Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 13 de julho de 2022 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Notas |
1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento. 2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.
3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).
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Atenção |
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Os últimos 5 emails enviados |
DATA ACESSE CLICANDO NO LINK
12-07-2022 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/12-07-2022.htm 11-07-2022 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/11-07-2022.htm 09-07-2022 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/09-07-2022.htm 08-07-2022 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/08-07-2022.htm 07-07-2022 https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/JULHO/07-07-2022.htm
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O Evangelho Segundo o Espiritismo
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(Copiado do site Febnet) |
Dotan, na Samaria, onde José foi vendido por seus irmãos. .American Colony, Jerusalém. Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Samaria |
Uma rua de pilares nas ruínas da cidade Samaria. Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Samaria |
Jesus e a mulher Samaritana. Pintura a óleo de Jean François de Troy Copiado de: https://www.wikidata.org/wiki/Q20666719 |
O Bom Samaritano. Pintura de John Runciman Imagem/fonte: https://www.wikidata.org/wiki/Q27960225 |
Sansão matando o leão. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sans%C3%A3o |
O espírito de Samuel aparece a Saul. Óleo sobre tela de Salvator Rosa. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_(B%C3%ADblia) |
São João Batista. Óleo sobre tela de El Greco. Imagem/fonte: https://wiki.alquds.edu/?query=Saint_John_the_Baptist_%28El_Greco%29 |
O chamado de São Mateus. Óleo sobre tela de Hendrick ter Brugghen Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicano |
Sementes para plantar |
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Um grande rei, pai de três filhos, precisava escolher o seu sucessor. A decisão era muito difícil pois os três eram inteligentes e corajosos. Além disso, eram trigêmeos e o rei não sabia como realizar a sua escolha. Por isso, procurou conselhos com um sábio do reino, que lhe sugeriu uma estratégia. Então, o soberano chamou os três filhos. Informou-lhes que necessitaria partir para uma viagem muito prolongada, mas que desejava deixar, com cada um deles, algo muito valioso. Tomou de três pacotes com sementes e deu um para cada filho, com a recomendação de que eles deveriam devolvê-las, quando ele retornasse, dentro de um ou talvez, dois anos. Frisou que, aquele que melhor cuidasse das sementes, seria o seu sucessor. O primeiro filho, tão logo o pai partiu, começou a pensar o que deveria fazer com aquelas sementes. Finalmente, resolveu trancá-las em um cofre, raciocinando que, quando o pai voltasse, ele devolveria as sementes como as havia recebido. O segundo filho, observando o que fizera o irmão, pensou que, se ele trancasse as sementes, elas morreriam. E sementes mortas, não são mais sementes. Por isso, foi ao mercado, vendeu as sementes e guardou o dinheiro. Assim, quando o pai voltasse, ele compraria sementes novas, até melhores do que as que o pai lhe houvera deixado. O terceiro filho foi ao jardim. Olhou a imensidão da terra que circundava todo o grande palácio, e resolveu lançar as sementes em vários lugares. Quando o pai regressou da sua viagem, três anos depois, o primeiro filho correu ao cofre, abriu e descobriu, desolado, que as sementes estavam secas. Triste, o pai olhou aquele pacote e disse ao filho: São estas as sementes que dei a você? Elas tinham a possibilidade de desabrochar, de se transformar em flores e exalar um delicioso perfume. No entanto, agora, de nada valem. Estão mortas. O segundo filho foi até o mercado, comprou sementes novas e, orgulhoso, foi entregá-las ao pai, que elogiou a sua ideia, mas lhe disse que, de verdade, ele não fizera nada de especial. O terceiro filho apresentou-se ao pai e lhe disse não possuir mais as sementes. Entretanto, convidou o rei para ir até o jardim, e lhe mostrou centenas de plantas crescendo, flores desabrochando, numa profusão interminável de cores e de perfumes. O rei o abraçou, feliz, dizendo-lhe: Esta é a maneira correta de proceder com as riquezas. Você é digno de ser meu sucessor. * * * Os talentos que possuímos são como as sementes. Não podem ser guardadas em cofres, porque morrem, secam. Precisam ser semeadas para florescer, para frutificar. Todos temos a capacidade de transformar o deserto num imenso oásis de paz, amor e beleza. Basta que queiramos. Basta que nos proponhamos a semear onde nos encontremos. Pode ser que transformemos somente um canteiro do mundo. Mas será um local onde as flores se abraçam, os perfumes se entrelaçam e quem passe poderá dizer: Que lindo canteiro! E, mesmo por um breve momento que seja, sentir-se feliz por viver, neste imenso mundo de Deus. Redação do Momento
Espírita, com base no cap.
