Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 07 de novembro de 2020 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Os últimos 5 emails enviados |
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06-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/06-11-2020.htm 05-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/05-11-2020.htm 04-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/04-11-2020.htm 03-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/03-11-2020.htm 02-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/02-11-2020.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 9 - 1866 |
(Continua na próxima postagem)
(Copiado do site Febnet) |
Claude-Adrien Helvétius ( kloʊd adriˈɑ̃ ɛlveɪˈsyüs ), na verdade na forma não latinizada Claude-Adrien Schweitzer (nascido em 26 de fevereiro ou 26 de janeiro de 1715 em Paris ; † 26 de dezembro de 1771 em Paris [1] ou em sua propriedade rural Château de Voré [2] ) foi um francês filósofo de sensualism e materialismo da iluminação . Ele era o marido da Salonnière Anne-Catherine de Ligniville Helvétius . Leia mais: https://de.wikipedia.org/wiki/Claude_Adrien_Helv%C3%A9tius
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Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo |
O rio Sena e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo. |
A mulher ante o Cristo |
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Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 52. Página 131. Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Questão nº 817. Reunião pública de 03/08/1959.
Toda vez nos disponhamos a considerar a mulher em plano inferior, lembremo-nos dela, ao tempo de Jesus. Há vinte séculos, com exceção das patrícias do Império, quase todas as companheiras do povo, na maioria das circunstâncias, sofriam extrema abjeção, convertidas em alimárias de carga, quando não fossem vendidas em hasta pública. Tocadas, porém, pelo verbo renovador do Divino Mestre, ninguém respondeu com tanta lealdade e veemência aos apelos celestiais. Entre as que haviam descido aos vales da perturbação e da sombra, encontramos em Madalena o mais alto testemunho de soerguimento moral, das trevas para a luz; e entre as que se mantinham no monte do equilíbrio doméstico, surpreendemos em Joana de Cusa o mais nobre expoente de concurso e fidelidade. Atraídas pelo amor puro, conduziam à presença do Senhor os aflitos e os mutilados, os doentes e as crianças. E, embora não lhe integrassem o circulo apostólico, foram elas - representadas nas filhas anônimas de Jerusalém - as únicas demonstrações de solidariedade espontânea que o visitaram, desassombradamente, sob a cruz do martírio, quando os próprios discípulos debandavam. Mais tarde, junto aos continuadores da Boa-Nova, sustentaram-se no mesmo nível de elevação e de entendimento. Dorcas, a costureira jopense, depois de amparada por Simão Pedro, fez-se mais ativa colaboradora da assistência aos infortunados. Febe é a mensageira da epístola de Paulo de Tarso aos romanos. Lídia, em Filipos, é a primeira mulher com suficiente coragem para transformar a própria casa em santuário do Evangelho nascituro. Lóide e Eunice, parentas de Timóteo, eram padrões morais da fé viva. Entretanto, ainda que semelhantes heroínas não tivessem de fato existido, não podemos olvidar que, um dia, buscando alguém no mundo para exercer a necessária tutela sobre a vida preciosa do Embaixador Divino, o Supremo Poder do Universo não hesitou em recorrer à abnegada mulher, escondida num lar apagado e simples... Humilde, ocultava a experiência dos sábios; frágil como o lírio, trazia consigo a resistência do diamante; pobre entre os pobres, carreava na própria virtude os tesouros incorruptíveis do coração, e, desvalida entre os homens, era grande e prestigiosa perante Deus. Eis o motivo pelo qual, sempre que o raciocínio nos induza a ponderar quanto à glória do Cristo - recordando, na Terra, a grandeza de nossas próprias mães -, nós nos inclinaremos, reconhecidos e reverentes, ante a luz imarcescível da Estrela de Nazaré.
