Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 27 novembro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           
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26-11-2020  http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020.htm

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 10 - 1867

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

François Ponsard. BNF Gallica

[François Ponsard]: [fotografia] / [Nadar] Nadar (1820-1910). Fotógrafo

Copiado de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10535867b.item

 

 

François Ponsard (1 de junho de 1814 - 7 de julho de 1867), foi um dramaturgo, poeta e autor francês e membro da Académie Française .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Ponsard

 

GALILEU. Drama em 3 atos de François Ponsard. Em versos.

Galilée : drame en 3 actes, en vers / par François Ponsard,... Ponsard, François (1814-1867). Auteur du texte

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2065166/f49.image

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84055114/f1.highres

Galileo, drama de François Ponsard: comunicados à imprensa] 

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84055114.item

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8437721n/f1.highres

Teatro-francês. Primeira apresentação de Galileo, de François Ponsard. Cena da abjuração perante o Santo Ofício: [imprimir] / P. Ferat [sig.]; E. Roevens [sig.] Roevens, E. (18 ..- 18 ..). Designer de modelos

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8437721n.item

Arquivo: Criação de Light.png

A Criação da Luz. Gustave Doré. A gravura é  uma representação  de Gênesis 1: 1 ("Haja luz").

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Creation_of_Light.png

File:Galileo-sustermans4.jpg

Retrato de Galileo Galilei. Pintura a óleo de Justus Sustermans. Ufizzi, Florença.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo-sustermans4.jpg

 

 

Galileu Galilei (em italianoGalileo Galilei Pisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[2]) foi um físicomatemáticoastrônomo e filósofo florentino.

Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.[3] Viveu boa parte de sua vida entre Pisa e Florença, originalmente na época de seu nascimento ambas parte do Ducado de Florença e, mais tarde, na época de seu falecimento, integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

 

800px-Galileos_Dialogue_Title_Page

Dialogo de Galileo Galilei

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/Dialogue#/media/File:Galileos_Dialogue_Title_Page.pngB

 

800px-Bartolomeu_Velho_1568

Sistema Geocêntrico

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Geocentric_model#/media/File:Bartolomeu_Velho_1568.jpg

 Figura dos corpos celestes - Uma ilustração do sistema geocêntrico ptolemaico pelo cosmógrafo e cartógrafo portugues Bartolomeu Velho , 1568 (Bibliothèque Nationale, Paris). Wikipedia

 

 

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão; e entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego de Alexandria Ptolemeu (90-168 d.C.) que, na sua obra "Almagesto",[1] deu a forma final a esta teoria,[2] que se baseia na hipótese de que o planeta Terra estaria fixo no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.[3] O geocentrismo antigo não se confunde com um perspectivismo, pois a antiga crença não envolvia apenas um mero ponto de observação, mas a ideia de que o universo era relativamente limitado, com o Planeta Terra ao seu centro.[4]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo

Heliocentric

Universo Heliocêntrico

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Heliocentric.jpg

 

 

Heliocentrismo

Na astronomiaheliocentrismo é a teoria que coloca o Sol, em sua apresentação inicial, estacionário no centro do universo; ou em sentido estrito, situado aproximadamente no centro do Sistema Solar, no caso do heliocentrismo renascentista.[1] A palavra vem do grego (ήλιος Helios = sol e κέντρον kentron = centro).

Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. Apesar de as discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da Antiguidade Clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, o tema ganhou notoriedade explícita ao suscitar e estabelecer o divórcio entre o pensamento dogmático religioso e o pensamento científico; a ele e ao julgamento de Galileu Galilei perante a Inquisição remontando as origens da ciência em acepção moderna. Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico. Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. A explicação física causal para o modelo de Kepler foi fornecida por Isaac Newton via lei da gravitação universal, sendo o modelo então estabelecido de grande valia até hoje.

Todos os cálculos necessários ao lançamento de satélites e veículos espaciais fundamentam-se, até hoje, nos conhecimentos acerca do heliocentrismo estabelecidos à época de Galileu, Kepler e Newton.

Leia mais;

https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

 

Arquivo: Planets2013.svg

Imagem mostrando posições e nomes de planetas no Sistema Solar 

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Planets2013.svg

image010

Galileo diante da Inquisição Romana em pintura de Cristiano Banti.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Galileo_facing_the_Roman_Inquisition.jpg

 

Arquivo: Galileu perante o Santo Ofício - Joseph-Nicolas Robert-Fleury, 1847.png

Galileo diante do Santo Ofício. Obra de Joseph-Nicolas Robert-Fleury

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo_before_the_Holy_Office_-_Joseph-Nicolas_Robert-Fleury,_1847.png

Galileo, Galilei. Obra de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Galileo_Galilei_by_Peter_Paul_Rubens.jpg

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Basílica de  Santa Cruz. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo.