ESCUTE O ÁUDIO DESTE TEXTO http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=609&stat=0
(Do site Feparana) |
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Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Sunflower_seed |
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Descrição: Campo de girassol em Bashkortostan, Rússia. Fonte: Portal de informações centralizado da República do Bascortostão |
Opiniões |
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 80. Página 175.
"Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas." Jesus. (Lucas, 6:26.)
Indubitavelmente, muitas pessoas existem de parecer estimável, às quais podemos recorrer nos momentos oportunos, mas que ninguém despreze a opinião da própria consciência, porquanto a voz de Deus, comumente, nos esclarecerá nesse santuário divino. Rematada loucura é o propósito de contar com a aprovação geral ao nosso esforço. Quando Jesus pronunciou a sublime exortação desta passagem de Lucas, agiu com absoluto conhecimento das criaturas. Sabia o Mestre que, num plano de contrastes chocantes como a Terra, não será possível agradar a todos simultaneamente. O homem da verdade será compreendido apenas, em tempo adequado, pelos espíritos que se fizerem verdadeiros. O prudente não receberá aplauso dos imprudentes. O Mestre, em sua época, não reuniu as simpatias comuns. Se foi amado por criaturas sinceras e simples, sofreu impiedoso ataque dos convencionalistas. Para Maria de Magdala era Ele o Salvador; para Caifás, todavia, era o revolucionário perigoso. O tempo foi a única força de esclarecimento geral. Se te encontras em serviço edificante, se tua consciência te aprova, que te importam as opiniões levianas ou insinceras?... Cumpre o teu dever e caminha. Examina o material dos ignorantes e caluniadores como proveitosa advertência e recorda-te de que não é possível conciliar o dever com a leviandade, nem a verdade com a mentira.
(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG) |
A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena
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Magdala. O local de nascimento de Maria Madalena, Magdala, Terra Santa, entre ca. 1890 e ca. 1900 Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magdala_um_1900.jpg
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Estrada da Galiléia nas proximidades da antiga Magdala. Israel. Fotos Ismael Gobbo
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Informações da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo |
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Programação do C.E. Raymundo Mariano DiasBirigui, SP |
. 📌🗓️ SEXTA-FEIRA - 15/07/2022 - às 20hs 📖 TEMA: "Jesus e as aflições do dia." 🗣️ PALESTRANTE: Juliana Cândido . 🎥 Palestra, ao vivo, com transmissão pelas redes sociais: Facebook: do Raymundo Mariano Dias: https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias . Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes: You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes . 🎥 A transmissão, também, será feita no 🎞️ telão na sede do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias: 👉🏽 Rua Bandeirantes, 183, Centro, Birigui - SP. À partir das 19h30min inicia o ❤️ATENDIMENTO FRATERNO❤️ . 🙌🏻 Higiene das Mãos . Sejam Bem Vindos(as)!!!
(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [ceraymundomarianodias@gmail.com]) |
Programação do Centro de Cultura Espírita deCaldas da Rainha, Portugal |
Exms Senhores,
As nossas mais cordiais saudações.
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência seguida de debate, subordinada ao tema "VIDA ALÉM DA MORTE: AS PROVAS!!!", com o Tenente-Coronel José Lucas, no dia 15 de Julho de 2022, às 21H00.
