Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, segunda-feira, 26 de outubro de 2020 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Os últimos 5 emails enviados |
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24-10-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/24-10-2020.htm 23-10-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/23-10-2020.htm 22-10-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/22-10-2020.htm 21-10-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/21-10-2020.htm 20-10-2020 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/20-10-2020.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 9 - 1866 |
(Copiado do site Febnet) |
Uma serva doméstica de 14 anos, Therese Selles, experimenta atividade de poltergeist / espontânea PK na casa de seu empregador, a família Todeschini em Cheragas, na Argélia, destaque na capa da revista francesa La Vie Mysterieuse em 1911 Imageem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poltergeist-Therese_Selles.jpg |
Esta fotografia de 1870 mostra os irmãos e William Fay em frente ao "gabinete dos espíritos” Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers
Irmãos Davenport Ira Erastus Davenport (17 de setembro de 1839 - 8 de julho de 1911) [1] e William Henry Davenport (1 de fevereiro de 1841 - 1 de julho de 1877), [1] conhecidos como irmãos Davenport , eram mágicos americanos no final do século 19 , filhos de um policial de Buffalo , Nova York . Os irmãos apresentavam ilusões de que eles e outros afirmavam ser sobrenaturais . Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers
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Os irmãos Davenport. Biblioteca do Congresso Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Davenport_brothers_(1869)_(14783244005).jpg |
Grandeza |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Esperança e Luz. Lição nº 01. Página 15.
Quanto mais avança o Tempo nas trilhas da História, apartando-se da figura sublime, mas amplo esplendor lhe assinala a presença. Ele não era legislador e a sua palavra colocou os princípios da Misericórdia nos braços da Justiça. Não era administrador e instituiu na Caridade o campo da assistência fraternal em que os mais favorecidos podem amparar os irmãos em penúria. Não era escritor e inspirou e ainda inspira as mais belas páginas da humanidade. Não era advogado e ainda hoje, é o defensor de todos os infelizes. Não era engenheiro e continua edificando as mais sólidas pontes, destinadas à aproximação e ao relacionamento entre as criaturas. Não era médico e prossegue sanando os males do espírito, além de suscitar o levantamento constante de mais hospitais e mais extensas obras de benemerência, capazes de estender alívio e socorro aos doentes. Ensinou a prática do amor, renunciando à felicidade de ser amado. Pregou a extinção do ódio, desculpando sem condições a todos aqueles que lhe ultrajaram a existência. Não dispunha dessa ou daquela posse, na ordem material dos homens, e enriqueceu a Terra de esperança e de alegria. Não viajou pelos continentes do Planeta, mas conversando com alguns necessitados e desvalidos, na limitada região em que morava, elevando constantemente os destinos da vida comunitária. Embora crucificado e tido por malfeitor, há quase vinte séculos, quando os povos tentam apagar-lhe os ensinamentos, a Civilização treme nas bases. Esse homem que conservava consigo a sabedoria e a beleza dos anjos, tem o nome de Jesus Cristo. O seu imenso amor é a presença de Deus na Terra e a sua vida é e será sempre a luz das nações.
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG) |
Descoberta do Salvador no Templo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt. Imagem/fonte: |
Cristo e a mulher apanhada em adultério. Óleo sobre tela de Vassili Polenov. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wassilij_Dimitriewitsch_Polenow_005.jpg |
O dinheiro do tributo. Óleo sobre tela de Joachim Wtewael Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joachim_Wtewael_-_The_Tribute_Money_-_WGA25913.jpg |
O Sermão do Monte. Obra de I. Makarov Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_6:27 |
O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Jacopo Bassano. Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jacopo_Bassano_-_The_Good_Samaritan_-_Google_Art_Project.jpg |
Salvador do Mundo. Autor: Palma Vecchio. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Palma_Salvator_Mundi.jpg |
Leia o artigo abaixo sobre os sofrimentos que Jesus passou no dia em que foi crucificado |
Um médico analisa a crucificação
(abra o link e use o tradutor) http://www.thecross-photo.com/Dr_C._Truman_Davis_Analyzes_the_Crucifixion.htm
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SAIBA MAIS SOBRE O RUSTENISMO OU ROUSTAINGUISMO |
Embora muitos não concordem, consideramos a doutrina de Roustaing, que admite o corpo fluídico de Jesus, também tem uma deturpação do Espiritismo. E por que não dedicamos a ela um capítulo especial, na primeira edição de “Pureza Doutrinária”, que saiu em 1988? Porque não penetráramos ainda, com profundidade, no assunto e não assimiláramos o pensamento de Herculano Pires: “A posição científica Kardec opõe-se à posição vulgar de Roustaing – um horrível vaidoso que se deixa levar pelos Espíritos mistificados aceitando as explicações mais ridículas e absurdas para esclarecimento de problemas escriturísticos. O grande advogado não passava de um grande ingênuo”. (O Verbo Carne, Edição Cairbar, página 56, 1973). 1 – Breve histórico Jean-Baptiste Roustaing era advogado e nasceu Bordeaux (França). Foi assessorado pela médium Emile Collignon, que lhe transmitiu comunicações mediúnicas atribuídas aos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas, João), cada qual comentando seu Evangelho, tudo dirigido por Moisés. Roustaing publicou sua obra em 1866, intitulada . Quatro Evangelhos”, com o subtítulo “Espiritismo Cristão Revelação da Revelação”. No segundo século da era cristã, surgiu dentro cristianismo a doutrina do docetismo. Ensinava ela que o corpo de Cristo não era material, e sim aparente e ele não teria nascido como os homens em geral. No século IV, Apolinário de Ludicéia, dizia que Jesus não nascera de Maria, não sofrera e só morrera na aparência. Roustaing traz de novo essas idéias. Se, como pretende os quatro Evangelhos fossem comentados agora pelos próprios evangelistas, constituiriam uma obra de altíssimo valor, que viria reforçar a Codificação. Mas as contradições e erros são tão grandes que têm prestado um desserviço ao Espiritismo. Por