Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, terça-feira, 24 novembro de 2020 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Os últimos 5 emails enviados |
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23-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/23-11-2020.htm 21-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/21-11-2020.htm 20-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/20-11-2020.htm 19-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/19-11-2020.htm 18-11-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/18-11-2020.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 9 - 1866 |
(Copiado do site Febnet)
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Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons. Tipos Parisienses. Mangin, o vendedor de lápis. Copiado de: Le Monde Illustré de 23-01-1864. BNF GALLICA. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62259034/f12.item
Mangin, foi objeto da matéria da Revista Espírita, de Allan Kardec, de março de 1867.
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Página do Le Monde Illustré de 23-01-1864. BNF GALLICA. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62259034/f14.item.zoom Texto: Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons. Tipos Parisienses. Mangin, o vendedor de lápis.
Mangin, foi objeto da matéria da Revista Espírita, de Allan Kardec, de março de 1867.
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Página do Le Monde Illustré de 23-01-1864. BNF GALLICA. Conclusão na primeira coluna do texto: Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons. Tipos Parisienses. Mangin, o vendedor de lápis Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62259034/f15.item.zoom
Mangin, foi objeto da matéria da Revista Espírita, de Allan Kardec, de março de 1867.
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Bureau d´Omnibus de la Cie. Generale. Place de la Bourse. 1865. Charles Marville, Escritório de onibus da Companhia Geral. Praça da Bolsa. 1865. Foto de Charles Marville. Copiado de:
Na matéria do Le Monde Illustré, de 23-01-1864, intitulada Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons, a Praça da Bolsa era um dos locais frequentados por Mangin, o vendedor de lápis. O tema foi tratado por Allan Kardec na Revista Espírita de março de 1867.
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Imagem do Chateau D´eau. Paris, França. 1831. Gravação do artista: Pugin, Augustus, 1762-1832 Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ch%C3%A2teau_d%27eau,_1831.jpg
O Château d'eau foi inaugurado em 1811 entre o boulevard Saint-Martin e a rue de Bondy. Medindo 13 metros de diâmetro e 5 metros de altura, o Château d'eau era uma fonte com oito leões que expeliam água para a bacia principal. O rápido desenvolvimento da Place du Château d'eau resultou em uma eventual reconstrução da fonte em 1874. Em 1883, no entanto, o Château d'eau foi novamente removido permanentemente para dar lugar à estátua da République.
Na matéria do Le Monde Illustré, de 23-01-1864, intitulada Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons, o Chateau D´eau, era um dos locais frequentados por Mangin, o vendedor de lápis. O tema foi tratado por Allan Kardec na Revista Espírita de março de 1867.
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Praça da Bastilha. 1800. Paris, França. Imagem copiada de https://fr.wikipedia.org/wiki/Place_de_la_Bastille A Place de la Bastille foi redesenhada com um elefante no centro, um projeto inicial.
Na matéria do Le Monde Illustré, de 23-01-1864, intitulada Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons, a Praça da Bastilha, era um dos locais frequentados por Mangin, o vendedor de lápis. O tema foi tratado por Allan Kardec na Revista Espírita de março de 1867.
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Leia: Crônicas do passado https://chroniquesintemporelles.blogspot.com/2015/09/mangin-le-marchand-de-crayon.html
Na matéria “Crônicas do Passado” é tratado o tema “Mangin, o comerciante de lápis” Allan Kardec na Revista Espírita de março de 1867 publicou texto sobre Mangin conforme acima copiado.
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O charlatão. Óleo sobre tela de Pietro Longhi Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bemberg_Fondation_Toulouse_-_Le_Charlatan_-_Pietro_Longhi_-_Inv_1029.jpg |
Os italianos charlatães. Pintura de Karel Dujardin Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Karel_Dujardin_-_Les_Charlatans_italiens.jpg |
O rio Sena e a Pont Neuf vistos do Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo |
Fenômeno Magnético |
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Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 59. Página 157. Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Reunião pública de 28/08/1959. Questão nº 427.