Estão abertas as inscrições gratuitas em ccespirita@gmail.com para: - Educação Espírita infanto-juvenil - Início 24 Set 2022, Sábados, 15h / 16h15 - Estudo do Perispírito - Início 24 Set 2022, Sábados, 17h / 18h15
Cordialmente
CCE
(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [ccespirita@gmail.com]) |
Palestra programada pela Use Intermunicipal deRancharia, SP |
Assistir ↓ https://www.youtube.com/watch?v=iV-xuaG5RIY&ab_
(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com]) |
Abrigo Ismael pedindo ajuda de colaboradores voluntários PARA A FEIJOADA. Araçatuba, SP |
O Abrigo Ismael, departamento da União Espírita Paz e Caridade, sediado à Rua Marcilio Dias, 129, em Araçatuba, SP., entidade que abriga senhoras idosas, está necessitando de colaboradores voluntários para ajuda em suas tarefas. Foi mencionado que no sábado, dia 16 de julho, às 11h30min, será entregue a Feijoada Beneficente em prol da entidade cuja venda está sendo realizada. Todavia os dirigentes informam que precisam de colaboradores voluntários para o preparo da Feijoada. Informam que a ajuda pode ser iniciada na sexta-feira, dia 15, logo após o almoço e no sábado pela manhã, dia de preparo e entrega. Para tanto os que puderem prestar esta ajuda podem se comunicar com:
Telefone 36233408 com Reverson, Lorena e Cícera. Telefone 997227161 com Talita
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XVI FEMEU- Festival de Música Espírita Uberaba, MG |
(Recebido em email de Luiz Carlos de Souza [luizcarlosdesouza1963@gmail.com]) |
Campanha: O Jovem no Centro USE Regional de Marília |
(Recebido em email de Donizete Pinheiro) |
32o. Concurso de Poesia com Temática Espírita |
Concurso de Poesia com Temática Espírita em 2021. Foto recebida de José Damião.
(Informação recebida em email de Jose Damiao [damiao2373@gmail.com]) |
Site da Federação Espírita Brasileira Brasília, DF |
Clique
aqui:
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Site da Feparana- Federação Espírita do Paraná Curitiba, PR |
Acesse:
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Seara de Luz- Bilac, SP Mês Espírita 2022 |
(Informações de Seara Espírita) |
Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP |
ACESSE O SITE AQUI: O Abrigo Ismael comemorou 80 anos no dia 3 de outubro de 2021
O União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.
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Casa Editora O Clarim Matão, SP |
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Revista Espírita |
https://www.spiritistmagazine.org/
Time to Heal with Chico Xavier... Spiritist Magazine
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Republicação em homenagem a Jésus Gonçalves em seus 120 anos |
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Jésus Gonçalves- 120 anos (12-07-1902/ 12-07-2022) |
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Jésus Gonçalves
Ismael Gobbo
Jésus Gonçalves é um vulto respeitado e homenageado no movimento espírita e muitas são as instituições e iniciativas que levam o seu nome. Nasceu em Borebi, SP, e foi batizado como “Jesus*” aos 12 de julho de 1902. Segundo Eduardo Carvalho Monteiro, foi ele, depois de desencarnado, quem pediu que seu nome fosse grafado como Jésus Gonçalves, pois se considerava indigno de ostentar o mesmo nome do Rabi da Galiléia. A vida de Jésus foi marcada por provas acerbas desde a mais tenra idade. Ficou órfão da mãe Josepha Mendes aos três anos; foi morar com um tio na cidade de Agudos e depois em Borebi, onde, aos 14, enfrentou a dura faina de trabalhador rural. Perdeu o pai João Gonçalves em 1917 e em 1919 mudou-se para Bauru onde passou a trabalhar na tesouraria da prefeitura e participar da banda da cidade. Em 1920 casa-se com a viúva e mãe de 2 filhos Theodomira de Oliveira que lhe daria mais quatro rebentos. Tudo caminhava em clima de normalidade até o ano de 1930 quando sofreu dois duros golpes: é diagnosticado como portador da hanseníase e perde a esposa. Aposenta-se e leva a vida na companhia dos 6 filhos até se unir maritalmente a dona Anita Vilela, um anjo bom em sua vida. Para não ser recolhido de imediato a um estabelecimento destinado aos leprosos, seu compadre João Martins Coube leva-o para viver com a familia em sua propriedade rural onde pelo trabalho duro retirava o pão de cada dia. Mas, a doença insidiosa não lhe dá