isso, é profundamente lamentável que a Federação Espírita Brasileira dê tamanho valor a essa doutrina desagregadora. No Brasil, os “Quatro Evangelhos” foram introduzidos por Antônio Luiz Sayão, do Grupo Ismael (RJ), fundado em 1880. Foi ele precursor da Federação Espírita Brasileira (F.E.B.), que veio a defender ardorosamente o roustainguismo, através das palavras e ações de todos os seus presidentes: Guillon Ribeiro, Wantuil de Freitas, Armando de Assis, Francisco Thiesen e Juvanir Borges de Souza. Fecharam eles os espíritas ingênuos numa gaiola de ouro: nenhuma pessoa poderia ter cargo diretivo se não fosse roustainguista. Ismael Gomes Braga, dirigente da FEB, em seu livro “Elos Doutrinários” culpa os kardecistas pelo fracasso do movimento espírita francês: “Nos lugares onde os inimigos visíveis e invisíveis de Roustaing venceram a campanha que maquinaram, o Espiritismo e Kardec entraram em declínio e, ou desapareceram totalmente, ou estão adormecidos. Está demonstrado, pois, que atacar a obra de Roustaing é, de fato, atacar e minar o edifício todo da Terceira Revelação, lançar o descrédito sobre a fonte mesma do espiritismo.” ( … )”Não nos iludamos com esses pretensos defensores de Kardec. Eles são os únicos inimigos perigosos do espiritismo, por isso que se dizem espíritas, escrevem e falam em nome da Doutrina e ardilosamente lhe vão minando os alicerces eternos: os Evangelhos e a Mediunidade”. Para ele, os livros de Roustaing são um curso superior de Espiritismo. Luciano dos Anjos, em artigo publicado no “Reformador”, órgão da FEB, em 1973, afirma que a FEB é uma instituição extraterrena, nada mais sendo do que uma projeção de sua verdadeira sede que está no alto. Francisco Thiesen, ex-presidente da FEB, no “Reformador”de abril de 1987, diz que “Kardequizar é sectarizar”. O “Reformador”, como se vê, sempre foi o porta-voz dos roustainguistas da FEB. Há cerca de 8 anos, em manobra política, a FEB levou, para vice-presidentes, dois espíritas paulistas, de enorme valor e dignidade, ambos kardecistas. Esperávamos que eles conseguissem abrandar, se não as idéias, pelo menos as táticas roustainguistas, mas estamos vendo que não o conseguiram, ou não quiseram. A FEB passou a assediar, por meios os mais variáveis, as poucas Entidades, como a USE-SP que se mantinham fora de seus domínios. Esperemos seu novo vôo, rumo ao Conselho Espírita Internacional. 2 – Afirmações de Roustaing Basei-me nas seguintes fontes: Durval Ciamponi, em seu excelente livro “Alternativas da Humanidade (Na era do Espírito)”, Edições FEESP, 1996, faz um estudo resumido das \’teses roustainguistas\’. Gélio Lacerda da Silva aborda longamente o assunto, no seu livro “Conscientização Espírita”, Editora Opinião E, 1995. Wilson Garcia já havia sido muito feliz na pesquisa para “O Corpo Fluídico”, Editora Correio Fraterno, 1987. E não nos esqueçamos do livro que fez furor em 1973: “O Verbo e a Carne”, de Herculano Pires e Júlio Abreu Filho. Em 1999, Nazareno Tourinho publicou uma excelente crítica: “As Tolices e Pieguices da Obra de Roustaing”, Correio Fraterno. Vamos então, às principais afirmações do livro “Os Quatro Evangelhos”. 1 – Jesus, sendo um Espírito Crístico, não teve um corpo carnal, mas um corpo fluídico, com todas as aparências de matéria. 2- A gravidez de Maria foi aparente: “Foi obra do Espírito Santo (noção católica), porque foi obra dos Espíritos do Senhor e, como tal, aparente e fluídica, de maneira a produzir ilusão, a fazer crer numa gravidez real”. Quer dizer: Maria participou de uma grande farsa. “Os espíritos prepostos à preparação do aparecimento do Messias na Terra reuniram em torno de Maria fluidos apropriados que lhe operaram a distensão do abdômem e o entumesceram.” ( … )”Seu parto foi igualmente obra do Espírito Santo, porque também foi obra dos Espíritos do Senhor e só se deu na aparência, tal como a gravidez.” Vejam-se o misticismo e a arrogância, fazendo os “Espíritos do Senhor” virem fazer os partos aqui na Terra … 3 – O leite mamado por Jesus era devolvido pelos espíritos ao sangue da mãe, sem que ela o soubesse. 4 – O corpo fluídico justifica atos da vida de Jesus, como andar sobre as águas e desaparecer do sepulcro. 5- Os Espíritos crísticos, puríssimos, não podem encarnar, por isso, Jesus não poderia ter corpo de matéria. 6 – Tudo, na vida de Jesus, foi apenas aparente, havendo ilusão para todos os que o seguiam. 7- Deveria vir o “Espírito Regenerador”, representando o Consolador prometido por Jesus, com o papel do Espírito Santo da Igreja Romana. Esta afirmação reduz a zero a universalidade da missão do Espiritismo e as manifestações mediúnicas. “Os vossos médiuns só entrarão no gozo completo de suas faculdades medianímicas quando estiver entre os homens o Regenerador, Espírito que desempenhará a missão superior de conduzir a humanidade ao estado de inocência, isto é, ao grau de perfeição a que ela tem de chegar”. ( … )” Debaixo da influência e da direção do Regenerador, caminha o chefe da Igreja Católica, a qual será, então, católica na legítima acepção desse termo, pois estará em vias de tornar-se universal, como sendo a Igreja de Cristo.” 8 – Afirmam os seguidores de Roustaing que Humberto de Campos enfatiza a participação dele na obra da Codificação. “O Mundo Maior decidiu que Kardec contaria com a coordenação de uma plêiade de auxiliares de sua obra, designados particularmente para coadjuvá-lo, nas individualidades de ]ean-Baptiste Roustaing, que organizaria o trabalho da fé; de Léon Denis, que efetuaria o desdobramento filosófico; de Gabriel Delanne, que apresentaria a estrada científica; e de Camille Flammarion, que abriria a cortina dos mundos.” 