Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 03 de outubro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

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Os últimos 5 emails enviados     

 

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Indefinido

Progresso americano. Pintura a óleo de John Gast.

https://en.wikipedia.org/wiki/Progress

Esta pintura mostra o "Destino Manifesto" (a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir do Atlântico ao Oceano Pacífico. Em 1872, o artista John Gast pintou uma cena popular de pessoas se movendo para o oeste que capturou a visão dos americanos na época. Chamado de "Espírito da Fronteira "e amplamente distribuída como uma gravura retratou colonos movendo-se para o oeste, guiados e protegidos por Columbia (que representa a América e está vestida com uma toga romana para representar o republicanismo clássico) e auxiliados pela tecnologia (ferrovias, telégrafo), impulsionando os nativos americanos e bisão na obscuridade. A tecnologia mostrada na imagem é usada para representar a explosão de inovação e invenção da tecnologia moderna. Também é importante notar que a Columbia está trazendo a "luz"como testemunhado no lado oriental da pintura enquanto ela viaja em direção ao oeste "escurecido".

 

 

 

Progresso é o movimento em direção a um estado refinado, aprimorado ou de outra forma desejado. [1] [2] [3] No contexto do progressivismo , refere-se à proposição de que os avanços na tecnologia , ciência e organização social resultaram, e por extensão continuarão a resultar, em uma condição humana melhor ; [4] o último pode acontecer como resultado da ação humana direta, como no empreendimento social ou através do ativismo , ou como uma parte natural da evolução sociocultural .

O conceito de progresso foi introduzido nas teorias sociais do início do século 19 , especialmente a evolução social, conforme descrito por Auguste Comte e Herbert Spencer . Ele estava presente no Iluminismo 's filosofias da história . Como objetivo, o progresso social tem sido defendido por vários domínios de ideologias políticas com diferentes teorias sobre como deve ser alcançado

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Progress

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/05-03-2019_arquivos/image050.jpg

Temperança portando uma Ampulheta. Afresco de Ambrogio Lorenzetti

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ambrogio_Lorenzetti_002-detail-Temperance.jpg

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Relógio. Estação ferroviária Gare de Lyon Part Dieu. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

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Um diorama mostrando antigos homens das cavernas fica dentro do Museu Nacional da História da Mongólia em Ulaanbaatar, Mongólia. O museu preserva o patrimônio cultural da Mongólia.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diorama,_cavemen_-_National_Museum_of_Mongolian_History.jpg

 

 

Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.[1][2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diorama

 

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Metalurgia. Óleo sobre tela por Adolph von Menzel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adolph_Menzel_-_Eisenwalzwerk_-_Google_Art_Project.jpg

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Locomotiva a vapor do trem turístico de Campinas a Jaguariúna na estação de Carlos Gomes. Foto Ismael Gobbo

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Trem de alta velocidade Frecciarossa na estação Termini, em Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo

 

Evangelho e caridade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 16. Página 71.

 

Antes de Jesus, a Caridade é desconhecida.

Os monumentos das civilizações antigas não se reportam à Divina Virtude.

Os destroços do palácio de Nabucodonosor, no solo em que ser erguia a grandeza de Babilônia, falam simplesmente de fausto e poder que os séculos consumiram.

Nas lembranças do Egito glorioso, as pirâmides não se referem à compaixão.

Os famosos hipogeus de Persépolis são atestados de orgulho racial.

As muralhas da China traduzem a preocupação de defesa.

Nos velhos santuários da Índia, o Todo Poderoso é venerado por milhões de fiéis, indiscutivelmente sinceros, mas deliberadamente afastados dos semelhantes, nascidos na condição de párias desprezíveis.

A acrópole de Atenas, com as suas colunas respeitáveis, é louvor à inteligência.

O coliseu de Vespasiano, em Roma, é monumento levantado ao triunfo bélico, para as expansões da alegria popular.

Por milênios numerosos, o homem admitiu a hegemonia dos mais fortes e consagrou-a através da arte e da cultura que era suscetível de criar e desenvolver.

Com Jesus, porém, a Paisagem Social experimenta decisivas alterações.

O Mestre não se limita a ensinar o bem.

Desce ao convívio com a multidão e materializa-o com o próprio esforço.

Cura os doentes na via pública, sem cerimoniais, e ajuda a milhares de ouvintes, amparando-os na solução dos mais complicados problemas de natureza moral, sem valer-se das etiquetas do culto externo.

Lega aos discípulos a parábola do bom samaritano, que exalta a missão sublime da caridade para sempre.