trégua, agrava-se, exige mais cuidados e, retira-lhe abruptamente do convívio social e familiar. No dia 16 de agosto de 1933 é internado no Asilo-Colônia de Aymorés, em Bauru, SP, destinado ao tratamento de leprosos. Jésus e o filho Jaime, também suspeito da doença passam a morar nessa colônia. Fato digno de nota é a mulher Anita, saudável, ter pleiteado e depois de longa luta junto aos órgãos do governo, ter a permissão para ir morar com Jésus naquele leprosário. Mesmo revoltado com a vida e com Deus – costumava dizer-se ateu – Jésus levou sua contribuição aos seus companheiros de infortúnio. Inteligente, transferiu seus dotes do teatro, do jornalismo, da musica e de poesia para proporcionar um pouco de alegria àquelas criaturas presas à solidão e ao abandono. Criou a “Jazz Band de Aymorés” onde tocava clarineta; fundou o jornal O Momento;o Grupo de Balé e de Teatro. No ano de 1937 buscando um melhor tratamento para si, Jésus Gonçalves parte com destino a Guarulhos, SP, visando internar-se no hospital Padre Bento que gozava de grande conceito para tratamentos da espécie. Todavia em plena viagem sente o agravamento de suas dores no fígado e é obrigado a fazer uma parada para descanso no hospital Pirapitingui, em Itu, SP., que também atendia leprosos. Ali permaneceu e levou avante tudo o que já fizera em Aymorés, inclusive montando uma emissora de rádio. Idealista mas revoltado ao extremo não dava atenção às palavras de Ninita, uma médium espírita também doente que buscava consolar o seu espírito endurecido, até que no dia 3 de março de 1943 um fato inusitado aconteceu. Durante o velório de sua mulher Anita, esta, utilizando-se de uma médium presente lhe transmite uma mensagem dizendo entre outras palavras carinhosas: “Velho, não duvides mais. Deus existe! A partir daí e com outros acontecimentos que se sucederam, Jésus Gonçalves se converte ao Espiritismo. Consorcia-se com Ninita e funda aos 16 de dezembro de 1945 a Sociedade Espírita Santo Agostinho, com autorização da direção do hospital . O trabalho de Jésus ganha expressão nacional e começa a receber caravanas e mais caravanas de visitantes de todo Brasil que vem participar dos seus trabalhos e prestar solidariedade a todos àqueles que mesmo em meio ao sofrimento começaram a viver uma nova realidade. Jésus, desencarnou aos 16 de fevereiro de 1947 e naquele mesmo mês se apresentou a Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG, cumprindo promessa que a ele fizera através das cartas expedidas de Pirapitingui. Tanto através de Chico como por Divaldo Pereira Franco se tem noticia de que Jésus Gonçalves em passado distante fora o conquistador Alarico I, rei dos visigodos. Ao final de uma das comunicações através de Chico Xavier a identificação: Alarico, o leproso, - Jésus, o rei... Não por acaso, Jésus Gonçalves é conhecido no meio espírita como “O poeta das chagas redentoras” ou “O apóstolo de Pirapitingui”. Concluindo o intróito deste email de Noticias do Movimento Espirita, totalmente dedicado a Jésus Gonçalves, reproduzimos a parte final do comentário de Herculano Pires, um dos seus visitantes de Pirapitingui, a real importância da Doutrina Espírita para a existência redentora e luminosa de Jésus Gonçalves. “... Mas, direi apenas que o Espiritismo, se nenhuma conversão real tivesse até hoje produzido, nenhum benefício tivesse ainda prestado à humanidade, só com esta maravilhosa transformação de um poeta leproso, far-se-ia digno da admiração e respeito de todas as consciências capazes de compreender as angústias humanas”.
Leia todas as matérias acessando: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm
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Jésus Gonçalves e a primeira esposa, d. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926 Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva |
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Enteados e filhos de Jésus Gonçalves. Neréia e Ligia, filhas do primeiro casamento de Theodomira. Jaime, Jandyra, Helena e Carlos, filhos de Jésus e Theodomira |
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A Jazz Aimorés Band do Asilo-colônia de Aimorés. Foto fornecida por Jaime Prado. |
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O primeiro Baile da “Kermesse” no Asilio-colônia em Aimorés no ano de 1935. Foto fornecida por Jaime Prado.