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG) |
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Adoração dos Magos. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Adoration_of_the_Magi_(Rubens,_Lyon) |
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“Ecce homo”. Pilatos apresenta Jesus à multidão. Óleo sobre tela por Antonio Ciseri. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eccehomo1.jpg
Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:
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Maria Madalena. Óleo sobre tela de Girolamo Savoldo. Imagem/fonte:
Na manhã de domingo após a crucificação, Maria Madalena visitou o túmulo de Jesus, mas o encontrou vazio. A história é recontada no Novo Testamento (João 20), e Maria Madalena é aqui identificada pelo pote de ungüento com o qual ela ungiu o corpo de Cristo e pelo vislumbre de seu tradicional vestido vermelho sob um manto cinza prateado. Ela foi a primeira pessoa a ver Cristo após a Ressurreição. Diversas outras versões dessa composição de Savoldo são conhecidas. A paisagem de fundo parece representar Veneza e sua lagoa. |
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Maria Madalena aos pés de Jesus. Guache sobregrafite em papel tecido cinza de James Tissot. Imagem/fonte: |
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São Pedro ressuscitando Tabita dos mortos. Pintura de Johann Peter von Langer (1756-1824) Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Peter_von_Langer
Dorcas ou Tabita Dorcas ou Tabitha é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jope e era conhecida pela dedicação extremada em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.[1] Segundo relatado em Atos dos Apóstolos (Atos 9:36-42), ela morreu e foi ressuscitada por Simão Pedro,[1] estando portanto listada entre os Setenta Discípulos. Etimologicamente, a palavra dorcas provém do grego e significa «gazela».[1]
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Porta de Jope ou Porta de Jafa na Muralha de Jerusalém. Vista interna na Cidade Velha. Foto: Ismael Gobbo |
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Porta de Jope ou Porta de Jafa na Muralha de Jerusalém. Vista externa fora da Cidade Velha. Foto: Ismael Gobbo
Jafa[1][2] ou (em hebraico: יָפוֹ, Yafo; em árabe: يَافَا, Yāfā; também Japho ou Joppa) é uma antiga cidade portuária de Israel, tida como uma das mais antigas do mundo.[3] A partir de 1950, Jafa foi incorporada a Telavive, formando uma única municipalidade e, por esta razão, a cidade israelense leva o nome oficial de Telavive-Jafa. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jafa
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Vista de ruas de Jerusalém fora das muralhas da Cidade Velha. Israel. Foto Ismael Gobbo |
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Saída de Jerusalém na direção de Tel Aviv (E), onde se situava a antiga Jafa ou Jope. Foto Ismael Gobbo |
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Estrada Jerusalém - Tel Aviv. A antiga Jafa ou Jope se situava em território da atual Tel Aviv. Foto Ismael Gobbo |
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Praia no Mar Mediterrâneo em Tel Aviv, Israel. Nesse território se situava a antiga Jafa ou Jope. Foto Ismael Gobbo |
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Mar Mediterrâneo em Tel Aviv. Na região se situava a antiga Jafa ou Jope. Foto Ismael Gobbo |
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Pregação de São Paulo. Óleo sobre tela de Joseph-Benoit Suvée Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Predication_of_Saint_Paul_LACMA_M.2000.179.24.jpg |
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Cristo na casa de Marta e Maria. Óleo sobre carvalho. Jan Brueghel, o Jovem e Peter Paul Rubens. Imagem/fonte: |
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Timóteo e sua avó Loide. Óleo no painel de Rembrandt Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim%C3%B3teo_de_%C3%89feso
Timóteo de Éfeso Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus"[1] ou "honrado por Deus"[2]) foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, que era seu mentor, durante as suas viagens missionárias. Ele é considerado como sendo o destinatário das Epístolas a Timóteo. Ele está listado como um dos Setenta Discípulos. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim%C3%B3teo_de_%C3%89feso
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Pregação de São Paulo em Éfeso. Óleo sobre tela por Eustache Le Sueur. Imagem/fonte: |
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Biblioteca de Celso. Éfeso, Turquia. Foto Ismael Gobbo |
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Uma rua calçada em mármore na antiga Éfeso. Turquia. Foto Ismael Gobbo |
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Plantação de pessegos em Éfeso, Turquia. Foto Ismael Gobbo |
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Turistas visitando o local difundido como da Casa da Virgem Maria. Efésus, Turquia. Foto Angel Salvador (Mérida, Espanha). |
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Madona amamentando. Óleo no painel de Luis de Morales. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Luis_de_Morales_001.jpg |
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O Cristo na cruz. Pintura de Anthony van Dyck. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lille_PdBA_van_Dick_christ_croix.jpg |
Publicação do Correio Fraterno São Bernardo do Campo, SP |
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Olá! Bom dia! Tudo bem com você? Espero que sim!
Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), houve uma alta de 38% nas vendas de bebidas nas distribuidoras e 27% nas lojas de conveniência desde a decretação da pandemia. “Isso se reflete no aumento de busca por ajuda, conforme apontam as organizações de mútua-ajuda como Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) e também das reuniões de recuperação, em novo modelo (online), que cresceram em número e quantidade de participantes no Brasil”, afirma Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo, especialista em dependência química. Ele também explica alguns mitos e verdades sobre esse tema, tão importante – e mais ainda atualmente – e que tem levado tanta gente ao engano e desespero: www.bit.ly/AlcoolMitosVerdades Espero que você goste. A prevenção se faz com informação. Até a próxima!
