Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

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Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

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Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

Apresentação da FEB

 

Na  condição de uma das mais antigas e constantes divulgadoras das obras de Allan Kardec, a Federação Espírita Brasileira tem a grata satisfação de iniciar, com a publicação deste volume, a tradução completa dos doze primeiros tomos da Revista Espírita, referentes aos anos de 1858 a 1869, como parte das homenagens que serão prestadas em 2004 pelo transcurso do bicentenário de nascimento do Codificador da Doutrina Espírita. A iniciativa que ora tomamos visa tornar acessível aos leitores de língua portuguesa mais uma tradução do primeiro e mais importante periódico de difusão do Espiritismo, acervo extraordinário constituído por quase cinco mil páginas, em sua maior parte da lavra do próprio Allan Kardec, contido nos volumes que sofreram a sua influência direta e pessoal. Logo na introdução com que abriu o primeiro número, ao referir-se à Revista Espírita, diz Allan Kardec: “Não se pode contestar a utilidade de um órgão especial, que ponha o público a par do progresso desta nova Ciência e o previna contra os excessos da credulidade, bem como do cepticismo. É uma tal lacuna que nos propomos preencher com a publicação desta Revista, com vistas a oferecer um meio de comunicação a todos quantos se interessam por estas questões e de ligar, por um laço comum, os que compreendem a Doutrina Espírita sob seu verdadeiro ponto de vista moral: a prática do bem e a caridade evangélica para com todos.”

 1  Revista Espírita, Introdução, janeiro/1858.

 

 Era mais uma manifestação da clarividência do Codificador. O êxito de O Livro dos Espíritos, dado a lume no ano anterior, ultrapassara todas as expectativas. Allan Kardec recebia de todos os lados relatórios de extraordinários fatos espíritas, correspondências indagando sobre tal ou qual ponto da doutrina, visitas de pessoas que ansiavam por esclarecimentos maiores, inclusive dignitários da nobreza local e de outros países, sem falar nos recortes de jornais, com seus comentários muitas vezes injuriosos sobre o Espiritismo. Até então a França não dispunha de um único jornal que veiculasse as grandes vozes do Céu, que já se faziam ouvir de forma ordenada e sistemática em todas as latitudes do planeta, pois “eram chegados os tempos em que todas as coisas haveriam de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.” 2 Situação diversa ocorria em outros países; os Estados Unidos, por exemplo, dispunham de dezessete jornais, em língua inglesa, consagrados às manifestações mediúnicas que, nos tempos modernos, acabavam de eclodir em Hydesville. Dando-se conta da imperiosa necessidade de criar uma folha que periodicamente pusesse os estudiosos dos fenômenos espíritas a par do que se passava no mundo e os instruísse de modo ordenado sobre as mais variadas questões doutrinárias, Allan Kardec pôs mãos à obra, a despeito de lhe faltar o tempo necessário para semelhante empreendimento, considerando-se os seus afazeres pessoais, inclusive os voltados para a própria subsistência. A princípio, cogitou do patrocínio de alguém que pudesse colaborar financeiramente com a obra, mas razões providenciais fizeram com que não lograsse êxito em tal intento. De fato, consultando seus Orientadores Espirituais quanto à viabilidade do plano, foi-lhe aconselhado que perseverasse no seu propósito, que não se intimidasse ante as dificuldades e que haveria tempo para tudo.

2 O Evangelho segundo o Espiritismo, Prefácio.

 

Relativamente à apresentação do periódico, o Espírito comunicante transmitiu estas oportunas instruções: “Será preciso que lhe dispenses muito cuidado, a fim de assentares as bases de um bom êxito durável. A apresentá-lo defeituoso, melhor será nada fazer, porquanto a primeira impressão pode decidir do seu futuro. De começo, deves cuidar de satisfazer à curiosidade; reunir o sério ao agradável: o sério para atrair os homens de Ciência, o agradável para deleitar o vulgo. Esta parte é essencial, porém a outra é mais importante, visto que sem ela, o jornal careceria de fundamento sólido. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse.” 3 Tais instruções seriam escrupulosamente observadas pelo Codificador. Finalmente, a 1o de janeiro de 1858, era dado a lume o primeiro número da Revista Espírita, por conta e risco do Codificador, não dispondo de nenhum assinante e de nenhum auxílio financeiro. Como diria mais tarde Kardec, “... não tive de que me arrepender, porquanto o resultado ultrapassou a minha expectativa e esse jornal se me tornou poderoso auxiliar.” 4 Segundo as próprias palavras de seu fundador, a Revista seria uma tribuna livre, “na qual, porém, a discussão jamais se afastará das normas da mais estrita conveniência.” E acrescentava: “Numa palavra: discutiremos, mas não disputaremos.” 5 Embora lhe fosse pesada a tarefa, Allan Kardec dirigiu a Revista Espírita até 31 de março de 1869, sendo responsável, também, pelo fascículo de abril do mesmo ano, que já se achava composto antes da sua desencarnação. Trabalhava sozinho, sem entrave de qualquer vontade estranha. “Enfrentou incessantemente as mais ásperas lutas, as mais violentas tempestades, a fim de deixar aos continuadores de sua querida revista um campo de trabalho menos árduo e de horizontes mais bem definidos.” 6

