Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, sábado, 04 de setembro de 2021 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Os últimos 5 emails enviados |
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03-09-2021 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/03-09-2021.htm 02-09-2021 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/02-09-2021.htm 01-09-2021 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/01-09-2021.htm 31-08-2021 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/31-08-2021.htm 30-08-2021 https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/30-08-2021.htm
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Publicação em sequência Revista Espírita – Ano 12 - 1869 |
(Copiado do site FEBNET) |
William Ellery Channing. Óleo sobre tela de Henry Cheever Pratt. Coleção do retrato da universidade de Brown Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:William_Ellery_Channing_by_Henry_Cheever_Pratt_1857.jpg
William Ellery Channing (Newport, 7 de abril de 1780 – Old Bennington, 2 de outubro de 1842) foi um líder unitarista estadunidense. Conhecido como o "apóstolo do unitarismo", corrente protestante que negava o dogma da trindade cristã, reconhecendo Deus como Uno, foi o principal porta-voz dos pastores unitaristas frente aos puritanos da Nova Inglaterra. O seu sermão "Cristianismo Unitarista" (1819) é considerado o documento fundacional do Unitarismo estadunidense. Organizou, em seu país, uma tentativa para a eliminação da escravidão, da embriaguez, da indigência e da guerra. Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Ellery_Channing
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LEIA SOBRE CHANNING http://uudb.org/articles/williamellerychanning.html
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Escola grega na época da escravidão", popularmente conhecida como "To krifó scholió", Pintura a óleo de Nikolaos Gyzis Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Krifo_scholio |
Apóstolo São Paulo. Óleo sobre tela de El Greco. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:El_Greco_-_St._Paul_-_Google_Art_Project.jpg |
Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França.
Allan Kardec codificador do Espiritismo nasceu em Lião, França, aos 03 de outubro de 1804 e desencarnou em Paris, Franças, aos 31 de março de 1869. |
Pequenas regras de desobsessão |
Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Paz e Renovação. Lição nº 02. Página 19.
Procure: - mais do que saber - dominar-se; - mais do que agir - elevar; - mais do que estudar - aprender; - mais do que pensar - discernir; - mais do que falar - educar; - mais do que aconselhar - servir; - mais do que escutar - compreender; - mais do que perdoar - amparar; - mais do que sofrer - resignar-se; - mais do que amar - sublimar. Quando nos expressamos, usando o modo imperativo do verbo, não queremos dizer que nós outros, - os amigos domiciliados no Mais Além, - estejamos a cavaleiro dos obstáculos e dificuldades que oneram os companheiros do mundo. Todos estamos ainda vinculados à Terra. E, na Terra, tanto adoece o cientista que cria o remédio, em favor dos enfermos, quanto os clientes que lhe desfrutam os recursos da inteligência; tanto carrega problemas o professor que ensina, quanto o aprendiz que se lhe beneficia do apoio cultural. Assim também na desobsessão. Todos os apontamentos que se relacionam com o assunto tanto se dirigem aos outros quanto a nós. (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot. Imagem/fonte:
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Crianças comendo sopa em uma escola de caridade. Pintura de Emma Herland. Imagem/fonte: |
Resignação. Óleo sobre tela de Hannah Hoch. Imagem/fonte:
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Os órfãos. Óleo sobre tela por Nikolaos Gyzis. Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Nikolaos_Gyzis_-_The_Orphans.jpg
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A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
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Palestra programada para o Abrigo Ismael neste domingo 05/09 Araçatuba, SP |
(Com informações de Simone Shorane) |
Jornal Mundo Espírita Setembro 2021 |
Acesse: http://www.mundoespirita.com.br/?ano=2021&mes=09&s=
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Setembro Amarelo. USE de SBC Jornada Espírita pela Valorização da Vida |
(Informação recebida em email de Comunicação use i sbc [comunicacao@useisbc.org]) |
USE/SP- Departamento de Doutrina Conversas Doutrinárias |
(Recebido em email de Marco Milani [marcomilani7@gmail.com]) |
Reinício presencial na Casa do Caminhoe “o desprendimento de bens” |
Há quase dois meses, o Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, tem reiniciado gradativamente algumas reuniões presenciais, seguindo os cuidados sanitários preconizados pelo Estado e pelo Município de São Paulo, com número reduzido de frequentadores e híbridas, também transmitidas pela internet. Na reunião das 14 horas do dia 02 de setembro, o colaborador da instituição Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu sua primeira palestra presencial, depois de 18 meses de exposições exclusivamente virtuais. Na oportunidade abordou o tema “desprendimento dos bens terrenos”, com base no Capítulo 16 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Na abertura e no encerramento a reunião contou com atuação, respectivamente, de Glória Martins Miranda e do presidente Régis Lang. Acesse pelo link:https://www.youtube.com/watch?v=2LTgL7NSwOU
(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
A samaritana com Jesus: “dá-me dessa água”... |
Na tarde do dia 02 de setembro, o encontro de Jesus com a mulher de Samaria, no poço de Jacó: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la” (João 4, 14-15), foi comentado por Arlete Novaes Alesio na reunião virtual de vibrações de equipe do Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo. As vibrações foram feitas por Maria Alice Vaquero; a prece por Cilene Loriggio Bezerra; a coordenação por Glória Martins Miranda, e, no início e no final da reunião Margarida Helena Garabedian apresentou músicas ao piano.