Izabel Vitusso Editora Correio Fraterno |
A batida na porta e a abertura em vibrações |
Na tarde do dia 05 de novembro, houve mais uma reunião de vibrações virtual de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. A reunião foi coordenada por Glória Martins Miranda e os comentários evangélicos realizados por Alcina Ribas. Esta dirigente da reunião focalizou o tema de versículo incluído em “O evangelho segundo o espiritismo” (Capítulo XXV - Buscai e achareis): “Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á” (Mateus, 7:7). As vibrações foram conduzidas por Maristela Harada e no início e no final houve música ao piano por Margarida Helena Garabedian.
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Ceará entrevista sobre Emmanuel e surge a questão de alterações de versículos |
A Federação Espírita do Estado do Ceará, no programa "Espiritismo em pauta" (https://www.facebook.com/federacaoespiritadoceara/videos/2426061821032247), promoveu palestra e entrevista virtual com Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB. O foco foi seu livro recém editado "Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier" (O Clarim, 2020) e, ao final, o jornalista Nonato Albuquerque, indagou sobre as adulterações detectadas em obras de Emmanuel, obtendo esclarecimentos do expositor sobre a pertinência das epígrafes originais selecionadas por Emmanuel. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=YmKWR20dayU
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Palestra programada pelo CEAC – Birigui, SP YouTube. Acesse no link |
Clique aqui: https://www.youtube.com/channel/UCBM5T9E1U4qIhieOj76Yg2Q
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Site da Federação Espírita do Paraná Curitiba |
Acesse aqui:
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Site da Federação Espírita do Estado da Bahia Salvador |
Acesse aqui:
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Boletim da FEB- Federação Espírita Brasileira 1ª. quinzena de Novembro |
Acesse aqui:
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Programação da AME – OSASCO |
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(Fonte: Facebook) |
Revista Atração. 34ª. Edição Acesse no link |
Clique aqui: https://www.yumpu.com/pt/document/view/64724776/34-edicao-revista-atracao
(Com informações de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com]) |
Programação do Núcleo Espírita O Semeador |
Segue o convite para sua
participação no Encontro Mensal de Harmonização Pessoal e Familiar, no
próximo domingo, dia 08 de novembro de 2020.
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Claudio Palermo Fundação Espírita André Luiz Locutor / Produtor TV Mundo Maior - Rádio Boa Nova Telefone: +55 (11) 2457-7000 / Ramal 4384 Acesse: www.tvmundomaior.com.br
(Informações recebidas de Claudio Palermo) |
Live. USE/SP História do Espiritismo |
(Recebido em email de Marco Milani) |
Feira do Livro Espírita. Casa dos Espíritas Lins, SP |
(Recebido em email de Reinaldo Trombini Junior [inibmort@gmail.com]) |
1º. Congresso Virtual da AME- Internacional |
Com o tema “Espiritualidade em todas as fases da pandemia”, o 1º Congresso Virtual da International Spiritist Medical Association ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro. Contará com a participação de Elaine Drysdale, Rupert Sheldrake, Vicente Pessoa, AndresaThomazoni, Fabio Villarraga, Decio Indoli Jr. e Marco Aurelio. Terá legenda dos vídeos em português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano e a inscrição pode ser feita no site do Congresso: https://sma-international.org/congress2020/
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/10/25/1o-congresso-virtual-da-ame-internacional/) |
Publicações da Casa Editora O Clarim Matão, SP |
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Como se vestem os Espíritos |
Em seu julgamento, Joana D'Arc respondeu perguntas capciosas. Tudo para que se pudesse afirmar que ela tinha pacto com as sombras. Que não fora enviada por Deus para a grave missão que cumpriu: devolver a França aos franceses. Poder-se-ia imaginar que a adolescente fosse subjugada pela astúcia de um tribunal que objetivava condená-la. Também ridicularizar o seu papel como heroína de um povo. Quando o bispo Pierre Cauchon lhe perguntou se os Espíritos lhe apareciam nus, de imediato, respondeu: Acreditai que Deus, nosso Pai, não tenha com que vesti-los? Ao longo das eras, a arte sacra representou os anjos com vestes longas, brancas, leves, esvoaçantes. Tudo que nos desse a ideia de sua pureza. Os elevados a condição de santos, por sua vez, mesmo aqueles como Pedro, o Apóstolo, que era um pescador, são apresentados com ricas vestes, em que se misturam cores vibrantes, veludo, púrpura, sedas. Jesus, o Mestre de Nazaré, que afirmou que as cobras tinham seus covis, os pássaros tinham seus ninhos, enquanto Ele, o