 

3 Obras Póstumas, 2a parte, artigo sobre a Revista Espírita.

4 Obras Póstumas, 2a parte, em nota ao artigo sobre a Revista Espírita.

5 Revista Espírita, 1858, Introdução.

6 Allan Kardec, vol. III, cap. I, item 2.

 

Nos seus primeiros doze anos, a Revista Espírita foi o complemento e o desenvolvimento da obra doutrinária encetada por Allan Kardec e, também, o seu principal esteio. Além do Codificador, a Revista contou com a colaboração de centenas de participantes, encarnados e desencarnados, franceses e de outras nações, dentre os quais cientistas, literatos, filósofos, religiosos e homens do povo, cada qual ajudando a lançar, na sua respectiva esfera de ação, os alicerces sobre os quais se ergueria o portentoso edifício do Espiritismo. Pois é esse acervo inestimável que a Federação Espírita Brasileira tem o prazer de colocar à disposição dos estudiosos da Doutrina Espírita e de todos os interessados na sua difusão.

Brasília (DF), 18 de abril de 2004.

Federação Espírita Brasileira

Nestor João Masotti – Presidente

 

 

 

Notas do tradutor

 

Tão logo assumimos o compromisso de verter para o português a Revista Espírita de Allan Kardec, sentimo-nos tomado de certa apreensão, diante da própria magnitude do trabalho: doze alentados volumes, publicados em Paris sob a responsabilidade direta do Codificador, no período de 1858 a 1869, totalizando quatro mil, quinhentas e sessenta e oito páginas, a partir dos originais franceses que integram o acervo da Biblioteca de Obras Raras da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. A par desse aspecto puramente material, a emoção de mergulhar, por assim dizer, na suave psicosfera do Espiritismo nascente, cujas claridades começavam a derramar-se sobre a Humanidade sofredora, em cumprimento à promessa de Jesus de ficar eternamente conosco. Conscientes de estar lidando com preciosa ferramenta, desde logo assumimos o compromisso inarredável de jamais deturpar a verdade, de maneira a garantir a necessária fidelidade ao texto traduzido; em pleno século XXI, já não podíamos incorrer nas velhas artimanhas do passado, que o tempo, por certo, já sepultou. Quem não se lembra das intercalações, supressões e outras modificações lamentáveis que pontificaram nos tempos de intolerância, inseridas nos Evangelhos justamente por aqueles que deveriam zelar pela pureza dos ensinamentos de Jesus? Legislando em causa própria e a soldo de propósitos inconfessáveis, muitas vezes a verdade foi ardilosamente escamoteada pelos próprios teólogos que serviam à Igreja dominante, com vistas a coonestar as suas doutrinas insustentáveis. T E, como se tudo isso não bastasse, o receio, natural e compreensível, de abraçar atividade até então confiada somente a inteligências de escol, da expressão de Luís Olímpio Guillon Ribeiro e Manuel Justiniano de Freitas Quintão, para não nos afastarmos da Federação Espírita Brasileira, nem de suas irrepreensíveis traduções das obras básicas de Allan Kardec. Entretanto, e fazendo abstração do conteúdo e do significado extraordinários da Revista Espírita, essa tarefa representava uma oportunidade inesquecível de rever Paris com os olhos da alma... Por certo, não a Paris futurista de La Défense, travestida de megalópole americana, mas aquela da Belle Époque, embelezada por Napoleão III e envolvida na charmante atmosfera do século XIX, com seus Boulevards adornados de plátanos e olmos, réverbères e cafés, sempre apinhados de gente bonita... Mais uma vez percorrer aquelas ruas, vielas e locais, outrora tão familiares ao Codificador: Vaugirard, Grange-Batelière, Rochechouart, Passage SainteAnne, Ségur, Harpe, Martyrs, Tiquetonne, Sèvres, Odéon, Tuileries, Luxembourg, Palais-Royal, Galerie d’Orléans, Montparnasse, Montmartre, Père-Lachaise... Mirar novamente as belezas da Cidade Luz, cuja magia a linguagem humana é incapaz de retratar... De fato, como descrever as brumas da manhã, os matizes dourados do outono, o suave encanto do entardecer, o cintilar das estrelas no firmamento e o frenesi dos transeuntes nos Champs-Elysées?