A história é simples e expressiva. Transmite Lucas a palavra do Celeste Orientador, explicando que “descia um homem de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que o despojaram, espancando-o e deixando-o semimorto. Ocasionalmente, passava pelo mesmo caminho um sacerdote e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, abordando o mesmo lugar e observando-o, passou a distância. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, reparando-o, moveu-se de íntima piedade. Abeirando-se do infortunado, aliviou-lhe as feridas e, colocando-o sobre sua cavalgadura, cuidadosamente asilou-o numa estalagem”.

Vemos, dentro da narrativa, que o Senhor situa no necessitado simplesmente “um homem”. Não lhe identifica a raça, a cor, a posição social ou os pontos de vista.

Nele, enxerga a Humanidade sofredora, carecente de auxílio das criaturas que acendam a luz da caridade, acima de todos os preconceitos de classe ou de religião.

Desde aí, novo movimento de solidariedade humana surge na Terra.

No curso do tempo, dispersam-se os apóstolos, ensinando, em variadas regiões do mundo, que “mais vale dar que receber”.

E, inspirados na Lição do Senhor, os vanguardeiros do bem substituem os vales da imundície pelos hospitais confortáveis; combatem vícios multimilenários, com orfanatos e creches; instalam escolas, onde a cultura jazia confiada aos escravos; criam institutos de socorro e previdência, onde a sociedade mantinha a mendicância para os mais fracos.

E a Caridade, como Gênio Cristão na Terra, continua crescendo com os séculos, através da Bondade de um Francisco de Assis, da Dedicação de um Vicente de Paulo, da Benemerência de um Rockfeller ou da Fraternidade do Companheiro Anônimo da Via Pública, salientando, valorosa e sublime, que o Espírito do Cristo prossegue agindo conosco e por nós.

 

 

 (Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

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Parede de tijolos de terracota esmaltada. Babilônia (Iraque) sob o reinado de Nabucodonosor II. (604- 562 a.C).

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

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Visão artística dos Jardins Suspensos da Babilónia

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

 

 

Babilónia (pt) ou Babilônia (pt-BR) (em aramaico: בבל; transl.: Babel; em hebraico: בָּבֶל; Bavel; em árabe: بابل; Bābil; em acádioBāb-ili(m); em sumério: KÁ.DINGIR.RA) foi a cidade central da civilização babilónica, na Mesopotâmia, situada nas margens do rio Eufrates. As suas ruínas encontram-se a norte do centro da cidade atual de Hila, capital da província de Babil, no Iraque, situada 100 km a sul de Bagdade. Em pelo menos duas ocasiões, a primeira no século XVIII a.C. e a segunda no século VI a.C., foi capital da principal potência da Mesopotâmia e, nesses períodos, é possível que tenha sido a maior cidade do mundo, na qual existiam alguns dos monumentos mais impressionantes da Antiguidade e que ocupava uma área de cerca de 10 km² defendida por várias cercas de imponentes muralhas. O seu sítio arqueológico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2019.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

 

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Fotografia de 1932 de ruínas de Babilónia

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Babylon,_1932.jpg

esfinge de gize

A cabeça da Grande Esfinge de Gizé e divulgada como sendo a representação da cabeça do faraó  Quéfren

ou de seu irmão Djedefré.   Foto Ismael Gobbo

 

Grande Esfinge de Gizé

Grande Esfinge de Gizé (em árabe: أبو الهول; Abu al-Haul), comumente referida apenas como Esfinge, é uma estátua da pedra calcária que representa uma esfinge (uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana) localizada no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, em GizéEgito. O rosto do monumento é geralmente considerado como uma representação do rosto do faraó Quéfren.

É a maior estátua feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura.[1] É a mais antiga escultura monumental conhecida e é comumente tida como uma obra construída por egípcios antigos do reino velho Império Antigo durante o reinado do faraó Quéfren (c. 2558-2532 a.C.).[1][2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Esfinge_de_Giz%C3%A9

 

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Pirâmide dos degraus em Sacará. Foto Ismael Gobbo

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Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, em Gizé, proximidades do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

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Pirâmide de Quéfren em Gizé, Egito. Foto Ismael Gobbo.

