ser agentes da paz e do progresso. Em toda parte se multiplicam as fileiras dos que procuram aniquilar o dia. A velha expressão popular matar o tempo evidencia o descaso com que esse tesouro é tratado. Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. São horas gastas em passatempos inúteis. Jogos viciantes, conversações nocivas, leituras que não edificam... No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação constitui um bem de valor infinito. Mediante o agir humano as Leis Divinas se revelam e executam no mundo. Quem logra se tornar instrumento delas cresce em paz e harmonia. Os interesses imediatistas do mundo clamam que Tempo é dinheiro. Entretanto, os homens, vida após vida, têm de recomeçar obras inacabadas. Eles fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência. Em quase todos os setores da evolução terrestre, o abuso das oportunidades complica os caminhos da vida. Entretanto, desde muitos séculos, o Apóstolo afirma que o tempo deve ser do Senhor. Redação do Momento
Espírita, com base no cap. 1, do livro
(Texto copiado do site Feparana) |
Temperança portando uma Ampulheta. Afresco de Ambrogio Lorenzetti Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ambrogio_Lorenzetti_002-detail-Temperance.jpg |
Um enrola na roca o que o outro gira (Ambos espalham fofocas) por Pieter Bruegel, o Velho. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Gossip |
Ilustração de 1894 da ganugue da cadeia realizando trabalho manual |
Detalhe do mural do Trabalho em luneta da série Família e Educação, de Charles Sprague Pearce. Biblioteca do Congresso dos EUA. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Labor-Pearce-Highsmith-detail-1.jpeg |
“Dolce Far Niente”. Prazer de não fazer nada. Óleo sobre tela por John William Waterhouse Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_William_Waterhouse_-_Dolce_Far_Niente_(1880).jpg |
Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg |
Fala de Jesus Cristo com seus Discípulos em aquarela de James Tissot. Imagem/fonte: |
Palavras de Chico Xavier 2 |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi) |
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