 

 Devaneios à parte, é importante não se perder de vista que a tradução de uma obra é tarefa espinhosa 7 . Por mais cuidadosa, por mais fiel e honesta, jamais expressará, na sua inteireza, as variadas nuanças da língua original. Há palavras, sentenças e máximas que não encontram equivalência satisfatória em nossa língua. Por outro 7 Vide bibliografia consultada no final deste volume. lado, as próprias emoções se diluem ou se ampliam ao serem transferidas de uma para outra cultura, sem falar das armadilhas que nos são estendidas quando traduzimos literalmente ou – mais grave ainda – quando interpretamos o pensamento do autor, na inglória tentativa de superar o texto original. A par disto, a desejável observância das regras gramaticais e estilísticas que dizem respeito ao idioma no qual nos exprimimos, de modo a tornar agradável a leitura e não cansar o leitor. Feitos esses reparos, procuramos ater-nos aos vocábulos e expressões da língua francesa que encontram perfeita correspondência com os seus homólogos portugueses, tal como são empregados no Brasil. Quando, pela própria estrutura da língua em questão, não nos foi possível observar essa regra, ou para não reproduzirmos palavras e períodos que se repetiam com freqüência, abandonamos aqui e ali a rigidez do texto, principalmente em atenção à clareza e à melodia (eufonia) das sentenças, sem, contudo, jamais esquecer de guardar o sentido fiel das verdades traduzidas para a nossa língua. A presente tradução é de nossa inteira responsabilidade, à exceção de algumas partes, cuja indicação, em nota de rodapé, pedimos se reportasse o leitor à fonte original. Como é do conhecimento de todos, além da função primacial de órgão de difusão doutrinária, a Revista Espírita constituiu-se numa espécie de tribuna livre 8 , onde Allan Kardec sondava a reação dos homens e a impressão dos Espíritos acerca de determinados assuntos, ainda hipotéticos ou mal compreendidos, enquanto lhes aguardava a confirmação, através da concordância e da universalidade do ensino dos Espíritos. Muitos textos revelados pelos Espíritos superiores, assim como outros da lavra do próprio Codificador, antes publicados na Revista Espírita, foram transcritos por Kardec, integralmente ou com pequenas modificações, nas obras básicas – definitivas – que levam o seu nome. Assim, utilizamo-nos das traduções de Guillon Ribeiro e Manuel Quintão 8 Vide A Gênese, de Allan Kardec, introdução, parágrafo final. quando os mesmos trechos da Revue coincidiam com aqueles já traduzidos por esses dois ex-presidentes da FEB. Reconhecendo nossas reais limitações em matéria de poesia, cujas regras devem ser escrupulosamente observadas, a fim de conservarem a rima e a versificação da língua original – quase sempre desfiguradas na versão que se traduz – confiamos essa difícil tarefa ao nosso estimado confrade e beletrista Inaldo Lacerda Lima que, incontinenti e de boa vontade, a aceitou, desempenhando-a com mestria e indisfarçável competência. Procuramos evitar, tanto quanto possível, a inserção de notas de rodapé, a não ser quando tivessem a finalidade de esclarecer o leitor acerca da própria tradução, de um ponto doutrinário qualquer, ou, ainda, quando se relacionassem com fatos diretamente ligados à vida e à obra do Codificador. É por isso que deixamos de lado, propositadamente, toda e qualquer explicação que possa ser facilmente encontrada nas enciclopédias e compêndios de História Geral. Finalmente, ao oferecer nosso modesto trabalho aos companheiros de ideal espírita, somos os primeiros a reconhecer que não fizemos uma tradução perfeita. Falhas, por certo, haverão de ser detectadas, umas, talvez, durante o processo gráfico de composição e impressão, outras por desatenção nossa, ensejando-nos a feliz oportunidade de saná-las em edições posteriores desta obra, desde que contemos com o auxílio inestimável dos leitores em no-las apontar, com vistas ao seu perene aperfeiçoamento.

Brasília (DF), 10 de outubro de 2002.

Evandro Noleto Bezerra - Tradutor

 

7 Vide bibliografia consultada no final deste volume.

8 Vide A Gênese, de Allan Kardec, introdução, parágrafo final.

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Nestor Masotti e Evandro Noleto Bezerra

Fotos da internet

Frontispício do primeiro exemplar da Revue Spirite, de 1858

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Revue_Spirite_1%C2%AA_ed_1858.jpg

Capa de partitura.

Em 1853, quando a canção popular "Spirit Rappings" foi publicada, o espiritualismo era um objeto de intensa curiosidade.

Imagem/fonte:

Vista de Paris desde a Ponte Neuf. Século XVIII.  Óleo sobre tela por Nicolas-Jean-Baptiste Raguenet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolas-Jean-Baptiste_Raguenet,_A_View_of_Paris_from_the_Pont_Neuf_-_Getty_Museum.jpg

 

 

NOTA

 

Como visto hoje estamos iniciando a publicação em sequencia da “Revista Espírita” em seu 1º. volume relativo ao ano de 1858, disponiblizado pela FEB- Federação Espírita Brasileira. Uma ótima oportunidade para  estudarmos juntos esta importante obra da lavra do Codificador do Espiritismo. Tentaremos ilustrar os capitulos na medida das possibilidades homenageando palidamente os grandes artistas que deixaram suas obras indeléveis para a posteridade e para nossas alegrias.