Quem admite hoje o fenômeno magnético, por novidade, se esquece naturalmente de que, no Egito dos Ramsés, velho papiro trazido aos nossos dias já preceituava quanto ao magnetismo curativo: - “Pousa a tua mão sobre o doente e acalma a dor, afirmando que a dor desaparece”. Séculos transcorreram, até que ele adquirisse extensa popularidade com as demonstrações de Mesmer e atravessasse, tímido, o pórtico da experimentação científica com personalidades marcantes, quais James Braid e Durand de Grosa, Charcot e Liébeault. E, nos tempos últimos, ei-lo em foco, desde os mais avançados gabinetes das ciências psicológicas até os espetáculos públicos nos quais a hipnose é conduzida, indiscriminadamente, para fins diversos. Entretanto, importa considerar que é justamente em Nosso Senhor Jesus Cristo que ele atinge o seu ponto mais alto na Humanidade. Todavia, não se vale dele o Senhor para alardear os poderes que lhe exornam o Espírito. Não lhe mobiliza os recursos para impressionar sem proveito. Não lhe requisita os valores para discussões estéreis. Não lhe concentra as possibilidades para a defesa de si próprio. Jesus é o amor divino alongando os braços à angústia humana. Estende a mão e cegos vêem, e paralíticos se levantam, e feridentos se alimpam e obsidiados se recuperam. Fita Madalena em casa de Simão e dá-lhe forças para que se liberte das entidades sombrias que a subjugam; contempla Zaqueu no sicômoro e modifica-lhe as noções da riqueza material; fixa Judas no cenáculo e o companheiro infeliz foge apressado, incapaz de suportar-lhe a presença, e endereça a Pedro um simples olhar das grades da prisão e o amigo que o negara pranteia amargamente. Ainda assim, não se detém nos casos particulares. Junto ao povo, tempera cada manifestação com autoridade e doçura, humildade e comando, respeito e compreensão. De ninguém indaga a prática religiosa, para fazer o bem. No ensinamento, utiliza parábolas para não ferir fosse a quem fosse. A todos oferece o apaziguamento da alma, antes da cura física. Não procura os poderosos da Terra para qualquer entendimento, e, sim, busca de preferência os que passam curvados sob o jugo das aflições. Não se faz precedido de arautos e batedores. Não demanda lugares especiais para a exibição dos fenômenos que lhe vertem das faculdades sublimes. E, para imprimir o Magnetismo Divino da Boa-Nova na mente popular, traça no monte as Bem-Aventuranças da Vida Eterna, proclamando veemente: “Felizes os humildes de espírito, porque a eles toca o reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os afáveis, porque possuirão a Terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Felizes os misericordiosos, porque obterão misericórdia. Felizes os que trazem consigo o coração puro, porque sentirão a presença de Deus. Felizes os pacíficos e os pacificadores, porque serão chamados filhos do Altíssimo. Felizes os que forem perseguidos sem causa, porque o reino dos Céus lhes pertence”. Se te afeiçoas, assim, ao fenômeno magnético, seja qual for o filão de tuas atividades, poderás estudá-lo e incrementá-lo, estendê-lo e defini-lo, mas, para que dele faças motivo de santidade e honra, somente em Jesus Cristo encontrarás o luminoso e indiscutível padrão.
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG) |
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Estela funerária da Senhora Taperet em madeira retocada e pintada. Proveniência incerta, provavelmente da região das dinastias 22 a 25 de Tebas, 850- 690 a.C. Museu do Louvre, Paris, França. Foto: Ismael Gobbo
Aqui, a falecida, Lady Taperet, está diante do Ra-Horakhty com cabeça de falcão, simbolizando o sol em seu zênite. O deus está atirando raios de flores nela. |
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Tina de Mesmer. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6942132w.r
A Tina de Mesmer é um cilindro de carvalho , com tampa, esta com buracos dos quais hastes metálicas são expostas para entrar em contato com os doentes[1]. Na parte inferior da Tina havia uma camada de vidro sinterizado e limalha de ferro , como base havia um alinhamento de garrafas cheias e simetricamente alojada, algumas apontando em direção ao centro, outros para a periferia, além de uma Garrafa de Leiden[2]. Os objetos eram utilizados apenas como condutores da ação do magnetizador. (Wikipedia)
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Acesse em : https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Anton_Mesmer
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O Magnetismo. Desenho por Sergente e gravação por Toyug. Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8410427c.item
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O magnetismo animal. Banheira de tratamento. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_magnetism#/media/File:Traitement_baquet.jpg
Baquet . Vista interior: cena da sala de estágios com muitas pessoas sentadas e em pé ao redor de uma grande mesa; um homem em uma muleta tem uma faixa de ferro enrolada em torno de seu tornozelo; outros no grupo estão segurando bandas de forma semelhante; Para a esquerda, um homem hipnotizou uma mulher. (1780). (Wikipedia)
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James Braid. Fotografia do retrato de James Braid . Antes de 1860, artista desconhecido. De um retrato gravado na posse da Escola Médica de Manchester. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/James_Braid_(surgeon)