Arquivo: A Grande Muralha da China em Jinshanling.jpg

A Grande Muralha da China em Jinshanling. Imagem/autor: Severin.stalder

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Great_Wall_of_China_at_Jinshanling.jpg

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Acrópole de Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

A Acrópole de Atenas (em gregoΑκρόπολη Αθηνώνtransl.Akrópoli Athinón) é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenascapital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3pole_de_Atenas

 

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Moeda romana com esfinge do imperador Vespasiano cabeça da Família Flavia ou dos Flavianos  em cujos governos foi construído o Coliseu de Roma.

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tito Flávio Vespasiano (em latimTitus Flavius VespasianusFalacrina17 de novembro de 9 — Roma23 de junho de 79), foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero e o conturbado ano dos quatro imperadores. Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

 

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Corredores do Coliseu. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Coliseu (em italianoColosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latimAmphitheatrum Flavium; em italianoAnfiteatro Flavio), é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia,[1] é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano[2] em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e herdeiro, Tito.[3] Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96).[4] Estes três imperadores são conhecidos como a dinastia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

 

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Coliseu, Roma. Foto Ismael Gobbo.

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As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas (década de 1900)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

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O Rio Tibre e sua correnteza. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

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Jesus aos doze anos entre os doutores do templo. Óleo em painel por Albrecht Durer.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Albrecht_D%C3%BCrer_-_Jesus_among_the_Doctors_-_Google_Art_Project.jpg

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Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

File:Good Samaritan (Watts).jpg

O Bom Samaritano. Pintura de George Frederic Watts

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Good_Samaritan_(Watts).jpg

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Jesus curando o cego de Betsaida. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_o_cego_de_Betsaida#/media/File:El_Greco_-_Christ_Healing_the_Blind_-_WGA10420.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brooklyn_Museum_-_Saint_Philip_%28Saint_Philippe%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

São Felipe.  apóstolo.  Guache  sobre grafite em papel tecido cinza. James Tissot.

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Philip_the_Apostle

 

Filipe, o Apóstolo ( grego : Φίλιππος ; aramaico : ܦܝܠܝܦܘܣcopta : ⲫⲓⲗⲓⲡⲡⲟⲥ , Philippos ) foi um dos Doze Apóstolos de Jesus de acordo com o Novo Testamento . Tradições cristãs posteriores descrevem Filipe como o apóstolo que pregou na Grécia , Síria e Frígia .

No rito romano , o dia da festa de Filipe, junto com o de Tiago, o Menor , era tradicionalmente celebrado em 1º de maio, o aniversário da dedicação da igreja dedicada a eles em Roma (agora chamada de Igreja dos Doze Apóstolos ). A Igreja Ortodoxa Oriental celebra o dia de festa de Filipe em 14 de novembro. Um dos códices gnósticos descobertos na biblioteca de Nag Hammadi em 1945 traz o nome de Philip no título, na linha de fundo. [2]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Philip_the_Apostle

https://lh5.googleusercontent.com/proxy/7KTEpov_8acRi-oq2qUb32LqfucZ-T-bAzM6XPt1x5nKEKOLuJUllJpJZMzHAf3KJnkVlR47W-eaCC638hcOElnqpduryEsDQZU9nijjjt4wNIm-BtF7H66SaHZeBNCysdJN_EY=s0-d

São Francisco de Assis na visão do Papa Nicolau V. Óleo sobre tela de Francisco de Zurbarán

Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barccelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

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São Vicente de Paulo. Pintura por Simon François de Tours.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_de_Paul.PNG

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Uma filha da caridade mostrada com o equipamento de cabeça distintivo, Irlanda, 1964.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Daughters_of_Charity_of_Saint_Vincent_de_Paul#/media/File:Nun_with_a_most_remarkable_veil_head_dress_waiting_for_a_bus_outside_the_Rotunda_Hospital_on_Parnell_Street,_Dublin.jpg

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Senate_House%2C_University_of_London.jpg

 

A Senate House (University of London) foi construída por doação da Fundação Rockefeller em 1926 e a pedra fundamental colocada pelo Rei George V em 1933. É a sede da Universidade de Londres desde 1937.

Imagem copiada de: https://en.wikipedia.org/wiki/Rockefeller_Foundation

 

CONFORME FALAMOS AOS QUERIDOS LEITORES REITERAMOS QUE ANALISEM E VEJAM SE NAS MENSAGENS QUE ESTAMOS PUBLICANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO DE QUE JESUS TENHA SIDO UMA PESSOA  DIFERENTE EM TERMOS FÍSICOS.  A DOUTRINA ESPÍRITA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC NOS DIZ QUE O CORPO FÍSICO DE JESUS FOI COMO O DE QUALQUER UM DE NÓS, AO CONTRÁRIO DO QUE  PREGA A DOUTRINA ROUSTAINGUISTA AFIRMANDO  QUE SEU CORPO ERA  DE CONSTITUIÇÃO DIFERENTE, DENOMINANDO-O  DE  CORPO FLUÍDICO.