 

 

Médiuns recebem demônios, mas o que são demônios na Bíblia?

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH, MG, 28/08/17.

 

 

José Reis Chaves

 

A hermenêutica nos ensina interpretar os textos antigos, entre eles, os da Bíblia. Segundo ela, para a interpretação correta deles, uma das regras mais importantes é que se deve conservar o significado das palavras na época em que um texto foi escrito.

E é com o diabo que os teólogos fizeram uma confusão dos diabos. Em grego, a língua em que foi escrito o Novo Testamento, “diabolos” significa símbolo do mal, da divisão, sendo, pois, o contrário da síntese que reúne, resume, sintetiza. Na filosofia, a síntese é quase um sinônimo de um substantivo coletivo, o que une, enquanto que a análise é quase um sinônimo do diabo, pois é aquilo que separa, desune. Mas o símbolo não deve ser confundido com o simbolizado por ele. Uma imagem ou estátua, que simboliza uma pessoa ou uma coisa, não é a pessoa ou coisa representada pelo seu símbolo.

Satanás tem significado semelhante ao do diabo. Porém eles não são espíritos, mas símbolos do mal que não podem ser confundidos com o simbolizado por eles.

E “lúcifer”, palavra derivada do substantivo latino “lucis” (luz) e do verbo, também latino “ferre” (transportar), quer dizer porta-luz, que é uma alegoria da inteligência e não um espírito. Quando se diz que Paris é a cidade luz, isso quer dizer que ela é a cidade da inteligência e da cultura e não cheia de lâmpadas.

Assim, também, “lúcifer” (porta-luz) não é bem um espírito mau (atrasado) que chefiou uma rebelião de espíritos angélicos, mas uma alegoria da inteligência de um espírito (angélico), o que quer dizer que Lúcifer é a inteligência de um espírito, a qual é responsável pela direção da rebelião de um grupo de espíritos angélicos. E esses espíritos rebeldes segundo são Pedro (2 Pedro 2: 4) foram precipitados para baixo, para os infernos (o mundo dos desencarnados comuns), para outras reencarnações, a fim de que consigam a chance de nova regeneração, pois a misericórdia de Deus, por ser infinita, não cessa jamais.

Quanto aos demônios, na língua grega em que foi escrito o Novo Testamento, eles são os “daimones” (no singular “daimon”), eles significam as almas ou os espíritos humanos, podem ser maus (atrasados), mas podem ser também bons ou até espíritos santos que são canonizados pela Igreja, e que outras religiões denominam de iniciados. E esse significado é o mesmo também em outras obras gregas escritas nas épocas em que a Bíblia foi escrita. E é verdade que Jesus e os apóstolos só tiravam demônios maus das pessoas, mas isso foi porque somente demônios maus é que atormentam as pessoas e não porque todos eles são maus, como passaram a entender erradamente os teólogos que impuseram essa falsa crença ao povo cristão, embora isso tenha acontecido também porque eles queriam abafar a prática dos pneumatólogos (médiuns), que recebiam espíritos, e quando os padres passaram a ensinar que somente eles, os bispos e o papa recebiam o recém-criado por eles Espírito Santo (Terceira Pessoa da Santíssima Trindade), que foi declarado como sendo igualmente Deus, o que é um dos dogmas mais polêmicos.

Cremos que os assuntos dessa matéria tenham ficado bem claros, principalmente o que trata do verdadeiro significado bíblico do demônio!

 

A queda dos anjos rebeldes. Painel em Triptico de Hieronymus Bosch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_073.jpg

 

Informativo da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

Palestra: O pensamento como veículo de saúde

O pensamento pode refletir na saúde do corpo físico? A médica Márcia Léon responde essa questão demonstrando a importância do raciocínio saudável nas saúdes emocional e corporal.

A palestrante elucida como os pensamentos agem poderosamente modelando o equilíbrio do organismo.

Neste domingo, 03/09/2017, às 20h, no canal 1 da FEBtv.

Também disponível no canal Gotas de Luz da FEBtv.


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Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

III Simpósio da AME-SC- CANAL 3
Dia 02/09, das 08h às 18h30
Tema: A criança e a construção do futuro
Realização: CEECAL
São José - SC

Palestras públicas FEEGO - CANAL 8
Todos os domingos, das 18h às 19h
Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás
Goiânia - Goiás

Semana Espírita de Vitória da Conquista - CANAL 20
De 2 a 10 de setembro de 2017
Realização: União Espírita de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista - Bahia

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64ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

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Grupo de Pesquisas em Filosofia Espírita no IEEF

São Paulo, SP

 

 

(Informação de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [filosofia@ieef.org.br])

 

Registro. Divaldo Franco e Juan Danilo Rodríguez

no Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul.

 

29 de agosto de 2017

No início da tarde Divaldo Franco visitou a Associação Espírita Francisco de Assis e o Educandário Thales Theisen, quando, então, interagiu com a garotada, contando belas e divertidas histórias, tocando os seus corações, sensibilizando-os. Foram momentos de muita alegria, descontração e fraternidade.