(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Palestra em live do CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP |
Acesse no YouTube:
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Programação do C.E. Dr. Bezerra de Menezes Araçatuba, SP |
(Com informações de João Marchesi) |
Dirigente Espírita – artigos do momento, do “Pinga-Fogo” com Chico Xavier e sobre “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” |
O jornal Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em sua edição de setembro-outubro de 2021, estampa matérias da atualidade e doutrinárias, assinadas por vários articulistas. Do Editorial “Falando ao leitor”, eis um trecho: “Esta edição da revista digital Dirigente Espírita inicia mais um ano de comunicação com os dirigentes e trabalhadores dos centros espíritas. Estamos, agora, no ano 32 de sua publicação contínua. O primeiro número apareceu em setembro/outubro de 1990. Trazemos texto lembrando o grande evento de 1971, quando Chico Xavier teve participação em Pinga-Fogos, na extinta TV Tupi, nos meses de julho e dezembro. O Espiritismo era apresentado em um veículo brasileiro de comunicação com pouco mais de 20 anos. Cesar Perri apresenta o evento e suas repercussões. Agora, mais atual, Marco Milani, traz reflexões sobre o uso de plataformas digitais na realização de palestras on-line. Considera que a palestra pública é uma das principais atividades de divulgação do centro espírita. Bom uso e uso inadequado é apresentado por ele. Jader dos Reis Sampaio traz o conteúdo das obras de Gabriel Delanne e faz considerações sobre o seu estudo nos centros espíritas. A filósofa Sonia Theodoro da Silva apresenta os aspectos filosóficos do Espiritismo, enquanto Alexandre da Fonseca analisa as reuniões mediúnicas sem evolução, considerando como sendo incentivadas por Kardec”. Também traz resenha elaborada por Aylton Paiva, sobre o livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões, de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, lançado em junho de 2021 pela Cocriação Editora, de Araçatuba. Acesse “Dirigente Espírita” pelo link: https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/DE185.pdf
(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]) |
Site da FEB- Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Acesse aqui: https://www.febnet.org.br/portal/
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Site Feparana – Federação Espírita do Paraná Curitiba |
ACESSE:
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Jornal Mundo Maior Acesse no link |
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Acesse a página do GEBEM Clique no link |
Acesse aqui: https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/
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44ª. Jornada de Confraternização Espíritade Assis. Virtual. |
(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Eventos Espíritas programados no Reino Unido -com informações de Elsa Rossi. |
Gratidao, Ismael Elsa Rossi-Londres
(Recebido em email de Elsa Rossi) |
Jornal Terceiro Milênio Assis, SP |
Solicite por email para:
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Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP |
ACESSE O SITE AQUI: O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro
O União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.