James Braid (19 de junho de 1795 - 25 de março de 1860) foi um cirurgião escocês e " cientista cavalheiro ". Ele foi um inovador significativo no tratamento de pé torto e um importante e influente pioneiro do hipnotismo e da hipnoterapia . Ele é considerado por muitos como o primeiro verdadeiro "hipnoterapeuta" e o "Pai do Hipnotismo Moderno". [1] Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/James_Braid_(surgeon)
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O quadro " Uma aula clínica na Salpêtrière " de Pierre Aristide André Brouillet . Esta pintura mostra Charcot demonstrando hipnose em uma paciente " histérica " de Salpêtrière , "Blanche" ( Marie "Blanche" Wittmann ), que é apoiada pelo Dr. Joseph Babiński (atrás) . Observe a semelhança com a ilustração do opistótono (tétano) na parede posterior. [28] Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Martin_Charcot |
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O Doutor Liébeault Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ambroise-Auguste_Li%C3%A9beault
Ambroise-Auguste Liébeault (1823-1904) foi um médico francês e é considerado o pai da hipnoterapia moderna . Ambroise-Auguste Liébeault nasceu em Favières, uma pequena cidade na região de Lorraine , na França, em 16 de setembro de 1823. Ele completou seu diploma de médico na Universidade de Estrasburgo em 1850, aos 26 anos. Ele estabeleceu um consultório médico na aldeia de Pont-Saint-Vincent, perto da cidade de Nancy . Ele fez muitos avanços no campo da hipnose e da hipnoterapia, como a co-fundação da Escola de Hipnose de Nancy. A Escola Nancy - também conhecida como "Escola de Sugestão", em contraste com a " Escola de Histeria ", também conhecida como "Escola de Paris", centrada no Hospital Salpetriere - foi orientada para uma abordagem da hipnose centrada na sugestão em contraste com a abordagem centrada na histeria usada anteriormente, promovida no Hospital Salpetriere. Em contraste com a "Escola de Paris", a crença principal e fundamental da "Escola de Nancy" era que a hipnose era um fenômeno normal e não uma consequência de uma patologia análoga à histeria. Liébeault publicou vários livros sobre suas teorias, técnicas e resultados no trabalho com a hipnose. Em 18 de fevereiro de 1904, ele morreu em Nancy, deixando um forte legado e influência no campo ainda em desenvolvimento da hipnose e da hipnoterapia. Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Ambroise-Auguste_Li%C3%A9beault |
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Jesus cura o cego. Óleo sobre tela de Gerardus Duyckinck Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Healing_the_Blindman_MET_DP331198.jpg |
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A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena |
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Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot Imagem/fonte: |
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Árvore Sicômoro. Jericó, Palestina. Foto Ismael Gobbo |
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Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por Carl Bloch Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg |
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São Paulo curando um aleijado em Listra. Óleo sobre tela por Karel Dujardin. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DUJARDIN_Karel_St_Paul_Healing_the_Cripple_at_Lystra.jpg |
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O médium José Raul Teixeira (E) ministrando seminário sobre “Passe”. Araçatuba, SP. 06/1992. Foto fornecida por Maria Luzia de Almeida Rosa. |
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Passe magnético espírita após a palestra pública, no Solar Eunice Weaver. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo. |
Site da USE/SP Acesse no link |
Clique aqui:
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Site da Federação Espírita do Paraná Acesse no link |
Clique aqui:
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Site do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ |
Acesse: https://www.ceerj.org.br/portal/
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Programação do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal |
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) vai realizar uma conferência, com Moysés Lopes (músico), subordinada ao tema "Ficar na Culpa?", na 6ª feira, 27 de Novembro de 2020, pelas 21h00. Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). As entradas são livres e gratuitas. Fonte: Centro de Cultura Espírita _ _
António Luís
(Informação recebida em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com]) |
“Dama da Caridade” homenageia Amélie Boudet |
Na tarde do dia 21 de novembro, a Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes promoveu palestra sobre Amélie Boudet, a esposa de Kardec, desenvolvida por Célia Maria Rey de Carvalho (SP). Dia 22 de novembro é o dia de nascimento de Amélie. Ao final, ocorreram perguntas de internautas. A coordenação foi feita por Renata Cunha Melo. Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=jPEC4DvPl0A
(Recebido em email Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Informações do Site Espírita – Irmãos W |
Amigos
Saudações Kardequianas
1) Primeiramente:
Estamos trazendo uma atualização da Biografia de Flávio Rey de Carvalho e um artigo com aspectos acadêmicos e doutrinários, Flávio Rey de Carvalho esclarece sobre a história e alguns objetivos das traduções bíblicas e a opção adotada por Emmanuel em obras psicografadas por Chico Xavier.