 

 

A presença das quedas d´água

 

Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas.

Ao contemplar uma queda d'água, por vezes, não percebemos quanta força, quanto trabalho e renovação existe naquele lugar.

A natureza nos dá constantemente exemplos de conduta edificante.

São lembretes do Criador, marcas que deixou, sinais, para que não nos perdêssemos no caminho a seguir.

O encerrar da noite nos fala sobre a necessidade de finalizar ciclos. A renovação da manhã nos convida a renascer sempre e proclama que toda escuridão passa.

A rotação da Terra nos apresenta dias e noites, claro e escuro, contrastes e extremos sempre presentes.

As estações trazem as cores diferentes da existência, em cada fase de nosso tempo aqui na Terra. Convidam também aos necessários recomeços.

Observando a colmeia dinâmica e disciplinada percebemos a organização do Universo, a riqueza do instinto presente em todos os seres.

Mirando o espetáculo de polinização realizada pelos pássaros, notamos a importância dos voos para além dos espaços conhecidos.

Acompanhando o crescer silencioso do bambu debaixo da terra, extraímos a lição da paciência e da resistência, compreendendo que tudo tem seu ritmo.

Deus está conosco, não apenas nas quedas d'água, mas em todo gesto de amor, de proteção, de cuidado.

A natureza é boa. As leis de Deus também o são.

Quando presenciamos uma tempestade devastadora sem a compreensão necessária, enxergamos apenas destruição, incômodo e mal.

Precisamos perceber o que acontece em cada fenômeno, em cada mudança, em cada pequeno ajuste realizado pela Divindade.

A eficaz limpeza da atmosfera espiritual durante as grandes chuvas nos passa despercebida. Não nos damos conta do reequilibrar da temperatura, do regar do solo, da alegria das fontes.

Pensamos somente no imediato, no pequeno, no individual.

Somos parte importante de um todo majestoso, mas não somos tudo. Não somos apenas, somos também.

A presença das quedas d'água, assim como a presença do solo árido, dos insetos e pássaros, nos contam os segredos da Vida Maior, da vida espiritual.

*   *   *

Inspiremo-nos na natureza esplendorosa. Construamos nossos dias abraçados às maravilhas do Criador. Permaneçamos atentos, despertos, como aprendizes aplicados nesse cosmo infinito.

Aprendamos com a natureza.

Resplandece o sol no alto, a fim de auxiliar a todos.

As estrelas agrupam-se em ordem.

O céu tem horários para a luz e para sombra.

A rocha garante a vida no vale, por se resignar à solidão.

O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.

A ponte serve ao público sem exceções, por se afirmar contra o extremismo.

O vaso serve ao oleiro, após suportar o clima do fogo.

A pedra brilha, depois de sofrer as limas do lapidário.

A semeadura rende sempre, de acordo com os propósitos do semeador.

Reflitamos a respeito.

 

Redação do Momento Espírita, com transcrições do
cap. 35, do livro
 Agenda Cristã, pelo Espírito
 André Luiz e do cap. 12, do livro 
Companheiro, pelo
Espírito Emmanuel, ambos psicografia de Francisco
 Cândido Xavier, ed. FEB e IDE, respectivamente.
Em 2.10.2020.

 

 

Copiado do site Feparana)

Cataratas do Iguaçu. Vista do lado argentino. Fotos Ismael Gobbo

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Cataratas do Iguaçu. Vista do lado argentino. Fotos Ismael Gobbo

Mapa  no Parque Nacional do Iguazú. Puerto Iguazú, Argentina. Fotos Ismael Gobbo.

Pássaros no Parque Nacional do Iguazú. Puerto Iguazú, Argentina. Fotos Ismael Gobbo.

 

 Kardec: 3 de outubro

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro, Marília, SP)

 

Saudações a Kardec

 

Ismael Gobbo

 

Ressurge a aurora,   é novo sol que se agiganta, 
Medievais sombras se obliteram em meio à luz, 
Erguem-se  vozes  das  tumbas,   a  alma canta, 
Radiosa era prometida   por  Jesus.

Avança a  caravana,  semeia  celeste mensageiro, 
Por toda parte,  sábios,  peregrinos da esperança, 
Nasce Kardec,  vibram os  céus  no mundo inteiro, 
Lyon é o berço,  a  pátria,  a celebrada França.