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Doces sonhos |
Quando renascemos, deixando as paisagens espirituais para a jornada de trabalho e crescimento na Terra, é comum que nossa alma, no transcurso dos anos, se sinta cansada. Cansaço que se reflete no corpo, e, podemos, se não tomarmos cuidado, adentrar pelas vielas do desânimo, da desesperança e até adoecermos. No entanto, a Bondade Divina estabeleceu que, num dia de vinte e quatro horas, registremos a necessidade do sono. Sono que se constitui em refazimento das energias físicas. É nosso momento de liberdade. Enquanto dormimos, a alma deixa o corpo, de forma parcial, e se dirige para onde a conduzem os sentimentos. Por isso, alguns de nós vamos a lugares onde podemos nos ilustrar um tanto mais, onde podemos estudar, aprender. Muitas vezes, quando no transcorrer das horas do dia, nossa mente fica detida em determinada problemática, buscamos orientação e auxílio no mundo de onde viemos. É comum sonharmos, então, com pessoas com as quais discutimos o assunto e, ao despertar, trazemos ideias para a solução do problema. A sabedoria popular classificou essa questão de uma forma muito simples dizendo que O travesseiro é bom conselheiro. Mas, aqueles que trazemos a alma saudosa dos amores que se foram e vivem a vida do Espírito, podemos ter encontros muito significativos. Simplesmente, vamos ao encontro deles, na pátria espiritual, em que se encontram. Vamos encontrá-los em jardins, em lugares que nos parecem paradisíacos. Eles nos conduzem pela mão, como Beatriz conduziu a Dante Alighieri, pelas estradas que ele considerou o próprio paraíso. Mostram-nos onde vivem, falam-nos do que fazem. E, cientes dos nossos problemas, nos estimulam a prosseguir, a não abandonar a arena da Terra. Retornamos, após as horas de sono, lembrando desses encontros. Lembranças vívidas, doces, felizes. Alguns poderemos trazer a exata impressão de um abraço apertado, de um aconchego ao peito, de muitas palavras pronunciadas, embora nossa mente possa não ter registrado a todas elas. Mas, dizemos, foi um encontro muito bom. Diminuiu a intensa saudade, colocou água fresca no vaso da sentida ausência física. Doces sonhos. Uma mãe encontra o seu pequeno que lhe diz: Não chore mais, mamãe. Estou com Jesus. Estou bem. Um filho encontra os pais que lhe afirmam: Estamos acompanhando o seu progresso. Vibramos para que consiga o diploma que almeja. Desejamos seja vitorioso. O noivo tem um encontro com a noiva que partiu antes mesmo das bodas a lhe dizer: Amado meu, não fique cultuando tanto minha memória. Abra-se ao amor. Há caminhos à sua frente e estou me preparando para retornar aos seus braços. Aguarde-me. Não feche o seu coração. Não encerre sua vida como se tudo estivesse acabado. Amamo-nos, sim, mas o amor é sublime e tem muitas nuances. Voltarei aos seus braços. Doces reencontros. Bendito sono. Abençoados sonhos. Preparemo-nos, a cada noite, para o repouso físico. Preparemo-nos para benéficos passeios espirituais. Uma página salutar para higienizar a mente. Uma prece para dulcificar a alma. Redação do Momento
Espírita
(Copiado do site Feparana) |
O sonho de Jacó. Pintura de Domenico Fetti. Imagem/fonte:
Escada de Jacó. Leia aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Jacob%27s_Ladder
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O sonho de Jacó. Óleo em cobre por Adam Elsheimer. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adam_Elsheimer_-_Jacob%27s_Dream_-_WGA7493.jpg
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José interpreta os sonhos do Faraó. Pintura por Adrien Guignet. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adrien_Guignet_Joseph_et_Pharaon.jpg
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Sonho de José. Óleo sobre tela de Gaetano Gandolfi. Imagem/fonte: |
Dante e Beatriz nas margens do Letes. Óleo sobre tela de Cristóbal Rojas. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Para%C3%ADso_(Divina_Com%C3%A9dia)
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Dante e Beatriz no Paraíso. Óleo sobre tela de Poul Simon Christiansen https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christiansen_Dante_and_Beatrice_in_Paradise_1893.jpg |
Republicado porque na publicação anterior faltou um trecho |
O Evangelho Segundo o Espiritismo |
(Copiado do site Febnet) |
O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Jacopo Bassano. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bassano-Fils-Prodigue-Libourne.jpg |
Jesus Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre tela Anônimo de Veneza; anteriormente atribuído a El Greco Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_and_the_adulterous_woman_mg_0002.jpg
E os escribas e
fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
(Copiado de https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/8) |
Ai de vocês, escribas e fariseus. Guache sobre grafite em papel tecido cinza.Obra de James Tissot. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Woes_of_the_Pharisees |
A refeição na casa do fariseu. Guache sobre grafite sobre papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte: |
William Stainton Moses (05-11-1839 / 05-09-1892) |
Nascido a 5 de novembro de 1839, em Domington, Lincolnshire, Inglaterra, e desencarnado a 5 de setembro de 1892.
