Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 20 de fevereiro de 2021 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Os últimos 5 emails enviados |
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 11 - 1868 |
(Copiado do site Febnet)
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François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG
François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)
Vários espíritos transmitiram mensagens em mais de uma cidade ou país que, submetidas ao principio da Concordância, foram inseridas pelo Codificador Allan Kardec nas obras da Doutrina Espírita. O espírito Fénelon, por exemplo, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, contribui com mensagens ditadas em Paris, Argel, Bordéus, Lião.
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Desenho da cidade Cambrai. França. Imaagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambrai
Na cidade de Cambrai faleceu François Fénelon |
Estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo |
Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Étienne Baluze https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Baluze
Étienne Baluze, também conhecido como Stephanus Baluzius (Tulle, 24 de novembro de 1630 – Paris, 28 de julho de 1718) foi um bibliotecário e historiógrafo francês. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Baluze
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Conferência do Père Lacordaire em Notre-Dame. Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Conference_Notre-Dame_Lacordaire.jpg |
Henri Dominique Lacordaire*. Óleo sobre tela de Théodore Chassériau Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'Or, Borgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores. LEIA MAIS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
* Contemporâneo de Allan Kardec na carne, o Espírito Lacordaire ditou mensagens inseridas em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo V, intitulado “Bem-Aventurados os Aflitos”, em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Lacordaire, recebida na cidade de Havre, França, no ano de 1863 – “Bem e mal sofrer”.
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Lacordaire * em fotografia. Século XIX. Autor: Pierre-Louis Pierson Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'Or, Borgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.
LEIA MAIS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
* Contemporâneo de Allan Kardec na carne, o Espírito Lacordaire ditou mensagens inseridas em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo V, intitulado “Bem-Aventurados os Aflitos”, em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Lacordaire, recebida na cidade de Havre, França, no ano de 1863 – “Bem e mal sofrer”.
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Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior. A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1] Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris
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Missa na Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo |
Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo Em O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo faz referências à arquitetura da Catedral.
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Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França.
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Nicolas Jean-Baptiste Raguenet - O Louvre, o Pont-Neuf e o Collège des Quatre-Nations - P271 - Musée Carnavalet Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas-Jean-Baptiste_Raguenet |
Bom combate |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro Justiça Divina. Lição nº 01. Página 15. Estudos e Dissertações em torno da substância religiosa de O Céu e o Inferno, de Allan Kardec. 1ª parte, Capítulo V, Item 6. Reunião pública de 20-01-1961
Voltando à Pátria Espiritual, depois da morte, estamos frequentemente na condição daquele filho pródigo da parábola, de retorno à casa paterna para a bênção do amor. Emoção do reencontro. Alegria redescoberta. Entretanto, em plena festa de luz, quase sempre desempenhamos o papel do conviva do cérebro deslumbrado, trazendo espinhos no coração. Por fora, é o carinho que nos reúne. Por dentro, é o remorso que nos fustiga. Vanguarda que fulgura. Retaguarda que obscurece. Êxtase e dor. Esperança e arrependimento. Reconhecidos às mãos luminosas que nos afagam, muitos de nós sentimos vergonha das mãos sombrias que oferecemos. E porque a Lei nos infunde respeito à justiça, aspiramos a debitar a nós próprios o necessário burilamento e a suspirada felicidade. Rogamos, dessa forma, a reencarnação, à guisa de recomeço, buscando a tarefa que interrompemos e a afeição que traímos, o dever esquecido e o compromisso menosprezado, famintos de reajuste. Agradece, assim, o lugar de prova em que te situas. Corpo doente, companheiro difícil, parente complexo, chefe amargo e dificuldade constante são oportunidades que se renovam. Todo título exterior é instrumentação de serviço. A existência terrestre é o bom combate. Defeito e imperfeição, débito e culpa são inimigos que nos defrontam. Aperfeiçoamento individual é a única vitória que não se altera. E, em toda parte, o verdadeiro campo de luta somos nós mesmos.