Dentro da Basílica está o túmulo de Galileo Galilei.

 

Basílica de Santa Cruz (em italiano Basilica di Santa Croce) é a principal igreja franciscana em Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Está situada na Piazza di Santa Croce, a lesta da basílica de Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como MichelângeloGalileo GalileiMaquiavel e Rossini, e assim é apelidada de Panteão das Glórias Italianas.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Cruz 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/01-07-2019_arquivos/image014.jpg

Túmulo de Galileo Galilei dentro da Basílica de Santa Cruz. Florença, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileos_tomb.jpg

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“Palazzo Vecchio”  e “Galleria degli Uffizi”. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo

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“Ponte Vecchio” (Ponte Velha) sobre o  rio Arno. Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo

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Campanário de Giotto na catedral de Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo.

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Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.Fonte: 

https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

 

Allan Kardec, o insígne Codificador do Espiritismo nasceu

na  cidade  francesa  de  Lião  aos  03 de outubro de 1804 e

desencarnou na capital  Paris  no dia  31 de março de 1869.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/28-06-2017_arquivos/image013.jpg

Notre Dame de Paris. França. Óleo sobre tela por Armand Guillaumin. Exposto no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Armand_Guillaumin_-_Notre_Dame_de_Paris,_MNBA.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/30-03-2019_arquivos/image031.jpg

Turista orando no túmulo de Allan Kardec (1804-1869). Cemitério Père Lachaise, Paris, França, Foto Ismael Gobbo.

 

 

Modo de fazer

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 02. Página 19.

 

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”  Paulo - Filipenses, 2:5.

 

Todos fazem alguma coisa na vida humana, mas raros não voltam à carne para desfazer quanto fizeram.

Ainda mesmo a criatura ociosa, que passou o tempo entre a inutilidade e a preguiça, é constrangida a tornar à luta, a fim de desintegrar a rede de inércia que teceu ao redor de si mesma.

Somente constrói, sem necessidade de reparação ou corrigenda, aquele que se inspira no padrão de Jesus para criar o bem.

Fazer algo em Cristo é fazer sempre o melhor para todos:

- Sem espectativa de remuneração.

- Sem exigências.

- Sem mostrar-se.

- Sem exibir superioridade.

- Sem tributos de reconhecimento.

- Sem perturbações.

Em todos os passos do Divino Mestre, vemo-lo na ação incessante, em favor do indivíduo e da coletividade, sem prender-se.

Da carpintaria de Nazaré à cruz de Jerusalém, passa fazendo o bem, sem outra paga além da alegria de estar executando a Vontade do Pai.

Exalta o vintém da viúva e louva a fortuna de Zaqueu com a mesma serenidade.

Conversa amorosamente com algumas criancinhas e multiplica o pão para milhares de pessoas, sem alterar-se.

Reergue Lázaro do sepulcro e caminha para o cárcere, com a atenção centralizada nos Desígnios Celestes.

Não te esqueças de agir para a felicidade comum, na linha infinita dos teus dias e das tuas horas.

Todavia, para que a ilusão te não imponha o fel do desencanto ou da soledade, ajuda a todos, indistintamente, conservando, acima de tudo, a glória de ser útil, “de modo que haja em nós o mesmo sentimento que vive em Jesus Cristo”.

 

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Ficheiro: Correggio - A Virgem Adorando o Menino - Google Art Project.jpg

Madona adorando o menino. Óleo sobre madeira de Correggio 

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Correggio_-_La_Vergine_che_adora_il_Bambino_-_Google_Art_Project.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Giorgione%2C_Virgin_and_Child_in_a_Landscape.jpg

Quadro: A Virgem com a criança em uma paisagem. Óleo sobre tela de Giorgione

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giorgione,_Virgin_and_Child_in_a_Landscape.jpg

 

 

Quadro: São José Carpinteiro. Óleo sobre tela de Georges de La Tour

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_Tour.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/29-05-2017_arquivos/image045.jpg

O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg/800px-Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg

Festa na Casa de Simão, o Fariseu. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019_arquivos/image014.jpg