9 – Vem agora o absurdo dos absurdos, defendido por Roustaing. Trata-se dos “criptógamos carnudos”. Para ele, os espíritos “ateus” sofrem o castigo da primitiva encarnação humana, transformando-se em larvas, que Roustaing denomina “criptógamos carnudos”. Seriam uma espécie em que se encarnam espíritos humanos que regrediram aos planos vegetal e animal. Em Botânica, criptógamos é o termo usado para designar os vegetais que possuem órgãos reprodutores ocultos. O acréscimo “carnudo” faz lembrar músculos, carne, e por isso, os remete ao reino animal. Nesses seres encarnariam espíritos humanos que regridem ao reino vegetal ou animais extremamente elementares. Roustaing assim os descreve: “São corpos rudimentares. O homem aporta a essas terras no estado de esboço, como tudo que se forma nas terras primitivas. O macho e a fêmea não são nem desenvolvidos, nem fortes, nem inteligentes. Mal se arrastando nos seus grosseiros invólucros, vivem, como os animais, do que encontram no solo e lhes convenha. As árvores e o terreno produzem abundantemente para a nutrição de cada espécie. Os animais carnívoros não os caçam. A previdência do Senhor vela pela encarnação de todos. Seus únicos instintos são os da alimentação e os da reprodução”. No livro “O Verbo e a Carne”, na página 43, Herculano Pires comenta: “Essa é a revelação da revelação. Roustaing copia e desfigura Kardec, acrescentando aos seus ensinos os maiores absurdos. Note-se que essas criaturas estranhas, em forma de larvas e lesmas, são encarnação de espíritos humanos que haviam atingido alta evolução sem passar pela encarnação humana. Depois de desenvolverem a razão em alto grau e de haverem colaborado com Deus nos processos da Criação, chegando mesmo a orientar criaturas humanas, voltam à condição de criptógamos carnudos. Mas por que falam os reveladores em substâncias humanas? Por que não simplificam as coisas dizendo simplesmente que esses espíritos decaídos vão encarnar-se em lesmas? Por que é preciso enganar os espiritistas que aceitam Kardec e sabem que a evolução espiritual é irreversível, que o espírito humanizado não pode regredir ao plano animal?” Encontramos em Léon Denis, “Depois da Morte”, 9º edição, FEB, página 124: “A alma se elabora no seio dos organismos rudimentares. No animal, está apenas em estado embrionário: no homem adquire o conhecimento e não pode mais retrogradar”. Os antigos egípcios e outros admitiam quc a alma humana pode reencarnar em corpo de animais como punição a falhas cometidas. Nisto consiste a metempsicose, não aceita pelo Espiritismo, que só admite reencarnação em corpos humanos. A metempsicose é esclarecida por Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, perguntas 611, 612 e 613. 3 – REFUTAÇÃO DE ROUSTAING O combate às idéias de Roustaing já é antigo: Deolindo Amorin e Carlos Imbassahy, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960; José Herculano Pires e Júlio Abreu Filho, de 1960 a 1975 (em São Paulo); mais recentemente, Durval Ciamponi e Gélio Lacerda da Silva, de Vitória, ES, que publica “Conscientização Espírita”, EME editora, 1995, livro claro, didático e muito corajoso. Vamos tentar refutar, item por item, os argumentos falaciosos dos roustainguistas, mas nada melhor do que iniciar citando os ensinos poderosos do Codificador, que constituem nosso esclarecimento, nossa luz, nosso farol. Representam não a opinião sem validade de um homem, fanatizado e presunçoso, que quer impingir suas idéias como se fossem os ensinos dos quatro evangelistas, mas sim, a opinião coletiva de Espíritos de alta evolução, que trouxeram a Doutrina Espírita. 1- Corpo Fluídico . Vejamos o que diz “A Gênese”· Capítulo XV . item 65: “A permanência de Jesus sobre a Terra apresenta dois períodos: aquele que precede e aquele que segue sua morte. No primeiro, desde o momento da concepção até o nascimento, tudo se passa com sua mãe como nas condições comuns da vida. A partir do nascimento até sua morte, tudo em seus atos, sua linguagem e nas diversas circunstâncias de sua vida, apresenta os caracteres inequívocos de sua corporeidade. Depois de sua morte, ao contrário, tudo revela nele o ser fluídico. A diferença entre os dois estados é tão fundamentalmente traçada que não é possível assemelhá·las … A coesão não existe nos corpos fluídicos; a vida, neles não repousa no funcionamento de órgãos especiais e neles não se podem produzir desordens análogas; um instrumento cortante em qualquer outro, ali penetra como num vapor, sem lhe ocasionar lesão alguma. Eis porque os seres fluídicos designados por agêneres não podem ser mortos. Depois do suplício de Jesus, seu corpo lá ficou, inerte e sem vida; foi sepultado como os corpos comuns, e todos puderam vê-lo e tocá·lo. .. Se Jesus pôde morrer, é que tinha corpo carnal”. Vamos agora ao livro “Obras Póstumas”, de Kardec, capítulo V – Dupla natureza de Jesus, página 105: “O que devia ser humano em Jesus era o corpo, a parte material, e neste ponto de vista, compreende-se que ele tenha sofrido como homem”. No capítulo VIII desse livro, Kardec lembra João I, 1 a 14: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós; e vimos a sua glória, como filho unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”. “Jesus podia, pois, ser encarregado de transmitir a palavra de Deus sem ser Deus, como um embaixador transmite as palavras do seu soberano, sem ser o soberano.” Ainda em “A Gênese” – Capítulo XV – item 2, diz Kardec: “A superioridade de Jesus sobre os homens não era relativa às qualidades particulares do seu corpo, mas às de seu Espírito, que dominava a matéria de maneira absoluta, e ao seu perispírito alimentado pela parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres”. Perante afirmações tão categóricas da Codificação, é de se admirar que os dirigentes da FEB teimem em negar que Jesus tenha tido um corpo material. 2 – O leite mamado por Jesus – A aceitação de que ele era devolvido pelos espíritos ao sangue da mãe é de um absurdo verdadeiramente irritante. Mais tarde, quando jovem e adulto, ele se alimentava como as outras pessoas. O que acontecia com esses alimentos? Seriam desmaterializados? Por que recorrer a hipóteses estapafúrdias? Será desonroso crer que ele tinha um corpo orgânico como o nosso? 3 – Andar sobre as águas – Não é preciso recorrer à fé para aceitar que Jesus pairasse acima das águas, mesmo tendo corpo material. Em “A Gênese” – capítulo XIV – item 42, encontramos: “Jesus, mesmo vivo, pôde aparecer sobre a água sob uma forma tangível, enquanto seu corpo carnal se encontrava alhures; é a hipótese mais provável”. Kardec escrevia e os Espíritos ensinavam, há 150 anos. Mas ele mesmo insistia em que “o Espiritismo caminhará com a ciência”. E caminhou. A própria física moderna trouxe-nos explicações, impossíveis naquela época, e que hoje são banais, citando ocorrências em que a força de atração da gravidade é vencida. Assim é que, dentro dos “sputniks”, os astronautas flutuam no ar. 4-Desaparecer do sepulcro – Hoje há numerosos trabalhos, livros e revistas que tratam do “fenômeno de transporte”. Citemos o mais importante deles: “Fenômenos de Transporte”, Ernesto Bozzano, 2ª edição, FEESP, 1982, prefácio de Deolindo Amorin. Nele Bozzano, grande sábio italiano e que escreveu numerosas obras espíritas, estuda com grande agudeza o assunto, citando fenômenos obtidos em plena luz. Se os Espíritos podem efetuar transporte de objetos e alguns médiuns podem levitar, por que Jesus, com seu enorme poder sobre a matéria não