ARTIGO FLAVIO REY DE CARVALHO - PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO EVANGELHO SEGUNDO EMMANUEL (EM ANEXO)
Allan Kardec, comentando a resposta dada à pergunta 625 do “O Livro dos Espíritos” “Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo? R: JESUS, escreveu: “Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra”
SINOPSE:
Considera-se que com essa estratégia, o autor espiritual (Emmanuel) intentaria redirecionar o foco do leitor para bem longe do campo das “perquirições teológicas”, que, ao longo tempo, teriam transformado “[...] os ensinos do Senhor em relíquia morta dos altares de pedra [...]
RESUMO
Este estudo procura fornecer elementos para se compreender melhor a perspectiva de Emmanuel sobre o estudo do evangelho. A última década foi marcada pelo aumento de interesse, no meio espírita, pelo estudo do Novo Testamente à luz das obras desse autor espiritual. No entanto, sem se ancorar nos pressupostos adotados autor, há a possibilidade de surgir “mal entendidos” no processo de interpretação de suas ideias. Com o objetivo de contornar esses inconvenientes, objetivou-se expor alguns dos posicionamentos emitidos por esse autor, em algumas de suas obras, que insinuam a sua preferência por uma tradição textual bíblica específica, adotada por ele na elaboração de seus comentários sobre a Boa-nova. Nesse sentido, sustenta-se, mediante o recurso às categorias analíticas de “paradigma”, “horizonte” e “autoridade”, apreendidas das reflexões de Thomas S. Kuhn e Hans Georg-Gadamer, que qualquer intento direcionado a “atualizar” Emmanuel, por critérios distintos dos adotados por ele, configuraria um ato de “alteração” de seu trabalho e de “desrespeito” à sua posição de autor, que, consciente de suas escolhas, saberia, melhor do que ninguém, os motivos da sua opção pelo uso da tradução de João Ferreira de Almeida nas epígrafes evangélicas constantes em muitas de suas mensagens.
BIOGRAFIA
Flávio Rey de Carvalho é doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre e bacharel em História pela Universidade de Brasília (UnB). Autor de livros e artigos acadêmicos, nas áreas da História e Ciência da Religião. Membro fundador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho − NEPE da FEB (2012-2015). Participou dos vídeos da série “Estudo do evangelho à luz do espiritismo” (2012-2015) e “O evangelho na sua mais simples expressão” (2018), disponíveis no youtube. Publicou 14 artigos em revistas espíritas (Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Spiritist Magazine), dedicados, em sua maioria, ao estudo da obra de Emmanuel. Autor de capítulos de livros espíritas − O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo (2014), Cristianismo nos séculos iniciais: aspectos históricos e visão espírita (2018) e Emmanuel: trajetória e atuação com Chico Xavier (2020). É colaborador no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM). MATERIAIS EM ANEXO--------------------- Acesse o Link:
2) E na última ATUALIZAÇÃO DA SEMANA ------------------------
Dr. Alphonse de Grand Boulogne (DR. GRAND)
Autor da "Carta de um católico sobre o Espiritismo", ele era doutor em medicina, cavaleiro da legião de honra, antigo secretário da Sociedade Acadêmica de Medicina de Marselha, antigo vice-cônsul da França em Cuba e médium correspondente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Havana, tendo sido mencionado apenas como Dr. Grand a partir da 2ª edição de O Livro dos Médiuns (Primeira parte - Noções preliminares > Capítulo IV - Dos sistemas). Mas na 1ª edição de 1861 aparece como Dr. Grand Boulogne. Na R.E. aparece como Dr. Grand e Dr. De Grand Boulogne.