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Jésus visitado em Pirapitingui por Julinha Kobleisen (de lenço) e Zaíra Pitt. Do Livro: A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves
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Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945) Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras
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Visita de caravaneiros espíritas ao Sanatório de Pirapitingui na década de 1940 sob a liderança de João Lopes. Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras. Leia mais: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf |
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José Herculano Pires e a esposa dona Maria Virgínia Ferraz Pires Imagem: http://www.fundacaoherculanopires.org.br/mariavirginia/ultimaentrevista Herculano Pires e esposa eram visitantes do Sanatório de Pirapitingui Leia aqui: https://cejg.org.br/pdfs/biografia-JG.pdf |
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Ivan Santos de Albuquerque (Brotas, SP, 16-01-1918 / Pompéia, SP, 05-04-1946) Foto recebida de Dr. Ivan Alberto Albuquerque Doretto. Jesus Gonçalves, um dos internados no sanatório de Pirapitingui, tinha-lhe grande admiração por Ivan, assim como sua esposa, Dona Ninita. Leia aqui: https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/03-10-2021.htm |
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Tumulo de Jésus Gonçalves em Pirapitingui (Itu, SP) Foto/autora: Helena Bueno |
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Alarico e o saque de Roma em 24 de agosto de 410 Imagem: http://povosgermanicos.blogspot.com.br/2009/12/alarico-i.html
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O rio Tibre com a ilha Tiberina e as pontes Cestius (E) e Fabricius, em Roma. Foto Ismael Gobbo
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Alarico I, Rei dos Visigodos. Ilha de Peuce, atual Romênia 375/ Cosenza, Itália 410 Imagem: http://alaricomodelismo.blogspot.com.br/p/alarico-i.html
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Chico Xavier psicografando em Pedro Leopoldo, MG Acervo de Jhon Harley M. Marques. Pedro Leopoldo, MG |
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Jandyra Gonçalves da Silva filha de Jésus Gonçalves desencarnada em Bauru, SP, no dia 19-04-2022 aos 97 anos. Foto Ismael Gobbo
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Biografia de Florence Cook: |
A médium Inglesa Florence Cook nascida no dia 3 de junho 1856, e desencarnada na mesma cidade em 1904. Os primeiros pormenores da vida de Florence são fornecidos por ela própria, em carta dirigida a Mr. Harrison em maio de 1872. Diz a carta: "Tenho 16 anos de idade. Desde a minha infância vejo os espíritos e ouço-os falar. Tinha o costume de sentar-me a sós e conversar com eles. Eles me cercavam e eu os tomava por pessoas vivas. Como ninguém os via nem ouvia, meus pais procuraram inculcar em mim a idéia de que tudo era produto de minha imaginação. Todavia não conseguiram modificar o meu modo de pensar a respeito do assunto e foi assim que passei a ser considerada como uma menina excêntrica. Na primavera de 1870 fui convidada a visitar uma amiga de colégio. Ela me perguntou se eu já ouvira falar de Espiritismo, acrescentado que seus pais e ela se reuniam em torno de uma mesa. Nessa situação obtinham certos movimentos; disse que, se eu consentisse, ainda naquela tarde ensaiariam uma experiência comigo". Miss Cook pediu permissão a sua mãe e, em seguida, realizaram a primeira sessão, obtendo-se a comunicação de um espírito que se dizia ter sido a sua tia. Mais tarde, quando a jovem ficou em pé junto a mesa, esta se ergueu a uma altura de 4 pés. Miss Cook dá continuidade ao seu relato: "Na segunda sessão os espíritos nos deram provas de identidade, mas não chegamos a ficar de todo convencidas. Por fim, recebemos por tiptologia, uma comunicação orientando-nos para que deixássemos o aposento em penumbra. Eles me ergueriam e dariam comigo volta à sala. Não consegui conter o riso. Aquilo não era possível. Entretanto, decidiu-se apagar a luz. Apesar disso, a claridade que entrava pela janela não deixou a sala inteiramente às escuras. De imediato senti que alguém me tirava da cadeira, e, no instante seguinte, fui erguida até o teto, fato que todas as pessoas presentes na sala puderam ver. Sob meu espanto, transportaram-me sobre as cabeças dos assistentes, até que fui posta sobre uma mesa existente no extremo da sala. Minha mãe indagou se podíamos obter esse fenômeno. A mesa respondeu que sim, visto que eu era médium. Reunimo-nos em nossa casa. Os espíritos quebraram a nossa mesa e duas cadeiras, fazendo ainda outros estragos. Em vista disso, resolvemos que, de modo algum tornaríamos a realizar