poderia fazê-lo? 5- Espíritos puríssimos não podem encarnar – Encontramos em A Gênese”, capítulo XIV – item 9, o seguinte: “Os Espíritos superiores podem vir aos mundos inferiores e mesmo aí se encarnar. Dos elementos constitutivos do mundo em que entram eles extraem os materiais do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao ambiente onde se encontram. Fazem como grande senhor que deixou suas belas roupas para vestir-se momentaneamente com trajes plebeus, sem que, por isso, deixe de ser grande senhor. É assim que Espíritos das ordens mais elevadas podem se manifestar aos habitantes da Terra, ou encarnar-se entre eles, em missão”. “Os Espíritos chamados a viver naquele meio dele extraem seu perispírito; mas conforme seja o próprio Espírito mais ou menos purificado, seu perispírito se forma de partes mais puras ou mais grosseiras do fluido próprio ao mundo no qual se encarna.” Durval Ciamponi, no livro “Alternativas da Humanidade”, esclarece à página 98: “Quando um Espírito superior encarnar entre os homens na Terra, seu perispírito será mais sutilizado que dos aborígenes. A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito”. Aqui entram os roustainguistas com uma novidade: “Há mundos fluídicos, destinados à habitações de espíritos que, desde o estado de infância e instrução, nunca faliram, e que, conservando-se sempre puros na senda do progresso, progridem no estado fluídico. Mundos materiais – Diversos mundos destinados à encarnação dos espíritos falidos e, como tais, sujeitos à encarnação humana”. (Citação de Herculano Pires). Fantasia que divide os espíritos entre pobres e plebeus; os protegidinhos que nunca “pecaram” (isto só aconteceria se fossem liberados das provas) e aqueles que, jogados em ambientes desfavoráveis, teriam tido seus fracassos. Esquecem a grande Lei da Evolução, que nos mostra que os mundos fluídicos representam a fase superior do desenvolvimento dos mundos materiais. 6-Tudo na vida de Jesus, foi apenas aparente – Durval Ciamponi responde por mim: “Se tudo nele era só aparência, todos os atos de sua vida, o anúncio reiterado de sua morte, a cena dolorosa do Jardim das Oliveiras, sua oração a Deus para que alistasse o cálice de seus lábios, sua paixão, sua agonia, tudo, até seu último grito no momento de entregar o Espírito, não teria sido senão um vão simulacro para enganar com relação à sua natureza e fazer crer no sacrifício ilusório de sua vida, uma comédia indigna de um homem honesto e simples, quanto mais, e por mais forte razão, de um ser também superior, numa palavra teria abusado da boa fé dos seus contemporâneos e da posteridade”. (página 99) 7-Jesus não sofreu dor física, somente dor moral Roustaing não deixa dúvidas quando afirma que Jesus não sofreu dores físicas ou orgânicas e que seu sofrimento foi apenas moral. Reconhecemos que a dor moral tenha sido bem maior que a dor corporal, dado o comando que tinha sobre a matéria. Não precisaria sofrer a dor material, que é, para os homens, a oportunidade de resgate e útil para a evolução. O sofrimento de Jesus foi perante a ignorância e incompreensão do povo e até de seus seguidores mais próximos. Não perceberam a grandiosidade de sua missão. Esperavam um salvador guerreiro e não um ser dizendo que “meu reino não é deste mundo”. “Se, quando vos falo das coisas terrenas, ainda assim não credes, como creríeis se eu vos falasse das celestiais?” Em Mateus, 17: 17, encontramos: “ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quandos vos sofrerei?” “Havendo, pois, Cristo padecido na carne, armai-vos também vós outros desta mesma consideração: que aquele que padecer na carne cessou seus pecados.” (l ª Epístola de São Pedro – Capo 4-1) 8- Espírito Regenerador – Roustaing se coloca na posição daqueles crentes de outras religiões que ainda esperam a vinda do Messias prometido, restringindo o valor da missão de Jesus, que precisa ser completada por outros Messias. Para os espíritas, o Consolador prometido já veio e é o Espiritismo. 9-Brasil, Coração do Mundo- “A colocação de Humberto de Campos sobre “Brasil, Coração do Mundo” era, também um pouco emocional-libertária, porque os Espíritos não têm pátria; sua pátria é o Universo (Bahia Espírita, FEEB, Ano XVI, nº 68, Set. – Out. ,1985). Divaldo: “A expressão \’Pátria do Evangelho\’ não é da Doutrina Espírita. Está inserta numa obra de Humberto de Campos e trata-se de uma colocação emocional do literato que ama sua pátria”. (Conscientização Espírita) Avaliação da “Revelação da Revelação” Herculano Pires, em “O Verbo e a Carne”, à página 56, pergunta: “Quais os motivos da penetração de Roustaing no Brasil? Como e por que ele conseguiu enraizar-se na chamada “’casa mater”? Por que nos defrontamos agora com uma recrudescência dessa pseudo-doutrina? Parece-nos que tudo se resume numa questão de formação religiosa, tendo por fundo a formação nacional brasileira e o período medieval do nosso desenvolvimento nacional. O roustainguismo chegou ao Brasil num momento crítico, quando a nossa cultura estava sendo abalada por várias infiltrações européias. Entre essas, o Espiritismo, que chegara da Franca e empolgara alguns espíritos cultos na segunda metade do século XIX. O roustainguismo se apresentou como integrado ao Espiritismo e tocava de perto a sensibilidade mística de alguns ex-católicos. A obra trazia um grande alívio aos espíritas místicos, pois quebrava a frieza racional da obra de Kardec e restituia ao Cristo a sua condição sobrenatural. Para homens profundamente religiosos, como Bezerra de Menezes, Antônio Luiz Sayão, Bittencourt Sampaio e outros, cujos escritos atestam o predomínio do sentimento religioso sobre a razão crítica, a obra de Roustaing surgia como uma tábua de salvação, livrando-os do racionalismo kardeciano. Era a volta ao maravilhoso, ao Cristo místico, divino no espírito e no corpo. Dessa maneira, Roustaing devolvia a essas criaturas as ilusões perdidas da religião lírica que as embalara desde a infância. Não é fácil compreendermos hoje o clima religioso em que o Espiritismo se desenvolveu entre nós. Houve, naturalmente, a dissidência racionalista, constituída por elementos que tendiam para o aspecto racional da doutrina. Daí a divisão acentuada por Canuto de Abreu (na FEB) entre espíritas místicos e científicos”. Essas são as explicações racionais e imorredouras de Herculano Pires, esse grande pensador espírita, que eu não poderia deixar de citar, fazendo-as minhas. No Esboço Histórico da Federação Espírita Brasileira, publicado em 1911, são citados os confrades que, no dia 1 º de janeiro de 1884, fundaram