(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
Rosa Celeste : Dante e Beatrice olham para o céu mais alto, o Empyrean.. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradiso_Canto_31.jpg Ilustração para Paradiso (da Divina Comédia ) de Gustave Doré |
Ilustração para o purgatório de Dante por Gustavo Dore. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pur_24_dore.jpg
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A Divina Comédia de Dante Aligheri. Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5449871p
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Dante e Beatriz. Óleo sobre tela por Henry Holiday. Imagem/fonte:
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Cenas do filme “Nosso Lar” gentilmente cedidas por Wagner de Assis. |
Visita de Nicodemos a Jesus. Óleo sobre tela de John La Farge. Imagem/fonte:
E havia entre os fariseus
um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/3
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Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo difundiram a Reencarnação. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo
Sócrates e Platão foram precursores das idéias cristãs e do Espiritismo. Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo” logo na Introdução faz um “Resumo da Doutrina de Sócrates e de Platão”
Leia sobre Sócrates https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates Leia sobre Platão: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o
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Cena da Pesagem da Alma do morto (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.
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Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise em Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo
Dizeres: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”
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Ascensão de Paulo. Óleo sobre tela por Benedicto Calixto. Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP. Foto Ismael Gobbo |
Site da FEB- Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Acesse aqui: https://www.febnet.org.br/portal/
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Palestra programada pelo Núcleo Espírita Chico Xavier Niterói, RJ |
Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=ROyMcfTdU1A
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4º. Encontro de Pesquisadores Espíritas de Franca |
(Com informações de Adolfo de Mendonça Junior) |
Vídeo com Rener Cunha Refletindo com Joanna (81) |
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=aRmuM4Cops0&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=3&t=185s
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O Evangelho segundo o Espiritismo “on line” |
Curso semanal “on line” às 4as feiras: vespertino e noturno (totalizando mais de cem participantes), promovido pelo Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. Cesar Perri é o coordenador do programa e a equipe da Casa do Caminho viabiliza as transmissões pela internet. Houve uma apresentação histórica de abertura pelo coordenador no dia 10 e continuidade no dia 17/02/2021 com exposição de Célia Maria de Carvalho sobre “Objetivos e Estrutura do Evangelho”. As inscrições podem ser feitas pelo site da Casa do Caminho: https://www.casadocaminho.com.br/o-evangelho-segundo-o-espiritismo
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Buscai e achareis |
Na tarde do dia 18 de fevereiro houve a reunião virtual semanal de vibrações de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. Elizabeth Gabriel fez a exposição do evangelho comentando versículos sobre “Buscai e achareis” (Cap. 25 de O Evangelho Segundo o Espiritismo), relacionando com o esforço e o trabalho. As vibrações foram feitas por Elmara Moreira Leamari; a coordenação por Glória Martins Miranda e as músicas ao piano por Margarida Helena Garabedian.
(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Site da Federação Espírita do Rio Grande do Norte Natal |
Acesse:
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Site da Federação Espírita do Rio Grande do Sul Porto Alegre |
Acesse:
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Palestra virtual programada pela USE Intermunicipal de Rancharia |
Prezado Ismael:
Se possível, inserir o link abaixo para acesso à palestra.
Gratidão!
Atilio
https://www.youtube.com/watch?v=AIVkpiqMgrE
(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com] ) |
USE/SP 18º. Congresso Estadual de Espiritismo. Atibaia, SP |
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Ajude o Abrigo Ismael. Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP |
Assista o vídeo explicativo: https://www.facebook.com/abrigoismael/videos/351170289469588
(Com informações do presidente Emerson Francisco Gratão) |
Pizza solidária do Abrigo Ismael Araçatuba, SP |
(Com informações de Simone Shorane) |