sessões. Então os espíritos começaram a nos atormentar, atirando sobre mim livros e outros objetos; as cadeiras passeavam sozinhas pela sala, a mesa se erguia violentamente, enquanto fazíamos as refeições, e fortes ruídos eram ouvidos durante a noite, fazendo-nos estremecer de medo. Por fim nos vimos obrigadas a nos reunirmos em torno da mesa e a tentar um diálogo com eles. Os espíritos disseram que fôssemos a Navarino Street, 74" onde existia uma sociedade espírita. O endereço estava certo. Lá encontramos Mr. Thomas Blyton que nos convidou a assistir a uma sessão onde entrei em transe e, por incorporação, uma entidade disse aos meus pais que, se contássemos com o auxílio de Mr. Herne e Mr. Williams, obteríamos comunicações de valor. Reunimo-nos várias vezes e, finalmente, obtivemos os fenômenos prometidos. O espírito que dirigiu a sessão disse chamar-se Katie King". No dia 21 de abril de 1872, em sessão organizada para estudos de sua mediunidade, conforme ata publicada no "The Spiritualist", ouviu-se um bater de vidros da janela sem que ninguém descobrisse a causa. Então ouviu-se a voz de um espírito que disse: "Mr. Cook, é preciso que façais desobstruir o canal da calha, se desejais evitar que os alicerces da casa sofram". Surpresos, os presentes procederam a exame imediato, havendo a confirmação do que fora dito. No dia seguinte, em outra sessão, o espírito Katie King se materializou parcialmente pela primeira vez. Katie mostrou-se na abertura da cortina e falou durante alguns minutos, ocasião em que os presentes puderam acompanhar o movimento de seus lábios. Florence Cook foi a primeira médium entre os médiuns ingleses a obter materializações integrais em plena luz. Com o avanço das experiências, Florence, que antes, nas materializações parciais permanecia consciente, passou a cair em transe à medida que Katie King ia adquirindo domínio da situação e conseguindo-se mostrar mais perfeitamente. Seu rosto a princípio dava a impressão de ser oco por trás. Mais tarde preencheu-se, os crepes ectoplásmicos se tornaram menos abundantes e, um ano depois, ela já conseguia caminhar do lado de fora da cabine. Quando lhe pediram para se deixar fotografar à luz de flashes, observou-se que a sua semelhança com Florence era muito grande. Era um problema, e, para provar que era um ser distinto de Miss. Cook, ela alterou a cor de sua face para tons de chocolate e azeviche. Em uma experiência feita logo em seguida, a médium foi amarrada apertadamente pelos assistentes no interior do gabinete. Depois foi observada toda uma gradação de diferenças entre ela e a médium. Estava reservado a Sir William Crookes fornecer as provas definitivas de que Katie King tinha uma existência à parte da de Miss Cook. É preciso consignar que foi a própria Florence quem procurou o professor Crookes a fim de solicitar-lhe que investigasse a sua mediunidade. Eis como ela narra o episódio: "Fui à casa de Mr. Crookes sem dizer nada aos meus pais nem aos meus amigos. Ofereci-me como um sacrifício voluntário perante a sua incredulidade. Pouco antes se dera o desagradável incidente com Mr. Volckman. Os que não conheciam o fenômeno dirigiam palavras cruéis contra mim. Mr. Crookes fizera um comentário que me atormentava e foi por isso que me decidi a ir procurá-lo. Ele me recebeu e eu lhe disse: - Já que acreditais que sou uma impostora, se quiserdes virei submeter-me a experiências em vossa própria casa. Vossa esposa pode vestir-me como quiserdes e deixarei convosco o que tiver trazido. Podereis vigiar-me como vos aprouver; submeter-me-ei às experiências que desejardes, de modo que vos contenteis em todos os sentidos. Só imponho uma condição: se verificardes que sou agente de uma mistificação, denunciai-me publicamente; mas se vos certificardes de que os fenômenos são reais e de que eu mais não sou que o instrumento de forças invisíveis, isso direis ao público de modo que todo o mundo tome conhecimento da verdade. William Crookes aceitou o repto, disso resultando um dos mais tumultuosos e dramáticos episódios da História do Espiritismo. Após da despedida do espírito Katie King, a mediunidade de Miss Florence foi utilizada por outra entidade que dizia chamar-se Marie, a qual, por mostrar-se cantando e dançando, foi denominada Marie, a dançarina. Em 1899, atendendo a um convite da Sphiny Society, de Berlim, Miss Cook já então Mrs. Corner pelo casamento, assentiu em realizar algumas sessões, nas quais Marie se materializou e produziu fenômenos sensacionais. Por essa altura Florence já se havia casado, em 1874, com um cavalheiro chamado Elgie Corner e vivia em Usk, no País de Gales, onde teve vários filhos. Em 1904, William Crookes recebeu uma carta, datada de 24 de abril, na qual era-lhe comunicado o falecimento de Mrs. Corner. Ele respondeu expressando viva simpatia e declarando ainda que a vida post-mortem muito devia, quanto à sua certeza, à mediunidade da antiga Miss Florence Cook. Com esse episódio se encerra uma vida que conheceu tanto sensacionalismo quanto o das grandes atrizes da atualidade. A Doutrina Espírita deve eterna gratidão à menina de 15 anos, que, sacrificando sua juventude nos laboratórios dos sábios, prestou os mais relevantes serviços à comprovação científica da imortal obra de Allan Kardec. William Crookes - Fatos Espíritas (texto copiado de |