uma “sociedade para estudo científico do espiritismo”, incorporando o jornal “O Reformador”, que vinha sendo editado por Elias da Silva. Veja-se o objetivo desta Federação (mudado depois). Anjo Ismael – Nos centros Espíritas do Rio de Janeiro, antes da Fundação da FEB, havia referências ao “Anjo Ismael”, que se transferiu definitivamente para a FEB, tendo como uma das mais importantes finalidades incentivar o estudo dos Quatro Evangelhos. Propuseram que a designação dos dirigentes fosse feita pelos Espíritos, em cada sociedade espírita. Esqueciam-se eles de que a tarefa dos Espíritos é instruir-nos e aconselhar-nos, não se trasnformar em cabos eleitorais. Entretanto, não se tomou conhecimento do que consta nas “Obras Póstumas” de Kardec. Antes de vir para a FEB, o “luminoso espírito de Ismael”, para substituir o primitivo Grupo Confúcio, fundado em 1873, criou a “Sociedade Deus, Cristo e Caridade”, criada a 23-3-1876 e dirigida por Bittencourt Sampaio. O Grupo Ismael também se incorporou à FEB. Foi então que a FEB tomou os Quatro Evangelhos como guia máximo no Espiritismo, de valor superior à Codificação, pois os ensinos recebidos proviriam diretamente dos próprios evangelistas, assistidos por Moisés. A 3 de agosto de 1885, é guindado à presidência da FEB o grande espírita, médico e político dr. Adolpho Bezerra de Menezes; respeitado por todos, veio a acabar com a luta entre místicos e científicos, pacificando a Federação. Desencarnou a 11 de agosto de 1900. Após Bezerra, pacificador e tolerante, o roustainguismo passou a imperar na FEB; para ser dirigente ou conselheiro, era preciso ser roustainguista. A FEB proibia a realização de qualquer Congresso, no Brasil, sem seu consentimento. Mas em alguns Estados (São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, principalmente) começou-se a esboçar a libertação da ditadura febiana. Assim realizou-se, de 31 de outubro a 5 de novembro de 1948, o Congresso Brasileiro de Unificação, patrocinado pela então corajosa USE e combatido pela FEB. Em abril de 1962, na cidade de Curitiba, realizou-se o 1 º Simpósio Espírita Centro-Sulino, com a presença das delegações de São Paulo, Paraná, Guanabara, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tomaram-se resoluções importantes para a condução do movimento espírita no Brasil. Enfatizou-se o aspecto tríplice da Doutrina: aspectos de ciência, filosofia e religião. Alertou-se o meio espírita brasileiro “acerca da diluição progressista da conceituação doutrinária, a que os trabalhos dos movimentos paralelos podem, conscientemente ou não chegar”. (…) “O espírita deve evitar a adesão irrefletida ou menos avisada a movimentos ou produções literárias que direta ou indiretamente colidam com o momento espírita . O Pacto Áureo – A 5 de outubro de 1949, realizou-se, no Rio de Janeiro, o acordo geral visando a unificação do Espiritismo no país e a criação de um Conselho Federativo Nacional apoiado por espíritas de todo o Brasil. Não foi apoiado por pensadores isolados como Herculano Pires, que escreveu: \’\’A USE submeteu-se ao Conselho Federativo Nacional, órgão da FEB. A reforma estrutural da USE suicida-se num pacto de ouro, entregando-se aos rabinos do Templo”. (Jornal Mensagem, dezembro de 1976) Todos nós nos entusiasmamos com o Pacto. Esperávamos um Conselho Federativo realmente representativo de todo o Brasil, autônomo, funcionando com toda liberdade e sem compromissos com Roustaing. Não percebemos que ele era um Departamento da FEB e, como tal, a ela subordinado. Não víamos que um Conselho, representando democraticamente todas as Federações estaduais, não poderia ser subordinado a uma Federação criada e dirigida por moradores do Rio de Janeiro, intitulada “brasileira”, mas sucessora de um só centro espírita. Uma Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos do Brasil precisa ser formada pela união dos sindicatos de todos os Estados em Assembléia para tal convocada. Tal Federação não pode ser departamento de um Sindicato. Uma Associação Médica Brasileira é formada por Associações dos vários estados, as quais são a ela subordinadas. Não se concebe a AMB como departamento de uma Associação Estadual. A Confederação Brasileira de Futebol resulta da união das federações estaduais de futebol. Não teria cabimento a CBF ser um departamento do São Paulo Futebol Clube, ou do Vasco da Gama. Pois bem. O Conselho Federativo Nacional, que congrega as entidades espíritas de todos os Estados do Brasil, é subordinado à FEB. Seus membros não têm a menor autonomia. Seria triste, se não fosse ridículo. Terminamos este capítulo com as corajosas palavras de Herculano: “É dever dos espíritas sinceros combater a mistificação roustainguista neste alvorecer da Era Espírita no Brasil. Ou arrancamos o joio da seara ou seremos coniventes na deturpação doutrinária, que continua maliciosamente a ser feita. O Cristo agênere é a ridicularização do Espiritismo, que se transforma num processo de deturpação mitológica do Cristianismo. A doutrina do futuro nega-se a si mesma e mergulha nas trevas mentais do passado. O homem espírita verdadeiro e esclarecido converte-se no homem da era ante-cristã, no crente simplório das velhas mitologias”. (O Verbo e a Carne, página 60) Esta é a nossa posição, apoiado nas Obras Básicas de Allan Kardec e nos estudos de seus mais fiéis seguidores, contra o roustainguismo, uma das piores deturpações do Espiritismo. (Ary Lex)
(Texto copiado de https://se-novaera.org.br/saiba-mais-sobre-o-rustenismo-ou-roustainguismo/) |
A Adoração dos Pastores. Pintura a óleo de Matthias Stom. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adoration_of_the_sheperds_-_Matthias_Stomer.jpg |
Madona e criança. Óleo sobre tela de Francisco de Zurbaran. Imagem/fonte: |
A tempestade no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Rembrandt. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee.jpg |
Jesus carregando a cruz. \Óleo sobre tela por El Greco. Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/El_Greco_-_Jes%C3%BAs_con_la_Cruz_a_cuestas.jpg |
Lustre em forma de coroa de espinhos na Igreja da Flagelação. Jerusalém, Israel Foto Ismael Gobbo |
Planta de Espinheiro. Israel. Foto Ismael Gobbo |
A crucificação em pintura de Simon Vouet. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_Crucifixion_-_Simon_Vouet_(A_139).jpg |
Aparição do Cristo aos peregrinos de Emaús. Óleo sobre tela de Laurent de La Hyre. Imagem/fonte: |
Palavras do pedroleopoldense José Issa Filho |