Seu pai, William Moses, era reitor da Escola de Gramática, e sua mãe era filha de Thomas Stainton d'Alford. O jovem William Stainton Moses iniciou os seus estudos sob a direção de seu pai e foi em seguida confiado a um professor particular que, maravilhado pelas suas aptidões, se empenhou fervorosamente com seu genitor para que enviasse o filho a uma escola pública. Em 1855, ingressou na Escola de Gramática de Bedford, onde estudou durante três anos, merecendo dos mestres os mais francos elogios, pois a par da sua dedicação aos estudos revelava acendrado sentimento do dever. Após receber numerosos prêmios deixou essa escola.
De Bedford, Stainton Moses entrou para o "Exeter College", de Oxford, no ano de 1858. A sua vida de estudante foi digna dos maiores encômios, tendo mesmo adoecido gravemente devido ao demasiado apego às matérias escolares.
A fim de convalecer da enfermidade, viajou durante um ano pelo continente europeu e, na volta, passou seis meses no velho mosteiro grego do Monte Athos. A curiosidade e sobretudo uma grande necessidade de meditação e de isolamento o obrigaram a permanecer todo esse tempo no convento. Alguns anos após o seu mentor espiritual, conhecido por Imperator, explicou- lhe que desde essa época ele vinha sendo influenciado por entidades espirituais, interessadas em ajudar a sua educação espiritual
Com 23 anos de idade, Stainton Moses voltou para Oxford. Ali, recebendo o diploma, deixou a Universidade em 1863. Embora estivesse desfrutando de melhor saúde, a necessidade de viver uma vida no campo, levou- o a aceitar um curato em Maughold, perto de Ramsay, Ilha de Man, permanecendo ali durante cinco anos, substituindo o reitor que, devido à sua idade avançada, não podia mais exercer essas funções. Isso levou Moses a exercer tarefa dupla.
Uma epidemia de varíola, que se manifestou nessa região, pôs em relevo a sua dedicação e intrepidez. Como não havia médico no lugar, o jovem, que tinha alguns conhecimentos de medicina, tratou dos corpos e das almas dos habitantes da região. Dia e noite ele se desdobrava, porém a epidemia progredia lentamente, fazendo com que ele além de pastor religioso se transformasse no médico e no coveiro daquele núcleo populacional. A sua extrema dedicação fez com que se tornasse ainda mais querido por parte dos seus paroquianos. Entretanto, a sua saúde, que não podia suportar as obrigações impostas pela administração de duas paróquias, obrigou- o a procurar uma nova residência. Apesar de uma petição que lhe foi dirigida pelos habitantes do local, Stainton Moses retirou-se pesaroso, para ocupar em 1868, o curato de Saint- Georges, Douglas, Ilha de Man, onde caiu gravemente enfermo, sendo tratado pelo Dr. Stanhope Speers, que residia em Douglas com sua esposa, e que já não exercia a sua profissão.
Em setembro de 1869, abandonou o curato, deixando ali profunda impressão pela prédica e caridade praticadas. Decorridos alguns meses, nos quais exerceu funções eclesiásticas em Langton, e em um curato da diocese de Salisbury, uma moléstia da garganta obrigou- o a renunciar ao ministério.
Ao findar- se o ano de 1870, Stainton obteve um lugar de professor de inglês na University College School, cargo que ocupou até 1889. Em 1870 sua atenção foi atraída para o Espiritismo durante o Tempo em que residiu na casa do Dr. Speers em Londres. A esposa desse médico permaneceu enferma durante três semanas e, para distrair- se, lia o livro "Debatable Land" (Região em Litígio entre este mundo e o outro), de autoria de Dale Owen. Interessando- se intensamente por esse livro, logo que ela conseguiu reassumir o lugar na reunião de família, pediu a Stainton Moses para ler e procurar descobrir o que poderia haver de verdadeiro nos fatos que o autor narrava.
O Dr. Speers e Stainton Moses discutiam reiteradamente alguns pontos doutrinários da religião que professava, e como não estivessem muito satisfeitos com as doutrinas existentes, o Dr. Speers havia se tornado um materialista intransigente.