À noite, o Dr. Juan Danilo Rodríguez, em estando acompanhando Divaldo Franco em atividade doutrinária no Rio Grande do Sul, proferiu uma conferência na sede da Sociedade Espírita À Caminho da Luz. Enio Medeiros destacou a data de 29 de agosto de 1831, quando renasceu no Brasil o emérito Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, patrono da instituição anfitrião, enaltecendo o seu alto senso de justiça, amor e caridade.

Juan Danilo, natural de Ambato, no Equador, é espírita, residente em Quito, a capital equatoriana. Querido amigo de Divaldo, é profissional da área de saúde, fundou a primeira instituição espírita do Equador, em Quito, o Centro Espírita Francisco de Assis, sendo seu atual presidente. Fundou, também, a Fundação Luz Fraterna, dedicada ao tratamento da síndrome autista. Neste seguimento escreveu o livro Alliyana, abordando o tratamento aos portadores de autismo. Alliyana é uma palavra originária da língua quíchua dos nativos do Equador e tem como significado sarar, que para a cultura andina, sarar, curar é esclarecer.

Dirigindo-se ao público que lotou a instituição, Juan Danilo foi o portador do abraço dos espíritas do Centro Espírita Francisco de Assis, dizendo que seus integrantes estudam com afinco a Doutrina Espírita, desenvolvendo o amor e a caridade. Sua conferência teve por tema central a vida futura. Salientando que todos têm dores físicas e emocionais, viajando na direção da felicidade, realizando experiências e sacrifícios.

De origem materialista, Juan Danilo defrontou-se com a mediunidade amplamente aflorada, mesmo antes de conhecer o Espiritismo. Tinha dúvidas sobre as mensagens recebidas, buscando comprová-las através do cruzamento de dados. Orientado por um mentor, resolveu estudar a Doutrina Espírita junto a outros companheiros que buscavam os mesmos ideais, eram todos espiritistas.

Tudo se compreende com a vida futura. As dores possuem seus alicerces nas ações do passado. Comprovando a imortalidade, narrou a história da menina Vitória, portadora de cardiopatia que a levou a desencarnar nos braços de Juan. Sentia muitas dores. Ligado emocionalmente à Vitória, sentia saudades e tristeza. Mais tarde, um casal amigo, materialistas, estão esperando o nascimento de um filho. Juan, então, no processo do sono físico, ficou sabendo que era Vitória de retorno. Retornaria com a mesma problemática cardíaca, porém, com possibilidades de cirurgia. Vitória tornou-se uma menina forte e alegre. Foi mais um fato comprovando a reencarnação. Na perpetuidade da vida, as dores são passageiras.

Outra faceta muito interessante envolvendo o jovem espírita foi a sugestão de uma mentora negra instigando-o a estudar a língua portuguesa. Embora não percebendo a utilidade do estudo e anuindo ao pedido insistente, passou a estudar o português com a mentora, que aconselhou a aprimorar a fluência e o conhecimento da língua, justificando que para o trabalho com Jesus é necessário um vocabulário maior e fluidez. Sua primeira experiência falando em público, em português, foi na Mansão do Caminho na presença de Divaldo Franco.

Assim, compreendendo que cada criatura humana é uma pedra na construção divina, das virtudes, como sentenciou Jesus a Pedro – serás a pedra onde se assentará a mensagem do amor. As mãos de Jesus para a construção do bem na Terra são as dos encarnados que possuem em Cristo a sua crença e fé. Frisou que todos somos pedras para construir o edifício de amor, de caridade, de fraternidade, de solidariedade.

Para tal, será necessário, em primeiro lugar, a humildade, isto é, o reconhecimento de todos os valores físicos, morais e intelectuais a serviço do bem. Em segundo, o cristão deverá viver na alegria. Os que trabalham no bem são alegres, apesar dos problemas ou das dores que possui. Se é feliz, alegre, trabalhando em favor do outro, possuindo a alegria de viver. O Espiritismo possui todas as respostas para o bem-viver. Em terceiro lugar, para a construção do bem na Terra será necessária a presença do amor. Somente se poderá sentir realizado amando. O verdadeiro amor não é sentido pelo corpo físico, pelas expressões das paixões, ligadas as emoções. As paixões e emoções são etapas do treinamento para o amor incondicional. Para amar será necessário ser abnegado, altruísta.

O cristão materialista, afirmou o seguro conferencista, busca respostas rápidas para suas dores e aflições, deseja milagres. O amor que muitos dizem sentir pelo outro esvai-se ante um equívoco, mesmo diante de inúmeros acertos, assim, já não ama mais a quem dizia amar. O verdadeiro amor se expressa por um olhar, uma expressão cordial, um sorriso, uma palavra de estímulo. A vida futura é muito importante, todos devem entender que a mesma começa a ser construída desde já.