“Eu devia estar com nove ou dez anos, não sei ao certo, mas lembro-me bem que ouvi, em um dia de chuva fina, na loja de minha mãe, Cidália contando a ela que Chico fora uma criança muito sensível. Que uma tarde viu o burrinho magro e descadeirado do vendedor de lenha parar perto da casa deles, sem querer continuar a andar. E o homem começou a bater nele com um grande relho, a bater sem piedade, e o menino correu para o quarto e rompeu em pranto. E foi a custo que ela conseguia fazê-lo parar de chorar. E ele ficou muitos dias perguntando a ela por que o homem em vez de puxar o burrinho ficou batendo nele.” (Pesquisa Jhon Harley. Extraído do livro: Retalhos de Saudade. Página 75)
Chico Xavier aos 15 anos (Recebido em email de Jhon Harley) |
Senado aprova a Comenda Chico Xavier |
O Plenário do Senado aprovou, no dia 21/10/2020, o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 44/2020, que institui a Comenda Chico Xavier. A iniciativa partiu do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e deverá homenagear pessoas ou entidades que se destacaram em ações sociais de caridade ou filantropia. O projeto segue para promulgação. Os concorrentes à comenda deverão ser indicados pelos senadores. A entrega da premiação vai acontecer sempre em abril, mês de nascimento de Chico Xavier, sendo agraciados até três indicados por ano. Fonte: Agência Senado
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Palestra em Live: A Doutrina Espírita. Como melhor divulga-la? |
(Recebido em email de Claudio Palermo) |
Os misericordiosos |
O tema Bem-aventurados os misericordiosos, com base no Cap. X de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, foi comentado no programa “O Evangelho em sua simplicidade” por Cesar Perri (SP), na noite do dia 19 de outubro. Todas as 2as feiras a Rádio Brasil Espírita e web TV, de Maceió, leva ao ar o citado programa às 21h30. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=WIEiToK5Ugs
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
32ª. Jornada de Confraternização Espírita de Rancharia |
Assista em ↓
https://www.youtube.com/watch?v=0KoT6Qa0crQ&ab_channel=USEIntermunicipaldeRancharia
(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Programação do Centro Espírita Allan Kardec Penápolis, SP |
Irmãos, Irmãs e simpatizantes da Doutrina Espírita, Nesta época de Pandemia estamos realizando trabalhos espirituais às terças e curso mediúnico aos sábados, através da WEB, cujos serviços estão abertos a qualquer pessoa, via celular ou via tablet ou notebook. Para participar dessas ,atividades será necessária a instalação do aplicativo CISCO WEBMEX METTINGS, cujo guia de instalação segue anexo. Muita Paz Diretoria de Comunicação do CEAK-Penápolis-SP
(Recebido em email de Centro Espirita Allan Kardec de Penapolis - SP [ceakpenapolis@gmail.com]) |
Lançamento livro Nem Céu Nem Inferno: Resgata as ideias originais de Allan Kardec |
Vem aí mais uma obra surpreendente que nos aproximará das ideias originais de Allan Kardec e da teoria original espírita: Dia 29 de outubro você tem um encontro marcado!
Dia 29 de outubro acontece a live de lançamento do livro “Nem Céu Nem Inferno-As leis da alma segundo o Espiritismo”, novo livro de Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio.
O evento contará com a participação especial do advogado, presidente do Telma- Teatro Espírita Leopoldo Machado de Salvador, Dr. Júlio Nogueira, que fará uma análise sobre os aspectos jurídicos dos fatos revelados na obra e o desvio que se deu pela constituição da sociedade anônima nas obras de Kardec.
Participe desse momento histórico de resgate ao Espiritismo pelos canais da TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova.
Neste encontro online o pesquisador espírita, comunicador da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior, autor de livros de Sucesso como: Mesmer- A Ciência Negada do Magnetismo Animal; Revolução Espírita- A Teoria Esquecida de Allan Kardec e Autonomia, a história jamais contada do Espiritismo, Paulo Henrique de Figueiredo e o advogado, pesquisador e palestrante espírita, Lucas Sampaio falarão sobre o novo livro que apresenta surpreendentes descobertas dessas pesquisas que deverão, inevitavelmente, promover ampla recuperação do verdadeiro legado de Allan Kardec.
Nem Céu Nem Inferno é fruto de pesquisas em documentos inéditos obtidos em Paris e revela mais uma obra que, além de A Gênese, sofreu adulterações após a morte de Allan Kardec: O Céu e o Inferno.
Quais foram de fato os conceitos originais de Allan Kardec e dos espíritos superiores sobre a teoria moral espírita, as leis da alma, para a regeneração da humanidade? Qual o prejuízo do que foi alterado em edições posteriores a sua morte, acrescentando equívocos como degeneração das almas, culpa, queda, carma, castigo divino, entre outros falsos dogmas?
Documentos comprovam as adulterações e revelam os desvios e ataques enfrentados pelo fundador do Espiritismo em vida e o golpe sofrido pela doutrina espírita após a sua morte. Por fim, a pesquisa recupera e comenta as significativas alterações dos textos originais, na forma em que foram publicados em sua primeira edição.
A recuperação da teoria original do Espiritismo dentre os textos escondidos abrirá caminho para sua participação numa revolução moral sem precedentes, levando a humanidade para uma condição de paz e felicidade.
Se você aspira novos horizontes adentre conosco estas páginas, desbravando a moral espírita que representa a libertação do ser, a mais ampla compreensão de si mesmo, a partir do desenvolvimento de suas infinitas potencialidades.
Esse resgate vai lhe surpreender! É hora de restabelecer a verdade. Recuperar as ideias originais.
Serviço:
Live de lançamento do livro Nem Céu Nem Inferno-As leis da alma segundo o Espiritismo, com Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio
Dia 29 de outubro, das 19h às 21 horas
Acompanhe e participe pelo facebook e youtube da TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova
Adquira o livro com valor especial de lançamento e autografado pelos autores:
(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [erika.silveira@feal.com.br]) |
ESDE- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso Online e gratuito |
A Mansão do Caminho, em parceria com a Federação Espírita Brasileira, promoverá um curso online de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) a partir do dia 25 de outubro, às 17h. Se você se interessa em conhecer ou se aprofundar na Doutrina Espírita, agende-se e assista ao ESDE Online. As aulas serão transmitidas pelos canais sociais da Mansão do Caminho e da FEB. Não sendo necessária inscrição. Participe!