O Trabalho: - Agradecendo a Carlos Seth do CSI do Espiritismo por suas pesquisas sobre autor. - Reconstrução da página com novos dados (Biográficos, Fotos, Fontes etc) - Reconstrução dos membros da SPEE (Usando fontes primárias) (Na Página) - Inserimos a obra foi divulgada por Allan kardec na Revista Espírita Novembro de 1860. - NO SETOR AS BIBLIOGRAFIAS CONTIDAS NAS REVISTAS ESPÍRITAS Acesse o Link:
PARA DIVERSÃO TOTAL
Programa - Estudo do Evangelho à Luz do Espiritismo - TV CEI (24 vídeos) Com a participação Flávio Rey de Carvalho, César Perri e outros. Tema: curso sobre o estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo Acessem a PLAYLIST DA FEB: https://www.youtube.com/playlist?list=PLE8E6B917CF572BAD
Centre Spirite Chico Xavier
Momentos de Oração Senhor, ajuda-nos a atravessar as lutas, as provações e os momentos difíceis. Cesar Sátiro Santos (Centre Spirite Chico Xavier)
Palestra ao vivo de Cesar Sátiro Santos transmitida diretamente do Canadá Tema: Prudência (Centre Spirite Chico Xavier) Acesse o link: https://www.facebook.com/sementesdaboanova/videos/663735994318117
Centre Spirite Chico Xavier - Pourquoi étudier le Spiritisme? Cesar Sátiro Santos Acesse o link: https://www.facebook.com/cesar.s.santos.56/videos/10158563088579663
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Conversa com Adair Ribeiro, criador do site e da página allankardec.online Falaremos sobre diversas descobertas recentes, em torno da historiografia espírita. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=DdfYNnEP52A&t=436s
Mais Luz História, Ciência e Espiritismo Carlos Alberto Costa e Jorge Hessen Biografia de Berthe Fropo - "A mulher que denunciou irregularidades no Movimento Espírita Francês" Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=oHeVFihhLjY&t=4783s
Bruno Tavares Entrevista Heloísa Pires Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=0ug4tp2zCog&feature=emb_title
Bruno Tavares Entrevista Wagner Gomes da Paixão Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=Lr-qdpKPWQk&t=1837s
A LUTA SEGUE
WANDERLEI
(Recebido em email de |
Vídeo de palestra virtual em Use Intermunicipal de Rancharia |
Assista em
↓
https://www.youtube.com/watch?v=SUt2MiFBeOg
(Informação em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Programação da CEPABrasil |
Caro amigo, No dia 12 de dezembro às 16h, teremos um evento realizado pela CEPABrasil. Imperdível! Programe-se!
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(Recebido em email de amigos-cpdooc@googlegroups.com; em nome de; lucianacruz70@gmail.com) |
FEB- Federação Espírita Brasileira Semana Black Friday |
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(Recebido em email de comercial@febnet.org.br) |
Programação da USE/SP- Live- Facebook Conversas Introdutórias |
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Revista eletrônica semanal O Consolador Londrina, PR |
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Boletim do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier São Paulo, SP |
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Problemas sociais, institucionais e pessoais na pandemia; Valor da fé; O semeador e as instruções espirituais; Dois países se afastam do CEI; Bruno Tavares entrevista Cesar Perri sobre deturpações de livros e o movimento espírita; Como amar os inimigos na TV; A fé humana e a fé divina; Os que precisam de médicos, para o Havaí; Pedras Artigos – Problemas sociais, institucionais e pessoais na pandemia: http://grupochicoxavier.com.br/problemas-sociais-institucionais-e-pessoais-na-pandemia/
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Estudo do Evangelho: - Como amar os inimigos na TV: http://grupochicoxavier.com.br/como-amar-os-inimigos-na-tv/
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o0o
“Quando o aprendiz da Boa Nova receber a visita de Jesus e dos emissários divinos, no plano interno, então a discórdia e o sectarismo terão desaparecido do continente sublime da fé” – Emmanuel.