Sobre o autismo, afirmou que é de origem espiritual, que não tem cura, podendo ser superado com trabalho. Está fundamentado em três fatores principais. 1º - a ruptura, a infração grave a Lei de Sociedade. Geralmente tiveram facilidade de comunicar-se e grande mobilidade, causando alienação e destruição de indivíduos. 2º - construção da independência, esses são geralmente muito inteligentes, exige um trabalho constante com eles, trabalhando principalmente a sensibilidade. 3º - a comunicação social deve ser trabalhada nos portadores de estruturas neurológicas e de expressão do sistema nervoso central.

Finalizando, narrou as ações do franciscano, contemporâneo de Francisco de Assis, que como autista seguia linearmente as indicações que lhe davam. Tratava-se do irmão Junípero.

O público, gratificado pelo conhecimento recebido, pôs-se de pé para aplaudir o conferencista calorosamente, recebendo inúmeros cumprimentos.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

40ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse aqui:

http://mailchi.mp/689b4ffd0ba9/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

Programação de palestra da CEA- Confederação Espírita Argentina. Buenos Aires, Argentina

 

viernes a las 19hs.

 

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Conferencias públicas de Septiembre en la CEA

Los viernes a las 19 hs. 

Viernes 01/09:
"Ocupaciones y misiones de los Espíritus"- Claudia Dalto

Viernes 08/09:  
"Los tres reinos" - Silvia Gerosa

Viernes 15/09:
"Ley Divina o Natural" - Fabián Lazzaro

Viernes 22/09:
"Ley de Adoración" - Mónica Vicens


Viernes 29/09:
"Ley del Trabajo y Ley de Reproducción" - Daniel Serra


Entrada libre y gratuita.

Te esperamos a las 19 hs. en nuestra sede:

Sánchez de Bustamante 463 - Buenos Aires

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail y con gusto te auxiliaremos. 
 

 

 

Palestra no Instituto Beneficente José de Mococa

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Cássio Branco de Araujo)

 

I Congresso Saúde e Espiritismo. Sorocaba

Pen drives e Vídeos a venda

 

Ola amigos da AME Sorocaba,

Realizamos nesse final de semana, pela AME Sorocaba, o 

 

I Congresso de Saúde e Espiritismo - "O Despertar do Espírito - 10 anos de aliança entre Ciência, Saúde e Espiritalidade"

 

Foi realizado a filmagem do congresso no salão térreo (salão Bezerra de Menezes) com alta qualidade e equipe especializada.  (não inclui a filmagem dos minicursos)

 

Estamos disponibilizando aos companheiros que não puderam estar presentes no evento, a venda do pen-drive ou dos DVD´s, da seguinte forma:

 

 

PEN-DRIVE - PALESTRAS -DO SALÃO BEZERRA DE MENEZES (2 dias)

$ 150,00  (entrega via SEDEX já inclusa nesse valor)

 

 

DVD – 5 DVD´s no total 

$ 250,00  (entrega via SEDEX já inclusa nesse valor)

 

 

Observações:

1.) Pedidos até dia 01/setembro serão enviados via SEDEX no dia 04 de setembro

2.) Não será possível retirar pessoalmente esses novos pedidos - apenas entrega via SEDEX

3.) Nesse momento, não será possível adquirir apenas uma parte do congresso ou apenas 1 DVD - apenas toda a gravação do salão Bezerra de Menezes.

4.) Os mini-cursos não estão na gravação do pen-drive.

5.) As conferências e palestras que estão incluidas no pen-drive estão no arquivo anexo

  

Ao enviar email, solicitando a gravação, envie:

 

- Qual tipo de gravação? pen-drive ou DVD ?

 

- Encaminhe com endereço completo para local de entrega da encomenda (incluindo CEP, Bairro, Cidade e Estado)

 

- Encaminhe e-mail de solicitação com o comprovante de pagamento (depósito ou transferência bancária) para:

Razão Social:    Associação Médico Espírita de Sorocaba     

CNPJ:    10.245.339/0001-01

Banco:  ITAU    Ag 0513     CC 12628-4

 

 

Abraços Fraternos de

Equipe de organização do I Congresso Saúde e Espiritismo - AME Sorocaba

  

# Caso não deseje receber nossos e-mails, envie resposta com "REMOVER" no título #

 (Informação recebida em email de AME SOROCABA [amesorocaba2007@gmail.com])

 

Palestras no “Fraternity” e no “Sir William Crookes”

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Gilson Guimaraes [gilsonlondon@gmail.com])

 

XIV Semana Espírita de

Teofilândia, BA

 

 




 

Mansão Maria de Nazare

Rua Manoel Joaquim Moura, 48770, Município de Teofilândia - Bahia - Brazil

                                                                                                                                                                 

 Contatos: 

75 - 99113.0952 - 99713.0708

71 - 3305.4380 / 99142.9247 / 99328.7330

 

"RESPEITE A VIDA, ELA É ÚNICO 

CAMINHO DA TREVA PARA LUZ"

                                         Irmão André

(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

 

 

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USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

Palestra no G.E. Seareiros da Boa Nova

Sorocaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [didipelegrini@uol.com.br])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Sarau Zilda Gama “Abrace a Arte, Abrace a Vida”: 24/09, Domingo, a partir das 15h. Música, Teatro, contação de histórias e poesia e muito mais nesta tarde de alegria e reflexão em torno da oportunidade da vida, para você, sua família e seus amigos.