Florence Cook (ca 1856 - 22 de abril de 1904) foi um médium que alegou materializar um espírito , " Katie King ". A questão de saber se o espírito era real ou uma fraude foi uma notável controvérsia pública de meados da década de 1870. Suas habilidades foram endossadas por Sir William Crookes, mas muitos observadores eram céticos em relação às investigações de Crookes, tanto na época quanto posteriormente. Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Cook
Katie King, Florence Cook e Sir William Crookes Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Cook#/media/File:Sir_William_Crookes_and_Katie_King.jpg |
Juventude – alertas sobre contextos sociais e espirituais |
Cesar Perri Foto Ismael Gobbo Antonio Cesar Perri de Carvalho
Como vivemos intensamente o período das mocidades espíritas e a partir delas iniciamos nossa trajetória espírita, podemos fazer uma reflexão que envolve várias décadas de vivência e observações.1 A nossa visão atual é que tem havido evidente diminuição na existência e atuação do segmento jovem no movimento espírita. Desde o auge das ações dos jovens espíritas no Brasil, entre os anos 1950 e 1960, muitos fatores influíram na sociedade e com reflexos no movimento espírita. Dados estatísticos do Brasil, até quando foi realizado o Censo Nacional, em 2010, evidenciam que, entre os segmentos religiosos, a faixa etária jovem cresce bem menos entre os espíritas. No período em que estávamos como um dos responsáveis pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira estimulamos a discussão e houve uma decisão no ano de 2010 de que “o tema juventude espírita deve ser amplamente analisado, levando-se em consideração os aspectos sociológicos, psicológicos, antropológicos e educacionais dos tempos atuais e suas relações e impactos com o Movimento Espírita”. Esse projeto evoluiu nos anos imediatos e durante nossa gestão na presidência da FEB foi concretizada a “Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas”, inicialmente da região Centro (2013), desenvolvida de maneira dinâmica com oficinas de trabalho, palestras e apresentações teatrais e musicais. Posteriormente, embora repetida em outras regiões, ocorreram alterações e não aconteceu a ampla análise sobre juventude.1 O contexto social foi profundamente transformado, superando-se muitas tradições e até pressões religiosas, e, em função da proliferação do ensino universitário, desenvolvimento tecnológico e acesso amplo aos meios de informação o jovem atual apresenta perfis e tendências muito diferentes dos vigentes em meados do Século XX. Nas empresas, algumas atividades especializadas são atualmente operacionalizadas e dirigidas por pessoas jovens. Em época de estímulos ao conhecimento, ao empreendedorismo e várias formas de inclusão, muitas instituições espíritas tratam os jovens de maneira quase infantilizada. Há incompreensões e impasses, pois muitos dirigentes de nossos dias trazem maneiras de pensar e reagir mais vinculadas às características de décadas passadas. Praticamente corroborando nossas observações, mas apontando para um cenário muito mais amplo, veio a lume no início de maio de 2022 o resultado de pesquisa sobre a religiosidade do segmento mais jovem do país. Essa recente pesquisa do Datafolha2 mostra que entre os jovens de 16 a 24, o percentual dos sem religião chega a 25% em âmbito nacional. Especificamente no Rio de Janeiro e São Paulo, o crescimento dos brasileiros que se dizem "sem religião" é ainda mais marcante, particularmente entre os jovens. Os sem religião na faixa etária de 16 a 24 anos são numerosos: em São Paulo chegam a 30% dos entrevistados, superando evangélicos (27%), católicos (24%) e outras religiões (19%); no Rio de Janeiro, chegam a 34%, também acima de evangélicos (32%), católicos (17%) e demais religiões (17%). Os responsáveis pela pesquisa comentam que entre os fatores que podem explicar esse cenário há o aumento de famílias plurirreligiosas e a ampla rede de múltiplas fontes de informação, completamente diferente das faixas etárias, por exemplo, dos idosos, “cuja sociabilidade muitas vezes é restrita à família e à igreja”. Em contato com sociólogos e pesquisadores do Instituto Superior de Estudos da Religião, trabalham com a hipótese de que "A maior parcela dos sem religião