(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. Cap. 147. FEB)
o0o Com fraternal abraço, Equipe GEECX
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Problemas sociais, institucionais e pessoais na pandemia |
Antonio Cesar Perri de Carvalho A pandemia do COVID-19 provocou alterações em todos os níveis do cenário mundial. As prudentes orientações sanitárias de distanciamento social são indispensáveis e em algumas situações chegam ao nível de blecaute. Em consequência surgiram problemas pessoais, sociais e familiares, envolvendo questões psicológicas, espirituais, educacionais, econômicas e financeiras. A prolongada reclusão doméstica, a enorme quantidade de mortos e contagiados, a natural insegurança e até medo da morte, culminam levando a um cenário de “luto”. As teorias e propostas de solidariedade e fraternidade sugerem equacionamentos adequados, mas a prática permanece complicada dentro de contexto tão sério e comprometendo as pessoas em todos os seus ambientes de convivência. Parcela considerável da população tem dificuldades de sobrevivência física e de acesso à saúde. Muitas famílias entraram em dificuldades em função de desempregos, diminuição e quase ausência de rendas. Por outro lado, sente-se claramente as posições de autoridades negacionistas das questões básicas de prevenção de contágios e alguns até com imagem de indiferença com a dor provocada pelas mortes ou pelos pânicos em torno das mesmas. Até as providências de vacinações vem sendo objeto de polêmicas e de disputas políticas, desfocando-se das medidas técnicas e científicas. Ou seja, falta apoio e orientação à população em geral e o cenário é muito conturbado. Em função desse quadro preocupante e às vezes desolador, há problemas vividos pelos espíritas como cidadãos, no contexto de suas famílias, e também à vista das necessidades de subsistência das instituições a que são vinculados. Se numa grande cidade, alguém fizer uma caminhada à guisa de exercício, se defrontará com abordagens seguidas de pedintes solicitando-se auxílios. Pelo whatsapp e pelas redes sociais em geral, há campanhas de instituições de várias regiões. Algumas chegam a solicitar compartilhamentos e indicações de espíritas de várias partes para encaminharem suas campanhas. No fundo, não percebem que todas instituições dos vários Estados e países certamente também enfrentam dificuldades financeiras. E, sem dúvida, alguns frequentadores e colaboradores de centros podem estar passando por momentos delicados, além de estarem isolados da antiga salutar convivência fraterna. Há apelos e até pressões de todas as formas e em todos os momentos. Será que as instituições não deveriam se circunscrever a campanhas viáveis interna corporis, sem divulgação pelas redes sociais? Por outro lado, as novas alternativas para os vários tipos de comunicação - reuniões e estudos - on line, multiplicam-se, mas devem respeitar valores morais e espirituais. Fato interessante é que agora se concretiza a alternativa das instituições economizarem, sem o ônus financeiro para se garantir viagens e hospedagens de expositores convidados. Todavia, as novidades levam a exageros. A nosso ver, as “lives” de caráter pessoal merecem uma análise especial. Isso porque surgem aquelas com recursos de “impulsos” e “turbinamentos” pagos para se ampliar a disseminação de mensagens nas redes sociais, e, observamos com muitas reservas e dúvidas os objetivos desses procedimentos que visam o crescimento numérico de “seguidores” e o emprego de plataformas do chamado marketing digital, muito empregado em meios empresariais. Frente a questões tão delicadas, cabem muitas reflexões e avaliações. Para isso o Espiritismo dispõe de subsídios infindáveis, mas é necessária uma atenção na mensagem prevalente em “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Evidentemente que há orientações e recomendações gerais para as premissas da fraternidade e da solidariedade, mas o saberes sobre o sentir, ouvir, adequar e agir serão muito importantes para se analisar caso a caso as problemáticas das pessoas e das instituições espíritas. Dentro dos parâmetros espíritas e cristãos há meios para se rever posturas e ações, do âmbito pessoal até o social, mas as doses e o “timing” são variáveis e não se pode generalizar ou se padronizar. Tempos difíceis: momentos para análises, avaliações e reflexões! Como reflexão sugestiva para as superações: “As dificuldades de qualquer natureza são sempre pedras simbólicas, asfixiando-nos as melhores esperanças do dia, do ideal, do trabalho ou do destino, que recebemos na glória do tempo. É necessário saber tratá-las com prudência, serenidade e sabedoria” - Emmanuel (Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Vida em vida. Cap. Pedras. São Paulo: IDEAL). De: http://grupochicoxavier.com.br/problemas-sociais-institucionais-e-pessoais-na-pandemia/