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

File:Henry Ossawa Tanner, Resurrection of Lazarus.jpg

A ressurreição de Lázaro. Óleo sobre tela de Henry Ossawa Tanner

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner,_Resurrection_of_Lazarus.jpg

Ficheiro:Douffet, Gérard - Taking of Christ with the Malchus Episode - c. 1620.jpg

Episódio da prisão de Cristo com Malco. Óleo sobre tela de

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Douffet,_G%C3%A9rard_-_Taking_of_Christ_with_the_Malchus_Episode_-_c._1620.jpg

Arquivo: Louis Finson - Cristo Cura a Orelha de Malchus.jpg

Jesus cura a orelha de Malco. Óleo sobre tela de Louis Finson

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Finson_-_Christ_Healing_the_Ear_of_Malchus.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Cristo_en_la_cruz_%28Goya%29.jpg

Cristo na cruz. Óleo sobre tela de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_en_la_cruz_(Goya).jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/Cimabue_031.jpg/610px-Cimabue_031.jpg

Madona. Cimabue.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cimabue_031.jpg

 

Palestra pelo YouTube do CEAC-

Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP

 

Acesse:

https://www.youtube.com/channel/UCBM5T9E1U4qIhieOj76Yg2Q

 

 

 

Vídeo com RenerCunha

Refletindo com Joanna (72)

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=QWdNR_sGKhk&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=2

 

 

 

O bem sem ostentação 

 

O bem sem ostentação

O programa da TV da Rádio Brasil Espírita, de Maceió, intitulado “O Evangelho e sua simplicidade”, é apresentado semanalmente por Cesar Perri. No dia 25 de novembro foi levado ao ar o tema do Capítulo XIII de “O Evangelho segundo o Espiritismo”: “Não saiba a vossa esquerda o que faz a direita”. Houve reformulação do site e da programação da RBE. Agora em novo horário: todas 4as feiras às 19 horas

Link para acesso:

https://www.youtube.com/watch?v=55iH9a3kL8M

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])

 

Programação da BUSS

Londres, Reino Unido

Dear Friend please, see these links - GANDHI -  BUSS Saturday 28/11  5pm - UK, 18hrs - Paris. WEB RADIO FRATERNIDADE ,

BUSS facebook, Kardec Radio 

www.fb.com/uk.buss

 

 

 

(Informação em email de Elsa Rossi)

 

Site da Agenda Espírita Brasil

 

Clique aqui:

https://www.agendaespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Site da

British Union of Spiritist Societies. Londres, Reino Unido

 

Acesse aqui:

https://bussuk.webs.com/

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) vai realizar uma conferência, com Moysés Lopes (músico), subordinada ao tema "Ficar na Culpa?", na 6ª feira, 27 de Novembro de 2020, pelas 21h00.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). 

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

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António Luís

antonioluismsilva@gmail.com

antonio.luis@remax.pt

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [antonioluismsilva@gmail.com])

 

 FEB- Federação Espírita Brasileira

Semana Black Friday

 

Marketing_Black_Friday

Clique aqui para sair da lista de endereçamento

 

 

 

 

(Recebido em email de comercial@febnet.org.br)

 

Publicação do Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

 

Na noite de São Bartolomeu

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [editora@correiofraterno.com.br])

 

Espetáculo Teatral “O Vendedor de Sonhos”

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff [magalibischoff@gmail.com])

 

A nossa parte

 

A Divindade nos oferece, continuamente, possibilidades e recursos.

Um desses mecanismos é a inteligência. Poucos de nós percebemos o quanto ela impacta a nossa vida.

Através de cientistas, pensadores, filósofos, engenheiros, surgem novas descobertas e conquistas nos mais variados campos.

Pode ser o medicamento que diminui as dores. Ou a proposta filosófica que provoca reflexão e mudança na sociedade. Ou a tecnologia que facilita a vida.

São todas expressões da inteligência, que impulsionam o progresso e vão construindo o que o sociólogo alemão, Norbert Elias, chama de processo civilizador.

É natural que o fruto do uso da inteligência colabore no enriquecimento daqueles que a possuem.

Nada errado nisso, pois a geração de riquezas está prevista nos códigos divinos, considerando a diversidade de capacidades de cada um.

Alguns têm mais competências e melhores condições sociais. Poderão conquistar, dessa forma, mais bens materiais que outros.

Porém, se a riqueza está nos códigos divinos, a miséria não é fatalidade. Nem pode ser vista como resultado natural de nossa estrutura social.

Não se pode ter um olhar de naturalidade sobre a fome e a miséria que se abatem sobre os indivíduos.