A morte é vida;  a dor,  orvalho que engrandece, 
Prega o Evangelho que consola em  novas lidas, 
São muitas voltas que  a alma dá, nunca fenece, 
Em novos corpos, róseas faces,  novas vidas.

Espiritismo,  divino facho que  esclarece e aponta, 
No rumo certo, o Pai,   que a sementeira aguarda, 
Cristo é caminho,  verdade, é vida que  desponta, 
Allan Kardec  fonte pura à retaguarda! 

 

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O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lyon_la_Saone_et_fourviere.JPG

Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail, o Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.

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 Mercado das flores no “Quai de l’Horloge”, Paris.  Óleo sobre tela por Georges Stein.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/Georges_Stein_Flower_Market.jpg

 

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Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec). Codificador do Espiritismo.

Lião, 03-10-1804 – Paris 31-03-1869

 

216 anos do nascimento de Kardec

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O dia 3 de outubro é tradicionalmente recordado no movimento espírita para se evocar a data de nascimento de Allan Kardec, ocorrida no ano de 1804, em Lyon.

É fato sabido que Hipppolyte Léon Denizard Rivail apenas nasceu naquela cidade francesa. Na realidade, nunca lá residiu e foi criado com a família de sua genitora em Bourg en Bresse e Saint Denis les Bourg, duas cidades do Departamento de Ain, próximas a Lyon; depois estudou em Yverdon (Suíça) e atuou como professor em Paris, onde veio a executar seu papel como Codificador do Espiritismo.

Resumimos dois artigos recentes que publicamos nas revistas A senda1 e Revista internacional de espiritismo2.

Neste ano, nos meses de julho e agosto, o documentário “Em busca de Kardec” foi exibido como um seriado de oito episódios pelo canal de TV “Prime Box Brasil“ e depois disponibilizado na internet pela Prime-Amazon.  O documentário foi dirigido por Karim Akadiri Soumaïla, de nacionalidade francesa. O enredo evoca momentos da vida de Kardec, locais onde viveu e atuou na França e Suíça e as repercussões de suas obras na França e no Brasil.

Um século e meio após a publicação das obras do Codificador e de sua desencarnação, tornam-se importantes alguns destaques de seus pensamentos e propostas.

As obras de Kardec contém os princípios do Espiritismo e ele define na Revista espírita de 1866: “Inscrevendo no frontispício do Espiritismo a suprema lei do Cristo, abrimos o caminho para o Espiritismo cristão; assim, dedicamo-nos a desenvolver os seus princípios, bem como os caracteres do verdadeiro espírita sob esse ponto de vista”.3

A nosso ver, são oportunas as transcrições de alguns trechos do Codificador relacionadas com o centro e o movimento.

Kardec orienta as reuniões e pequenos grupos, o que é válido para grandes centros, ou, para se criar centros menores nos bairros de uma cidade: “Sendo o recolhimento e a comunhão dos pensamentos as condições essenciais a toda reunião séria...” [...] “Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá, quanto mais homogêneo for. Toda reunião espírita deve, pois, tender para a maior homogeneidade possível.” [...] “Quanto mais numerosa é a reunião, tanto mais difícil é conterem-se todos os presentes. Ora, vinte grupos, de quinze a vinte pessoas, obterão mais e muito mais farão pela propaganda, do que uma assembleia de trezentos ou de quatrocentos indivíduos.”4

Sobre a mediunidade Kardec define: “Esse dom de Deus não é concedido ao médium para seu deleite e, ainda menos, para satisfação de suas ambições, mas para o fim da sua melhora espiritual e para dar a conhecer aos homens a verdade”6; e sobre o chamado “desenvolvimento”: “Ela se manifesta nas crianças e nos velhos, em homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. Só existe um meio de se lhe comprovar a existência. É experimentar.”4

Importante proposta do Codificador: “A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a humanidade.” 4

O Codificador destaca que o Espiritismo sendo uma religião diferente das tradicionais: "Qual é, pois, o laço que deve existir entre os espíritas? Eles não estão unidos entre si por nenhum contrato material, por nenhuma prática obrigatória. Qual o sentimento no qual se deve confundir todos os pensamentos? É um sentimento todo moral, todo espiritual, todo humanitário..."3

A nosso ver é necessário assumir-se mais os papeis como espíritos encarnados com base em Kardec: "[...] o que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem".5

Há um convite que deve ser sempre renovado: o estudo, a prática e a difusão dos conteúdos das cinco obras básicas de Allan Kardec e também de seus registros e depoimentos mensais contidos na Revista Espírita (abril de 1858-abril de 1869).