 

·         Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

·         Juventude Espírita Zilda Gama: Traga seu filho maior de 13 anos pra participar deste grupo, fazer novas amizades, aprender um pouco sobre a doutrina espírita e discutir assuntos da atualidade

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

29/08/2017 – Hoje - Terça-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Tatiana Domingues                              CE Zilda Gama

Tema: Você é Filho ou Servo de Deus

 

30/08/2017 – Próxima Quarta-feira             20h – Reunião Pública

Orador: Andrea Murad Basile                            CE Renovação Espiritual

Tema: Seu Olhar – Confie no Bem

 

02/09/2017 – Próximo Sábado                     15h Reunião Pública

Orador: Antenor de Morais                                LEADE                     

Tema: O Poder das Palavras

 

05/09/2017 – Próxima Terça-feira                       9h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci vieira                                CE Maria de Nazaré

Tema: Livre

 

29/08/2017 – Próxima Terça-feira                       20h – Reunião Pública

Orador: Carlos Silva                                          CE Zilda Gama

Tema: Indulgência

 

 

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CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [contato@zildagama.org.br])

 

Prevenção do Suicidio. CEADS

Barcelona, Espanha

Nuestras áreas

Prevención del Suicidio

10 de septiembre

El 10 de septiembre se celebra el Día Mundial para la Prevención del Suicidio, según la Organización Mundial de la Salud (OMS).Para la OMS, la prevención del suicidio es de igual importancia que cualquier otra causa de muerte externa, pues la salud mental y emocional es tan importante cuanto la salud física.
El "Plan de Acción de Salud Mental", de la OMS, tiene como objetivo disminuir un 10% los indices mundiales de muerte por suicidio hasta el 2020

Prevención del suicidio: un imperativo global

Más de 800 000 personas mueren cada año por suicidio, y esta es la segunda causa principal de muerte entre personas de 15 a 29 años de edad. Hay indicios de que, por cada adulto que se suicidó, posiblemente más de otros 20 intentaron suicidarse.

Según el Instituto Nacional de Estadística Español, el suicidio es la principal causa de muerte externa, entre los 20 y 39 años, igualando con los accidentes de tráfico pero es casi inexistente campañas de prevención, mientras que para evitar los accidentes de tráfico, los medios de comunicación, la sociedad y el gobierno dedican especial atención en campañas muy eficaces y necesarias.

El Área Social de CEADS promueve campañas, charlas y manifestaciones para orientar sobre este problema de salud pública que asola a nuestra sociedad.

Sabemos de las consecuencias físicas y morales que pueda causar este tipo de desencarnación, tanto para la persona que la sufre como para los familiares y amigos que aquí se quedan.
Es nuestro deber seguir adelante con la comunicación e información, de manera amplia, más allá del ámbito de salud pública.

Saber más sobre la Prevención del Suicidio

Carrer de Ventura Plaja, 15, Barcelona, España

665 312 687

Comparte vía:

www.ceads.es

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

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Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [divulgacao@searajoannadeangelis.org.br])

 

Programação do N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ 

 

Prezado(a),

No dia 3 de setembro, domingo, às 17h o Núcleo Espírita Chico Xavier realizará justa homenagem ao saudoso Afonso Sanchez, incansável trabalhador da seara cristã.

O NECX convida você, familiares e amigos a prestigiarem este evento.

Fraternalmente.

 


​​​​​​Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informação recebida em email de mphungria@gmail.com; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [necx.espiritismo@gmail.com])

 

 Teatro: “Entre a Terra e o Céu”

São José do Rio Preto, SP

 


Apresentação Teatral "Entre a Terra e o Céu"

 

Baseado no livro de mesmo título que conta a história de pessoas com laços de amor e ódio, em um drama comovente de reconciliação através da graça da reencarnação, mostrando o valor das palavras de Jesus "Perdoai os vossos inimigos".

 

Data: Sábado, 02/09/2017 às 19:30

Local: Teatro Nelson Castro

Venda de Ingressos: Livraria Espírita do Calçadão ou Whatsapp: (17) 99164-3503

 

Renda revertida à USE e Departamento de Mocidade da USE

 

Aprecie os eventos de arte espírita: você estará colaborando com a Arte e com nossos Jovens!

 

Márcio Pereira de Souza

 

 

(Informação recebida em email de Márcio Pereira de Souza [souzamp@gmail.com])

 

 Casa Editora “O Clarim”

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, propaganda@oclarim.com.br em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
vendas@oclarim.com.br.

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382- 1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

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Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

(Informação recebida em email de batuira@batuira.org.br)

 

Contra a corrente

 

Lá vai o homem descendo o rio caudaloso.