A riqueza mal distribuída é fruto do nosso egoísmo, gerando muitos males.

Em uma sociedade moralmente organizada, ninguém deve morrer à fome.

Ter riquezas não é incorreto. O indivíduo tem o direito de lutar e trabalhar para conquistar bens.

E toda riqueza conquistada sem prejuízo a outrem, é lícita e justificada.

Será também a riqueza que dará a oportunidade de promoção do bem-estar social, gerando empregos, oferecendo melhores condições àqueles menos aquinhoados.

Com ela, em nossas mãos, podemos melhorar as condições de educação, de moradia e de saúde. Estimular a promoção social, extinguindo a miséria onde ela exista.

Cabe a cada um de nós fazer a sua parte.

Os bens que consigamos amealhar, a riqueza material que já dispomos, podem promover o nosso bem-estar e daqueles a quem amamos.

Mas, também poderão extrapolar os círculos mais próximos e beneficiar o desconhecido que ainda não tem o mínimo necessário.

Se dispomos mais do que o necessário, estamos em condições de compartilhar a fim de mitigar condições miseráveis.

Extrapolar nossa preocupação além dos nossos afeiçoados, encaminhando os recursos financeiros que dispomos para outros, é exercício de solidariedade, favorecendo a eliminação do egoísmo.

Assim, se percebemos as necessidades na comunidade em que vivemos, façamos a nossa parte.

Não importa quanto possamos dispor. Importa é que façamos a nossa parte.

Se não podemos solucionar os maiores problemas, que possamos ao menos aliviar as dores da vida de alguém.

Será o esforço pessoal em diminuir o nosso egoísmo que irá construir uma sociedade mais justa, onde a miséria e a fome não mais terão lugar.

Pensemos a respeito e cumpramos a nossa parte.

Redação do Momento Espírita.
Em 26.11.2020

 

 

(Copiado do site Feparana)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5f/Norbert_Elias%2C_1987_%28cropped%29.jpg/724px-Norbert_Elias%2C_1987_%28cropped%29.jpg

Norbert Elias

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Norbert_Elias

Norbert Elias (Breslávia22 de junho de 1897 — Amsterdã1 de agosto de 1990) foi um sociólogo alemão.

De família judaica, teve de fugir da Alemanha nazista, exilando-se em 1933 na França, antes de se estabelecer na Inglaterra, onde passou grande parte de sua carreira. Todavia, seus trabalhos em alemão tardaram a ser reconhecidos e ele viveu de forma precária em Londres antes de obter em 1954 um posto de professor na Universidade de Leicester.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Norbert_Elias

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/30-03-2020_arquivos/image019.jpg

Progresso americano. Pintura a óleo de John Gast. 1872.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:American_Progress_(John_Gast_painting).jpg

 

 

Esta pintura mostra "Destino manifesto" (a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir do Atlântico para o Oceano Pacífico. Em 1872, o artista John Gast pintou uma cena popular de pessoas que se deslocavam para o oeste, capturando a visão dos americanos na época. "Spirit of the Frontier" e amplamente distribuído como uma gravura retratava colonos que se deslocavam para o oeste, guiados e protegidos por Columbia (que representa a América e está vestida com uma toga romana para representar o republicanismo clássico) e auxiliada pela tecnologia (ferrovias, telégrafo), dirigindo indígenas Americanos e bisontes na obscuridade.Também é importante notar que Columbia está trazendo a "luz" como testemunha no lado oriental da pintura enquanto ela viaja em direção ao oeste "escurecido".

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:American_Progress_(John_Gast_painting).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/04-02-2016_arquivos/image013.jpg

Samuel Morse (1791- 1872). Tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código Morse e o

telégrafo com fios, em 1843.[4] [6]  Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Morse

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/04-02-2016_arquivos/image014.jpg

Exemplares de telégrafo com fio. No quadro da parede o código Morse.

Museu da Companhia Paulista em  Jundiaí, SP. Foto Ismael Gobbo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2a/Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg/340px-Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/19-02-2015_arquivos/image003.jpg

A Parábola do Rico Insensato. Óleo em madeira de carvalho de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_do_Rico_Insensato#mediaviewer/File:Rembrandt_-_The_Parable_of_the_Rich_Fool.jpg

The Good Samaritan, 1874 - Vasily Surikov

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Vasily Surikov

Imagem/fonte: https://www.wikiart.org/en/vasily-surikov/the-good-samaritan-1874

 

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