Em 1872, Stainton Moses começou a estudar o Espiritismo, a fim de cumprir a promessa formulada à Sra. Speers, tendo para tanto assistido a algumas sessões espíritas, principalmente uma que tinha como médium Lottie Towler. Numa sessão realizada na residência do casal Speers, tendo Stainton Moses como médium, todos se tornaram convictos da realidade da existência de Espíritos comunicantes, consolidando assim a crença na imortalidade da alma.
Nessa época começou a desabrochar a mediunidade de Moses, que era dotado de um poder extraordinário. Nunca se produziram menos de dez espécies diferentes de manifestações no decurso das sessões realizadas por seu intermédio. Quando as condições eram favoráveis, as manifestações multiplicavam- se, as pancadas tornavam- se mais freqüentes, as luzes mais brilhantes e os sons musicais mais distintos. Fenômenos maravilhosos produziram- se por seu intermédio: sons musicais, pancadas, clarões, balsamização do ambiente com perfumes diversos, passos pesados produzidos por um Espírito que se denominava "Rector", os quais estremeciam o ambiente, tilintar de campainhas, levitação de corpos pesados: mesas, cadeiras; transposição da matéria, fenômenos de voz-direta, além de uma variedade indescritível de fenômenos dos mais variados matizes.
Durante o periodo ativo da sua mediunidade, Stainton Moses ocupou- se assiduamente da formação de sociedades com o fim de estudar o Espiritismo. Contribuiu para a fundação da Associação Nacional Britânica dos Espiritualistas, em 1873, da Sociedade Psicológica da Grã- Bretanha, em abril de 1875, da qual foi um dos primeiros membros do conselho; da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em 1882 e finalmente da Aliança Espiritualista de Londres, da qual foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até a sua desencarnação.
Além dessas atividades, dirigiu a revista Light, periódico de fundo espírita. Embora a sua faculdade mediúnica decrescesse de intensidade, ele conservou sempre a faculdade de psicografia.
Desde 1889, a sua saúde ficou bastante combalida, ataques sucessivos de influenza, minaram- lhe a constituição, que nunca fora robusta, causando a sua desencarnação.
A sua obra "Ensinos Espiritualistas" foi vertida para o português por Oscar D'Argonnel. Trata- se de uma obra que encerra uma série de ensinamentos ministrados pelo Espírito Imperator, e que Stainton Moses, que também usava o pseudônimo de A. Oxon, publicou, e que a Aliança Espiritualista de Londres, através do seu Conselho, fez publicar em edição comemorativa, prestando efusiva homenagem ao seu inolvidável fundador.
Em sua vida de relação, Stainton Moses era um homem cordato, justo, que sempre exercia julgamentos retos, modesto, sem vaidade, que jamais dirigia palavras ásperas aos seus detratores e que, em resumo, possuía um conjunto de qualidades raras entre os homens.
Grandes Vultos do Espiritismo
Outra biografia
Stainton Moses nasceu em Lincolnshire e foi educado para o ministério religioso, vocação que seu espírito alimentava desde cedo. Depois de alguns anos de trabalho como cura na Ilha de Man, tornou-se professor da University College School, até que, por ocasião de uma viagem ao mosteiro do Monte Athos, onde passou 6 meses, sua vida passou a ter um significado mais profundo devido o desabrochar dos seus dons mediúnicos. Enquanto cura, teve oportunidade de mostrar a sua dedicação e o senso de dever aguçado que sempre lhe caracterizou a personalidade.
Uma grande epidemia de varíola espalhou-se na sua própria paróquia, que não dispunha de médico. Moses, dia e noite estava a cabeceira dos doentes pobres; por vezes, depois de haver assistido a um moribundo, se via obrigado a unir as tarefas de sacerdote às de coveiro, e ele próprio transportou os cadáveres, recebendo por isso alta estima e considerção dos habitantes do povoado a que servia.