(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/10/20/esde-online/) |
USE/SP. A relevância das “Lives” para a divulgação espírita |
(Recebido em email de Marco Milani) |
1o. Congresso Médido-Espírita Internacional Virtual |
Bonjour, En raison des circonstances actuelles (COVID19) le prochain Congrès de Médecine & Spiritualité de l’AME-internationale (AME-INT), qui se tiendra les 21 et 22 novembre 2020, sera réalisé de façon virtuelle ! · Les conférences seront enregistrées dans la langue maternelle de chaque conférencier et sous-titrées en 5 langues : portugais, anglais, français, allemand et espagnol. · Nous recevrons les questions par le biais du Chat ou par Courriel, chaque intervenant y répondra. Les questions et réponses seront traduites dans les 5 langues et transmises 2 semaines après les conférences lors d’une table ronde. · L’inscription est gratuite mais obligatoire afin que nous puissions connaître la langue préférée de chaque participant. · Le lien de l’événement sera envoyé par courriel à chaque participant juste avant l’ouverture de l’événement.
Cliquez sur le lien ci-dessous:
(Recebido em email de nascimento zelina [allankardeclux@yahoo.fr]) |
Programação da Federação Espírita Francesa |
(Com informações de Charles Kempf) |
Boletim do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier São Paulo, SP |
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Interpretações de Emmanuel em versículos selecionados;
Interpretações de Emmanuel em versículos selecionados; Senado aprova a Comenda Chico Xavier; Jugo leve com sete meses de isolamento; Maior mandamento e “sem a caridade nada sou”; “Estêvão e o Evangelho” no Recanto de Maria; Idolatria segundo Paulo; Os misericordiosos; Kardec em nossos dias; Laços de famíla fortalecidos pela reencarnação; Papel da esposa de Kardec – Vida de Amélie G. Boudet; Tempos chegados, tragédias e epidemias na visão de Kardec; Diversidade
Artigos - Interpretações de Emmanuel em versículos selecionados: http://grupochicoxavier.com.br/interpretacoes-de-emmanuel-em-versiculos-selecionados/
Notícias: - Senado aprova a Comenda Chico Xavier: http://grupochicoxavier.com.br/senado-aprova-a-comenda-chico-xavier/
- Jugo leve com sete meses de isolamento: http://grupochicoxavier.com.br/jugo-leve-com-sete-meses-de-isolamento/
- Maior mandamento e “sem a caridade nada sou”: http://grupochicoxavier.com.br/maior-mandamento-e-sem-a-caridade-nada-sou/
Estudo do Evangelho –: - “Estêvão e o Evangelho” no Recanto de Maria: http://grupochicoxavier.com.br/palestra-estevao-e-o-evangelho-no-recanto-de-maria/
- Idolatria segundo Paulo: http://grupochicoxavier.com.br/idolatria-segundo-paulo/
- Os misericordiosos: http://grupochicoxavier.com.br/os-misericordiosos/
Vídeos: - Kardec em nossos dias: http://grupochicoxavier.com.br/kardec-em-nossos-dias/
– Laços de famíla fortalecidos pela reencarnação: http://grupochicoxavier.com.br/lacos-de-familia-fortalecidos-pela-reencarnacao/
- Papel da esposa de Kardec – Vida de Amélie Gabrielle Boudet: http://grupochicoxavier.com.br/papel-da-esposa-de-kardec-vida-de-amelie-gabrielle-boudet/
- Tempos chegados, tragédias e epidemias na visão de Kardec: http://grupochicoxavier.com.br/tempos-chegados-tragedias-e-epidemias-na-visao-de-kardec/
Mensagem – Diversidade: http://grupochicoxavier.com.br/diversidade/
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“Registra a lição do Evangelho no édito do ser. Não te descuides, relegando-a ao mundo externo, ao sabor da maledicência, da perturbação e do desentendimento” - Emmanuel (Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. 1.ed.esp. Cap. 147. Brasília: FEB)
o0o Com fraternal abraço, Equipe GEECX
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Boletim eletrônico semanal “O Consolador” Londrina, PR |
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A Super-Terra |
A curiosidade cresce quando são apresentadas determinadas notícias, que mexem com a nossa maneira de ser e de pensar. Para quem nunca admitiu a possibilidade da existência de outros planetas habitados e de outras galáxias além das próximas, assombra o que circula na mídia: Foi descoberto, recentemente, um novo planeta, com condições muito semelhantes às do nosso. Uma Super-Terra, como está sendo chamado, que contém água e fica relativamente próximo da nossa Terra. O primeiro planeta que, segundo os cientistas, pode ser potencialmente habitável fora de nosso sistema solar. Possui atmosfera e uma faixa de temperatura ideal para a sobrevivência de seres vivos como nós. Ainda mais: os estudiosos não acreditam que esta Super-Terra, à qual deram o nome de K2-18b, seja o único planeta do gênero. Aguardam o surgimento de novas e mais avançadas tecnologias que permitam sondagens mais aprofundadas dos muitos segredos do Universo, além do nosso sistema solar. Novidades e segredos até hoje indevassáveis do imenso Universo de Deus nos chegarão, quem sabe, a breve tempo. * * * Ao tratar do espaço universal, Allan Kardec, professor, escritor, pesquisador francês e codificador da Doutrina Espírita, esclareceu: Supondo-se um limite no espaço, por mais distante, a razão nos diz que além desse limite alguma coisa existe. Mesmo que se constatasse um vazio absoluto, ainda seria espaço. Esse suposto vazio está ocupado por matéria que nossos sentidos e nossos instrumentos deixam escapar. O Universo abrange a infinidade dos mundos que vemos e os que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem. Com o avanço da tecnologia e da física quântica passaremos a entender fatos, hoje não percebidos pelos nossos olhos. O mundo micro, invisível a olho nu, bem como o macrocosmo não alcançado com o olhar, nos parecem inexistentes. Mergulhados em nossa bolha de orgulho e vaidade chegamos a nos imaginar privilegiados. Supomos ser o nosso mundo o único habitado do Universo, e que Deus o criou apenas para nós. No entanto, seria oportuno pensarmos que nada na Terra, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física, induz à suposição de que ela goze do privilégio de ser o único planeta habitado. Deus não permeou o Universo de milhares de mundos apenas para recrearem nossas vistas. Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência. Deus, Inteligência Suprema do Universo e causa primária de todas as coisas, tem seus propósitos maiores. A cada mundo o seu modo compatível de vida. Muitas criações do Pai ainda não alcançamos, não descobrimos, nem compreendemos. Que imenso Universo temos a alcançar. As tantas moradas de que nos falou o Mestre de Nazaré. Um ensino de séculos que, a pouco e pouco, vamos descobrindo. Mundos físicos. Mundos espirituais. Pensemos a respeito. Redação do Momento
Espírita, com base
(Copiado do site Feparana) |