Referências:

1)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Sem Kardec não há Espiritismo.  A senda (FEEES). Ano 98. N. 205. Setembro-Outubro de 2020. Página eletrônica: http://www.feees.org.br/adm/arquivos/revistasetout_96.pdf

2)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Busca de Kardec ou de mim mesmo? Revista internacional de espiritismo. Ano XCV. N. 9. Outubro de 2020.

3)      Kardec, Allan. Trad. Abreu Filho, Júlio. Revista espírita. Ano IX, V.4. Abril de 1866; Ano XI. V.12. Dezembro de 1868. São Paulo: Edicel.

4)      Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O livro dos médiuns. 80.ed. 1a parte, cap.III, Item 28; Parte 2: Cap. XVII, item 200; Cap. XXIX, itens 220, 331, 332, 348, 350; Cap. XXX. Brasília: FEB.

5)      Kardec, Allan. Trad. Imbassahy, Carlos de Brito. A gênese. 1.ed. Cap. I, item 13. São Paulo: FEAL.

 

 (*) Foi presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri, São Paulo, SP)

Vue de la Ville de Bourg en Bresse : [dessin] / lallemand f.

Vista da cidade de Bourg en Bresse: [desenho] ​​/ lallemand f.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7742638t.item

 

Embora Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) tivesse nascido na

cidade de Lião, França, aos 3 de outubro de 1804, consta ter vivivo a infância

em Bourg em Bresse.

 

[Eglise Notre-Dame de Brou dans le faubourg de Bourg-en-Bresse] : [dessin] / Lallemand

[Igreja Notre-Dame de Brou no bairro de Bourg-en-Bresse]: [foto] / Lallemand

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b77426434.item

 

 

Embora Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) tivesse nascido na

cidade de Lião, França, consta ter vivivo a infância em Bourg em Bresse.

 

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Vista de Lião a partir da Colina de Fourvière. Foto Ismael Gobbo.

Em Lião nasceu Allan Kardec em 03 de outubro de 1804.

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Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Yverdon-les-Bains_Castle.jpg

 

Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) aos 11 anos de idade foi levado

pela mãe a estudar na escola de Pestalozzi.

 

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Pestalozzi com órfãos em Stans

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi#/media/File:Pestalozzi.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-mLv2iyQRPs0/X3PP82kfBfI/AAAAAAAAAsM/Oj5U7PtVhM4TImLT1Fo-EGwuwgujwFcMgCNcBGAsYHQ/image.png

As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

 

 Allan Kardec, o Missionário do Consolador

 

 

Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br

O professor Hyppolyte Léon Denizard Rivail, após alguns convites rejeitados, aceitou participar de reunião em que se que produziam os fenômenos de efeitos físicos, através das mesas que, sem toque humano se movimentavam e davam respostas, pelo mecanismo da tiptologia, aos presentes.

Era uma reunião em que as pessoas perguntavam frivolidades e espíritos alegres e brincalhões respondiam sem maiores preocupações.

Professor Rivail se surpreende com os acontecimentos e a produção dos fatos.

Diria, em suas anotações, que a causa geradora dos fenômenos suscitara nele profundas reflexões, em virtude de os provocadores delas revelarem que eles eram espíritos, isto é, seres humanos que haviam vivido normalmente no mundo físico, em diferentes condições e níveis culturais. (1)

Os participantes da reunião traziam perguntas mundanas e triviais para os espíritos responderem e se divertiam com as respostas.

Também Denizard Rivail, desde suas primeiras participações, como os demais, leva suas perguntas para serem respondidas pelos espíritos.        

Logo às primeiras o espírito Zéfiro, que alegremente respondia as corriqueiras questões,colocou-se à disposição do professor Rivail. Não era um espírito adiantado, porém, segundo o professor, assistido por Espíritos superiores o ajudou muito em seus trabalhos iniciais.

Confessa ele: “Apliquei, a esta nova ciência, como fizera até então, o método experimental.”

Com o auxílio desse método e com a cultura enciclopédica que possuía, nos campos da Filosofia, das Ciência: Física, Química, Astronomia, Geografia, Antropologia, Sociologia, História, Religião e Direito ele formula questões de magna importância para o ser humano: Quem somos? De onde viemos? Para onde iremos. Deus, Espírito e Matéria.