A pioneira |
Ela foi chamada Phillis porque esse era o nome do navio negreiro que a trouxe, aos sete anos, da África para a América do Norte. E Wheatley, por ser o nome da família da cidade de Boston, que a comprou. Os filhos da família a ensinaram a ler e a escrever. Ponto importante em seu aprendizado foi o fato do negociante John Wheatley ser um conhecido progressista. Aos doze anos, Phillis Wheatley se deliciava lendo os clássicos. Aos treze anos, escreveu seu primeiro poema. A partir de então, John passou a apoiar ainda mais a sua educação, tirando-a dos afazeres, que foram delegados a outros escravos. Para provar que fora ela mesma quem escrevera o poema foi interrogada por um grupo de intelectuais de Boston, que assinaram atestado da autenticidade da autoria. Eram tempos difíceis para uma mulher, negra e escrava. Ela foi a primeira escritora afro-americana a publicar um livro nos Estados Unidos e a segunda mulher a fazê-lo na América. Depois da morte de seu benfeitor, ela foi emancipada, conforme registro das suas últimas vontades. Dificuldades que lhe envolveram a vida, determinaram sua morte aos trinta e um anos de idade. * * * Alguns poderão dizer que ela foi privilegiada por Deus, para fazer o que fez, em tão adversas condições e numa época de tantos preconceitos. No entanto, para quem conhece as Leis Divinas e a Sabedoria do Pai, tudo está muito claro. Tratava-se de uma alma antiga, trazendo, em sua intimidade, conhecimentos antes adquiridos e, tendo a mínima possibilidade de colocar seu saber em prática, o fez. Passou por todos os tipos de testes a que os homens a submeteram. Mostrou que, embora nem todos a respeitassem, pela sua condição, era portadora de uma alma lúcida e nobre. Aprendemos que o Espírito que progrediu não retrocede. Poderá escolher para renascer, uma posição mais precária do que as que já teve, para servir-lhe de ensinamento e ajudá-lo a progredir. Dessa forma, o saber e moralidade conquistados estarão sempre presentes para ajudar no constante aprendizado e trabalho a realizar. As grandes diferenças sociais com as quais o ser humano luta na Terra não partem das Leis Divinas, mas do orgulho e da conveniência dos homens. As leis humanas, nas variadas épocas, vão perecendo, se modificando, ao influxo das Leis Divinas. Quando o egoísmo, o orgulho, a vaidade e os interesses mesquinhos deixarem de existir, desaparecerão os preconceitos que dividem os seres humanos. O merecimento será a bússola a que todos se renderão, pois será o fiel da balança respeitado. Então, nos reconheceremos como filhos de Deus, participantes de uma única e sólida família universal, onde nosso bem-estar primordial dependerá do bem-estar de nossos irmãos. Entenderemos que só o Espírito é mais ou menos puro, e isso não depende da cor da pele, da nacionalidade, da posição social, ou crença religiosa. Aparência e posições materiais ficarão perdidas no tempo. Somos Espíritos imortais fadados à perfeição. Este o grande desafio que nos está proposto: alcançarmos o nosso destino como filhos de Deus. Redação do Momento
Espírita, com base em dados biográficos
(Copiado do site Feparana) |
Phillis Wheatley. Retrato pelo artista Scipio Moorhead Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Phillis_Wheatley
Phillis Wheatley, também grafadoPhyllis Wheatly (c. 1753 – Boston, 5 de dezembro de 1784), foi a primeira poetisa afro-estadunidense publicada.[1] Nascida na África Ocidental, ela foi vendida como escrava, com sete ou oito anos, e transportada para a América do Norte. Ela foi comprada pela família Wheatley de Boston, que lhe ensinou a ler e a escrever e incentivou sua poesia quando descobriram seu talento. A publicação de seus Poems on Various Subjects, Religious and Moral (1773) deu-lhe fama, tanto na Inglaterra quanto em outras colônias americanas. Personalidades como George Washington elogiaram seu trabalho. Durante a visita de Wheatley à Inglaterra com seu mestre, o poeta afro-estadunidense Jupiter Hammon elogiou seu trabalho em um poema. Wheatley foi emancipada após a morte de seu mestre, John Wheatley.[2] Casou-se logo depois. Dois dos seus filhos morreram quando bebês. Depois que seu marido foi preso por dívida, em 1784, Wheatley caiu na pobreza e morreu de doença, rapidamente seguido pela morte de seu último filho. Leia mais: |
A igreja de Phillis Wheatley, Old South Meeting House. Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressos e Fotografias, MA-960-1. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Old_South_Meetinghouse_BW.jpg |
Página de rosto: Poemas sobre vários assuntos religiosos e morais , Londres: 1773, por Phillis Wheatley (falecido em 1784). * AC85.Aℓ245.Zy773w, Houghton Library , Harvard University |
Navio Negreiro de Rugendas Imagem: http://eo.wikipedia.org/wiki/Dosiero:Navio_negreiro_-_Rugendas.jpg |
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