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
A compaixão indispensável |
A busca pelo bem-estar é inerente à natureza humana. O desejo do homem de livrar-se do sofrimento propiciou notáveis descobertas em todos os setores do conhecimento. Analgésicos e anestésicos podem ser citados como conquistas humanas na procura do bem-estar. Ar-condicionado, colchões ortopédicos e mesmo a água encanada também compõem o conjunto de invenções destinadas a tornar a vida confortável. Na busca de bem-estar e tranquilidade, um dia o homem voltará sua atenção para os problemas morais que a sociedade enfrenta. Então compreenderá que o egoísmo é a causa de todas as desgraças sociais. É a matriz de todos os vícios. Quando for combatido, todos os seus desdobramentos, como vaidade, ganância, maledicência e corrupção, perderão a força. A compreensão das lições do Mestre de Nazaré são um poderoso elemento de combate ao egoísmo. Elas deixam claro que todo vício gera dor e que a lei de causa e efeito rege a vida. Todo mal feito ao semelhante é uma semeadura de dor no próprio caminho. Quem quer ser feliz deve tratar o próximo com o respeito e generosidade com que desejaria ser tratado. A vinculação da própria felicidade à felicidade que proporcionamos torna evidente o quanto é tolo ser egoísta. Ao buscar atender nosso interesse, em prejuízo ao do próximo, apenas nos candidatamos a vivenciar grandes dores. Ao nos conscientizarmos da lei de causa e efeito, outros serão nossos valores e prioridades. Entretanto, é preciso reconhecer que nem sempre é fácil colocar em prática as novas ideias. É possível que tenhamos nos conscientizado de que a Justiça Divina é infalível. Porém, ainda vacilamos em nossa caminhada. Por vezes, cometemos leviandades em prejuízo do próximo. Uma boa tática de renovação moral é deixar de apenas pensar e começar a sentir. Raciocinar é necessário, mas amar é imprescindível. O melhor caminho para o genuíno amor fraterno é a compaixão. Compaixão é a tristeza que sentimos com a infelicidade alheia. Também é o desejo de libertarmos o próximo do sofrimento. Para desenvolver esse nobre sentimento, deixemos de fugir ao espetáculo das misérias humanas. A título de preservar a nossa paz, não cultivemos a indiferença. Deixemos que nosso coração se enterneça com a dor alheia. A compaixão nos impedirá de seguirmos despreocupados em meio à tragédia que devasta a vida do outro. Ela possui um certo encanto melancólico, pois nasce ao lado da dor e da desolação. Contudo, constitui a mais eficiente forma de cura das ilusões e paixões humanas. A compaixão desperta as fibras mais íntimas da alma e a prepara para as experiências sublimes do devotamento e da caridade. Não temamos sofrer ao nos tornarmos compassivos. Ao avançarmos nesse caminho, logo nos veremos abraçando o ideal de aliviar a dor do semelhante e começaremos agir. Então, a tristeza inicial se converterá no júbilo de quem amorosamente socorre e ampara os desprotegidos do mundo. A alegria de ser útil e bondoso iluminará nossa vida e nos acompanhará pela eternidade. Pensemos nisso. Redação do Momento
Espírita.
(Copiado do site Feparana) |
Bênção de Cristo ('O Salvador do mundo'). Óleo sobre tela de El Greco. Imagem/fonte: |
O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Jacopo Bassano. Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jacopo_Bassano_-_The_Good_Samaritan_-_Google_Art_Project.jpg |
Múmia e sarcófago do Museu Britânico. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo |
Julgamento do morto. Cena de Psicostasia ou Pesagem da Alma. Vinheta do Livro dos Mortos de Hunéfer. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
LEIA A DESCRIÇÃO AQUI: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_judgement_of_the_dead_in_the_presence_of_Osiris.jpg
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Julgamento do morto. Pesagem da Alma ou Psicostasia. . Vinheta do Livro dos Mortos de Hunéfer. O morto diante de Osíris. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
LEIA A DESCRIÇÃO AQUI: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_judgement_of_the_dead_in_the_presence_of_Osiris.jpg
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Amor Infinito Cresça com humildade |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi) |
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