Usa o método dialógico com os espíritos: formula perguntas que eles respondem. Muitas vezes, reinquiri os seres espirituais para que a déia fique mais clara e simples.

Após intenso trabalho publica O Livro dos Espíritos onde as grandes questões da Vida são estudadas e apresentadas de forma clara e lógica, em 18 de abril de 1857, apresentando como seu coordenador Allan Kardec, pseudônimo adotado pelo professor Hyppolite Léon Denizard Rivail.

Na sequência dos  estudos, contando com as informações e orientações dos Mentores Espirituais,  ele publica O Livro dos Médiuns, que trata do Espírito e as suas comunicações com o mundo físico.

Seu próximo estudo é a aplicação da Filosofia Espírita sobre as páginas dos evangelhos de Mateus, João, Marcos e Lucas de onde ele e os Orientadores Espirituais

retiram da letra fria a Moral do Mestre Jesus, de maneira clara e pujante,a fim de esclarecer, orientar e consolar as dores humanas.

Diz ele: “...reunimos, nesta obra, os artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto.” (2)

Nesta hora de dor e sofrimento individual e coletivo vem às nossas mentes as palavras de Jesus: “Bem aventurados os que choram porque serão consolados...”.

E para entender essa bem aventurança encontramos as palavras de Allan Kardec no Evangelho segundo o espiritismo: “O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo porque encare a vida terrena. Tanto mais sofreele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea e a vê comoum ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de um próximo futuro mais ditoso osustenta e anima, e, longe de se queixar agradece ao Céu as dores que o fazem avançar.” (3)

Neste momento de pandemia agradeçamos a Allan Kardec ter codificado o Espiritismo, pois  como disse ele: “ ...o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”. (4)

Por tudo isso, é marcante a data de 3 de outubro, pois nessa data, em 1804, nascia, em Lyon, na França, o professor Hippolyte León Denizard Rivail, o Allan Kardec.

 

Referência bibliográfica:

            (1) Obras Póstumas, Allan Kardec, tradução de Evandro Noleto Bezerra, pág.348, parágrafo primeiro.

            (2) O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec. Ed. FEB, pág. 24, segundo parágrafo.

            (3) Idem, idem, pág. 116, item 13, segundo parágrafo.

            (4) Idem, idem, pág. 141, item 4, último parágrafo.

 

(Recebido em email de Aylton Paiva, Lins, SP)

https://kardec.blog.br/wp-content/uploads/2020/04/le-livre-des-esprits-1-ed-1857-kardecblog-ideak.jpg

O Livro dos Espíritos. Autor: Allan  Kardec.  1ª. edição 1857

Copiado de:  https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

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Vista de Lião, França,  desde a Colina de Fourvière. O Rio Saône e a   Igreja de Saint-Nizier. Foto Ismael Gobbo.

Em Lião nasceu Allan Kardec em 03-10-1804.

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Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. (Lião, 03-10-1804 / Paris, 31-03-1869)

Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg

 

 

 Especial : Mês de Kardec

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

Mensagem: Em Honra a Kardec  

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Richard Simonetti

(10-10-1935 / 03-10-2018)

Richard Simonetti (Bauru10 de outubro de 1935 - Bauru, 3 de outubro de 2018) foi um escritor espírita brasileiro.[1]

Simonetti foi funcionário do Banco do Brasil entre 1956 até 1986, quando se aposentou.[2] Conciliou a profissão de bancário com as atividades no meio espírita, durante 36 anos foi presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, entidade que realiza amplo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e exercício da filantropia, com cerca de 800 voluntários e atendimento anual de aproximadamente 25.000 pessoas carentes.[2][1][3]

Entre 1964 e 1994 participou da União das Sociedades Espíritas de Bauru, articulando o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em dezenas de cidades. Foi colaborador assíduo de jornais e revistas espíritas, notadamente O ReformadorO Clarim e Folha Espírita. Percorreu todos os estados brasileiros e alguns países em palestras de divulgação da Doutrina Espírita. Escreveu 65 livros, e foi integrante da Academia Bauruense de Letras.