Filho do Homem, não tinha uma pedra para repousar a cabeça, não ficou livre dessa concepção. As pinturas, as estátuas que objetivam apresentá-lO aos homens, O mostram com vestes luxuosas, ricos mantos. Para assinalar a grandeza desses Espíritos, em alguns foram acrescentadas joias e coroas. Por detrás de todas essas concepções, existe uma verdade. O mundo espiritual é muito rico de recursos e os Espíritos, quando se apresentam aos olhos humanos, o fazem com trajes específicos. Yvonne do Amaral Pereira, cuja vidência mediúnica lhe permitia ver os Espíritos, afirma que eles podem vestir-se, servindo-se dos ricos elementos esparsos pelo Universo, aos quais acionam voluntária ou insensivelmente, valendo-se das forças do pensamento e da própria vontade! Assim, o músico polonês Frédéric Chopin, ao lhe aparecer, se apresentava muito bem trajado, à moda da sua época, reinado francês de Luís Filipe. Lázaro Zamenhof, o criador do Esperanto, lhe aparecia com seu terno do século XX, circundado de um halo como que formado de ondas concêntricas, que assinalam o seu elevado trabalho intelectual. A entidade que se denomina Charles, martirizado por amor ao Evangelho, no século XVI, na França, durante a célebre matança de São Bartolomeu, se deixa ver em trajes de iniciado hindu. Ou em trajes de príncipe indiano, visto que no século XVII foi soberano na Índia. Os integrantes da falange de iniciados hindus ela os percebia em seu uniforme característico, as gemas do anel e do turbante inclusive, envoltos em neblinas lucilantes, com reflexos azuis. Quanto temos a descobrir da Espiritualidade, um mundo pleno de bênçãos, de recursos acionados pela vontade dos Espíritos. Os homens, mesmo ignorantes, como que deduzimos tudo isso. Por isso representamos os santos, os anjos, as entidades mais sublimes tão bem vestidas. Razão tinha a donzela de Orléans em cientificar àqueles homens do século XV que infinitos são os recursos de Deus. Quanto ainda nos cabe aprender a respeito desse imenso universo de formas, de ondas, de fluidos. Redação do Momento
Espírita, com informações
(Copiado do site Feparana) |
Cristo ascendendo ao Céu. Óleo sobre tela de John Singleton Copley Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jesus_ascending_to_heaven.jpg |
Quadro: Aparição da Virgem a São Bernardo. Óleo no painel de Pietro Perugino. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Virgin_appearing_to_St._Bernard
A pintura mostra São Bernardo de Clairvaux , mergulhado nos estudos, sendo interrompido por uma visão totalmente corpórea da Virgem Maria , que lhe aparece à luz do dia. Quatro santos os rodeiam. Há uma simetria perfeita e aparentemente sem esforço na composição, mas não há nada estático ou artificial nela de forma alguma. [3] As posições da Virgem e do prie-dieu de São Bernardo estão ligeiramente desequilibradas, mas não o suficiente para arruinar a harmonia serena da imagem. [1] Os rostos das várias figuras contribuem para essa beleza tranquila, sem mostrar muito individualismo ou realismo. [3]Da mesma forma, as cores são brilhantes e radiantes, sem serem chamativas. [1] Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Virgin_appearing_to_St._Bernard |
A Ceia em Emaús. Óleo sobre tela de Caravaggio. Imagem/fonte:
E chegaram à
aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
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Retrato de Frédéric Chopin. Aquarela e tinta na placa de Bristol por Maria Wodzińska Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Chopin%2C_by_Wodzinska.JPG |
Retrato de Ludwik Zamenhof. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ludwik_Zamenhof_Pirou.jpg
Ludwik Lejzer Zamenhof (em polonês/polaco: Ludwik Łazarz Zamenhof; em Esperanto, Ludoviko Lazaro Zamenhof (raramente Zamenhofo); em português, Luís Lázaro Zamenhof) (Białystok, 15 de dezembro de 1859 — Varsóvia, 14 de abril de 1917) foi um oftalmologista polonês-judeu. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwik_Lejzer_Zamenhof
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Catarina de Médicis olhando para os protestantes massacrados após o massacre de São Bartolomeu. Óleo sobre tela por Édouard Debat-Ponsan. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Debat-Ponsan-matin-Louvre.jpg |
Cristo aparece a Maria Madalena. Óleo sobre tela de Rembrandt. Imagem/fonte: |
Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bastien-Lepage#/media/File:BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc.jpg |
Joana D’Arc. Óleo sobre madeira por Dante Gabriel Rossetti. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dante_Gabriel_Rossetti_-_Joan_of_Arc_(1882).jpg |
Estátua equestre dourada de Joana D’Arc, na Praça das Pirâmides, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo |
Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
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