Nenhum esforço faz para seguir à frente.

As águas o levam no influxo impetuoso, poupando-o das pedras e outros obstáculos.

Com facilidade, ele avança sempre, impelido rapidamente pelo bojo da massa líquida.

Força, situação e movimento a seu favor.

Nada lhe é contrário.

No entanto, outro homem vai subindo o rio.

Em luta constante, movimenta os braços.

Bate os pés.

Respira fundo.

Desgasta-se agoniado.

Esforça-se para não afundar.

Fadiga-se para sobreviver.

E avança contra o impulso das águas e os obstáculos.

Com dificuldade, ele nada, nada sempre, varando, pouco a pouco, a torrente poderosa.

Tudo lhe é contrário.

*   *   *

Esta é a vida do homem na Terra.

Descer a favor da corrente do mundo é sempre fácil. É só deixar-se levar.

Acumpliciando-se sistematicamente com as ações da maioria.

Jamais se dispondo contra o erro, o equívoco.

Só dizendo sim para tudo e para todos. Seguindo despreocupadamente, sem o exame dos próprios atos.

Boiando sempre, em menor esforço.

Mas, subir contra a corrente do mundo, é mais difícil.

É preciso valor para enfrentar a adversidade.

É necessário paciência para fugir aos erros de tradição.

É indispensável ser forte para tornar-se exceção no esforço maior.

*   *   *

Antes da reencarnação, necessária ao progresso, a alma roga a porta estreita das dificuldades, como oportunidade gloriosa nos círculos carnais.

Reconhece a necessidade do sofrimento purificador. Anseia pelo sacrifício que redime. Exalta o obstáculo que ensina.

Compreende a dificuldade que enriquece a mente e não pede outra coisa que não seja a lição, nem espera senão a luz do entendimento que a elevará nos caminhos infinitos da vida.

E, graças a Misericórdia Divina, obtém o vaso frágil de carne, em que mergulha para o serviço de retificação e aperfeiçoamento.

Reconquistando, porém, a oportunidade da existência terrestre, volta a procurar as portas largaspor onde transitam as multidões.

Fugindo das dificuldades, empenha-se no menor esforço.

Temendo o sacrifício, exige a vantagem pessoal.

Longe de servir aos semelhantes, reclama os serviços dos outros para si.

Lembremo-nos de que, como cristãos, em muitas ocasiões devemos estar contra a corrente dos preconceitos e prejuízos das convenções.

E que, conforme ensinou o Cristo, devemos nos esforçar por entrar pela porta estreita, a porta que dará acesso à felicidade almejada por todos nós.

O caminho normal é viver com todos. No entanto, vez por outra é imperioso nadar em sentido contrário...

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 39, do livro
 
Bem-aventurados os simples, pelo Espírito Valerium, psicografia
 de Waldo Vieira e no cap. 20, do livro 
Vinha de luz,  pelo 
Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier,
 ambos ed. FEB.
Em 30.8.2017.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Rio Tibre e Castelo de Santo Ângelo. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

Braço do rio Tibre com Ponte Céstio e Ilha Tiberina. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Teu clima

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Passos da Vida. Lição nº 23. Página 76.

 

Queiras ou não, onde estiveres, dás e recebes, conforme as leis do espírito.

Sentimentos inspiram idéias.

Idéias suscitam palavras.

Palavras estabelecem ações.

Ações criam destinos.

Tudo o que fazes é plantação, atraindo resultados.

Daí, a importância das reações que provoques e das impressões que distribuas.

Cada qual de nós carrega o clima espiritual que lhe é próprio.

Considera, assim, a necessidade do otimismo e da paz, no campo íntimo, para que irradies, a benefício dos outros e, conseqüentemente de ti mesmo, a tranqüilidade e a alegria de viver.

Não te encorajarias a receber criaturas irmãs sobre montes de lixo, nem lhes servirias a mesa esse ou aquele bolo recheado de espinhos. Por que acolhê-las, entre lamentações e choques, para, em seguida, te afastares delas, deixando-as machucadas e espavoridas do ponto de vista espiritual?

Processam-se, sob tuas sugestões conscientes ou inconscientes, esperanças e desencantos, levantamentos e quedas, restaurações e depressões.

Praticarás a beneficência, não só com a dádiva materializada em tuas mãos, mas principalmente com o amparo invisível de tua influência para que o bem se faça.

Tua Presença – Teu Clima.

Teu Clima – Tua Mensagem.

Se te propões a estudar o problema, da parte dos outros para contigo, examina a questão, partindo de ti para com os outros, e verificarás que do contato de cada pessoa algo te fica, nos caminhos do tempo, a induzir-te para os prejuízos e sombras de ontem ou impelindo-te a aproveitar as possibilidades de hoje, a fim de que a luz do amanhã te encontre melhor.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG

Semeando com as mãos. Óleo sobre tela por H.A. Brendekilde.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:En_s%C3%A6demand_p%C3%A5_marken_ved_Brendekilde_Kirke.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br