Em 1872 é que a atenção de Moses voltou-se para o Espiritismo, por meio de sessões com Williams e Miss Lothie Fowler. Ele já havia percebido a sua invulgar mediunidade e comprometera-se consigo mesmo a fazer um estudo completo do assunto. Seus escritos com o pseudônimo de M. A. Oxon, são clássicos no Espiritismo. Incluem os "Ensinos Espiritualistas", elevados aspectos do Espiritismo, e de outros trabalhos. Finalmente tornou-se redator de "Light" e durante muitos anos sustentou as suas altas tradições. Sua mediunidade progrediu rapidamente, abarcando quase todos os fenômenos físicos conhecidos. Em presença de Moses erguiam-se no ar mesas pesadas, livros e cartas eram trazidos de uma sala para outra em plena luz sob a vigilãncia de severos observadores. Batidas acompanhavam o médium para onde quer que ele fosse, até mesmo na igreja, e muitas pessoas as ouviam quando sentadas em seus lugares.
Certa feita, ao regressar da igreja, Stainton Moses verificou em seu quarto que os objetos tinham sido tirados da penteadeira para a cama, onde haviam sido dispostos em forma de uma cruz. O médium chamou então um amigo, Dr. Speer, para que testemunhasse o que acontecera e ao voltar ao quarto verificou que o seu cabeção, que tinha tirado poucos instantes antes, havia sido colocado, na sua ausência, em redor do tôpo da cruz. Ele e o Dr. Speer trancaram a porta do quarto e desceram para o lanche, mas durante a refeição batidas fortes se produziram e a pesada mesa de jantar foi movida três vezes. Num exame posterior do quarto, acharam dois outros objetos que haviam sido tirados da gaveta adicionados à cruz. O quarto foi trancado novamente e em três visitas sucessivas novos objetos tinham ampliado a cruz.
Nas sessões em que Moses participava muitas comunicações eram recebidas, dando provas de identidade de Espíritos, sob a forma de nomes, datas e lugares, descohecidos dos presentes e verificados posteriormente. Um grupo espírita estava ligado à mediunidade de Moses e, por seu intermédio, um corpo de doutrina foi comunicado por meio de escrita automática. Uma seleção destes escritos constitui a sua obra "Ensinos Espiritistas" em cuja introdução ele diz: "o tema central foi sempre de caráter puro e elevado, em grande parte de aplicação pessoal, visando a minha própria direção e orientação. Posso dizer que através de todas essas comunicações escritas, não há leviandades, nem brincadeiras, não há vulgaridades nem incongruências, não há falsidades nem enganos, tanto quanto eu saiba ou tenha podido descobrir. Nada incompatível como o objetivo visado, sempre e sempre repetido, de instrução, de esclarecimento e de orientação por Espíritos escolhidos para essa tarefa. Julgados como eu mesmo desejo ser julgado, eles foram o que desejavam ser. Suas palavras eram de sinceridade e de objetivos sóbrios e sérios".
Moses contribuiu para a formação da Society for Psychical Research em 1882, mas demitiu-se em 1886, desgotoso com a maneira como foi tratado o médium William Eglinton. Foi também o primeiro presidente da London Spiritualist Alliance, formada em 1884, posição que ocupou até a morte.
Além das obras "Spirit Identity", "Higer Aspects of Spiritualism", "Psycography" e "Spirit Teachings", Moses contribuiu freqüentemente para a imprensa espírita, bem como para o Saturday Review, para o Punch e vários outros jornais de valor. Foi um elemento importante na divulgação doutrinária espírita fora das hostes espíritas. Causador e observador do fato mediúnico, jamais tentou negá-lo ou obscurecê-lo por preconceitos dogmáticos. Ele mesmo era a prova dos eventos e a sua sinceridade estava bastante amadurecida para sustentar a veracidade dos fenômenos espíritas. Os amantes da verdade nunca são infiéis ou desrespeitosos para com ela. Moses não poderia ser diferente. Na notícia de sua morte, no magistral resumo de sua mediunidade escrita por Mr. Myers, este, traduzindo o pensamento de muitos diz: "Eu pessoalmente considero a vida de Moses como uma das mais notáveis de nossa geração e de poucos homens ouvi, em primeira mão, fatos mais notáveis do que os que dele ouvi". A estrela voltava a sua constelação após brilhar por largos anos, enriquecendo a trilha por vezes obscura de muitos homens.
(Copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=534) |
Fotografia do médium William Stainton Moses. 1898. Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Stainton_Moses LEIA NO LINK |
Tulipas. Bedford, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo.
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Universidade de Oxford. Reino Unido. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.
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Londres, Reino Unido. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo. |
Amor Infinito Sintonize com a introspecção |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi) |
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