K2- 18b A impressão deste artista mostra o planeta K2-18b, sua estrela hospedeira e um planeta acompanhante neste sistema. K2-18b é agora o único exoplaneta da super-Terra conhecido por hospedar água e temperaturas que poderiam suportar vida. Os pesquisadores da UCL usaram dados de arquivo de 2016 e 2017 capturados pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA e desenvolveram algoritmos de código aberto para analisar a luz das estrelas filtrada pela atmosfera do K2-18b. Os resultados revelaram a assinatura molecular do vapor d'água, indicando também a presença de hidrogênio e hélio na atmosfera do planeta. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esa-hubble-k2-18a_impression.jpg
K2-18b, também conhecido como EPIC 201912552 b, é um exoplaneta que está orbitando em torno de K2-18, uma estrela anã vermelha, localizada a cerca de 111 anos-luz (34 pc de distância a partir da Terra, na constelação de Leão) Ele é 2,6 vezes o raio e 8,6 vezes a massa da Terra. O planeta completa uma órbita a cada 33 dias[2][3] e, tem um Índice de Similaridade com a Terra (ESI) de 0,73.[4][5] O K2-18b é o único exoplaneta conhecido por ter água e temperaturas que podem sustentar a vida.[6] Este planeta foi descoberto pela sonda espacial Kepler, durante a sua missão estendida K2, Campanha 1. A assinatura da velocidade radial deste planeta é mascarada por variações devido à atividade estelar, impedindo uma determinação exata da massa. K2-18b pode ser um alvo interessante para estudos atmosféricos de exoplanetas em trânsito.[3] Leia mais: |
Luiz Olímpio Guillon Ribeiro (17-01-1875 / 26-10-1943) |
Luís Olímpio Guillon Ribeiro nasceu de pais pobres, no estado do Maranhão, a 17 de Janeiro de 1875. Desde os verdes anos começou a conhecer as asperezas da existência, e tanto, que foi internado gratuitamente no Seminário de S. Luís do Maranhão, onde cursou as primeiras letras. Aos 7 anos ficou órfão de pai. Aumentaram as dificuldades na família, com a perda irreparável do chefe, e a sua querida genitora transferiu-se para o Rio de Janeiro. Porque minguassem os meios de subsistência, teve ela ainda que procurar colocar o filho, gratuitamente, numa escola, e assim conseguiu que ele ingressasse como aluno gratuito da antiga Escola Militar, na Praia Vermelha. Ótimo estudante, bom discípulo, acatado pelos mestres, querido dos camaradas, parece que o seu gênio, entretanto, não era de feitio militar e desse modo, não levou mais de três anos na carreira das armas. Pediu e obteve baixa. Aproveitou, então, os conhecimentos do curso que houvera seguido, e já com sólida base matriculou-se diretamente no 2º ano da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Para poder custear os seus estudos e prover a manutenção da sua extremosa mãe, desde cedo já se entregava a árduos labores, entre outros, trabalhava à noite como redator do Jornal do Comércio, escrevia para os mais importantes jornais da época e estudava até alta madrugada. Quase que esgotava no estudo e no trabalho as 24 horas do dia. Formou-se em engenharia civil. Mas a necessidade premente de angariar o sustento levou-o a aceitar o cargo de 2º oficial da Secretaria do Senado Federal, para daí transferir-se a outro mais condizente com a sua profissão. Ali, porém logo se tornou admirado e querido por quantos lidavam com ele, de sorte que o retiveram até que se aposentou no mais alto cargo da carreira. A sua ascensão no Senado foi rápida. Talvez não fosse esse o seu maior desejo, mas o seu acendrado amor ao trabalho em qualquer dos ramos de sua profícua atividade, o seu trato amável e bom, a retidão do seu proceder, a integridade do seu caráter, a sua grande competência, a habilidade e inteligência com que se desincumbia de qualquer mister, por árduo e difícil que fosse, o escrúpulo com que estudava todas as questões, o alto critério que sempre mostrava, levaram-no a galgar rapidamente todos os postos, até que foi nomeado Diretor Geral da Secretaria do Senado, cargo em que se aposentou em 1921, deixando em todos a quem prestou os mais relevantes serviços, sentimentos de gratidão e de saudade. Desde cedo, dizia ele, sentira inclinação pelo Espiritismo; é que, no seu subconsciente, já estava traçado o plano da missão de que fora incumbido. Só mais tarde, porém, se aproximou de amigos espíritas, começou a ler e a meditar sobre assuntos espíritas, abraçando definitivamente a doutrina em 1911. Durante muito tempo, levou palavras de consolo e de fé aos detentos, na Casa de Correção, e muitos dos presidiários que de lá saíram, cumprida a pena, tornaram-se seus verdadeiros amigos. O Dr. Guillon Ribeiro casou-se em 11 de abril de 1910 com D. Raimunda Portela e deste consórcio teve 5 filhos. Durante vinte e seis anos consecutivos foi Diretor da Federação Espírita Brasileira, tendo exercido quase todos os cargos. Em 1937, o então presidente da FEB, Dr. Guillon Ribeiro, demonstrou a necessidade inadiável da instalação de oficinas tipográficas próprias. A idéia, a princípio combatida, foi evoluindo com o tempo e firmou-se em fins de 1938. Finalmente, a 4 de novembro de 1939, a pequena oficina gráfica da FEB entrava a funcionar, justamente na sala hoje ocupada pela Biblioteca. Guillon Ribeiro foi tradutor impecável de várias obras estrangeiras, das línguas francesa, inglesa e italiana. Conhecedor profundo de vários idiomas e cultor, entre os melhores, do português escorreito e castiço, deixou inúmeros livros e artigos traduzidos. Homem de acrisoladas virtudes, de grande saber em quaisquer ramos da cultura, profundamente evangélico, vibrante tribuno de voz firme e serena, tornou-se respeitado e querido em todo o Brasil espírita. Foi o mais sincero dos crentes, o mais convicto dos missionários. No seu sublime apostolado, não conhecia o desânimo, a fraqueza, o desalento. As tempestades passavam pela sua fronte trazendo-lhe grandes mágoas, porém não o abatiam nunca. Não sabia dizer não e, por isso mesmo, teve grandes sangrias nos seus recursos materiais e esgotou-se espiritualmente, porque era um trabalhador incansável do espírito, que a tudo provia, tudo previa, e tombou por assim dizer, nos trabalhos da seara. Alma sensível a todas as dores alheias, coração que se compadecia de todos os sofredores, ele deixou um sulco profundo de saudade em toda a família espírita e de quantos dele se acercaram. Aos 26 de outubro de 1943, fechava os olhos ao mundo a figura veneranda do Dr. Luís Olímpio Guillon Ribeiro. Fonte: Grandes Espíritas do Brasil, Zeus Wantuil.
(Texto copiado de https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Luiz-Olimpio-Guillon-Ribeiro.pdf) |
Guillon Ribeiro. magem/fonte: https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/homenagem-a-guillon-ribeiro-2/ |
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