Foi casado por duas vezes, sendo sua esposa na ocasião da morte Tânia Regina Moreira de Souza Simonetti, e teve quatro filhos, Carolina, Graziela, Alexandre e Giovana.[3]

Simonetti estava internado desde 5 de setembro de 2018 em um hospital particular em Bauru quando faleceu em 3 de outubro, após enfrentar um câncer no cérebro. Foi enterrado no Cemitério Jardim do Ypê, em Bauru.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Simonetti

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Richard Simonetti  e público no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na Livraria Saraiva no Center Norte

25-06-2016. Fotos Ismael Gobbo

 

Os temas de Allan Kardec

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Boletim Eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2020-10-01/BOLETIM-OUTUBRO.html?spush=aWdvYmlAdW9sLmNvbS5icg==

 

 

 

O “Pai nosso” em vibrações

Na reunião a distância de vibrações na tarde do dia 01 de outubro, efetivada por equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, Neusa Santos fez a exposição evangélica focalizando o trecho da prece “Pai nosso”: “... livrai-nos do mal...” As vibrações foram feitas por Rosemary Falcão Graziato; a coordenação por Glória Martins Miranda e as músicas ao piano por Margarida Helena Garabedian.

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])

 

Resenha Espírita Especial

Kardec 216 anos

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Folha Espírita

Podcast

Procurando conhecer como a espiritualidade pode andar de mãos dadas com a ciência? Quer saber mais sobre temas atuais à luz da Doutrina Espírita? Buscando momentos de reflexão e ensinamento espírita-cristão? Conheça o Podcast Folha Espírita: entrevistas, aprendizados e muito conteúdo para você ouvir onde você estiver. Disponível no Spotify, com conteúdos novos a cada semana. Acesse e nos siga.

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(Com informações de Claudia Santos)

 

Revista Espírita – Acesse a home page

 

Acesse aqui:

https://www.spiritistmagazine.org/

 

 

 

 

Papo espírita on line com

Jhon Harley

(

Com informações de Jhon Harley)

 

Palestra em live do CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP. Acesse no link

 

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=lPEPJWfmSbg

 

 

Funcionamento da FEB

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/09/FEB-frontal.jpg

Buscando zelar pelo bem-estar de seus frequentadores e colaboradores, a Federação Espírita Brasileira prossegue com a suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado, mantendo as ações virtuais como palestras, irradiação e estudos em pleno funcionamento. Lembramos que as livrarias físicas nas sedes do Rio de Janeiro e Brasília estão funcionando, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com as devidas medidas de segurança recomendadas. Cada Federativa estadual e Casa Espírita tem autonomia para decisão sobre o retorno do funcionamento de acordo com a condição de cada Estado e as orientações dos Órgãos de Saúde vigentes.
Convidamos você a conferir diariamente o atualizado e vasto material para estudo, reflexão e edificação oferecidos pela FEB por meio dos canais sociais:

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(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/09/29/funcionamento-da-feb-2/)

 

32ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Rancharia

 

(Informação recebida em emails de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com] e de Monica Domingues [monica.farmaceutica@gmail.com])

 

Abertura de Mês Espírita-SEIR-Brasília

 

No dia 3 de outubro será iniciada a programa on line do Mês Espírita da Sociedade Espírita Irmã Rosália, de Brasília.

Inicia-se com homenagem a Kardec, seminário com três participantes: Sheila Costa,  Edson Bias e Antonio Cesar Perri de Carvalho.

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])

 

Outubro

Programação BUSS- Londres, Reino Unido

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

CEI- Conselho Espírita Internacional

Live no aniversário de Allan Kardec

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No dia 3 de outubro o Conselho Espírita Internacional (CEI) celebrará o aniversário de Allan Kardec num evento muito especial que contará com a participação de Aluízio Elias, André Siqueira, Divaldo Franco, Evandro Noleto, Jussara Korngold, Rejane Planer, Samuel Nunes, Silvana Elia e Vitor Féria. A live será às 15h30, no horário de Brasília. Mais informações: https://www.facebook.com/internationalspiritistcouncil/

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/09/28/live-celebrara-aniversario-de-allan-kardec/)

 

USE/SP

Fórum Doutrinário – Comunicações Mediúnicas

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani [marcomilani7@gmail.com])

 

Sociedade Espírita de Virginia

EUA

 

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Join us Online:

Kardec’s Advice for Spiritists

with Vanessa Anseloni

 

 

Friday, October 2 at 7:00pm ET

Kardec Radio's Facebook Page and YouTube Channel

 

The Spiritism for Kids lesson will be LIVE

at the Spiritist of Society Facebook Page at 7:00pm 

 

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

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General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1.             Let us rest assured that God oversees our lives. 

2.             Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3.             This is a time to revisit our priorities in life. 

4.             Stay positive always.

5.             Reinforce your prayers in frequency and depth.

6.             We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7.             Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

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Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

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Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br