tem a ver com uma desinstitucionalização, o que quer dizer que o sujeito está afastado das instituições religiosas, mas ele pode ter uma visão de mundo e até mesmo práticas pessoais informadas por crenças religiosas". Há opiniões de acadêmicos que "há uma trajetória de busca e experimentação que foi colocada para as novas gerações que não era colocada para as antigas"; seriam “são outros modos de ter fé".2 Portanto, fica cada vez mais claro que há profundas mudanças no cenário social e que as instituições espíritas precisam se adequar às novas realidades. Por outro lado, em uma vertente totalmente distinta, mais conhecida pelo ambiente espírita, dispomos de mensagens espirituais assinadas por jovens pelo processo da psicografia. Nos anos 1970 e 1980 foram publicadas mensagens de jovens psicografadas por Chico Xavier, como Jovens no além3, em que vários jovens desencarnados se propõem a auxiliar “a escolher o melhor caminho e a pensar com acerto, em qualquer ângulo espacial a que nos ajustemos ou em qualquer faixa etária de nossa evolução”. No presente ano veio a lume o livro Juventude interrompida. Relatos e alertas dos jovens do além4, contendo mensagens espirituais que representam um autêntico brado de alerta para as famílias e para as instituições espíritas. Essa recente obra reúne mensagens de 24 jovens desencarnados, psicografadas em reuniões da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. Conta com prefácio de Rossandro Klinjey. O objetivo “é esclarecer a respeito de temas que estão presentes na vida da juventude”. Assim, foram selecionadas mensagens que tratam de temas como: aborto, Aids e IST, dependência do álcool, distúrbios alimentares e conflitos de autoimagem, doenças cármicas, fatalidades, mortes violentas, overdose, suicídio e violência familiar. Nas considerações ao final da obra, o presidente da FEEES Fabiano Santos de Campos destaca que pretenderam “trazer à reflexão temas que precisam servir de base para o estudo e conhecimento de parcela significativa daqueles que ainda vêem a existência circunscrita a uma única chance propiciada pela divindade” e com o alerta de “a morte não existe”.4 A nova realidade de compreensão de “outros modos de ter fé”, de “famílias plurirreligiosas” e tendências de desinstitucionalização, apontadas por pesquisadores ao analisarem a pesquisa do Datafolha, e, o forte conteúdo das mensagens de espíritos que tiveram sua “juventude interrompida” deve representar um alerta severo para que as instituições espíritas analisem todo esse contexto da atualidade. Kardec considera que a “nova geração marchará para a realização de todas as ideias humanitárias compatíveis com o grau de adiantamento ao qual tenha chegado.”5 Todavia há grandes desafios para se abrir espaço no movimento espírita, desde sua base nos centros, para que haja condições de se compreender os problemas atualmente vividos pela juventude, superando-se os tabus que impedem a abordagem de temas complexos como os relatados pelos jovens desencarnados no recente livro citado. E, sem dúvida, efetivamente abrir-se espaço para o protagonismo juvenil nas instituições. Até na forma de abordagem de conteúdos doutrinários e no tempo de duração de palestras, deveriam ocorrer alterações para que o público alvo mais jovem se sinta motivado a participar de estudos e de atividades de divulgação do Espiritismo. O adulto pode ter experiência; mas o jovem pode ter mais condições para o dinamismo, e, juntos elaborarem propostas de adequações aos tempos atuais. As duas vertentes deveriam se integrar e somar esforços para a atualização e dinamização das instituições espíritas, sem trâmites burocráticos formais, típicos de hierarquização. Os tempos conturbados requerem providências rápidas e prudentes! O autor foi presidente da FEB, da USE-SP e membro da Comissão Executiva do CEI. Referências: 1) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação. 2021. 632p. 2) Jovens sem religião superam católicos e evangélicos: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/09/jovens-sem-religiao-superam-catolicos-e-evangelicos-em-sp-e-rio.ghtml; consulta em 23/05/2022. 3) Xavier, Francisco Cândido; Ramacciotti, Caio; espíritos diversos. Jovens no além. São Bernardo do Campo: GEEM. 1975. 223p. 4) Autores diversos. Juventude interrompida. Relatos e alertas dos jovens do além. Matão: Casa Editora O Clarim. 2022. 368p. 5) Kardec, Allan. Trad. Imbassahy, Carlos de Brito. A gênese. Cap. 18. São Paulo: FEAL. 2018. (Matéria publicada na Revista Internacional de Espiritismo, Ano XCVII, n.6, Julho de 2022, p.288-290)
(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [acperri@gmail.com]) |
Amor Infinito Deus te ampara |
(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP) |
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